Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(Unesp-SP) Uma bexiga, confeccionada com látex altamente flexível, é utilizada para vedar o bocal de um recipiente contendo nitrogênio líquido. Este conjunto é colocado sobre o prato de uma balança de precisão, conforme ilustrado na figura. A indicação da balança é registrada durante o período de tempo em que a bexiga se expande como consequência da evaporação controlada do nitrogênio líquido.
O pesquisador responsável pela experiência concluiu que a indicação L da balança (com escala em gramas), em função do tempo, em segundos, poderia ser representada pela função
Considerando que no instante t = 0 a bexiga está completamente murcha, pode-se dizer que a massa de ar deslocada em um intervalo de tempo de 28 s foi de
10 g.
12 g.
16 g.
20 g.
24 g.
No instante 0, a massa da bexiga é dada por:
Dessa forma, a massa de gás deslocada até o instante 28 s é igual a 318 - 306 = 12 g.
A escala de temperatura Rankine (°Ra) foi elaborada pelo engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine, em 1859.
Assim como a escala Kelvin é a escala absoluta correspondente à escala Celsius, a escala Rankine é a escala absoluta relativa à escala Fahrenheit.
Apesar de não ser tão popular, a escala Rankine é usada em alguns campos da engenharia nos Estados Unidos.
Determine a equação de conversão entre as escalas Rankine e Kelvin. (Quando necessário, use aproximações.)
Primeiro, é necessário entender que a escala Kelvin é a escala absoluta correspondente à escala Celsius. Isso implica que o tamanho de 1 kelvin é igual ao tamanho de um grau Celsius.
Analogamente, como a escala Rankine é a escala absoluta correspondente à escala Fahrenheit, o tamanho de 1 grau Rankine é igual ao tamanho de 1 grau Fahrenheit.
Vamos determinar o zero absoluto (0 K = -273 °C) na escala Fahrenheit.
(Fuvest-SP) Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27 ºC. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3 cm2 . Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 ºC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamente:
Note e adote:
. 0ºC = 273K .
Considere o ar da garrafa um gás ideal.
0,7 cm
1,4 cm
2,1 cm
3,0 cm
6,0 cm
Como o enunciado informa que o gás está em equilíbrio com a pressão atmosférica, supõe-se que a transformação seja isobárica. Logo:
Sob pressão de 1 atm, uma pedra de gelo, a - 20 °C, recebeu 7 400 calorias de uma fonte quente durante 4 minutos e 19 segundos. Após esse período, apresentou-se sob forma de vapor de água, a 120 °C.
Considere os seguintes dados:
Calor específico do gelo: 0,5 cal/(g · °C)
Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g
Calor específico da água: 1 cal/(g · °C)
Calor latente de vaporização da água: 540 cal/g
Calor específico do vapor: 0,5 cal/(g · °C) 1 cal = 4,2 J
Nessas condições, determine:
a) Qual o valor da potência térmica da fonte, em watts?
b) Qual o valor da massa de gelo?
Um pizzaiolo, ao preparar a receita para a massa de sua pizza, necessita de cinco litros de água morna a 34 ºC para ativação do fermento. No restaurante onde trabalha, ele dispõe de água da torneira, a 20 ºC, e de um caldeirão de água em ebulição, a 100 ºC.
Suponha que, ao misturar as duas porções de água, esse sistema atinja rapidamente a temperatura de equilíbrio. Nessas condições, desprezando-se a capacidade térmica do recipiente onde ocorreu essa mistura, as quantidades correspondentes de água que ele deve misturar para atingir seu objetivo devem ser:
Note e adote: massa específica da água 1 g/cm3
2,5 L da água fria e 2,5 L da água fervente.
0,875 L da água fria e 4,125 L da água fervente.
4,125 L da água fria e 0,875 L da água fervente.
1,725 L da água fria e 3,275 L da água fervente.
3,275 L da água fria e 1,725 L da água fervente.
O Formaldeído, cuja solução aquosa é conhecida popularmente como Formol, é um agente químico produzido em larga escala e começou a ser usado intensamente no Brasil a partir do ano 2000, nas formulações de produtos para alisamento e redução de volume dos fios de cabelo e em ambientes ocupacionais como indústrias, laboratórios e hospitais ou outros ambientes que manipulam diretamente o formaldeído e expõem os trabalhadores a níveis mais elevados do que a população em geral.
O formol evapora em condições normais de temperatura e o contato direto com grandes concentrações se torna altamente perigosa à saúde humana podendo resultar em diversos agravos. [...]
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Formol. Rio de Janeiro, 26 out. 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/solventes/formol. Acesso em: 9 mar. 2020.
Uma relação entre a concentração de formaldeído e seus sintomas pode ser visto na tabela a seguir:
Em um laboratório de anatomia foi detectada a presença de 1,94 ppm de formaldeído no ar. Os sintomas sentidos pelas pessoas que lá estavam são:
limiar para o odor (começa a sentir cheiro).
irritação dos olhos, nariz e garganta.
aumento da irritação de membranas mucosas e lacrimejação significativa.
lacrimejação abundante, severa sensação de queimação, dificuldade de respirar e tosse.
danos severos depois de 5 a 10 minutos de exposição, podendo causar a morte.
Quando desligamos a tela dos televisores a partir do controle remoto, eles continuam a funcionar, porém em um modo chamado stand by. Enquanto estão nesse modo, continuam a consumir energia. Lâmpadas, por sua vez, não apresentam modo stand by, uma vez apagadas, deixam de funcionar completamente. Vamos comparar o consumo de energia desses dois tipos de aparelhos. Sabe-se que em uma casa há:
I. Um televisor cuja potência total consumida enquanto está em stand by é 2 W.
II. Uma lâmpada cuja potência é 10 W e o consumo de energia mensal é 2 kWh.
Pede-se:
a) ΔE = P · Δt = kW · (30 · 24) h = 1,44 kWh
b) (Plâmpada/PTV_em_SB) = = 5
(Elâmpada/ETV_em_SB) = ≈ 1,4 A relação entre as energias consumidas não é tão grande quanto a relação das potências porque o televisor em stand by, caso não seja desligado da tomada, opera nessas condições 24 horas por dia, muito mais tempo do que a lâmpada fica ligada. Caro professor, caso deseje, pode ser feita uma discussão se devemos ou não desligar a televisão da tomada.
A diretora de uma escola gostaria de agendar uma reunião com os pais de 5 alunos; porém, cada pai tem uma agenda diferente e determinado tempo livre para que a diretora possa marcar a reunião. Em um certo dia, a diretora recebeu as seguintes mensagens:
1º pai: “Hoje estou livre entre 19 h e 21 h”. 2º pai: “Hoje estou livre de 20 h 20 min até 22 h”. 3º pai: “Hoje estou livre até, no máximo, 20 h 30 min”. 4º pai: “Hoje estou livre a partir de 19 h 40 min”. 5º pai: “Hoje estou livre entre 20 h 10 min e 21 h”.
Assim, se ela quiser conversar com os 5 pais simultaneamente, o tempo máximo de reunião que ela conseguirá realizar será de
5 minutos.
10 minutos.
25 minutos.
40 minutos.
60 minutos.
Observe o mapa a seguir sobre os fluxos internacionais de água virtual.
a) Água virtual é a água que a população consome indiretamente, ou seja, trata-se da quantidade de água embutida na produção de bens e serviços.
b) Estados Unidos, Brasil, Argentina, Índia e China estão entre os principais exportadores de água virtual do mundo, pois exportam diversos produtos agrícolas e industrializados. Os países da União Europeia, do norte da África, do Oriente Médio, o Japão e a Coreia do Sul estão entre os maiores importadores de água virtual do mundo, devido à elevada importação de diversos gêneros agrícolas.
c) A importação de água virtual é importante para países que apresentam escassez hídrica por representar uma forma de diminuir a pressão sobre os próprios recursos, além de aumentar a oferta de água para a população. Em contrapartida, os países exportadores de água virtual podem comprometer sua disponibilidade de recursos hídricos para a população, que são empregados na produção dos gêneros agrícolas exportados, muitas vezes, concorrente da produção de alimentos voltada ao abastecimento do mercado interno.
(UFRN) Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas do dia 8 de março, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o voo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às:
23 horas.
16 horas.
13 horas.
11 horas.
Texto para a questão.
Além da curiosidade, os cientistas têm um método de trabalho que, embora não seja fixo, auxilia nas investigações realizadas, esse procedimento é normalmente conhecido como método científico. Esse método envolve diversos passos, como a observação de fenômenos naturais ou artificiais, a elaboração de hipóteses para explicá-los, a realização de experimentos e análise dos resultados, o que muitas vezes leva à necessidade de reelaboração das hipóteses iniciais, assim como a realização de novos experimentos. Assim, a partir de um conjunto de dados bem estabelecidos, pode-se tirar conclusões e propor teorias ou modelos explicativos.
Em suas palavras, como você diferenciaria uma observação de uma conclusão?
Uma observação consiste em um registro e descrição de um fato ou fenômeno, enquanto uma conclusão é uma inferência que pode ser realizada a partir de observações e resultados experimentais.
Texto para a questão.
[...] Dentre as consequências indesejáveis do uso de pesticidas podem ser citadas a presença de resíduos no solo, água e ar, nos tecidos vegetais e animais e, como decorrência destruição de microrganismos do solo, efeitos prejudiciais sobre organismos não alvo, mortalidade de insetos benéficos e presença de resíduos em alimentos, além da contaminação ocupacional.
Devido ao fato de não serem completamente seletivos os pesticidas afetam também espécies não alvo que estão presentes no ambiente. Assim que são aplicados na lavoura, seja por via aérea, ou misturados ao solo ou às sementes, parte dos pesticidas atingirá seu objetivo, enquanto o restante poderá atingir organismos não alvo, como, por exemplo, vida selvagem, insetos predadores, microrganismos do solo e organismos aquáticos [...].
Mecanismos físicos e biológicos possibilitam a distribuição dos resíduos dos pesticidas nos ecossistemas [...]. Exemplo disso é a detecção de resíduos de pesticidas organoclorados até no Ártico [...].
Dependendo da forma de aplicação, o pesticida usado na agricultura terá diferentes destinos. As formas mais comuns são a aplicação direta no solo, a pulverização com trator, pulverizadores manuais ou por avião. [...] O processo de incorporação direta ao solo durante o cultivo consiste na introdução do produto diluído (sob a forma de emulsão ou solução) abaixo da superfície do solo, não entrando, portanto, diretamente na atmosfera. Produtos granulados também podem ser aplicados utilizando-se este procedimento [...].
CARVALHO DORES, E. F. G.; DE-LAMONICA-FREIRE, E. N. Contaminação do ambiente aquático por pesticidas: vias de contaminação e dinâmica dos pesticidas no ambiente aquático. Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente. Disponível em: https://revistas. ufpr.br/pesticidas/article/view/39598/24349. Acesso em: 23 set. 2020
A partir dos mecanismos de atuação de pesticidas descritos na seção Fundamentos científicos, discuta por que os pesticidas podem acabar afetando outras espécies além da espécie-alvo. Utilize o exemplo das triazinas em sua argumentação.
Muitas vezes os pesticidas têm mecanismos de atuação abrangentes que atuam diretamente sobre processos vitais da espécie-alvo. As triazinas, por exemplo, impactam diretamente a fotossíntese, o que pode influenciar no desenvolvimento de qualquer planta.
Texto para a questão
As regiões Sudeste e Nordeste do Brasil perderam juntas cerca de 105 trilhões de litros d’água por ano entre 2012 e 2015. A estimativa é do hidrologista brasileiro Augusto Getirana, pesquisador assistente no Goddard Space Flight Center da agência espacial norte-americana (Nasa), em Maryland, nos Estados Unidos. Em um estudo publicado em outubro [de 2015] na revista Journal of Hydrometeorology, ele analisou variações do armazenamento total de água no Brasil, das águas superficiais — como rios, lagos e reservatórios — às subterrâneas — como aquíferos e a umidade do solo — entre 2002 e 2015.
[...]
Análises mais detalhadas dos dados produzidos pelos satélites Grace ao longo de 13 anos mostraram que o Brasil tem oscilado entre períodos ora mais secos, ora mais úmidos. Desde 2011, no entanto, um novo período de seca estabeleceu-se no país, sobretudo nas regiões Sudeste e Nordeste.
[...]
ANDRADE, R. O. Estudo reitera escassez hídrica severa no Brasil. Pesquisa Fapesp. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp. br/2015/12/07/estudo-reitera-escassez-hidrica-severa-no-brasil/. Acesso em: 29 set. 2020.
A mudança nos padrões de pluviosidade de uma região está diretamente relacionada com a modificação das características de sua vegetação pela urbanização. Explique como esse processo pode ocasionar a redução da pluviosidade de uma região.
O processo de urbanização pode causar eventos locais, como as ilhas de calor, assim como alterar a dinâmica climática de determinada região. Em locais onde ocorrem ilhas de calor, o aumento da temperatura resulta em maior taxa de evapotranspiração da cobertura vegetal. Além disso, a formação de ilhas de calor e a retirada da cobertura vegetal podem interferir na ocorrência de ventos, na circulação de massas de ar e nos índices de pluviosidade da região.
(Unicamp-SP) A lupa é um instrumento óptico simples formado por uma única lente convergente. Ela é usada desde a Antiguidade para observar pequenos objetos e detalhes de superfícies. A imagem formada pela lupa é direta e virtual. Qual figura abaixo representa corretamente o traçado dos raios luminosos principais provenientes de um determinado ponto de um objeto observado por uma lupa? Nessas figuras, (f) e (f’) representam os pontos focais, (o) o objeto e (i) a imagem.
O filme de ficção científica Missão Marte dá detalhes de como é a vida no caminho para Marte e no próprio planeta.
Há uma cena na qual um astronauta se aproxima de uma pequena estação espacial, desenvolvendo certo valor de velocidade, sem a possibilidade de acionar seus jatos propulsores.
Ao entrar em contato com a estação, o astronauta deseja reduzir sua velocidade, agarrando-se a ela. No contexto do filme, sua vida depende disso!
Porém, ao encostar na estação, ele consegue se segurar nela por um intervalo de tempo, mas não o suficiente para reduzir sua velocidade e permanecer na estação. Dessa forma, ele perde contato com ela e passa a se afastar cada vez mais, não podendo retornar.
Explique, relacionando as forças aplicadas no corpo, o princípio da inércia e o movimento que o astronauta executa, o motivo de ele não conseguir voltar a se aproximar da estação espacial.
Uma vez que o astronauta perde contato com a estação espacial, nenhum corpo lhe aplica força. Logo, de acordo com a definição de resultante, ela será zero. Segundo o princípio da inércia, se a resultante é zero, a velocidade do corpo é constante. Como o astronauta desenvolve velocidade diferente de zero, e no sentido de se afastar da estação espacial, ela não vai sofrer alteração, impossibilitando assim seu retorno para o local desejado.
Um garoto arremessa uma pedra verticalmente para cima na boca de um poço com velocidade em módulo igual a 6 m/s. Sabendo que o módulo da aceleração da pedra é igual a 10 m/s2 e que a distância entre a boca do poço e a superfície da água é igual a 18,2 metros, determine:
a) Sabendo que a velocidade do som no ar é 340 m/s, determine quanto tempo após o lançamento o garoto escutará o barulho da pedra atingindo a água.
b) A velocidade da pedra quando estiver à altura de 1 metro acima da boca do poço.
c) A velocidade da pedra quando estiver a 3,2 metros abaixo da boca do poço.
d) A velocidade da pedra quando estiver a uma altura de 2 metros acima da boca do poço.
e) A altura máxima atingida pela pedra, medida a partir da boca do poço.
a) A figura a seguir ilustra o que está descrito no enunciado. Evidentemente, a escolha da orientação da trajetória e da origem é livre; não é necessário escolher exatamente essas apresentadas na figura. Repare que v0>0, pois o movimento começa no sentido da orientação da trajetória, e que a<0, pois no início o movimento é retardado. (sinais de v0 e a opostos). A função horária dos espaços é dada por:
Portanto, o garoto vai escutar o som da pedra atingindo a água cerca de 2,65 s após arremessá-la.
b) Pela origem adotada, o espaço da pedra será igual a sua altura medida a partir da boca do poço. Aplicando a equação de Torricelli:
c) Quando a pedra estiver a 3,2 m abaixo da boca do poço, seu espaço será -3,2 m. Aplicando a equação de Torricelli:
Seria interessante comentar por que só vale a resposta
v = -10 m/s.
d) Quando a pedra estiver a 2 m acima da boca do poço, seu espaço será +2 m. Aplicando a equação de Torricelli:
v2 = 62 + 2 (-10)(2 - 0) ⇒ v2 = -4
Seria interessante discutir com os alunos o significado dessa equação, ou seja, que não existe resposta pertencente ao conjunto dos números reais, pois a pedra não atinge tal altura.
e) Na altura máxima, ocorre a inversão no sentido do movimento; nesse caso a velocidade será nula e o espaço será hmáx.
02 = 62 +2(-10)(hmáx - 0) ⇒ hmáx = 1,8 m
Considere uma substância pura, inicialmente no estado líquido, indicado por A, no diagrama a seguir, em que θS representa a temperatura de solidificação dessa substância. Retirando-se calor de forma lenta e sem perturbação, é possível que ela atinja temperaturas inferiores à temperatura de solidificação e ainda assim se mantenha em estado líquido. Esse fenômeno é conhecido como sobrefusão (estado B).
Entretanto, esse estado é muito instável, a ponto de que qualquer perturbação (por exemplo, uma pequena agitação) provocaria um retorno muito rápido da substância à sua temperatura de solidificação, acompanhado de uma solidificação parcial da substância.
Quando isso ocorre, a massa da substância que se solidifica cede calor a todo o líquido para que volte à temperatura de solidificação (processo BC).
Suponha que 100 g de água estejam em estado de sobrefusão a - 5 ºC e pressão de 1 atm. Considerando o calor específico da água igual a 1 cal/(g · ºC) e o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g, determine a quantidade de água que será solidificada caso essa água seja agitada.
De acordo com o enunciado: "a massa da substância que se solidifica cede calor a todo o líquido para que volte à temperatura de solidificação"
Portanto:
m • L = M • c • Δθ, em que m é a massa que se solidifica e M é a massa total.
Operando apenas em módulo:
m • 80 = 100 • 1 • 5
∴ m = 6,25 g
(Famerp-SP) Um cilindro de mergulho tem capacidade de 12 L e contém ar comprimido a uma pressão de 200 atm à temperatura de 27 °C. Acoplado à máscara da mergulhadora, há um regulador que reduz a pressão do ar a 3 atm, para que possa ser aspirado por ela embaixo d’água. Considere o ar dentro do cilindro como um gás ideal, que sua temperatura se mantenha constante e que R = 0,08 atm · L/mol · K.
Considerando que em um mergulho o ar seja aspirado a uma vazão média de 5 L/min, calcule:
a) o número de mols de ar existentes dentro do cilindro no início do mergulho.
b) o tempo de duração, em minutos, do ar dentro do cilindro. Expresse os cálculos efetuados.
a) No início: pV = nRT
200 · 12 = n · 0,08 · (27 + 273) ∴ n = 100 mols
b) Considerando que a temperatura permaneça constante, 12 litros de ar a 200 atm, ao terem sua pressão reduzida a 3 atm, ocuparão um volume de:
Portanto: Δt = 160 minutos
A intensidade da radiação solar (I) em um ponto do globo terrestre varia com a latitude do local, com o horário e com o dia do ano. O gráfico a seguir mostra a intensidade da radiação solar extraterrestre ao longo de um dia, para a cidade de Ponta Porã (MS), em três datas relevantes: solstício de inverno (SI), equinócio (EQ) e solstício de verão (SV).
Suponha que, do total da radiação solar extraterrestre, apenas 50% atinja o solo do nosso planeta. Considere que um morador dessa cidade resolva instalar um painel solar de 6 m2 para aquecer água, inicialmente a 25 °C, que ficará armazenada em um reservatório termicamente isolado de capacidade 500 litros. O fabricante desses painéis garante que a eficiência do painel solar é de 60%.
Dados:
Densidade da água = 1 kg/L
Calor específico da água = 4,2 kJ/(kg · °C)
a) Qual o significado físico da área sob a linha de cada um dos gráficos?
b) Suponha uma situação hipotética na qual o painel receba radiação solar em intensidade máxima e constante. Nessa condição, estime a diferença de tempo para aquecer a água até 45 °C entre um dia de solstício de inverno e um dia de solstício de verão.
a. A área indica a quantidade de energia térmica (calor) para cada metro quadrado de superfície que atinge o topo da atmosfera terrestre.
b.Intensidade máxima no SV: 1 400 W/m2
Intensidade máxima no SI: 900 W/m2
Mas somente 50% dessa radiação atinge o painel solar, que apresenta 60% de rendimento. Logo, a intensidade de radiação útil em cada caso é:
Leia o texto para responder à questão.
Como reduzir nossas desigualdades raciais
No Brasil, apesar de os negros representarem 50% da população (pretos e pardos segundo o censo feito pelo IBGE em 2010), eles têm pouco acesso às diversas ocupações de prestígio. Políticas que busquem aumentar a igualdade de oportunidades entre brancos e negros podem ter efeitos significativos sobre a alocação de talentos do país e, consequentemente, gerar ganhos de produtividade e crescimento econômico significativos.
Mas como chegar lá? Os EUA adotaram durante muitos anos políticas de ação afirmativa no acesso à educação superior e mercado de trabalho. Essas políticas permitiram que mais negros ingressassem nas universidades e fossem contratados por empresas. Mesmo políticas temporárias de cotas tiveram efeitos de longo prazo, conforme mostra o economista Conrad Miller.
Em seu trabalho intitulado “The Persistence Effects of Temporary Affirmative Action”, publicado no American Economic Journal, Miller estuda os impactos da Ordem Executiva 11 246 que obrigava firmas com 50 ou mais trabalhadores, que tivessem contratos com o governo federal de pelo menos US$ 50 mil, a identificar e contratar minorias. Miller mostra que essa política aumentou significativamente a proporção de negros empregados pelas firmas. Cinco anos depois que um estabelecimento entra na regra por transacionar com o governo ele emprega significativamente mais negros.
Mas o achado mais surpreendente do estudo é que a proporção de negros empregados nessas firmas continua crescendo mesmo depois que a empresa deixa de transacionar com o governo, e, consequentemente, já não tem obrigação de empregar trabalhadores negros. Ou seja, uma política temporária de ação afirmativa pode mudar o comportamento de empresas e gerar efeitos permanentes.
Há diversas formas de pensar nos efeitos de longo prazo de políticas como essa. Uma é que gerentes e diretores de empresas aprendem sobre a habilidade de trabalhadores negros ao longo do tempo e reduzem a discriminação e preconceito na contratação. Pode também acontecer que uma política como essa dê acesso ao trabalho em empresas antes inalcançáveis e gera investimentos em capital humano e qualificação, e uma melhoria das aptidões de trabalhadores negros ao longo do tempo. Esses efeitos sobre aspirações, e consequentemente investimentos em capital humano, são talvez um dos maiores benefícios de uma política de cotas mesmo que ela seja temporária.
Finalmente, esse tipo de política, ao misturar pessoas de diferentes características, pode reduzir o preconceito em relação a pessoas de outras cores/raças. Num contexto diferente, a economista Eliana La Ferrara e coautoras estudaram o término do apartheid na África do Sul e a política da Universidade de Cape Town que sorteou quem iria ficar com quem em seus quartos para residentes. La Ferrara e as coautoras mostram que alunos brancos, que foram aleatoriamente alocados para morar com alunos negros, diminuíram seu nível de preconceito.
Claudio Ferraz é professor da University of British Columbia e da PUC-Rio e diretor científico do JPAL (Poverty Action Lab) para a América Latina.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2018/Como-reduzir-nossas-desigualdades-raciais. Acesso em: 30 abr. 2020.
Pelo que se pode inferir do texto, qual é o ator social responsável por políticas afirmativas?
O ator responsável é o Estado, mais especificamente o governo estadunidense.
Faça uma pesquisa sobre a evolução dos cosméticos e das tecnologias associadas à sua produção ao longo do tempo. Caso deseje, você pode utilizar as seguintes perguntas como norteadoras da pesquisa.
• Quais foram os primeiros produtos de beleza?
• Como esses produtos eram feitos?
• Esses processos se mantêm os mesmos até hoje?
• O contexto histórico de um período influencia nos produtos utilizados e como eles são confeccionados?
Resposta pessoal.
Leia o texto e responda aos itens a seguir:
Qual é diferença entre cosméticos orgânico, vegano e natural?
O que é um cosmético natural? A lei brasileira não determina o que é um cosmético natural, o que faz com que algumas marcas se aproveitem dessa lacuna e digam que seus produtos são “naturais”, embora possam conter químicas nocivas para a saúde. De acordo com órgãos particulares que inspecionam várias marcas de produtos orgânicos e naturais no nosso país e lá fora, para ser natural o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Essas certificadoras, como o IBD e a EcoCert, também determinam uma vasta lista de ingredientes proibidos, ou seja, ingredientes que as marcas não poderão usar na formulação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente.
O que é um cosmético orgânico? Para as certificadoras de produtos orgânicos, um cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação.
O que é um cosmético vegano? Um cosmético ser vegano não tem a ver com ele ser natural ou orgânico, mas sim com o fato de ele não possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais. O veganismo é uma filosofia de vida que pretende abolir o uso e exploração de animais para qualquer atividade humana – alimentação, entretenimento, beleza, etc.
ALVA BRASIL. Disponível em: https://alvabrasil.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-cosmeticos-organico-vegano-e-natural/. Acesso em: 22 abr. 2020.
a) A partir da leitura dos trechos, pode-se concluir que os cosméticos são classificados principalmente em função da origem dos ingredientes (matéria-prima) utilizados em sua composição.
Natural: no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos.
Orgânico: no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação ao total de matérias-primas naturais que entram em sua composição.
Vegano: não apresenta ingredientes de origem animal e não é testado em animais.
b) Um ingrediente orgânico é um ingrediente natural (não sintético) que foi produzido ou cultivado sem o uso de agrotóxicos.
A formação de regiões eletrizadas entre nuvem e solo, durante uma tempestade, assemelha-se à eletrização observada entre as placas planas e paralelas de um capacitor. Separadas por uma distância d, as placas eletrizadas apresentam uma ddp (diferença de potencial) U, assim como as superfícies do solo, e inferior à da nuvem, estabelecendo entre elas um campo elétrico uniforme, cujo módulo mede E. Quando surge o canal do raio (entre o líder escalonado e a descarga conectante) durante a tempestade, forma-se uma corrente elétrica que corresponde ao raio propriamente dito, denominada descarga de retorno. Esse fenômeno “alivia” a tensão entre a nuvem e o solo, diminuindo a diferença de potencial. O clarão (relâmpago) observado decorre da energia dissipada pela descarga conectante, acompanhado de um intenso aquecimento local, que expande o ar bruscamente, produzindo um estrondo (trovão). De forma semelhante, ao conectarmos a placa positiva com a placa negativa, o capacitor descarrega transferindo cargas elétricas entre elas. Durante a movimentação dessas cargas entre as placas surge a intensa corrente elétrica que poderia servir para alimentar um circuito, acendendo uma lâmpada por exemplo.
a) É interessante notar, inicialmente, que o raio não “cai” na Terra. O raio ocorre em um canal ionizado através do ar, dentro do qual a energia eletrostática armazenada antes da descarga é dissipada. A nuvem eletrizada possui um excedente de cargas elétricas. Geralmente na parte baixa da nuvem aparece um excedente de carga positiva (mas às vezes pode ser negativa) e outro excesso de carga na superfície da Terra, tendo esses dois excedentes sinais contrários. Quando ocorre a descarga (o raio) há correntes elétricas muito grandes circulando por pouco tempo no canal ionizado e também em outros locais desse grande “capacitor”. É importante ressaltar que, quando ocorre um raio, isso não deve ser interpretado como tendo sido lançada carga elétrica da nuvem para a Terra. As cargas em excesso existem antes da descarga e esta é um mecanismo de neutralização dos excedentes de carga. É, portanto, um processo de dissipação de energia.
b) Como a distância entre as placas é muito menor que a área, o campo elétrico é constante:
De acordo com a tabela, não poderiam ser utilizados ar, vidro e óleo, pois apresentam rigidez dielétrica menor que 20 kV/mm.
c) A quantidade de carga elétrica armazenada em um capacitor é dada por:
d) A quantidade de carga elétrica armazenada em um capacitor é diretamente proporcional a tensão (ddp) nos terminais do dispositivo:
(Uece) Atente ao seguinte estudo de caso: Em um hospital do interior do Ceará, um grupo de pesquisadores pretende investigar o efeito da adição da vitamina C à medicação rotineira para pacientes hipertensos, partindo da informação, existente em literatura, de que o ácido ascórbico (vitamina C) combinado a medicamento para hipertensão potencializa este medicamento.
Considerando as etapas do método científico para um experimento relacionado a essa problemática, assinale a opção que NÃO corresponde a uma delas.
Observação.
Formulação de hipótese.
Realização de dedução.
Uso do senso comum para as discussões e conclusões.
(UFRGS-RS) Considere as seguintes afirmações a respeito do experimento de Rutherford e do modelo atômico de Rutherford-Bohr.
I. A maior parte do volume do átomo é constituída pelo núcleo denso e positivo.
II. Os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias ao redor do núcleo.
III. O elétron, ao pular de uma órbita mais externa para uma mais interna, emite uma quantidade de energia bem definida.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
O termo “cultura” é usado pelos dois autores. Diferencie o uso que cada um faz desse vocábulo.
Professor, recomenda-se que estas atividades sejam realizadas a partir de debates com os estudantes. Seria interessante que elas fossem utilizadas para discutir o conceito de cultura presente nas frases expostas e a obra produzida por Barbara Kruger. Nesse sentido, uma possibilidade é que esses debates ocorram em pequenos grupos. Ou então, por meio de uma roda de discussão mais ampla, na qual os estudantes confrontassem suas interpretações. Seguindo essa sugestão, apenas no momento final da aula seria redigida uma resposta escrita individual.
Apesar de a artista norte-americana se basear na fala do dramaturgo nazista, Barbara Kruger usa o termo “cultura” para criticar o consumismo no qual está inserida uma variada gama de expressões artístico-culturais. Por um sentido diferente, o termo “cultura” aparece como um fator de ameaça na peça de teatro alemã. Hanns Jost se utiliza do termo de uma maneira vinculada à mentalidade violenta vigente durante o Terceiro Reich, quando o Estado alemão perseguiu artistas e censurou obras de arte consideradas degeneradas perante os ideais de pureza racial e cultural defendidos pelos nazistas.
Por que o autor do texto considera o jazz uma música “não conformista”?
Segundo o autor, a cultura do jazz não aceita as diferentes formas de racismo e luta contra as desigualdades. Nesse sentido, o jazz representaria uma das linguagens de resistência das culturas negras norte-americanas à extrema opressão e segregação racial, mesmo após o fim da escravidão.
Texto para a questão
[...]
Com a queda do nível de armazenamento, há uma nova crise de abastecimento semelhante à de 2014 e 2015 no horizonte? O futuro reserva novos períodos de escassez e de tempo seco? O que os governos poderiam ter feito para diminuir o risco de falta de água? O que eles não fizeram?
Para Antonio Carlos Zuffo, engenheiro e professor do Departamento de Recursos Hídricos da Unicamp, notícias relacionadas à escassez de abastecimento de água devem ser cada vez mais comuns nas próximas décadas no Brasil. “Desde pelo menos 2008, nós entramos em um ciclo de redução de chuvas que dura de 30 a 40 anos”, diz.
[...]
“Esses ciclos mais secos têm impacto na vazão dos rios, o que diminui o volume de água que chega aos reservatórios como o Cantareira. Claro que há anos em que chove mais, mesmo em períodos de maior seca”, explica Zuffo. “Mas a tendência é de que crises de abastecimento se tornem recorrentes nas próximas décadas.”
[...]
SOUZA, F.; MACHADO, L. Nova crise da água? O que pode ser feito para evitar outra seca em São Paulo. BBC Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44975851. Acesso em: 29 set. 2020.
Relacione a redução da vazão dos rios com os diferentes usos da água pela sociedade.
O principal fator que causa a redução da vazão dos rios é a utilização da água para diferentes atividades humanas, como abastecimento de cidades, irrigação de culturas, uso na atividade industrial e desvio do curso natural do rio para que atinja mais regiões. Nestes casos, há uma redução da disponibilidade de água à jusante do rio.
Leia o texto.
Bom dia vi amigo pois seu mandad’hei migo, louçana.
Bom dia vi amado pois migu’hei seu mandado, louçana.
Pois seu mandad’hei migo rogu’eu a Deus e digo, louçana.
Pois migu’hei seu mandado rogu’eu a Deus de grado, louçana.
Rogu’eu a Deus e digo por aquel meu amigo, louçana.
Rogu’eu a Deus de grado por aquel meu amado, louçana.
Por aquel meu amigo que o veja comigo, louçana.
Por aquel namorado que fosse já chegado, louçana.
REI D. DINIS. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 7 abr. 2020.
Mandad: notícia, mensagem. Hei: tenho. Louçana: bonita, formosa. De grado: de bom grado, feliz.
Na cantiga de amigo do rei D. Dinis, marcada pelo paralelismo e pelo refrão, a enunciadora:
chora a ausência do amado, amaldiçoando sua condição infeliz.
alegra-se com notícias do amado e roga a Deus para encontrá-lo.
dialoga com uma amiga, narrando o encontro com o amado.
discute com a mãe a respeito das qualidades do amado ausente.
alegra-se com a companhia do amado, com quem troca juras de amor.
(Fuvest-SP) Após ter conseguido retirar da nobreza o poder político que ela detinha enquanto ordem, os soberanos a atraíram para a corte e lhe atribuíram funções políticas e diplomáticas.
Esta frase, extraída da obra de Max Weber, Política como vocação, refere-se ao processo que, no Ocidente:
destruiu a dominação social da nobreza, na passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.
estabeleceu a dominação social da nobreza, na passagem da Antiguidade para a Idade Média.
fez da nobreza uma ordem privilegiada, na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média.
conservou os privilégios políticos da nobreza, na passagem do Antigo Regime para a Restauração.
permitiu ao Estado dominar politicamente a nobreza, na passagem da Idade Média para a Moderna.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas