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Leia o poema abaixo.
Poema de relevo
Sobe, sobe, sobe Desce, desce, desce
Sobe, sobe, sobe Desce, desce, desce
Sobe, sobe e sobe!!! Desce, devagarzinho desce... Reto, reto, reto
Curva pra lá Curva pra cá Sobe e desce
Vai indo... Segue em frente O infinito é ali.
GUEDES, Karina. Poema de relevo. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2018.
Por que será que o poema se chama “Poema de relevo”? Você sabe o que é relevo?
Resposta pessoal. Explique brevemente aos alunos que o relevo refere-se às formas que vemos na paisagem.
Leia o e-mail e assinale a opção que indica, respectivamente, as partes destacadas.
despedida, mensagem, destinatário
despedida, remetente, assinatura
remetente, mensagem, assinatura
destinatário, mensagem, assinatura
Na sua opinião, as atitudes dessas pessoas são corretas quanto ao uso da água? Explique.
Limpar a calçada e lavar o carro com mangueira são atitudes incorretas, pois assim há o desperdício da água. O correto é limpar a calçada com uma vassoura e o carro com um balde, utilizando menos água.
Você conhece ou imagina o significado desses símbolos?
A resposta é pessoal, mas é provável que os alunos acreditem que é uma pedra com pequenos desenhos artísticos, sem imaginar que, na verdade, se trata de um documento com registros do povo sumério usando seu alfabeto.
NOS DIAS ATUAIS
EM 1990 FOI CRIADO NO BRASIL O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, UM CONJUNTO DE LEIS QUE PROÍBE O TRABALHO INFANTIL.
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TAMBÉM GARANTE QUE TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE ESTUDAR, MAS MUITAS CRIANÇAS BRASILEIRAS NÃO APRENDEM A LER NEM ESCREVER PORQUE TRABALHAM PARA GANHAR DINHEIRO E AJUDAR A FAMÍLIA.
NA CIDADE, VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO CRIANÇAS VENDENDO BALAS E DOCES NOS SEMÁFOROS E CARREGANDO SACOLAS NAS FEIRAS. NO CAMPO, MUITAS CRIANÇAS TRABALHAM NA ROÇA.
VEJA AS TAREFAS REALIZADAS PELOS COLEGAS E ANOTE DUAS QUE VOCÊ NÃO FAZ, MAS ACREDITA QUE PODE COMEÇAR A FAZER.
Respostas pessoais.
Indique a soma das alternativas corretas
(UEM-PR) Analise as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Ecossistema define o complexo sistema de inter-relações entre os fatores bióticos e abióticos.
02) Biocenose é o conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem em um determinado espaço, mantendo relacionamento.
04) Habitat é o papel que o organismo desempenha dentro do seu ecossistema.
08) Comunidade é o conjunto de organismos de mesma espécie que vivem em determinado espaço.
16) População é o conjunto de organismos que exploram o mesmo nicho ecológico.
01 + 02 = 03
Leia a proposta de redação a seguir e, com base na coletânea, em seus conhecimentos pessoais e no texto da questão 1, escreva a dissertação solicitada observando as instruções.
(Enem)
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O trabalho na construção da dignidade humana, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto I
O que é trabalho escravo
Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade
A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”. Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.
Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.
Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br. Acesso em: 02 set. 2010 (fragmento).
Texto II
O futuro do trabalho
Esqueça os escritórios, os salários fixos e a aposentadoria. Em 2020, você trabalhará em casa, seu chefe terá menos de 30 anos e será uma mulher
Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponíveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente, como vivemos. E as transformações estão acontecendo. A crise despedaçou companhias gigantes tidas até então como modelos de administração. Em vez de grandes conglomerados, o futuro será povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Os próximos anos também vão consolidar mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas também em nossos trabalhos. “Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?”, diz o filósofo e ensaísta suíço Alain de Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows of works (Os prazeres e as dores do trabalho, ainda inédito no Brasil).
Resposta pessoal.
HÁ MORADIAS COMO ESSAS NO LUGAR ONDE VOCÊ MORA?
Resposta pessoal. As construções irão variar conforme a realidade dos alunos.
A Antártica é pra lá do fim do mundo. Fim do mundo? Pra cima ou pra baixo? Pra baixo, pois pra cima fica o Ártico.
Na verdade, ela nem fica tão longe assim. É que quase ninguém vai até lá, por isso ela fica ainda mais distante no pensamento da gente.
Para encurtar este pensamento, embarquei num veleiro e parti para esse continente branco e desconhecido. Queria ver de perto as tais terras geladas, e principalmente os seus habitantes, os animais que vivem lá no frio.
Antes de partir, enfiei numa grande mala muitas roupas de frio: calças, casacos, gorros, luvas, botas e meias bem grossas. Em outra mala coloquei todo o meu equipamento fotográfico, porque sou fotógrafa e queria registrar tudo o que encontrasse pela frente.
Peguei um voo do Brasil até Buenos Aires, a capital da Argentina. Estava muito ansiosa, mas eu sabia que ainda estava bem longe do meu sonhado destino. De Buenos Aires peguei outro avião, que fez uma escala no isolado deserto da Patagônia — para então rumar até Ushuaia, a cidade mais ao sul da Terra, bem na pontinha da América do Sul.
Depois dela, só mesmo a Antártica. A pequena cidade fica espremida entre o canal de Beagle e montanhas altíssimas. Seu porto recebe todas as embarcações que estão de partida para a Antártica [...]. Ao chegar à baía, deparei com uma barulhenta colônia de pinguins. Que algazarra eles fazem! Todo mundo grita ao mesmo tempo. Descobri que existem várias espécies de pinguins. Eu estava diante dos pinguins-papua. Logo percebi que os animais da Antártica são muito dóceis. Eles não têm medo dos homens e são muito curiosos. Então foi só chegar devagarinho e sem fazer barulho que em pouco tempo eu estava rodeada por milhares de pinguins, como se fizesse parte da colônia.
O verão é a época do ano em que os pinguins estão cuidando de seus pequenos filhotes. O casal se divide nas tarefas: enquanto um deles vai para o mar em busca de alimento, o outro fica em terra tomando conta dos filhotes. Mas como o pinguim que foi para o mar faz para reconhecer o seu par na volta se eles todos são tão iguais? Um pouco pela aparência, mas principalmente pelo som! Nossa, é por isso que eles gritam tanto!
Mas eles gritam também por outro motivo: para afastar as skuas. As skuas são aves predadoras dos pinguins. Elas fazem voos rasantes sobre as colônias para tentar atacar um ovo descoberto ou até mesmo um filhotinho que tenha se afastado um pouco dos pais [...].
Passamos longos dias vendo apenas céu e mar, um horizonte infinito, além de alguns pássaros e baleias. De repente, alguém grita: “Nossa, uma árvore!”. Só então nos demos conta do mundo tão diferente que estávamos deixando para trás: em mais de sessenta dias não vimos uma só árvore, um carro, um cachorro. Estávamos deixando para trás o fantástico mundo gelado.
COLUCCI, Maristela. Antártica: um mundo feito de gelo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
GLOSSÁRIO veleiro: embarcação movida a vela. continente: grande massa de terra cercada pelas águas de oceanos. baía: em um trecho de litoral, é uma cavidade por onde entra o mar e que é mais larga no interior do que na entrada. predador: ser que caça outros seres, em geral para sua alimentação. rasante: voo praticado a uma altura muito baixa, próximo da superfície do solo ou da água.
Volte ao texto e releia o 6° parágrafo. Que palavra tem sua origem no substantivo barco?
A palavra embarcações.
Seja n um número natural maior que 3 e Sn um número dado pela soma a seguir:
Para n = 200, as primeiras casas decimais da representação de S200 são 195,1169939275004…
Agora, responda:
a) Existe um valor de n para o qual a representação decimal de Sn é uma dízima não periódica?
b) Qual é o 100º algarismo após a vírgula da representação decimal do número (S6 - S4)?
c) Considerando n > 200, existe algum valor de n tal que Sn > n?
a) Para qualquer valor de n, Sn é dado por uma soma de números racionais e, portanto, é racional. Assim, para qualquer valor de n, a representação decimal de Sn é uma dízima periódica. Logo, não existe um valor de n para o qual a representação é uma dízima não periódica.
b) Temos:
Escrevendo na representação decimal, temos:
1,6904761904761904761904761904761…
Assim, a partir do 2o algarismo após a vírgula, o grupo de algarismos 904761 se repete indefinidamente. Dessa forma, o 100o algarismo de S6 - S4 será o 99o algarismo da sequência:
9 0 4 7 6 1 9 0 4 7 6 1 9 0 4 7 6 1…
Como o resto da divisão de 99 por 6 é 3, o 99o algarismo será igual ao 3o algarismo do período, ou seja, 4.
c) Pelo enunciado, temos que S200
(CPII-RJ)
Cineclube em SP realiza feira de trocas mensalmente
1No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos entre si. A iniciativa busca incentivar o consumo consciente e levar para o espaço o conceito de economia solidária.
2A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo aconselha levar livros, roupas, CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, objetos em geral que estejam em bom estado.
Segundo os organizadores, o objetivo é “promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores”. Por isso, também podem ser levados alimentos e plantas, além de “serviços e saberes”. Tudo para a troca de ideias e divulgação de utilidades.
O evento funciona da seguinte maneira: cada um coloca seus bens num local e utiliza uma etiqueta com seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam para conhecer os espaços dos outros e num determinado momento (ao tocar do sino) começam as trocas.
O espaço também promove o desapego através da doação. Há uma área destinada apenas para doar objetos às instituições que necessitam. Para finalizar, acontece um lanche compartilhado com alimentos levados pelos próprios participantes. Uma experiência colaborativa agradável, que questiona o individualismo imposto nas grandes cidades.
Fonte: http://cicIovivo.com.br/noticia/cinecIube-em-sp-realiza-feira-de-trocasmensaImente/. Acesso em 03/10/2016.
“No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos entre si.” (referência 1)
“A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos.” (referência 2)
Em relação aos artigos sublinhados nas duas passagens do texto, pode-se dizer que
na primeira, usou-se o artigo definido para apresentar um elemento, e depois se usou o indefinido para retomar esse elemento.
na primeira, usou-se o artigo indefinido para apresentar um elemento, e depois se usou o definido para retomar esse elemento.
nas duas passagens, usou-se o artigo indefinido para não determinar o elemento sobre o qual se está falando.
nas duas passagens, usou-se o artigo definido para retomar um mesmo elemento citado anteriormente.
A MÃE DE LUÍSA SEMPRE DIZ A ELA QUE TÃO IMPORTANTE QUANTO LIMPAR E ORGANIZAR OS AMBIENTES É PRESERVÁ-LOS LIMPOS E ORGANIZADOS. VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? POR QUÊ?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos concordem que manter os ambientes limpos e organizados indica não só boa higiene, mas também respeito às outras pessoas.
VELHICE (A PARTIR DOS 60 ANOS)
AS PESSOAS QUE ESTÃO NESTA FASE DA VIDA, TAMBÉM DENOMINADA TERCEIRA IDADE, SÃO CHAMADAS DE IDOSAS.
DURANTE A VELHICE, GERALMENTE, O CORPO TORNA-SE MAIS FRÁGIL, MAS IDOSOS QUE CUIDAM DA SAÚDE PODEM TER UMA VIDA BASTANTE SAUDÁVEL E PRODUTIVA.
OS IDOSOS TÊM GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA E MUITOS CONHECIMENTOS. ELES MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO.
LEIA A TIRINHA ABAIXO E EXPLIQUE COMO A MENSAGEM DA TIRINHA CONTRARIA A VISÃO QUE AS PESSOAS TÊM DA VELHICE.
Professor, esclareça o objetivo da questão. É possível que alguns alunos tenham dificuldade por não compreender o significado do termo “contrariar”. A tirinha mostra um id oso indo praticar surfe, que é uma prática esportiva geralmente associada a pessoas jovens. Com isso, tira-se a ideia de que os idosos são pessoas pouco ativas. Reforce que manter a mente ativa e fazer atividades físicas são práticas necessárias para que a fase da velhice seja vivida com qualidade de vida satisfatória.
Num determinado sentido, podemos descrever o radicalismo popular daqueles anos como uma cultura intelectual. A consciência articulada do autodidata era sobretudo uma consciência política. Foi a primeira metade do século 19, quando a educação formal de grande parte do povo se resumia a ler, escrever e contar, não foi absolutamente um período de atrofia intelectual. As vilas, e até as aldeias, ressoavam com a energia dos autodidatas. Dadas as técnicas elementares de alfabetização, os diaristas, artesãos, lojistas, escreventes e mestres-escolas punham-se a aprender por conta própria, individualmente ou em grupo. E os livros ou instrutores, muitas vezes, eram os que contavam com a aprovação da opinião reformadora. Um sapateiro, que aprendera a ler pelo Antigo Testamento, ia se aperfeiçoar com a Idade da Razão; um mestre-escola, cuja instrução não o levara muito além de meritórias homílias religiosas, tentaria Voltaire, Gibbon, Ricardo […].
Assim, a partir de sua experiência própria e com o recurso à sua instrução errante e arduamente obtida, os trabalhadores formaram um quadro fundamentalmente político da organização da sociedade. Aprenderam a ver suas vidas como parte de uma história geral de conflitos entre, de um lado, o que se definia vagamente como “classes industriosas” e, de outro, a Câmara não reformada dos Comuns.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 3, p. 303-304.
Com base no trecho, de que forma a educação se relaciona com a organização dos trabalhadores no contexto do século XIX na Europa ocidental?
No trecho, pode-se perceber que o acesso à educação na primeira metade do século XIX para os trabalhadores era muito difícil. Eles tinham, em regra, no máximo, acesso ao básico, como ler, escrever e contar. Por esse motivo, não tinham contato de forma ampla com a cultura letrada, a não ser pelos “autodidatas”. Muitas vezes, a origem dessa educação estava na leitura religiosa, que possibilitava o contato com a literatura política. Essas leituras levaram à construção de uma consciência política de propagação da cultura intelectual necessária para a organização dos trabalhadores e para o posicionamento de uma ação mais combativa em prol do interesse da classe trabalhadora.
Os tornados são formados em razão do encontro de ventos com características térmicas e hídricas diferentes. A principal região do mundo atingida por esse fenômeno é conhecida como “Corredor dos Tornados”, na porção central dos Estados Unidos, como pode ser observado no mapa abaixo.
Assim como os Estados Unidos, o Brasil é um dos países com maior incidência de tornados no mundo.
Sobre o assunto, leia o texto abaixo.
Brasil é segundo país com maior incidência de tornados no mundo, diz estudo.
O Brasil ocupa o segundo lugar em uma lista de países com maior incidência de tornados no mundo. São Paulo é o estado campeão, segundo pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas [Unicamp] (a 93 km de São Paulo) […].
[…] Até para Candido [pesquisador da Unicamp], o resultado do estudo surpreendeu. “Inicialmente, imaginávamos que Santa Catarina e Rio Grande do Sul seriam os Estados onde a incidência de tornados é mais frequente, devido às suas condições atmosféricas e de relevo. Entretanto, descobrimos que o líder nesse ranking é São Paulo”, diz.
MARCHEZI, Fabiana. Brasil é segundo país com maior incidência de tornados no mundo, diz estudo. UOL, 28 out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2018.
Explique quais são os fatores climáticos que contribuem para a formação de tornados no Brasil e por que os estados da região Sul e São Paulo apresentam maior incidência desse fenômeno.
A atuação de massas de ar com características diferentes no Brasil favorece a formação de tornados, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, onde é mais intensa a atuação da massa Polar atlântica (mPa), caracterizada como fria. O encontro da mPa com massas quentes e úmidas, como a massa Equatorial continental (mEc) e a massa Tropical atlântica (mTa), pode criar condições atmosféricas para a formação de tornados.
Por que as pessoas preferem construir casas em terrenos planos ou pouco inclinados?
Porque nos ajuda a decidir quanto à melhor forma de ocupá-lo, onde e como construir moradias, qual a melhor técnica de cultivo, etc.
O afluente é:
o lugar onde o rio nasce.
um rio menor que deságua em outro rio.
o curso natural do rio.
o lugar onde o rio deságua.
Sobre a oralidade e sua importância, podemos afirmar que:
ela é importante apenas para os povos que não possuem escrita.
só existem fontes orais após a invenção do gravador.
todas as fontes históricas importantes estão documentadas.
as tradições orais contribuem para a preservação da memória coletiva.
CRIANÇAS DO PASSADO: DIA A DIA DE ANTIGAMENTE
QUE IDADE OS MENINOS PARECEM TER?
Entre 7 e 12 anos.
AGORA, PREENCHA A CRUZADINHA COM PALAVRAS DA ATIVIDADE 1 E DESCUBRA EM QUE MÊS ANA FAZ ANIVERSÁRIO.
Por que o setor terciário é tão importante para as cidades?
Ele é importante para as cidades porque é uma das principais atividades econômicas realizadas, empregando muitas pessoas.
Como essas pessoas conseguem dinheiro?
Resposta pessoal.
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Onde você acha que esses anúncios devem ser divulgados para atingirem seus objetivos?
Sugestão de resposta: Esses anúncios devem ser divulgados em espaços onde circulam muitas pessoas, como praças, ruas, ônibus, prédios públicos, ou em materiais de grande circulação, como revistas, sites, jornais, etc
Quando você faz atividades físicas, como a que é observada na imagem, geralmente também sente muita sede. Por que isso ocorre?
As pessoas sentem sede quando realizam atividades físicas porque nessa situação há maior perda de água tanto na respiração quanto na transpiração (suor).
(UPF-RS) Dividindo 2 por 7, o 100o algarismo da expansão decimal que aparece após a vírgula é:
1
2
5
7
8
Escrevendo a representação decimal da fração , temos:
= 0,285714285714285714285714285714...
Como o período 285714 tem 6 algarismos, fazemos a divisão de 100 por 6, obtendo resto 4.
Segue, portanto, que o 100º algarismo da dízima é igual ao 4º algarismo do período, ou seja, 7.
Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro foi sede da 31ª edição dos Jogos Olímpicos. Nessa ocasião ocorreram muitos momentos semelhantes aos que são vistos nas imagens a seguir.
Observe as imagens e responda:
Em quais imagens há alguém com coração acelerado porque está emocionado?
Nas imagens A, B e D.
QUE FESTA DIVERTIDA! OBSERVE A IMAGEM E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) QUANTAS PESSOAS ESTÃO CANTANDO PARABÉNS?
B) CONTORNE DE VERMELHO AS PESSOAS QUE ESTÃO NA INFÂNCIA.
C) CONTORNE DE VERDE AS PESSOAS QUE ESTÃO NA FASE ADULTA.
D) CONTORNE DE AZUL AS PESSOAS QUE ESTÃO NA VELHICE.
a) Há 15 pessoas cantando parabéns.
b), c) e d)
TROCANDO CONHECIMENTOS
CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS TÊM CONHECIMENTOS DIFERENTES.
CERTAMENTE, VOCÊ JÁ APRENDEU ALGO COM PESSOAS MAIS VELHAS, COM PESSOAS MAIS NOVAS E TAMBÉM ENSINOU ALGUMA COISA A ALGUÉM.
OBSERVE
EM QUE FASE DA VIDA ESTÁ A PESSOA QUE ESTÁ ENSINANDO AS CRIANÇAS?
Fase adulta.
Documento 1
Documento 2
O documento 1 é uma tela que retrata a entrega do esboço da Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776, já o documento 2 retrata a Declaração de Independência do Brasil em 1822. Analise essas pinturas e levante hipóteses sobre a intencionalidade na forma de representar os eventos.
O documento 1 retrata o evento em um espaço interno com homens brancos vestidos de maneira formal; juntos, eles passam a sensação de sobriedade e seriedade na elaboração da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Cada personagem é representado de forma individual; eles são expoentes da independência. Se, por um lado, representam o povo, por outro este não se faz presente na imagem. A ação retratada é centrada na entrega de um documento escrito, o que torna o conteúdo daquele papel em si o tema central, reforçando a ideia e o simbolismo desse ato. Já o documento 2 é uma pintura feita muito tempo depois do acontecimento, romantizando o evento. A cena se passa em um ambiente externo onde está centrada a figura de dom Pedro I durante o ato de Proclamação da Independência do Brasil. Em volta dele está sua comitiva, incluindo um grande número de militares, vestidos com traje de gala, em seus respectivos cavalos, apontando seus chapéus e espadas para o céu. O povo se faz presente na imagem por meio de pessoas localizadas no canto inferior esquerdo, que apenas assistem à cena. O artista retratou uma visão idealizada do evento, ressaltando o heroísmo do feito e contribuindo para a montagem do imaginário acerca da Proclamação da Independência do Brasil.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas