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(Uece) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – possui dentre as suas atribuições a criação de Unidades de Conservação. Unidade de Conservação é definida como
um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
uma área ou parcela do território delimitada e regulamentada por legislação específica com o objetivo exclusivo de garantir a preservação de espécies animais ameaçadas de extinção.
uma área federal de competência exclusiva da União, delimitada por legislação específica, destinada primordialmente à proteção e conservação de nascentes.
o conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção, a longo prazo, das espécies, habitat e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
As Unidades de Conservação correspondem às áreas de preservação e proteção ambiental com características naturais relevantes.
(UFSM-RS) Observe a figura:
O Brasil é referência internacional de Estado costeiro pelo estabelecimento de políticas para Mar e Zona Costeira. Num cenário de uma gestão integrada de zona costeira, a sequência de figuras indica
I. uma visão do planejamento como instrumento de gestão, de modo a preservar, de forma sustentável, os atributos ambientais e paisagísticos em zonas costeiras e marinhas.
II. o diagnóstico em um cenário atual em A; uma tendência de pressão pelo uso e ocupação em B; um cenário a partir de um plano de intervenção e ordenamento territorial em C.
III. a manutenção de paradigmas de uma rotina de ações que buscam reagir ou consertar problemas imediatos e recorrentes nessa interface de áreas costeiras e marinhas.
Está(ão) correta(s)
apenas I.
apenas I e II.
apenas III.
apenas II e III.
I, II e III.
O item III está incorreto pois o planejamento de zonas costeiras deve prever o processo de ocupação desse espaço, minimizando possíveis impactos que possam surgir devido a ação antrópica.
(Uerj) Duas carretas idênticas, A e B, trafegam com velocidade de 50 km/h e 70 km/h, respectivamente.
Admita que as massas dos motoristas e dos combustíveis são desprezíveis e que EA é a energia cinética da carreta A e EB a da carreta B.
A razão equivale a:
No reino animal existem formas de vida bastante variadas tanto no que diz respeito aos ambientes ocupados quanto por sua forma corporal, tamanho, cores, etc. Alguns animais podem até ser fixos, como as esponjas,
nas quais o ósculo corresponde à boca, pois leva os alimentos para a cavidade digestiva.
que são predominantemente marinhas, mas podem ser encontradas em ambiente terrestre úmido.
que, sendo o primeiro filo do reino animal, apresentam o sistema nervoso mais simples que se conhece.
que, embora pertençam ao reino animal e possuam células especializadas, não apresentam tecidos.
que não são consideradas animais filtradores, pois a água que sai de seu interior ainda possui partículas em suspensão.
(Cefet-MG) O trabalho realizado em um ciclo térmico fechado é igual a 100 J e o calor envolvido nas trocas térmicas é igual a 1 000 J e 900 J, respectivamente, com fontes quente e fria. A partir da primeira lei da Termodinâmica, a variação da energia interna nesse ciclo térmico, em joules, é
0.
100.
800.
900.
1 000.
A forma de governo do Brasil é:
república.
monarquia.
império.
ditadura.
Observe atentamente as imagens abaixo e assinale aquela que contenha apenas elementos naturais.
Comente que as plantações e as estradas são elementos culturais, pois são produzidas pela ação do ser humano, que modifica a paisagem natural que havia no meio ambiente.
Releia a proposta de redação e redija o texto de acordo com as instruções apresentadas.
(FCMSCSP)
Texto I
Pós-verdade. Este não chega a ser um termo novo. Tem uma década, pelo menos. Mas nos últimos tempos seu uso passou a ser mais frequente em artigos acadêmicos, nos jornais e, finalmente, nas ruas. Então, em 2016, o Dicionário de Oxford escolheu este termo como a palavra do ano. Pela definição do dicionário, significa “algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou às crenças pessoais”. Em outros termos: a verdade perdeu o valor. Não nos guiamos mais pelos fatos. Mas pelo que escolhemos ou queremos acreditar que é a verdade.
A palavra se tornou recorrente depois da surpresa do Brexit e da eleição presidencial nos Estados Unidos. Mas pode perfeitamente ser aplicada ao nosso momento político. Para o jornalismo, é uma má notícia. O terreno da internet tem se revelado fértil para a propagação de mentiras – sempre interessadas.
Levamos tanto tempo para estabelecer uma visão “científica” dos fatos, construir a isenção do jornalista, a independência editorial e, de repente, vemos que o debate político se dá entre “socos e pontapés”. A pós- -verdade arrasta o jornalismo, a política, a justiça, a economia, a nossa vida pessoal...
(Luiz Cláudio Latgé. “O mundo pós-verdade”. http://oglobo.globo.com, 23.11.2016. Adaptado.)
Texto II
Notícias falsas sempre circularam, sobretudo nos estratos menos expostos ao tradicional jornalismo e a outras formas de conhecimento verificável. A novidade é que as redes sociais da internet se mostram o veículo ideal para a difusão dessas notícias. Não apenas estapafúrdias, como seria de esperar, mas às vezes inventadas de modo a favorecer interesses e prejudicar adversários. A circulação instantânea, própria desse meio, propicia a formação de ondas de credulidade. Estimuladas pelos algoritmos das empresas que integram o oligopólio da internet, essas ondas conferem escala e ritmo inéditos à tradicional circulação de boatos. Dado que as pessoas, nas redes sociais, tendem a se agregar por afinidade de crenças, não é difícil que os rumores se disseminem sem ser confrontados por crítica ou contraponto.
O melhor antídoto contra as falsidades apresentadas como jornalismo é a prática do bom jornalismo, comprometido com a veracidade dos fatos que relata e com a pluralidade de pontos de vista no que concerne às questões controversas. Numa reportagem que serve como exemplo de jornalismo bem realizado, esse ano um repórter comprovou que existem no Brasil sites dedicados à exploração comercial de notícias falsas ou distorcidas. Embora haja remédios legais para reparar os excessos, a maioria dos casos passará despercebida no ruído incessante da internet.
O fenômeno se associa de modo preocupante à política. Exemplo máximo dessa maré é o presidente norte-americano, Donald Trump, que move campanha obstinada contra os veículos dedicados ao jornalismo profissional. Bastaria isto para ressaltar a que tipo de interesses convém a confusão entre notícia e falsidade. No Brasil, guerras contra a imprensa são antigo costume de pessoas que não querem prestar contas de seus atos.
(“Mentiras em rede”. www.folha.uol.com.br, 26.02.2017. Adaptado.)
Texto III
Na tese do jornalismo tradicional de todos os países, a “pós-verdade” disseminou-se por culpa da internet e das redes sociais. De acordo com a revista britânica The Economist, “a fragmentação das fontes noticiosas criou um mundo em que mentiras, rumores e fofocas se espalham com velocidade alarmante. Mentiras compartilhadas on-line, em redes cujos integrantes confiam mais uns nos outros do que em qualquer órgão tradicional de imprensa, rapidamente ganham aparência de verdade.”
É uma visão confortável que relativiza, quando não omite totalmente, a responsabilidade da própria imprensa na eclosão do fenômeno. “Os indivíduos e os veículos que mais alertam contra os perigos das ‘falsas notícias’ e da ‘política da pós-verdade’ são os maiores disseminadores delas”, resume o jornalista inglês Neil Clark. O máximo que esses veículos admitem é que alguns mecanismos do jornalismo que praticam não funcionam. “A busca da ‘imparcialidade’ na veiculação de notícias com frequência cria um falso equilíbrio, à custa da verdade”, afirma The Economist. Expostos a um jornalismo que cultiva o pensamento único, os brasileiros, por exemplo, não encontram uma segunda opinião para acreditar, visto que a prática basilar do jornalismo, de sempre ouvir o “outro lado” nos assuntos apurados, faz tempo que entrou em desuso por aqui. Não é pelo excesso de versões, portanto, senão pelo seu exato oposto, que a opinião pública nacional desacredita dos fatos e se nutre de factoides imaginários, cevados na ignorância e no preconceito.
A “pós-verdade” talvez expresse, no plano do jornalismo, a mesma perda de credibilidade que afeta a política. Uma imprensa que se acredita “a serviço do Brasil” padece hoje da desconfiança do público, que sabe que essa imprensa lê o mundo pela ótica estrita de seus interesses e que são eles que definem as notícias, não a importância dos fatos. O cidadão comum posiciona-se sobre um terreno movediço de informações, cada vez mais instável, e precisa angustiadamente da segurança das certezas. À era da “pós-verdade”, portanto, corresponde um “pós-jornalismo”, que não mais duvida, pergunta, reflete e busca interpretar a complexidade do mundo, mas que afirma categoricamente, sentencia, reitera, constrói a realidade conforme os lobbies que faz ou defende. Na balbúrdia da vida digital, no caos informativo das redes sociais, ele é apenas uma fonte a mais de “convicções”, não uma bússola para a informação confiável. Mas, prepotente, prefere atacar a internet e demais distribuidores de conteúdos do que fazer a autocrítica dos próprios defeitos.
(Gabriel Priolli. “A era da pós-verdade”. www.cartacapital.com.br, 13.01.2017. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Os desafios do jornalismo na era da pós-verdade.
Resposta pessoal.
OBSERVE A FOTO E LEIA OS BALÕES DE FALA. SERÁ QUE ESTAS DUAS IRMÃS GÊMEAS SÃO IGUAIS EM TUDO?
ESCREVA UMA DIFERENÇA ENTRE AS PREFERÊNCIAS DAS MENINAS.
Marcela gosta de azul, e Maria, de cor-de-rosa.
A letra c representa o mesmo som em todas as palavras que você marcou?
Não. Espera-se que os alunos percebam que a letra c representa um som na sílaba ca das palavras capa e caderno e na sílaba co das palavras coisa e comprar, e outro som na sílaba ce da palavra esclarecer e na sílaba ci da palavra especificamente.
Dê um exemplo de transporte antigo de mercadorias e outro de pessoas que sejam pouco ou nada utilizados nas cidades atualmente.
Os alunos poderão citar a maria-fumaça, o bonde, a charrete, entre outros.
O LUGAR ONDE VIVO
A MINHA RUA É FECHADA EU BRINCO TODO DIA E ENTÃO FICO CHEIO DE EMOÇÃO E ALEGRIA. LÁ BRINCADEIRA É SEM FIM, QUANDO EU SOLTO PIPA O VENTO SÓ VEM PRA MIM. AS CASAS DA MINHA RUA SÃO TODAS COLORIDAS E POR DENTRO SÃO LINDAS E FLORIDAS. NO MEU BAIRRO HÁ LUGARES [SENSACIONAIS. PRAÇAS, IGREJAS E ESCOLAS, TODAS LÁ SÃO AS MAIORAIS. NA MINHA ESCOLA EU ESTUDO TODA HORA. ADORO-A DE MONTÃO, BRINCO NO RECREIO ME ANIMO COM A DIVERSÃO. [...]
JOÃO PEDRO MASCHIETO CARDOSO. O LUGAR ONDE VIVO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 3 MAR. 2018.
QUE ELEMENTOS CITADOS NO POEMA (PRAÇAS, IGREJAS E ESCOLAS) TAMBÉM SÃO ENCONTRADOS EM SEU BAIRRO?
As figuras representadas nos adesivos que você utilizou para montar seu mosaico são polígonos? Justifique sua resposta.
polígono: palavra que vem do grego; poli significa “muitos”, e gonos significa “ângulos”.
Espera-se que os alunos respondam que as figuras dos adesivos que utilizaram para montar o mosaico representam polígonos. Exemplo de justificativa: porque todas as figuras apresentam contornos fechados e simples formados por segmentos de reta que não se cruzam.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E MARQUE UM X NAQUELA QUE MOSTRA UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE FAVORECE O TRABALHO EM EQUIPE.
• ALÉM DESTE, CITE OUTROS TRÊS BENEFÍCIOS QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE PODE PROPORCIONAR AO NOSSO ORGANISMO.
Respostas pessoais.
Os alunos podem citar quaisquer dos tópicos apontados nas páginas 156 e 157. Sugestões: evitar doenças, fortalecer o corpo, conhecer pessoas novas, competir de modo saudável, brincar com os amigos, aprender as regras e a respeitá-las, conseguir correr mais rápido, etc
Identifique na imagem abaixo as estruturas que compõem o sistema genital feminino. Em seguida, responda à questão.
• Indique a estrutura responsável pela produção de células sexuais femininas e a região onde acontece a fecundação.
• Produção de células sexuais: ovário. Região onde ocorre a fecundação: tuba uterina.
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.
Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expressões grosseiro, dos frios gelos e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto; dá-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, graças à minha estrela! [...]
Tu não verás, Marília, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra.
Não verás separar ao hábil negro do pesado esmeril a grossa areia, e já brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia.
[...]
Não verás enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo.
Verás em cima da espaçosa mesa altos volumes de enredados feitos; ver-me-ás folhear os grandes livros, e decidir os pleitos.
Enquanto revolver os meus consultos, tu me farás gostosa companhia, lendo os fastos da sábia, mestra História, e os cantos da poesia.
Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.
casal: pequena propriedade rural. assisto: resido, moro. bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela. altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.
(FGV-RJ) O excerto contém versos que atestam, de modo enfático, que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de Neoclassicismo,
desenvolveu-se em meio rural, ao contrário do caráter citadino que tinha no Velho Mundo.
procurou situar na realidade local os temas e formas de sua matriz europeia.
tornou-se nacionalista, abandonando o internacionalismo que é inerente a sua filiação classicista.
repudiou, em nome do maravilhoso cristão, as referências à mitologia pagã, greco-latina.
imiscuiu-se na política, o que lhe prejudicou a integridade estética.
(UFPR)
As formas ou conjuntos de formas de relevo participam da composição das paisagens em diferentes escalas. Relevos de grandes dimensões, ao serem observados em um curto espaço de tempo, mostram aparência estática e imutável; entretanto, estão sendo permanentemente trabalhados por processos erosivos ou deposicionais, desencadeados pelas condições climáticas existentes. Esses processos, originados pelas forças exógenas, promovendo, ao longo de grandes períodos de tempo, a degradação (erosão) das áreas topograficamente elevadas e a agradação (deposição) nas áreas topograficamente baixas, conduzem a uma tendência de nivelamento da superfície terrestre. Isso só se completará caso não haja interferência das forças endógenas, que podem promover soerguimentos ou rebaixamentos terrestres. Há que se considerar, ainda, a ação conjunta das duas forças e as implicações altimétricas geradas por ocorrências de variações do nível do mar.
Adaptado de MARQUES, J.S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand,1994. p. 23-45.
Tendo como referência o texto acima e os conhecimentos de geomorfologia, a ciência que estuda as formas do relevo, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação climática.
( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas.
( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo.
( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – F – F.
F – V – F – V.
F – F – V – V.
V – F – V – V.
V – F – V – F.
O segundo item está incorreto, pois, durante a era Cenozoica, ocorreram processos de formação do relevo, como os dobramentos modernos.
Planejando um sistema de distribuição de água para o seu sítio, seu Décio Machado resolve reutilizar uma caixa-d’água abandonada. Ela tem formato cilíndrico, 4 metros de altura e está furada a 80 cm do topo (furo 1), como mostra a figura.
A fim de não desperdiçar a água que sai pelo buraco, seu Décio constrói uma canaleta A, que recolhe essa água e a conduz a um reservatório para consumo do gado.
a) Supondo que o nível de água na caixa-d’água seja máximo e mantenha-se constante, a que distância da caixa-d’água seu Décio construiu a canaleta A?
b) Seria possível fazer um novo furo na caixa-d’água (furo 2), na mesma vertical do primeiro (furo 1), a fim de que a água jorrasse para a mesma canaleta A? Quantos metros abaixo do primeiro deveria estar esse segundo furo?
c) Desejando construir uma nova canaleta B, o mais distante possível da caixa, seu Décio constrói um terceiro furo, na mesma vertical dos dois furos anteriores. Qual é a máxima distância entre a canaleta B e a caixa-d’água? E qual é a distância do furo em relação ao topo da caixa?
a)
b)
c)
(PUC-RS) Para responder à questão, considere as afirmativas sobre as transformações gasosas a que uma amostra de massa constante de um gás ideal pode ser submetida.
I. Em uma transformação isotérmica, não ocorre troca de calor entre o gás e o meio externo.
II. Em uma transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta do gás são diretamente proporcionais.
III. Em uma transformação isométrica, o calor trocado com o gás é integralmente utilizado para variar sua energia interna.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Quais desses pratos você conhece e qual deles gostaria de experimentar?
Resposta pessoal.
Natália foi ao supermercado e gastou 86 reais. Para pagar, ela utilizou uma cédula de 100 reais. Natália recebeu 3 cédulas de troco que formavam 14 reais. Qual pode ser o valor dessas cédulas?
Duas cédulas de 2 reais e uma de 10 reais.
Três cédulas de 5 reais.
Duas cédulas de 2 reais e uma de 5 reais.
Duas cédulas de 2 reais e três de 5 reais.
Faça uma pesquisa sobre como no passado era o município onde você mora ou onde está sua escola e escreva no caderno. Ocorreram muitas mudanças na paisagem? Que diferenças você encontrou?
Resposta pessoal. Um encaminhamento possível para essa atividade é verificar antes como era o município da escola, por exemplo, e descobrir em que época ocorreram transformações de destaque. Peça aos alunos que busquem informações sobre esse período e anotem as principais mudanças.
Leia a proposta de redação a seguir e, com base na coletânea, em seus conhecimentos pessoais e no texto da questão 1, escreva a dissertação solicitada observando as instruções.
(Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto I
A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.
Elogiada por pais, ativistas e entidades, a resolução estabelece como abusiva toda propaganda dirigida à criança que tem “a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” e que utilize aspectos como desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças.
Ainda há dúvidas, porém, sobre como será a aplicação prática da resolução. E associações de anunciantes, emissoras, revistas e de empresas de licenciamento e fabricantes de produtos infantis criticam a medida e dizem não reconhecer a legitimidade constitucional do Conanda para legislar sobre publicidade e para impor a resolução tanto às famílias quanto ao mercado publicitário. Além disso, defendem que a autorregulamentação pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já seria uma forma de controlar e evitar abusos.
IDOETA, P. A.; BARBA, M. D. A publicidade infantil deve ser proibida? Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 23 maio 2014 (adaptado).
Texto II
Texto III
Precisamos preparar a criança, desde pequena, para receber as informações do mundo exterior, para compreender o que está por trás da divulgação de produtos. Só assim ela se tornará o consumidor do futuro, aquele capaz de saber o que, como e por que comprar, ciente de suas reais necessidades e consciente de suas responsabilidades consigo mesma e com o mundo.
SILVA, A. M. D.; VASCONCELOS, L. R. A criança e o marketing: informações essenciais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012 (adaptado).
Instruções:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo- -argumentativo.
• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Resposta pessoal.
CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE AS PREFERÊNCIAS DE VOCÊS E DEPOIS COMPLETE O QUADRO.
• AGORA, CIRCULE DE AZUL AS PREFERÊNCIAS SEMELHANTES E DE VERMELHO AS PREFERÊNCIAS DIFERENTES.
Respostas pessoais.
Indique um livro ou outro material impresso para um dos colegas ler. Troque informações sobre esse material e comente por que você acha importante indicar essa leitura para o colega.
COMPLETE AS FRASES MARCANDO UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.
A MORADIA INDÍGENA CONSTRUÍDA COM PALHA E MADEIRA É CONHECIDA COMO:
CASA DE ALVENARIA.
CASA DE PAU A PIQUE.
OCA.
IGLU.
O BAIRRO ONDE VOCÊ MORA SE PARECE COM O BAIRRO REPRESENTADO NA IMAGEM?
Resposta pessoal.
EM SUA OPINIÃO, QUALQUER BRINCADEIRA PODE SER CONSIDERADA UMA ATIVIDADE FÍSICA?
Resposta pessoal. Professor, ressalte, porém, que nem toda brincadeira movimenta o corpo e demanda energia. Portanto, algumas brincadeiras não podem ser consideradas atividades físicas.
(UTFPR) O aumento populacional frequentemente é associado ao estudo do ciclo do nitrogênio, o qual está associado com o aumento da produtividade agrícola. Algumas etapas do ciclo do nitrogênio são representadas abaixo:
Etapa 1: N2 + 3 H2 → 2 NH3
Etapa 2: 2 NH3 + 3 O2 → 2 HNO2 + 2 H2O + energia
Etapa 3: 2 HNO2 + O2 → 2 HNO3 + energia
Etapa 4: 5 C6H12O6 + 24 HNO3 → 30 CO2 + 42 H2O + 12 N2 + energia
Assinale a alternativa correta a respeito das etapas.
Na etapa 1 os reagentes são representados por substâncias simples, e o produto por uma substância composta.
Na etapa 2 ocorre a formação de duas substâncias simples.
Na etapa 3, considerando reagentes e produtos, estão representadas 4 moléculas diferentes.
Na etapa 4 é formada apenas uma substância encontrada naturalmente no estado gasoso no ambiente.
Considerando todas as etapas, são apresentadas as fórmulas de 15 substâncias diferentes.
Em que fase Maíra e Pedro estão na imagem B e qual é o nome dado às modificações físicas que ocorreram no corpo deles?
Maíra e Pedro estão na fase da adolescência. As modificações físicas recebem o nome de puberdade.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas