Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
SE VOCÊ TEM ALGO PARA JOGAR NO LIXO E A LIXEIRA ESTÁ DISTANTE, O QUE VOCÊ FAZ?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos digam que recolhem e guardam o lixo para descartá-lo assim que encontrarem uma lixeira.
COMO VOCÊ COLABORA COM A ORGANIZAÇÃO DA CASA? E DA ESCOLA?
Respostas pessoais.
A TURMA DO PRIMEIRO ANO FEZ UMA LISTA DE BOAS ATITUDES. MAS ESTÃO FALTANDO ALGUMAS PALAVRAS NESSA LISTA! PARA COMPLETÁ-LA, UTILIZE AS PALAVRAS ABAIXO E OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA.
PAREDES ROUPAS BRINQUEDOS LIXEIRA ESCOLA
• JOGAR O LIXO NA __________________.
• NÃO RABISCAR AS __________________ OU PICHAR OS MUROS.
• CONSERVAR LIMPOS OS AMBIENTES, COMO A __________________ CASA, A E OS LUGARES PÚBLICOS.
• AJUDAR A ORGANIZAR __________________ AS E OS __________________.
• lixeira
• paredes
• escola
• roupas / brinquedos
CUIDANDO DE ONDE MORAMOS
VIMOS QUE CUIDAR DO BAIRRO ONDE MORAMOS É IMPORTANTE PARA A MELHORIA DESSE AMBIENTE. SERÁ QUE CUIDAR DAS CASAS E DOS PRÉDIOS TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR DO NOSSO BAIRRO?
VEJA AS IMAGENS A SEGUIR.
QUE TIPO DE PINTURA FOI FEITA NA FACHADA DO EDIFÍCIO DA FOTOGRAFIA B?
Foram feitas pichações na fachada do prédio da imagem B.
A FESTA DO EDUARDO FOI UM SUCESSO PORQUE TINHA DE TUDO: AMIGOS, GULOSEIMAS, BEBIDAS, BRINCADEIRAS E MUITA ANIMAÇÃO. VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA FESTA SUA QUE FOI DIVERTIDA? CONTE COMO FOI.
COLE ABAIXO UMA FOTO DE ALGUM ANIVERSÁRIO SEU OU DESENHE UMA FESTA.
AGORA, OBSERVE AS MOCHILAS DOS ALUNOS DA TURMA DE ANA.
A) CONTORNE UM GRUPO DE 10 MOCHILAS.
B) SOBRARAM MOCHILAS SEM GRUPO? ( ) SIM ( ) NÃO
C) MARQUE UM X NA AFIRMAÇÃO VERDADEIRA.
( ) NA TURMA DE ANA, HÁ MENOS DE 10 MOCHILAS.
( ) NA TURMA DE ANA, HÁ MAIS DE 10 MOCHILAS.
A)
B) ( x ) SIM
C) ( x ) NA TURMA DE ANA, HÁ MAIS DE 10 MOCHILAS.
ALÉM DOS DIREITOS, AS CRIANÇAS TAMBÉM TÊM DEVERES PARA CUMPRIR. QUAL DEVER ESTÁ ILUSTRADO NA IMAGEM ABAIXO?
AJUDAR OS PAIS E OS AMIGOS.
RESPEITAR AS PESSOAS.
CUIDAR DA NATUREZA.
ESTUDAR.
NA HORA DE JOGAR O BINGO DAS LETRAS, AS CRIANÇAS SE ESQUECERAM DE COLOCAR ALGUMAS LETRAS. QUAIS AS LETRAS QUE ELAS ESQUECERAM DE COLOCAR? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.
B – C – D – E
A – B – C – D
A – D – F – I
B – F – D – I
OBSERVE O QUADRO A SEGUIR E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) CONTORNE DE AS LETRAS.
B) CONTORNE DE OS NÚMEROS.
O aluno deverá circular de vermelho as letras G, B e E e, de azul, os números 6, 3 e 100.
VOCÊ SABIA QUE A MAIORIA DOS POVOS INDÍGENAS ACREDITA QUE A ORIGEM DA VIDA ESTÁ RELACIONADA DIRETAMENTE COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA, COMO PLANTAS, ANIMAIS, RIOS E LAGOS? ISSO FAZ COM QUE ELES SE SINTAM PARTE DELA.
ESSA RELAÇÃO DE RESPEITO QUE OS POVOS INDÍGENAS ESTABELECEM COM A NATUREZA FAZ COM QUE ELES CUIDEM DO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM E O VALORIZEM.
EM SUA OPINIÃO, COMO OS INDÍGENAS SE RELACIONAM COM A NATUREZA?
Resposta pessoal.
VINTE E TRÊS ALUNOS FORAM AO PASSEIO DA ESCOLA. MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE ESSA QUANTIDADE ESTÁ REGISTRADA.
32
203
302
23
PEGUE UM LÁPIS DE SUA COR FAVORITA E PINTE AS FIGURAS ABAIXO.
Resposta pessoal.
NA HORA DE ESCREVER A LISTA DE CONVIDADOS DA FESTA DE EDUARDO, O QUE NÃO PODE FALTAR? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CERTA.
O TIPO DE ROUPA.
O NOME DO CONVIDADO.
A IDADE DO CONVIDADO.
A HORA DA FESTA.
HÁ LETRAS POR TODA PARTE! ONDE ELAS ESTÃO?
No quadro, nos cartazes, nos brinquedos e nas folhas dos alunos.
AGORA É SUA VEZ! ESCUTE AS DICAS E DESCUBRA QUEM É A PESSOA MISTERIOSA DE SUA TURMA EM CADA PARTIDA.
A) PESSOA MISTERIOSA DA PRIMEIRA PARTIDA:
B) PESSOA MISTERIOSA DA SEGUNDA PARTIDA:
A) Resposta de acordo com o nome do aluno escolhido como pessoa misteriosa.
B) Resposta de acordo com o nome do aluno escolhido como pessoa misteriosa.
QUE SENTIMENTOS VOCÊ PODE PERCEBER NAS PESSOAS DAS DUAS IMAGENS? ELAS PARECEM GOSTAR DA ATIVIDADE QUE ESTÃO REALIZANDO?
As pessoas parecem felizes, o que pode indicar que elas estão gostando de fazer as atividades juntas.
AS PESSOAS DA IMAGEM RECOLHERAM O LIXO NO PARQUE.
• COMO O ACÚMULO DE LIXO NESSE AMBIENTE PODERIA SER EVITADO?
• As pessoas que frequentam o local não deveriam jogar lixo no parque e deveriam recolher o lixo que produziram. A disponibilidade de lixeiras facilita essa prática. Além disso, o governo também precisa fiscalizar a região e saber se o lixo produzido pelas indústrias está indo para o local adequado.
QUAIS ATITUDES VOCÊ PINTOU? ASSINALE-AS COM UM X.
A) GRITAR COM AS PESSOAS.
B) AJUDAR AS PESSOAS.
C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.
D) BRINCAR SOZINHO.
X B) AJUDAR AS PESSOAS.
X C) DIZER OBRIGADO QUANDO NECESSÁRIO.
EDUARDO VAI FAZER ANIVERSÁRIO E CONVIDOU OS AMIGOS DA ESCOLA PARA UMA FESTA À FANTASIA.
OLHA QUE CONVITE LINDO!
QUANTOS ANOS EDUARDO VAI COMEMORAR? DESENHE NO BOLO UMA VELA PARA CADA ANO.
O aluno deverá desenhar 6 velas.
RESPONDA:
A) O QUE VOCÊ GOSTA DE COMER? DESENHE.
B) QUAIS SÃO OS SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS? CONTORNE SUAS RESPOSTAS.
A) Resposta pessoal.
B) Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
SER ADULTO
SER CRIANÇA É PODER BRINCAR SEM TER COM QUE SE PREOCUPAR VOU À ESCOLA APRENDER A LER E ESCREVER ASSIM UM ADULTO INTELIGENTE VOU SER
OUVI DIZER QUE SER ADULTO É TER RESPONSABILIDADE MAS NEM SEI DIREITO ANDAR PELA CIDADE TENHO MEDO DE CRESCER E NÃO TER NINGUÉM PARA ME PROTEGER
APRENDI QUE NO FUNDO NÃO PRECISO TER MEDO QUE SER ADULTO NÃO TEM SEGREDO BASTA APENAS EU SER UMA BOA CRIANÇA E TER UM CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA
POEMA ELABORADO PELA AUTORA.
VOCÊ CONVIVE COM ALGUNS ADULTOS. COMO VOCÊ SABE QUE UMA PESSOA É ADULTA?
Resposta pessoal.
QUANTAS UVAS VOCÊ ACHA QUE HÁ NO CACHO REPRESENTADO ABAIXO?
a) AGORA, CONTE E RESPONDA NOVAMENTE QUANTAS UVAS HÁ NESTE CACHO.
b) A SUA ESTIMATIVA FICOU PRÓXIMA DA QUANTIDADE DE UVAS DO CACHO?
Estimativa pessoal.
a) 21
b) Resposta pessoal..
O QUE SIGNIFICAM AS PLACAS QUE ESTÃO NA CENA?
As placas indicam mensagens como “proibido jogar lixo no chão”, “ciclovia” e “sanitários”.
COLOQUE SEU CORPO EM MOVIMENTO SEGUINDO O COMANDO DA CANÇÃO. VAMOS LÁ!
VEM QUE EU VOU TE ENSINAR
MÃO DIREITA NA FRENTE, MÃO DIREITA ATRÁS, MÃO DIREITA NA FRENTE E MEXENDO SEM PARAR. RODA, RODA E NÃO SAIA DO LUGAR, VEM QUE EU VOU TE ENSINAR. MÃO ESQUERDA NA FRENTE, MÃO ESQUERDA ATRÁS, MÃO ESQUERDA NA FRENTE E MEXENDO SEM PARAR. RODA, RODA E NÃO SAIA DO LUGAR, VEM QUE EU VOU TE ENSINAR. OMBRO DIREITO NA FRENTE, OMBRO DIREITO ATRÁS, OMBRO DIREITO NA FRENTE E MEXENDO SEM PARAR. RODA, RODA, RODA E NÃO SAIA DO LUGAR, VEM QUE EU VOU TE ENSINAR. OMBRO ESQUERDO NA FRENTE, OMBRO ESQUERDO ATRÁS, OMBRO ESQUERDO NA FRENTE E MEXENDO SEM PARAR, RODA, RODA, RODA E NÃO SAIA DO LUGAR, VEM QUE EU VOU TE ENSINAR. [...]
XUXA MENEGUEL. XUXA SÓ PARA BAIXINHOS 2. SOM LIVRE, 2001.
QUE PARTES DO CORPO SÃO CITADAS NA CANÇÃO?
As mãos direita e esquerda, os ombros direito e esquerdo. Caso consigam ouvir a música inteira, também são citados a barriga, os pés direito e esquerdo e a cabeça.
Se possível, coloque a canção para os alunos ouvirem e dançarem conforme os comandos. Ela pode ser encontrada na página oficial da Xuxa. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018.
VOCÊ CONHECE ALGUMA BRINCADEIRA INDÍGENA?
Resposta pessoal.
IMAGINE QUE VOCÊ É DONO DOS ANIMAIS ABAIXO. QUE NOME VOCÊ DARIA A CADA UM DELES?
UMA AVE RARA
VOCÊ VAI CONHECER UM POEMA CHAMADO RARIDADE. VOCÊ SABE O QUE É RARIDADE? OBSERVE A CAPA DO LIVRO DE ONDE ESTE POEMA FOI RETIRADO. DO QUE VOCÊ ACHA QUE O POEMA FALA?
RARIDADE
A ARARA É UMA AVE RARA POIS O HOMEM NÃO PARA DE IR AO MATO CAÇÁ-LA PARA A PÔR NA SALA EM CIMA DE UM POLEIRO ONDE ELA FICA O DIA INTEIRO FAZENDO ESCARCÉU PORQUE JÁ NÃO PODE VOAR PELO CÉU
E SE O HOMEM NÃO PARA DE CAÇAR ARARA, HOJE UMA AVE RARA, OU A ARARA SOME OU ENTÃO MUDA SEU NOME PARA ARRARA
JOSÉ PAULO PAES. OLHA O BICHO. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011.
GLOSSÁRIO POLEIRO: VARA ONDE AS AVES POUSAM E DORMEM.ESCARCÉU: GRITARIA, CONFUSÃO.
AGORA CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS SEGUINTES QUESTÕES:
A) VOCÊ JÁ VIU UMA ARARA? ONDE?
B) O QUE É SER UMA AVE RARA?
C) POR QUE A ARARA FAZ UM ESCARCÉU?
D) NA SUA OPINIÃO, O HOMEM DEVE PARAR DE CAÇAR ARARAS? POR QUÊ?
E) VOCÊ SABE O QUE É UM ANIMAL EM EXTINÇÃO?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
ROSITA MARIA ANTONIA MARTINS DA SILVA ERA UM NOME TÃO GRANDE QUE PINICAVA. [...]
ROSITA FOI A AVÓ QUEM QUIS. MARIA ANTONIA, O IRMÃO. MARTINS DA MÃE. DA SILVA DO PAI. O PROBLEMA TODO É QUE NINGUÉM PERGUNTA PRA GENTE COM QUAL NOME QUER NASCER! TERIA ESCOLHIDO ROSITA! MAIS NADA.
ANA TERRA. ROSITA MARIA ANTONIA MARTINS DA SILVA. SÃO PAULO: LAROUSSE JÚNIOR, 2009. P. 1-10.
E SEU NOME? É TÃO GRANDE COMO O DE ROSITA? ESCREVA SEU NOME COMPLETO.
Resposta pessoal.
EM QUAL DAS ALTERNATIVAS A SEGUIR OS NÚMEROS 3, 8, 2, 5 E 9 ESTÃO ORGANIZADOS EM ORDEM CRESCENTE, DO MENOR PARA O MAIOR NÚMERO? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.
2, 3, 5, 8, 9
9, 8, 5, 3, 2
2, 5, 3, 9, 8
9, 5, 8, 3, 2
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas