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Questão 02 - Geografia - Capítulo 6 - A questão da renda no mundo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) Os gráficos a seguir representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta:

FONTE: ROCHA. S. Pobreza e indigência no Brasil: algumas evidências empíricas com base na Pnad 2004. Belo Horizonte: Nova Economia, maio/agosto 2006. p. 4-5. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2010. Adaptado.

 



( a )

Comparando as áreas metropolitanas, urbanas e rurais, observa-se que a melhoria da pobreza (queda na proporção de pobres) no período 1990-2004 foi menos acentuada nas áreas urbanas. 

( b )

Nas áreas rurais, a queda na proporção de indigentes foi mais significativa do que a de pobres.

( c )

No período 1995-2004, a proporção de pobres e de indigentes no Brasil se manteve mais ou menos constante.

( d )

A queda menos acentuada na proporção de indigentes no Brasil, no período, ocorreu nas áreas urbanas.

Resposta:

C

Considerando que a queda nos índices de pobreza e indigência é contada em pontos percentuais, podemos concluir que:

• a queda menos acentuada nos índices de pobreza no período 1990-2004 ocorreu nas áreas metropolitanas, pois nelas o índice inicia e termina o período próximo a 40%;

• nas áreas rurais, a queda na proporção de indigentes foi menos significativa que a de pobres, considerando-se todo o período, pois caiu cerca de 15 pontos percentuais, enquanto a de pobres caiu 20%;

• a queda menos acentuada na proporção de indigentes no Brasil, considerando-se o período 1990-2004, ocorreu nas áreas metropolitanas.

No entanto, conforme aponta a afirmativa [C], entre 1995 e 2004, a proporção de pobres e de indigentes se manteve relativamente constante.

Questão 02 - Matemática - Unidade 17 - Capítulo 1 - Teoria dos números - Exercícios - BY NC 3.0BR

Considere que nas seguintes proposições a e b sejam números inteiros.

Se a + b é par, então a é par e b é par. Se a é par e b é par, então a + b é par. Se a + b é ímpar, então a é par ou b é par. Se a . b é par, então a é par ou b é par. Se a . b é ímpar, então a é ímpar e b é ímpar.

O número de proposições verdadeiras é



( a )

1. 

( b )

2. 

( c )

3. 

( d )

4. 

( e )

5.

Questão 02 - Química - Capítulo 6 - Álcoois: propriedades e reações - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifor-CE) Vinho pode virar vinagre. Quando isso ocorre, pode-se afirmar que o:



( a )

metanol foi reduzido a metanal. 

( b )

ácido etanoico foi oxidado a dióxido de carbono. 

( c )

etanol foi oxidado a dióxido de carbono. 

( d )

etanol foi oxidado a ácido etanoico. 

( e )

ácido etanoico foi reduzido a etanol.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 3 - A coesão textual - Exercícios - BY NC 3.0BR

O angolano Pepetela é envolvente não só na literatura. Vencedor do prêmio Camões de 1997, o autor tem participação importante na vida cultural e política de seu país. Foi militante da causa da independência, viveu no exílio e, na Angola livre, ocupou cargos no governo.

Em seus romances, assim como em sua fala, estão presentes História, realidade e cultura angolanas. Como a independência só veio em 1975, suas preocupações mostram a nação em construção, que precisa proteger suas culturas regionais e encontrar sua História, mesmo que por meio de antigos mitos.

Revista Língua Portuguesa, julho 2012, p. 13.

Assinale a alternativa que analisa incorretamente os recursos coesivos presentes no texto. 



( a )

O termo “o autor” é sujeito de “tem” e se refere a “o angolano Pepetela”, evitando sua repetição. 

( b )

O termo “vencedor do prêmio Camões de 1997” apesar de se referir a Pepetela, não tem o papel de acrescentar informação sobre o autor. 

( c )

Na passagem “Foi militante [...], viveu no exílio e [...] ocupou cargos no governo”, o sujeito dos três verbos é elíptico, referindo-se a Pepetela para evitar sua repetição. 

( d )

O trecho “suas preocupações” refere-se à proteção das culturas regionais e da história da nação em construção. 

( e )

O sujeito de “precisa proteger” é o pronome “que”, o qual retoma o termo “a nação em construção”.​

Questão 02 - Química - Capítulo 3 - Radioatividade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Em 1995, o elemento de número atômico 111 foi sintetizado pela transformação nuclear:

Esse novo elemento, representado por Rg, é instável e sofre o seguinte decaimento:

Nesse decaimento liberam-se apenas:



( a )

Nêutrons 

( b )

Prótons 

( c )

Partículas α e partículas β

( d )

partículas β

( e )

Partículas α

Questão 02 - História - Capítulo 3 - Conflitos do século XX: a Guerra Fria I (1945-1968) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj)

O capitalismo do século XIX tropeçou de desastre em desastre nas bolsas de valores e nos investimentos empresariais irracionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essa desordem foi de algum modo posta sob controle na maioria das economias avançadas: sindicatos fortes, garantias trabalhistas e empresas de grande escala combinaram-se e produziram uma era, de mais ou menos trinta anos, de relativa estabilidade.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.

A estabilidade mencionada no texto foi proporcionada pela condição socioeconômica e pelo modelo de organização do Estado identificados em:



( a )

implantação dos sistemas de crédito – moderno.

( b )

estruturação dos impérios coloniais – corporativista.

( c )

organização das redes produtivas globais – autocrático. 

( d )

formação das sociedades de consumo de massa – de bem-estar social. 

( e )

estruturação de empréstimos ao terceiro mundo – bipolarização.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 12 - Orientação para respostas de questões discursivas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Leia a seguinte mensagem publicitária de uma empresa da área de logística:

A gente anda na linha para levar sua empresa mais longe

Mudamos o jeito de transportar contêineres no Brasil e Mercosul. Através do modal ferroviário, oferecemos soluções logísticas econômicas, seguras e sustentáveis.

a) Visando a obter maior expressividade, recorre-se, no título da mensagem, ao emprego de expressão com duplo sentido. Indique essa expressão e explique sucintamente.

b) Segundo o anúncio, uma das vantagens do produto (transporte ferroviário) nele oferecido é o fato de esse produto ser “sustentável”. Cite um motivo que justifique tal afirmação.

Resposta:

a) O título do anúncio explora o duplo sentido de “anda na linha”. No uso popular, a expressão equivale a “agir em conformidade com as regras”. No contexto da propaganda, a mesma expressão também faz referência ao modal ferroviário: já que os trens trafegam sobre uma linha férrea, trata-se de um meio de transporte que “anda na linha”.

b) Tomando como “sustentáveis” as atividades que se desenvolvem evitando esgotar ou degradar os recursos naturais, o transporte ferroviário pode ser enquadrado nesse grupo por sua reduzida emissão de CO2, quando comparado a outros meios de transporte.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 2 - Text Comprehension; The Passive with verbs of “thinking”; “saying” etc. - Exercícios - BY NC 3.0BR

The expression “regardless of ” (ℓ. 13) could be replaced, without change in meaning, by: 



( a )

rather than 

( b )

despite 

( c )

due to 

( d )

in addition to 

( e )

depending on

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 9 - Text Comprehension; All; Each; Every - Exercícios - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa correta.

Ainda no subtítulo “Food firm [...] fall asleep in class from lack of food”, a preposição from poderia ser substituída, sem mudança de sentido, por: 



( a )

in spite of 

( b )

of 

( c )

due to 

( d )

instead of 

( e )

between

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 5 - Text Comprehension - Exercícios - BY NC 3.0BR

In the fragment “a statement newly released” , the word newly could be replaced, without change in meaning, by: 



( a )

again 

( b )

once 

( c )

formerly 

( d )

recently 

( e )

actually

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 5 e 6 - Tendências da arte contemporânea: teatro - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Espetáculo Romeu e Julieta, Grupo Galpão. GUTO MUNIZ. Disponível em: .Acesso em: 30 de maio 2016. 

(Enem) A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de rua é o fato de: 



( a )

dispensar o edifício teatral para a sua realização. 

( b )

utilizar figurinos com adereços cômicos. 

( c )

empregar elementos circenses na atuação. 

( d )

excluir o uso de cenário na ambientação. 

( e )

negar o uso de iluminação artificial.​

Questão 02 - História - Aula 1 - Revisão: o entreguerras (1918-1939) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Famerp-SP)

A Grã­-Bretanha havia perdido 40% de sua frota mercante e os investimentos estrangeiros haviam diminuído drasticamente; enquanto a produção industrial britânica diminuiu durante a Primeira Guerra Mundial, a dos Estados Unidos aumentou em torno de 22% e a do Japão, que se revelou um temível rival da indústria têxtil do pós-­guerra, teve um crescimento estimado de 76% entre 1913 e 1920.

BRIGGS, Asa. História social da Inglaterra, 1994. Adaptado.

As modificações apontadas pelo excerto, ocorridas nas economias desenvolvidas, revelam 



( a )

a importância fundamental da guerra para o início do desenvolvimento industrial nos países capitalistas. 

( b )

os efeitos diversos, variados e, às vezes, contraditórios produzidos pela guerra. 

( c )

o interesse de nações menos desenvolvidas em se aliarem militarmente às economias mundiais mais poderosas. 

( d )

a tentativa de superação de crises econômicas agudas por meio do aumento excepcional na produção de armamentos. 

( e )

o caráter negativo da guerra de destruição sobre o conjunto das nações industrializadas.

Questão 02 - História - Aulas 10 e 11 - Conflitos do século XX: a Segunda Guerra Mundial - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Existem inúmeras maneiras de se relacionar com o passado. Nesta questão, faremos uma reflexão sobre as relações entre memória e história no que diz respeito à Segunda Guerra Mundial. Observe a imagem a seguir e responda às questões.

a) Descreva a imagem. A foto foi tirada em 1946, na cidade de Varsóvia, na Polônia, que teve 85% de seus edifícios destruídos ao longo da Segunda Guerra Mundial.

b) Explique qual teria sido a intenção da mulher e do fotógrafo ao utilizarem um pano com um cenário falso para registrar a foto.

Resposta:

a) A imagem mostra um fotógrafo tirando foto de uma mulher sentada em frente de um cenário falso, que mostra uma paisagem campestre. Ao fundo, podemos observar construções destruídas pela Segunda Guerra Mundial.

b) O pano foi um artifício usado pelo fotógrafo para esconder a realidade da destruição de Varsóvia. Provavelmente, o fotógrafo e a mulher almejavam distanciar-se da realidade da guerra e registrar um momento de paz, mesmo que manipulado.

Questão 02 - História - Aula 14 - Descolonização afro-asiática - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Enem)

DISPONÍVEL em: . Acesso em: 21 nov. 2011.

O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando 



( a )

a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano. 

( b )

o apoio da população hindu à prisão de Gandhi. 

( c )

o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa. 

( d )

a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi. 

( e )

a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.​

Resposta:

d

Questão 02 - História - Aula 18 - Brasil: República Liberal (1945-1964) I - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Ibmec-SP)

No pós­-guerra, o entendimento do nacionalismo é extremamente complicado pela avaliação de seus sentidos no momento de acelerada mudança histórica. Os Aliados derrotaram exatamente os nacionalismos racistas e imperialistas do nazifascismo. O termo é marcado, conota práticas desumanas derrotadas pela civilização [...]. Contudo, é também no imediato pós­-guerra que o termo reaparece referindo-se à descolonização, às novas nacionalidades e às práticas defensivas de economias fragilizadas.

GUIMARÃES, César. Vargas e Kubitschek: a longa distância entre a Petrobras e Brasília. In: República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2001. p. 160.

No Brasil, o tema apresentado pelo texto foi caracterizado: 



( a )

pelas discussões entre os integralistas e a Aliança Nacional Libertadora, cujos resultados foram favoráveis a Vargas, notadamente simpático ao fascismo. 

( b )

pelo estímulo às revoltas nacionalistas e separatistas que ocorreram durante a década de 50, todas elas influenciadas pelo movimento de autodeterminação dos povos. 

( c )

pela entrada maciça de investimentos estrangeiros voltados à promoção da agricultura do café, estimulando a defesa do preço do produto pela intervenção estatal. 

( d )

pelo embate entre dois projetos de desenvolvimento, sendo um deles defensor da entrada de capitais estrangeiros e outro do intervencionismo do Estado.

( e )

pelos enfrentamentos entre os comunistas, favoráveis à criação da Petrobras, e os nacionalistas, contrários à nova estatal criada durante o governo de Getúlio Vargas.

Resposta:

d

Questão 02 - Matemática - Unidade 16 - Capítulo 1 - Números complexos na forma trigonométrica - Exercícios - BY NC 3.0BR

Sendo x e y números reais, tais que (x + yi) · i = x − yi, podemos concluir que 



( a )

x = 0 e y = 0.

( b )

x = y. 

( c )

x = 2y. 

( d )

x = -y. 

( e )

x + y = 1.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 3 - Literatura brasileira contemporânea - Exercícios - BY NC 3.0BR

Grupo escolar

Sonhei com um general de ombros largos que fedia e que no sonho me apontava a poesia enquanto um pássaro pensava suas penas e já sem resistência resistia. O general acordou e eu que sonhava face a face deslizei à dura via vi seus olhos que tremiam, ombros largos, vi seu queixo modelado a esquadria vi que o tempo galopando evaporava (deu para ver qual a sua dinastia)

mas em tempo fixei no firmamento esta imagem que rebenta em ponta fria: poesia, esta química perversa, este arco que desvela e me repõe nestes tempos de alquimia.

BRITO, A. C. In: HOLLANDA, H. B. (Org.). 26 poetas hoje: antologia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.

(Enem) O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente inserido no período da ditadura militar no Brasil. A forma encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente esse momento demonstra que:



( a )

a ênfase na força dos militares não é afetada por aspectos negativos, como o mau cheiro atribuído ao general. 

( b )

a descrição quase geométrica da aparência física do general expõe a rigidez e a racionalidade do governo. 

( c )

a constituição de dinastias ao longo da história parece não fazer diferença no presente em que o tempo evapora. 

( d )

a possibilidade de resistir está dada na renovação e transformação proposta pela poesia, química que desvela e repõe. 

( e )

a resistência não seria possível, uma vez que as vítimas, representadas pelos pássaros, pensavam apenas nas próprias penas.​

Questão 02 - Geografia - Aulas 16 e 17 - A pobreza e a fome no mundo - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofreram de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.

Relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009. Adaptado.

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que: 



( a )

a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.

( b )

a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial. 

( c )

as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos. 

( d )

as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.

( e )

o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.​

Resposta:

O desenvolvimento tecnológico proporcionou a elevação da produção de alimentos, absoluta e per capita. Porém, o número de famintos e subnutridos permaneceu elevado (muito superior a 10%) devido à má distribuição da renda, que manteve grandes parcelas da população mundial em condições de extrema pobreza, fato agravado por guerras e conflitos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 10 - Interferência da variação linguística no significado dos textos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Leia o texto.

Norma e padrão

Uma das comparações que os estudiosos de variação linguística mais gostam de utilizar é a da língua com a vestimenta. Esta, como sabemos, é bastante variada, indo da mais formal (longo e smoking) à mais informal (biquíni e sunga, ou camisola e pijama). A ideia dos que fazem essa comparação é a seguinte: não existem, a rigor, formas linguísticas erradas, existem formas linguísticas inadequadas. Como as roupas: assim como ninguém vai à praia de smoking ou de longo, também ninguém casa de biquíni e de sunga, ou de camisola e de pijama (sem negar que estas sejam vestimentas, e adequadas!), assim ninguém diz “me dá esse troço aí” num banquete público e formal nem “faça-me o obséquio de passar-me o sal” numa situação de intimidade familiar.

Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal. Vou dar uns exemplos: se o padrão é o usado pelos figurões, então deveriam ser considerados padrões o verbo “ter” no lugar de “haver”; a regência de “preferir x do que y”, em vez de “preferir x a y”; o uso do anacoluto (A inflação, ela estará dominada quando...); a posição enclítica dos pronomes átonos. O que não significa proibir as mais conservadoras. Algumas dessas formas “novas” aparecem em muitíssimo boa literatura, em autores absolutamente consagrados, que poderiam servir de base para que os gramáticos liberassem seu uso – para os que necessitam da licença dos outros.

Vejam-se esses versos de Murilo Mendes: “Desse lado tem meu corpo / tem o sonho / tem a minha namorada na janela / tem as ruas gritando de luzes e movimentos / tem meu amor tão lento / tem o mundo batendo na minha memória / tem o caminho pro trabalho. / Do outro lado tem outras vidas vivendo da minha vida / tem pensamentos sérios me esperando na sala de visitas / tem minha noiva definitiva me esperando com flores na mão / tem a morte, as colunas da ordem e da desordem.”.

Faltou ao poeta acrescentar: tem uns gramáticos do tempo da onça / de antes do tempo em que se começou a andar pra frente.

Não vou citar Drummond de Andrade, com seu por demais conhecido “Tinha uma pedra no meio do caminho...”, nem o Chico Buarque de “Tem dias que a gente se sente / como quem partiu ou morreu...”.

Mas acho que vou citar “Pronominais”, do glorioso Oswald de Andrade: Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da nação brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro.

Quero insistir: ao contrário do que se poderia pensar (e vários disseram), não sou anarquista, defensor do tudo pode, ou do vale tudo. Nem estou dizendo que “Nós vai” é igual a “Tem muito filho que obedece os pais”. O que estou fazendo é cobrar coerência, um pouquinho só: se o padrão vem da fala dos bacanas, se os mais bacanas são os poetas consagrados, por que, antes das dez, numa aula de literatura, podemos curtir seu estilo e em outra aula, depois das onze, dizemos aos alunos e aos demais interessados: viram o Drummond, o Murilo, o Machado, o Guimarães Rosa? Que criatividade!!! Mas vocês não podem fazer como eles.

POSSENTI, Sírio. A cor da língua e outras croniquinhas de linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 111-112. Adaptado.

Nos dois primeiros períodos do segundo parágrafo (l. 15-20) Sírio Possenti apresenta uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor:



( a )

define a sociolinguística como uma área da linguística que visa estudar as formas linguísticas ideais e as formas linguísticas que de fato os falantes usam.

( b )

faz uma comparação entre a atividade proposta e a atividade efetivamente realizada, que consiste na recomendação de uma norma idealizada. 

( c )

apresenta diversos exemplos de usos cotidianos da língua que demonstram, de forma evidente, o fato de que as línguas são inerentemente variáveis. 

( d )

cita uma autoridade acadêmica da área dos estudos da linguagem a fim de validar as propostas teóricas e analíticas relativas à variação linguística.

( e )

insere um quadro de definição dos vocábulos técnicos relacionados à área de estudos sociolinguísticos a fim de facilitar a compreensão do leitor.

Questão 02 - Química - Capítulo 9 - Polímeros - Exercícios - BY NC 3.0BR

O tereftalato de polietileno (PET) é o principal material constituinte de algumas garrafas de refrigerante que, reciclado, pode ser utilizado na fabricação de fibras. Com base nessa informação, é correto concluir que o PET é um



( a )

glicídio. 

( b )

lipídio.

( c )

aminoácido. 

( d )

polímero. 

( e )

aldeído.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 5 - Panorama das questões relacionadas à educação no mundo e no Brasil - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enade)

FONTES: Manager Assessoria em Recursos Humanos; IBGE. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2011.

A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito: 



( a )

à quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno. 

( b )

às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos. 

( c )

à influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos. 

( d )

aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação. 

( e )

à redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.​

Resposta:

O maior grau de escolaridade de uma pessoa potencializa melhores condições sociais e econômicas.

Questão 02 - Física - Unidade 4 - Capítulo 1 - Física de Partículas - Exercícios - BY NC 3.0BR

O bóson de Higgs, que ficou erroneamente conhecido como “partícula de Deus”, tem um importante papel no Modelo Padrão de Partículas Elementares. Que papel é esse?

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 6 - Text Comprehension; One; Ones - Exercícios - BY NC 3.0BR

If she cut her finger, it _______________.



( a )

will blood 

( b )

would afflicted 

( c )

will clotting 

( d )

would bleed 

( e )

would seem

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 8 - Text Comprehension; The verb “wish” - Exercícios - BY NC 3.0BR

Available at: . Accessed on: Aug. 9th, 2017.

Assinale a alternativa correta.

From the last panel one can infer that: 



( a )

Calvin’s father thinks his son is too young to go to the moon. 

( b )

Calvin’s father doesn’t want his son to fulfill his wishes. 

( c )

Calvin’s father wants to go to the moon with his son. 

( d )

Calvin’s mother didn’t understand what her husband meant. 

( e )

Calvin’s mother disapproved of her husband’s comment.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 12 - Text Comprehension. Review Exercises - Exercícios - BY NC 3.0BR

A recent combined report from the British Council and Oxford University states that “there is a fast-moving worldwide shift from English being taught as a foreign language (EFL) to English being the medium of instruction (EMI) for academic subjects”. Growing out of the bilingual education movement of the 1950s in Europe and Canada, the pace of implementation today is rapidly advancing, being referred to by some as a potential “pandemic” or “revolution”. In 2002 there were over 800 EMI programmes operating in Europe alone. Today there are well over 6,400 and a growing number in various other traditionally Englishas-a-foreign-language countries around the world. French universities, for example, are now legally allowed to offer a limited number of classes in English and Italy’s Politecnico di Milano began teaching all of its graduate classes in English in 2014. In short, the move to use English as the lingua franca of higher education globally is seen as the single most significant current trend in internationalising higher education.

In Asia too, universities in countries like China, Taiwan, Korea, Vietnam, Indonesia and Malaysia are increasingly adopting English as a way to gain access to cutting-edge knowledge, enhance national competitiveness in innovation and knowledge production and, naturally, as a strategy for improving graduates’ English proficiency. Japan has also increasingly begun to experiment with EMI classes, although originally for slightly different reasons.

Available at: . Accessed on: Aug. 15th, 2017. Adapted.

glossary

shift: mudança; troca

to grow out of: originar-se de; ser proveniente de

trend: tendência

cutting-edge: de vanguarda; o mais avançado

to enhance: melhorar; aprimorar

slightly: levemente; ligeiramente

Mesmo que algumas questões a seguir estejam em inglês, dê respostas em português.

(UFU-MG) Is the statement “Italian universities can now offer undergraduate courses using EMI” right or wrong? Justify your answer.

Resposta:

Essa afirmação está incorreta, pois nos cursos de graduação na Itália o inglês ainda não foi adotado como EMI, embora na Universidade Politécnica de Milão todos os cursos de pós-graduação já estejam sendo dados em inglês desde 2014.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

TOZZI, C. Colcha de retalhos. Mosaico figurativo. Estação de Metrô Sé. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2013. 

(Enem) Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a: 



( a )

apreciar a estética do cotidiano. 

( b )

interagir com os elementos da composição.

( c )

refletir sobre elementos do inconsciente do artista. 

( d )

reconhecer a estética clássica das formas. 

( e )

contemplar a obra por meio da movimentação física.

Questão 02 - História - Aula 3 - Era Vargas: governo constitucional (1934-1937) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Com base no texto a seguir, explique a justificativa dada por Getúlio Vargas para o cancelamento das eleições de 1937 e a implantação do Estado Novo.

Nos períodos de crise, como o que atravessamos, a democracia de partidos, em lugar de oferecer segura oportunidade de crescimento e de progresso, dentro das garantias essenciais à vida e à condição humana, subverte a hierarquia, ameaça a unidade pátria e põe em perigo a existência da nação, extremando as competições e acendendo o facho da discórdia civil.

Trecho do discurso de Getúlio Vargas, 10 nov. 1937. Disponível em: .  Acesso em: 26 ago. 2016.

Resposta:

Getúlio Vargas aponta em seu discurso a necessidade da instalação de uma ditadura diante das ameaças do avanço do radicalismo no Brasil; a democracia, segundo ele, não seria forte o suficiente para garantir a unidade da pátria e colocaria em risco as garantias essenciais para a estabilidade política e econômica.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A distribuição dos tecidos em uma raiz segue um padrão característico. Na periferia, tecidos de revestimento e de preenchimento. No cilindro central, os tecidos condutores. Entre essas duas regiões, uma camada seleciona o que transitará em direção aos vasos condutores lenhosos e outra camada de natureza meristemática é responsável pela elaboração de ramos radiculares. Entre os dois grupos de angiospermas – monocotiledôneas e eudicotiledôneas – há uma diferença de organização, principalmente relacionada ao: 



( a )

córtex, que é sempre dotado de reservas hídricas nas monocotiledôneas e é ausente nas eudicotiledôneas. 

( b )

revestimento epidérmico, que é muito mais dotado de pelos absorventes em raízes de eudicotiledôneas do que em raízes de monocotiledôneas. 

( c )

endoderme, que nas raízes de eudicotiledôneas é dotada de células de passagem, que não são encontradas em raízes de monocotiledôneas. 

( d )

periciclo, que não é capaz de formar ramos radiculares secundários em raízes de monocotiledôneas, apenas em raízes de eudicotiledôneas. 

( e )

cilindro central, em geral dotado de medula em raízes de monocotiledôneas, ao contrário do que ocorre em raízes de eudicotiledôneas.

Questão 02 - História - Aula 15 - A Revolução Chinesa - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

[...] Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-­Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: “Revolução? Não! Reforma”. Eu sorri, e ele continuou: “Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro [...]”.

Revista Época, jun. 2008.

Que aspecto da Revolução Cultural Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho anterior? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão. 



( a )

A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia. 

( b )

No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológico do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores. 

( c )

Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa.

( d )

A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo comunismo. 

( e )

Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.

Resposta:

b

Questão 02 - História - Aula 6 - Era Vargas: cultura e sociedade - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFPR) O sentido do termo “nacionalismo” remonta à conjuntura das revoluções burguesas e de formação da sociedade e do Estado contemporâneos. Com a emergência das contradições sociais do capitalismo contemporâneo (sociedade de massas, contradições de classes, etc.), surge uma nova estratégia para garantir uma nova coesão social, a partir da qual a ideia de nação desempenha um papel de grande importância no que se refere à propaganda favorável aos governos. No Brasil, principalmente na chamada Era Vargas, o nacionalismo se firmou como propaganda oficial.

Discuta os principais efeitos dessa propaganda no campo da cultura e da política nas décadas de 1930 e 1940.

Resposta:

Em termos culturais, a propaganda do regime de Getúlio Vargas estava orientada para o nacionalismo e a valorização do trabalho. Procurava-se ressaltar a concepção de um “ser brasileiro” em oposição à imagem de preguiçoso, indolente, bem como uma estética e valores que pudessem ser classificados como essencialmente nacionais.

Em termos políticos, a imprensa e os meios de comunicação de massa, especialmente o rádio, devido ao seu alcance, foram amplamente utilizados na construção de uma imagem positiva de Getúlio Vargas. No Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) encarregava-se da censura às manifestações culturais contrárias à ideologia do Estado e da propaganda a favor da figura mítica de Vargas.

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