Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
O sapato com salto alto, muitíssimo usado atualmente, se tornou famoso no reinado do rei francês Luís XV, quando deixou de ser de uso exclusivo de homens. Antes dele, o rei Luís XIV também já havia usado esse tipo de calçado, quando apenas homens o utilizavam. Observe as imagens a seguir e depois responda às questões.
• Na sua opinião, por que Luís XIV e Luís XV se fizeram retratar com essas vestimentas? Por que você acha que eles adotavam essa postura? Quais ideias essas pinturas transmitem?
• O que o uso de sapatos de salto por parte desses reis tem a ver com demonstração de poder? Levante hipóteses a respeito.
• Provavelmente, os alunos devem mencionar uma postura de poder. Em meio a uma atmosfera de luxo, os monarcas demonstram uma pose altiva e segura. Conte que o rosto erguido, os braços apoiados no quadril são exemplos dessa altivez. Os monarcas queriam reforçar sua condição de maiores autoridades do reino.
• Espera-se que os alunos relacionem o uso dos sapatos às vestimentas luxuosas e à pose dos reis. Eles podem comentar que se tratava de um artigo considerado de luxo na época e que era também uma forma de aumentar a altura. Ou seja, ficar mais alto que os outros fisicamente fazia parte da representação de poder em relação às outras pessoas do reino. Anote todas as hipóteses que podem ser levantadas e peça aos alunos que as copiem, pois elas serão retomadas posteriormente, ao longo do trabalho deste Módulo.
A obra de Hobbes Leviatã foi lançada com esta imagem em suas páginas iniciais. Observe os detalhes e responda às questões em seu caderno.
a) Considerando a teoria desenvolvida por Hobbes, por que o corpo do rei foi representado com pessoas do povo? E por que elas foram desenhadas voltadas para o rei?
b) Por que o autor da imagem desenhou o campo e a cidade na ilustração?
c) Hobbes não usou argumentos religiosos em sua teoria. Mas a religião está incluída nos meios de poder do rei. Explique como foi o processo que associou os reis à religião na Inglaterra.
a) A teoria absolutista de Hobbes compara o rei a um monstro que tudo controla. Dessa forma, o povo se mistura ao rei, sendo comandado por ele. Por isso todos estão voltados para ele: o rei é o centro, é a direção que todos deveriam seguir.
b) Para representar o poder do rei sobre todo o território, nas áreas rurais e urbanas.
c) O processo que associou o Estado à Igreja na Inglaterra foi a Reforma anglicana, em 1534. Desde então, o rei da Inglaterra passou a ser o chefe da Igreja e a comandar diretamente o clero.
Procedimentos
a. Nesta etapa, um dos componentes da dupla começa realizando os abdominais e depois troca de função com o colega que anotou os dados.
b. Para a realização dos exercícios abdominais, você deverá estar com os joelhos flexionados e as pontas dos pés apoiadas contra uma superfície firme.
c. Quando acabar a coleta de dados do segundo aluno, a dupla inicia a caminhada, repetindo os procedimentos.
d. Não se esqueçam de levar a caderneta ou folha de anotações para marcar os resultados na tabela 2 (veja modelo a seguir).
Observações
Após cada modalidade de atividade física, devem ser feitas outras três avaliações da frequência cardíaca: imediatamente após o final da atividade física, após 1 minuto, e após 3 minutos.
Além da frequência cardíaca, outras alterações devem ser observadas e registradas na tabela, nas linhas identificadas como “Alterações após o término”. Por exemplo:
• pele: corada, sem mudanças ou pálida, sempre tentando qualificar da seguinte forma: muito, ligeiramente, pouco.
• suor: tal como no item anterior, tente qualificar, sempre lembrando da situação inicial.
• observações: principalmente sobre a respiração (ofegante, ligeiramente aumentada ou igual à inicial) e possíveis queixas (tontura, falta de ar, dores musculares, cãibra, etc.).
Esses registros devem ser o resultado tanto da observação do aluno que está cronometrando como de relatos do aluno que fez a atividade física.
Anote na tabela a seguir suas conclusões relacionadas com a atividade feita.
Você coletou uma série de dados sobre o funcionamento de seu organismo em certas condições. Guarde bem esses valores, pois você deverá utilizá-los na seção Em casa e em atividades futuras durante nosso trabalho.
Após essa introdução, instrua os alunos sobre como fazer as medidas de frequência cardíaca. Se for novidade para eles, vale a pena investir algum tempo e fazer um treino coletivo, para que aprendam a localizar os melhores pontos para sentir a pulsação e fazer a contagem. O local que costuma ser mais fácil é o pescoço, no qual podemos perceber a pulsação das artérias carótidas.
Nesta primeira aula, os alunos devem calcular o valor médio de sua frequência cardíaca de repouso e responder às questões da atividade, na página 264.
Na aula 2, os alunos executam as atividades físicas propostas e coletam os dados requisitados. A coleta e o tratamento de dados (construção de tabelas e gráficos) são habilidades importantes e desejadas para o desenvolvimento do pensamento científico utilizado nas Ciências da Natureza, assim como o levantamento de hipóteses. Mesmo que o aluno não perceba, ele estará treinando essas habilidades quando realizar esta e outras práticas. Por isso, devemos dedicar atenção ao desenvolvimento da atividade.
Certifique-se de que os alunos estão em condições ideais para fazer a atividade física, perguntando se estão com algum problema de saúde, se comeram algo e se estão bem hidratados – essa checagem é muito importante. Se alguém não estiver em condições de praticar a atividade física, deverá participar apenas cronometrando e fazendo anotações. Para a realização das tarefas propostas, combine com esses alunos o uso de dados de algum colega, de preferência do mesmo sexo e com altura e peso similares.
Se a atividade for realizada em local descoberto, recomende o uso de boné e protetor solar. Após as atividades, sugira aos alunos que tomem água. Supervisione aqueles que querem se destacar dos outros, correndo mais rápido ou percorrendo distâncias maiores. Lembre-os sempre do objetivo desta atividade experimental.
Se não houver um espaço físico adequado, substitua o trote por algum exercício também aeróbico, como polichinelos ou pular corda. O importante é a qualidade das observações dos alunos.
Incentive-os a registrar tudo o que julgarem pertinente. Quanto mais ricas as observações, mais interessante ficará a discussão.
As principais alterações que os alunos devem perceber são: aceleração das frequências cardíaca e respiratória, mudança na coloração da pele e aumento da sudorese – sempre mais elevada no aluno que fez o exercício mais intenso. Alguns alunos poderão se queixar de dor muscular, cansaço e falta de fôlego. Diante de qualquer indício de mal-estar, interrompa imediatamente a atividade desse aluno.
Para finalizar, permita aos alunos que, em pequenos grupos, compartilhem e discutam suas respostas. As discussões podem enriquecer o trabalho nesse momento.
Sobre o fenômeno da globalização, assinale a alternativa correta.
Apesar de ter se iniciado nas Grandes Navegações, a globalização começou a se expandir pelo mundo de forma igualitária há pouco mais de duas décadas.
O uso da tecnologia avançada é uma característica do período atual, resultado da Terceira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial.
Ela é um processo inclusivo, que permitiu o desenvolvimento dos meios de comunicação por todo o mundo, e faz com que a informação chegue de forma rápida a qualquer lugar.
Com a globalização, os países emergentes tiveram a oportunidade de revolucionar suas economias, passando de exportadores de matéria-prima a detentores de modernas tecnologias.
A Terceira Revolução Industrial é caracterizada pelo avanço da tecnologia, que ocorre com o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.
A alternativa A está incorreta, pois o processo de globalização é parte da história do sistema capitalista, que se expandiu com as Grandes Navegações e ampliou sua influência em escala mundial. No entanto, mesmo com sua intensificação nas últimas décadas, o processo não ocorreu de forma igualitária, gerando grandes disparidades entre países.
A alternativa C está incorreta, pois a globalização não é um processo inclusivo, pois grande parte da população dos países pobres não tem acesso às evoluções tecnológicas e às facilidades que os países ricos possuem.
A alternativa D está incorreta, pois, mesmo com o processo de globalização, grande parte dos países subdesenvolvidos continua como fornecedora de matérias-primas para os países ricos, que detêm as tecnologias modernas.
Avalie a sua rotina semanal quanto a alimentação (horários, tipos de alimento), repouso (horários de dormir e de acordar), lazer e estudos (tempo na escola, tempo de estudo em casa). Além disso, verifique se você tem água encanada e coleta de esgoto em casa. Ao reunir essas informações, você se considera saudável? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Fique atento aos mais variados cenários. Em geral, conhecemos superficialmente as condições sociais dos alunos, o que nem sempre corresponde à realidade. Evite a exposição deles, pedindo que leiam para si mesmos suas respostas e reflitam sobre quais mudanças são possíveis para uma vida mais saudável. O compartilhamento das respostas deve ser feito apenas por aqueles que se sentirem confortáveis com a situação. Por outro lado, evite comentários negativos, propondo perguntas que estimulem pequenas mudanças possíveis para uma vida mais saudável.
O calorímetro é um instrumento utilizado para medir o valor energético dos alimentos. Em um experimento com um calorímetro foram verificados os seguintes resultados de elevação de temperatura para a mesma quantidade de alimento: amendoim: 15 °C, cereal: 9 °C e carne: 8 °C. Todos os experimentos foram iniciados na temperatura de 20 °C. Assinale a alternativa correta em relação aos resultados observados.
Todos os alimentos têm o mesmo valor calórico.
A carne é mais calórica que os demais alimentos.
O amendoim é mais calórico que os demais alimentos.
O cereal é mais calórico que os demais alimentos.
A alternativa a está errada, pois a liberação de energia foi diferente para cada um dos alimentos, portanto os valores calóricos são diferentes. Como a maior liberação de energia foi com o amendoim, os demais alimentos não podem ser a resposta correta.
Considere os seguintes grupos de alimentos:
I. Sanduíche de hambúrguer, batata frita e refrigerante.
II. Bife, arroz, feijão e copo de leite.
III. Frutas e sucos.
No grupo I, os nutrientes que faltam são:
Proteínas.
Lipídios.
Vitaminas.
Sais minerais.
Alternativa C. A alternativa a está errada, pois o pão do sanduíche, as batatas fritas e o refrigerante são ricos em carboidratos; em b, a carne do hambúrguer e a fritura garantem os lipídios (gordura); em d, geralmente batata frita e hambúrguer são consumidos com bastante sal, que é considerado um sal mineral.
Como tornar uma reação química mais rápida
Nessa atividade vamos verificar um dos fatores que podem ser alterados para aumentar a velocidade da reação.
Materiais
• 5 g de iodeto de potássio (KI)
• 60 mL de água oxigenada (10 ou 20 volumes)
• 4 tubos de ensaio
• Proveta de 100 mL
• Espátula ou colher de café
• Batata cortada em cubos pequenos
• Fígado cortado em pedaços pequenos
Procedimento
a. Numere os tubos de 1 a 4.
b. Coloque 10 mL de água oxigenada em cada tubo.
c. No tubo 2, dissolva uma quantidade bem pequena de iodeto de potássio (a ponta da espátula ou da colher) e observe o que acontece, comparando os dois tubos (1 e 2). Anote os resultados em seu caderno.
d. Quando as alterações no tubo 2 acabarem, adicione mais iodeto de potássio. Anote os resultados.
e. Na sequência, adicione 5 mL de água oxigenada, observe os resultados e anote-os no seu caderno.
f. No tubo 3, coloque alguns cubos de batata e observe o que acontece; anote. No tubo 4, coloque alguns pedaços de fígado e observe o que acontece.
g. Quando as alterações nos tubos acabarem, adicione mais 5 mL de água oxigenada, observe e anote os resultados.
h. Repita mais uma vez o procedimento anterior.
Agora responda:
Quais os resultados observados no tubo 1 e no tubo 2?
Só será observada alguma alteração no tubo 2, no caso, a formação de bolhas. Conte para os alunos que, na verdade, também está ocorrendo a decomposição (você pode até dizer que esse é o nome desse tipo de reação) do peróxido no tubo 1, mas esta é muito lenta, e não é possível perceber a formação do gás. Isso porque a sua estrutura química tem baixa estabilidade. A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2) em concentrações de 3% a 10%.
Leia o trecho da canção a seguir.
Disneylândia
[…] Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso no interior da Bolívia. Zebras africanas e cangurus australianos no zoológico de Londres. Múmias egípcias e artefatos incas no museu de Nova York. Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo. Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique. Armênios naturalizados no Chile procuram familiares na Etiópia. Casas pré-fabricadas canadenses feitas com madeira colombiana. Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria-prima brasileira para competir no mercado americano. […] Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul. Pizza italiana alimenta italianos na Itália. Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.
TITÃS. “Disneylândia”, do álbum Titanomaquia. WEA, 1993. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2017.
Escreva um texto relacionando a letra da canção “Disneylândia” com o fenômeno da globalização, estudado em aula.
A letra da canção expõe algumas consequências da globalização. Os compositores indicam os intercâmbios culturais – como a música e a arqueologia, egípcia e inca – enquanto formas de exploração cultural. Também pontuam a questão dos alimentos importados, assim como a difusão da informação de forma rápida, que atualmente é intensificada por meio da internet. O fornecimento de matéria-prima por parte dos países subdesenvolvidos aos países ricos aparece em “casas pré-fabricadas canadenses feitas com madeira colombiana”. A canção também menciona a abertura da economia, com as empresas multinacionais alocadas em cidades de países subdesenvolvidos, onde procuram matéria-prima barata para concorrer com outras empresas de seus países de origem. Por fim, destaca o lado excludente do processo de globalização, em que refugiados de guerra tentam adentrar os países ricos em busca de melhores condições de vida, mas têm sua entrada negada, mostrando que o processo não engloba a todos.
Nos quadros A, B e C, estão apresentadas três equações e os respectivos procedimentos de resolução. Para cada uma das modificações realizadas nessas resoluções, escreva as justificativas.
Quadro A
Quadro B
Quadro C
Quadro A
Quadro B
Quadro C
Reduza os termos semelhantes nas expressões e classifique a expressão reduzida em monômio, binômio ou trinômio.
a) -3a + 8b - 12a + 15b
b) xy2 + 5xy + (-9xy2)
c) 4m2 + (-7pq3) + 18 pq3 - 5n + 6m2
a) -15a + 23b (binômio)
b) -8xy2 + 5xy (binômio)
c) 10m2 + 11pq3 - 5n (trinômio)
Descreva, se possível, os elementos que satisfazem as desigualdades a seguir. Em seguida, classifique os conjuntos obtidos como finito, infinito ou vazio.
De um quadrado de lado x foram retirados, dos seus 4 cantos, 4 quadrados, cada um com 1 cm de lado, conforme indicado na figura.
a) Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro (P) do dodecágono resultante.
b) Calcule o perímetro do dodecágono se o lado do quadrado inicial medir 12 cm.
a) O perímetro do dodecágono será 4x. Essa expressão será obtida a partir de 4 X (x - 2) + 4 X 2. Reduzindo-se os termos semelhantes, tem-se: 4x - 8 + 8 = 4x.
b) Se o lado do quadrado inicial medir 12 cm, o perímetro do dodecágono será 48 cm.
O Renascimento comercial e urbano trouxe maior movimentação econômica e social à Europa. Identifique a alternativa que apresenta uma consequência sanitária negativa desse processo.
A convivência maior entre as pessoas nas cidades fez aumentar a intolerância religiosa. Pessoas não cristãs, que eram respeitadas durante a Alta Idade Média, passaram a ser perseguidas.
A grande aglomeração de pessoas nas cidades, sem as condições sanitárias que existem atualmente, possibilitou a ocorrência de epidemias como a peste negra, que matou milhões de europeus.
O surgimento da burguesia fez diminuir o poder dos reis e o alcance nacional das leis, provocando grandes conflitos sociais decorrentes do enfraquecimento da autoridade nacional.
As artes europeias entraram em um período de decadência porque a chegada de elementos culturais orientais fez com que os artistas locais passassem a ser desvalorizados.
Alternativa B. Ela se refere corretamente às epidemias provocadas pelo grande número de pessoas que viviam nas cidades em condições de higiene que facilitaram o contágio e a disseminação de doenças. A alternativa a está incorreta porque a Alta Idade Média não foi marcada pela tolerância religiosa. Ao contrário, a Igreja católica perseguia quem não seguia suas orientações. A alternativa c é incorreta porque o poder dos reis aumentou com o apoio da burguesia e a alternativa d é incorreta porque os novos contatos com o Oriente não impactaram negativamente a arte europeia.
Observe estas imagens e associe-as às três principais características do absolutismo estudadas neste Módulo. Justifique suas escolhas.
a)
O Palácio de Versalhes foi construído nos arredores de Paris a pedido de Luís XIV para que fosse sua moradia. Portanto, seria a sede da monarquia francesa e de sua corte. A construção possui 2 mil janelas, 700 quartos e 415 metros de fachada. As áreas onde o rei circulava eram ricamente revestidas de mármore e madeiras raras, enfeitadas com pinturas de artistas renomados na época, tapetes e objetos de luxo. Calcula-se que 50 mil servidores e criados trabalhavam no local. Fotografia de 2017.
b)
As moedas e medalhas com a imagem do rei eram uma forma de torná-lo conhecido no reino. A maneira como os reis eram retratados nelas transmitia certas ideias a quem as recebia. A medalha ao lado foi esculpida por Jean Warin, em 1672, e traz a imagem de Luís XIV, também chamado de “Rei Sol”.
c)
A Bastilha foi construída no século XIV para ser uma fortaleza de defesa da cidade de Paris. A partir do reinado de Luís XIII, no entanto, passou a ser utilizada como prisão para onde eram levados os opositores dos reis absolutistas. A prisão tinha muros de 25 metros de altura e fossos que dificultavam o contato com a área externa. Essa gravura foi feita em 1700.
a) Espera-se que os alunos associem Versalhes com o patrimonialismo. O rei mandou construir o palácio que seria sua moradia e sede do governo, levou a corte para lá e mobilizou milhares de funcionários e custos para seu uso. O dinheiro do Estado era usado como dinheiro do rei. Portanto, o palácio era patrimônio do Estado e do rei, simultaneamente. Se os alunos associarem Versalhes a outra característica do absolutismo, como o personalismo ou o rei acima das leis, a resposta deve ser aceita.
b) Espera-se que os alunos associem a medalha ao personalismo. O rosto do rei foi esculpido na medalha com as características de um sol cujos raios alcançam a esfera terrestre. O poder é identificado na pessoa do rei, representado na medalha com seu rosto. Se os alunos associarem a medalha a outra característica do absolutismo, como o personalismo ou o rei acima das leis, a resposta deve ser aceita.
c) Espera-se que os alunos associem a Bastilha à característica de que o rei estava acima da lei. Qualquer habitante da França ficava sujeito à prisão se desagradasse o monarca e não tinha garantias legais que o protegesse. Se os alunos associarem a Bastilha a outra característica do absolutismo, como o personalismo ou o rei acima das leis, a resposta deve ser aceita.
Qual a importância de medir a frequência cardíaca de repouso para a Atividade experimental 1?
Os alunos devem perceber que, para verificar uma alteração, é preciso conhecer a frequência cardíaca de repouso, ou seja, a situação de repouso ou natural. Isso não é tão óbvio e costuma ser um erro comum no entendimento da metodologia científica: o padrão ou “branco”, termos de comparação para a análise dos resultados. Um bom exemplo é mostrar o resultado de exames de sangue, perguntando: “Para que os valores de referência são úteis?”
A execução de exercícios físicos
A prática regular de atividades físicas contribui para a saúde física, mental e social. Como nosso corpo funciona durante e após uma atividade física? Com base nos dados obtidos nessa atividade, você deverá propor hipóteses que expliquem as alterações observadas no organismo. Esses dados também serão utilizados em outras aulas.
Procedimentos
Ao realizar os procedimentos numerados a seguir, observe e registre as principais alterações que ocorrem no seu corpo durante a realização de duas diferentes modalidades de atividade física: uma série de exercícios abdominais durante 30 segundos e um trote leve (caminhada um pouco mais acelerada) de 3 minutos.
a. Forme uma dupla com um colega.
b. Cada integrante deve medir sua frequência cardíaca de repouso.
c. Enquanto um integrante conta os batimentos, o outro cronometra o tempo combinado. Depois, invertam as funções.
d. Anote o resultado na tabela 1 (a seguir) e repita o procedimento, medindo a frequência cardíaca do colega.
e. Repita esse procedimento mais duas vezes para cada integrante da dupla.
f. Calcule os valores médios de suas frequências cardíacas.
O valor médio obtido será utilizado na segunda etapa da Atividade experimental – ao preencher a tabela 2 da página 266.
Após essa introdução, instrua os alunos sobre como fazer as medidas de frequência cardíaca. Se for novidade para eles, vale a pena investir algum tempo e fazer um treino coletivo, para que aprendam a localizar os melhores pontos para sentir a pulsação e fazer a contagem. O local que costuma ser mais fácil é o pescoço, no qual podemos perceber a pulsação das artérias carótidas.
Nesta primeira aula, os alunos devem calcular o valor médio de sua frequência cardíaca de repouso e responder às questões da atividade, na página 264.
Na aula 2, os alunos executam as atividades físicas propostas e coletam os dados requisitados. A coleta e o tratamento de dados (construção de tabelas e gráficos) são habilidades importantes e desejadas para o desenvolvimento do pensamento científico utilizado nas Ciências da Natureza, assim como o levantamento de hipóteses. Mesmo que o aluno não perceba, ele estará treinando essas habilidades quando realizar esta e outras práticas. Por isso, devemos dedicar atenção ao desenvolvimento da atividade.
Certifique-se de que os alunos estão em condições ideais para fazer a atividade física, perguntando se estão com algum problema de saúde, se comeram algo e se estão bem hidratados – essa checagem é muito importante. Se alguém não estiver em condições de praticar a atividade física, deverá participar apenas cronometrando e fazendo anotações. Para a realização das tarefas propostas, combine com esses alunos o uso de dados de algum colega, de preferência do mesmo sexo e com altura e peso similares.
Se a atividade for realizada em local descoberto, recomende o uso de boné e protetor solar. Após as atividades, sugira aos alunos que tomem água. Supervisione aqueles que querem se destacar dos outros, correndo mais rápido ou percorrendo distâncias maiores. Lembre-os sempre do objetivo desta atividade experimental.
Se não houver um espaço físico adequado, substitua o trote por algum exercício também aeróbico, como polichinelos ou pular corda. O importante é a qualidade das observações dos alunos.
Incentive-os a registrar tudo o que julgarem pertinente. Quanto mais ricas as observações, mais interessante ficará a discussão.
As principais alterações que os alunos devem perceber são: aceleração das frequências cardíaca e respiratória, mudança na coloração da pele e aumento da sudorese – sempre mais elevada no aluno que fez o exercício mais intenso. Alguns alunos poderão se queixar de dor muscular, cansaço e falta de fôlego. Diante de qualquer indício de mal-estar, interrompa imediatamente a atividade desse aluno.
Para finalizar, permita aos alunos que, em pequenos grupos, compartilhem e discutam suas respostas. As discussões podem enriquecer o trabalho nesse momento.
O padrão estético é influenciado pelo contexto histórico, cultural e até mesmo por preferências pessoais? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal. Ressalte que o padrão de beleza varia com as épocas, as culturas e as preferências pessoais. Leve para a sala outras imagens que caracterizem padrões de beleza de épocas e países diferentes. Disponibilize imagens masculinas e femininas.
O saneamento básico também pode ser considerado um fator que influencia nossa saúde porque ele
garante o tratamento de doenças.
é responsável apenas pela distribuição de água.
diminui a transmissão de várias doenças.
aumenta os cuidados com a qualidade do ar.
A alternativa a está errada, pois o saneamento básico é preventivo, não trata de doenças; b está errada porque o saneamento também se refere à coleta e tratamento de esgoto e à coleta de lixo; d está errada, pois o saneamento básico não trata diretamente da poluição do ar. Caso julgue necessário, retome com os alunos o significado de “saneamento básico” para a resolução desta atividade.
Os rótulos que vêm na embalagem dos alimentos parecem, por vezes, exigir um grau de conhecimento tão grande que as pessoas se sentem intimidadas para consultá-los. Eles trazem informações valiosas, especialmente para pessoas que estão com alguma restrição alimentar.
Nessa atividade você irá utilizar um ou mais rótulos de alimentos que consome normalmente. Depois da atividade, não jogue fora os rótulos, pois você os utilizará novamente.
Além das informações nutricionais, os rótulos trazem outras, como quais foram os corantes e outros aditivos utilizados na fabricação do produto. Eles também informam se o alimento contém componentes como o glúten (não indicado para pessoas com doença celíaca) e a fenilalanina (não indicada para pessoas com uma doença chamada fenilcetonúria) e a data de validade do produto.
Analise o rótulo que você selecionou e responda.
Quantas quilocalorias o alimento fornece por porção? Pensando numa dieta de 2 000 calorias por dia, parece muita ou pouca energia? Como você chegou a essa conclusão?
Resposta pessoal, dependendo do rótulo que o aluno escolheu. Espera-se que ele reconheça a importância de consultar o valor energético dos alimentos. Alguns alunos poderão dar um salto, relacionando a presença de carboidratos e lipídios com a quantidade de calorias.
Transformação dos alimentos: amido
Nessa atividade vamos verificar a transformação do amido.
Materiais
• Batata cortada em cubos pequenos
• 3 tubos de ensaio ou copos transparentes
• Água
• Álcool iodado (encontrado em drogarias) ou lugol
• Uma colher de sopa
Procedimentos
a. Numere os tubos de 1 a 3.
b. Coloque alguns cubos de batata no tubo 1 e adicione água até cobri-los; mexa bem.
c. Transfira o líquido para o tubo 2 e adicione uma gota de álcool iodado ou lugol; anote o resultado.
d. Retire uma colher de sopa do conteúdo do tubo anterior (tubo 2) e passe para o tubo 3. Adicione igual quantidade de saliva. Agite, aguarde alguns minutos e anote os resultados.
Agora responda:
O que ocorreu com a solução após a adição do álcool iodado?
A solução ficou arroxeada (a mudança pode variar de azul ou roxo leve até um roxo intenso, quase preto).
Observe a charge a seguir.
Por meio da análise da charge, conseguimos destacar alguns impactos do fenômeno da globalização. A partir disso e dos seus conhecimentos, cite alguns desses impactos.
O que se pode observar na charge é que há uma divisão do controle da globalização. Nesta divisão, os países ricos, concentrados no Norte, detêm a tecnologia; já os países subdesenvolvidos e emergentes, que se concentram no Sul, fornecem as matérias-primas, como petróleo e cereais. Nessa dinâmica, ocorre uma dependência dos últimos em relação aos primeiros, que controlam, além da tecnologia, o conhecimento e o destino dos investimentos. Insista que essa divisão não obedece à linha de divisão física dos respectivos hemisférios.
Nos trapézios abaixo, cujas bases são , calcule as medidas dos ângulos internos  e
.
Entre os quatro ângulos internos do trapézio EFGH, apenas um é agudo, medindo 70°. Se é a menor base desse trapézio, a soma das medidas dos ângulos internos Ê e
é igual a:
180°
200°
220°
240°
Se dois ângulos são suplementares, há duas possibilidades quanto à sua classificação: ou um dos ângulos é agudo e o outro obtuso, ou ambos são retos. Em um trapézio, dois ângulos consecutivos com vértices em bases diferentes são suplementares. Como o trapézio EFGH tem um único ângulo agudo, concluímos que dois ângulos desse trapézio são retos, um é obtuso e um é agudo. Assim, considerando que a base menor do trapézio é o lado , temos a figura:
Note que os nomes dos vértices E e F na figura acima poderiam ser invertidos, desde que os vértices G e H também fossem.
Temos: β + 70° = 180° β = 110°.
A soma das medidas dos ângulos internos Ê e é igual a 90° + 110°, ou seja, 200°.
A questão tem um nível de complexidade mais alto, principalmente em relação à interpretação das informações do enunciado para a construção da figura. A análise que permite concluir que o trapézio EFGH necessariamente possui dois ângulos retos não é simples. Por isso, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos para discutir o enunciado e buscar, conjuntamente, uma estratégia de resolução.
Dê tempo para os grupos trabalharem. Depois de alguns minutos, se julgar necessário, forneça algumas dicas que ajudem os alunos a visualizar a figura. Uma delas pode ser sugerir que eles desenhem diferentes trapézios e verifiquem quantos ângulos agudos cada um possui.
Considere o diálogo para responder aos itens a seguir.
O passeio
— Passe amanhã por minha casa para um café - disse o pai à filha.
— Muito obrigado. Sairei de casa amanhã às três horas. Talvez o senhor deseje também dar um passeio. Nesse caso, saia à mesma hora e nos encontraremos no meio do caminho, antes do café.
— Minha jovem, você se esquece de que já sou velho e ando apenas três quilômetros por hora, enquanto você, mesmo andando devagar, faz quatro quilômetros por hora. Não seria nenhum crime se me desse alguma vantagem.
— Tem razão – respondeu a filha – Como pretende que eu ande mais um quilômetro por hora que o senhor, dou-lhe esse quilômetro de vantagem, isto é, sairei de casa quinze minutos antes. Será suficiente?
— É muito amável - respondeu logo o pai.
A filha cumpriu o prometido. Saiu de sua casa às três menos um quarto de hora, caminhando a quatro quilômetros por hora. O pai saiu na rua às três horas em ponto e andou a três quilômetros por hora.
Quando se encontraram, o pai fez meia volta e, juntos, dirigiram-se à sua residência para o café.
Somente quando regressou à sua casa, a filha se deu conta de que, devido ao quarto de hora de vantagem concedida, teve que caminhar o quádruplo do que andou o pai.
PERELMAN, Y. I. Álgebra recreativa. Moscou: Ed. Mir, 1989. p. 54. Adaptado.
a) Escreva a expressão que representa a distância que separa as casas do pai e da filha.
b) Escreva a expressão que representa a distância que a filha andou, no total. Faça um desenho para esboçar seu raciocínio.
c) Considerando a afirmação “a filha se deu conta de que, devido ao quarto de hora de vantagem concedida, teve que caminhar o quádruplo do que andou o pai”, escreva a expressão que representa a distância que o pai andou, no total. Faça um desenho para esboçar seu raciocínio.
d) Escreva a expressão algébrica que representa a distância que a filha caminhou sem a companhia do pai. Faça um desenho para esboçar seu raciocínio.
a) A distância que separa a casa do pai e da filha pode ser escrita com uma letra qualquer, por exemplo, x. As respostas dos demais itens consideram, portanto, x a distância.
b) 2x, pois ela caminhou a distância x na ida, até a casa do pai, e, para retornar até sua casa, andou mais x.
c) O pai andou um quarto do percurso total que a filha andou, ou seja, . Desde que saiu de casa e encontrou a filha, ele percorreu metade do que andou no total, ou seja,
da distância de sua casa à da filha.
d) Desde que saiu de casa, até encontrar o pai, a filha andou sozinha do percurso; como ela retornou sozinha até sua casa, caminhou mais x; portanto, caminhou sozinha
do percurso.
Usando régua e compasso, construa um triângulo com lados medindo 1,5 cm, 2 cm e 2,5 cm. Em seguida, classifique esse triângulo quanto às medidas de seus ângulos.
Dica: comece desenhando um segmento horizontal, bem no centro do espaço em branco, para representar o lado de 2 cm do triângulo.
O triângulo está mostrado na figura, em que as linhas tracejadas indicam construções auxiliares.
O triângulo obtido é retângulo.
Observação: Na construção pedida, deve ser obtido um triângulo com um ângulo reto, como indicado na figura anterior. No entanto, imprecisões nas construções podem fazer com que alguns alunos obtenham um ângulo agudo ou obtuso no desenho. Comente isso durante a correção.
Na seção anterior, você observou, experimentalmente, a propriedade da soma da medida dos ângulos internos de um triângulo. Essas observações são muito importantes em Matemática, pois possibilitam o surgimento de novas ideias e descobertas.
Porém, um novo conhecimento matemático só é aceito após sua demonstração. Afinal, existem infinitos triângulos diferentes; então, como poderemos afirmar com segurança que todos eles apresentam a mesma propriedade que você observou nos triângulos que analisou?
Agora, você vai fazer uma demonstração matemática, para comprovar que essa propriedade vale para todo e qualquer triângulo.
Para responder aos itens a seguir, considere um triângulo ABC qualquer.
Chame as medidas dos ângulos de a, b e c, respectivamente. Marque essas medidas na figura.
A figura obtida após os dois primeiros itens, caso seja escolhido o vértice A, é a seguinte:
O triângulo ABC, desenhado na malha quadriculada, é:
escaleno e obtusângulo.
escaleno e acutângulo.
isósceles e obtusângulo.
isósceles e acutângulo.
Comparando o ângulo com os ângulos retos da malha quadriculada, nota-se que se trata de um ângulo obtuso. Além disso, as medidas de todos os seus lados são diferentes, o que pode ser verificado visualmente, usando a malha como referência, ou com o auxílio de uma régua. Portanto, o triângulo ABC é escaleno e obtusângulo.
Verifique, entre os alunos que erraram a questão, se houve alguma dificuldade para comparar as medidas dos lados e dos ângulos do triângulo ABC.
Se a origem do erro foi o fato de eles ainda não terem se apropriado da linguagem usada nas duas classificações, retome os termos vistos durante a aula. É normal que eles levem algumas aulas para incorporá-los ao seu vocabulário.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas