Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Em qual fase da vida há mais diferenças em relação à fase anterior?
Na adolescência, que é a penúltima imagem representada.
(Ulbra-RS) Leia o texto abaixo:
O problema em definir protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonômica, o que é consequência da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) até o “moderno” conceito dos “Cinco Reinos”, tem sido conveniente tratar Protista como um “Reino”, para maior facilidade nos sistemas de recuperação de informação e para os fins de educação e vulgarização.
O conceito de “Reino” também serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam esses organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos “inferiores”, “simples” e “primitivos” quando se pode estudar organismos “superiores” e “complexos”?
(Adaptado de “What is a Protist?”, editorial da revista Protist, v. 150, março de 1999, escrito por Michael Melkonian)
Apesar da discussão acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas características compartilhadas.
I. Todos os protistas formam colônias e possuem como habitat ambientes úmidos. II. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre. III. Apresentam sistema de controle osmótico, como vacúolo contrátil e pulsátil e podem ou não apresentar macronúcleo e micronúcleo. IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como cílios, flagelos ou pseudópodos.
Estão corretas:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I e IV.
Complete as frases a seguir com o grupo de palavras entre parênteses que dá sentido a elas.
a) Os contos de fadas foram suavizados ______________ serem transmitidos às crianças. (apesar de/a fim de)
b) A paródia, ______________ reconstruir um texto, pode desconstruí-lo. (além de/acima de)
c) É ______________ paródia que muitos textos são desconstruídos. (junto da/por meio da)
d) A paródia é produzida ______________ outro texto, geralmente o original, para, com comicidade, criticar ou destacar algum tema específico. (em cima de/acima de)
a) a fim de
b) além de
c) por meio da
d) em cima de
Ronaldo comprou um celular que custou 1 599 reais. Ele pagou uma entrada de 314 reais.
a) Quantos reais Ronaldo ainda tem de pagar pela compra do celular? Faça um cálculo aproximado desse valor.
b) No cálculo do item anterior você arredondou cada número para a centena exata mais próxima ou para a dezena exata mais próxima?
c) Agora, calcule o valor exato que Ronaldo ainda tem de pagar.
a) Exemplo de estimativa: 1 300 reais.
b) Resposta pessoal.
c)
A cobra de Teixeira
A serra do Teixeira, que dá nome à cidade da Paraíba, faz parte da cordilheira da Borborema e abriga no seu platô a cidade de Teixeira, terra de poetas, terra de meus ancestrais da família Nunes.
Do topo da Pedra do Tendol, a gente avista a cidade de Patos, uma bela cidade no vale das Espinharas, uma das cidades mais quentes pela sua localização geográfica e também uma das mais bonitas do estado.
A serra do Teixeira concentra mistérios e lendas indígenas que até hoje não foram desvendados, até porque a sua vegetação comporta resquícios de Mata Atlântica, e fica praticamente impenetrável durante todo o tempo.
Os mais antigos contam que onças enormes atacavam os currais vizinhos e subiam a serra arrastando bois enormes pelas patas traseiras.
Marcolino falava de uma cobra muito grande, que morava numa loca no pico da serra e só descia uma vez por mês pra beber água e pegar garrotes que ficavam no vale.
Diziam que no rastro que ela deixava passava um carro de bois e ainda sobrava rastro pros lados.
Um dia, os caçadores da região resolveram enfrentar o monstro e a notícia se espalhou até pelos estados vizinhos, de onde vieram os mais valentes e exímios atiradores.
Já durava uma semana o tiroteio em cima da serra, sem que ninguém conseguisse matar aquele dragão.
Foi quando uma pessoa deu o palpite:
— Isso aí só tem jeito com seu Vicente, um velhinho caçador de Monte Orebe, lá na fronteira com o Ceará.
Lá vai o recado pra seu Vicente, que uma semana depois chega com uma lazarina, um bornal velho e dois cachorrinhos vira-latas.
“Amanhã, eu quero sair ainda de madrugada veia, no escuro, que é hora boa de matar cobra.”
Foi dormir e, logo de madrugadinha, quando os passarinhos ainda dormiam, tomou o rumo da serra que, de tão alta, só quando deu meio-dia é que ele chegou no meio dela.
De repente, começou a ouvir tiros e, preocupado, apressou o passo, quando cruzou com dois caçadores de serra abaixo, em desabalada carreira.
— Meu Deus, perdi minha viagem, já estão atirando na cobra!
Nisso, um dos caçadores ainda teve tempo de gritar:
— Tão não, meu amigo, esses tiros que o senhor tá ouvindo, não é tiro não, é a cobra batendo as pestanas!
NUNES, Joselito. Sertão de beiradeiro: registro antes que acabe. Recife: Edições Bagaço/Novo Livro (versão digital), 2010. p. 474-488.
GLOSSÁRIO
platô: planalto; superfície elevada e plana.
ancestral: antepassado.
resquício: resto, vestígio, sobra.
loca: gruta pequena.
garrote: boi de dois a quatro anos; bezerro.
exímio: que é perfeito, excelente.
lazarina: espingarda de pequeno alcance, geralmente usada para caçar passarinhos.
bornal: sacola de pano ou de couro para carregar mantimentos.
pestana: cílios e pálpebras superiores e inferiores de cada olho; também pode fazer referência a sobrancelha.
Quando o narrador começa a contar o causo da cobra, usa dois nomes diferentes para se referir a ela.
a) Que nomes são esses?
b) Por que o narrador substitui cobra por esses nomes? Em sua opinião, que palavra dá mais medo?
a) Ele usa os nomes “monstro” e “dragão”.
b) Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos percebam que os outros nomes são usados para causar medo e para dar a dimensão do tamanho da cobra e do perigo que representava.
No Brasil, alguns festejos acontecem em dias de feriados nacionais. Feriados são datas em que as pessoas não trabalham, as crianças não vão à escola e podem descansar e celebrar. Pesquise em um calendário qual é o feriado que corresponde às datas a seguir:
1º de janeiro:
21 de abril:
1º de maio:
7 de setembro:
12 de outubro:
2 de novembro:
15 de novembro:
25 de dezembro:
Início do ano; Dia Mundial da Paz.
Dia de Tiradentes.
Dia do Trabalhador.
Dia da Independência do Brasil.
Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Dia de Finados.
Dia da Proclamação da República.
Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo.
Pesquise a data de fundação da sua cidade e escreva aqui.
Uma loja que vende artigos para artesanato renovou seu estoque fazendo uma compra de material. Essa loja comprou 2 104 metros de fita vermelha, 1 207 metros de fita verde e 380 metros de fita azul.
a) Quantos metros de fita essa loja comprou?
b) Qual é a diferença entre a quantidade de metros de fita vermelha e a quantidade de metros de fita verde que essa loja comprou?
a) 2 104 + 1 207 + 380 = 3 691 Essa loja comprou 3 691 metros de fita.
b) 2 104 - 1 207 = 897 A diferença é de 897 metros de fita.
Releia e a proposta de redação e redija o texto de acordo com as instruções apresentadas.
(FGV-SP)
Texto I
Texto II
SÃO PAULO — Há algo além dos mandacarus sucedendo-se ao longo das estradas do agreste e do sertão nordestino. Os vultos esquálidos avistados à frente, na beira do caminho, não se revelam retirantes da seca. É o homem montado na sua moto.
Centenas desses conjuntos cruzam com o viajante. São, no mais das vezes, motocicletas aparentando ser novas, de baixa cilindrada. Poucos condutores e passageiros vestem capacete.
Na mais recente pesquisa por amostra domiciliar do IBGE, vê-se que, em 2012, o Nordeste ultrapassou o Sudeste em número de casas com motocicleta. Contam com o veículo de duas rodas 4,2 milhões de residências nordestinas, uma em cada quatro. No Sudeste, essa relação é de um para quase sete domicílios.
Essa é a maneira pela qual se vai resolvendo na prática o problema da “mobilidade”, tão em voga. O poder de consumo de extensas camadas populares cresce, pelo salário e pelo crédito, e esse bônus vai sendo aplicado na parcela da moto.
Um índice do desenvolvimento brasileiro poderia ser criado com a relação de domicílios que possuem motos e carros. A próxima etapa esperada é a troca dos veículos de duas pelos de quatro rodas.
(Vinicius Mota, Progresso em duas rodas. Folha de S.Paulo, 30.09.2013. Adaptado)
Texto III
No calor das manifestações de junho, por passagens mais baratas e melhorias no transporte público, o governo federal anunciou um investimento de R$ 50 bilhões, até 2017. O trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades no mundo inteiro — e também no Brasil. Uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estima em 40 minutos o tempo que os brasileiros que vivem nas regiões metropolitanas levam para chegar ao trabalho. A cidade mais atravancada é o Rio de Janeiro, com 47 minutos no trajeto. Em São Paulo, o tempo de viagem aumentou 20% em duas décadas. Hoje, os paulistanos levam 46 minutos no trânsito. A situação piorou mais nas capitais do Norte e Nordeste. Boa parte disso ocorre porque o número de casas com carro na garagem cresceu 8% em apenas quatro anos. Pela primeira vez, mais da metade dos brasileiros têm carro próprio.
(Marcelo Moura, Para tirar você do trânsito. Época, 28.10.2013. Adaptado)
Texto IV
O carro, essa entidade mítica que já tinha sido o signo por excelência da liberdade individual, virou sinônimo de cárcere em pleno logradouro público. Motoristas solitários, com GPS, ar-condicionado dual zone, câmbio de oito marchas e rodas aro 18, são miseráveis prisioneiros enfileirados, vítimas de uma inovação que envelheceu, necrosou e entrou em colapso total. Numa cidade como São Paulo, tentar percorrer 100 metros num automóvel de luxo é como se refestelar num iate encalhado bem no meio do Rio Tietê, com sua fedentina pestilenta.
Por isso, além de símbolo de pecados veniais, vaidade, desperdício, bandidagem e corrupção, o carro vai virando também um estigma de estupidez paralisante. E de breguice. Em pouco tempo, bem pouco, as celebridades grã-finas, até elas, passarão a se envergonhar de ter um Bentley no jardim e inventarão alternativas de exibicionismo: bicicletas com pneus cor de abacate, por exemplo. Assim como o cigarro, que saiu da boca dos símbolos sexuais mais incendiários para ir parar na “área de fumantes”, depois também banida para todo o sempre, o automóvel despencará do Olimpo na direção do castigo eterno — e em altíssima velocidade.
(Eugênio Bucci, Os automóveis irão para o inferno. Época, 30.09.2013. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em outros conhecimentos que julgar pertinentes, elabore uma dissertação, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: A relação entre o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e a questão da mobilidade urbana.
Resposta pessoal.
De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras recebem uma classificação específica. Assinale com um X a alternativa em que as duas palavras têm a mesma classificação de BIQUÍNI.
joia – mão
régua – milagre
café – solar
tênis – lugar
No dado azul, há 6 possibilidades de pontos que podem ser sorteados (1, 2, 3, 4, 5 e 6). No dado vermelho, também há essas 6 possibilidades. Descubra com seu colega quantas são as adições possíveis de pontos que podem ser obtidos no lançamento de dois dados de acordo com a soma indicada em cada linha do quadro a seguir e complete-o.
Ao analisar as adições possíveis de acordo com as respectivas somas, qual seria a melhor aposta a ser feita?
A melhor aposta seria no número 7, pois é o número que apresenta mais adições possíveis.
(UFG-GO) Leia o fragmento a seguir.
Eu era ainda muito criança, mas sabia uma infinidade de coisas que os adultos ignoravam. [...]
A estrada é cheia de armadilhas, de alçapões, de mundéus perigosos, para não falar em desvios tentadores, mas eu podia percorrê-la na ida e na volta de olhos fechados sem cometer o mais leve deslize. Era por isso que eu não gostava de viajar acompanhado, a preocupação de salvar outros do desastre tirava-me o prazer da caminhada, mas desde criança eu era perseguido pela insistência dos que precisavam viajar e tinham medo do caminho, parecia que ninguém sabia dar um passo sem ser orientado por mim, chegavam a fazer romaria lá em casa, aborreciam minha mãe com pedidos de interferência; e como eu não podia negar nada a minha mãe eu estava sempre na estrada acompanhando uns e outros. […]
VEIGA, José J. Fronteira. In: Melhores contos J. J. Veiga. Seleção de J. Aderaldo Castello. 4. ed. São Paulo: Global, 2000. p. 37.
No conto “Fronteira”, há a inversão dos papéis comumente atribuídos ao adulto e à criança. Nessa inversão, a imagem da criança é construída por meio da:
metáfora de um saber excepcional, manifesto no poder de ajudar os adultos a realizar suas travessias.
alegoria de um anjo guardião das passagens secretas, conhecidas apenas pelos iniciados nos mistérios da magia.
paráfrase do mito dos profetas messiânicos, que conduzem os viajantes por espaços insólitos.
hipérbole da capacidade imaginativa na infância, que transforma estradas comuns em travessias perigosas.
estilização das parábolas bíblicas, explícita nos ensinamentos adquiridos ao longo da existência.
Você sabe o que é o tangram? Para saber mais, leia os textos a seguir. O primeiro deles fala sobre o que é esse quebra-cabeça, e o segundo conta a lenda que envolve sua história.
As lendas são contadas de geração em geração e é muito difícil saber quais fatos contados realmente aconteceram ou não.
lenda: narrativa escrita ou oral que conta uma história fantástica e misteriosa combinando fatos reais com fatos imaginários.
Tangram
O tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar, formado pela decomposição de um quadrado em 7 peças: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. As regras desse quebra-cabeça consistem em usar as 7 peças na montagem de figuras, colocando as peças lado a lado sem sobreposição.
[...]
Com apenas essas 7 peças, é possível montar cerca de 1 700 figuras [de] animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e figuras geométricas [...].
GONÇALVES, Fernanda Anaia; GOMES, Ligia Baptista; VIDIGAL, Sonia Maria Pereira. Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Organizado por Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 113 (Mathemoteca, v. 4).
A lenda do tangram
Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou a ele um espelho de forma quadrada e disse:
— Com esse espelho você registrará tudo o que vir durante a viagem para me mostrar na volta. O discípulo, surpreso, indagou:
— Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu de suas mãos e quebrou-se em 7 peças como mostra a figura [ao lado]:
Então, o mestre disse:
— Agora você poderá, com essas 7 peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e formas. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 104.
Segundo essa lenda, por que o jovem recebeu um espelho de seu mestre?
O jovem recebeu um espelho de seu mestre para que registrasse tudo o que visse ao longo de sua viagem pelo mundo, que estava por começar.
Na circunferência de centro O abaixo, se o ângulo agudo  mede 32° e o arco mede 144°, então a medida x do ângulo indicado é igual a:
56°
72°
88°
104°
144°
(PUCC-SP)
Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.
Esferas minúsculas podem se tornar uma arma contra a leishmaniose visceral, doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi que, sem tratamento, é fatal em 90% dos casos. A principal terapia disponível emprega antimônio, um metal bastante tóxico para o paciente. Agora um grupo coordenado pelo farmacologista André Gustavo Tampone, do Instituto Adolfo Lutz, testou com sucesso a furazolidona, um medicamento usado contra a giardíase, uma parasitose intestinal, e contra a Helicobacter pylori, bactéria causadora da úlcera gástrica.
(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 42)
Segundo certas classificações biológicas, toda a biodiversidade poderia ser dividida em 3 domínios: Bacteria, Eukarya e Archaea. A seguir, estão listadas algumas características e exemplos de seres classificados em cada domínio.
I. Archaea: organismos unicelulares procarióticos e habitantes de ambientes extremos. II. Bacteria: organismos unicelulares procarióticos. III. Eukarya: inclui todos os organismos eucarióticos.
Assinale a alternativa que apresenta e justifica corretamente a classificação de Leishmania em um desses domínios.
Em Eukarya, pois todos os protozoários possuem núcleo celular organizado.
Em Bacteria, pois a capacidade de causar patologias humanas é exclusiva desse grupo.
Em Archaea, pois vivem em um ambiente extremo onde há excesso de água e sais minerais.
Em Bacteria, pois aí estão todos os seres unicelulares e com núcleo celular.
Em Eukarya, pois os protozoários são animais, ainda que microscópicos.
(Fuvest-SP) Uma gota de chuva se forma no alto de uma nuvem espessa. À medida que vai caindo dentro da nuvem, a massa da gota vai aumentando, e o incremento de massa Δm, em um pequeno intervalo de tempo Δt, pode ser aproximado pela expressão: Δm = α . v . S . Δt, em que α é uma constante, v é a velocidade da gota, e S, a área de sua superfície. No sistema internacional de unidades (SI), a constante α é
expressa em kg . m3
expressa em kg . m-3
expressa em m3. s . kg-1
expressa em m3 . s-1
adimensional.
(Fuvest-SP) Ácido nítrico é produzido pela oxidação de amônia com excesso de oxigênio, sobre um catalisador de platina, em uma sequência de reações exotérmicas. Um esquema simplificado desse processo é
a) Escreva as equações químicas balanceadas das reações que ocorrem no reator, na torre de oxidação e na torre de absorção. Note que, desta última, sai NO(g), nela gerado. A maior parte desse gás é aproveitada na própria torre, onde há oxigênio em excesso. Duas reações principais ocorrem nessa torre.
b) A velocidade da reação que ocorre na torre de oxidação, ao contrário da velocidade da maioria das reações químicas, diminui com o aumento da temperatura. Baseando-se em tal informação, explique o que deve ser o dispositivo A.
O dicionário, muitas vezes, apresenta os sentidos em que uma palavra pode ser empregada. Veja, a seguir, como o dicionário define a palavra jogar:
a) Na frase “Há muitos cupons para o sorteio, então o apresentador vai jogar tudo para o alto e pegar um.”, é possível identificar algum dos sentidos descritos no dicionário? Se sim, qual?
b) No trecho “Depois de jogar tudo para o alto e fazer um acordo com o vilão [...]”, é possível identificar algum dos sentidos descritos no dicionário? Se sim, qual?
a) Sim, o sentido de atirar, arremessar.
b) Não, nenhum dos sentidos pode ser aplicado nesse caso.
Leia o causo abaixo e, em seguida, faça o que se pede.
O forasteiro
A tarde findava e as primeiras estrelas da noite surgiam numa pequena cidade do interior. Um forasteiro chegara à cidade e batia de porta em porta, pedindo abrigo e um pouco de comida. Contudo, todas as portas se fechavam, ninguém tinha coragem de atender aquele homem desconhecido.
Até que ele bateu na porta de João, um viúvo idoso que morava sozinho. O ancião recebeu-o amistosamente, alimentou-o e ofereceu-lhe abrigo.
Após a refeição, o desconhecido começou a conversar com o dono da casa.
— Sabes, meu bondoso amigo, por onde passo a mesma coisa acontece. Bato nas portas e quase nenhuma se abre. Assim também é o coração humano: fecha-se para os passantes do caminho, sem ser capaz de se abrir e de oferecer-lhes algo. [...] No universo tudo gira harmoniosamente. Quando acumulamos ou guardamos algo, interrompemos este ciclo. Aquilo que recebemos da vida, devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado.
No dia seguinte, o desconhecido se foi, deixando para João um pequeno embrulho. Dentro dele havia uma joia de grande valor e um bilhete.
No bilhete estava escrito:
“Quem fecha a porta de seu coração para um irmão nunca conhecerá a joia valiosa que estava prestes a receber. Quem abre seu coração para o amor transforma-o em imenso tesouro.”
O forasteiro. Causos. Alma de poeta. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017. (Adaptado.)
a) Foram retirados alguns trechos do texto. Associe as preposições destacadas à relação que elas estabelecem.
I. [...] batia de porta em porta [...] ( ) modo
II. Após a refeição [...] ( ) posse
III. [...] conversar com o dono da casa [...] ( ) companhia
IV. [...] devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado. ( ) tempo
V. [...] devemos doar em dobro [...] ( ) lugar
VI. Até que ele bateu na porta de João [...] ( ) finalidade
b) Agora, contorne com um lápis vermelho as preposições que aparecem no trecho abaixo, retirado do texto O forasteiro.
“Quem fecha a porta de seu coração para um irmão nunca conhecerá a joia valiosa que estava prestes a receber. Quem abre seu coração para o amor transforma-o em um imenso tesouro.”
c) Sobre a atitude de João, responda:
• Você acha que ele fez o certo ao abrir as portas de casa para um desconhecido? Por quê?
• Você considera importante ajudar os outros? Que outras formas de ajuda você conhece?
a)
I. [...] batia de porta em porta [...] ( V ) modo
II. Após a refeição [...] ( VI ) posse
III. [...] conversar com o dono da casa [...] ( III ) companhia
IV. [...] devemos doar em dobro, para que o universo nos traga de volta triplicado. ( II ) tempo
V. [...] devemos doar em dobro [...] ( I ) lugar
VI. Até que ele bateu na porta de João [...] ( IV ) finalidade
b)
c) Resposta pessoal.
A escola em que André e Fernanda estudam está realizando uma campanha para arrecadar peças de roupa que serão doadas a um programa social. A meta é arrecadar 2 000 peças de roupa. Já foram arrecadadas 1 143.
Calcule a subtração abaixo para descobrir quantas peças de roupa faltam arrecadar para que a escola atinja a meta pretendida.
Faltam arrecadar peças de roupa para que a escola atinja a meta pretendida.
Faltam arrecadar 857 peças de roupa.
Você viu, na TV ou em filmes, festas e comemorações de outros povos? Quais?
Respostas pessoais.
A única frase correta sobre as festas estudadas é que:
a festa do bumba meu boi conta a história de um casal de escravizados.
o Carnaval só acontece na cidade do Rio de Janeiro.
os povos indígenas não celebram nenhuma festa.
foram trazidas pelos portugueses.
Faça as subtrações e complete as retas numéricas.
Pinte a palavra intrusa em cada item abaixo.
a) passeio
b) avó
c) administrador
Analise a frase abaixo e responda se ela está correta ou incorreta. Justifique sua resposta.
A cidade tem como atividades econômicas principais as do setor secundário e terciário.
A frase está correta porque o setor secundário refere-se à indústria e à construção civil enquanto o setor terciário é o que compreende a atividade comercial e de serviços. A cidade não produz os alimentos que consome (setor primário), focando suas atenções nos outros setores.
ASTERIX E OBELIX SÃO PERSONAGENS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS QUE ACONTECE NA REGIÃO DA GÁLIA, ONDE HOJE É
A FRANÇA. ASTERIX E OBELIX SÃO AMIGOS. VOCÊ ACHA QUE ELES TÊM SEMELHANÇAS? OBSERVE AS IMAGENS, ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR E CONFIRA!
QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU?
Asterix, Obelix, um cachorrinho (Ideiafix) e um indígena.
Leia outro trecho do relato de viagem das irmãs Klink:
Nós vimos quatro espécies de focas – a foca-leopardo, a foca-de-weddell, a foca-caranguejeira e a foca-de-pelo (também chamada de lobo-marinho-antártico) – e os elefantes-marinhos, mas nunca vimos de perto uma foca-ross.
a) Observe as palavras em destaque no trecho. Distribua-as nas colunas correspondentes da tabela abaixo.
b) Nesse trecho do relato de viagem, há mais substantivos simples ou compostos? Assinale:
( ) simples
( ) compostos
a)
b) compostos
(PUC-RJ) Com relação ao que chamamos de sequestro de carbono, é correto afirmar que
seu aumento contribui para o aquecimento global.
é feito por organismos autotróficos.
aumenta consideravelmente com as queimadas.
é feito por organismos heterotróficos.
corresponde, nas plantas, à respiração.
(Unicamp-SP) Em 2016 foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história. O avião Solar Impulse 2, movido a energia solar, percorreu quase 6 480 km em aproximadamente 5 dias, partindo de Nagoya, no Japão, até o Havaí, nos Estados Unidos da América. A velocidade escalar média desenvolvida pelo avião foi de aproximadamente
54 km/h.
15 km/h.
1 296 km/h.
198 km/h.
A charge abaixo remete a problemas de mobilidade de grandes centros urbanos brasileiros:
Relacionando o texto a elementos do seu conhecimento de mundo:
a) explique a que problema a representação dos passageiros do ônibus faz menção.
b) compare os motoristas dos carros aos passageiros do ônibus, apontando uma diferença e uma semelhança.
a) Os passageiros do ônibus são representados como sardinhas, fazendo alusão às desconfortáveis condições em que viajam nos coletivos. A imagem sugere que a situação desses passageiros lembra a sardinhas acondicionadas em latas, embalagem costumeira desse alimento.
b) Como diferença, pode-se destacar a porção de espaço ocupada pelas diferentes personagens: em seus carros particulares, os motoristas desfrutam de maior privacidade e conforto. Já a semelhança reside no fato de estarem todos sofrendo o mesmo congestionamento – o que se evidencia na lentidão dos automóveis, cujos condutores são representados como lesmas.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas