Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Um conjunto possui 4.096 subconjuntos. Determine o número de elementos desse conjunto.
2n = 4.096 ⇒ 2n = 212 ⇒ n = 12.
ENEM
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades.
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a):
apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
relação entre desenvolvimento urbano e divisão de trabalho.
importância organizacional das corporações de ofício.
progressiva expansão da educação escolar.
acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.
O desenvolvimento urbano e o renascimento cultural promoveram transformações na sociedade, como o surgimento de novas profissões urbanas, promovendo também uma nova divisão do trabalho.
Atletas profissionais ou amadores de corrida possuem um dado muito importante para sua corrida, chamado de pace, que nada mais é que a medida média de quantos minutos o corredor gasta para percorrer um quilômetro. Considere que um atleta amador realizou uma prova de 5 km em 30 minutos. Sendo assim, o atleta teve um pace médio de:
2 minutos.
3 minutos.
6 minutos.
9 minutos.
12 minutos.
O pace significa quantos minutos o atleta percorre 1 km. Portanto:
30 min → km
6 min → km
Texto para a questão.
A casa vive. Respira. Ouço-a toda noite a suspirar. As largas paredes de adobe e madeira estão sempre frescas, mesmo quando, em pleno meio-dia, o sol silencia os pássaros, açoita as árvores, derrete o asfalto. Deslizo ao longo delas como um ácaro na pele do hospedeiro. Sinto, se as abraço, um coração a pulsar. Será o meu. Será o da casa. Pouco importa. Faz-me bem. Transmite-me segurança.
AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Lisboa: Quetzal, 2017.
Que sensação essas impressões provocam no narrador do trecho?
A sensação de segurança.
Use words from activity 1 in each sentence below. One word won’t be used.
a) When the NBA __________________ begins, I stop seeing my friends on basketball nights.
b) In the Rio Olympics in 2016, Brazil’s volleyball team was in the same __________________ as the USA and Italy, two great forces in olympic volleyball.
c) The ball came so close to the net that it was hard for Bruno to __________________ it to Lucarelli.
a) season
b) pool
c) deliver
Classifique os átomos a seguir em metais ou ametais.
a) Cloro (17Cℓ):
b) Sódio (11Na):
c) Rubídio (37Rb):
d) Bromo (35Br):
e) Chumbo (82Pb):
a) Ametal.
b) Metal.
c) Metal.
d) Ametal.
e) Metal.
Oriente os alunos a consultar a tabela periódica para obter as informações ou faça a distribuição eletrônica no quadro para obter o número de elétrons na camada de valência de cada elemento. Assim, descobre-se o grupo aos quais os elementos pertencem e se são metais ou ametais.
(UPE) Uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), que formam um ângulo, estabelecendo uma zona positiva e outra negativa. Essa disposição dos átomos favorece diferentes propriedades da água. Analise a figura abaixo e assinale a propriedade da água correspondente.
Ao congelar, torna-se menos densa.
Atração por substâncias polares.
Coesão entre moléculas, gerando alta tensão superficial.
Participa de reações de síntese por desidratação ou de quebra por hidrólise.
Poder de dissolução, tornando-a o solvente universal.
Um losango é construído de modo que:
• a menor diagonal mede 5 cm;
• o maior ângulo mede o dobro do menor.
Qual é o perímetro desse losango?
10 cm
15 cm
20 cm
25 cm
30 cm
Representando as informações do enunciado, temos:
Esse losango é composto de dois triângulos equiláteros. Logo, cada lado medirá 5 cm, e o perímetro do losango é 20 cm.
Texto para a questão
Manguetown
Ha ha ha... Tô enfiado na lama É um bairro sujo Onde os urubus têm casas E eu não tenho asas Mas estou aqui em minha casa Onde os urubus têm asas Vou pintando, segurando a parede No mangue do meu quintal Manguetown Andando por entre os becos Andando em coletivos Ninguém foge ao cheiro sujo Da lama da Manguetown Andando por entre os becos Andando em coletivos Ninguém foge à vida suja Dos dias da Manguetown
Esta noite sairei Vou beber com meus amigos... Ha! E com as asas que os urubus Me deram ao dia Eu voarei por toda a periferia Vou sonhando com a mulher Que talvez eu possa encontrar E ela também vai andar Na lama do meu quintal Manguetown
COSTA, Alexandre Salgues Maranhão; SCIENCE, Chico; OLIVEIRA, Lucio José Maia de. Manguetown. In: CHICO SCIENCE e NAÇÃO ZUMBI. Afrociberdelia. Rio de Janeiro/São Paulo: Chaos, 1996.
Existem diferenças na forma como os espaços são apresentados pelos enunciadores das duas canções?
Sim. Ary Barroso apresenta o Brasil como um espaço paradisíaco, de belas paisagens e de relações harmoniosas entre as pessoas. Já Chico Science apresenta o Manguetown como um espaço de sujeira e de cheiro desagradável. Apesar disso, é ali que ele se sente perfeitamente ambientado, entre amigos e urubus.
No gráfico a seguir, uma das curvas relaciona a oferta do produto ao seu preço, ao passo que a outra relaciona a demanda desse mesmo produto ao seu preço.
Identifique:
a) a curva de oferta;
b) a curva de demanda;
c) o preço de equilíbrio.
A curva de oferta é a crescente (vermelha), a curva de demanda é a decrescente (azul). O preço de equilíbrio é o valor da abscissa do ponto de interseção entre as duas curvas.
Os cosméticos, assim como outros produtos que são desejos de consumo, como roupas e componentes eletrônicos, podem ser falsificados. Um dos itens mais atingidos por essa prática são os batons, cuja formulação é relativamente simples. Os produtos falsificados podem apresentar uma série de contaminantes que geralmente não são encontrados nos produtos originais, além de quantidades relativamente elevadas de metais pesados, que podem causar danos à saúde. Na prática, algumas características podem ser utilizadas para identificar um produto de origem duvidosa. O preço muito baixo, embalagens de qualidade inferior e diferentes da original são indicativos de possível falsificação. A imagem ao lado traz o exemplo de duas embalagens de um batom, uma é a original e a outra, falsificada.
a) Analisando as embalagens, o principal ponto que pode ser destacado é a qualidade do texto. No original, há um maior espaçamento entre as letras, tornando o texto legível, ao passo que, na réplica, as informações apresentadas são praticamente ilegíveis.
b) Analisando a tabela, podemos concluir que os contaminantes arsênio, cádmio, chumbo, mercúrio e cromo são os mais potencialmente prejudiciais à saúde humana, pois eles apresentam mais proibições em relação às legislações dos diferentes países.
c) Arsênio:
3 ppm ---------------- 3 g de arsênio ---------------- 106 g de corante
x ---------------- 102 g de corante
x = 3 · 10-4 g de arsênio
Chumbo:
20 ppm ---------------- 20 g de chumbo ---------------- 106 g de corante
y ---------------- 102 g de corante
y = 20 · 10-4 g de arsênio = 2 · 10-3 g de chumbo
Para responder à questão, leia a redação a seguir, considerada nota 1 000 pelo Enem 2015, cujo tema era “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.
O Brasil ainda não conseguiu se desprender das amarras da sociedade patriarcal*. Isso se dá porque, ainda no século XXI, existe uma espécie de determinismo biológico em relação às mulheres. Contrariando a célebre frase de Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a cultura brasileira, em grande parte, prega que o sexo feminino tem a função social de se submeter ao masculino, independentemente de seu convívio social, capaz de construir um ser como mulher livre. Dessa forma, os comportamentos violentos contra as mulheres são naturalizados, pois estavam dentro da construção social advinda da ditadura do patriarcado. Consequentemente, a punição para este tipo de agressão é dificultada pelos traços culturais existentes, e, assim, a liberdade para o ato é aumentada.
Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.
Pode-se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas brasileiras dificultam a erradicação da violência contra a mulher no país. Para que essa erradicação seja possível, é necessário que as mídias deixem de utilizar sua capacidade de propagação de informação para promover a objetificação da mulher e passe a usá-la para difundir campanhas governamentais para a denúncia de agressão contra o sexo feminino. Ademais, é preciso que o Poder Legislativo crie um projeto de lei para aumentar a punição de agressores, para que seja possível diminuir a reincidência. Quem sabe, assim, o fim da violência contra a mulher deixe de ser uma utopia para o Brasil.
CASTRO, Amanda Carvalho Maia. Redação no Enem: leia textos que tiraram nota mil em 2015. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/leia-redacoes-doenem-2015-que-tiraram-nota-maxima.ghtml. Acesso em: 30 mar. 2020.
* Sociedade patriarcal é um sistema social em que a visão de mundo do homem se sobrepõe à da mulher. Nela, os espaços simbólicos de lideranças, sejam políticas, culturais ou morais, são ocupados sobretudo por homens. Além disso, o masculino detém privilégios e controla as propriedades. No âmbito familiar, o pai é tido como autoridade em relação à mulher e aos filhos.
Explique como essas causas são desenvolvidas nos dois parágrafos subsequentes.
A raiz histórica, no parágrafo seguinte, é desenvolvida por meio da alusão à sociedade patriarcal. Tal sociedade, que, segundo o texto, produz reflexos até hoje, enxerga a mulher como submissa e não livre, o que gera a naturalização da violência nos dias atuais.
Já no terceiro parágrafo, a raiz ideológica é desenvolvida por meio da menção ao machismo como mentalidade da “superioridade do gênero masculino”. Essa mentalidade produz consequências nefastas, como a objetificação da mulher, que, por sua vez, se sente constantemente ameaçada de sofrer violência física ou psicológica.
É importante ressaltar que a candidata trabalha muito bem as causas das causas. No terceiro parágrafo, por exemplo, a ideologia de superioridade masculina (machismo) estimula a objetificação, que, por sua vez, motiva as ameaças e a posterior violência. Há aí, claramente, uma sequenciação interessante de causas.
Considere os conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {0, 1, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 13, 15, 24}. Considere também as três seguintes relações:
R1 = {(x, y) ∈ A × B | y = 2x + 1}
R2 = {(x, y) ∈ A × B | y = 3x - 1}
R3 = {(x, y) ∈ A × B | y = x - 1}
R4 = {(x, y) ∈ A × B | y = x2 - 1}
R5 = {(x, y) ∈ A × B | y = (x - 2)2}
R6 = {(x, y) ∈ A × B | y
As relações R1, R2 e R3 não cumprem a regra que todo elemento de A deve se relacionar. Para fazer isso, basta testar a lei de formação para cada elemento do conjunto. A relação R6 fere a regra de que cada elemento deve se relacionar uma única vez.
Portanto, as relações que cumprem as duas regras são R4 e R5.
(Fatec-SP) Dados os vetores A, B e C, representados na figura em que cada quadrícula apresenta lado correspondente a uma unidade de medida, é correto afirmar que a resultante dos vetores tem módulo:
1
2
3
4
6
(Fuvest-SP)
O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.
(L. F. Veríssimo, O Estado de São Paulo, 23/08/93)
O texto acima, escrito por Verissimo, defende a tese de que, em futebol,
o planejamento tático está sujeito à interferência do acaso.
a lógica rege as jogadas.
a inteligência dos jogadores é que decide o jogo.
os momentos iniciais decidem como será o jogo.
a dinâmica do jogo depende do planejamento que o técnico faz.
Segundo o autor do texto, “O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável”. Assim, o que ele defende é que, para os chamados táticos, o futebol só é interessante antes de acontecer, haja vista que, quando ele ocorre de fato, é imprevisível, não pode ser medido tão tecnicamente e pode ser modificado pelo acaso.
ENEM
Texto I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).
Texto II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nos. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a
discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.
invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.
formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.
definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.
criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.
As reformas jurídicas apresentadas foram marcadas pela codificação das leis orais e a criação e ampliação de direitos. A lei escrita é mais previsível e segura que a lei oral, garantindo igualdade de tratamento.
Com relação ao conceito de ponto material e corpo extenso, é correto afirmar que:
Uma moto é, certamente, um ponto material.
Um ônibus é, certamente, um corpo extenso.
Um carro manobrando numa garagem é um ponto material.
Um carro numa estrada, fazendo uma viagem, pode ser considerado um ponto material.
A Terra é um ponto material em seu movimento de rotação.
Now read the newspaper article to check your predictions.
The Tough Life of an Athlete
Bruno Mossa de Rezende, or simply Bruninho, is one of the best volleyball setters of the world. He’s currently playing in Italy on a team called Civitanova, but the sports press says he is negotiating to return to Brazil, possibly to Taubaté. When the next volleyball season begins, we will probably be able to see him in action in our courts.
The setter is a critical player in volleyball. He is the one who chooses who’s going to receive the ball to hit it to the other side of the court with the greatest chance of winning the point. It doesn’t matter how good the attackers are on a team if the setter doesn’t deliver good balls for them to hit.
Bruninho trains very hard. Every morning he goes to his club early in the morning for physical training. In the afternoon he has technical and tactical practice. Volleyball players usually train six days a week, and sometimes they even practice in the morning on a game day. And it seems to work: with the Brazilian team, Bruninho is the current Olympic champion and World Cup champion. With Civitanova, right now he is leading the pool in the European Champions League Volleyball.
Based on: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Mossa_de_Rezende; https://www.lubevolley.it/team/; https://www.cev.eu/Competition-Area/competition.aspx? ID=1193ePID=1942; http://www.meon.com.br/esporte/regional/bruninho-volta-da-italia-e-deve-vir-a-regiao-para-assinar-com-o-taubate. Accessed on: April 20, 2020.
Os irmãos Lucas, Daniele e Rodrigo construíram suas casas em um mesmo condomínio, cujo terreno é totalmente plano. A casa de seu pai será construída em um local equidistante às três casas. A figura a seguir é um esboço do projeto, sendo os pontos L, D, R e P as localizações das casas dos irmãos e do pai, respectivamente.
Em relação ao triângulo LDR, o ponto P é seu:
circuncentro.
incentro.
baricentro.
ortocentro.
ex-incentro.
O ponto que é equidistante dos vértices de um triângulo é chamado de circuncentro.
(Ifsul-RS) Figurinhas que brilham no escuro apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. A mesma substância está presente nos interruptores de luz que brilham à noite e em fogos de artifício. O brilho é um fenômeno observado quando se adicionam aos materiais sais de diferentes metais que têm a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de expostos à luz.
O modelo atômico que explica tais fenômenos foi proposto por
Rutherford.
Dalton.
Thomson.
Bohr.
Bohr intuiu que deveriam existir muitos comprimentos de onda diferentes, desde a luz visível até a invisível. Ele deduziu que esses comprimentos de onda poderiam ser quantizados, ou seja, um elétron dentro de um átomo não poderia ter qualquer quantidade de energia, mas sim quantidades específicas, e que, se um elétron saísse de um nível de maior energia para um nível de menor energia, ocorreria a liberação dessa energia na forma de luz num único comprimento de onda.
(EFOMM-RJ) In the sentence “Everyone lies”, the present tense is being used to express a fact that will never change in time. In which of the options below is the present tense being used to express a similar idea?
They often go to school by subway.
Water freezes at 0° Celsius.
My plane leaves at 5pm tomorrow.
My cousin studies Computer Science.
Joe always arrives late for work.
Como o Simple Present tem basicamente dois usos, o que expressa algo permanente e o que expressa algo habitual, a questão da EFOMM explora essa diferença. Os alunos devem notar que todas as frases expressam algo que ou é habitual ou tem prazo para acabar, menos a frase que fala do ponto de solidificação da água, que é permanente nas CNTP.
Entre os pares de átomos a seguir, indique o átomo que apresenta o maior valor de energia de ionização.
a) Li e Cs
b) Mg e Pb
c) O e Te
d) Na e S
e) He e Xe
a) Li
b) Mg,
c) O
d) S
e) He
Oriente os alunos a consultar a tabela periódica para responder à questão. Comente a relação que existe entre a energia de ionização e o raio atômico e a diferença de valores que ela apresenta para metais e ametais.
ENEM
Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,
a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.
A noção de “desconcerto do mundo” foi muito importante no Barroco. Por meio dela, os poetas expressavam a ideia de que o mundo parecia estar em desacordo com uma ordem considerada correta. De que maneira o desconcerto do mundo está relacionado à sociedade brasileira apresentada no poema?
A noção de “desconcerto do mundo” se desenvolve por meio de oposições carregadas de preconceito, pois o poeta não admite que “o branco” viva encolhido e “o mulato” ande “ousado”. Na segunda estrofe, o enunciador afirma que o ato de “ladrar” se enquadra melhor às autoridades do Brasil, como o bispo, o governador e o cortesão. A acidez da crítica atinge vários estratos da sociedade brasileira da época. O poema deixa claro que as formas de convivência entre a cultura europeia e a cultura africana eram motivo de ressentimento e de desabrido racismo.
Utilize as informações do mapa para responder às questões a seguir.
a) Os menores déficits ambientais do mundo estão associados a países que apresentam elevada biocapacidade por pessoa em relação a uma pegada ecológica por pessoa proporcionalmente mais baixa, como Brasil, Canadá, Austrália e República do Congo. Ou seja, são países que apresentam grande disponibilidade de recursos ecológicos, como florestas, rios, lagos e solos, capazes de sustentar o consumo de suas populações.
b) Apesar de os Estados Unidos apresentarem grande disponibilidade de recursos ecológicos, o país apresenta a maior pegada ecológica por pessoa do mundo por se tratar da maior potência econômica da atualidade, que explora intensamente os recursos naturais, consome e produz grande quantidade de resíduos e é responsável pela emissão de grande parcela dos gases de efeito estufa na atmosfera. Os países do Oriente Médio apresentam elevado déficit ambiental por se tratar dos maiores produtores de petróleo do mundo, que, além do impacto da extração do recurso, também são responsáveis pela emissão de CO2 em sua produção.
De acordo com a teoria do equilíbrio geral, se o preço de determinado produto aumenta, mantidas as demais condições, a oferta daquele produto tenderá a aumentar, já que mais produtores se interessarão em vendê-lo. Por outro lado, com o aumento do preço do produto, menos consumidores se interessarão em comprá-lo, desde que haja substitutos ou que ele não seja essencial à vida.
Essa teoria pode ser expressa por meio de curvas de oferta e demanda, ou seja, com gráficos que relacionam as quantidades ofertadas e demandadas do produto ao seu preço.
Suponha que um produto tenha suas curvas de oferta (o que é produzido) e demanda (o que é consumido) retilíneas, como mostram as figuras a seguir. Em ambos os gráficos, o eixo das ordenadas indica a quantidade produzida ou demandada em milhares de unidades, e o eixo das abscissas indica o preço unitário do produto, em reais.
a) Se os produtores decidirem cobrar R$ 1,00 por unidade do produto, o que deve ocorrer com os estoques desse produto ao longo do tempo?
b) Se os produtores decidirem cobrar R$ 5,00 por unidade do produto, o que deve ocorrer com os estoques desse produto ao longo do tempo?
c) Use o sistema de eixos coordenados abaixo para estimar o preço que iguala oferta e demanda. É possível determinar o valor exato desse preço? Em caso afirmativo, qual é esse preço?
d) Calcule a receita obtida pelos produtores com a venda desse produto quando ele é vendido pelo preço de equilíbrio determinado no item anterior.
receita Valor total obtido com a venda de um produto.
a) Os estoques se esgotarão, já que, ao preço de R$ 1,00, a produção é de 1 000 unidades, e a demanda, de 8 000 unidades.
b) Os estoques ficarão lotados, já que, ao preço de R$ 5,00, a produção é de 7 000 unidades, e a demanda é de 2 000 unidades.
c) O preço de equilíbrio é dado pela intersecção dessas duas curvas. Observando a figura, é possível estimar um preço de equilíbrio entre R$ 3,20 e R$ 3,40, aproximadamente R$ 3,30.
Para determinar o valor exato, podemos utilizar a semelhança de triângulos. Veja os pontos A, B, C, D e E destacados na figura.
Como os triângulos ABC e EDC são semelhantes, temos:
Outra forma de obter a mesma equação é escrever as leis das funções oferta e demanda e, depois, encontrar o valor de x que satisfaz essas equações.
d) Pelo gráfico, ao cobrar R$ 3,30 por unidade, os produtores vendem 4 500 unidades. Assim, a receita é de: R$ 3,30 · 4 500 = R$ 14.850,00
Se usarmos o valor exato do preço, determinado algebricamente, temos:
· 4 500 = 15 000, ou seja, R$ 15.000,00.
A rotulagem dos produtos de higiene, cosméticos e perfumes foi atualizada com a Resolução RDC n. 07, de 10 de fevereiro de 2015. Nessa Resolução, encontramos as definições do que são embalagens primárias (aquelas que mantêm contato direto com o produto) e embalagens secundárias (aquelas que contêm as embalagens primárias). Também são apresentadas quais são as informações obrigatórias e em qual das embalagens elas devem ser exibidas. Observe o quadro:
Observe as embalagens a seguir. Indique se elas seguem os critérios descritos na legislação vigente. Identifique elementos que confirmem a resposta dada. . É importante ressaltar que, para evitar divulgação da empresa, elementos como nome, marca, endereço, país de origem, telefones e CNPJ são informações fictícias.
As embalagens seguem as normas da legislação, tanto na forma secundária quanto na forma primária.
Um móvel tem velocidade escalar constante de 10 m/s sobre uma trajetória circular de 20 m de diâmetro. Ele completa uma volta a cada 8 segundos. Para um intervalo de tempo de 2 segundos, determine o módulo aceleração vetorial média, em unidades do SI.
Resolução:
A partir da figura a seguir:
Vetorialmente, temos:
Teremos:
A tirinha anterior ilustra uma forma de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. Podemos afirmar que a explicação em questão se trata de uma abordagem baseada no(a):
discurso científico.
discurso religioso.
discurso filosófico.
discurso do senso comum.
discurso astrológico.
Alternativa d.
A desigualdade social, assim como a pobreza, são fenômenos complexos e multifacetados que necessitam de uma abordagem mais sistemática e aprofundada para a sua compreensão.
(UPE) Leia o texto a seguir:
[…] grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 124.
Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa correta.
A grande mecanização das fábricas nas cidades possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural por meio do aumento de empregos.
A divisão social do trabalho foi minimizada com as novas tecnologias introduzidas pelas revoluções do século XVIII.
A sociologia foi uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
As atividades rurais do período histórico, tratado no texto, foram o objeto de estudo que deu origem à sociologia como ciência.
Alternativa c.
A Sociologia surge no contexto do desenvolvimento inicial da sociedade capitalista urbana industrial ao buscar compreender os problemas sociais surgidos nesse período histórico, para poder atuar de maneira adequada para resolvê-los.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas