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Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 3 e 4 - Text Comprehension; The Passive with verbs of “thinking”; “saying” etc. - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

Choose the correct passive form for each sentence.

People think smoking caused Marty’s health problems.



( a )

Smoking is thought to have caused Marty’s health problems. 

( b )

Smoking thinks to cause Mart’s health problems. 

( c )

Marty’s health problems caused people to think. 

( d )

Smoking was thought caused Marty’s health problems.

( e )

It was thought smoking causes Marty’s health problems.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 11 e 12 - Text Comprehension; One; Ones - Exercise 1 - BY NC 3.0BR

Text

Sex-linked traits*

Among the first human traits to be carefully studied in the early days of genetics were the ones that seemed to be transmitted by human sex chromosomes. Sex-linked inheritance patterns have been used both to analyze the X and Y chromosomes themselves and to help locate genes for specific traits.

A very serious X-linked trait is hemophilia, a disease in which a protein that is necessary for normal blood clotting* is missing* . Hemophiliacs can bleed to death from even the slightest* wound* . The genetics of hemophilia was partially understood as long ago as the second century AD. According to the Talmud, the younger brothers of boys who have bled to death following circumcision are exempt* from that ritual, and the male cousins who are sons of the mother’s sisters are also recognized to be in danger. The frequency of hemophilia among males is about 1 in 10,000, and until the twentieth century, few afflicted* males survived adolescence.

For several generations, hemophilia has plagued* the royal families of Europe descended from Queen Victoria of England. Her pedigree* has been thoroughly* investigated, and there is no evidence for hemophilia in her mother’s line, nor was her father directly affected. Furthermore Queen Victoria’s husband, Prince Albert, could not have been the source of the mutated gene, since it would have rendered* him a hemophiliac as well. The phenotypes of her descendants clearly indicate that she must have been heterozygous, having on one X chromosome a normal dominant gene for the blood-clotting protein, and on the other X chromosome, a mutant recessive gene for hemophilia.

WESSELS; HOPSON. Biology. Random House: USA, 1988.

Hemophilia in the royal families of Europe a) Pedigree for the hemophilia trait in Queen Victoria’s descendants. The original mutation probably arose in the queen herself. b) Queen Victoria with members of her immediate family in 1894.

glossary *. trait: característica; traço *. clotting: coagulação *. to be missing: estar faltando *. slightest: mais leve; menor; mais insignificante *. wound: ferimento *. exempt: dispensados *. afflicted: atingidos; que sofrem de (determinada doença) *. to plague(ed): atormentar; afligir *. pedigree: árvore genealógica; linhagem *. thoroughly: totalmente; completamente; cuidadosamente *. to render(ed): tornar; fazer ficar (transformar em)

Dê respostas em português, a não ser que haja recomendação diferente.

Explique a que se refere a expressão the ones, em “… in the early days of genetics were the ones that seemed…” 

Resposta:

Refere-se às primeiras características dos seres humanos, que foram cuidadosamente estudadas.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 3 e 4 - Tronco de cone - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Uma indústria fabrica copos de plástico com o formato de tronco de cone circular reto conforme a figura a seguir.

Considerando π ≈ 3, qual é a capacidade, em mL, desse copo?

Resposta:

Volume do cone maior:  Volume do cone menor:  Volume do tronco: 

Adotando π ≈ 3 e lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL, a capacidade do 

copo é de 55,5 mL.

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 8 e 9 - Associação de resistores em paralelo - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Os circuitos elétricos A e B esquematizados utilizam quatro lâmpadas incandescentes (L) idênticas, com especificações comerciais de 100 W e de 110 V, e uma fonte de tensão elétrica de 220 V. Os fios condutores, que participam dos dois circuitos elétricos, podem ser considerados ideais, isto é, têm suas resistências ôhmicas desprezíveis.

a) Qual o valor da resistência ôhmica de cada lâmpada e a resistência ôhmica equivalente de cada circuito elétrico?

b) Calcule a potência dissipada por uma lâmpada em cada circuito elétrico, A e B, para indicar o circuito no qual as lâmpadas apresentarão maior iluminação.

Resposta:

a) Resistência de cada lâmpada:

Em cada ramo do circuito A há uma associação em série, cuja resistência equivalente é Rs = 242 Ω. Esses dois ramos estão associados entre si em paralelo, resultando na resistência equivalente:

As lâmpadas do circuito B estão associadas em série, o que resulta em uma resistência equivalente:

Rs = 4R ⇒ Rs = 484 Ω.

b) Cada lâmpada do circuito A está submetida à ddp U = 110 V e dissipa PA = 100 W. Logo, funciona segundo as especificações.

Cada lâmpada do circuito B está submetida à ddp U = 55 V. Assim, supondo que a resistência das lâmpadas seja constante:

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 5 e 6 - Reações de substituição - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Como você já deve ter percebido, a Química possui uma linguagem bem particular, com a presença de símbolos característicos. As substâncias são representadas por fórmulas químicas, e as reações, por equações. Dominar essa linguagem é fundamental para o entendimento da Química como ciência e sua utilização prática. Para isso, vamos praticar bastante uma habilidade nessa apostila: equacionar reações químicas orgânicas, o que contribui muito para o domínio da linguagem química. Dessa forma, equacione a monobromação do etano utilizando fórmulas estruturais.

Resposta:

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 2 - Organografia vegetal – Caule - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Na estrutura primária de caules, seja de eudicotiledôneas ou de monocotiledôneas, percebe-se uma disposição dos tecidos condutores:



( a )

semelhante à que ocorre na estrutura primária de raízes de plantas desses grupos vegetais, com alternância entre vasos de xilema e floema. 

( b )

diferente da que ocorre na estrutura primária de raízes de plantas desses grupos vegetais, uma vez que na raiz em estrutura primária os tecidos condutores sempre se encontram dispersos pelo córtex radicular. 

( c )

semelhante à que ocorre na estrutura primária de raízes de plantas desses grupos vegetais, nas quais o floema sempre se encontra do lado de dentro do feixe vascular, ficando o xilema do lado de fora do feixe vascular. 

( d )

diferente da que ocorre na estrutura primária de raízes de plantas desses grupos vegetais, uma vez que nos caules em estrutura primária tanto de monocotiledôneas como de eudicotiledôneas os tecidos condutores dispõem-se formando feixes nos quais se associam vasos de floema, do lado de fora, e de xilema, do lado de dentro. 

( e )

semelhante à que ocorre na estrutura primária de raízes de plantas de monocotiledôneas, que, em qualquer espécie, possui câmbio vascular e felogênio, tecidos meristemáticos promotores do crescimento em espessura; o mesmo ocorre no caule de qualquer espécie de monocotiledônea.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 7 e 8 - Text Comprehension; Like; As - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

Fill in with like or as.

My daughter loves citrus fruits _________  oranges and grapefruit.

Resposta:

like (such as)

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aula 1 - Funções: uma retomada - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Considere a função real de variável real dada por . Obtenha:

a) o domínio de f;

b) uma expressão que fornece x em função de y;

c) o conjunto imagem de f.

Resposta:

a)  

b)  

c)

Do item anterior, podemos concluir que para todo y, y ≠ 2, existe x, tal que f(x) = y.

O conjunto imagem de f é dado por If = {y ∈ IR | y ≠ 2}.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aula 8 - Funções: exercícios - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Uma floresta tem um milhão de árvores e nenhuma delas tem mais de 300 mil folhas em sua copa. É CORRETO concluir que 



( a )

certamente existem árvores com copas de mesmo total de folhas nessa floresta. 

( b )

somente por acaso haverá árvores com copas de igual total de folhas na floresta. 

( c )

certamente existem árvores com menos de 300 mil folhas em sua copa. 

( d )

o número médio de folhas nas copas é de 150 mil. 

( e )

nada do que foi dito pode ser concluído dos dados apresentados.

Resposta:

Seja A o conjunto {1, 2, 3, ..., 1 000 000}, representando as árvores dessa floresta, e seja B o conjunto {0, 1, 2, ..., 300 000}. Não existe uma função f: A → B que seja injetora, pois o número de elementos de A é maior do que o número de elementos de B. Logo, existem elementos distintos em A associados a um mesmo elemento em B. Note que f pode representar perfeitamente uma função que associa a cada árvore dessa floresta o número de folhas na sua copa. Portanto, certamente, existem nessa floresta árvores com copas de mesmo total de folhas.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 17 e 18 - Números complexos: argumento e forma trigonométrica - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

A figura representa um pentágono regular com centro na origem do plano de Argand-Gauss. Podemos afirmar corretamente que a soma dos argumentos dos cinco números complexos cujos afixos são os vértices do pentágono é:



( a )

3π 

( b )

4π 

( c )

5π 

( d )

6π 

( e )

Resposta:

Sendo o pentágono regular, seus vértices dividem a circunferência circunscrita em 5 partes iguais; são determinados 5 arcos de  radianos. O vértice que pertence ao eixo das abscissas representa um número complexo de argumento igual a 0. Os demais argumentos são dados por 1 · , 2 · , 3 ·  e 4 · . Então a soma dos 5 argumentos é dado por (0 + 1 + 2 + 3 + 4) , que é igual a 4π.

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 3 e 4 - pH: exercícios envolvendo reações e diluições - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Num laboratório de Química, um estudante resolveu testar a influência da diluição na alteração do pH de diferentes sistemas químicos. Os seguintes sistemas foram testados:

Solução I: 10 mL de solução de HNO3 0,1 mol/L

Solução II: 10 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L

Solução III: 10 mL de solução de HCℓ 0,01 mol/L

Levando em conta que foi adicionada água em quantidade suficiente para completar 1 L de solução, o pH das soluções I, II e III, após a diluição, será respectivamente igual a



( a )

3, 11, 4

( b )

3, 3, 4

( c )

4, 11, 4 

( d )

4, 11, 3 

( e )

4, 3, 3

Resposta:

Ao se diluir de 10 mL para 1 L (1 000 mL), o volume da solução aumentará em 100 vezes, ou seja, a concentração dos solutos ficará 100 vezes menor. Desse modo, temos, após a diluição:

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 1 e 2 - Revisando pH - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) O leite de vaca possui um pH médio de 6,6. Em caso de mastite, ou seja, inflamação da glândula mamária causada por bactérias, o pH torna-se alcalino. As bactérias acidificam o leite, mas o organismo do animal, para compensar, libera substâncias alcalinas.

Qual deve ser o valor do pH do leite de um animal com mastite?



( a )

pH = 6,6 

( b )

0<pH<6,6 

( c )

pH = 7,0

( d )

6,6<pH<7,0 

( e )

7,0<pH<14

Resposta:

De acordo com o texto, o pH torna-se básico (alcalino), portanto seu pH será maior que 7.

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 7 e 8 - Reações de adição - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Observe os dois frascos encontrados no armário de um laboratório:

Sabe-se que um deles contem hex-1-eno e o outro ciclo-hexano. Descreva um teste que pode ser realizado em laboratório para identificar o conteúdo de cada recipiente.

Resposta:

Teste de bromo. Inicialmente prepara-se uma solução de Br2 em CCℓ4 , que adquire coloração alaranjada devido à presença do bromo.

Separa-se duas amostras dos frascos em tubos de ensaio e adiciona-se algumas gotas da solução de bromo, agitando a mistura. O hex-1-eno, por apresentar ligação dupla, sofre rapidamente reação de adição, tornando a mistura novamente incolor. Já o tubo contendo ciclo-hexano permanece alaranjado.

Questão 02 - Química - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina):

AMARANTE JR., O. P. et al. Química Nova. São Paulo, v. 25, n. 3, 2002 (adaptado).

A partir do texto e dos produtos de degradação apresentados, a estrutura química que representa o glifosato é:

 



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Entre as funções de um cartaz, está a divulgação de campanhas. Para cumprir essa função, as palavras e as imagens desse cartaz estão combinadas de maneira a:



( a )

evidenciar as formas de contágio da tuberculose. 

( b )

mostrar as formas de tratamento da doença. 

( c )

discutir os tipos da doença com a população. 

( d )

alertar a população em relação à tuberculose. 

( e )

combater os sintomas da tuberculose.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 7 e 8 - Text Comprehension; Like; As - Exercise 1 - BY NC 3.0BR

Text

(Unesp-SP)

Urban Development – Solid Waste Management

Ask a mayor* of a developing country city about his or her most pressing* problems, and solid waste management generally will be high on the list. For many cities, solid waste management is their single largest budget* item and largest employer.

It is also a critical matter of public health, environmental quality, quality of life, and economic development. A city that cannot effectively manage its waste is rarely able to manage more complex services like health, education or transportation. And no one wants to live in a city surrounded by garbage.

As the world urbanizes, the situation is becoming more acute. More people mean more garbage, especially in fast-growing cities where the bulk* of waste is generated. We estimate that cities currently generate roughly 1.3 billion tonnes of solid waste per year; with current urbanization trends* , this figure will grow to 2.2 billion tonnes per year by 2025 – an increase of 70 percent.

Managing waste will also become more expensive. Expenditures* that today total $205 billion will grow to $375 billion. The cost impacts will be most severe in low income countries already struggling to meet basic social and infrastructure needs, particularly for their poorest residents.

Because it is such a major issue, waste management also represents a great opportunity for cities. Managed well, solid waste management practices can reduce greenhouse gas emission levels in a city, including short-lived climate pollutants that are far more potent than carbon dioxide. A city’s ability to keep solid waste out of drainage ditches* can also influence whether a neighborhood floods* after a heavy storm.

Available at: . Accesed on: May 8th, 2017. Adapted. 

glossary *. mayor: prefeito *. pressing: urgente; premente *. budget: orçamento *. bulk: grande quantidade; maioria *. trend: tendência *. expenditure: gastos públicos; despesas *. drainage ditches: canais (canaletas; valas) de drenagem (escoamento) *. to flood(ed): inundar

Baseando-se no texto, assinale a alternativa correta.

(Unesp-SP) De acordo com o texto, o aumento na produção de resíduos sólidos ocorre, principalmente, devido: 



( a )

aos custos. 

( b )

à pobreza. 

( c )

à educação. 

( d )

à infraestrutura. 

( e )

à urbanização.

Questão 02 - Língua Inglesa - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Long Black Veil

Dave Matthews Band

Tenyears ago on a cold dark night Someone was killed beneath the Town hall light There were few at the scene but they all agreed That the slayer who ran looked a lot like me She walks these hills in a long black veil She visits my grave when the night winds wail Nobody knows, nobody sees, nobody knows but me The judge said, “Son, what is your alibi?

If you were somewhere else, then you won’t have to die” Well, I said not a word, though it meant my life

For I’d been in the arms of my best friend’s wife Oh, she walks these hills in a long black veil She visits my grave when the night winds wail Nobody knows, nobody sees, nobody knows but me

Oh, she walks these hills in a long black veil She visits my grave when the night winds wail Nobody knows, nobody sees nobody knows but me.

Available at: . Accessed on: June 29th, 2017.

A letra da música acima relata um assassinato e a injusta condenação de alguém à morte. De acordo com a história, qual poderia ter sido seu álibi?



( a )

Estar bebendo com os amigos nas proximidades da cena do crime. 

( b )

Estar nos braços da esposa de seu melhor amigo no momento do crime. 

( c )

Estar em casa com sua esposa. 

( d )

Ele não tinha álibi, pois estava na cena do crime e foi acusado pelas testemunhas. 

( e )

O depoimento de sua amante que confirmasse o local onde ele estava.

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 6 e 7 - Associação de resistores em série - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFMG) Um amperímetro pode ser utilizado para medir a resistência elétrica de resistores. Para isso, monta-se o circuito mostrado nesta figura:

Nesse circuito, o amperímetro é ligado a uma bateria de 1,50 V e a uma resistência variável R. Inicialmente, os terminais P e Q – indicados na figura – são conectados um ao outro. Nessa situação, a resistência variável é ajustada de forma que a corrente no circuito seja de 1,0 · 10-3 A. Guilherme utiliza esse circuito para medir a resistência R' de um certo componente. Para tanto, ele conecta esse componente aos terminais P e Q e mede uma corrente de 0,30 · 10-3 A. Com base nessas informações, determine o valor da resistência R'.

Resposta:

Como o amperímetro indica a corrente elétrica em certo trecho do circuito, pode-se concluir que na primeira situação ele indica a corrente formada no resistor. Assim, pode-se determinar o seu valor utilizando a primeira lei de Ohm:

U = R · i ⇒ 1,5 = R · 1 · 10-3 ∴ R = 1 500 Ω.

Como, em seguida, esse resistor é colocado em série com outro resistor R' e a corrente formada é de 0,3 · 10-3 A, pode-se determinar o valor de R' por meio da expressão:

U = Req · i ⇒ 1,5 = (1 500 + R') · 0,3 · 10-3 ∴ R' = 3 500 Ω.

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 3 e 4 - Estudo das reações orgânicas - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Analise a equação que representa a reação entre clorometano e hidróxido de potássio em meio aquoso:

a) Represente a cisão heterolítica da ligação C — Cℓ e a dissociação do KOH.

b) Com base na carga dos íons formados, como você classificaria essa reação?

c) Seguindo o mesmo modelo, complete a reação a seguir e indique o nome do produto orgânico obtido.

Resposta:

a) H3C — Cℓ → H3C+ + Cℓ-

KOH → K+ + OH-

b) Reação de substituição nucleofílica.

c)

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aulas 5 e 6 - Fitogeografia do Brasil I - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Nos locais em que o solo é encharcado, pode faltar o oxigênio para as raízes, pois ele é consumido por organismos do solo, especialmente as bactérias, e, sem oxigênio, as raízes não conseguem absorver água do solo. Consequentemente, nos meses em que isso acontece na Mata de Várzea na Amazônia, as plantas podem apresentar como resposta fisiológica: 



( a )

transformação das folhas em espinhos. 

( b )

transpiração mais intensa. 

( c )

queda das folhas. 

( d )

secreção de sais pelas folhas. 

( e )

maior crescimento dos ramos.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 1 - Organografia vegetal – Raiz - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Os esquemas a seguir mostram a estrutura interna do cilindro central de duas raízes jovens.

Por meio da observação atenta dos esquemas e utilizando seus conhecimentos sobre a estrutura interna primária das raízes, é correto dizer que:



( a )

ambos os esquemas ilustram raízes de eudicotiledôneas. 

( b )

ambos os esquemas ilustram raízes de monocotiledôneas. 

( c )

o esquema mostrado em a corresponde a uma raiz de eudicotiledônea. 

( d )

o esquema mostrado em b corresponde a uma raiz de eudicotiledônea. 

( e )

o esquema mostrado em b corresponde a uma raiz de monocotiledônea.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 9 e 10 - Text Comprehension - Exercise 1 - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

Available at: .Accessed on: May 30th, 2017.

Com base no cartum, assinale a alternativa correta.

(Unesp-SP) No contexto do quadrinho, o termo can indica uma ideia de:



( a )

habilidade. 

( b )

conhecimento.

( c )

pedido. 

( d )

obrigação. 

( e )

certeza.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 9 e 10 - Funções: inversão - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Seja f -1 a função inversa de f. Dado que f(5) = 12, temos:



( a )

f -1 (5) = 

( b )

f -1 (5) = 5  

( c )

f -1 (12) = 5 

( d )

f -1 (12) = 12 

( e )

f -1 (12) = 

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aula 14 - Números complexos: revisão - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Resolva em : z · (2 + 5i) = 11 + 13i.

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp – Adaptada) Para calcularmos o volume aproximado de um iceberg, podemos compará-lo com sólidos geométricos conhecidos. O sólido da figura, formado por um tronco de pirâmide regular de base quadrada e um paralelepípedo reto-retângulo, justapostos pela base, representa aproximadamente um iceberg no momento em que se desprendeu da calota polar da Terra. As arestas das bases maior e menor do tronco de pirâmide medem, respectivamente, 40 dam e 30 dam, e a altura mede 12 dam.

Passado algum tempo do desprendimento do iceberg, o seu volume era de 23 100 dam3 , o que correspondia a do volume inicial. Determine a altura H, em dam, do sólido que representa o iceberg no momento em que se desprendeu.



( a )

11 dam 

( b )

33 dam 

( c )

22 dam 

( d )

28 dam 

( e )

36 dam

Questão 02 - Física - Setor B - Aulas 8 e 9 - Força magnética – parte 2 - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

A figura a seguir ilustra uma haste metálica pendurada em um dinamômetro indicando 3 N.

Na região que compreende a largura da haste, há um campo magnético entrando no plano do papel de intensidade igual a 2 T. A haste é então ligada a um circuito (não representado), através de fios de ligação bastante leves, estabelecendo-se, então, uma corrente elétrica na haste. Quando isso ocorre, o dinamômetro passa a indicar 0 N. Determine a intensidade da corrente elétrica e seu sentido de propagação na haste.

Resposta:

Na primeira situação, quando a haste não está ligada ao circuito, a indicação do dinamômetro corresponde à intensidade do peso da haste: P = 3 N.

Quando a haste é ligada a um circuito e o dinamômetro passa a indicar 0 N, pode-se concluir que passa a agir uma força magnética vertical para cima, com intensidade igual à intensidade do peso, ou seja, 

Aplicando a regra da mão direita no 2, conclui-se que a corrente elétrica possui sentido da esquerda para a direita.

Questão 02 - Física - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon



( a )

isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.

( b )

varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço. 

( c )

apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.

( d )

induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador. 

( e )

oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 9 e 10 - Reações de oxidação de alquenos - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

A ozonólise, seguida de hidrólise, de um alqueno A produziu propanona e propanal. O nome do alqueno A é 



( a )

propanol 

( b )

hexanol 

( c )

2-metilpentanol 

( d )

2-metilpent-1-eno 

( e )

2-metilpent-2-eno

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Aulas 9 e 10 - A coesão textual - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Você já deve ter ouvido falar no mito grego de Hércules, filho de Zeus, o todo-poderoso deus do Olimpo, e da mortal Alcmena. Hera, esposa de Zeus, enciumada, sujeitou o garoto a ficar com Euristeus, com quem cresceu. Apesar de mortal, Hércules tinha força sobre-humana, sendo obrigado pelo padrasto a realizar façanhas perigosas, conhecidas como “Os doze trabalhos de Hércules”.

No filme de animação Hércules, Hades, o irmão de Zeus e deus dos mortos, tenta matar o herói grego, convocando dois assistentes para a tarefa. Depois de fracassarem, eles têm a seguinte conversa (o texto foi transcrito com pequenas adaptações):

— Hades vai nos matar quando souber disso!

— Se ele souber disso!

— Claro que vai saber disso!

— Se... Gostei do “se”!

— O Deus dos Mortos vai nos matar!!!

Hércules. Direção de Ron Clements e John Musker. EUA: Walt Disney, 1997. Adaptado.

Você saberia explicar por que a personagem diz gostar da conjunção “se”? Por que seria pior, na perspectiva dele, utilizar o conectivo “quando”?

Resposta:

Nos dois casos, trata-se da coesão por conectivos, mas as conjunções subordinativas “se” e “quando”, além de ligar as orações, estabelecem relações de sentido. A primeira tem valor condicional; a segunda, temporal. Isso significa que “se souber disso” é uma hipótese: em outros termos, pode ser que Hades não venha a saber. O assistente acha pior o “quando” porque esse conectivo instaura o pressuposto da certeza: em outras palavras, é como se o colega dissesse que Hades saberá do fracasso da dupla em dado momento.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 5 e 6 - Colocação pronominal - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa em que o uso da próclise NÃO é motivada por palavra atrativa.



( a )

Assim o queria, assim o fez. 

( b )

Nada se justifica pelo ódio. 

( c )

Há certos peixes que se escondem dos predadores por camuflagem. 

( d )

Quando se come, não se fala. 

( e )

Os ditadores e os reis se cercam de bajuladores, incompetentes ou cínicos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas