Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Biologia - Capítulo 16 - Fisiologia da excreção - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFTM-MG) Um animal que apresenta sistema excretor, ausência de sistema cardiovascular e é triblástico pertence aos grupos dos



( a )

cnidários e anelídeos.

( b )

moluscos e equinodermos.

( c )

platelmintos e nematelmintos. 

( d )

platelmintos, nematelmintos e anelídeos. 

( e )

anelídeos, moluscos e equinodermos.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 18 - Sistema endócrino - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Cesgranrio-RJ) Numere os hormônios de acordo com os sítios onde são liberados:

COLUNA 1

1) Pâncreas 2) Suprarrenal 3) Hipófise 4) Tireoide 5) Rim

COLUNA 2

(   ) Insulina (   ) Hormônio do crescimento (   ) Hormônio tireotrófico (   ) Aldosterona (   ) Adrenalina



( a )

1 – 5 – 2 – 2 – 4. 

( b )

2 – 3 – 2 – 2 – 5. 

( c )

4 – 1 – 3 – 3 – 3. 

( d )

1 – 3 – 4 – 3 – 2. 

( e )

1 – 3 – 3 – 2 – 2.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 12 - Agropecuária no Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFSC) Sobre o agronegócio brasileiro, é correto afirmar que:



( a )

no centro-sul, grande parcela das lavouras está inserida no processo da industrialização, em que todas as etapas da produção são controladas pela indústria.

( b )

o agronegócio envolve vários setores, como agricultura de subsistência e de plantation, onde são empregados somente capitais transnacionais.

( c )

como o consumo dos alimentos orgânicos concentra-se no público de menor poder aquisitivo, o preço baixo não representa obstáculo.

( d )

devido às condições desfavoráveis de clima e solo, a cada ano que passa, a participação do agronegócio nas exportações brasileiras vem diminuindo cada vez mais.

( e )

nas últimas décadas, as elevadas amplitudes térmicas e a baixa pluviosidade favoreceram a expansão do cultivo da cana-de-açúcar nas áreas da floresta equatorial, ou seja, na região Norte.

Resposta:

A produção agropecuária do centro-sul brasileiro apresentou intensa modernização associada ao agronegócio, envolvendo não apenas o cultivo, mas incorporando também diferentes etapas da produção relacionadas a atividades que o antecedem, como o desenvolvimento de pesquisas, a elaboração de tecnologias rurais (adubos, máquinas, insumos, rações e sementes, etc.) e o processamento e a distribuição dos produtos agrícolas.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 6 - Vermes e verminoses - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uesc)

As espécies do gênero Schistosoma que afetam o homem chegaram às Américas durante o tráfico de escravos (S. mansoni) e com os imigrantes orientais e asiáticos (S. haematobium e S. japonicum). Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermediários e pelas condições ambientais semelhantes às da região de origem.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 10. ed. São Paulo: Atheneu, 2002. p. 175.

Considerando-se as informações apresentadas a respeito da biologia desse parasita, é correto afirmar:



( a )

O S. mansoni encontrou, no Brasil, uma nova espécie de hospedeiro definitivo, que permitiu uma boa adaptação desses vermes ao novo ambiente. 

( b )

As cercárias maduras penetram ativamente no caramujo para que possam completar seu estágio de desenvolvimento. 

( c )

A presença de caramujos da família dos planorbídeos é essencial para que o miracídio complete seu ciclo de desenvolvimento por um processo sexuado de reprodução.

( d )

A ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do parasita é a principal forma de contágio de seres humanos para esse tipo de verminose. 

( e )

A construção de instalações sanitárias nas moradias para evitar que os ovos do esquistossoma contaminem rios e lagos é considerada como uma medida profilática adequada para essa endemia.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 9 - Text Comprehension; Additions to Remarks - Exercícios - BY NC 3.0BR

In the fragment “... the cost of their American or German competitors.” , the word their refers to: 



( a )

pay and protest. 

( b )

China’s manufacturing workers. 

( c )

China’s economic miracle. 

( d )

the world economy. 

( e )

a small fraction. 

Questão 02 - História - Capítulo 14 - O período entreguerras (1918-1939) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS) Considerando a crise do capitalismo liberal nos Estados Unidos, nas décadas de 1920 e 1930, é possível afirmar: 



( a )

a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o fato gerador da crise de superprodução da economia norte-americana. 

( b )

a produção industrial mantida num patamar elevado, sem que houvesse mercado consumidor, foi o elemento desencadeador da crise.

( c )

o crescimento econômico dos anos 1920 aparelhou a agricultura e a indústria dos Estados Unidos, para enfrentar as crises decorrentes da retração do mercado.

( d )

a Bolsa de Valores de Nova York, ao longo da década de 1920, pautou seus negócios com objetividade, sem permitir especulações com o valor das ações. 

( e )

a aspiração por enriquecimento rápido e fácil, comum na sociedade dos Estados Unidos, não colaborou para a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 7 - Funções do pronome se: papel argumentativo - Exercícios - BY NC 3.0BR

Na frase “Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito?”, extraída de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, os dois termos destacados funcionam, respectivamente, como:



( a )

partícula apassivadora e objeto direto. 

( b )

partícula apassivadora e sujeito.

( c )

índice de indeterminação do sujeito e sujeito.

( d )

índice de indeterminação do sujeito e objeto direto.

( e )

sujeito e objeto direto.

Questão 02 - Química - Capítulo 5 - Estudos dos compostos de carbono - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) A fermentação de resíduos orgânicos, pela ação de bactérias, pode produzir o gás do lixo (CH4). Qual das alternativas apresenta somente resíduos orgânicos?



( a )

sobras de comida, vaso de barro, jornais e revistas.

( b )

fezes, latas de refrigerante, jornais e revistas.

( c )

sacos plásticos, pregos, bagaço de cana.

( d )

cacos de vidro, restos de comida, casca de frutas.

( e )

bagaço de cana, casca de frutas, fezes.

Questão 02 - História - Módulo 2 - A organização do tempo e o estudo da História - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

O tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitarem a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. Dessa forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da Lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “o quanto de tempo” se passou. Na verdade, os critérios para essa operação são diversos.

SOUSA, Rainer. Tempo cronológico e tempo histórico. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 9 jul. 2019. 

A respeito da criação dos calendários, é correto afirmar: 



( a )

Apesar da existência de vários calendários, para a humanidade existe um que é universal: o calendário judaico.

( b )

Foram criados sem nenhuma referência à natureza, apenas por meio da inteligência e da imaginação humana. 

( c )

Os povos antigos utilizaram os fenômenos da natureza para orientá-los no cálculo da passagem do tempo. 

( d )

Os seres humanos usavam como única referência para a contagem do tempo os movimentos do Sol e da Lua.

Resposta:

Alternativa c.

De acordo com o que foi estudado no módulo, não existe somente um calendário. Cada sociedade conta o tempo de uma forma e utiliza elementos diferentes que auxiliam na organização da passagem do tempo. Os calendários se organizaram com base em elementos da natureza. Além dos movimentos do Sol e da Lua, havia outros fatores que possibilitavam perceber a passagem do tempo: as estações do ano, as cheias dos rios, as colheitas.

Questão 02 - História - Módulo 1 - O que é e para que serve a História? - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho e, em seguida, responda.

Nos chamados “filmes históricos”, temos um problema específico, porque eles podem misturar livremente realidade e ficção. Por ser uma expressão artística, o filme pode se valer da imaginação para produzir “sua” história. O filme pode reafirmar clichês, desconstruir ou criar novas memórias, mesclando realidade e ficção sem grandes transtornos.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009. p. 128.

A relação entre História e ficção é complexa, pois, enquanto a História representa fatos que realmente ocorreram, a ficção é baseada, principalmente, na imaginação. Por isso, é correto afirmar que: 



( a )

apenas a História ensina às pessoas sobre o passado.

( b )

é preciso ter cuidado para não confundir História com ficção. 

( c )

não é possível aprender sobre a História por meio dos filmes.

( d )

os filmes retratam fielmente o que aconteceu no passado. 

Resposta:

Alternativa b

Apesar de as histórias de ficção despertarem interesses sobre determinados assuntos, nós não devemos entender que essas narrativas representam os estudos históricos. Em obras de ficção o autor não tem o compromisso de seguir fielmente o conhecimento produzido pelos historiadores. Não somente a ciência da História pode ensinar sobre o passado; relatos de pessoas que vivenciaram certas experiências também servem para compreendermos o tempo passado.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Números primos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a tirinha abaixo.

Em Matemática, um número natural é classificado como perfeito quando é igual à soma de seus divisores próprios. Os divisores próprios de um número são todos os seus divisores, exceto o próprio número. Por exemplo, os divisores próprios de 6 são 1, 2 e 3.

Na tirinha acima, o espelho listou três números perfeitos, tendo sido um algarismo de um deles encoberto pelo (  ). Que número perfeito teve seu algarismo encoberto?  

Resposta:

Sabemos que o algarismo das dezenas é 2. Precisamos descobrir o algarismo das unidades. Analisando os divisores próprios dos números 20 a 29, obtemos:

D(20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20} → 1 + 2 + 4 + 5 + 10 = 22 ≠  20

D(21) = {1, 3, 7, 21} → 1 + 3 + 7 = 11 ≠ 21

D(22) = {1, 2, 11, 22} → 1 + 2 + 11 = 14 ≠ 22

D(23) = {1, 23} → 1 ≠ 23

D(24) = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24} →  1 + 2 + 3 + 4 + 6 + 8 + 12 = 36 ≠ 24

D(25) = {1, 5, 25} → 1 + 5 = 6 ≠ 25

D(26) = {1, 2, 13, 26} → 1 + 2 + 13 = 16 ≠ 26

D(27) = {1, 3, 9, 27} → 1 + 3 + 9 = 13 ≠ 27

D(28) = {1, 2, 4, 7, 14, 28} → 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28

D(29) = {1, 29} → 1 ≠ 29

Portanto, 28 é um número perfeito e foi ele que teve seu algarismo encoberto.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Múltiplos e divisores de um número natural - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

No mês de agosto, Taís praticou boxe nos dias múltiplos de 3 e natação nos dias múltiplos de 4. Em quais dias ela praticou ambos os esportes?

Resposta:

Precisamos listar os múltiplos de 3 e os múltiplos de 4 que vão de 1 até 31:

M(3): 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30.

M(4): 4, 8, 12, 16, 20, 24 e 28.

Comparando as listas, concluímos que ela praticou ambos os esportes nos dias 12 e 24 de agosto.

(Outra maneira de resolver esse exercício é considerar que, para ser múltiplo de 3 e de 4, simultaneamente, o número precisa ser múltiplo de 12.)

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Números naturais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em um quadrado mágico, a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal é sempre a mesma. Utilizando apenas os números naturais de 1 a 9 para preencher o quadrado mágico, sem repeti-los, determine o valor da posição D.



( a )

( b )

( c )

( d )

2

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Potenciação e radiciação com números naturais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A figura mostra uma sequência de quadrados compostos de quadradinhos. Mantendo o mesmo padrão de crescimento, quantos quadradinhos terá o 10º quadrado dessa sequência?



( a )

20 

( b )

64 

( c )

81 

( d )

100

Questão 02 - História - Módulo 6 - O povoamento da América - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

Uma outra teoria brasileira sobre a ocupação da América, bem mais polêmica, foi proposta pela arqueóloga Niède Guidon, com base em suas descobertas em vários sítios arqueológicos na região do município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. Segundo ela, o homem chegou à região há mais de 100 mil anos, vindo diretamente da África pelo Atlântico. Niède também considera que, nessa época, o planeta estava num período glacial, com o mar 120 metros abaixo do nível atual. “O número de ilhas entre a costa euro-africana e a costa sul-americana era bem maior”, diz. “Além disso, as correntes marítimas favoreciam a passagem para leste, para o Caribe e para o litoral norte do Brasil.

SILVEIRA, Evanildo da. Antes de Colombo. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

Identifique no texto duas hipóteses existentes na teoria brasileira sobre a ocupação da América, defendida pela arqueóloga Niède Guidon.

Resposta:

O povoamento da América é anterior a 100 mil anos AP, e os primeiros agrupamentos humanos chegaram ao continente pelo oceano Atlântico em embarcações vindas da África.

Questão 02 - Física - Unidade 7 - Capítulo 3 - Calculando as quantidades de calor trocadas entre corpos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Para manter a “máquina humana“ em funcionamento, sem exagerados esforços físicos ou mentais, a potência utilizada é da ordem de 100 W. Considerando que 1 cal = 4 J, qual é o valor aproximado da quantidade de energia diária que devemos obter a partir de alimentos, para manter nossa “máquina” em funcionamento normal?



( a )

2 milhões de calorias

( b )

2 mil calorias

( c )

200 calorias

( d )

20 calorias

( e )

2 calorias​

Questão 02 - Química - Capítulo 6 - Petróleo e nomenclatura de hidrocarbonetos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Quando ocorre um vazamento de petróleo no mar, forma-se uma mancha escura sobre a superfície da água. O que você pode concluir sobre sua densidade em relação à da água do mar?

Resposta:

O petróleo é menos denso do que a água do mar.

Questão 02 - Matemática - Unidade 8 - Capítulo 4 - Equações e inequações trigonométricas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em ℝ, o conjunto solução da equação sen x = sen é



( a )

( b )

 

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Unidade 5 - Capítulo 5 - Energia potencial elétrica e diferença de potencial - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em um filamento de uma lâmpada incandescente, no qual é aplicada uma diferença de potencial, 20 • 1018 elétrons atravessam uma determinada seção transversal do fio em 3,2 s. Considerando-se que a carga elementar é e = 1,6 • 10-19 C, pede-se:

a) Determine a quantidade de carga que atravessa a seção transversal citada.

b) Considerando-se que a diferença de potencial nos terminais do filamento seja de +100 V, calcule a quantidade de energia elétrica transformada.

c) Identifique a(s) modalidade(s) em que a energia elétrica foi transformada.

d) Determine a potência da lâmpada.

Resposta:

a) Δq = 3,2 C

b) ΔE = 320 J

c) No caso da lâmpada incandescente, a energia elétrica foi transformada, predominantemente, em energia luminosa e em energia térmica.

d) P = 100 W

Questão 02 - História - Capítulo 11 - Conflitos do século XX: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos citar:



( a )

a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

( b )

o conflito étnico entre sérvios e croatas na região da antiga Iugoslávia. 

( c )

o confronto entre Áustria e Hungria pelo controle dos Bálcãs.

( d )

a disputa comercial e industrial entre Inglaterra e Alemanha. 

( e )

a invasão da Polônia pelas tropas da Alemanha.

Questão 02 - Química - Capítulo 2 - Oxirredução - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) Nas latinhas de refrigerante, o elemento alumínio (número atômico 13) está presente na forma metálica e, na pedra-ume, está presente na forma de cátions trivalentes. Logo, as cargas elétricas relativas do alumínio nas latinhas e na pedra-ume são, respectivamente,



( a )

3- e 3+ 

( b )

3- e 0 

( c )

0 e 3+ 

( d )

3+ e 0 

( e )

3+ e 3-

Questão 02 - Biologia - Capítulo 15 - Fisiologia da respiração - Exercícios - BY NC 3.0BR

As trocas gasosas podem ser feitas por:



( a )

osmose em brânquias de animais que vivem em ambientes aquáticos. 

( b )

transporte ativo em animais que respiram por pulmões, mas vivem na água. 

( c )

difusão em animais que não possuem sistema respiratório como os insetos. 

( d )

osmose em animais aquáticos que respiram tanto por brânquias quanto por pulmões. 

( e )

difusão em animais que respiram pela pele como minhocas e sapos.

Questão 02 - História - Módulo 2 - A organização do tempo e o estudo da História - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

O tempo histórico [...] está associado à ação social e política, a homens concretos que agem e sofrem consequências de ações, a suas instituições e organizações. Todos eles, homens e instituições, têm formas próprias de ação e consecução que lhes são imanentes e que possuem um ritmo temporal próprio.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC- Rio, 2006. p. 14.

Consecução: execução, realização.

Imanente: que faz parte, de modo inseparável, da essência de um ser ou objeto; inerente.

Retire do texto o fragmento que representa a relação entre os seres humanos e o tempo.

Resposta:

Essa relação está expressa em: “O tempo histórico [...] estáassociado à ação social e política, a homens concretos que agem esofrem consequências de ações, a suas instituições e organizações”.

Questão 02 - História - Módulo 1 - O que é e para que serve a História? - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho e, em seguida, responda à pergunta.

O que é preciso fazer é uma história que, mesmo estudando o passado mais remoto, faça-o para compreender a realidade presente. Fazer uma história do presente não é, portanto, escrever sobre o presente, mas sobre indagações e problemas contemporâneos ao historiador.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história.  São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 52. 

De acordo com a autora, qual deve ser a relação entre história e presente?

Resposta:

A autora defende que o estudo da História se faz com base em questionamentos e problemas do presente. Dessa forma, a compreensão da realidade ocorre por uma espécie de diálogo entre o presente e o passado. 

Questão 02 - História - Módulo 2 - A organização do tempo e o estudo da História - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Com que objetivo os seres humanos criaram as linhas do tempo?

Resposta:

O objetivo foi estabelecer a relação entre o tempo histórico e o tempo cronológico ao registrar os acontecimentos mais significativosde uma sociedade. Além disso, estabelecer a contagem do tempo de acordo com os episódios mais importantes para ela.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Múltiplos e divisores de um número natural - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere a tabela abaixo para responder à questão 2

Em uma escola, há um total de 120 alunos em todas as turmas de 6° ano. Sabendo que o professor de Educação Física deseja montar times com esses alunos, conforme a tabela acima, para disputar um torneio em cada uma das modalidades, em qual delas haverá sobra de alunos na formação dos times?



( a )

Basquete.

( b )

Futebol de salão.

( c )

Handebol.

( d )

Voleibol.

Resposta:

Como 120 é divisível por 5 e por 6, mas não é divisível por 7, a única modalidade em que haverá sobra de alunos na formação dos times é o handebol. Portanto, alternativa c.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Potenciação e radiciação com números naturais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Escreva as potências de base e expoente indicados e, depois, calcule.

a) Base 4 e expoente 5

b) Base 2 e expoente 3

c) Base 6 e expoente 2

Resposta:

a) 45 = 1 024

b) 23 = 8

c) 62 = 36

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Números naturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Utilizando os algarismos 2, 7 e 9, determine em ordem crescente todos os números naturais de três algarismos diferentes que podem ser escritos.

Resposta:

279, 297, 729,792, 927 e 972.

Questão 02 - História - Módulo 5 - O Período Neolítico, a formação das primeiras cidades e a Mesopotâmia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir.

Quais foram os primeiros animais a serem domesticados?

Provavelmente, foram os lobos asiáticos, ancestrais dos cães domésticos que conhecemos hoje. Lobos e seres humanos teriam vivido lado a lado durante muito tempo e os restos encontrados indicam que a domesticação começou por volta de 12 000 anos atrás, no sudoeste da Ásia, na China e na América do Norte. “Esse processo teve profunda influência no desenvolvimento da economia e da estratificação social dos primeiros grupos humanos, levando ao surgimento das primeiras sociedades estáveis”, diz o biólogo e fisiologista americano Jared Diamond, da Universidade da Califórnia. Essa teoria leva em conta que durante o longo trabalho de domesticação ocorreram algumas alterações no físico do lobo.

O crânio foi reduzido, as mandíbulas ficaram mais curtas e os dentes também, enquanto, gradativamente, o pelo mudava de cor, resultado das alterações em sua alimentação. Há também quem defenda a ideia de que os verdadeiros ancestrais do cão tenham sido as hienas ou os chacais, mas faltam evidências nos campos da arqueologia ou da genética.

MUNDO Estranho. Quais foram os primeiros animais a serem domesticados? Mundo Estranho (on-line), 19 ago. 2016. São Paulo: Abril. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

De acordo com o trecho, podemos afirmar que:



( a )

os lobos, provavelmente, foram os primeiros animais a serem domesticados.

( b )

lobos e seres humanos não viveram na mesma época.

( c )

a domesticação de animais não alterou a vida das sociedades humanas.

( d )

os lobos permaneceram fisicamente iguais a seus antepassados.

Resposta:

De acordo com o texto, os lobos asiáticos foram os primeiros animais a serem domesticados. “Provavelmente, foram os lobos asiáticos, ancestrais dos cães domésticos que conhecemos hoje.”

Questão 02 - História - Módulo 5 - O Período Neolítico, a formação das primeiras cidades e a Mesopotâmia - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a reportagem a seguir.

A velha dor de quem trabalha

Homens pré-históricos já sofriam de doenças causadas pelo trabalho

Quando o homem começou a ganhar o pão de cada dia com o suor de seu rosto, ao tornar-se agricultor, passou a ter mais pão do que seus primos coletores e caçadores nômades. Mas como todo problema resolvido parece ser o começo de outro, aqueles primeiros lavradores de 10 mil anos atrás tornaram-se também os primeiros portadores de doenças do trabalho. Pesquisadores ingleses, examinando ossos encontrados na Síria, verificaram que muitos dos habitantes da região do Período Neolítico tinham dedos e cotovelos seriamente danificados, além de traços de artrite nos joelhos e na coluna.

A pesquisadora Theya Molleson, do Museu Britânico de História Natural, atribui esses problemas às condições de trabalho na época: “O método para moer os cereais era um sacrifício. As pessoas se ajoelhavam, curvando os dedos dos pés e arrastando-se para frente sobre um moedor natural”. [...]

SUPERINTERESSANTE. A velha dor de quem trabalha. São Paulo, 30 nov. 1989. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

De acordo com o texto, quais eram as consequências da atividade agrícola, já no Período Neolítico?

Resposta:

As doenças do trabalho por causa do esforço para realizar as atividades agrícolas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas