Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa correta, com base nas resenhas dos livros (textos III e IV).



( a )

A vida no céu é uma obra de ficção, que contém elementos extraordinários (acontecimentos e ações desprovidos de verossimilhança externa).

( b )

A expedição Kon-Tiki é uma obra de ficção que contém verossimilhança externa (realismo descritivo e narrativo baseado em fatos históricos).

( c )

A vida no céu é uma narrativa ficcional baseada nas grandes questões ecológicas e nas previsões e temores que elas provocam no mundo atual.

( d )

A expedição Kon-Tiki é um relato de ficção científica baseado em estudos sobre as migrações dos homens pré-históricos.

Resposta:

Resposta Correta C.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Grife o objeto indireto (OI) nas frases.

a. A editora oferece a seus leitores uma opção de leitura altamente qualificada.

b. O professor dirigiu-se à aluna da primeira fila.

c. O palestrante referiu-se ao livro recentemente publicado.

d. Os quadros foram doados a museus brasileiros.

Resposta:

a. A editora oferece a seus leitores uma opção de leitura altamente qualificada.

b. O professor dirigiu-se à aluna da primeira fila.

c. O palestrante referiu-se ao livro recentemente publicado.

d. Os quadros foram doados a museus brasileiros.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Um mesmo verbo pode ou não ser usado para ligar o predicativo ao sujeito. Se o verbo ligar um atributo (nome) ao sujeito, será verbo de ligação. Caso contrário, será intransitivo ou transitivo.

Assinale com X os que, nas orações a seguir, são verbos de ligação e grife o predicativo.

a. (   ) Na história de encantamento, o sapo virou príncipe.

b. (   ) O professor virou a página do livro.

c. (   ) As crianças andam em patins.

d. (   ) Minha prima anda esquisita ultimamente.

e. (   ) Meu gato permanece doente.

f. (   ) Após o acidente, os passageiros permaneciam no ônibus.

g. (   ) Os pombos estavam sobre a torre da igreja.

h. (   ) O veterinário estava preocupado com a saúde dos animais

Resposta:

a. (  x ) Na história de encantamento, o sapo virou príncipe.

d. (  x  )  Minha prima anda esquisita ultimamente.

e. (  x ) Meu gato permanece doente.

h. (  x  ) O veterinário estava preocupado com a saúde dos animais.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Exercícios - Ângulos opostos pelo vértice (opv) - BY NC 3.0BR

Considerando as definições de ângulos complementares e suplementares vistas na seção anterior, o que se pode afirmar sobre os ângulos:

a) α e β?

b) y e β?

Resposta:

a) Eles são suplementares.

b) Eles são suplementares.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Calcule:

a) o complemento de 63º;

b) o suplemento de 121º;

c) o complemento do suplemento de 121º.

Resposta:

a) 27º

b) 59º

c) 31º

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Circunferência e círculo - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Quando uma reta intersecta uma circunferência em um único ponto, dizemos que a reta é tangente a essa circunferência. Na figura a seguir, por exemplo, a reta t é tangente à circunferência, pois a intersecta apenas no ponto P. Nesse caso, dizemos que P é o ponto de tangência.

Agora, você vai desenhar uma circunferência de centro no ponto O e que seja tangente à reta r. Para isso, vai precisar, além de régua e compasso, de um esquadro, instrumento que aprendemos a usar no 6º ano.

a) Com o auxílio de um esquadro, trace a reta s perpendicular à reta r e que passa pelo ponto O.

b) Chame de Q o ponto no qual as retas r e s se intersectam.

c) Construa a circunferência com centro no ponto O e que passa pelo ponto Q. Essa é a circunferência procurada.

d) Com base na construção realizada, complete a frase a seguir, que representa uma importante propriedade das retas tangentes a uma circunferência:

O raio que liga o centro de uma circunferência até o ponto de tangência forma com a reta tangente um ângulo de ________________.

Resposta:

Itens a a c, ver a figura a seguir.

d) O raio que liga o centro de uma circunferência até o ponto de tangência forma com a reta tangente um ângulo de 90º.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Medida de um arco de circunferência - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

O arco menor , assinalado na figura ao lado, mede 142o30’20”. Qual é a medida do arco maior ?

Resposta:

217o29’40”

Questão 02 - História - Módulo 5 - A Reforma católica e os conflitos religiosos - Exercícios (pg. 213) - BY NC 3.0BR

No contexto atual, você considera importante a criação de uma data para celebrar o combate à intolerância religiosa?

Resposta:

Promova um breve debate entre os alunos. A percepção sobre o tema deverá ser influenciada por eventos da vivência e do contexto mais próximos dos alunos, por acontecimentos de repercussão nacional ou internacional. É importante trabalhar a capacidade de escuta e garantir que o debate se desenvolva num clima de respeito às diversas opiniões e em consonância com os Direitos Humanos e a Constituição Federal.

Questão 02 - História - Módulo 3 - A arte dos renascentistas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto e responda às questões.

Imagine algumas situações do cotidiano: um médico que não usa termômetro para medir a temperatura do paciente, um comerciante que não pesa os alimentos que vende ou um professor que avalia a prova sem atribuir -lhe uma nota. Estamos tão habituados a quantificar tudo que não sabemos mais viver sem padrões matemáticos. Herdamos do Renascimento essa visão quantitativa do mundo. [...]

O homem renascentista tinha verdadeira obsessão pela exatidão. Foi a partir do Renascimento que os estudos de Física, Química, Mecânica e Astronomia começaram a ser registrados em fórmulas, equações e cálculos geométricos. [...]

As origens das ciências, das grandes descobertas e das invenções estão no Renascimento, mas suas inovações criaram também problemas novos. As invenções técnicas levaram às máquinas industriais e ao conforto dos eletrodomésticos, mas também à poluição ambiental e às montanhas de lixo. Ao controlar as pragas na lavoura podemos causar desequilíbrio ecológico.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 220.

a. Dê um título ao texto. Lembre-se de que o título deve anunciar o assunto, de modo a sintetizá-lo.

b. Comente as consequências do Renascimento cultural apresentadas no texto do autor.

c. Relacione uma das características do Renascimento apontadas no texto com as obras de arte do período.

Resposta:

a. Este item pretende estimular o aluno a apreender as ideias centrais do texto e a sintetizá-las em um título. Os alunos devem ser orientados a não se deterem nas “primeiras ideias”, mas, sim, no conjunto delas. Possibilidades: Os ganhos e riscos do espírito renascentista; Os dois lados do Renascimento.

b. Gaarder chama a atenção para o fato de que os avanços técnicos estimulados pelo Renascimento também provocaram uma relação inadequada com a natureza, sem uma avaliação global das consequências do uso dos recursos naturais. O autor apresenta como exemplos a produção de muito lixo e os desequilíbrios ecológicos.

c. O texto fala da medição, da exatidão das formas e das técnicas matemáticas na distribuição dos elementos nos quadros e na criação de efeitos de percepção. Os artistas incorporavam a técnica da perspectiva, a simetria de formas e o equilíbrio matemático na distribuição de elementos nas obras de arte.

Questão 02 - História - Módulo 2 - A cultura europeia já não é a mesma: Humanismo e Renascimento cultural - Teste - BY NC 3.0BR

O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.

Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis por que o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, 

e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus. (personagem Ulisses, ato I, cena III) 

SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello e Irmão, 1948. 

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria:



( a )

geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.

( b )

da reflexão da luz do árabe Alhazen.

( c )

heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.

( d )

da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.

( e )

da gravitação universal do inglês Isaac Newton.

Resposta:

Alternativa C.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Adição algébrica de números inteiros relativos - Exercícios - As finanças da turma - BY NC 3.0BR

Na gincana beneficente promovida por uma escola, os alunos do 7º ano A ficaram responsáveis por uma das barracas de jogos. Os pagamentos eram feitos com fichas, que podiam ser compradas e vendidas na tesouraria da escola. Durante a última hora da gincana, Marina foi a responsável pelo controle das fichas que circulavam na barraca. Alguns colegas de Marina pediram fichas emprestadas na barraca, prometendo pagá-las no dia seguinte. Por falta de troco, Marina ficou devendo fichas a alguns alunos de outras turmas que jogaram em sua barraca naquele dia. Assim, ela elaborou a tabela abaixo para controlar o fluxo de fichas.

Ao final da gincana, Marina precisava calcular o total arrecadado pela barraca de sua turma. Para isso, levou em consideração todos os empréstimos de fichas. Resolveu, então, criar um código usando números inteiros relativos: tudo o que ela teria a receber seria representado com o sinal de +, e tudo que ela deveria pagar seria representado com o sinal de -.

No final da gincana, havia no caixa da barraca 200 fichas. Considerando também os empréstimos, que seriam acertados no dia seguinte, qual foi o total arrecadado pelo 7o A na gincana? Represente essa situação matematicamente.

Resposta:

(+200) + (+80) + (−10) = +270

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Adição algébrica de números inteiros relativos - Teste - BY NC 3.0BR

No final do ano a professora Michela viajou para a República Tcheca. Ela embarcou no aeroporto de Brasília (DF), quando o termômetro registrava 31 °C, e, depois de mais de 14 horas de voo, desembarcou no aeroporto de Praga, com os termômetros registrando -9 °C. A amplitude térmica que ela experimentou foi de:



( a )

45 °C 

( b )

40 °C 

( c )

22 °C 

( d )

23 °C

Questão 02 - Matemática - Módulo 9 - Experimentos aleatórios - Exercícios - Eventos equiprováveis - BY NC 3.0BR

Agora é a sua vez de planejar roletas. Na figura há 6 círculos. Em cada um você vai construir até cinco setores, a depender do que é solicitado. Nomeie esses setores (a, b, c, d e e). Eles precisam atender às seguintes condições:

• Círculo 1. Setor a é certo ganhar.

• Círculo 2. Setor a é impossível ganhar.

• Círculo 3. Setores a e b são equiprováveis.

• Círculo 4. Setores a, b, c e d são equiprováveis.

• Círculo 5. Setor a é equiprovável com qualquer outro setor.

• Círculo 6. Setores a, b e c são equiprováveis; d e e são eventos impossíveis.

Agora, registre como pensou para construir cada roleta.

Resposta:

Resposta pessoal. Veja comentários no Caderno do Professor.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Narrativa fantástica: o mito - Atividade - BY NC 3.0BR

Antropomorfismo – Os deuses e heróis mitológicos geralmente possuem, ao par da natureza sobrenatural, divina, algumas características humanas (qualidades ou defeitos). Mostrem, citando exemplos, como isso ocorre no mito grego que estão lendo.

antropomorfismo: atribuição de comportamentos e pensamentos característicos do ser humano a deuses e a seres sobrenaturais.

Resposta:

Sugestão de resposta: Os deuses que figuram nesse mito não são seres perfeitos: não são oniscientes e cometiam enganos, pois não perceberam que “privilegiaram os animais em detrimento dos homens” (§1); podem ser enganados, pois Prometeu conseguiu roubar o fogo da forja de Hefesto (§4); são tomados por sentimentos incontroláveis, como a cólera sentida por Zeus (§5); são vingativos (§5, §10); são traiçoeiros, como se percebe no estratagema imaginado por Zeus ao criar Pandora (§6 e §7); alguns são imprudentes e ingênuos, como Epimeteu é descrito no §7; são capazes de grandes crueldades (§11).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Painel de poemas - Teste - BY NC 3.0BR

Considere a estrofe do poema “Cantigas por um passarinho à toa” e o verbete loucura:

Aquele Senhor um pouco louco brincava passarinhos amanhã. Ele disse que enxergava a fala de uma cor. E queria transcrever para flauta o canto dos vermes.

Loucura. Ato ou fala extravagante, que parece desarrazoado; atitude, comportamento que denota falta de senso, de juízo, de discernimento.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

O Senhor referido pelo passarinho demonstra loucura

I. pela linguagem – por uma incoerência das relações temporais.

II. pela linguagem – por uma incoerência nas referências espaciais.

III. pelas ações – pela falta de senso ao brincar com passarinhos.

IV. pela percepção – por misturar sensações visuais e auditivas.

Estão corretos apenas os itens: 



( a )

I e IV.

( b )

II e IV. 

( c )

II e III.

( d )

I e III.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Atividade - BY NC 3.0BR

Texto III

A vida no céu: romance para jovens e outros sonhadores é uma instigante ficção científica.

Com linguagem poética e atual, lembra que tudo está conectado: desde os diferentes modos de vida aos diversos estados da matéria.

Com o Dilúvio causado pelo aquecimento global e o desaparecimento dos países terrestres, os humanos sobreviventes construíram sociedades flutuantes. Entre as maiores cidades estão os dirigíveis São Paulo, Tóquio e Nova York. As cidades menores e mais pobres se organizaram em balões, chamados balsas, formando aldeias.

Quem nos conduz na história é Carlos, um adolescente angolano de 16 anos que vive em Luanda, um conjunto de balsas que escolheu como negócio os livros, tornando-se uma aldeia biblioteca. Sua mãe é a bibliotecária-chefe da aldeia. O pai, após cair da balsa em uma tempestade, está desaparecido. Carlos resolve então partir para procurá-lo e segue uma pista que o leva a pousar no mais belo dos zepelins, o Paris, onde encontra Aimée, uma garota de 14 anos que se torna sua companheira de aventuras.

É duplo o problema que os habitantes das nuvens precisam enfrentar: como viver em harmonia e, ao mesmo tempo, reencontrar a terra, de cujo cheiro e estabilidade só os mais velhos se lembram.

AGUALUSA, José Eduardo. A vida no céuromance para jovens e outros sonhadores. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Orelha 1.

Além de dar uma ideia ampla do enredo, o texto III fornece alguns dados sobre a obra. Indiquem-nos.

Gênero:

Personagens principais:

Foco narrativo:

Campo temático (tema mais amplo e abstrato):

Resposta:

Gênero: Romance de ficção científica.

Personagens principais: Carlos e Aimée.

Foco narrativo: Em primeira pessoa; a personagem narradora é Carlos.

Campo temático (tema mais amplo e abstrato): Ecologia.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 11 - Tipologia verbal: verbo e transitividade - Exercícios (pg. 124) - BY NC 3.0BR

Compare os enunciados.

a. A expedição Kon-Tiki é uma obra-prima de reconstituição pré-histórica.

b. A expedição Kon-Tiki encalhou nos recifes do atol de Raroia.

E qual deles apresenta um verbo que não precisa de um termo que complete seu sentido?

Resposta:

O segundo enunciado apresenta um verbo que não precisa de um termo que complete seu sentido.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Exercícios - Ângulos: retomada de ideias fundamentais - BY NC 3.0BR

No caso das rampas que ligam a rua à calçada, em locais de travessia de pedestres, as normas permitem que a inclinação chegue a 7º.

A figura a seguir representa o perfil de uma calçada e de uma parte da rua.

Uma rampa de acesso a essa calçada deverá ser construída com 7º de inclinação, começando no ponto P e seguindo até um ponto do segmento .

a) Usando régua e transferidor, determine o ponto Q, pertencente ao segmento , que deverá corresponder à extremidade final da rampa.

b) Sem usar o transferidor, calcule a medida do ângulo .

c) Classifique os ângulos e em agudo, reto ou obtuso.

d) Determine a inclinação, em porcentagem, de uma rampa de 7º de inclinação. Para realizar o cálculo, você pode fazer medições, com a régua, na figura acima.

Resposta:

b) 173º

c) : obtuso; : agudo.

d) Aproximadamente 12%.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Exercícios - Ângulos consecutivos, complementares, suplementares e adjacentes - BY NC 3.0BR

A partir das medidas que você determinou no item 1, é possível calcular a medida do ângulo formado pelos ponteiros das horas e dos minutos? Explique seu raciocínio.

Para responder ao item 2, você provavelmente utilizou uma propriedade dos ângulos consecutivos, embora não conhecesse ainda a sua definição. Vamos apresentá-la a seguir.

Ângulos consecutivos são aqueles que possuem um lado comum, localizado entre os outros dois lados, como os ângulos PÔQ e QÔR da figura abaixo.

Nesse caso, a medida do ângulo PÔR, formado pela justaposição dos dois ângulos consecutivos, é igual à soma desses ângulos, isto é, m(PÔQ) = α + β.

Resposta:

Sim, a medida é igual à soma das medidas dos ângulos determinados no item 1, ou seja, 17º + 45º = 62º.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Teste - BY NC 3.0BR

O professor de Marcelo pediu aos alunos que medissem alguns ângulos da figura abaixo. Depois de guardar seu transferidor, Marcelo percebeu que havia esquecido de medir o ângulo ∝.

A partir das medidas dos outros ângulos, Marcelo pôde perceber que a medida de ∝ é igual a:



( a )

50o

( b )

80o 

( c )

95o 

( d )

105o

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Novas definições sobre ângulos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Ao projetar um telhado, um arquiteto precisa conhecer sua inclinação, para definir que tipo de telha deve ser utilizada.

A inclinação de um telhado é representada por um ângulo. Porém, é comum que ela seja descrita em porcentagem, e não em graus. Para entender como medir a inclinação de um telhado em porcentagem, acompanhe o exemplo abaixo.

Suponha que um telhado tenha inclinação de 20%. Lembre-se de que . Isso significa que, a cada 5 metros na horizontal, o telhado avança 1 metro na vertical. Você pode observar essa explicação na figura ao lado.

O telhado representado tem 20% de inclinação porque, a cada 5 quadradinhos na horizontal, ele sobe 1 quadradinho.

a. Usando o transferidor, determine a medida, em graus, do ângulo de inclinação de um telhado com 20% de inclinação. Esse ângulo está indicado na figura por ∝

b. Escreva 10% na forma de fração irredutível.

c. Desenhe, na malha quadriculada, um telhado com 10% de inclinação. Não é necessário desenhar o telhado inteiro, apenas a metade da esquerda. Comece seu desenho no ponto P.

d. Usando o transferidor, determine a medida, em graus, do ângulo de inclinação do telhado que você desenhou no item c.

e. Usando régua e transferidor, desenhe na malha quadriculada, um telhado com ângulo de inclinação de 14o . Desenhe apenas a metade da esquerda do telhado utilizando o segmento como base horizontal.

f. Qual é a inclinação, em porcentagem, do telhado que você desenhou no item e? Explique como pensou.

Resposta:

a. Aproximadamente 11o .

b. 

c.

d. Aproximadamente 6o.

f. 25%

Questão 02 - Disciplinas básicas (infantil) - Em casa - Exercícios - Alguns números da minha casa - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NÚMERO DA SUA CASA.

Questão 02 - História - Módulo 3 - A arte dos renascentistas - Teste - BY NC 3.0BR

Entre as principais características do movimento denominado Renascimento cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar:



( a )

o bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano.

( b )

o naturalismo e o geocentrismo.

( c )

o antropocentrismo e o humanismo.

( d )

o teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos.

( e )

a arte humanista e a ausência da perspectiva linear.

Resposta:

Alternativa C.

Questão 02 - História - Módulo 4 - O cristianismo em reforma: uma religião, várias Igrejas - Exercícios (pg. 192) - BY NC 3.0BR

A partir da observação do interior dessas catedrais, é possível identificá-las como templos cristãos?

Resposta:

Resposta pessoal. As respostas ajudarão a conhecer a bagagem e as referências religiosas de seus alunos em relação ao cristianismo, por exemplo: o que compreendem por religiões cristãs; possíveis associações que estabelecem entre imagens sacras e cristianismo.

Questão 02 - Matemática - Módulo 9 - Experimentos aleatórios - Exercícios - Fichas na sacola - BY NC 3.0BR

Seu professor colocou 12 fichas na sacola. Há fichas vermelhas e amarelas.

Vocês irão trabalhar com amostras de ficha com reposição. Ou seja, o professor vai tirar uma ficha da sacola, vocês vão anotar a cor da ficha retirada (V ou A), e ele vai devolver a ficha retirada para a sacola. Ele vai repetir o procedimento 12 vezes.

Resposta:

As respostas dependem do experimento.

Questão 02 - Matemática - Módulo 9 - Experimentos aleatórios - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Em uma turma de 7º ano há 13 meninos e 16 meninas. Os nomes de todos os alunos são escritos em um papel e colocados numa caixa. O professor, sem olhar, retira um papel da caixa. Classifique as afirmações a seguir em V (verdadeira) ou F (falsa).

(   ) É mais provável que o nome seja de um menino do que de uma menina.

(   ) É mais provável que o nome seja de uma menina do que de um menino.

(   ) É igualmente provável que o nome seja de um menino ou de uma menina.

(   ) Não é possível saber.

Resposta:

( F ) É mais provável que o nome seja de um menino do que de uma menina.

( V ) É mais provável que o nome seja de uma menina do que de um menino.

( F ) É igualmente provável que o nome seja de um menino ou de uma menina.

( F ) Não é possível saber.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Adição algébrica de números inteiros relativos - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Efetue as subtrações.

a. (+5) - (+3) =

b. (-10) - (-7) =

c. (-2) - (-15) - (+3) =

d. 7 - (-10) - (+6) =

e. -17 - (+10) - (-25) - (+18) =

Resposta:

a. +5 – 3 = +2

b. −10 + 7 = −3

c.−2 + 15 − 3 = +10

d. 7 + 10 – 6 = +11

e.−17 − 10 + 25 – 18 = −20

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Narrativa fantástica: o mito - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Você estudou que os mitos contêm significados simbólicos. Ao longo de quase três milênios, os mitos gregos foram interpretados de muitas maneiras.

Prometeu e os primeiros homens

1 Em seguida, os deuses criaram do barro os seres vivos. Sem perceber, privilegiaram os animais em detrimento dos homens.

2 De fato, os primeiros receberam as qualidades físicas que lhes permitiam se adaptar perfeitamente ao meio natural. Alguns, como o urso, foram dotados de grande força; outros, menores, como os passarinhos, ganharam asas para fugir. A divisão parecia equitativa, e as qualidades distribuídas entre as diversas espécies se equilibravam. Mas uma das espécies foi esquecida: a humana. Com sua pele apenas, os homens não podiam suportar o frio, e seus braços nus não eram suficientemente robustos para combater os animais selvagens. A raça humana estava ameaçada de extinção…

3 Prometeu, filho do titã Jápeto, sentiu pena dos fracos mortais. Ele sabia que a inteligência deles possibilitaria que fabricassem armas e construíssem abrigos se eles tivessem meios para isso, mas lhes faltava um elemento essencial: o fogo. Com o fogo, poderiam endurecer a ponta de suas lanças, a fim de torná-las mais resistentes, e se aquecer em seu lar.

4 Ora, os deuses conservavam com o maior cuidado a preciosa chama só para si. Prometeu teve que penetrar discretamente na forja de Hefesto, o deus do fogo, para roubar a chama, que levou para os homens oculta no oco de uma raiz.

Zeus não ignorou por muito tempo esse furto. Assim que notou o brilho de uma chama entre os mortais, o poderoso soberano deu vazão à sua cólera. No mesmo instante jurou se vingar dos homens e do benfeitor deles, Prometeu.

6 Combatendo uma esperteza com outra, teve a ideia de produzir uma criatura irresistivelmente encantadora que causaria a desgraça dos homens. Assim, usando barro, criou a primeira mulher, que chamou de Pandora. Contou com a ajuda de Hefesto, que a enfeitou com as joias mais delicadas, e de Atena, que a vestiu com um tecido vaporoso, preso na cintura por um cinto trabalhado artisticamente.

7 Quando ela ficou pronta, Zeus a mandou à casa de Epimeteu, irmão de Prometeu. Conhecia a ingenuidade e a imprudência desse deus. Não podendo resistir aos atrativos de tão bela pessoa, Epimeteu esqueceu que o irmão o prevenira contra os presentes de Zeus. Recebeu Pandora e a instalou em sua casa.

8 Pandora havia trazido consigo uma caixa que não deveria abrir em hipótese nenhuma. Isso lhe fora expressamente recomendado por Zeus ao lhe dar a caixa. Era mais uma esperteza, porque ele sabia muito bem que um dia a jovem iria querer descobrir o conteúdo dela.

9 Movida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa… de onde saiu precipitadamente um vento de desgraças. Apavorada, ela viu passar a fisionomia ameaçadora da crueldade e o sorriso malicioso do engano. Ouviu os gritos queixosos dos miseráveis e dos sofredores. Outras desgraças começavam a se propagar assim no vasto mundo. Quando Pandora descobriu seu trágico erro, tampou rapidamente a caixa. E então a Esperança e todas as promessas de felicidade para os homens ficaram para sempre trancadas ali.

10 Nada disso se devia ao acaso: a primeira etapa da temível vingança de Zeus se consumara.

11 O segundo castigo, mais cruel, iria atingir Prometeu. Zeus o acorrentou a um rochedo com cadeias que o prendiam dolorosamente pelos braços e pernas. Assim exposto, sem poder se defender, Prometeu sofria todos os dias o ataque de uma águia que vinha lhe devorar o fígado. E todos os dias, para seu suplício, seu fígado se recompunha. Em troca de um favor, Prometeu recebeu uma terrível punição.

12 Quanto aos homens, eles aprenderam com isso que um bem podia vir acompanhado de uma desgraça.

POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 35.

a. A autora do texto “Prometeu e os primeiros homens” explicita uma interpretação, formulando uma espécie de “moral da história”. Em qual frase do texto é feita essa interpretação?

b. Essa “moral da história” é uma interpretação otimista ou pessimista dos mitos de Prometeu e de Pandora? Explique.

Resposta:

a) Na frase do último parágrafo: “Quanto aos homens, eles aprenderam com isso que um bem podia vir acompanhado de uma desgraça”.

b) Espera-se que os alunos percebam o pessimismo da frase que termina o texto. Embora o fogo fosse um grande bem, sua transferência para os homens acarretou grandes desgraças, tanto para Prometeu, condenado a ter o fígado devorado diariamente por uma águia, quanto para os seres humanos, que perderam a esperança e qualquer possibilidade de serem felizes.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Recursos linguísticos em poemas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Nas aulas de Leitura, você leu o poema “O pulsar”, de Augusto de Campos. Nele, as vogais foram substituídas por estrelas pontuando um espaço que representa um céu escuro. Releia-o, agora, com as vogais.

 CAMPOS, Augusto de. Disponível em: http://www.augustodecampos.com.br/poemas.htm. Acesso em: 23 abr. 2020.

Vamos ver como foram empregados os verbos no poema “O pulsar”.

Preencha o quadro com o modo verbal em que esses verbos foram empregados.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Recursos linguísticos em poemas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia algumas regras para grupos de animes no WhatsApp.

• Não pode alterar o nome nem a foto do grupo.

• Não enviar imagens nem vídeos.

• Não falar sobre outro assunto que não seja Animes.

• Não divulgar outros grupos de WhatsApp.

• Em caso de piadas ofensivas, será retirado do grupo.

Disponível em: https://gruposnowhats.net/categoria/regras-para-grupos-do-whatsapp/. Acesso em: 22 abr. 2020.

a. Algumas regras desse texto têm verbos no infinitivo. Identifique-os e reescreva as frases, substituindo essa forma nominal pelo modo imperativo.

b. Você considera mais adequado o imperativo ou o infinitivo para esse texto? Por quê?

Resposta:

a) Não envie imagens nem vídeos. / Não fale sobre outro assunto que não seja Animes. / Não divulgue outros grupos de WhatsApp.

b) Resposta pessoal.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas