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Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 1 - Semântica; pragmática; contextualização e interdisciplinaridade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ESPM-SP – Adaptada)

[...] Nesta era de exaltação de celebridades – reais e inventadas – fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça. Mas tem. Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia. [...] Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige? Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa? Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé? Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista. [...]

Martha Medeiros, jornalista e escritora, colunista do jornal Zero Hora e de O Globo. Adaptado.

“Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista”.

Levando em conta o texto, o termo em destaque possui melhor definição em: 



( a )

que produz sensação intensa.

( b )

que desperta viva admiração ou entusiasmo; espetacular; formidável. 

( c )

que há divulgação e exploração, em tom espalhafatoso, de matéria capaz de emocionar ou escandalizar. 

( d )

que há surpresa ou grande impressão devida a um acontecimento raro, incomum. 

( e )

que produz fato de grande comoção moral; emocionante.

Questão 02 - Física - Unidade 2 - Capítulo 2 - A experiência de Oersted - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFPR) Na segunda década do século XIX, Hans Christian Oersted demonstrou que um fio percorrido por uma corrente elétrica era capaz de causar uma perturbação na agulha de uma bússola. Mais tarde, André Marie Ampère obteve uma relação matemática para a intensidade do campo magnético produzido por uma corrente elétrica que circula em um fio condutor retilíneo. Ele mostrou que a intensidade do campo magnético depende da intensidade da corrente elétrica e da distância ao fio condutor.

Com relação a esse fenômeno, assinale a alternativa correta. 



( a )

As linhas do campo magnético estão orientadas paralelamente ao fio condutor. 

( b )

O sentido das linhas de campo magnético independe do sentido da corrente.

( c )

Se a distância do ponto de observação ao fio condutor for diminuída pela metade, a intensidade do campo magnético será reduzida pela metade. 

( d )

Se a intensidade da corrente elétrica for duplicada, a intensidade do campo magnético também será duplicada.

( e )

No Sistema Internacional de unidades (S.I.), a intensidade de campo magnético é A/m.

Questão 02 - Química - Capítulo 4 - Introdução ao estudo das reações orgânicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unirio-RJ) Considere as seguintes reações orgânicas:

A opção que apresenta os tipos de reação corretos é:



( a )

I – adição; II – substituição; III – eliminação 

( b )

I – adição; II – eliminação; III – substituição 

( c )

I – eliminação; II – substituição; III – adição 

( d )

I – eliminação; II – adição; III – substituição

( e )

I – substituição; II – eliminação; III – adição

Questão 02 - Física - Unidade 2 - Capítulo 5 - Indução eletromagnética: gerador mecânico - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Imed-RS) A lei da indução de Faraday é fundamental, por exemplo, para explicarmos o funcionamento de um dispositivo usado em usinas de energia elétrica: o dínamo. Trata-se de um equipamento eletromecânico que transforma energia mecânica nas usinas de energia em energia elétrica. Em relação a esse dispositivo, assinale a alternativa INCORRETA.



( a )

Segundo a lei de Faraday, a quantidade de energia elétrica produzida por um dínamo pode ser superior à quantidade de energia mecânica que ele consome. 

( b )

A lei de Faraday é importante para explicar o funcionamento dos transformadores de tensão que usamos em nossas residências. 

( c )

É impossível construir um dínamo cujo único efeito seja produzir 200 J de energia elétrica consumindo somente 100 J de energia mecânica.

( d )

A lei de Faraday relaciona o fluxo de um campo magnético, variando ao longo do tempo, a uma força eletromotriz induzida por essa variação. 

( e )

O dínamo é percorrido por uma corrente elétrica induzida quando rotaciona na presença de um campo magnético externo.

Questão 02 - História - Capítulo 9 - O Brasil atual - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Observe a charge e assinale a alternativa correta.

Charge de Fortuna. (Correio da Manhã, 17.04.1996, p. 6.)



( a )

O processo de fechamento político, iniciado durante o Estado Novo, atingiu seu auge na década de 1960. 

( b )

O Ato Institucional nº 5 cassou o direito de voto não só dos analfabetos, como também dos demais brasileiros. 

( c )

Durante o regime ditatorial dos militares, apesar da falta de participação política, houve significativo avanço na distribuição de renda. 

( d )

A Constituição de 1988 assegurou, pela primeira vez na história brasileira, o direito de voto para os analfabetos. 

( e )

A campanha pelas ‘Diretas-já’, com apoio popular e da imprensa, conseguiu restabelecer o voto direto para presidente.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 12 - O terrorismo no mundo contemporâneo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unioeste-PR)

Max Weber (1864-1920) afirma que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território […], reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física”.

WEBER. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 56.

Assinale a alternativa correta a respeito do significado da afirmação de Weber.



( a )

Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território. 

( b )

O Estado foi sempre o único agente que pode utilizar legalmente a violência com o consentimento dos cidadãos – a violência dos pais contra os filhos, por exemplo, sempre foi ilegal. 

( c )

Atualmente, o Estado é o único agente que utiliza a violência (ameaças, armas de fogo, coação física) como meio de atingir seus fins – assim a segurança de todos os cidadãos está garantida. 

( d )

Outros grupos também podem utilizar a violência como recurso – por exemplo, as empresas privadas de vigilância – independentemente da autorização legal do Estado. 

( e )

Todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contemporâneo – por exemplo, quando a polícia usa balas de borracha contra grevistas.

Questão 02 - Física - Unidade 4 - Capítulo 2 - Cosmologia - Exercícios - BY NC 3.0BR

Nos manuscritos originais de Edwin Hubble, encontramos dados curiosos medidos por ele mesmo. A nebulosa que fica na constelação de Gêmeos, que está a 135 . 106 anos-luz da Terra, afasta-se de nós a uma taxa de 14 300 milhas por segundo.

a) Qual o valor da constante de Hubble (em (km/s)/ Mpc) pelas próprias medidas feitas por ele? (Dados: 1 milha = 1,6 km; 1 Mpc = 3,2 . 106 anos-luz.)

b) Medidas recentes, usando métodos muito mais confiáveis, apontam H = 72 (km/s)/Mpc, um valor bem menor da constante de Hubble do que o valor por ele mesmo medido. Qual é a importância de sabermos com a máxima precisão o valor dessa constante física?

Questão 02 - História - Capítulo 1 - A Segunda Guerra Mundial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Aman-RJ) Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a Guerra, outros países aderiam à “política de apaziguamento”, que



( a )

foi um pacote de ajuda econômica destinado a apoiar os países ameaçados pelo nazismo. 

( b )

consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra. 

( c )

objetivava apoiar, financeiramente, o movimento comunista internacional para neutralizar o poder nazista.

( d )

foi um acordo de não agressão pactuado entre germanos e soviéticos e apoiado pela maioria dos países europeus.

( e )

foi a postura adotada pela Áustria, Tchecoslováquia e Polônia, de anexar-se à Alemanha, sem disparar um único tiro.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 1 - Textos temáticos e figurativos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Vai trabalhar vagabundo

Vai trabalhar, vagabundo Vai trabalhar, criatura Deus permite a todo mundo Uma loucura Passa o domingo em família Segunda-feira beleza Embarca com alegria Na correnteza

Prepara o teu documento Carimba o teu coração Não perde nem um momento Perde a razão Pode esquecer a mulata Pode esquecer o bilhar Pode apertar a gravata Vai te enforcar Vai te entregar Vai te estragar Vai trabalhar

Vê se não dorme no ponto Reúne as economias Perde os três contos no conto Da loteria Passa o domingo no mangue Segunda-feira vazia Ganha no banco de sangue Pra mais um dia

[...]

Passa o domingo sozinho Segunda-feira a desgraça Sem pai nem mãe, sem vizinho Em plena praça Vai terminar moribundo Com um pouco de paciência No fim da fila do fundo Da previdência  Parte tranquilo, ó irmão Descansa na paz de Deus Deixaste casa e pensão Só para os teus [...]

BUARQUE, Chico. Vai trabalhar vagabundo. In:                 . Meus caros amigos. [s. l.]: Philips Records, 1976. CD. Faixa 5.

Marque a alternativa que analisa incorretamente a relação entre as figuras e os temas que representam no texto. 



( a )

A figura da “gravata” é usada como sinônimo de “forca”, representando negativamente o tema do “trabalho”. 

( b )

A figura dos “três contos na loteria” simboliza o tema da “sorte” no jogo, um dos meios de o malandro ganhar a vida. 

( c )

A figura da “praça” representa o espaço de “insegurança” e “instabilidade” que se contrapõe a casa, espaço de “segurança” e “estabilidade”. 

( d )

A passagem figurativa “Sem pai nem mãe, sem vizinho” traduz o tema da “solidão”. 

( e )

As figuras da “mulata” e do “bilhar” não representam o tema da “diversão”, uma vez que não têm relação com “falta de seriedade”.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 8 - Capitalismo no mundo contemporâneo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) O capitalismo evoluiu no que se refere ao sistema econômico, apresentando mudanças na maneira de organizar a economia e a sociedade e interferindo na divisão internacional do trabalho, de acordo com cada momento histórico. Contudo, alguns aspectos fundamentais caracterizaram o capitalismo desde suas etapas iniciais. São eles: 



( a )

economia de mercado, socialização dos meios de produção e planejamento estatal centralizado.

( b )

sociedade sem divisão de classes, economia planificada e socialização dos meios de produção.

( c )

sociedade dividida em classes, predomínio da propriedade privada, busca do lucro e acumulação de capital. 

( d )

predomínio da propriedade privada, sociedade sem divisão de classes e economia de mercado.

Resposta:

C

O modo de produção capitalista é caracterizado pela economia de mercado, liderada por empresas privadas e pela sociedade dividida em classes sociais (burguesia e proletariado). O sistema valoriza a propriedade privada ao passo que o objetivo é a obtenção do lucro e a acumulação de capital, portanto, a desigualdade social é inerente ao sistema.

Questão 02 - História - Capítulo 6 - Brasil: República Liberal (1945-1964) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Mack-SP) O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi influenciado pelos acontecimentos internacionais que marcaram o pós-guerra. A política econômica adotada em seu governo tinha como principal objetivo:



( a )

o aumento da intervenção do Estado, que passou a controlar as importações, diminuindo as tarifas alfandegárias. 

( b )

a manutenção de uma política de confisco para combater a inflação, que, entretanto, não prejudicou os ajustes salariais dos trabalhadores. 

( c )

a liberalização do câmbio, aumentando as importações de produtos supérfluos, sem adotar uma política de seleção nas importações. 

( d )

a adoção de uma política liberal e nacionalista, favorável aos negócios das empresas nacionais.

( e )

a manutenção das condições favoráveis à acumulação de capital, por meio de uma política social democrática e nacionalista.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 6 - Fonética e fonologia - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEM-PR – Adaptada) Assinale o que for correto.

01. No vocábulo excessivamente, as letras “xc” formam, segundo a fonologia, um dígrafo que representa o fonema /s/, assim como as letras “ss” também formam um dígrafo que representa o fonema /s/.

02. Nos vocábulos fixadas e sexuais, a letra “x”, em ambos os vocábulos, representa os fonemas /k/ e /s/.

04. No vocábulo executivo, a letra “x” representa o fonema /z/, do mesmo modo que, no fonema certeza, a letra “z” representa o fonema /z/.

08. A primeira sílaba (“sex”) do vocábulo sexta é formada por uma consoante, uma vogal e uma consoante. A primeira sílaba do vocábulo fiscalização − “fis” − é formada por uma consoante, uma vogal e uma consoante. A letra “x”, no final da sílaba “sex” (do vocábulo sexta), e a letra “s”, no final da sílaba “fis” (do vocábulo fiscalização), representam o mesmo fonema /s/.

16. No vocábulo higiênico, temos 9 letras e 9 fonemas. No vocábulo hábitos, temos 7 letras e 7 fonemas. No vocábulo chamada, temos 7 letras e 7 fonemas. A correspondência entre a quantidade de letras e a de fonemas em cada um dos exemplos apresentados assegura que, como letra e fonema não são elementos distintos, o número de letras corresponde ao número de fonemas.

Resposta:

01 + 02 + 08 = 11

Questão 02 - História - Capítulo 8 - O regime militar no Brasil (1964-1985) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) No Brasil, a organização política implantada pelo Regime Militar, instalado após 1964, caracterizou-se pela 



( a )

ampliação dos poderes estaduais sustentada por acordos regionais entre chefes políticos conservadores e setores de vanguarda empresarial.

( b )

crescente concentração de poderes para o Executivo com os Atos Institucionais legitimando a manutenção de um Estado forte. 

( c )

permanente utilização de instrumentos de exceção controlados pelos representantes do Congresso, que passou a ser autônomo e independente. 

( d )

implantação de controle popular sobre os antigos caciques políticos municipais que ameaçavam a estabilidade do Regime. 

( e )

estratégia de abertura e distensão política executada de forma lenta e gradual com o objetivo de fortalecer o poder dos partidos políticos.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 10 - Tendências energéticas do mundo contemporâneo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRN) Um empresário deseja instalar uma indústria no Brasil, em uma localidade produtora de energia renovável e limpa. Avaliadas as condições geográficas das regiões brasileiras, o empresário escolheu estabelecer sua empresa no Nordeste, porque esta é a região que:



( a )

possui a maior quantidade de usinas hidrelétricas instaladas.

( b )

possui a maior capacidade instalada de energia eólica. 

( c )

se destaca como principal produtora de energia a partir da biomassa. 

( d )

se destaca pelo maior número de usinas termoelétricas em funcionamento. 

Resposta:

A região Nordeste é uma das regiões mais favoráveis para a instalação de parques eólicos em função de receber a ação frequente, praticamente constante, dos ventos.

Questão 02 - Geografia - Aulas 4 e 5 - Circulação geral da atmosfera - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Observe as imagens abaixo.

As figuras acima reproduzem a dinâmica atmosférica típica de muitas cidades litorâneas no Brasil. Durante o dia os ventos tendem a se deslocar do mar para o continente. Durante a noite, observa-se o movimento oposto.

O mecanismo climático local descrito na situação acima está associado à 



( a )

diferença da pressão atmosférica. 

( b )

inexistência de vegetação. 

( c )

intensa ocupação urbana. 

( d )

presença de barreiras montanhosas. 

( e )

semelhança da temperatura.

Resposta:

Durante o dia o ar se desloca do mar em direção ao continente por causa da diferença de pressão. Tal variação é resultado da mudança na temperatura, menor sobre o oceano e maior na área continental, reflexo da diferença de calor específico.

Questão 02 - Física - Unidade 1 - Capítulo 1 - Eletrodinâmica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza: 



( a )

vetorial, porque a ela sempre se associa um módulo, uma direção e um sentido. 

( b )

escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo. 

( c )

vetorial, porque a corrente elétrica se origina da ação do vetor campo elétrico que atua no interior do condutor. 

( d )

escalar, porque o eletromagnetismo só pode ser descrito por grandezas escalares. 

( e )

vetorial, porque as intensidades das correntes que convergem em um nó sempre se somam vetorialmente.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 1 - Poesia concreta - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) São as seguintes as características básicas da poesia concreta:   



( a )

a unidade poética deixa de ser a palavra e passa a ser o verso; busca-se adequação da forma poética às características do mundo moderno. 

( b )

a palavra é explorada quanto aos aspectos semântico, sintático, sonoro e gráfico (visual); o espaço “papel” passa a integrar o significado do poema. 

( c )

cada palavra refere-se às palavras circunvizinhas verbal, vocal ou visualmente; respeita-se a distribuição linear da linguagem verbal. 

( d )

evita-se o imediatismo da comunicação visual; utilizam-se cores, tipos diferentes de letras, recursos de outras artes e linguagens. 

( e )

o poema é uma aventura de palavras no espaço; defende-se uma poesia a serviço da manifestação da pura subjetividade. 

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 2 - Tendências das artes contemporâneas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP – Adaptada) A aquarela do artista João Teófilo dialoga com a pintura de Pedro Américo, Tiradentes esquartejado (1893), ambas reproduzidas nesta questão.

Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, 1893.

João Teófilo. Disponível em: .

Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que: 



( a )

trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir. 

( b )

utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela. 

( c )

a imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas. 

( d )

Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado. 

( e )

diferentemente de Tiradentes, mitificado na imagem de Pedro Américo como um símbolo de liberdade, as figuras negras representadas no trabalho de João Teófilo ganham um contorno mais cotidiano e prosaico, o que denuncia o preconceito racial como uma das mazelas da sociedade brasileira.

Questão 02 - Matemática - Unidade 20 - Capítulo 2 - Medidas de dispersão - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Em uma corrida de regularidade, a equipe campeã é aquela em que o tempo dos participantes mais se aproxima do tempo fornecido pelos organizadores em cada etapa. Um campeonato foi organizado em 5 etapas, e o tempo médio de prova indicado pelos organizadores foi de 45 minutos por prova. No quadro, estão representados os dados estatísticos das cinco equipes mais bem classificadas.

Utilizando os dados estatísticos do quadro, a campeã foi a equipe



( a )

I.

( b )

II. 

( c )

III.

( d )

IV. 

( e )

V.

Questão 02 - História - Capítulo 10 - O mundo pós-Guerra Fria - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj) Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido nos EUA, no dia 11 de setembro de 2001.

A queda das torres do World Trade Center foi certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História, inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas, não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em ícones. Agora, elas representam uma guinada histórica?

HOBSBAWM, Eric. In: O Estado de S. Paulo, 10 set. 2011. Disponível em: . Acesso em: 29 jan.2017.

A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center: 



( a )

concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional. 

( b )

crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos. 

( c )

intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio. 

( d )

ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabes.

Questão 02 - Física - Unidade 2 - Capítulo 1 - Ímãs e magnetismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFSP) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com finalidades práticas, como em alto-falantes e microfones, ou como meramente decorativas. A figura mostra dois ímãs, A e B, em forma de barra, com seus respectivos polos magnéticos.

Analise as seguintes afirmações sobre ímãs e suas propriedades magnéticas.

I. Se quebrarmos os dois ímãs ao meio, obteremos quatro pedaços de material sem propriedades magnéticas, pois teremos separados os polos norte e sul um do outro.

II. A e B podem tanto atrair-se como repelir-se, dependendo da posição em que os colocamos, um em relação ao outro.

III. Se aproximarmos de um dos dois ímãs uma pequena esfera de ferro, ela será atraída por um dos polos desse ímã, mas será repelida pelo outro.

É correto o que se afirma em 



( a )

I, apenas. 

( b )

II, apenas. 

( c )

I e II, apenas. 

( d )

I e III, apenas. 

( e )

II e III, apenas.

Questão 02 - Matemática - Unidade 19 - Capítulo 1 - Cônicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC- RS) Dois amigos caminham no plano xy, ao longo de retas paralelas cujas equações são 2x + 5y = 7 e 3x + my = 1. Então, o valor de m é



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Geografia - Capítulo 1 - Desenvolvimento e sustentabilidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP) Em junho de 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), na qual trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, conforme trecho a seguir.

O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: “Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres”. Por exemplo [...], a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.

Apud: .

No trecho selecionado da encíclica, o papa estabelece: 



( a )

a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário. 

( b )

o vínculo entre a responsabilidade humana no aquecimento global e a elevação do nível do mar. 

( c )

a interdependência entre o desenvolvimento tecnológico e o progresso material e moral. 

( d )

o papel da política internacional para o uso responsável das fontes hídricas. 

( e )

a importância de preservar o bem comum, sobretudo a água potável.

Resposta:

Como mencionado corretamente na alternativa [A], a encíclica faz referência à relação entre impacto ambiental e questão social, ressaltando que o maior dano ocorre em segmentos sociais desprovidos de renda. Estão incorretas as seguintes alternativas: [B], porque o texto indica impactos genéricos, e não pontuais, como o aquecimento global; [C], porque o texto não faz referência à tecnologia x riqueza; [D], porque o texto não evidencia a política internacional; [E], porque o texto indica o impacto da destruição da natureza sobre a população mais pobre.

Questão 02 - Matemática - Unidade 18 - Capítulo 1 - Troncos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Uma pirâmide regular de altura 8 cm e cuja base é um quadrado de lado medindo 12 cm é seccionada por um plano paralelo à base de modo que a distância desse plano até o vértice é de 4 cm, determinando um tronco de pirâmide. Calcule a área de uma face lateral desse tronco.



( a )

45 cm2 

( b )

90 cm2 

( c )

22,5 cm2

( d )

30 cm2

( e )

60 cm2

Questão 02 - Física - Unidade 1 - Capítulo 3 - Associação de dispositivos elétricos em circuitos residenciais - Exercícios - BY NC 3.0BR

(CFTMG – Adaptada) Em uma residência, há um refrigerador que funciona continuamente e cuja potência de operação é de 5 200 W. O número de lâmpadas de 40 W que devem ficar ligadas, durante 3 horas, para que seu consumo de energia seja o mesmo do refrigerador, durante um dia, é dado por 



( a )

52. 

( b )

102. 

( c )

520. 

( d )

1 040. 

( e )

2 080.​

Questão 02 - Geografia - Capítulo 9 - Conceitos elementares de economia - Exercícios - BY NC 3.0BR

O gráfico abaixo indica uma profunda mudança no padrão de consumo na França ao longo da segunda metade do século XX:

Indique o modelo produtivo e a correspondente explicação para tais mudanças: 



( a )

Consumista – elevação da renda popular e aumento do volume de crédito. 

( b )

Flexível – adoção do livre-cambismo como política alfandegária. 

( c )

Fordista – aceleração da produção e queda dos preços no mercado. 

( d )

Volvista – redução do preço dos produtos por subsídios governamentais.

( e )

Toyotista – socialização dos lucros das empresas.

Resposta:

A

A consolidação da sociedade industrial e de consumo nos países desenvolvidos permitiu uma elevação da renda de parte da população e a criação de mecanismos de crédito, o que ampliou a base de consumo e incentivou o crescimento econômico.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 12 - A segunda lei de Mendel - Exercícios - BY NC 3.0BR

Tomando-se por base a segunda lei de Mendel, em F2 , dois caracteres se distribuem quanto ao fenótipo na proporção de: 



( a )

1 : 2 : 1. 

( b )

3 : 1. 

( c )

9 : 3 : 3 : 1. 

( d )

27 : 9 : 9 : 9 : 3 : 3 : 3 : 1. 

( e )

nenhuma das anteriores.

Questão 02 - Matemática - Unidade 15 - Capítulo 2 - Invertendo funções - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFF-RJ) Considere as funções f, g e h, todas definidas em [m, n] com imagens em [p, q] representadas através dos gráficos a seguir

Pode-se afirmar que 



( a )

f é bijetiva, g é sobrejetiva e h não é injetiva. 

( b )

f é sobrejetiva, g é injetiva e h não é sobrejetiva. 

( c )

f não é injetiva, g é bijetiva e h é injetiva. 

( d )

f é injetiva, g não é sobrejetiva e h é bijetiva. 

( e )

f é sobrejetiva, g não é injetiva e h é sobrejetiva.

Questão 02 - Geografia - Aulas 2 e 3 - As conferências mundiais sobre o meio ambiente - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Udesc – Adaptada) Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro os chefes de Estado debateram questões sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, reunião que ficou conhecida como a “tomada de consciência”. De lá para cá, muitas foram as preocupações ambientais que mobilizaram governos e ONG’s (Organizações Não Governamentais). Analise as proposições em relação aos eventos mais conhecidos em defesa do meio ambiente e da vida no planeta, nas cinco últimas décadas.

I. A Assembleia Geral da ONU, no início dos anos 1980, encarregou uma comissão para estudar o binômio desenvolvimento x meio ambiente.

II. O Relatório Brundtland, de 1987, cunhou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento sustentável.

III. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizou-se em 1992, no Rio de Janeiro, mais conhecida como Rio-92.

IV. A Agenda XXI, elaborada durante a Rio-92, era um ambicioso programa para implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável no mundo.

V. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20 (2012), discutiu a renovação do compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável.

Assinale a alternativa correta.



( a )

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 

( b )

Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. 

( c )

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 

( d )

Somente a afirmativa V é verdadeira. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta:

Todas as afirmações estão corretas e representam uma boa síntese da evolução política no que diz respeito aos estudos do desenvolvimento sustentável e seus desdobramentos. A Rio+20, Conferência da ONU sobre Meio Ambiente realizada em 2012, atualizou o conceito de desenvolvimento sustentável: conciliação entre conservação do meio ambiente, prosperidade econômica e inclusão social. A Economia Verde também foi um dos temas mais debatidos nessa conferência.

Questão 02 - Geografia - Aulas 7 e 8 - Poluição atmosférica e dos oceanos - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.

I. O monte Quilimanjaro na África, porções da cordilheira dos Andes e da cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas.

II. A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará.

III. Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional e oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.

Quais estão corretas?



( a )

Apenas I. 

( b )

Apenas II. 

( c )

Apenas I e III.

( d )

Apenas II e III. 

( e )

I, II e III.

Resposta:

As manchas de petróleo são mais intensas nas rotas de navegação dos petroleiros, que vão das regiões produtoras do Oriente Médio para os grandes mercados consumidores da Europa e da Ásia oriental.

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