Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Você sabe qual é a origem da sua família? Seus bisavôs, avôs ou pais nasceram em outro país? Você tem antepassados indígenas e/ou africanos? Descubra isso e compartilhe a sua história com os colegas.
Resposta pessoal.
Agora, em grupo, leia o seguinte fragmento do livro e conheça um pouco da história de Pepe e José.
[...]
Esta é a história de dois fregueses dos escrevedores. O menino Pepe e seu avô José.
Eles moravam na mesma casa, com o resto da família – mais quatro crianças, e os pais do menino. A mãe dele, Teresa, era filha do avô de Pepe.
Todo dia, bem cedo, o pai e a mãe saíam para trabalhar. Os irmãos mais velhos saíam para a escola. Pepe ficava com o avô. Já tinha idade para ir ao colégio, mas não queria. Preferia ficar brincando e quase sempre faltava à aula. Dizia que precisava fazer companhia ao velho e os pais acabavam deixando.
O velho José tinha sido um ótimo jardineiro. Agora estava cansado, mas ainda fazia pequenos trabalhos com as plantas nas casas da vizinhança. E muitas vezes levava o neto junto, de ajudante. Os dois eram muito amigos, mas também brigavam bastante. Eram muito parecidos – teimosos, implicantes. Discutiam por qualquer coisa:
[...]
– Você sempre bota água demais, afoga as plantas...
– O senhor é que traz o regador quase vazio, porque não aguenta carregar peso. As plantas vão acabar morrendo de sede, tá sabendo? Deixa que eu faço isso.
– Está me chamando de fraco? Dizendo que sou velho e não presto para mais nada?
– Mas está fraco mesmo... Só estou dizendo a verdade... Também não precisa se zangar à toa.
– Você é muito malcriado, isso sim. Vou contar para seu pai. Ele vai te botar de castigo, você vai ver só. Se não pedir desculpas, já, já, quando ele chegar eu vou contar tudo o que você faz, todo dia.
O menino não queria ir de castigo. Mas não ia pedir desculpas. Ficou quieto, ruminando a raiva. O avô continuava a resmungar.
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 6-8.
GLOSSÁRIO freguês: cliente habitual. ruminar: refletir, cogitar profundamente; pensar e voltar a pensar. resmungar: expressar-se de maneira confusa, entre os dentes, e com mau-humor.
Como você pôde ler, Pepe e o avô brigavam de vez em quando. Um dia, o menino resolveu mandar uma carta para seu José. Como não sabia escrever, pediu ajuda a um escrevedor. Seu avô não sabia ler e recorreu também à ajuda dos escrevedores. Sem saber, os dois pedem auxílio à mesma pessoa, que se torna uma intermediadora do conflito entre neto e avô, auxiliando-os na reconciliação por meio das cartas.
Record number of students gain university places through clearing on A-level results day, figures show
[…]
Some universities are offering cash bonuses, laptops, gym membership and even free flights in an attempt to lure in students.
Several Russell Group universities drastically lowered their offers on Thursday in order to sure up places, with courses normally requiring As and A*s at A-level being offered to students through clearing.
The lifting of student number controls in England in 2015 gave universities free rein to recruit as many undergraduates as they see fit – but the move has led to accusations that they now act like businesses, seeking to maximise their revenue by recruiting as many students as possible.
[…]
Christina Edgar, head of admissions at the University of Sheffield, has said that clearing used to be seen as a shameful process for students who failed to achieve the grades they needed for their first choice university.
[…]
“_____I_____ years ago you would not have seen _____II_____ Russell Group universities or those higher up in the rankings in clearing as they would have filled up their places earlier in the [admissions] cycle,” she said.
TURNER, Camilla. The Telegraph, 18 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2018.
We haven’t seen __________ patience in the traffic jam these days.
much
many
few
a few
lots
Observe os ângulos destacados nas imagens abaixo e classifique cada um deles em reto, agudo, obtuso ou raso.
a) Agudo.
b) Reto.
c) Obtuso.
d) Raso.
Você acha que a escrita é mais importante que a transmissão oral dos conhecimentos? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam o valor de ambos os formatos de contar uma história, sem desvalorizar um ou outro, compreendendo que as diferentes formas de registro estão associadas a diferentes sociedades e/ou contextos.
Old Mama Dot
Born on a Sunday In the kingdom of Asante
Sold on a Monday Into slavery
Ran away on Tuesday Cause she born free
Lost a foot on Wednesday When they catch she
Worked all Thursday Till her head grey
Dropped on Friday Where they burn she
Freed on Saturday In a new century
D’AGUIAR, F. Old Mama Dot. In: BERRY, J. (ed.) News for Babylon: The Chatto book of West Indian-British Poetry, London: Chatto e Windus, 1984, p. 26.
(UEL-PR) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tema central do poema.
A brevidade da vida.
A escravidão.
A morte.
A vida no reino de Asante.
O feminismo.
Pergunte aos seus familiares que profissão eles conhecem que não existia no tempo em que eram crianças. Cite o nome dessa profissão e explique a função dela.
Resposta pessoal. Como exemplos a serem destacados podemos incluir youtubers, blogueiros, desenvolvedores de aplicativos para smartphones.
O convívio de carros e motos no trânsito nem sempre é harmônico, devido à imprudência de quem os conduz e à crescente quantidade de veículos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Para discutir a viabilidade de se proibir a circulação de motos nos corredores que se formam entre as filas de carros nas vias públicas, o jornal Folha de S.Paulo publicou duas análises distintas, que desenvolvem diferentes argumentações que envolvem o direito à vida. Leia o texto para responder a questão a seguir.
Não – Proibir corredor vai matar mais gente
É pura ingenuidade achar que a proibição do tráfego de motocicletas no corredor vá salvar vidas. Qual setor econômico perde com o veículo de duas rodas como principal alternativa de mobilidade urbana?
Na ponta do lápis, o veículo de duas rodas tem menor custo de aquisição e de manutenção, consome menos combustível, polui menos o meio ambiente, ocupa pouco espaço na via pública e não fica parado em congestionamento.
Interessante que há mapeamento de acidentes e mortes no trânsito; todavia, nada se fala das causas. Qual a causa?
Após estudo, Nova Gales do Sul, na Austrália, legalizou o corredor. A Califórnia (EUA) também o fez após constatar, por meio de pesquisa da Universidade de Berkeley, que, dos 6.000 acidentes registrados entre outubro de 2012 e agosto de 2013, apenas 3% envolveram motocicletas no corredor; nos outros 97%, houve abalroamento traseiro (com a motocicleta ora sendo atingida, ora atingindo outro veículo) ou a moto ficou entre dois automóveis, muitas vezes com esmagamento e morte do condutor.
[…]
O veículo de duas rodas tem uma dinâmica muito diferente. O piloto precisa ter visibilidade; ficar atrás de um automóvel prejudica possíveis ações preventivas, como desviar de obstáculos.
É necessário regulamentar o corredor. Afirmo: proibir vai matar mais gente!
GARCIA, André. Proibir corredor vai matar mais gente. Folha de S.Paulo, 21 out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.
As afirmações a seguir constituem sumarizações dos argumentos contrários à proibição de motos nos corredores das vias públicas, apresentados no texto:
I. No segundo parágrafo, as motivações apresentadas para permitir o tráfego em corredores são predominantemente de natureza econômica.
II. Para combater a percepção do risco que motos oferecem ocupando corredores de via, o quarto parágrafo aciona argumentos numéricos e de autoridade.
III. Ao afirmar que proibir motos nos corredores vai matar mais gente, o autor explicita uma possível consequência de os pilotos serem obrigados a ficar atrás dos carros.
É(são) coerente(s) com o sentido original do texto:
apenas I.
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas I e III.
I, II e III.
Escreva as palavras que o professor vai ditar tentando identificar em quais delas não há encontros vocálicos.
pessoa touro roupa louro vassoura cantora dourado mariposa coroa boa
Espera-se que os alunos percebam que não há encontro vocálico apenas em cantora e mariposa.
Leia atentamente o trecho de reportagem abaixo e responda ao que se pede.
Cresce o número de moradores de rua em São Paulo e no Rio de Janeiro
É cada vez maior o número de pessoas que moram nas ruas das duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.
No Centro do Rio de Janeiro [...] Segundo a Prefeitura, o número de moradores de rua triplicou na cidade em três anos e subiu de cinco mil, em 2013, para quase 15 mil em 2016. Muitas dessas pessoas são trabalhadores e outras desempregadas.
[...]
Na capital paulista, há entre 20 mil a 25 mil moradores de rua e 3% são crianças. Enquanto a população de São Paulo cresce, em média, 0,7% ao ano, o número de moradores de rua aumenta 4,1%. [...]
CRESCE o número de moradores de rua em São Paulo e no Rio de Janeiro. G1. 12 jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2018.
a) Em sua opinião, por que tantos indivíduos moram nas ruas das grandes cidades?
b) E quais são as dificuldades encontradas em viver nas ruas?
a) Resposta pessoal. A maioria dessas pessoas não tem um emprego que lhe permita arcar com as despesas de um imóvel.
b) Resposta pessoal. Os alunos poderão citar as dificuldades de fazer a higiene pessoal, de realizar as necessidades fisiológicas e de sobreviver a condições climáticas desfavoráveis.
A ÁGUA NAS MORADIAS
A ÁGUA É UM RECURSO DA NATUREZA MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO DIA A DIA, POIS É UTILIZADA EM MUITAS ATIVIDADES. VOCÊ SABE COMO GERALMENTE ELA CHEGA ÀS TORNEIRAS DOS CÔMODOS NAS MORADIAS? OBSERVE A ILUSTRAÇÃO.
GLOSSÁRIO RECURSO DA NATUREZA: ELEMENTO DA NATUREZA QUE É USADO PELO SER HUMANO EM VÁRIAS ATIVIDADES.
VOCÊ SABE COMO É POSSÍVEL NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA NA SUA CASA?
VEJA OS EXEMPLOS ABAIXO.
AMOS COLORIR: ESCOLHA O DESENHO EM QUE A ÁGUA ESTÁ SENDO UTILIZADA SEM DESPERDÍCIO.
De acordo com o cartaz, quais condições são necessárias para se tornar um doador?
Gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos.
(ESPM-SP) Os dias x de março e 3x de agosto do mesmo ano caem no mesmo dia da semana. O valor de x é:
8
3
4
10
7
Como março tem 31 dias, a partir do dia x desse mês faltam (31 - x) dias para que o mês acabe. Em seguida, passam em sua totalidade os meses de abril, maio, junho e julho, somando 30 + 31 + 30 + 31 = 122 dias. Por fim, mais 3x dias do mês de agosto.
Assim, o total de dias passados entre as datas é de
(31 - x) + 122 + 3x = 2x + 153
Como os dias da semana se repetem a cada 7 dias, temos que o valor de 2x + 153 deve ser um múltiplo de 7. Com x>0 e x<11 , a única possibilidade é x = 4.
(UAM-SP) O quinto termo de uma P.A. é 18 e a soma do nono com o décimo termo vale 72. O primeiro termo dessa P.A. é o número:
2
6
5
4
3
CIENTISTAS DIZEM TER ENCONTRADO ABISMO GIGANTESCO ESCONDIDO SOB O GELO DA ANTÁRTIDA
Segundo especialistas, superfície gelada de área inexplorada do continente pode abrigar sistema de cânions maior que o americano Grand Canyon.
Um vasto e desconhecido sistema de cânions pode estar escondido embaixo das geleiras da Antártida.
Sinais de sua presença foram encontrados nas formações da superfície do continente gelado, em uma região inexplorada chamada Terra da Princesa Elizabeth. Se confirmada, em uma pesquisa geofísica formal que está em andamento, a rede sinuosa de cânions teria cerca de mil quilômetros de comprimento e, em alguns trechos, até 1 km de profundidade.
Essas dimensões fariam da formação algo maior que o famoso Grand Canyon, nos Estados Unidos.
[...]
Há ainda suspeitas de que a rede de cânions seja conectada a um lago subglacial, também desconhecido, que cobriria uma área de até 1,25 mil quilômetros quadrados.
A interpretação inicial que aponta a existência do sistema de cânions é baseada em informações de radar, colhidas em dois locais.
Esses radares conseguem ver através das camadas de gelo, chegando à camada de rochas abaixo delas.
[...]
Quando o rastreamento estiver completo, os pesquisadores terão uma visão abrangente de como a paisagem da Antártida realmente é debaixo de todo o gelo.
Esse conhecimento é fundamental para tentar entender como o continente gelado pode reagir em um mundo mais quente, por exemplo.
G1. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2018.
Você já sabe o que são cânions? Conheceu algum?
Resposta pessoal.
Rascunho
Comece a fazer o esboço de sua resenha no caderno, seguindo estas orientações:
• Resuma a história sem contar o final. Apenas sugira como os fatos vão se desenrolar.
• Depois, escreva a avaliação do filme. Destaque os pontos positivos e negativos que você percebeu. Lembre-se de que você vai recomendar ou não o filme, e os adjetivos são importantes para deixar isso bem claro.
• Ao final, não se esqueça de incluir os dados da ficha técnica do filme: título em português e no idioma original, nome do diretor, local e ano de produção, gênero, produtora e duração.
COMPLETE O QUADRO COM AS FICHAS DO MATERIAL COMPLEMENTAR 1, NA PÁGINA 169, PARA MOSTRAR O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CADA MOMENTO DO DIA. DESTAQUE E COLE ABAIXO.
Respostas pessoais.
O que são os griôs? Qual é a importância deles?
São transmissores orais de conhecimento na África que, através de músicas, histórias, poemas, etc., ajudam na preservação da memória de seus povos.
Quem costuma contar histórias para você?
As respostas são pessoais, mas o intuito é incitar uma discussão sobre as diferentes formas de apresentar uma história. Ao longo da abordagem do módulo, é preciso ter cuidado ao trabalhar a questão da dificuldade de transpor histórias no papel – para muitas sociedades, não se trata de uma questão de incapacidade do contador de histórias, mas de uma crença e uma tradição em se contar as histórias e compartilhar um momento com pessoas queridas, um momento de aprendizado e um contexto que, para essas sociedades, se perde ao se adotar o papel. Assim, não é só uma questão de alfabetização ou de incapacidade autoral, mas de valores culturais.
Que impressão a imagem acima passa a você?
As respostas são pessoais, mas a ideia é que os alunos percebam que a foto mostra jovens observando atentamente a fala de uma mulher, que parece estar contando algo importante, fora do ambiente de uma sala de aula tradicional.
[…] A “religião” desse grupo está fundamentada na “palavra”, cujo termo que a designa em guarani (ñe’e, ayvu e ã) pode significar também voz, fala, linguagem, idioma, alma, nome, vida, personalidade e origem.
Esta palavra está presente no sujeito desde o nascimento. A gravidez, para os indígenas, é entendida como resultado de um sonho e, ao nascer, o corpo da criança é possuído pela “palavra” (oñemboapyka) que dá a vida a essa criança e a torna humana. Esta mesma palavra é “invocada” ao se nomear uma criança, e isto determinará a sua personalidade e a identificação com o grupo familiar. […]
COELHO, Luciana Lopes; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A palavra e a fala como constituidores do sujeito na cultura guarani: infuências nas concepções sobre a surdez. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2018.
No Novo Testamento, mais especificamente no Evangelho segundo São João, afirma-se: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.”
Essa passagem bíblica se aproxima ou se afasta da ideia da “palavra-alma” dos Guarani? Explique sua resposta.
Aproxima-se. Ao dizer que, no princípio, “era o Verbo”, o texto sugere que tudo começou com a palavra, da mesma forma que, para os Guarani, a palavra é alma, vida, origem. Assim, o conceito de linguagem se mistura à própria ideia de divindade.
É possível afirmar que o número de profissões que existem nas cidades é baixo?
Não, pois a população urbana se concentra nos setores secundário e terciário da economia, que englobam grande variedade de profissões.
A palavra ideologia foi usada, pela primeira vez, em 1823, vinda do francês. O termo foi criado pelo filósofo Destutt de Tracy (1754-1836), ainda no final do século XVIII, para designar a “ciência dos fenômenos mentais”, mas acabou sendo usado com outras conotações ao longo da história.
Napoleão Bonaparte, por exemplo, chegou a fazer um discurso em 1812 em que condenava seus opositores, chamando-os de “ideólogos” e dizendo que eles tinham uma visão falsa, equivocada, distorcida, ilusória da realidade francesa.
Um pouco mais tarde, Émile Durkheim (1858-1917), um dos fundadores da Sociologia moderna, vai em direção parecida, afirmando, em As regras do método sociológico, que todas as ciências passam por uma fase ideológica, em que “conceitos grosseiramente formados” se sobrepunham à observação, à descrição e à comparação das “coisas”.
Os três sentidos atribuídos à palavra ideologia no texto (por Destutt de Tracy, Napoleão Bonaparte e Émile Durkheim) confirmam que a linguagem é uma forma de compreender a realidade. Sabendo disso, responda:
a) Qual dos três sentidos é mais positivo? Por quê?
b) É possível relacionar inequivocamente o uso de certo vocábulo a determinada visão de mundo?
Explique sua resposta.
a) O de Destutt de Tracy, que associa ideologia à “ciência dos fenômenos mentais”. Dessa forma, o filósofo francês dá ao termo uma dimensão científica, ao contrário de Napoleão e Durkheim.
b) Não, ao contrário. Como o termo ideologia pode assumir variados sentidos, tem-se um exemplo de que a relação entre determinado vocábulo e uma dada corrente discursiva não é unívoca.
Contorne os encontros vocálicos das palavras a seguir e, depois, classifique-os de acordo com a legenda.
POR QUAIS DIFICULDADES VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PASSAM?
Resposta pessoal. Exposição às condições de tempo (como muito frio ou muito calor), falta de segurança, comida, espaço e recursos (como água) para realizar a higiene corporal, entre outros problemas. Os alunos também podem mencionar a dificuldade de encontrar um trabalho.
OBSERVE OS TRÊS PRATOS A SEGUIR E MARQUE UM X NAQUELES QUE NÃO APRESENTAM UMA REFEIÇÃO BALANCEADA.
• Uma mulher pode gerar, de modo natural, um filho por conta própria ou ela precisa da participação de um homem?
Uma mulher não pode gerar, de modo natural, filhos sem a junção da célula sexual masculina (espermatozoide) com a célula sexual feminina (óvulo).
(Unicamp-SP) Dois anos atrás certo carro valia R$ 50000,00 e atualmente vale R$ 32 000,00. Supondo que o valor do carro decresça a uma taxa anual constante, daqui a um ano o valor do carro será igual a
R$ 25 600,00.
R$ 24 400,00.
R$ 23 000,00.
R$ 18 000,00.
Leia a citação de Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952) e marque a alternativa correta.
Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.
O substantivo homem é derivado.
O substantivo homem é primitivo.
Os substantivos animal e vegetal são derivados da mesma palavra.
Não há substantivo primitivo na citação.
PODEMOS COMER UMA FRUTA SEM LAVÁ-LA SÓ PORQUE ELA FOI COLHIDA NO PÉ?
É preciso lavar a fruta. Converse com os alunos de modo a buscar razões para a resposta. No caso exposto, mesmo estando em ambiente natural, a fruta recebe elementos químicos, e animais pequenos e microrganismos podem ter deixado resíduos no alimento.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas