Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Respeitando a natureza - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Na foto 2, há dez pinguins.

a) Contorne cada um deles na foto.

b) Você conseguiu encontrar todos os pinguins? Foi fácil encontrá-los?

Resposta:

a)

b) Resposta pessoal. (Espera-se que os alunos respondam que não foi fácil, porque os pinguins estão espalhados pelo ambiente.)

Questão 02 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 3 - Formação e degradação dos solos - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(Uece)

Atente ao seguinte excerto: “Estes fatores dependem basicamente das condições climáticas e geomorfológicas. Clima quente e úmido, com cobertura vegetal exuberante, favorece a formação de espessos regolitos através da ação de ácidos orgânicos que facilitam o intemperismo químico”.

Ponto, C. G. Intemperismo em regiões tropicais. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. Bertrand Brasil.   Rio de Janeiro, 1996. p. 28.

Considerando os fatores exógenos condicionantes do processo de intemperismo químico nos diversos ambientes da Terra, analise as afirmações a seguir.

 I. As reações químicas que ocorrem neste tipo de intemperismo são controladas pela água meteórica e pelos gases O2 e CO2  nela dissolvidos.

II. Hidrólise, oxidação e dissolução são os principais tipos de reações intempéricas associadas a esse processo.

III. Minerais como a halita são facilmente dissolvidos na presença de água. De forma contrária, o quartzo possui baixa solubilidade mesmo em meio aquoso.

Está correto o que se afirma em



( a )

II e III apenas.

( b )

I e II apenas.

( c )

I e III apenas.

( d )

I, II e III.

Resposta:

O intemperismo químico ocorre em razão da desagregação dos minerais da rocha pela ação da água meteórica (água das chuvas) e é mais intenso em regiões com climas quentes e úmidos. A presença de gases dissolvidos na água, como o CO2 , intensifica o intemperismo químico, pois a torna mais ácida. Dentre as reações responsáveis pelo intemperismo químico das rochas, destacam-se a hidrólise, a oxidação e a dissolução. Já os minerais como a halita, presente em rochas calcárias, são facilmente solúveis na presença da água.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 6 - A estética barroca - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:



( a )

liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação. 

( b )

credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais. 

( c )

simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino. 

( d )

personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares. 

( e )

singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

Questão 02 - Matemática - Modelagem geométrica de problemas - Capítulo 10 - O ponto médio e o baricentro de um triângulo - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em um trapézio, a mediana de Euler é o segmento formado pela intersecção das diagonais do trapézio com a sua base média. Em um trapézio ABCD, cujas bases medem 34 cm e 48 cm, respectivamente, a mediana de Euler mede:



( a )

5 cm 

( b )

6 cm 

( c )

7 cm 

( d )

8 cm 

( e )

9 cm

Questão 02 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 7 - Fotossíntese - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Em relação às etapas de claro e escuro da fotossíntese que ocorrem no cloroplasto de uma célula vegetal e ao processo como um todo, responda:

a) Qual é o papel da clorofila b e dos carotenoides na absorção de fótons de luz num complexo antena e como esse papel se relaciona com a clorofila a e a eficiência da fotossíntese?

b) Quais são as rotas de formação de ATP na fotossíntese, em que fase e onde ocorrem?

c) Qual é o mecanismo que produz o gás oxigênio durante a fotossíntese e em que fase ele ocorre?

d) No interior do tilacoide do cloroplasto se concentram prótons H+ por dois processos. Como ocorre essa concentração de prótons H+ no lúmen do tilacoide e qual é seu papel na formação do ATP? Explique o processo.

e) Qual é o papel da enzima rubisco na fotossíntese e onde e em que fase atua?

f) Como o dióxido de carbono (CO2), necessário ao ciclo de Calvin, chega às células fotossintetizantes?

g) Por que, em geral, observa-se, nas equações simplificadas da fotossíntese, a formação da glicose (C6H12O6), e o produto imediato dessa reação é um carboidrato de três carbonos, no caso, o PGAL (gliceraldeído-3-fosfato)?

Resposta:

a) A clorofila b e os carotenoides absorvem fótons provenientes de diferentes comprimentos de onda em relação à clorofila a. Dessa forma, toda a energia dos fótons é transferida para duas moléculas de clorofila a localizadas no centro de reação, potencializando a fotossíntese.

b) O ATP é formado na fotofosforilação acíclica (em conjunto pelos fotossistemas I e II) e na fotofosforilação cíclica (no fotossistema I). Ambas necessitam de luz para acontecer – fase fotoquímica (claro).

c) A produção do gás oxigênio é feita pela fotólise da água (ou reação de Hill) e ocorre durante a fase fotoquímica (claro).

d) O primeiro processo é pela fotólise da água durante a fotofosforilação acíclica, que ocorre voltada para dentro do lúmen do tilacoide, produzindo prótons H+. O segundo ocorre na passagem dos elétrons liberados pelo P700 para outro aceptor na cadeia transportadora de elétrons. Nessa passagem, os elétrons liberam energia utilizada para bombear os prótons H+ para dentro do tilacoide. Com a alta concentração de prótons H+ no tilacoide, esses (por um movimento quimiosmótico) tendem a fluir do interior do lúmen do tilacoide para o estroma do cloroplasto, passando pela ATP-sintase. Na passagem por esse complexo, ocorre a síntese do ATP, a partir do ADP + Pi.

e) A enzima rubisco (a mais abundante na natureza) catalisa a reação entre o dióxido de carbono (CO2) e a RuBP (ribulose 1,5-bifosfato) que participa do ciclo de Calvin. A rubisco é responsável, portanto, pela entrada do dióxido de carbono no ciclo (fixação do carbono), que ocasionará, por fim, na síntese de açúcares simples. Essa enzima atua na fase escura da fotossíntese, ou seja, independente da luz.

f) O dióxido de carbono pode chegar às células por meio de processos metabólicos celulares, como a respiração celular, mas principalmente do ar por meio de estômatos, estruturas presentes nas folhas, que permitem a troca gasosa.

g) A glicose é formada por duas trioses unidas, podendo ser considerada um produto secundário da fotossíntese. Como se trata de uma molécula importante na obtenção de energia a partir de sua oxidação na respiração celular, o seu uso na equação geral da fotossíntese é bastante comum.

Questão 02 - Química - Química Geral - Capítulo 6 - Química inorgânica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Alguns compostos, quando solubilizados em água, geram uma solução aquosa que conduz eletricidade. Dos compostos abaixo,

I. Na2SO4

II. O2

III. C12H22O11

IV. KNO3

V. CH3COOH

VI. NaC

formam solução aquosa que conduz eletricidade:



( a )

apenas I, IV e VI 

( b )

apenas I, IV, V e VI 

( c )

todos 

( d )

apenas I e VI 

( e )

apenas VI

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - O clima e a vegetação - Exercícios (pg. 70) - BY NC 3.0BR

• Como você descreveria essa paisagem?

Resposta:

• Espera-se que os alunos digam que se trata de um local seco, com pouca chuva.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Meu mundo não é o limite - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

É de menino ou de menina?

Às vezes, ouvimos falar que brincar de casinha é coisa de menina. Mas quem determinou quais são os comportamentos que só as meninas ou só os meninos devem ter? O que acontece se uma menina usar a cor que é considerada de menino? Por que menino não pode usar as cores que são consideradas de menina?

Observe

As crianças das duas imagens parecem felizes ou incomodadas com a situação? Justifique sua resposta.

Resposta:

Elas parecem felizes, pois estão realizando atividades de que provavelmente gostam.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios (pg. 142) - BY NC 3.0BR

A água-viva usa as mesmas estruturas que um ser humano para se movimentar?

Resposta:

A água-viva não tem músculos, braços nem pernas, por isso ela utiliza outras estruturas para se movimentar.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Muitos nomes, muitas histórias - Exercícios - Para aprender: todos temos um sobrenome - BY NC 3.0BR

PERGUNTE A ALGUM ADULTO DA SUA CASA O QUE SIGNIFICA O SEU SOBRENOME. ESCREVA ABAIXO O QUE VOCÊ DESCOBRIU.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Registrar é importante - Atividades (pg. 46 - 48) - BY NC 3.0BR

Diário

Leia a seguir trechos das primeiras páginas do diário do personagem Greg Heffley, da série Diário de um banana, e entenda melhor o uso de um diário pessoal.

Quais são as informações que o autor do diário usa para iniciar seu texto? Marque um X nas respostas corretas.



( a )

dia da semana 

( b )

horário 

( c )

mês 

( d )

local 

( e )

ano

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - As moradias - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

AS MORADIAS INDÍGENAS

OS INDÍGENAS ESTÃO DISTRIBUÍDOS POR TODO O BRASIL. EMBORA PARTE DELES VIVA NAS CIDADES, A MAIORIA DOS POVOS INDÍGENAS MANTÉM-SE NA FLORESTA OU NAS ÁREAS RURAIS. OS TIPOS DE MORADIA SE DIFERENCIAM ENTRE OS GRUPOS INDÍGENAS, DEMONSTRANDO VARIADAS CULTURAS E MODOS DE VIDA.

OBSERVE

OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS CASAS ESTÃO RELACIONADOS COM O MODO DE VIDA DAS PESSOAS? POR QUÊ?

Resposta:

Sim. Nas imagens 1 e 2, os grupos indígenas dessas moradias têm uma relação próxima com a natureza. Eles mesmos constroem as próprias casas e retiram os materiais de que precisam do ambiente onde vivem. Na imagem 3, os indígenas moram em casas de alvenaria na cidade. São casas construídas com tijolos, madeira e ferro, por exemplo, e podem ou não ter sido construídas por eles.

Questão 02 - Matemática - Modelagem numérica de problemas - Capítulo 3 - Porcentagem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) A figura abaixo exibe, em porcentagem, a previsão da oferta de energia no Brasil em 2030, segundo o Plano Nacional de Energia.

Segundo o plano, em 2030, a oferta total de energia do país irá atingir 557 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo). Nesse caso, podemos prever que a parcela oriunda de fontes renováveis, indicada em cinza na figura, equivalerá a



( a )

178,240 milhões de tep.

( b )

297,995 milhões de tep.

( c )

353,138 milhões de tep.

( d )

259,562 milhões de tep. 

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Mundo sem fronteiras - Atividades (pg. 99 - 100) - BY NC 3.0BR

Procure no dicionário a definição da palavra museu e explique o motivo de Bia ter escolhido essa palavra para definir Roma.

Resposta:

Sugestão de resposta: Bia relata em seu e-mail ter visitado diversos lugares antigos, históricos e artísticos em Roma, que por isso lhe pareceu um museu.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

CONTORNE DE AZUL AS ATIVIDADES QUE NÃO MOVIMENTAM O CORPO.

Resposta:

Questão 02 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 4 - Elementos da Geologia e da Geomorfologia - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe o mapa a seguir e responda aos itens.

a) Diferencie e relacione as teorias da Deriva Continental e da Tectônica de Placas.

b) Como o mapa com a idade das rochas no fundo oceânico pode auxiliar os estudos sobre a Tectônica de Placas?

Resposta:

a) A teoria da Deriva Continental foi criada por Alfred Wegener no início do século XX e defendia a existência de um supercontinente denominado Pangeia, que posteriormente se separou e formou os atuais continentes. Apesar dos indícios analisados por Wegener, parte da comunidade científica da época não concordava com a teoria da Deriva Continental por não dar explicações plausíveis sobre quais forças da natureza seriam capazes de movimentar enormes massas continentais. Já a teoria da tectônica de placas parte do princípio de que a crosta terrestre é dividida em grandes blocos de rochas que se deslocam devido ao movimento convectivo do magma no manto terrestre, fornecendo assim embasamento para a teoria da Deriva Continental.

b) O mapa com a idade das rochas no assoalho oceânico mostra que as zonas de divergência de placas tectônicas, como na porção central do oceano Atlântico, são mais recentes do que as rochas no entorno da América do Sul, África, Europa e América do Norte. Além disso, há uma relativa simetria em relação à idade das rochas a leste e oeste da dorsal, o que reforça a teoria de que foram formadas durante a separação dos continentes.

Questão 02 - Química - Química Geral - Capítulo 5 - O estado gasoso - Exercícios - BY NC 3.0BR

O comportamento de um gás real aproxima-se do comportamento de gás ideal quando submetido a:



( a )

baixas temperaturas e baixas pressões. 

( b )

altas temperaturas e altas pressões. 

( c )

baixas temperaturas independentemente da pressão. 

( d )

altas temperaturas e baixas pressões. 

( e )

baixas temperaturas e altas pressões.

Questão 02 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 8 - Tópicos avançados em Biotecnologia - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Em 2015, uma nova técnica de manipulação genética de óvulos e espermatozoides permitiu o nascimento de um bebê com três progenitores. Leia o texto a seguir que resume todo o procedimento realizado pela equipe do cientista John Zhang, em Nova York. Em seguida, responda às questões.

Nasceu no México, já tem cinco meses e é um menino. É o primeiro bebê com três “pais”, ou seja, com DNA de três pessoas, fruto de uma técnica considerada revolucionária, avança a revista New Scientist.

A utilização de material genético de três pessoas, que permite que pais com mutações genéticas tenham bebês saudáveis, foi aprovada no Reino Unido no ano passado, mas não tem enquadramento legal ou não é legal em muitos países, incluindo nos Estados Unidos, o que obrigou os cientistas e o casal em causa a optarem pelo México, onde o bebê acabou por nascer, a 6 de abril.

Os pais do bebê, ambos jordanos, procuraram a ajuda da equipe de John Zhang em Nova Iorque. A mãe do bebê, de 36 anos, é saudável, mas é portadora dos genes da Síndrome de Leigh, uma doença rara e fatal. Depois de sofrer quatro abortos e de perder dois filhos, de 6 anos e oito meses, por causa da doença, a mulher e o marido decidiram procurar ajuda para garantir que podiam ter um bebê saudável.

Os genes desta doença estão associados às mitocôndrias, que geram a energia necessária às funções celulares e têm apenas 37 genes que são transmitidos de mãe para filho – a maioria do DNA, por outro lado, está no núcleo.

A equipe de Zhang usou uma nova técnica, que permitiu não destruir embriões à partida, uma exigência do casal muçulmano: removeram o núcleo de um ovócito da mulher e inseriram-no no de uma doadora da qual tinham tirado o núcleo – depois este foi fertilizado com o esperma do marido. Há, portanto, material genético de três pessoas: um ovócito com o núcleo da mãe e as mitocôndrias saudáveis de uma doadora e ainda o esperma do pai.

Foram criados cinco embriões, segundo a New Scientist, dos quais apenas um se desenvolveu normalmente, tendo sido implantado no útero da mulher. O bebê nasceu nove meses depois e apenas um por cento das mitocôndrias tem a mutação.

Esta nova técnica levanta questões éticas que têm sido muito debatidas, nomeadamente no Reino Unido, quando da aprovação da já referida lei. John Zhang não tem dúvidas, no entanto, de que fez o mais correto: “Para salvar vidas é o mais ético a fazer”, justifica.

Sian Harding, do Imperial College London, salienta à New Scientist que a equipe não destruiu embriões e que o bebê é um rapaz […].

No caso do bebê agora nascido no México, a mitocôndria do óvulo é da doadora, o núcleo do mesmo da mãe e o esperma do pai, pelo que se pode dizer que esta criança tem, biologicamente, três progenitores.

[…]

JESUS, P. Primeiro bebê com três “pais” nasceu no México. Diário de notícias. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2018.

Agora responda:

a) Crie uma hipótese para explicar a presença em 1% das mitocôndrias do bebê que nasceu do casal muçulmano (três progenitores) a mutação para a síndrome de Leigh.

b) O bebê nascido desses três progenitores é do sexo masculino. Ele poderia passar a mutação para a síndrome de Leigh para seus descendentes? Justifique.

Resposta:

a) As mitocôndrias que apresentaram essa mutação estão numa taxa muito pequena (1%). Por se tratar de uma doença rara, é pouco provável que essa frequência de mutação tenha ocorrido nas mitocôndrias provenientes da mãe doadora do ovócito (a frequência de mutações espontâneas pode ser expressa na ordem de uma em um milhão, em média). Uma hipótese possível para a presença dessa mutação nas mitocôndrias do bebê seria a contaminação com as mitocôndrias da mãe doadora, transmitidas durante a gestação em vários tecidos neonatais (epitélio bucal, folículos pilosos, prepúcio circuncidado, precipitação de urina, placenta, âmnio, sangue umbilical e cordão umbilical).

b) Não. A mutação para a síndrome de Leigh ocorre no DNA mitocondrial; portanto, só pode ser passada para os descendentes por meio das mitocôndrias do ovócito da mãe, e não pelo pai, que não passa as mitocôndrias do espermatozoide para seus descendentes (elas não penetram no ovócito na fecundação ou são degradadas).

Questão 02 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 6 - Aprofundando o estudo da febre amarela - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) O surto de febre amarela que o país enfrenta nos últimos anos é o maior desde os anos 80 e parte da prevenção se dá através da vacinação contra a doença. Contudo, outra campanha de vacinação, dessa vez para conter surto de varíola no início do século XX, não teve aceitação popular, gerando a Revolta da Vacina. Sobre essa revolta, assinale a alternativa CORRETA:



( a )

No início do século, durante o mandado do presidente Rodrigues Alves, o Rio de Janeiro passou por uma grande reforma visando a modernização da capital e o combate à epidemia de varíola que assolava a região, para isso o governo iniciou a derrubada dos antigos cortiços e a realocação dos moradores da região para conjuntos habitacionais populares.

( b )

Devido a grave epidemia de varíola na região da capital federal, no início do século XX o governo instituiu uma política de conscientização da população através do ensino das medidas preventivas nas escolas públicas, além da visita de agentes sanitários às casas para demonstrar como medidas simples como evitar a água parada ajudavam no combate ao mosquito transmissor.

( c )

Dentre as outras doenças que agrediam a região da capital federal estavam também a peste bubônica e a febre amarela. Para conter a peste as brigadas sanitárias espalhavam veneno contra ratos na cidade e removiam o lixo acumulado nas ruas, e para o combate contra a febre amarela o governo eliminou centenas de macacos transmissores das matas da região.

( d )

O sanitarista Oswaldo Cruz, na tentativa de erradicar a varíola, defendeu a necessidade da vacina obrigatória, tal medida foi aprovada em Congresso que definiu que as brigadas de vacinação poderiam entrar na residência da população e aplicar a vacina à força.

( e )

No ano de 1904, estourou a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro contra a política de vacinação obrigatória instituída pelo governo do período. De início contra os agentes sanitários, a revolta se espalhou pela cidade e culminou na primeira tentativa popular de golpe para a derrubada do governo republicano.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Capítulo 2 - Os dois níveis da leitura - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Ao se apossarem do novo território, os europeus ignoraram um universo de antiga sabedoria, povoado por homens e bens unidos por um sistema integrado. A recusa em se inteirar dos valores culturais dos primeiros habitantes levou-os a uma descrição simplista desses grupos e à sua sucessiva destruição.

Na verdade, não existe uma distinção entre a nossa arte e aquela produzida por povos tecnicamente menos desenvolvidos. As duas manifestações devem ser encaradas como expressões diferentes dos modos de sentir e pensar das várias sociedades, mas também como equivalentes, por resultarem de impulsos humanos comuns.

SCATAMACHIA, M. C. M. In: AGUILAR, N. (Org.). Mostra do redescobrimento: arqueologia. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo – Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.

De acordo com o texto, inexiste distinção entre as artes produzidas pelos colonizadores e pelos colonizados, pois ambas compartilham o(a):



( a )

suporte artístico. 

( b )

nível tecnológico. 

( c )

base antropológica. 

( d )

concepção estética. 

( e )

referencial temático.

Questão 02 - Matemática - Modelagem algébrica de problemas - Capítulo 8 - Transformações em gráficos de funções - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSJ-MG) Na figura a seguir, são dados os gráficos de y = f(x) e de outras quatro funções.

Com base no gráfico, é correto afirmar que:



( a )

(IV) representa a função f(-x). 

( b )

(II) representa a função f(x) + 4. 

( c )

(III) representa a função f(x + 3). 

( d )

(I) representa a função f(x + 4).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Meu mundo não é o limite - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Lari escreveu um e-mail para Lara, mas esqueceu-se de revisar o texto.

Leia a mensagem.

a) Que palavras estão inadequadas no texto? Contorne-as.

b) Reescreva a frase, corrigindo essas palavras.

Resposta:

a) 

b) Nesta sexta prometi ajudar os meus pais a montar uma cesta de presentes para as crianças do bairro.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Identifique as estruturas ósseas responsáveis pelas seguintes funções:

a) Sustentação principal do corpo:

b) Proteção do encéfalo:

c) Proteção de órgãos vitais:

Resposta:

a) Coluna vertebral.

b) Crânio.

c) Caixa torácica.

Questão 02 - História - Módulo 3 - A escrita e o registro histórico - Exercícios - Para aprender: Afabeto fonético - BY NC 3.0BR

Por que os fenícios teriam desenvolvido o alfabeto fonético?

Resposta:

Possivelmente, o objetivo dos fenícios era facilitar o contato comercial entre os diversos povos que habitavam a região mediterrânea.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Muitos nomes, muitas histórias - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ SABE O NOME DE TODOS OS COLEGAS DE SUA CLASSE? ALGUM TEM O MESMO NOME QUE OUTRO? NESSE CASO, COMO VOCÊS IDENTIFICAM CADA UM DELES?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Capítulo 2 - Variação linguística - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem PPL)

É viajando pelo mundo que os dois profissionais do Living Tongues lnstitute for Endangered Languages reúnem subsídios para formar os chamados “dicionários falantes” de idiomas em fase de extinção, com poucos falantes no planeta. “A maioria das línguas do mundo é oral, o que significa que não estão escritas ou seus falantes não costumam escrevê-las. E, apesar de os projetos tradicionais dos linguistas serem os de escrever gramáticas e dicionários, gostamos de pensar em línguas vivas, e saber que as pessoas as estão falando. Então, se você vai a um dicionário, deve ser capaz de ouvi-lo. Foi com isso em mente que criamos os dicionários para oito de algumas das línguas mais ameaçadas do mundo”, disse o linguista K. David Harrison. Para os ativistas de cada comunidade com idioma ameaçado, esse dicionário é uma ferramenta que pode ser usada para disseminar o conhecimento da língua entre os mais jovens. Para todas as outras pessoas interessadas, é a oportunidade de encontrar sons e formas de discursos humanos desconhecidos para grande parte da população do globo. É a diversidade linguística escondida e que agora pode ser revelada.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (Adaptado).

Considerando o projeto dos “dicionários falantes”, compreende-se que o trabalho dos linguistas apresentado no texto objetiva



( a )

destacar a importância desse tipo de iniciativa para a reconstituição de línguas extintas. 

( b )

ratificar a tradição oral como instrumento de preservação das línguas no mundo. 

( c )

demonstrar a existência de registros linguísticos sob risco de desaparecer. 

( d )

preservar a memória cultural de um povo por meio de registros escritos. 

( e )

estimular projetos voltados para a escrita de gramáticas e dicionários.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - A cidade e o trabalho - Exercícios - Para aprender: Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

Observe

Infelizmente, ainda é possível encontrar crianças trabalhando em feiras, lixões, fazendas, ruas. Em 2016, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicavam que, aproximadamente, 190 mil menores de 13 anos de idade estavam trabalhando em vez de estar brincando e estudando.

Descreva, com suas palavras, o que as crianças da primeira imagem estão fazendo.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Polígonos, área e perímetro - Exercícios - Para aprender- Quadriláteros: características, classificações e comparação - BY NC 3.0BR

Alguns paralelogramos recebem nomes especiais de acordo com as características que possuem. Observe os paralelogramos representados abaixo. Use uma régua e um transferidor e responda às questões.

a) Quais desses paralelogramos têm os quatro ângulos retos?

b) Quais desses paralelogramos têm os quatro lados de mesma medida?

Resposta:

a) Paralelogramos B e C.

b) Paralelogramos A e C.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 7 - Text Comprehension: Pollution - Exercícios - Going Beyond 7 - BY NC 3.0BR

Judie and Sally were at the same party, but __________ did not even find __________ in a good place.



( a )

she – they 

( b )

they – themselves 

( c )

them – them 

( d )

they – them 

( e )

them – themselves

Questão 02 - Biologia - Ecologia - Capítulo 9 - Poluição do ar - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Na Linha Amarela, via existente na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, existe uma operação denominada “túnel limpo”, que consiste em promover medidas que evitem que os carros fiquem parados e ligados em engarrafamento no interior do túnel. Caso o movimento seja muito grande, o engarrafamento acontece a céu aberto. A razão principal desta medida é evitar que as pessoas respirem monóxido de carbono produzido pela combustão parcial dos combustíveis. Este gás é considerado extremamente tóxico porque:



( a )

se liga à hemoglobina, competindo com o O2

( b )

se combina com o O2 , formando O3 e CO2

( c )

se liga às células do pulmão, dificultando a hematose. 

( d )

se complexa a proteínas da cadeia respiratória. 

( e )

obstrui os brônquios, enrijecendo os alvéolos pulmonares.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas