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(FGV-SP)
“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico; diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora, e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.
Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas.
Raul Pompeia, O Ateneu.
Na frase “disse-me meu pai”, ocorre ordem indireta, uma vez que seu sujeito está posposto ao verbo. No texto, há outros exemplos desse tipo de inversão.
Considere os seguintes trechos:
I. “que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho”;
II. “que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental”;
III. “e não viesse de longe a enfiada das decepções”.
Configura também frase com sujeito posposto a que está citada em:
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
(Fuvest-SP) Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.
I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.
II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.
III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Observação: a absorção de água pelas raízes e a transpiração são processos passivos. O uso da expressão “as plantam bombeiam” sugere um processo com gasto de energia, portanto, a afirmação III poderia ser considerada errada e a alternativa b seria a correta. O gabarito oficial indicou a alternativa e.
(UFPE)
Nasce um escritor
O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe se inspirou, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição.
Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.
Jorge Amado. O menino Grapiúna. Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 117-120. Adaptado.
Uma análise da forma como o texto está construído nos faz reconhecê-lo como um texto predominantemente:
descritivo, pelo qual se atribui qualidade aos lugares e às pessoas que compõem a cena.
expositivo, em que alguns fenômenos são identificados, definidos e exemplificados.
instrucional, que incita à ação, a um modo de operar; daí a força imperativa dos verbos.
narrativo, organizado em sequências temporais e com indicação circunstancial de lugar.
dissertativo, com predominância de um tom crítico e taxativamente persuasivo.
(Fuvest-SP) O centro de um disco de raio 1 é colocado no ponto C = (0, 1) do plano cartesiano Oxy. Uma das extremidades de um fio de espessura desprezível e comprimento 3 é fixada na origem O e a outra extremidade está inicialmente no ponto (3, 0). Mantendo o fio sempre esticado e com mesmo comprimento, enrola-se, no sentido anti-horário, parte dele em torno do disco, de modo que a parte enrolada do fio seja um arco da circunferência que delimita o disco. A medida do ângulo , em radianos, é denotada por θ. A parte não enrolada do fio é um segmento retilíneo que tangencia o disco no ponto P.
A figura a seguir ilustra a situação descrita.
a) Determine as coordenadas do ponto Q quando o segmento for paralelo ao eixo y.
b) Determine as coordenadas do ponto Q quando o segmento for paralelo à reta de equação y = x.
c) Encontre uma expressão para as coordenadas do ponto Q em função de θ, para θ no intervalo
a) Considere a figura a seguir:
Do enunciado, temos que a linha , dada pela concordância do arco com o segmento , tem comprimento 3. O arco é um arco de uma circunferência de raio 1 e medida θ e, assim, seu comprimento vale θ. Logo, o comprimento é 3 - θ. No triângulo retângulo ACP, temos:
b)
c) Do item a, temos
Q(sen θ + (3 - θ ) . cos θ, 1 - cos θ + (3 - θ) . sen θ)
(FICSAE-SP) Uma circunferência tangencia o lado de um triângulo ABC no ponto F e intersecta os lados desse triângulo, nos pontos E e D respectivamente, conforme mostra a figura.
Sabendo que essa circunferência passa pelo ponto A, a distância entre os pontos D e E, em cm, é igual a
10,5.
10,9.
11,3.
11,7.
Da potência de um ponto em relação à circunferência tem-se que:
BE . BA = BF2 ⇒ 4 . (AE + 4) = 82 ⇒ AE = 12 cm
CD . CA = CF2 ⇒ 4 . (AD + 4) = 62 ⇒ AD = 5 cm
Sensações diferentes
Material
• Quatro pratos • Algodão • Colher de metal • Açúcar • Grãos de feijão • Creme hidratante • Guardanapos de papel
Como fazer
Passe o cotovelo no creme hidratante e fique atento ao que sente.
Como são chamadas as células que fazem parte do sistema nervoso?
Neurônios.
(UFJF-MG) Uma função é dita periódica de período p, se existe um menor número real positivo p tal que f(t) = f(t + p) para todo t no domínio de f. Alguns fenômenos naturais, tais como as ondas sonoras e as ondas eletromagnéticas, podem ser descritos por funções periódicas. O gráfico a seguir representa um desses fenômenos, a tensão U :[0, +∞ [ → , em função do tempo t.
A partir da análise do gráfico dessa função, responda cada questão abaixo, justificando suas respostas.
a) Após d unidades de tempo, há instantes em que a tensão é zero no intervalo [d, +∞[? Em caso afirmativo, quais?
b) Determine uma expressão para U(t) no intervalo e outra expressão para U(t) no intervalo
c) Para quais valores de
d) Determine o período da função U(t). Em quais instantes a tensão é mínima?
a) Dado que a função é periódica de período 1, se analisarmos os instantes em que U(t) = 0 ao longo de um período com início em t = d, poderemos saber todos os instantes do domínio em que isso ocorre.
Considerando o intervalo [d, d 1 1], temos que U(t) = 0 para t = 1 ou t = . Como U(t) é periódica de período 1, os outros instantes em que U(t) = 0 são dados por:
Ou seja, todos os instantes da forma t = , sendo
b) Em ambos os intervalos, a lei U(t) é polinomial do primeiro grau.
No trecho , a taxa de variação é:
c) Do item anterior, temos que a lei U(t) no intervalo considerado é dada por . Logo,
d) Como já determinado anteriormente, o período de U(t) é igual a 1. Dado que o primeiro instante em que U(t) é mínima é dado por t = d, os outros instantes em que isso ocorrerá são dados por d + 1, d + 2, ...
Assim, U(t) é mínima em todos os instantes da forma d + k, com
Qual é a parte do corpo que ajuda você a:
a) ver a cor do céu?
b) sentir se está frio ou calor?
c) ouvir o sinal do intervalo?
d) sentir o cheiro do lanche?
e) sentir o gosto da sua comida favorita?
a) Os olhos.
b) A pele.
c) As orelhas (pode ser que os alunos citem ouvidos).
d) O nariz.
e) A língua, boca.
Um carrinho de montanha-russa de massa 100 kg percorre uma trajetória entre os pontos A e B, conforme indica a figura a seguir.
O carrinho passa pelo ponto A a uma velocidade de 1 m/s, e pelo ponto B, a 5 m/s. Desprezando a resistência do ar, qual é o trabalho do atrito nesse deslocamento?
- 1800 J
Em que gênero estão as palavras lugar, lindo e famoso?
( ) Masculino.
( ) Feminino.
Masculino
Por que as pessoas preferem construir casas em terrenos planos ou pouco inclinados?
Porque nos ajuda a decidir quanto à melhor forma de ocupá-lo, onde e como construir moradias, qual a melhor técnica de cultivo, etc.
O afluente é:
o lugar onde o rio nasce.
um rio menor que deságua em outro rio.
o curso natural do rio.
o lugar onde o rio deságua.
Sobre a oralidade e sua importância, podemos afirmar que:
ela é importante apenas para os povos que não possuem escrita.
só existem fontes orais após a invenção do gravador.
todas as fontes históricas importantes estão documentadas.
as tradições orais contribuem para a preservação da memória coletiva.
Qual a menor unidade viva que forma os seres vivos?
Órgão.
Sistema.
Organismo.
Célula.
Como o corpo consegue aproveitar os nutrientes dos alimentos?
(Unicamp-SP) Sabe-se que, em um grupo de 10 pessoas, o livro A foi lido por 5 pessoas e o livro B foi lido por 4 pessoas. Podemos afirmar corretamente que, nesse grupo,
pelo menos uma pessoa leu os dois livros.
nenhuma pessoa leu os dois livros.
pelo menos uma pessoa não leu nenhum dos dois livros.
todas as pessoas leram pelo menos um dos dois livros.
Do enunciado, temos o diagrama a seguir.
Logo, pelo menos uma pessoa não leu nenhum dos dois livros.
Seja f: → uma função periódica de período 1, isto é, f(x + 1) = f(x), para todo x real. No intervalo [0, 1[, temos f(x) = x2 + 2x + 1 . Qual é a expressão de f(x) no intervalo [2, 3[?
x2 - 2x + 1
x2 - 2x - 1
x2 + 2x + 1
x2 - x + 1
x2 - x - 1
Dado que f tem período 1, seu gráfico no intervalo [2, 3[ é uma translação de 2 unidades para a direita do gráfico no intervalo [ 0, 1[ . Assim, a expressão de f(x) no intervalo [2, 3[ é dada por f(x - 2), ou seja:
(x - 2)2 + 2 . (x - 2) + 1 = x2 - 2x + 1
Alternativa a.
(Imed-RS) Em relação aos processos de separação de mistura de sólidos, assinale a alternativa correta.
O funil de bromo (separação) é o método mais indicado para separar dois sólidos.
A destilação é o processo mais utilizado na separação de sólidos miscíveis.
A imantação é uma técnica que pode ser utilizada para separar uma mistura de sólidos, dependendo das propriedades magnéticas dos componentes da mistura.
Uma mistura de sólidos é impossível de separar.
A filtração a vácuo é o processo mais indicado nesse tipo de separação.
Analise as atividades a seguir.
Batimentos do coração - Movimentar as pernas - Movimentar os braços - Movimentos do sistema digestório - Mastigar - Espirrar - Sorrir
a) Contorne de azul os atos voluntários.
b) Contorne de vermelho os atos involuntários.
vermelho: Batimentos do coração - Movimentos do sistema digestório - Espirrar
azul: Movimentar as pernas - Movimentar os braços - Mastigar - Sorrir
Leia o poema.
Esta língua é como um elástico que espicharam pelo mundo
No início era tensa, de tão clássica.
com o tempo, se foi amaciando, foi se tornando romântica, incorporando os termos nativos e amolecendo nas folhas de bananeira as expressões mais sisudas.
Um elástico que já não se pode mais trocar, de tão usado; nem se arrebenta mais, de tão forte.
Um elástico assim como é a vida que nunca volta ao ponto de partida.
TELES, Gilberto Mendonça. Língua. In: _______. Hora aberta: poemas reunidos. Rio de Janeiro, Brasília: José Olympio, 1986.
No primeiro verso do poema, o pronome esta aproxima o enunciador e o tema abordado, contribuindo para indicar que o eu lírico se refere:
a um idioma deteriorado.
ao português falado no Brasil.
à flexibilidade da norma-padrão.
a uma parte de seu próprio corpo.
à miscigenação de que ele descende.
O texto a seguir, do historiador brasileiro Ciro Flamarion Cardoso, discute o conceito de fonte histórica.
As fontes históricas são todos os tipos de informação acerca do devir social no tempo, incluindo tal noção igualmente os próprios canais de transmissão dessa informação, isto é, as formas em que foi preservada e transmitida. Assim, serão fontes históricas as redações que nos chegaram em papiros, tijolos de barro, paredes de monumentos, pergaminhos, papéis, etc.; objetos materiais diversos como templos, túmulos, moedas, móveis, quadros, etc.; restos ou contornos de paisagens agrárias ou monumentos desaparecidos perceptíveis através da fotografia aérea feita em certas condições, etc.
Mencionaremos duas das classificações mais usuais das fontes históricas. A primeira distingue as fontes primárias ou diretas das secundárias ou indiretas. A segunda opõe as fontes escritas (majoritárias em quase todas as pesquisas históricas) às não escritas (arqueológicas, iconográficas, orais, etc.). Destas tipologias, é a primeira a mais importante. As fontes primárias – que, no caso dos documentos escritos, podem ser tanto manuscritas quanto impressas (publicadas durante o próprio período estudado ou muito depois) – são as que surgiram como decorrência direta do tema pesquisado, o que não ocorre com as secundárias.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma introdução à História. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 95-96.
Os dois documentos a seguir são, respectivamente, um exemplo de fonte escrita e um exemplo de fonte iconográfica.
Documento 1
Que possas fixar os servos trabalhadores. São os homens que criam tudo o que existe. Vivemos do que há em seus braços. Se nos faltam, reina a pobreza. São esses trabalhadores que produzem os alimentos. Se a casa não conta (com eles), seus alicerces estão inseguros. Mas suas vozes sustentam as paredes. Aquele que possui uma multidão é que dorme até a manhã. Mas não há sono para o que está só.
Texto literário produzido durante a XIIa dinastia, encontrado no Egito antigo, datado de cerca de 2.000 a.C. In: CARDOSO, Ciro Flamarion S. Trabalho compulsório na Antiguidade: ensaio introdutório e coletânea de fontes primárias. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003. p. 92.
Documento 2
Reprodução de uma tumba egípcia datada do século XV a.C.
Com base no texto de Ciro, descreva as características dos dois documentos mostrados e levante hipóteses acerca da importância do trabalho no Egito antigo.
O documento 1 é uma fonte escrita e o documento 2, uma fonte iconográfica. Ambas são fontes primárias importantes para a compreensão do passado ou do período histórico a ser estudado, neste caso o Egito antigo. Além das informações textual e visual, é possível fazer inferências sobre informações não presentes, ou seja, colocando-as também como fonte de reflexão. Podemos perceber que o trabalho e a mão de obra são aspectos importantes para a sociedade da época. Na leitura da fonte escrita percebemos a existência do trabalho compulsório exercido pelos servos e que há grande dependência desse tipo de mão de obra para a dinâmica daquela sociedade, exemplificado no seguinte trecho: “Se nos faltam, reina a pobreza”. Na observação da fonte iconográfica, podemos perceber a presença tanto do trabalho masculino quanto do feminino. O trabalho na agricultura e o uso de animais nela são destacados. Alguns detalhes, como a representação de vasos e a própria pintura da imagem, possibilitam levantar hipóteses sobre a existência de outras formas de trabalho na sociedade egípcia antiga. Com esses documentos não conseguimos saber se eram os mesmos trabalhadores ou se existiam outros mais especializados para desempenhar tais funções.
O que o menino quis dizer com “a boca é mais rápida do que o cérebro”?
O menino quis dizer que, em muitas situações, podemos dizer algo inadequado sem refletir sobre as consequências dessa atitude. Com isso, podemos magoar ou chatear alguém.
(PUC-RJ) Assinale a menor solução inteira da inequação 4x - 10 2.
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12
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Leia o poema abaixo.
Poema de relevo
Sobe, sobe, sobe Desce, desce, desce
Sobe, sobe, sobe Desce, desce, desce
Sobe, sobe e sobe!!! Desce, devagarzinho desce... Reto, reto, reto
Curva pra lá Curva pra cá Sobe e desce
Vai indo... Segue em frente O infinito é ali.
GUEDES, Karina. Poema de relevo. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2018.
Por que será que o poema se chama “Poema de relevo”? Você sabe o que é relevo?
Resposta pessoal. Explique brevemente aos alunos que o relevo refere-se às formas que vemos na paisagem.
Leia o e-mail e assinale a opção que indica, respectivamente, as partes destacadas.
despedida, mensagem, destinatário
despedida, remetente, assinatura
remetente, mensagem, assinatura
destinatário, mensagem, assinatura
Na sua opinião, as atitudes dessas pessoas são corretas quanto ao uso da água? Explique.
Limpar a calçada e lavar o carro com mangueira são atitudes incorretas, pois assim há o desperdício da água. O correto é limpar a calçada com uma vassoura e o carro com um balde, utilizando menos água.
Você conhece ou imagina o significado desses símbolos?
A resposta é pessoal, mas é provável que os alunos acreditem que é uma pedra com pequenos desenhos artísticos, sem imaginar que, na verdade, se trata de um documento com registros do povo sumério usando seu alfabeto.
NOS DIAS ATUAIS
EM 1990 FOI CRIADO NO BRASIL O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, UM CONJUNTO DE LEIS QUE PROÍBE O TRABALHO INFANTIL.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TAMBÉM GARANTE QUE TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE ESTUDAR, MAS MUITAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NÃO APRENDEM A LER NEM ESCREVER PORQUE TRABALHAM PARA GANHAR DINHEIRO E AJUDAR A FAMÍLIA.
NA CIDADE, VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO CRIANÇAS VENDENDO BALAS E DOCES NOS SEMÁFOROS E CARREGANDO SACOLAS NAS FEIRAS. NO CAMPO, MUITAS CRIANÇAS TRABALHAM NA ROÇA.
VEJA AS TAREFAS REALIZADAS PELOS COLEGAS E ANOTE DUAS QUE VOCÊ NÃO FAZ, MAS ACREDITA QUE PODE COMEÇAR A FAZER.
Respostas pessoais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas