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Proposta de Redação - Redação - pH 10

Com base nos textos abaixo e utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija somente um parágrafo de desenvolvimento, em 5 linhas, sobre o tema “Os desafios da alimentação saudável no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I:

Números da Obesidade no Brasil

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. O levantamento é da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

De acordo com a Dra. Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, os novos resultados não são novidade, se comparados com os de 2010. “O dado agravante é o aumento de mais de 0,5% do excesso de peso e da obesidade em um ano. Isso é alarmante, se formos extrapolar os dados para os próximos dez anos”, alerta a especialista.

O estudo também revelou que o sobrepeso é maior entre os homens. 52,6% deles está acima do peso ideal. Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesquisa também diz que o excesso de peso nos homens começa na juventude: na idade de 18 a 24 anos, 29,4% já estão acima do peso; entre 25 e 34 anos são 55%; e entre 34 e 65 anos esse número sobe para 63%.

Já entre as mulheres, 25,4% apresentam sobrepeso entre 18 e 24 anos; 39,9% entre 25 e 34 anos; e, entre 45 e 54 anos, o valor mais que dobra, se comparando com a juventude, passando para 55,9%. De acordo com Dra. Rosana, as mulheres por natureza têm maior adiposidade e menor massa muscular do que os homens e estas alterações são hormônio-dependentes (estrogênios x testosterona).

(http://www.endocrino.org.br/numeros-da-obesidade-no-brasil/)

Texto II:

IBGE mostra que brasileiro se alimenta mal

Segundo o estudo, o café é o produto mais consumido diariamente entre os brasileiros (215,1 gramas), seguido do feijão (182,9 gramas), arroz (160,3 gramas), sucos (145 gramas), refrigerantes (97,4 gramas) e carne bovina (63,2 gramas).

Ao contrário do que é recomendado, menos de 10% dos brasileiros seguem uma dieta que inclui o consumo de 400 gramas diárias de frutas, legumes e verduras.

Ainda de acordo com o estudo, o consumo de grandes quantidades de alimentos calóricos, como biscoitos recheados, salsichas, sanduíches, entre outros, é comum entre os brasileiros, principalmente entre os adolescentes.

Menos arroz e feijão

Outro ponto levantado pelo estudo é em relação à qualidade nutricional da alimentação, com a população rural se alimentando melhor do que a urbana. O poder aquisitivo também parece influenciar na alimentação dos brasileiros. O estudo mostrou que o arroz e o feijão, uma combinação tipicamente brasileira, têm sido menos frequentes na dieta dos mais ricos, que tendem a consumir menos itens que compõem uma dieta saudável e a consumir mais produtos calóricos e industrializados.

Enquanto a população mais rica vem consumindo alimentos pouco nutritivos, como refrigerantes, doces, pizzas e salgados, a população mais pobre tem uma dieta baseada em feijão e milho, destacou o estudo.

(http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/ibge-mostra-que-brasileiro-se-alimenta-mal/)

Proposta de Redação - Redação - pH 07

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija somente um parágrafo de introdução, em 6 linhas, em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “Perspectivas de igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho”, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I:

O aumento representativo do número de mulheres inseridas no mercado de trabalho, em 2016, é notável, inclusive com a conquista de cargos de chefias e outros até então ocupados quase que exclusivamente por homens. É o caso, por exemplo, das gerentes de banco, engenheiras e motoristas.

As mulheres já 44% são da população economicamente ativa do Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Em uma década, 10,7 milhões de brasileiras ingressaram no mercado de trabalho. Seu poder crescente terá um impacto cada vez maior no desenvolvimento do país.

É de fácil constatação a importância da Constituição Federal de 1988 para esse quadro atual, por ter conferido à mulher igualdade em relação aos homens, impedindo, com isso, diferenças entre gêneros. Da mesma maneira, também a CLT é, sem dúvida, essencial para o ordenamento jurídico e para a mulher, regulamentando o trabalho feminino, possibilitando benefícios e resguardando-a em seu ambiente de labor.

(http://tinyurl.com/jat6bfy. Acesso em: 09.09.2016. Adaptado.)

Texto II:​

Se você tem 21 anos de idade em 2016, suas chances de ver a igualdade de gênero no mercado de trabalho em todo o mundo são pequenas. Segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial, será preciso esperar até 2095 para que isso aconteça, caso o ritmo das transformações continue o mesmo.

Estatísticas mostram que a desigualdade de gênero – da qual a diferença salarial faz parte – tem diminuído na última década. No entanto, esta diminuição tem sido lenta e irregular. O Brasil está na posição 124, entre 142 países, no ranking de igualdade de salários por gênero. Entre os 22 países das Américas nesse ranking, aparece em 21º lugar

Segundo o relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015–2016: Transformações nas economias para realizar os direitos, publicado pela ONU em 2015, a diferença entre a remuneração de homens e mulheres diminuiu de 38% em 1995 para 29% em 2007. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa Estatísticas de Gênero 2014, do IBGE, a renda média das brasileiras corresponde a cerca de 68% da renda média dos homens.

(http://tinyurl.com/hufb5cy. Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.)

Proposta de Redação - Redação - pH 22

Escreva um relato pessoal de 15 a 25 linhas sobre uma experiência de viagem: pode ser uma visita a um familiar que mora no interior, um feriado na praia, uns dias de férias no exterior. Conte quando, como e com quem você foi, e o evento que mais chamou a sua atenção.

Bom trabalho!

Proposta de Redação - Redação - pH 25

ANIME REVIEW – Você se lembra das Guerreiras Mágicas de Rayearth?

Hikaru, Umi e Fuu (que no Brasil receberam outros nomes, Lucy, Marine e Anne) são três estudantes que nunca haviam se conhecido antes na vida e que, durante uma excursão escolar à Torre de Tóquio, são transportadas por uma luz muito forte para o mundo de Zephir.

Elas são recepcionadas pelo mago Guru Clef, que tem a aparência muito jovem, mas na verdade tem 745 anos! Elas descobrem que foram chamadas àquele lugar pela Princesa Esmeralda, que está presa nas mãos do feiticeiro Zagard. Por conta disso, a hegemonia de Zephir se foi e o mundo começou a desmoronar, literalmente falando. As meninas são a única esperança, precisando se transformar nas Guerreiras Mágicas de uma tal lenda e assim despertar os chamados Mashins (que são gênios na versão brasileira) e com a ajuda deles libertar a princesa do seu cárcere.

Elas ganham luvas encantadas de Clef e cada uma das garotas passa a controlar um elemento da natureza: Lucy – Guerreira do Fogo, Marine – Guerreira da água e Anne – guerreira dos ventos.

Durante sua jornada aos Mashins (robôs gigantes movidos a magia) as garotas são guiadas por Mokona, um esquisito bicho que fala "pupupu” e parece uma cruza de coelho com uma bolsa na barriga do Doraemon,  e recebem ainda a ajuda de muitas pessoas como Priscila (forjadora das espadas que as garotas usam) e do errante guerreiro chamado Fério (que claramente se apaixona pela Anne).

Derrotando um a um os enviados de Zagard, quando as meninas despertam o último dos Mashins, elas se tornam as Guerreiras Mágicas que agora são capazes de salvarem a princesa.

Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2018. Adaptado.

A resenha acima trata de um anime (animação japonesa) muito popular nos anos 1990. “Guerreiras Mágicas de Rayearth”, além de trazer em seu enredo inúmeros elementos mágicos e fantasiosos, também demonstra características de narrativas aventurescas.

Tendo em mente o conceito de interdiscursividade, elabore uma narrativa de aventura que apresente um interdiscurso com a história de Lucy, Marine e Anne.

Seu texto deve conter de 25 a 30 linhas e um título bem criativo que expresse os acontecimentos da aventura mágica de suas personagens.

Boa escrita!

Proposta de Redação - Redação - pH 07

Saneamento melhora, mas metade dos brasileiros segue sem esgoto no país Lei do Saneamento Básico completa 10 anos em 2017. Acesso à coleta de esgoto passou de 42% para 50,3%; já o de abastecimento de água passou de 80,9% para 83,3%

Dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. Segundo os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em janeiro deste ano e referentes a 2015, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios.

Em 2007, quando a Lei 11.445 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 42% da população era atendida por redes de esgoto. Até 2015, o índice aumentou 8,3 pontos percentuais, o que corresponde a menos de um ponto percentual por ano. Quanto ao abastecimento de água, apesar de a abrangência ser bem superior à de esgoto, a evolução foi ainda mais lenta: passou de 80,9% em 2007 para 83,3% em 2015, um aumento de apenas 2,4 pontos percentuais. Já o índice de esgoto tratado passou de 32,5% para 42,7%.

Em algumas regiões do país, como a Norte, a situação é ainda mais grave: 49% da população é atendida por abastecimento de água, e apenas 7,4%, por esgoto. O pior estado – da região e do país – é o Amapá, com 34% e 3,8%, respectivamente. Já o melhor estado é São Paulo, com 95,6% de cobertura em água e 88,4% em esgoto. O Distrito Federal também tem taxas altas: 99% e 84,5%. Um mesmo estado, porém, pode ter cidades com índices muito elevados e muito baixos, algumas com serviços privatizados e outras, com públicos – por isso, é considerada a média de todos os municípios.

Os dados do SNIS utilizados pelo G1 são: “Índice de atendimento total de água” e “Índice de atendimento total de esgoto referido aos municípios atendidos com água”. Os indicadores são os mesmos utilizados pelo Instituto Trata Brasil e são os recomendados pelo Ministério da Cidades para fazer as análises (veja abaixo o ranking completo dos estados baseado nos dados).

Comparando a situação do saneamento básico no país entre 2007 e 2015:

O total de brasileiros atendidos por abastecimento de água tratada passou de 80,9% para 83,3%.

A população atendida por coleta de esgoto passou de 42% para 50,3%.

O percentual de esgoto tratado foi de 32,5% para 42,7%.

A região Norte segue com os indicadores mais baixos do país (56,9% para cobertura de água, 8,7% para esgoto e 16,4% para esgoto tratado).

A Sudeste continua como a região com a melhor situação: 91,2% (água), 77,2% (esgoto) e 47,4% (tratamento de esgoto).

“No geral, o avanço foi muito pequeno no país. Dez anos para conseguir passar da metade da população em esgoto é muito pouco. Não dá para continuar nesse ritmo. Estamos falando de uma agenda do século 19, de discussões de países desenvolvidos do século 19”, afirma Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

Segundo ele, a falta de saneamento adequado traz não apenas problemas sociais ao país, mas também ambientais, financeiros e de saúde, já que é um fator importante na disseminação de doenças. “O saneamento é a estrutura que mais benefícios traz para a população. O ‘básico’ do nome não está ali à toa, é a estrutura mais elementar e a mais relevante”. Por isso, a questão da melhora dos índices e da própria universalização se torna tão urgente na pauta do país, afirma.

O Ministério das Cidades diz que os grandes déficits históricos vêm sendo combatidos, e a complexidade de grande parte das obras e o seu tempo médio de duração ainda não permitem que todos os benefícios esperados sejam sentidos de imediato pela população, nem refletidos ainda de modo mais significativo pelos índices como os informados no SNIS. “Deve-se ressaltar que o saneamento básico é uma área que ainda tem grandes desafios a vencer, mas está recebendo uma grande priorização por parte do governo federal. Há um grande esforço para a continuidade dos investimentos no setor, apesar do momento de restrições orçamentárias pelo qual ainda passa o país e um empenho especial aos aprimoramentos necessários ao emprego eficiente dos recursos”, afirma, em nota.

Sobre a discrepância dos índices entre as regiões, o ministério diz que “um dos grandes desafios da política pública brasileira é exatamente vencer a barreira das desigualdades sociais, assegurando, no caso do setor saneamento, o direito humano fundamental à água e esgotos, preconizado em resolução da ONU, em que o Brasil é signatário”.

(Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-seguesem-esgoto-no-pais.ghtml.)

Sua tarefa, neste pH, é elaborar um parágrafo argumentativo, em que você defenda a sua opinião sobre o tema “Barreiras para um saneamento básico de qualidade nas cidades brasileiras”. Seu parágrafo, com cerca de oito linhas, deve argumentar a partir da lógica de causa e consequência. Lembre-se dos conectivos adequados para isso e bom trabalho!

Proposta de Redação - Redação - pH 19

Com base nos textos abaixo e utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, redija somente um parágrafo de desenvolvimento, em 5 linhas, sobre o tema “O individualismo atrapalha o Brasil?”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I:

Meu partido é um coração partido e as ilusões estão todas perdidas os meus sonhos foram todos vendidos tão barato que eu nem acredito que aquele garoto que ia mudar o mundo frequenta agora as festas do “grand monde”

(Cazuza. Ideologia.)

Texto II:​

Não sou de São Paulo, não sou japonês. Não sou carioca, não sou português. Não sou de Brasília, não sou do Brasil. Nenhuma pátria me pariu. Eu não tô nem aí. Eu não tô nem aqui.

(Arnaldo Antunes e outros. Lugar nenhum.)

Texto III:​

Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será

(Luiz Gonzaga Jr. O que é o que é?)

Texto IV:​

Qualquer que seja o modelo de desenvolvimento, independentemente de sua ideologia, ele se fará através das pessoas e daquilo que elas forem capazes de realizar a partir de si próprias.

(SOUZA, Herbert de, “Betinho”. Escritos indignados. RJ. ED/IBASE)

Texto V:​

De todas as coisas desse mundo tão variado, a única que me exalta, me afeta, me mobiliza é o gênero humano. São as gentes (...) minha amada gente brasileira, que é minha dor, por sua pobreza e seu atraso desnecessários. É também meu orgulho, por tudo o que pode ser, há de ser.

(RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. 2a ed. RJ: Francisco Alves.)

Texto VI:​

Individualista dos pés à cabeça. (...) Sem ídolos, descrente nos políticos e preocupada com o mercado de trabalho, a juventude do estado do Rio lista sonhos resumidos à primeira pessoa do singular: eu.

(...)

Ajudar o próximo, ser feliz, viver numa sociedade mais justa, paz na terra? Não é por aí. Eles não estão interessados em mudar o mundo.

(VENTURA, Mauro, CÂNDIDA, Simone. Jovem troca ideais por ambição. ln: JB. Caderno Cidade.)

Proposta de Redação - Redação - pH 19

Texto:

Programas violentos realmente deixam as crianças agressivas?​

O programa Família desta semana discute se desenhos violentos são realmente prejudiciais às crianças.

Rosely Sayão responde a um espectador que deseja saber se crianças que assistem a programas de TV e desenhos violentos realmente estão sujeitas a riscos em sua formação ou se expor os filhos a esse tipo de conteúdo traria algum benefício.

A psicóloga diz que as pesquisas científicas nessa área não entram em acordo. “Há uma linha que diz que desenhos muitos agressivos incitam a agressividade. Outros estudos dizem exatamente o oposto: que os programas desse tipo aquietam o impulso agressivo e a criança não precisa agir na vida real”, explica.

Ela conclui que, já que existem estudos dos dois lados, cabe à família decidir se permite ou não. E faz uma ressalva. “Fico um pouco preocupada com videogames que tenham avatares que simulam pessoas. Isso pode confundir a cabeça. Melhor escolher animações com seres que não existem na realidade”.,

(https://veja.abril.com.br/tveja/familia/programas-violentosdeixam-as-criancas-violentas/)

Sua tarefa, neste pH, é a de elaborar um parágrafo argumentativo, com cerca de oito linhas, expressando a sua opinião acerca da pergunta-título do texto acima: “Programas violentos deixam as crianças agressivas?”.

Lembre-se de que seu parágrafo deve ser bem fundamentado e seus argumentos devem ser coerentes.

Bom trabalho!

Proposta de Redação - Redação - pH 21

Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

Pouco divulgado pela mídia, o impacto dos lixos plásticos na natureza é gigantesco. Sendo um produto nada degradável, o plástico – material usado em abundância pela humanidade há mais de 100 anos – causa prejuízos irreversíveis à fauna e à flora marinhas.

Imagine que a imagem acima faça parte de um cartaz. Crie um título e um pequeno texto, de 10 a 15 linhas, que demonstrem a problemática e o objetivo de sua campanha. Faça uma breve pesquisa na Internet a fim de que possa ter mais informações para seu texto.

Proposta de Redação - Redação - pH 22

WATTERSON, Bill. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.

A tirinha de Watterson nos faz refletir criticamente a respeito de uma mídia que desde os anos de 1950 vem se popularizando: a televisão. Elabore uma narrativa de 15 a 25 linhas com um título criativo. Em sua história, um personagem de sua criação deverá viver em uma sociedade em que a maioria se comporte da mesma forma que Calvin na tirinha. Entretanto, a mídia será outra: o YouTube. Como as pessoas viverão nesse mundo? Seu personagem tentará ajudar alguém a acordar desse “transe midiático”? Ele teria senso crítico suficiente? Haveria alguma problemática ou solução?

Bom trabalho!

Proposta de Redação - Redação - pH 23

O texto verbal é construído a partir de palavras; e o não verbal, por meio de imagens em geral. O texto híbrido é aquele que mescla esses dois tipos de linguagem. 

A tirinha abaixo é construída apenas por linguagem não verbal; ferramenta que nos possibilita identificar os personagens, sua postura corporal e sua expressão facial. Além disso, podemos notar a presença dos variados formatos de balão em branco.

Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2018.

A partir dessas informações, imagine quais seriam as falas de cada personagem nos quadrinhos acima e escreva-as indicando os balões a que pertencem (da esquerda pra direita: 1º balão, 2º balão etc.). Não se esqueça de ser coerente em suas falas, observando sempre aquilo que a linguagem não verbal fornece.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas