Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os satélites artificiais são equipamentos que:



( a )

estão na órbita terrestre para permitir a circulação de dados e o funcionamento de celulares e da internet. 

( b )

são lançados todos os dias para facilitar a transmissão e a recepção de dados, nem sempre importantes. 

( c )

estão no espaço sideral e enviam para a Terra informações sobre todos os planetas. 

( d )

apesar de serem lançados por países que dominam a tecnologia, disponibilizam informações para todos os outros países.

Resposta:

Há milhares de satélites na órbita da Terra que enviam e recebem informações diversas. Entre eles estão os responsáveis pela circulação de dados em celulares e na internet.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Coordenadas geográficas – paralelos e meridianos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe os mapas a seguir. Eles mostram o Brasil e seus fusos horários. O primeiro apresenta os fusos considerando o horário de verão, e o segundo, sem considerá-lo. Quando o horário de verão entra em vigor, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, adianta-se 1 hora nos relógios. Com base em seus conhecimentos e nos mapas, responda às questões.

a) Antes do horário de verão, os estados do Amazonas, de Roraima e de Rondônia estavam a uma hora de diferença da hora de São Paulo. Com a adoção do horário de verão, como fica a diferença de horário entre esses estados e São Paulo?

b) Como fica a hora dos estados que adotam o horário de verão em relação ao arquipélago de Fernando de Noronha?

Resposta:

a) Eles ficam com duas horas a menos que São Paulo.

b) Todos ficam dentro do mesmo fuso, ou seja, com a mesma hora.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo representa o Sol nascendo nos primeiros dias de verão do hemisfério sul. Repare que, ao nascer, o Sol não está exatamente na direção leste.

a) Em qual direção ele está?

b) A variação da posição aparente do Sol ao longo do ano está associada a qual outro fenômeno?

Resposta:

a) Posicionado mais a sudeste.

b) Está associada às estações do ano.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Nas Olimpíadas Rio 2016, a Rússia ocupou a 4ª colocação no quadro geral de medalhas. Sabendo que a quantidade total de medalhas conquistadas pela Rússia apresenta apenas os fatores 2 e 7 quando decomposto em fatores primos e é o menor número que tem exatamente 8 divisores, quantas medalhas a Rússia conquistou?



( a )

14 medalhas.

( b )

28 medalhas.

( c )

56 medalhas.

( d )

98 medalhas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Vamos estudar ciências? - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

João estava dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou. Ele logo pensou que a gasolina havia acabado. Então virou a chave de partida e analisou o painel: o mostrador de gasolina indicou que o tanque estava cheio, mas a bateria do veículo estava sem carga. João concluiu, então, que esse era o motivo de o automóvel ter parado.

Qual trecho dessa história representa a etapa da elaboração de hipóteses do método científico?



( a )

“[...] dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou.” 

( b )

“Ele logo pensou que a gasolina havia acabado.” 

( c )

“Então virou a chave de partida [...]” 

( d )

“[...] a bateria do veículo estava sem carga.”

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os recursos naturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Relacione corretamente

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

(  ) Proveniente da queima de matéria orgânica. (  ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. (  ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. (  ) Utiliza apenas o vento.

Resposta:

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

( D ) Proveniente da queima de matéria orgânica. ( C ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. ( A ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. ( B ) Utiliza apenas o vento.

Nesta questão, espera-se que os alunos relembrem as diferentes formas de geração de energia elétrica, seus modos de obtenção e os possíveis impactos ambientais associados a elas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Letras por toda parte! - Exercícios (pg. 39) - BY NC 3.0BR

VOCÊ GOSTA DE JOGAR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: Identificando fases - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR. ELAS MOSTRAM PESSOAS EM DIFERENTES FASES DA VIDA.

USE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO PARA FAZER UMA LEGENDA PARA CADA FOTOGRAFIA DA PÁGINA ANTERIOR.

CRIANÇA BEBÊ ADOLESCENTE ADULTO IDOSA

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LETRA DA CANÇÃO

SER CRIANÇA É LEGAL, LEGAL, LEGAL SER CRIANÇA É LEGAL, LEGAL, LEGAL A GENTE CORRE, PULA, DANÇA, FAZ BAGUNÇA SER CRIANÇA É LEGAL

A GENTE COME COM A MÃO A GENTE BRINCA NO CHÃO SER FELIZ É MESMO TUDO DE BOM A GENTE CORRE NA PRAIA A GENTE ATÉ SOLTA RAIA E NA FESTINHA A GENTE ESTOURA BALÃO [...]

A GENTE VAI NA VOVÓ ELA FAZ UMA TORTA ELA FICA FELIZ AINDA ESTOURA PIPOCA DE BICICLETA, A GENTE BRINCA UM MONTÃO SER CRIANÇA É A MAIOR DIVERSÃO

SER CRIANÇA É LEGAL, CANÇÃO INTERPRETADA POR MARA LIMA. MARA LIMA E SEUS AMIGUINHOS. V. 6. 2018.

 

VOCÊ É UMA CRIANÇA?

Resposta:

Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que eles são crianças.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios (pg. 30) - BY NC 3.0BR

QUANTOS ANOS VOCÊ IMAGINA QUE CADA PERSONAGEM TEM?

Resposta:

Resposta pessoal. É importante guiar a atividade e observar se os alunos deram às personagens idades que estejam próximas da realidade.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Número 0 (Zero) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS VELAS NESTE BOLO.

A) QUANTAS VELAS HÁ NELE?

B) QUANTAS VELAS ESTÃO ACESAS?

Resposta:

A) 7

B) 0

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aprendendo com os animais - Atividades (pg. 102 - 103) - BY NC 3.0BR

O LEÃO E O RATINHO

O REI DAS SELVAS DORMIA SOB A SOMBRA DE UM CARVALHO. APROVEITANDO A OCASIÃO, UM BANDO DE RATOS RESOLVEU PASSAR POR CIMA DELE PARA ENCURTAR CAMINHO.

— VAMOS, VAMOS, NÃO HÁ TEMPO A PERDER — DISSE O LÍDER DO BANDO.

QUANDO FALTAVA APENAS UM RATO PASSAR, O LEÃO ACORDOU E PRENDEU-O DEBAIX O DE SUA PATA.

— POR FAVOR, MAJESTADE DAS SELVAS, NÃO ME ESMAGUE! — IMPLOROU O RATINHO.

— E VOCÊ TEM ALGUMA BOA RAZÃO PARA QUE EU NÃO FAÇA ISSO?

— BEM... TALVEZ UM DIA EU POSSA AJUDÁ-LO — DISSE O RATINHO.

O LEÃO DEU UMA SONORA GARGALHADA:

— VOCÊ? MINÚSCULO DESSE JEITO? ESSA É BOA!

— POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR, NÃO ME ESMAGUE! — INSISTIU O RATINHO.

DIANTE DE TAMANHA INSISTÊNCIA, O LEÃO, QUE ESTAVA MESMO COM O ESTÔMAGO CHEIO, DEIXOU QUE O RATINHO SE FOSSE.

ALGUNS DIAS DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO NUMA REDE DEIXADA NA FLORESTA POR ALGUNS CAÇADORES. FEZ DE TUDO PARA SE SOLTAR, MAS NÃO CONSEGUIU. SEUS URROS DE RAIVA FIZERAM A TERRA TREMER. AO OUVI-LOS, O RATINHO VEIO EM SEU SOCORRO. COM SEUS DENTES PEQUENINOS E AFIADOS, ROEU AS CORDAS DA REDE E SOLTOU O LEÃO.

UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.

JEAN DE LA FONTAINE. FÁBULAS DE ESOPO. ADAPTAÇÃO DE LÚCIA TULCHINSKI. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2007. P. 8.

CARVALHO: ÁRVORE GRANDE, DE MADEIRA MUITO DURA, GERALMENTE USADA EM CONSTRUÇÕES.

SONORO: FORTE, RUIDOSO, EXPRESSIVO.

MINÚSCULO: MUITO PEQUENO, MIÚDO.

INSISTÊNCIA: ATO D E INSISTIR, PERSISTÊNCIA.

URRO: BERRO OU GRITO ROUCO, MUITO FORTE.

ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS.

Resposta:

Ratinho.

Leão.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Vem poesia, vai poesia - Exercícios (pg. 112) - BY NC 3.0BR

VOCÊ PREFERE POEMAS ENGRAÇADOS OU EMOCIONANTES?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - A convivência em casa - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

COMO PODEMOS IDENTIFICAR ISSO?

Resposta:

Por meio do brinquedo na cena e de uma pessoa sentada que segura um violão.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Vem poesia, vai poesia - Exercícios - Para aprender: Frase - BY NC 3.0BR

COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO E DESCUBRA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS CAVALOS.

VELOCIDADE             VIDA              VELOZ              CAVALO

A) O CAVALO É UM ANIMAL __________ , QUE PODE ATINGIR A __________ DE UM CARRO.

B) POTRO É O NOME DO FILHOTE DO __________, E ÉGUA É A FÊMEA.

C) O TEMPO DE __________ DE UM CAVALO COSTUMA VARIAR ENTRE 20 E 30 ANOS.

Resposta:

a) veloz; velocidade

b) cavalo

c) vida

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Noções de Astronomia e movimentos do planeta Terra - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Ao estudarmos os movimentos da Terra, temos a certeza de que nosso planeta é dinâmico. Faça a leitura da imagem a seguir e responda às questões.

a) Qual é o nome do movimento retratado na imagem e o tempo de duração dele?

b) Cite duas consequências desse movimento.

Resposta:

a) O movimento de rotação, que tem duração aproximada de 24 horas, ou exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

b) A variação de temperatura ao longo das 24 horas e a alternância entre os dias e as noites.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

A capacidade de observação e a de orientação sempre foram importantes para a sobrevivência humana.

Com base em seus conhecimentos, responda às questões a seguir.

a) Quando nos deslocamos por lugares desconhecidos, o que podemos fazer para não nos perdermos?

b) Explique por que um bom observador tem mais facilidade de se orientar no espaço.

c) Por que a determinação de pontos de referência é importante para nos posicionar espacialmente nos lugares por onde passamos?

Resposta:

a) Ter o endereço correto e alguns pontos de referência e tentar descobrir as principais ruas e vias de acesso para chegar ao destino.

b) Porque, ao observar os elementos do espaço geográfico, ele memorizará os pontos de referência ao longo dos caminhos por onde passar.

c) Quando determinamos pontos de referência, reconhecemos alguns aspectos particulares do espaço, que, com o passar do tempo, se tornarão familiares e nos ajudarão a ter uma ideia de nossa localização.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule as somas:

a) (10 h 31 min) + (3 h 18 min) =

b) (11 h 48 min) + (4 h 33 min) = 

c) (24 min 45 s) + (34 min 30 s) =

d) (1 h 35 min 50 s) + (2 h 30 min 40 s) =

Resposta:

a) 13 h 49 min

b) 15 h 81 min = 16 h 21 min

c)  58 min 75 s = 59 min 15 s

d) 3 h 65 min 90 s = 3 h 66 min 30 s = 4 h 6 min 30 s

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Os movimentos da Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com base na figura a seguir (Figura 13), responda à questão.

 Relacione o movimento indicado pela letra B à sucessão de dias e noites.  

Resposta:

A letra B indica o movimento de rotação, que faz com que cada região do planeta esteja iluminada durante um período do dia e no escuro em outro período. Assim, o giro do planeta em torno do próprio eixo determina a sucessão de dias e noites.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O planeta em que vivemos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique como Aristóteles chegou à conclusão de que o formato da Terra é esférico.

Resposta:

A partir da observação do eclipse lunar, em que a sombra da Terra, esférica, é projetada integral ou parcialmente sobre a Lua.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para aprender: Composição e decomposição de quantidades - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DO JOGO CAIXA BARULHENTA? COLOQUE NA TAMPA A QUANTIDADE DE BOTÕES INDICADA EM CADA ITEM, CHACOALHE E ESCREVA UMA ADIÇÃO QUE REPRESENTE A COMPOSIÇÃO QUE VOCÊ OBTEVE.

A) 8 BOTÕES

8 = ___ + ___

B) 10 BOTÕES

10 = ___ + ___

C) 13 BOTÕES

13 = ___ + ___

D) 15 BOTÕES

15 = ___ + ___

E) 17 BOTÕES

17 = ___ + ___

Resposta:

A) 8 = 4 + 4

B) 10 = 6 + 4

C) 13 = 7 + 6

D) 15 = 6 + 9

E) 17 = 9 + 8

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Regras pra quê? - Atividades (pg. 42 - 43) - BY NC 3.0BR

VIAGEM ALFABÉTICA

BRINCAR COM OS AMIGOS NA ESCOLA É MUITO BOM!

QUE TAL UMA VIAGEM ALFABÉTICA? ACOMPANHE A LEITURA DAS REGRAS DESTE JOGO.

VIAGEM ALFABÉTICA

JOGADORES: 2 OU MAIS

COMO JOGAR:

1. UM DOS JOGADORES ANUNCIA UMA LETRA, PERGUNTANDO: “O QUE SE VÊ QUE COMEÇA COM A LETRA... C?”, POR EXEMPLO.

2. A PARTIR DESSE MOMENTO, TODO MUNDO FICA ATENTO A QUALQUER COISA QUE VÊ QUE COMECE COM AQUELA LETRA.

3. QUANDO UM JOGADOR VÊ ALGO QUE COMEÇA COM A LETRA ESCOLHIDA, DIZ A PALAVRA EM VOZ ALTA E GANHA 1 PONTO.

4. GANHA QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DO TEMPO COMBINADO.

JOSEP M. ALLUÉ. O GRANDE LIVRO DOS JOGOS. BELO HORIZONTE: EDITORA LEITURA, 1998.

QUEM FOI O VENCEDOR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS 12 PEÇAS A SEGUIR. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE INDICA A QUANTIDADE DE PEÇAS DE ACORDO COM A COR.



( a )

3 PEÇAS AZUIS, 3 PEÇAS AMARELAS E 9 PEÇAS VERMELHAS

( b )

4 PEÇAS AZUIS, 4 PEÇAS AMARELAS E 4 PEÇAS VERMELHAS

( c )

6 PEÇAS AZUIS, 2 PEÇAS AMARELAS E 4 PEÇAS VERMELHAS

( d )

8 PEÇAS AZUIS, 2 PEÇAS AMARELAS E 8 PEÇAS VERMELHAS.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

SE 5 ANIMAIS FOREM ADOTADOS, QUANTOS ANIMAIS RESTARÃO PARA ADOTAR?

Resposta:

3

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Números até 30 - BY NC 3.0BR

NUMERE OS VAGÕES DO TRENZINHO DE 1 EM 1 COMEÇANDO PELO 26

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Regras pra quê? - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

AGORA CONVERSE COM SEUS COLEGAS E O PROFESSOR E ELABOREM UMA LISTA COM AS REGRAS DA SUA TURMA.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aprendendo com os animais - Exercícios - Para aprender: Divisão silábica e número de sílabas - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA AS PALAVRAS ABAIXO. DEPOIS, SEPARE AS SÍLABAS NOS QUADRINHOS DE ACORDO COM O NÚMERO DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aprendendo com os animais - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

PINTE A SÍLABA INICIAL DA PALAVRA GIRAFA.



( a )

GA 

( b )

CE 

( c )

GI 

( d )

JO

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Vem poesia, vai poesia - Exercícios - Para aprender: Poema - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA “MEU CAVALO COME-VENTO”. MAS, ANTES, CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS: SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE O POEMA VAI FALAR?

MEU CAVALO COME-VENTO

MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO PELA ESTRADA

MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO EM DISPARADA

MEU CAVALO COME-VENTO TEM A CRINA ARREPIADA

MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO E PÓ DA ESTRADA

— VAI, CAVALO, COME VENTO, NESTA NOITE ENLUARADA!

SÉRGIO CAPPARELLI. 111 POEMAS PARA CRIANÇAS. ILUSTRAÇÃO DE ANA GRUSZYNSKI. PORTO ALEGRE: LePM, 2014. P. 37.

RESPONDA DE ACORDO COM O POEMA LIDO.

A) QUAL É O PERSONAGEM PRINCIPAL DESSE POEMA? QUAL É O NOME DELE?

B) COMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS DO CAVALO COME-VENTO.

C) O POEMA TEM RIMAS? DESTAQUE NO POEMA DUAS PALAVRAS QUE RIMEM.

Resposta:

a) O personagem principal é um cavalo. O nome dele é Come-Vento.

b) Ele é muito veloz e tem uma crina arrepiada.

c) MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO PELA ESTRADA

MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO EM DISPARADA

MEU CAVALO COME-VENTO TEM A CRINA ARREPIADA

MEU CAVALO COME-VENTO COME VENTO E PÓ DA ESTRADA

— VAI, CAVALO, COME VENTO, NESTA NOITE ENLUARADA!

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - A convivência em casa - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.

SE FOSSE NA SUA CASA, QUANTOS PÉS SERIA POSSÍVEL VER ALÉM DOS SEUS?

Resposta:

Resposta pessoal. Pensar na quantidade de pés que há em casa estimula os alunos a raciocinar usando novamente os números.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas