Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
NA FOLHA AVULSA QUE VOCÊ RECEBEU, FAÇA UM DESENHO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
A) DESENHE UMA MESA.
B) EM CIMA DA MESA, DESENHE UMA MAÇÃ E UM LÁPIS.
C) EMBAIXO DA MESA, DESENHE UMA BOLA.
A atividade aborda os conceitos “em cima” e “embaixo”. Leia os comandos para os alunos e certifique-se de que todos entenderam. Entregue uma folha sulfite avulsa para que eles possam compor o desenho. Se julgar necessário, faça um exemplo na lousa com a colaboração deles. Aproveite o momento para retomar os conceitos topológicos. Informe-lhes que os desenhos serão expostos na próxima aula. No retorno da tarefa, monte uma exposição com os desenhos e peça à turma que observe e converse sobre as semelhanças e diferenças entre cada registro.
QUE SÍLABA É ESSA? ESCREVA-A ABAIXO.
FE.
CONSULTE O VARAL DE NÚMEROS E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ANTES DO 10.
B) ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 10 E 20.
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Se os alunos escreverem o zero, considere a resposta correta.
b) 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
COMPARE A SUA FAMÍLIA COM A FAMÍLIA DA IMAGEM E PINTE AS FRASES QUE SÃO VERDADEIRAS.
MINHA FAMÍLIA TEM MENOS PESSOAS.
MINHA FAMÍLIA TEM MAIS ADULTOS.
MINHA FAMÍLIA TEM MENOS CRIANÇAS.
MINHA FAMÍLIA USA ROUPAS PARECIDAS COM AS RETRATADAS NA IMAGEM.
MINHA FAMÍLIA TEM MAIS MULHERES.
ESCOLHA UM DOS OBJETOS DAS IMAGENS E ESCREVA COMO ELE FUNCIONA.
O aluno deve escolher entre: lanterna (pilha ou bateria), pipa (vento), bola (força do corpo humano), controle do videogame (pilha ou bateria).
COM QUEM VOCÊ COSTUMA BRINCAR DURANTE O RECREIO?
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, COMO O CACHORRO.
A) QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA CACHORRO?
B) PINTE A PALAVRA QUE TEM O MESMO NÚMERO DE LETRAS QUE A PALAVRA CACHORRO.
a) 8 letras.
b) Papagaio.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, FAÇA COM OS COLEGAS UMA LISTA DE PALAVRAS QUE RIMEM COM PEIXINHO.
OBSERVE OS DIFERENTES TIPOS DE PEIXE E REGISTRE A QUANTIDADE DE CADA UM DELES.
PERGUNTE EM QUE LUGARES SEUS FAMILIARES OU RESPONSÁVEIS BRINCAVAM: DENTRO OU FORA DE CASA?
VOCÊ PREFERE BRINCAR COM MUITAS CRIANÇAS OU APENAS COM UMA? PARA VOCÊ, QUAL É O MELHOR JEITO DE BRINCAR?
VOCÊ E OS COLEGAS CONSEGUIRAM DESCOBRIR OS OBJETOS OCULTOS SEM UTILIZAR A VISÃO? EXPLIQUE COMO ISSO É POSSÍVEL
Os alunos terão de demonstrar o que compreenderam sobre as sensações e os órgãos dos sentidos estabelecendo relações com a sua própria vivência. É importante você acompanhar a execução da atividade, esclarecendo possíveis dúvidas.
CRIE UM DESENHO USANDO AS TRÊS FORMAS GEOMÉTRICAS ABAIXO. PARA ISSO, VOCÊ PODE DESENHAR ESSAS FORMAS QUANTAS VEZES QUISER.
Resposta pessoal.
RELEIA OS VERSOS DO POEMA E PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS.
a) TIGRE POR GATO GATO POR RATO.
b) E CADÊ O RATO? O QUEIJO COMEU
Como você classificaria o limite que ocorre entre as placas Indiana e Euroasiática, que aparece na figura a seguir? Justifique sua resposta.
Trata-se de um limite convergente entre placas continentais. A placa Indiana, mais densa, desloca-se por baixo da placa Euroasiática. Nesse encontro, a crosta é espessada e forma as montanhas do Himalaia.
Recorde com os alunos que um processo parecido ocorre na formação da cordilheira dos Andes, embora com placas de naturezas diferentes (oceânica e continental).
PINTE A QUANTIDADE 8 USANDO SEMPRE DUAS BARRAS DE CORES DIFERENTES.
Os alunos deverão pintar apenas 8 quadradinhos usando duas cores, que poderão ser, ou não, as mesmas das barras. Os registros numéricos serão: 7 e 1, 1 e 7, 6 e 2, 2 e 6, 5 e 3, 3 e 5. Há seis possibilidades.
CONTORNE AS PALAVRAS DO QUADRO QUE COMEÇAM COM VOGAL.
Os alunos deverão contornar as palavras: aranha, arranha e olha.
A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.
OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).
HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR. OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.
E AS FAMÍLIAS ATUALMENTE, COMO SÃO?
QUE ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CAROLINA TEM?
Um gato.
OBSERVE A PINTURA DE MILITÃO DOS SANTOS E PREENCHA AS COLUNAS DA TABELA COM O QUE SE PEDE.
Respostas possíveis:
ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM COM:
a) OUVIR:
b) TROVÃO:
c) BRILHAR:
Respostas pessoais. Exemplos de resposta: OUVIR, CURTIR, FUGIR; TROVÃO, MÃO, CÃO, PÃO, GRÃO; BRILHAR, MALHAR, FALHAR, GRELHAR, OLHAR.
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS QUE VOCÊ COMPLETOU E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) EM QUANTAS POSIÇÕES DIFERENTES ESTÃO OS PEIXES DA PRIMEIRA SEQUÊNCIA?
B) QUANTOS PEIXES LARANJA HÁ NO TOTAL?
C) QUANTOS PEIXES AZUIS HÁ NO TOTAL?
D) NA SEGUNDA SEQUÊNCIA, CONTORNE OS PEIXES QUE ESTÃO DE FRENTE UM PARA O OUTRO.
E) QUANTOS PEIXES HAVERÁ NO TOTAL SE JUNTARMOS OS PEIXES AZUIS E OS LARANJA?
a) Os peixes aparecem em duas posições diferentes (um virado para cima e outro para o lado esquerdo).
b) No total há 14 peixes laranja.
c) No total há 16 peixes azuis.
d) Os peixes que estão de frente para o outro são: o 4º com o 5º, o 8º com o 9º, considerando a sequência completa (com o desenho dos alunos).
e) No total haverá 30 peixes.
ENCONTRE O NOME DOS PEIXES NO DIAGRAMA DE PALAVRAS.
PIRANHA – PACU – PALHAÇO – PINTADO – PIAPARA
PINTE O NOME DE CADA BRINQUEDO.
VAMOS CARIMBAR AS MÃOS? SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
OBSERVE A FOTOGRAFIA.
EM QUAL MÃO ELE ESTÁ SEGURANDO A CANETINHA?
ESCREVA O NÚMERO QUE VEM IMEDIATAMENTE ANTES E DEPOIS DE CADA NÚMERO DADO. VEJA O EXEMPLO:
JUNTE AS LETRAS N E B COM AS VOGAIS E FORME SÍLABAS. EM SEGUIDA, ESCREVA PALAVRAS QUE SE INICIAM COM ESSAS SÍLABAS.
Exemplos de resposta:
DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES, NAS CANTIGAS DE RODA E NO PARQUE DA ESCOLA, PODEMOS NOS DIVERTIR E APRENDER NA COMPANHIA DOS COLEGAS.
QUAIS SÃO SEUS BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS FAVORITOS?
Retome com os alunos a observação das imagens e conduza a conversa de modo que eles tenham consciência de que podemos reconhecer e nomear as emoções por meio de expressões faciais e corporais.
Leia as perguntas e, durante a explicação de cada aluno, verifique se todos percebem quanto é divertido brincar na companhia dos colegas. O objetivo dessa proposta é estimular os alunos na percepção de si mesmos e do outro por meio do reconhecimento de suas preferências. Identificar aquilo de que se gosta ou não gosta é um dos primeiros passos para trabalhar o autoconhecimento, mesmo em crianças mais novas. Outro ponto interessante é perceber que nem todos gostam dos mesmos brinquedos e brincadeiras; e isso não é um problema, pois cada um é de um jeito.
A tectônica de placas é uma teoria que explica a formação e a atual distribuição dos continentes na Terra. Sobre essa teoria, podemos afirmar que:
as placas tectônicas apenas se afastam uma das outras, separando os continentes.
as placas que se afastam umas das outras formam cordilheiras no fundo dos oceanos.
as placas podem colidir entre si, e a mais nova delas é empurrada para baixo da mais antiga.
ela substituiu a teoria da deriva continental, que foi abandonada completamente.
Alternativa b. As placas, quando se afastam umas das outras, formam as cordilheiras submersas denominadas dorsais mesoceânicas.
a. Incorreta. As placas tectônicas se afastam ou se aproximam umas das outras.
c. Incorreta. Quando ocorre colisão de placas tectônicas, a posição das placas (isto é, qual placa mergulha ou qual fica por cima) é determinada pela densidade delas, e não pela idade: a mais densa é empurrada para baixo da menos densa.
d. Incorreta. A teoria da tectônica de placas substituiu a da deriva continental, mas esta não foi abandonada completamente. Wegener estava correto ao propor que os continentes se movimentavam, mas estava errado ao supor que esse deslocamento ocorria por cima do assoalho oceânico, e não por meio de placas tectônicas das quais os continentes fazem parte.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas