Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Leis ponderais e modelos atômicos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

A tabela a seguir contém dados relativos a dois experimentos que envolvem a reação química responsável pela obtenção do carbonato de cálcio (CaCO3), um importante insumo da indústria química.

Utilizando as leis ponderais, calcule os valores de X e Y.

Resposta:

De acordo com a lei de Lavoisier, é possível determinar a massa de CaCO3 produzida no experimento 1:

56 g + 44 g = Y Y = 100 g

Pela lei de Proust, é possível determinar a massa de CO2 utilizada no experimento 2. Nota-se que a quantidade de CaO foi dobrada, e, assim, a massa de CO2 também deverá ser dobrada para que se tenha o dobro da quantidade de produto: X = 44 g · 2 = 88 g

Questão 02 - Biologia - Módulo 6 - Célula (parte III) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(UFRRJ) Os processos de secreção celular são feitos na sequência:



( a )

aparelho de Golgi, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático agranular, vesículas de transferência;

( b )

vesículas de transferência, retículo endoplasmático agranular, aparelho de Golgi, grânulos de secreção;

( c )

retículo endoplasmático granular, vesículas de transferência, aparelho de Golgi, grânulos de secreção;

( d )

aparelho de Golgi, vesículas de transferência, retículo endoplasmático granular, grânulos de secreção;

( e )

retículo endoplasmático agranular, grânulos de secreção, aparelho de Golgi, vesículas de transferência.

Resposta:

Alternativa c.

O caminho percorrido por uma substância secretada é retículo endoplasmático granular, vesículas de transferência, aparelho de Golgi e grânulos de secreção.

Questão 02 - Biologia - Módulo 6 - Célula (parte III) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG) Antibióticos do grupo das penicilinas têm sido usados no combate às doenças bacterianas. Sobre as bactérias, é CORRETO afirmar que são classificadas como:



( a )

procariontes, pois não possuem parede celular.

( b )

eucariontes, devido à presença de carioteca (envoltório nuclear).

( c )

eucariontes, porque fazem respiração celular.

( d )

procariontes, pois não possuem sistema de endomembranas.

( e )

eucariontes, devido à ausência de citoesqueleto.

Resposta:

Alternativa d.

Os ribossomos são as únicas organelas presentes nas células procariontes.

Questão 02 - Literatura - Personagens e contornos éticos - Módulo 5 - Personagens femininas - Exercícios - Rumo ao Enem - BY NC 3.0BR

(ENEM)

O trovador

Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras... As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal... Intermitentemente... Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo... Cantabona! Cantabona! Dlorom ... Sou um tupi tangendo um alaúde!

ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (org.). Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em “O trovador", esse aspecto é:



( a )

abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. 

( b )

verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. 

( c )

lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). 

( d )

problematizado na oposição tupi (selvagem) × alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no “Manifesto Antropófago”, de Oswaldo de Andrade. 

( e )

exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Qualificar, quantificar: os papéis dos adjetivos e dos numerais nos textos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp)

A sensível

Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre – virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas – assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria.

Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear. Como se ainda fosse a menina que passeia na calçada. Sobretudo passeava muito quando “sentia” que o marido a enganava. Assim foi procurar a bordadeira, no domingo de manhã. Desceu uma rua cheia de lama, de galinhas e de crianças nuas – aonde fora se meter! A bordadeira, na casa cheia de filhos com cara de fome, o marido tuberculoso – a bordadeira recusou-se a bordar a toalha porque não gostava de fazer ponto de cruz! Saiu afrontada e perplexa. “Sentia-se” tão suja pelo calor da manhã, e um de seus prazeres era pensar que sempre, desde pequena, fora muito limpa. Em casa almoçou sozinha, deitou-se no quarto meio escurecido, cheia de sentimentos maduros e sem amargura. Oh pelo menos uma vez não “sentia” nada. Senão talvez a perplexidade diante da liberdade da bordadeira pobre. Senão talvez um sentimento de espera. A liberdade.

(Clarice Lispector. Os melhores contos de Clarice Lispector, 1996.) 

O emprego do adjetivo “sensível” como substantivo, no título do texto, revela a intenção de 



( a )

ironizar a ideia de sentimento, então destituído de subjetividades e ambiguidades na expressão da senhora.   

( b )

priorizar os aspectos relacionados aos sentimentos, como conteúdo temático do conto e expressão do que vive a senhora. 

( c )

explorar a ideia de liberdade em uma narrativa em que o efeito de objetividade limita a expressão dos sentimentos da senhora.

( d )

traduzir a expressão comedida da senhora ante a vida e os sentimentos mais intensos, como na relação com a bordadeira.

( e )

dar relevância aos aspectos subjetivos das relações humanas, pondo em sintonia os pontos de vista da senhora e da bordadeira. 

Resposta:

O adjetivo substantivado reforça a caracterização do estado da protagonista, ou seja, das emoções provocadas pela crise por que passava.

Questão 02 - Matemática - II - Módulo 2 - Razões e proporções - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Determine o valor da soma x + y para que as razões  e  sejam inversas.

Resposta:

Para que duas razões sejam inversas, é necessário que o produto das razões seja 1 ou que o antecedente de uma seja igual ao consequente da outra e vice-versa. Assim, temos:

x + 1 = 3x - 5 ⇒ x = 3

2x - y = y - 2 ⇒ 6 - y = y - 2 ⇒ y = 4

Logo, x + y = 7.

Questão 02 - Física - Módulo 6 - Cinemática angular - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uerj) Em um equipamento industrial, duas engrenagens, A e B, giram 100 vezes por segundo e 6 000 vezes por minuto, respectivamente. O período da engrenagem A equivale a TA e o da engrenagem B, a TB.

A razão é igual a:



( a )

( b )

( c )

1

( d )

6

Questão 02 - Física - Módulo 6 - Cinemática angular - Exercícios resolvidos - BY NC 3.0BR

(UFPR) Um ponto em movimento circular uniforme descreve 15 voltas por segundo em uma circunferência de 8,0 cm de raio. A sua velocidade angular, o seu período e a sua velocidade linear são, respectivamente:

Resolução

Alternativa c.

Vamos destacar as informações dadas no enunciado:

Frequência: 15 Hz

Raio: 8 cm

Para encontrarmos a velocidade angular, temos:

Para encontrarmos o período, faremos:

E para a velocidade linear:



( a )

20 rad/s; s; 280π cm/s

( b )

30 rad/s; s; 160π cm/s

( c )

30π rad/s;  s; 240π cm/s

( d )

60π rad/s; 15 s; 240π cm/s

( e )

40π rad/s; 15 s; 200π cm/s

Questão 02 - Matemática - II - Módulo 3 - Grandezas proporcionais e regra de três - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPR-PR) Suponha que a carga suportada por uma viga seja diretamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua espessura e inversamente proporcional ao seu comprimento. Sabendo que uma viga de 2 m de comprimento, 15 cm de largura e 10 cm de espessura suporta uma carga de 2 400 kg, qual é a carga suportada por uma viga de 20 cm de largura, 12 cm de espessura e 2,4 m de comprimento?



( a )

2 880 kg.

( b )

3 200 kg.

( c )

3 456 kg.

( d )

3 840 kg.

( e )

4 608 kg.

Resposta:

Sejam q, ℓ, e e c, respectivamente, a carga suportada pela viga, a largura, a espessura e o comprimento da mesma. Tem-se , com k sendo a constante de proporcionalidade.

Logo, vem:

Em consequência, a resposta é dada por:

Questão 02 - Matemática - II - Módulo 3 - Grandezas proporcionais e regra de três - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(EPCAr-MG) Dois irmãos, Luiz e Guilherme, têm uma pequena fábrica de móveis de madeira.

Luiz fabrica 20 cadeiras do modelo A em 3 dias de 4 horas de trabalho por dia. Já Guilherme fabrica 15 cadeiras do modelo A em 8 dias de 2 horas de trabalho por dia.

Uma empresa fez uma encomenda à fábrica de 250 cadeiras do modelo A.

Para atender à demanda, os irmãos trabalharam juntos, no ritmo de 6 horas por dia, gastando, então, y dias para concluir o trabalho e entregar a encomenda.

O número y é tal que



( a )

possui raiz quadrada exata. 

( b )

divide 100. 

( c )

é divisor de 150. 

( d )

é múltiplo de 12.

Resposta:

O número total de horas necessárias para concluir o trabalho é igual a:

Portanto, segue que , isto é, um quadrado perfeito que não é divisor de 100 nem de 150 e não é múltiplo de 12.

Questão 02 - Geografia - Geral - Capítulo 6 - Cartografia digital - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Considere os exemplos das figuras e analise as frases a seguir, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma em:



( a )

I, apenas. 

( b )

II, apenas.

( c )

II e III, apenas.

( d )

I e III, apenas.

( e )

I, II e III.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Aulas 1 e 2 - Língua: um sistema complexo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o seguinte excerto do rap “Boa esperança”:

Por mais que você corra, irmão Pra sua guerra vão nem se lixar Esse é o xis da questão Já viu eles chorar pela cor do orixá? E os camburão o que são? Negreiros a retraficar Favela ainda é senzala, Jão! Bomba-relógio prestes a estourar 

EMICIDA. Boa esperança. In: Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa. Laboratório Fantasma, 2015. Faixa 10. ​

No excerto da letra, observa-se o predomínio de usos linguísticos populares e também um neologismo, vocábulo criado para conferir expressividade à mensagem veiculada. Com base nisso: a

a) Identifique e transcreva o neologismo.São Paulo:

b) Explique o significado do neologismo, considerando o contexto.

Resposta:

a. Trata-se da forma verbal “retraficar”.

b. No fragmento de “Boa esperança”, o rapper Emicida critica o preconceito sofrido pela população negra. Nesse contexto, o artista cria o neologismo “retraficar”, que, pelo valor do prefixo “re-“, assume o sentido de “traficar novamente”. Trata-se de um recurso explorado para assemelhar o camburão – que representa a força policial – a um navio negreiro, a fim de denunciar a persistência da marginalização sofrida por negros e pardos.  

Questão 02 - Língua Inglesa - Aula 2 - Text Comprehension: Songs and Poems - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

War Pigs

Generals gathered in their masses Just like witches at black masses Evil minds that plot destruction Sorcerers of death’s construction In the fields the bodies burning As the war machine keeps turning Death and hatred to mankind Poisoning their brainwashed minds Oh, Lord, yeah!

Politicians hide themselves away They only started the war Why should they go out to fight? They leave that role to the poor, yeah!

Time will tell on their power minds Making war just for fun Treating people just like pawns in chess Wait ’til their judgement day comes, yeah!

Now in darkness, world stops turning Ashes where their bodies burning No more war pigs of the power Hand of God has stuck the hour Day of judgement, God is calling On their knees, the war pigs crawling Begging mercy for their sins Satan, laughingspreads his wings Oh, Lord, yeah!

to gather(ed): reunir; juntar-se. witch: bruxa. evil: mal. to plot (plotted): tramar; planejar; conspirar. sorcerer: feiticeiro. hatred (hate): ódio. to poison(ed): envenenar. to hide (hid; hidden): esconder-se. role: papel; função. to tell (told; told) on: denunciar; deletar. pawn: peão; joguete. ashes: cinzas. to stick (stuck): cravar; fixar. to crawl(ed): rastejar. to beg (begged): implorar. mercy: compaixão; misericórdia. sin: pecado. to laugh(ed): rir. to spread (spread; spread): estender; abrir. wing: asa.

Na frase “… Just like witches at black masses…” (ℓ. 2), a palavra like indica:



( a )

preferência. 

( b )

afeição. 

( c )

semelhança. 

( d )

probabilidade.

( e )

exemplificação.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aula 1 - Text Comprehension: Taxonomy and Terminology - Exercícios - Extras! 1 - BY NC 3.0BR

Alcohol is more dangerous than heroin

A recent study in the UK has found out that alcohol is, surprisingly, more dangerous than heroin or crack. Scientists examined 20 drugs and their effects on people and society. While heroin and crack were considered to be very harmful to individuals, heroin, alcohol and cocaine are the worst for society. The study found out that alcohol had the worst overall effects. The study also said that tobacco was at least as harmful as cocaine. Ecstasy, LSD and marijuana were considered to be the drugs that cause the least damage. Substances were marked from 0 to 100 on a scale. Alcohol received 72, the highest rating, while heroin was rated at 55 and crack at 54.

Researchers looked at 16 factors, in their study, including a drug’s effect on the brain and body, how it affects the crime rate as well as the costs for the economy. Although cocaine is more addictive, alcohol is the most harmful drug to our society because it is most widely used. It does the most damage to the world around us.

Alcohol is drunken by a large part of the population as a social drink. It makes you happy and loosens you up. When it enters the brain it produces a chemical called dopamine. This makes you feel happy and without stress. However, too much alcohol consumption can lead to the destruction of almost all parts of your body. People who drink alcohol are more likely to drive in a drunken state or commit violent acts. The World Health Organization estimates that alcohol causes about 3 million deaths every year, including suicides, car accidents and heart and liver diseases.

Banning alcohol is not the same as forbidding LSD, cocaine or other drugs. It is part of our culture, but the report concludes that governments should do more to educate the population and point out the dangers of alcohol consumption. Especially younger people are at a high risk. They like to combine energy drinks with alcohol. These alcopops taste good but contain a lot of alcohol and are high on calories, which leads to obesity.

Available at: . (Adapted.)

rate: taxa. to loosen(ed) up: relaxar. to forbid (forbade; forbidden): proibir. alcopop: bebida alco—lica gasosa.

(Unesp-SP) Segundo o estudo, entre as drogas de maior potencial negativo para a sociedade encontra-se:



( a )

a maconha. 

( b )

o LSD. 

( c )

o crack

( d )

o ecstasy

( e )

a cocaína.

Questão 02 - Física - Setor C - Aula 3 - Condução de calor: lei de Fourier - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Um técnico em restauração de refrigeradores de bares, ao desmontar uma antiga geladeira, verificou que as paredes dela, formadas ainda por madeira de lei, continham dois materiais isolantes de espessuras L1 e L2 . Consultando uma tabela, ele verificou que esses materiais possuíam condutividades térmicas, respectivamente, iguais a k1 e k2 . Veja o esquema a seguir.

Para restaurar, mantendo as características isolantes da geladeira, esse técnico precisaria substituir esses dois materiais por um único de condutividade térmica kEQ e espessura L = L1 + L2.

Determine kEQ em função de k1 , k2 , L1 e L2.

Resposta:

Vamos calcular o fluxo de calor em cada material, atribuindo valores de temperaturas T1 , T2 e T3 nos pontos das superfícies dos materiais. Lembre-se de que os fluxos devem ser iguais em todas as superfícies, pois o regime de transferência de calor é contínuo.

Agora, vamos observar o fluxo de calor no material que irá substituir os dois antigos, ou seja, o material equivalente:

Questão 02 - Produção de Texto - Módulo 4 - Gêneros argumentativos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Recado dado ao STF

Editorial Folha de S.Paulo, 13 set. 2016

Poucas vezes a posse de um presidente do Supremo Tribunal Federal se revestiu de tanto simbolismo quanto a de Cármen Lúcia, cuja chegada ao comando do órgão de cúpula do Judiciário se consumou nesta segunda-feira (12).

Em uma cerimônia simples, a ministra quebrou o protocolo já no início de seu discurso. Em vez de cumprimentar primeiro o presidente da República, Michel Temer (PMDB), Cármen Lúcia considerou que a maior autoridade presente era “Sua Excelência, o povo” – e, por isso, saudou antes de todos o “cidadão brasileiro”.

Partisse de outrem, o gesto talvez pudesse ser considerado mero populismo; vindo da nova presidente do STF, guarda coerência com outras iniciativas de valor simbólico semelhante, como abrir mão de carro oficial com motorista ou dispensar a festa em sua própria posse.

Como se pudesse haver dúvidas a respeito disso, Cármen Lúcia deixa clara a intenção de, no próximo biênio, conduzir o STF com a mesma austeridade que pauta sua conduta pessoal. “Privilégios são incompatíveis com a República”, disse a esta Folha no ano passado.

É de imaginar, assim, que a nova presidente de fato reveja uma das principais bandeiras da agenda corporativista de seu antecessor, Ricardo Lewandowski: o indefensável aumento salarial para os ministros do Supremo.

Não há de ser esse o único contraste entre as gestões. Espera-se que Cármen Lúcia moralize os gastos com diárias de viagens oficiais no STF, amplie a transparência e a previsibilidade das decisões do Judiciário e, acima de tudo, resgate o papel disciplinar do Conselho Nacional de Justiça, esvaziado sob a batuta de Lewandowski.

Desfrutando de sólida reputação no meio jurídico, a ministra suscita altas expectativas ainda por outro motivo: ela relatou o processo do ex-deputado federal Natan Donadon, condenado por desvio de dinheiro público e primeiro político a ter sua prisão determinada pelo STF desde a promulgação da Constituição de 1988.

Daí por que o ministro Celso de Mello se sentiu à vontade para, antes do discurso de Cármen Lúcia, proferir palavras duríssimas contra “os marginais da República, cuja atuação criminosa tem o efeito deletério de subverter a dignidade da função política e da própria atividade governamental”.

No plenário do Supremo, diversos figurões da política investigados ou processados por crimes contra o patrimônio público apenas ouviam, constrangidos. Que o recado da gestão Cármen Lúcia possa ir além do plano simbólico.

(PUC-SP) O gesto mencionado no terceiro parágrafo do editorial diz respeito



( a )

à necessidade de saudar a cúpula do Judiciário, por ser essa a praxe e, consequentemente, a expectativa de todos.

( b )

ao fato de dispensar motorista ou outras regalias a que outros presidentes do STJ foram afeitos.

( c )

à saudação da ministra ao povo brasileiro, antes de às demais autoridades presentes na solenidade.

( d )

à cerimônia de posse da presidência do Supremo Tribunal Federal a que tantos ministros e políticos compareceram.

Questão 02 - Língua Inglesa - Módulo 3 - What did you use to do? - Exercícios - Developing skills: How to - BY NC 3.0BR

A provável explicação para Calvin ter achado o balanço vazio é que



( a )

hoje é feriado. 

( b )

ele está de férias. 

( c )

o recreio já acabou. 

( d )

Calvin está sonhando. 

( e )

o balanço tem um defeito.

Questão 02 - Biologia - Módulo 5 - Célula (parte II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-MG) Observe a figura abaixo, que representa um núcleo de uma célula e o transporte de moléculas através de seus poros.

Assinale a afirmativa INCORRETA.



( a )

O fluxo de moléculas entre o núcleo e o citoplasma é fundamental para a atividade celular.

( b )

A passagem de macromoléculas pelo complexo do poro é normalmente realizada por transporte ativo.

( c )

Na regulação das funções nucleares, podem atuar moléculas produzidas no citoplasma.

( d )

A entrada ou saída de qualquer molécula no núcleo exigem gasto de energia.

Resposta:

Alternativa d.

Nem todo transporte de substâncias para o núcleo depende de processos que consomem energia. No desenho, o transporte de moléculas pequenas não está associado ao símbolo de energia (E).

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - Linguagem cartográfica e novas tecnologias - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Mackenzie-SP) Observe o mapa.

Considerando que a distância entre Seul, na Coreia do Sul, e Pyongyang, na Coreia do Norte, em linha reta, é de aproximadamente 195 km em um mapa, na escala de 1 : 2 000 000, essa distância seria de



( a )

3,9 cm

( b )

97,5 cm

( c )

39 cm

( d )

9,75 cm

( e )

19,5 cm

Resposta:

Alternativa d.

Se 1 cm do mapa corresponde a 2 000 000 cm do real, 195 km ou 19 500 000 cm do real correspondem a 9,75 cm do mapa.

Questão 02 - Produção de Texto - Módulo 1 - Textos e gêneros textuais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sonhos viram jogos virtuais em Dreams, novo exclusivo de PlayStation 4

Makson Lima Colaboração para o START 05/03/2020 04h00

Dreams, novo jogo exclusivo de PlayStation 4, é bem ambicioso. Quem passou algumas horas em LittleBigPlanet ou Terraway, jogos anteriores do estúdio Media Molecule, talvez possa estar acostumado ao conceito por trás do novo projeto, que está sendo aprimorado e refinado já há alguns anos, inclusive com um longo período de acesso antecipado.

Muito mais do que um game tradicional, Dreams é um conjunto de ferramentas para criação de experiências audiovisuais costuradas numa espécie de internet própria, com redes sociais amigáveis, convidativas e estimulantes. Tudo o que existe ali já foi uma tela em branco, e a Media Molecule fornece a tinta e os pincéis.

A internet dos sonhos não é como você imagina

Dreams parece avassalador a princípio, pois há muito o que fazer, ver, ouvir e jogar, mas a Media Molecule sabe dosar bem as coisas, e da forma mais agradável possível.

A TV conversa com você, e com voz afável e amigável, competentemente traduzida para nosso idioma. Das trevas, a luz nasce na ponta da antena de Bichim, seu guia e retícula por toda a vastidão do Sonhocosmo, nada mais que a “internet” em Dreams.

Seu primeiro amigo nesse mundo imenso será o Bichim da própria Media Molecule, e seus tutoriais são parte inerente da experiência. A princípio, o básico para entender a peculiar navegação, menus e sistemas de jogo.

Então, Sonho Criar ou Sonho Jogar, os dois principais fundamentos em Dreams. Você prefere experimentar jogos criados por outros Sonhonautas ou prefere criar os seus próprios? A quantidade de tutoriais, e que sempre funcionam como um jogo dentro de si mesmo, em Dreams é assombrosa. Divididos por categoriais, dos mais básicos e fundamentais aos mais avançados, daqueles voltados a criação de cenas, filmes, videoclipes, a verdadeiros passo a passo para começar o seu próprio projeto de jogo, de qualquer gênero possível e imaginável.

Tudo é tão ambicioso quanto soa, com infinitas possibilidades e conteúdo crescente e emergente.

[...]

Música, arte, jogos e muito experimentalismo aguardam quem resolver se aventurar pelo Sonhocosmo de Dreams, ainda que, por ora, esses sonhos de uma noite de verão estejam tolhidos por burocracias delimitadoras, dignas de pesadelos.

Lançamento: 14/02/2020

Plataforma: PS4

Classificação indicativa: 16 anos

[...]

LIMA, Makson. Sonhos viram jogos virtuais em Dreams, novo exclusivo de PlayStation 4. Disponível em: https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2020/03/05/crie-sonhos-ejogos-virtuais-em-dreams-novo-exclusivo-de-ps4.htm. Acesso em: 4 maio 2020.

Onde textos como esse são publicados normalmente?

Resposta:

Em sites, jornais revistas e blogs relacionados a jogos eletrônicos.

Questão 02 - Química - Módulo 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 °C:



( a )

Butano, etanol e metano. 

( b )

Etanol, metanol e octano. 

( c )

Metano, metanol e octano. 

( d )

Metanol e metano. 

( e )

Octano e butano.

Questão 02 - Matemática - II - Módulo 1 - Grandezas e medidas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

O gelo marinho no Ártico está em sua segunda menor extensão já registrada: 5,56 milhões de km2 . Essa medida foi feita com o auxílio de satélites no dia 14 de agosto de 2011 e é apenas 220 mil km2 maior do que a baixa recorde de 2007.

ANGELO, C. Volume de gelo no Ártico nunca foi tão baixo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 8 nov. 2011.

De acordo com esses dados, a menor extensão territorial do gelo marinho registrada no Ártico em 2007, em metros quadrados, foi



( a )

214,44 ∙ 103 

( b )

5,34 ∙ 106 

( c )

5,34 ∙ 109

( d )

5,34 ∙ 1012 

( e )

214,44 ∙ 1012

Resposta:

(5,56 ∙ 106 – 220 000) km2 = (5,56 ∙ 106 – 0,22 ∙ 106) km2 =

= 5,34 ∙ 106 km2 = 5,34 ∙ 106 ∙ 106 m2 = 5,34 ∙ 1012 m2

Questão 02 - Produção de Texto - Módulo 2 - O tipo textual narrativo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Durante briga em show de Maiara e Maraisa, cantora se irrita: “covarde”

Confusão envolveu homens e mulheres em show no Parque de Exposições. Vídeo mostra mulheres sendo agredidas por homens em Rio Branco.

Uma briga no show das cantoras Maiara e Maraisa interrompeu a apresentação da dupla na noite de sexta-feira (18), no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra duas mulheres brigando e logo em seguida chegam dois homens e começam a bater nas mulheres.

Uma das cantoras se irritou e chamou os agressores de covarde. No vídeo, não é possível ver qual das duas se irrita com situação.

O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da dupla, por telefone e e-mail disponíveis no site oficial, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

O vídeo mostra uma briga generalizada entre mulheres, porém, logo depois chegam também dois homens que começam as agressões. As cantoras pararam o show e exigiram que os homens parassem as agressões e se retirassem do local.

[...]

Disponível em: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/11/durante-briga-em-show-de -maiara-e-maraisa-cantora-se-irrita-covarde.html. Acesso em: 3 abr. 2020.

O texto jornalístico busca, devido à sua função social, uma maior imparcialidade na apresentação do fato. Reescreva o primeiro parágrafo dessa notícia como se você estivesse construindo um “fio” numa rede de microblog para um grupo de amigos seus, promovendo as mudanças, linguísticas e estruturais, necessárias a esse novo tipo de leitor. Escreva usando a primeira pessoa do singular, como se você tivesse presenciado a cena, e fique à vontade para expressar suas emoções

Resposta:

Resposta possível: Eu estava em um show da dupla Maiara e Maraisa e de repente surgiu a maior confusão. Muita gente filmando as duas mulheres brigando. Depois, chegaram dois caras e as agrediram. Um absurdo!

Questão 02 - Sociologia - Módulo 1 - A Sociologia e a compreensão das relações humanas - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Podemos associar o momento da desnaturalização com a construção de uma imaginação sociológica? Justifique.

Resposta:

Sim. A desnaturalização, enquanto conceito sociológico, trata do processo de identificação dos fenômenos que comumente são vistos ou aceitos como “naturais” (e, portanto, imutáveis) como sendo, na verdade, fenômenos sociais (construídos por um contexto cultural, histórico e específico, ou seja, totalmente mutáveis). Dessa forma, exercer a imaginação sociológica é exercer, em alguma medida, a desnaturalização.

Questão 02 - Produção de Texto - Módulo 3 - O tipo textual dissertativo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Texto para as questões.

A quarentena do coronavírus vem aí – não há como escapar

A população da Alemanha está sendo confrontada com restrições à liberdade como não se via desde o pós-guerra. E muitos não estão levando regras a sério. Nos dias atuais, ter consideração salva vidas, opina Felix Steiner

Uma semana atrás, se alguém tivesse predito para mim o que a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, anunciou na noite desta segunda-feira (16/3), eu teria rido da pessoa. Medidas desse tipo na Alemanha moderna, em que a liberdade individual está acima de tudo? Inimaginável!

Sim, na China talvez funcione, também no Irã ou na Rússia – ou seja, em todo lugar onde há décadas os cidadãos estão acostumados ao bullying estatal. Mas aqui, em plena Europa? Jamais.

Até aí, tudo muito compreensível. E, no entanto, a mensagem central não chegou até muitos. Embora a coletiva de imprensa de Merkel da última quinta-feira, assim como as de diversos governadores estaduais no dia seguinte já tenha sido mais do que impressionante. Pelo menos deu medo em muita gente que conheço.

E, no entanto, não bastou, como mostra a vista – certamente não representativa – da minha janela da sala, nos últimos três dias. Na noite de sábado, meu vizinho foi jogar boliche com sua turma, como faz a cada dois sábados. Os rapazes da nossa rua foram treinar futebol juntos, tanto no sábado como no domingo.

E como as escolas estão fechadas desde segunda-feira, o clima na rua é de férias de verão. Só que ainda mais crianças brincam juntas, já que nenhuma das famílias saiu de férias. Mas por estes dias o tempo está ensolarado e quente, como se já fosse primavera.

De diversas cidades alemãs chegam imagens e notícias semelhantes: cafés e zoológicos lotados no domingo, playgrounds e parques animados, como se nada fosse. Com certeza a noção dos virologistas de “reduzir os contatos sociais ao mínimo necessário” é bem diferente disso. E é por isso que o que não funcionou em regime voluntário, com apelos à razão, está sendo agora imposto por meio de proibições.

A lista de proibições dos governos federal e estadual ainda tem muitas exceções, portanto nos próximos dias é concebível que se torne mais rigorosa. Concebível não, é certo: basta olhar para a França, Itália ou Espanha, onde já entraram em vigor toques de recolher de verdade, onde só um certo número de clientes pode entrar ao mesmo tempo nos supermercados para fazer compras. São circunstâncias que só conheço das narrativas de meus pais e avós, dos tempos do último pós-guerra.

Ninguém deseja nada disso, e só funcionará – se funcionar – por um tempo relativamente breve. Portanto sejamos ambiciosos: vamos tentar passar sem ainda mais proibições, finalmente levando a sério as regras vigentes!

Sim, por estes dias todos nós pagamos um preço alto, com o cerceamento de nossa liberdade. Porém, é muito mais alto o preço pago por aqueles cuja existência econômica está sendo destruída por esse estado de exceção: quanto menor for esse prazo, menor será o número deles.

Quem paga o preço máximo, contudo, são aqueles cujas vidas o coronavírus leva embora. Eles são, em primeira linha, cidadãos idosos e enfermos – mas não só, qualquer um pode ser afetado. Nos dias atuais, ter consideração salva vidas. Portanto: #FlattenTheCurve (#AchateACurva)

STEINER, Felix. Opinião: A quarentena do coronavírus vem aí – não há como escapar. DW, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/opini%C3%A3o-a-quarentena-docoronav%C3%ADrus-vem-a%C3%AD-n%C3%A3o-h%C3%A1-como-escapar/a-52809953. Acesso em: 26 mar. 2020.

Caso você afirme que o texto é argumentativo, explicite qual é o posicionamento defendido e quais argumentos são desenvolvidos no texto em estudo a fim de sustentar a tese.

Resposta:

O autor defende a ideia de que é acertada a decisão do governo alemão de impor restrições à população em virtude do coronavírus, já que, segundo ele, muita gente ainda não compreendeu a importância do isolamento social. Argumentos utilizados: a situação da Itália, da França e da Espanha, a vivência pessoal do autor, que viu muitos vizinhos ignorarem a recomendação da quarentena voluntária, pelo simples apelo à razão humana, e as perdas econômicas para muitos indivíduos.

Questão 02 - História - Geral - Capítulo 4 - Alta Idade Média e feudalismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

“Em muitos reinos sudaneses, sobretudo entre os reis e as elites, o islamismo foi bem recebido e conseguiu vários adeptos, tendo chegado à região da savana africana, provavelmente, antes do século XI, trazido pela família árabe-berbere dos Kunta. (...) O islamismo possuía alguns preceitos atraentes e aceitáveis pelas concepções religiosas africanas, (...) associava as histórias sagradas às genealogias, acreditava na revelação divina, na existência de um criador e no destino. (...) O escritor árabe Ibn Batuta relatou, no século XIV, que o rei do Mali, numa manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves.”

(Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira. 2011)

Considerando o trecho e os conhecimentos sobre a história da África, é correto afirmar que



( a )

a penetração do islamismo nas regiões subsaarianas mostrou-se superficial porque atingiu poucos setores sociais, especialmente aqueles voltados aos negócios comerciais, além de sofrer forte concorrência do cristianismo. 

( b )

a presença do islamismo no continente africano derivou da impossibilidade dos árabes em ocupar regiões na Península Ibérica, o que os levou à invasão de territórios subsaarianos, onde ocorreu violenta imposição religiosa. 

( c )

o desprezo das sociedades africanas pela tradição árabe gerou transações comerciais marcadas pela desconfiança recíproca, desprezo mudado, posteriormente, com o abandono das religiões primitivas da África e com a hegemonia do islamismo. 

( d )

o comércio transaariano foi uma das portas de entrada do islamismo na África, e essa religião, em algumas regiões do continente, ou incorporou-se às religiões tradicionais ou facilitou uma convivência relativamente harmônica. 

( e )

as correntes islâmicas mais moderadas, caso dos sunitas, influenciaram as principais lideranças da África ocidental, possibilitando a formação de novas denominações religiosas, não islâmicas, desligadas das tradições tribais locais.

Questão 02 - História - do Brasil - Capítulo 6 - A interiorização da colonização - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj)

Os monumentos históricos possuem relação com a memória, de modo a destacar imagens e valores para a identidade coletiva de povos e sociedades. As fotos acima retratam monumentos históricos brasileiros produzidos em épocas distintas. A comparação entre ambos evidencia uma mudança referente à identidade nacional brasileira.

Essa mudança está mais claramente vinculada à valorização da:



( a )

tradição democrática 

( b )

integração territorial 

( c )

miscigenação racial 

( d )

diversidade étnica

Questão 02 - Matemática - Setor C - Aula 6 - Modelagem algébrica de problemas I - Exercício - Extra! - BY NC 3.0BR

Dois tipos de vela têm o mesmo comprimento, mas são feitas de material diferente. Uma delas queima completamente em três horas e a outra, em quatro horas, ambas com velocidade constante. Quantos minutos depois das 13 horas devem ser acesas simultaneamente as duas velas para que, às 16 horas, o comprimento de uma seja o dobro do da outra?



( a )

24

( b )

28 

( c )

36 

( d )

40 

( e )

48

Resposta:

Seja x o comprimento de cada uma das velas. A que queima em 3 horas o faz à velocidade constante  (de vela por hora), e a que queima em 4 horas o faz à velocidade  (de vela por hora). Logo, depois de algum tempo t, uma queima  (de vela), e a outra  (de vela), de modo que o que sobra de uma vela depois de um tempo t é , e, da outra, . Queremos saber quanto tempo decorre desde o instante t = 0 até o momento em que o comprimento da vela que queima mais lentamente é o dobro do comprimento da que queima mais rapidamente, o que equivale a resolver a equação:

Como x > 0, resolvendo a equação na incógnita t, temos  horas, ou seja, 2 horas e 24 minutos. Assim, depois de 2 horas e 24 minutos, o comprimento de uma vela é o dobro do comprimento da outra. Como queremos que isso aconteça às 16 horas, as velas devem ser acesas 2 horas e 24 minutos antes dessa hora, ou seja, às 13 horas e 36 minutos.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aula 1 - Text Comprehension: Taxonomy and Terminology - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Ads of the World

Na frase “With business is also like this”, a palavra like indica:



( a )

apreciação.

( b )

preferência.

( c )

probabilidade.

( d )

exemplificação.

( e )

semelhança.

Resposta:

e.

Questão 02 - História - Geral - Aula 2 - Antiguidade Clássica: a formação do mundo grego - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

“Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram e acabaram por dominá-lo, permaneceram desunidos na sua organização política. No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se colônias gregas não somente em toda a extensão da Grécia atual, como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul e na Sicília oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da França. No interior desta elipse de uns 2500 km de comprimento, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que amiúde diferiam na sua estrutura política e que afirmaram sempre a sua soberania. Nem então nem em nenhuma outra altura, no mundo antigo, houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei soberana, que se tenha chamado Grécia (ou um sinônimo de Grécia).”

M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, 1972. Adaptado.

Com base no texto, pode-se apontar corretamente



( a )

a desorganização política da Grécia antiga, que sucumbiu rapidamente ante as investidas militares de povos mais unidos e mais bem preparados para a guerra, como os egípcios e macedônios. 

( b )

a necessidade de profunda centralização política, como a ocorrida entre os romanos e cartagineses, para que um povo pudesse expandir seu território e difundir sua produção cultural. 

( c )

a carência, entre quase todos os povos da Antiguidade, de pensadores políticos, capazes de formular estratégias adequadas de estruturação e unificação do poder político. 

( d )

a inadequação do uso de conceitos modernos, como nação ou Estado nacional, no estudo sobre a Grécia antiga, que vivia sob outras formas de organização social e política. 

( e )

a valorização, na Grécia antiga, dos princípios do patriotismo e do nacionalismo, como forma de consolidar política e economicamente o Estado nacional.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas