Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Percebendo os ambientes - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

TRUDI E KIKI

ERA UMA VEZ DUAS GAROTAS, A TRUDI E A KIKI. ELAS TINHAM GOSTOS E DESGOSTOS PARECIDOS. GOSTAVAM DE PINTAR AS UNHAS COM CORES CHOCANTES, ADORAVAM BRINCAR DE MÍMICA COM O PAI, AMAVAM OUVIR A MÃE CONTAR HISTÓRIAS. DETESTAVAM TER QUE APAGAR A LUZ NA HORA DE DORMIR E ODIAVAM ROUPA QUE PINICAVA. AS DUAS TINHAM A MESMA IDADE E A MESMA ALTURA. AMBAS ERAM RUIVAS E USAVAM O MESMO CORTE DE CABELO: CHANEL. APESAR DE TANTAS COISAS PARECIDAS, AS MENINAS TINHAM GRANDES DIFERENÇAS, E A MAIS IMPORTANTE DE TODAS É QUE UMA ERA BRUXA E A OUTRA NÃO.

EVA FURNARI. TRUDI E KIKI. SÃO PAULO: MODERNA, 2010. P. 5.

ESCREVA ABAIXO AS SEMELHANÇAS FÍSICAS ENTRE AS DUAS MENINAS.

Resposta:

Tinham a mesma altura, eram ruivas e usavam o mesmo corte de cabelo.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para aprender: Agrupamentos até 4 dezenas - BY NC 3.0BR

VAMOS AJUDAR LETÍCIA A AGRUPAR BOTÕES PARA VENDER? FAÇA O QUE SE PEDE NOS ITENS ABAIXO.

• CONTORNE GRUPOS COM 10 BOTÕES PARA FORMAR AS  .

• DEPOIS, COMPLETE A CASINHA COM A QUANTIDADE DE  QUE VOCÊ FORMOU.

• EM SEGUIDA, COMPLETE A CASINHA COM A QUANTIDADE DE  QUE FICARAM SEM GRUPO.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Vamos brincar! - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

EM QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO VOCÊ ENCONTRA UMA PLACA?



( a )

ANA BELA 

( b )

99.255.061

( c )

( d )

boneca

Questão 02 - História - Módulo 4 - Ser adulto! - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ ACHA QUE O MENINO ESTÁ SE SENTINDO?

Resposta:

Ele parece cansado, está carregando caixa térmica e sacolas pesadas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para aprender - BY NC 3.0BR

POR QUE DEVO ME LAVAR?. CLAIRE LLEWELLYN E MIKE GORDON. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2002.

PINTE A MOLDURA DAS IMAGENS COM AS CORES QUE INDICAM QUANDO UMA ATITUDE DEVE SER TOMADA.

 TODOS OS DIAS.

 APÓS AS REFEIÇÕES.

 APÓS USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 2 - Publicidade; quadrinhos e fotojornalismo: entre a descrição e a narração - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Observe as charges.

© HENFIL/INSTITUTO HENFIL

© DÁLCIO/GRUPO RAC​ Disponíveis em: e. Acessos em: jul. 2011.

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) estão separadas por quase trinta anos de história, mas unidas na crítica:



( a )

ao preço, no mercado internacional, da madeira extraída das florestas brasileiras. 

( b )

à presença de capital estrangeiro na exploração de madeiras de florestas no país. 

( c )

à exportação ilegal, via países vizinhos, de madeira extraída das florestas brasileiras. 

( d )

ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras. 

( e )

ao uso recorrente de queimadas na eliminação de florestas no país.

Questão 02 - Matemática - Unidade 9 - Capítulo 3 - Sistemas lineares e determinantes - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UERN) Sejam as matrizes , cujos determinantes são, respectivamente, iguais a 63 e 49. Sendo y = x + 3, então a soma dos valores de x e y é



( a )

7.

( b )

8.

( c )

10.

( d )

12.

Questão 02 - Física - Unidade 3 - Capítulo 1 - Noções de hidrodinâmica: vazão e lei de Bernoulli - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) A artéria aorta de um adulto tem um raio de cerca de 1 cm, e o sangue nela flui com velocidade de 33 cm/s.

a) Quantos litros de sangue são transportados pela aorta?

b) Sendo de 5 litros o volume de sangue no organismo, use o resultado anterior para estimar o tempo médio que o sangue demora a retornar ao coração.

Resposta:

a) 0,104 L/s b) 48 s

Questão 02 - Geografia - Capítulo 2 - Fenômenos climáticos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece) O clima da Terra é definido pela atuação do fluxo do ar e da água. Ambos interagem entre si e possuem dinâmica própria. Sobre os mecanismos de controle do clima, analise as afirmações abaixo.

I. A principal fonte de energia para a movimentação das circulações atmosféricas e oceânicas é a radiação solar.

II. Os grandes controles climáticos responsáveis pelas tipologias climáticas da Terra são temperatura, umidade e pressão.

III. No hemisfério Sul as áreas ocupadas por continentes e oceanos possuem temperaturas mais amenas em relação ao hemisfério Norte.

Está correto o que se afirma em: 



( a )

I e III apenas. 

( b )

II e III apenas. 

( c )

I e II apenas. 

( d )

I, II e III.

Resposta:

A afirmação III está incorreta, pois as temperaturas têm comportamento semelhante nas mesmas faixas de latitude, independentemente do hemisfério em que estejam.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 6 - Artrópodes – aprofundamento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) Um grupo de estudantes do Ensino Médio acompanhou, durante algumas semanas, a variação do tamanho do corpo das três diferentes espécies animais a seguir.

O gráfico a seguir representa a variação apresentada pelas três espécies estudadas, desconsiderando-se a escala.

De acordo com as observações feitas, os alunos formularam três afirmações.

Afirmação A: O crescimento desses animais está relacionado às estações do ano.

Afirmação B: O crescimento só acontece após a troca do exoesqueleto.

Afirmação C: O padrão de crescimento apresentado no gráfico é típico dos artrópodes.

Está correto o contido 



( a )

na afirmação A, apenas. 

( b )

na afirmação C, apenas. 

( c )

nas afirmações A e B, apenas. 

( d )

nas afirmações B e C, apenas. 

( e )

nas afirmações A, B e C.

Questão 02 - Geografia - Aula 10 - Epidemias; endemias e pandemias: as doenças no Brasil e no mundo - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Ufpel-RS) No Brasil, doenças “velhas” – como tuberculose, cólera, malária, febre amarela, hanseníase, dengue e sarampo – têm matado mais do que doenças “novas”, como a aids. Segundo a Fundação Nacional da Saúde, cerca de dezoito mil pessoas morreram, nos últimos três anos, de doenças “antigas”, entre elas cólera e dengue, que são consideradas doenças reemergentes. Além dessas, outras doenças “velhas” voltam a rondar e ameaçar a saúde da população brasileira. A distribuição geográfica dessas moléstias não se limita mais a focos isolados, mas espalha-se pelo país. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.

I. A fragilidade das barreiras sanitárias do país, o reduzido investimento em saúde pública e o deficiente equipamento sanitário (água encanada e esgotos) facilitam a contaminação e justificam o retorno das doenças “velhas”.

II. As doenças “velhas”, basicamente infecciosas e parasitárias, também conhecidas como “doenças tropicais”, são típicas de países pobres que têm essa situação provocada em função de sua localização geográfica.

III. No Brasil, as áreas mais vulneráveis a essas doenças “velhas” estão nas regiões Norte e Nordeste, nos aglomerados urbanos carentes de equipamentos sanitários e nas zonas rurais mais pobres.

IV. Doenças “novas” como a aids se restringem, no Brasil, às regiões altamente industrializadas e desenvolvidas, devido à rapidez e à multiplicação dos contatos, enquanto, na África, essa doença se espalhou pelo continente.

Estão corretas apenas as afirmativas:



( a )

II e IV. 

( b )

I e III.

( c )

III e IV. 

( d )

I e II.

( e )

II e III.

Resposta:

A deficiência no saneamento básico afeta principalmente as regiões mais carentes de recursos estruturais, como o Nordeste e o Norte, e torna essas regiões mais vulneráveis ao retorno e evolução das doenças reemergentes. A afirmação [II] é incorreta, pois as doenças parasitárias e infecciosas não são registradas exclusivamente em países tropicais. Da mesma forma, a afirmação [IV] não tem coerência, pois afirma que a enfermidade citada restringe-se a um espaço geográfico nacional.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 10 - Grupos sanguíneos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFPI) O esquema a seguir indica o tipo sanguíneo dos integrantes de uma família. A probabilidade de os indivíduos I e II terem sangue do tipo O é de, respectivamente:



( a )

zero e zero. 

( b )

zero e 0,5. 

( c )

0,5 e 0,5. 

( d )

0,5 e 0,75. 

( e )

1 e 1.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 4 - Progressão argumentativa: explorando as relações lógicas do texto dissertativo - Exercícios - BY NC 3.0BR

A fotografia a seguir circulou nas mídias sociais nos anos de 2015 e 2016. Ela mostra o aviso a seguir, colocado na entrada de uma praia do litoral do Brasil.

Pode-se dizer que o texto, inteligentemente, tira proveito dos recursos linguísticos, em especial o da pontuação, para explorar uma importante diferença de sentido. Essa alteração semântica está correlacionada a uma mudança no tratamento dispensado ao interlocutor presumido pelo texto. Explique: qual foi essa mudança de tratamento? Transcreva um elemento do texto que a indique.

Resposta:

Inicialmente o frequentador da praia é tratado com gentileza, pois está pressuposto que ele atenderá a recomendação. A expressão “por favor” indica esse tratamento polido.

Em seguida, caso o frequentador não se proponha a seguir a recomendação, o tratamento torna-se rude e deselegante. O vocativo “seu lixo” serve de claro exemplo disso.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 9 - Mecanismos sintáticos de ênfase - Exercícios - BY NC 3.0BR

O olhar também precisa aprender a enxergar

Há uma historinha adorável, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele: “Pai, me ajuda a olhar”. Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensação de faltarem não só palavras mas também capacidade para entender o que é que estava se passando ali.

Agora imagine o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepção? Só com auxílio mesmo. Não quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto, um Picasso ou um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lógica da criação.

FISCHER, Luís Augusto. Folha de S.Paulo.

(Fuvest-SP) A frase “Não quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto” é pouco clara. Mantendo-se a coerência com a linha de argumentação do texto, uma frase mais clara seria: “Não quer dizer que... 



( a )

algum de nós se emocione pelo simples fato de estar diante de uma obra clássica”. 

( b )

a primeira aparição de um clássico absoluto venha logo a nos emocionar”. 

( c )

nos emocionemos já na primeira reação diante de um clássico indiscutível”. 

( d )

o simples contato com um clássico absoluto não possa nos emocionar”. 

( e )

tão-somente em nossa relação com um clássico absoluto deixemos de nos emocionar”.

Questão 02 - Matemática - Unidade 17 - Capítulo 2 - Introdução à lógica matemática - Exercícios - BY NC 3.0BR

Suponhamos que em uma certa escola fora fundada uma associação chamada de ACDF e que sejam verdadeiras as seguintes proposições.

• Alguns alunos dessa escola não gostam de Matemática.

• Todos os alunos da ACDF gostam de Matemática.

Podemos deduzir que 



( a )

alguns alunos são diretores da ACDF. 

( b )

alguns membros da ACDF não são alunos. 

( c )

alguns alunos não são membros da ACDF. 

( d )

nenhum membro da ACDF é aluno. 

( e )

nenhum estudante é membro da ACDF.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Cantar, dançar e aprender! - Atividades (pg. 78 - 79) - BY NC 3.0BR

ASSINALE COM UM X O ANIMAL QUE APARECE NA PARLENDA CORRE CUTIA E ESCREVA O NOME DELE ABAIXO DA IMAGEM CORRESPONDENTE.

CORRE CUTIA

CORRE CUTIA, NA CASA DA TIA. CORRE CIPÓ, NA CASA DA VÓ. LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO, MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

Resposta:

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

DIFERENÇAS

CADA UM TEM UM ROSTO, CORPO, NOME, JEITO DE SER.

TODO MUNDO TEM NARIZ! TODO MUNDO TEM UM PÉ, OUTRO PÉ.

TODO MUNDO É DIFERENTE SENDO IGUAL, TODO MUNDO É IGUAL SENDO DIFERENTE. [...]

MARGARETH DAREZZO. CANTEIRO: MÚSICAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011. P. 14.

​

SERÁ QUE ALGUMA DESSAS PESSOAS É IGUAL A VOCÊ?

Resposta:

Espera-se que os alunos digam que não, pois todas as pessoas possuem diferenças.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Cantar, dançar e aprender! - Exercícios (pg. 71) - BY NC 3.0BR

• QUANTAS PESSOAS ESTÃO BRINCANDO?

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos, por meio da leitura da imagem e troca de ideias, identifiquem o assunto e antecipem o tema principal do módulo: cantigas de roda e parlendas.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para aprender: Mais alto, mais baixo - BY NC 3.0BR

NA IMAGEM ABAIXO, LIGUE:

• A VELA MAIS GROSSA COM A FITA MAIS LARGA.

• A VELA MAIS FINA COM A FITA MAIS ESTREITA.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 1 - Descrição; narração e dissertação a serviço dos gêneros - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifesp)

Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhado abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champagne na mão, os mais intrincados negócios; todos murmuram, e não há quem deixe de ser murmurado. O velho lembra-se dos minuetes e das cantigas do seu tempo, e o moço goza todos os regalos da sua época; as moças são no sarau como as estrelas no céu; estão no seu elemento: aqui uma, cantando suave cavatina, eleva-se vaidosa nas asas dos aplausos, por entre os quais surde, às vezes, um bravíssimo inopinado, que solta de lá da sala do jogo o parceiro que acaba de ganhar sua partida no écarté, mesmo na ocasião em que a moça se espicha completamente, desafinando um sustenido; daí a pouco vão outras, pelos braços de seus pares, se deslizando pela sala e marchando em seu passeio, mais a compasso que qualquer de nossos batalhões da Guarda Nacional, ao mesmo tempo que conversam sempre sobre objetos inocentes que movem olhaduras e risadinhas apreciáveis. Outras criticam de uma gorducha vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que veio para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa. Ali vê-se um ataviado dandy que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo os olhos pregados na sinhá, que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é essencial ter cabeça nem boca, porque, para alguns é regra, durante ele, pensar pelos pés e falar pelos olhos.

E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da corte para a ilha de… senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidades; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.

Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que com aturado empenho se esforçam para ver qual delas vence em graças, encantos e donaires, certo sobrepuja a travessa Moreninha, princesa daquela festa.

MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha, 1997.

A forma como se dá a construção do texto revela que ele é predominantemente:



( a )

dissertativo, com o objetivo de analisar criticamente o que é um sarau. 

( b )

descritivo, com o objetivo de mostrar o sarau como uma festa fútil e sem atrativos. 

( c )

narrativo, com o objetivo de contar fatos inusitados ocorridos em um sarau. 

( d )

descritivo, com o objetivo de apresentar as características de um sarau. 

( e )

dissertativo, com o objetivo de relatar as experiências humanas em um sarau.

Questão 02 - Física - Unidade 2 - Capítulo 4 - Vácuo; pressão atmosférica e pressão hidrostática - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFU-MG) Um garoto toma refrigerante utilizando um canudinho.

Podemos afirmar, corretamente, que ao puxar o ar pela boca o menino: 



( a )

reduz a pressão dentro do canudinho. 

( b )

aumenta a pressão dentro do canudinho. 

( c )

aumenta a pressão fora do canudinho. 

( d )

reduz a pressão fora do canudinho. 

( e )

reduz a aceleração da gravidade dentro do canudinho.​

Questão 02 - Geografia - Capítulo 9 - Urbanização e implicações sociais - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSM -RS)

O meio ambiente humano costuma ser dividido em meio cultural, constituído pelos produtos da atividade humana (edifícios, agricultura, instituições públicas e sociais, indústrias), e o meio natural, que é a natureza em si (solos, rios, clima, relevo, vegetação original).

VESENTINI, J.W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2009. p. 693. Adaptado.

Com relação ao conjunto de elementos que constituem o meio ambiente humano, é correto afirmar que: 



( a )

o meio cultural, com a industrialização e urbanização, passa a predominar sobre o natural, mas o Brasil constitui uma exceção, sendo um dos poucos países em que a modernização ocasionou a preservação de enormes áreas nas quais o meio natural predomina. 

( b )

o processo de modernização da sociedade brasileira ocasionou uma série de impactos sociais negativos, como, por exemplo, a concentração da renda nacional, a multiplicação de favelas e outras moradias rudimentares nos grandes centros urbanos. 

( c )

a Amazônia brasileira, embora venha sofrendo um processo de devastação florestal, em face da sua imensa biodiversidade, constitui o que se denomina meio natural, ou seja, a primeira natureza. 

( d )

a introdução em larga escala de plantas e animais geneticamente modificados busca recuperar a perda de biodiversidade e recriar as perturbações na cadeia alimentar promovidas por impactos ambientais, permitindo retomar -se o conceito de primeira natureza para o território brasileiro. 

( e )

a existência abundante de áreas verdes (reservas florestais, parques com muitas árvores) nas grandes e médias cidades brasileiras elimina os efeitos da poluição no ar, além de proporcionar variadas opções de lazer.

Resposta:

No processo de urbanização e desenvolvimento econômico brasileiro, a ocupação do espaço em termos territoriais foi desordenada, formando as periferias, gerando desigualdade financeira em razão da elevada concentração de renda e enfrentando dificuldades na integração entre os espaços regionais.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 10 - Text Comprehension; Question-tags: Short Answers: Shortened Clauses - Exercícios - BY NC 3.0BR

In text 1, the word over means:



( a )

during. 

( b )

above.

( c )

concerning. 

( d )

more than.

( e )

putting an end to.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 4 - Panorama das questões relacionadas à saúde no Brasil e no mundo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) A “globesidade” é um termo criado pela Organização Mundial da Saúde para se referir a um processo de modificações sociais e biológicas do indivíduo, decorrentes do avanço do processo da globalização. Essas modificações devem-se, respectivamente: 



( a )

A melhoria da qualidade dos serviços de saneamento e aos maus hábitos alimentares. 

( b )

Ao crescimento acelerado da população urbana e a inversão da pirâmide alimentar. 

( c )

A melhoria da qualidade dos serviços de saneamento e a ingestão de gorduras insaturadas. 

( d )

Ao crescimento acelerado da população urbana e a ingestão de gorduras saturadas. 

( e )

Ao processo de modernização da agricultura e ao comprometimento da longevidade nas áreas rurais.

Resposta:

O termo “globesidade” é um neologismo criado pela OMS para designar a epidemia de sobrepeso e obesidade criada pela cultura alimentar dos fast food (ou junk food), que se proliferou em âmbito mundial nas últimas décadas.

Questão 02 - Geografia - Aula 18 - Como medir a pobreza - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UEM-PR – Adaptada) Considere os dados da tabela abaixo e assinale a alternativa correta sobre os indicadores sociais que ela apresenta:

*Em 2010, o IPH (Índice de Pobreza Humana) sofreu mudanças na medição da desigualdade e da pobreza e foi substituído pelo IPM (Índice de Pobreza Multidimensional), que considera uma gama maior de variáveis.

 



( a )

Um IDH elevado corresponde a uma condição de vida melhor para toda a população de forma igualitária, como a alta da renda per capita. 

( b )

O Índice de Desenvolvimento Humano considera três dimensões básicas de desenvolvimento: mortalidade infantil, alfabetização e o PIB per capita. 

( c )

O Índice de Desenvolvimento Humano é uma média que não esconde as desigualdades, como no caso brasileiro. 

( d )

O Índice de Pobreza Multidimensional revela a parcela de pessoas que sofrem carências em dimensões básicas como saúde, educação e padrões de vida.

( e )

O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida considerando quatro dimensões básicas: PEA, PIB per capita, saneamento básico e alfabetização.

Resposta:

O Índice de Pobreza Multidimensional considera as mesmas dimensões do IDH – saúde, educação e padrão de vida –, mas difere nos indicadores, considerando nutrição, mortalidade infantil, combustível de cozinha, saneamento básico, eletricidade, acesso a moradia com pavimentação de terra e acesso a água.

Questão 02 - Geografia - Aula 9 - Degradação dos solos - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Observe a ilustração, o esquema e a tabela a seguir.

Com base na ilustração, no esquema e na tabela, considere as afirmativas a seguir.

I. A degradação das terras por erosão em áreas agrícolas não pode ser justificada pela eliminação da capa superficial do solo, pois ela não intensifica o escoamento superficial (Runoff).

II. A eliminação da capa superficial do solo é o maior causador da erosão em terras com vocação agrícola, por isso a erosão deve ser controlada desde seu início.

III. As consequências da erosão não se limitam à quantidade de solo perdida; refletem-se também na degradação física e na perda da fertilidade do solo.

IV. A degradação progressiva do solo, assim como do ambiente como um todo, tem sido gerada, principalmente, pelas atividades ligadas à produção de alimentos e de outros bens de consumo.

Assinale a alternativa correta.



( a )

Somente as afirmativas I e II são corretas.

( b )

Somente as afirmativas I e IV são corretas. 

( c )

Somente as afirmativas III e IV são corretas.

( d )

Somente as afirmativas I, II e III são corretas. 

( e )

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta:

O gráfico e a tabela apontam para maior erosão em áreas de produção agrícola, pois a retirada da cobertura vegetal aumenta a velocidade de escoamento superficial da água, estimulando o problema. Logo, a afirmativa [I] está incorreta.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 4 - Poríferos e Cnidários – aprofundamento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Udesc) Analise as proposições em relação a um grupo animal cujo personagem de desenho animado, Bob Esponja, é representante típico.

Bob Esponja Calça Quadrada: https://www.google.com.br

I. Os seus representantes são exclusivamente aquáticos.

II. Crescem aderidos a substratos e praticamente não se movimentam.

III. Possuem células especializadas chamadas de coanócitos que estão relacionadas com a alimentação destes animais.

IV. Apresentam reprodução assexuada e também sexuada.

V. A estrutura corporal básica é do tipo asconoide, siconoide ou leuconoide.

Assinale a alternativa correta: 



( a )

Somente uma afirmativa é verdadeira. 

( b )

Somente duas afirmativas são verdadeiras. 

( c )

Somente três afirmativas são verdadeiras. 

( d )

Somente quatro afirmativas são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras

Questão 02 - Matemática - Unidade 15 - Capítulo 1 - Compondo funções - Exercícios - BY NC 3.0BR

Sendo f(x) > 0 e [f(x)]2 + x . f(x) = 6, para todo x real, tem-se que f(1) é igual a 



( a )

1. 

( b )

2. 

( c )

4. 

( d )

6. 

( e )

9.

Questão 02 - Química - Capítulo 5 - As principais reações orgânicas de hidrocarbonetos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Indique o nome do produto obtido na equação a seguir.



( a )

1-cloro-2,2-dimetilpropano 

( b )

2-cloro-2,2-dimetilpropano 

( c )

1-cloro-1,2-dimetilpropano 

( d )

1-cloro-1,1-dimetilpropano 

( e )

3-cloro-2,2-dimetilpropano

Questão 02 - Biologia - Capítulo 7 - Moluscos e equinodermos – aprofundamento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) Os moluscos apresentam simetria radial.

( ) O corpo é constituído por cabeça, pé e massa visceral.

( ) Os bivalves possuem sifões para a entrada e a saída de água.

( ) A composição da concha externa é calcária ou celulósica.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



( a )

F - F - V - F. 

( b )

V - F - F - V.

( c )

F - V - V - F.

( d )

V - V - F - V.

( e )

V - V - F - F.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas