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Em uma comunidade foi realizado um levantamento de quantas famílias precisariam de ajuda em uma arrecadação. Os materiais arrecadados foram separados em produtos de higiene, produtos alimentares e material escolar. De acordo com a renda familiar e a necessidade de cada família, esses materiais foram distribuídos da seguinte forma:
Quantas famílias receberam apenas os produtos alimentares?
2 334 famílias
Do enunciado, temos:
Em que H = Produtos de higiene; A = Produtos alimentares; e E = Material escolar.
Portanto, 2 334 famílias receberam apenas os produtos alimentares.
Biografia de Pasárgada
Quando eu tinha meus 15 anos e traduzia na classe de grego do D. Pedro II a Ciropédia fiquei encantado com o nome dessa cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e vi Pasárgada e vivi durante alguns anos em Pasárgada.
Mais de vinte anos depois, num momento de profundo desânimo, saltou-me do subconsciente este grito de evasão: “Vou-me embora pra Pasárgada!” Imediatamente senti que era a célula de um poema. Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio. Não pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evasão nas mesmas circunstâncias. Desta vez, o poema saiu quase ao correr da pena. Se há belezas em “Vou-me embora pra Pasárgada!”, elas não passam de acidentes. Não construí o poema, ele construiu-se em mim, nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscências da infância – as histórias que Rosa, minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta etc.
BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. São Paulo: Global, 2012.
O texto é um depoimento de Manuel Bandeira a respeito da criação de um de seus poemas mais conhecidos. De acordo com esse depoimento, o fazer poético em “Vou-me embora pra Pasárgada!”
acontece de maneira progressiva, natural e pouco intencional.
decorre de uma inspiração fulminante, num momento de extrema emoção.
ratifica as informações do senso comum de que Pasárgada é a representação de um lugar utópico.
resulta das mais fortes lembranças da juventude do poeta e de seu envolvimento com a literatura grega.
remete a um tempo da vida de Manuel Bandeira marcado por desigualdades sociais e econômicas.
O depoimento de Manuel Bandeira revela que o processo de construção do poema “Vou-me embora pra Pasárgada!” foi lento e gradual. A palavra que mais tarde simbolizaria o mundo ideal em que o eu lírico se refugia para escapar da realidade, Pasárgada, surge aos 15 anos, numa aula de Geografia. Reaparece na memória mais de vinte anos depois, embora incapacitada para o fazer poético, o que só vai acontecer cinco anos mais tarde, de forma espontânea e natural.
Epigrama 8
Encostei-me em ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, fiquei sem poder chorar, quando caí.
MEIRELES, Cecília.
É correto afirmar que o texto:
contém uma expressão exagerada de dor e tristeza, decorrente do fim de um envolvimento amoroso.
fala sobre o rompimento de duas pessoas, que, por já ser previsto, não causou dor no sujeito lírico.
registra o término de um envolvimento afetivo superficial, pois os amantes não se entregaram totalmente.
contém ambiguidade, pois, apesar de o sujeito lírico dizer que não chorou, o poema exprime tristeza.
garante que a forma mais aconselhável de lidar com as desilusões é estarmos de antemão preparados para elas.
Ao dizer que não pode chorar, o eu lírico expressa um momento de razão onde, até então, só se percebia sentimento. A razão faz com que não chore apesar da tristeza.
(EsPCEx-SP) A figura a seguir representa as placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. O movimento dessas placas está indicado por setas. Na figura estão plotados alguns pontos geográficos (de I a V).
Considerando as consequências advindas da deriva dos continentes (dinâmica tectônica) e a localização geográfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.
O ponto I se refere à falha de San Andres e é resultado do movimento entre as placas convergentes de Nazca e a Norte-americana.
O ponto II se refere à Cordilheira dos Andes e é resultado do movimento entre as placas conservativas do Pacífico e a Sul-americana.
O ponto III se refere à Dorsal Mesoatlântica e é resultado do movimento entre as placas divergentes Africana e a Sul-americana.
O ponto IV se refere à fossa abissal do Atlântico Norte e é resultado do movimento entre as placas convergentes Norte-americana e a Europeia.
O ponto V se refere ao Himalaia e é resultado do movimento entre as placas divergentes Arábica e Indiana.
Alternativa c.
A Cadeia (Dorsal) Mesoatlântica (ponto III) é resultado da divergência entre placas tectônicas. A cadeia de montanhas é produzida por rochas vulcânicas decorrentes da obducção de magma no fundo do mar e pela formação de falhas geológicas transversais. O movimento divergente foi responsável pela deriva continental, neste caso, a separação entre a América do Sul e a África (fragmentação da Gondwana). A alternativa a está incorreta, pois o ponto I se refere ao movimento transcorrente que resultou na falha de San Andreas (Califórnia). A alternativa b está incorreta, pois o ponto II se refere à cordilheira dos Andes, mas é resultado do movimento convergente das placas do Pacífico e de Nazca. A alternativa d está incorreta, pois o ponto IV é um limite divergente de placas tectônicas. A alternativa e está incorreta, pois o ponto V se refere à cordilheira do Himalaia, resultado do movimento convergente das placas Euro-Asiática e Indiana.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada proposição a seguir. Justifique suas respostas por meio de um ou mais exemplos.
a) ( ) Todo triângulo equilátero é acutângulo.
b) ( ) Todos os triângulos isósceles são acutângulos.
c) ( ) Existem triângulos isósceles que são acutângulos.
d) ( ) Um triângulo retângulo pode ser escaleno.
e) ( ) Um triângulo retângulo pode ser equilátero.
f) ( ) Um triângulo obtusângulo é, obrigatoriamente, não equilátero.
g) ( ) Se um triângulo possui um ângulo medindo 60º, então ele é equilátero.
h) ( ) Se um triângulo é equilátero, então ele possui um ângulo medindo 60°.
a) ( V ) Todo triângulo equilátero é acutângulo.
b) ( F ) Todos os triângulos isósceles são acutângulos.
c) ( V ) Existem triângulos isósceles que são acutângulos.
d) ( V ) Um triângulo retângulo pode ser escaleno.
e) ( F ) Um triângulo retângulo pode ser equilátero.
f) ( V ) Um triângulo obtusângulo é, obrigatoriamente, não equilátero.
g) ( F ) Se um triângulo possui um ângulo medindo 60º, então ele é equilátero.
h) ( V ) Se um triângulo é equilátero, então ele possui um ângulo medindo 60°.
a) V. Os três ângulos medem 60°, ou seja, são agudos.
b) F. O triângulo cujos ângulos são 100°, 40° e 40° é isósceles e obtusângulo.
c) V. O triângulo cujos ângulos são 70°, 55° e 55° é isósceles e acutângulo.
d) V. O triângulo cujos ângulos são 90º, 50º e 40º é retângulo e escaleno.
e) F. Todo triângulo equilátero é equiângulo; logo, seus ângulos internos medem 60° cada.
f) V. Se o triângulo é obtusângulo, um de seus ângulos é maior do que 90°. Logo, é impossível ter os três ângulos internos medindo 60°.
g) F. Os ângulos podem medir 50°, 60° e 70°.
h) V. Ele possui todos os ângulos iguais a 60°. Vale ressaltar que possuir um é diferente de possuir apenas um.
(IFCE) Comparando os elementos abaixo, todos de um mesmo período da tabela periódica, e seguindo as semelhanças atômicas entre eles, é correto afirmar-se que
11A23 12B24 13C27 14D32 15E31 17F35
D e E; A e B são isóbaros.
B e D; D e E são isótopos.
A e B; D e C são isóbaros.
D e F; B e C são isótonos.
A e B; D e F são isótonos.
Read the quotes below and mark if the verb form underlined is 1 a habit in the past, 2 a state in the past or 3 something that happened only once.
a) ( )
“When I was a kid, I used to pretend to be James Bond; I would make up scenarios and irritate my sister and annoy my mother and father pretending to be someone else, so I kind of was already acting when I was a child. I just didn’t really know it.”
Available at: https://www.brainyquote.com/quotes/aneurin_barnard_556784. Accessed on: April 28, 2020.
b) ( )
Known as the “Star of the East,” Umm Kulthum was one of the Arab world’s most famous singers in the 20th century. For decades, her live concerts used to be broadcast from Cairo on the first Thursday of each month, and while she sang, the Arab world was said to stand still. Kulthum’s funeral was one of the largest gatherings in Egyptian history.
Adapted from: https://encyclopedia.thefreedictionary.com/Umm+Kulthum+(singer). Accessed on: April 28, 2020.
c) ( )
“I used to wear Clark Kent glasses, ever since I was in college. I used to have those Army-issue glasses, and they used to be those black glasses Clark Kent used to wear. And I wore those for years.”
Available at: https://www.brainyquote.com/quotes/mark_valley_656358. Accessed on: April 28, 2020.
a) ( 1 )
b) ( 3 )
c) ( 2 )
In the same sentence “I used to be a huge Britney fan, and every time her clip appeared on MTV, I would dance along in our living room”, the verb form would dance expresses an action that
happened only once.
was a habit in the past.
(Fuvest-SP) Para a ocorrência de osmose, é necessário que:
as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam iguais.
as concentrações de soluto dentro e fora da célula sejam diferentes.
haja ATP disponível na célula para fornecer energia ao transporte de água
haja um vacúolo no interior da célula no qual o excesso de água é acumulado.
haja uma parede celulósica envolvendo a célula, o que evita sua ruptura.
Alternativa b.
A osmose indica a passagem apenas de água através de uma membrana semipermeável sem gasto de energia, pois depende somente da diferença de concentração entre as soluções.
Um dos grandes heróis da Antiguidade foi Teseu. Ele desafiou o poder de Minos, rei de Creta, que mantinha, em um labirinto, um monstro chamado Minotauro, com corpo humano e cabeça de touro. Todos os anos, Minos forçava jovens a entrar no labirinto, onde eram devorados pelo monstro. Decidido a colocar um fim nesses sacrifícios, Teseu entrou no labirinto e enfrentou o Minotauro; mas precisou de ajuda. Como você acha que essa história termina? Use a sua imaginação e tente criar um final para ela. Depois, faça uma pesquisa e descubra o final mitológico.
Nesta aventura, Teseu tem dois obstáculos a superar: vencer o Minotauro e, depois, escapar do labirinto de Creta. Ele conta com a ajuda decisiva de Ariadne, filha do rei Minos, que era apaixonada pelo herói. Ariadne entregou ao amado dois instrumentos: uma espada mágica, com a qual Teseu matou o gigante, e o rolo de um fio, que Teseu desenrolou conforme penetrou no labirinto e que seguiu após ter derrotado o monstro, encontrando assim a saída. Esse é o final lendário. Evidentemente, os alunos poderão dar asas à imaginação e criar outros finais. Fica a seu critério definir a forma que os alunos poderão dar ao seu final: linguagem verbal ou visual.
As dispersões coloidais são sistemas em que a fase dispersa possui diâmetro entre 1 e 1 000 nm. Esses sistemas possuem características próprias, as quais podemos afirmar:
que a fase dispersa se separa do dispersante apenas pela ação da gravidade.
que a fase dispersa pode ser observada a olho nu.
que a separação do disperso e dispersante pode ser feita por filtração comum.
que é possível diferenciar uma solução verdadeira de uma dispersão coloidal por meio de um feixe de laser.
Leia o excerto abaixo.
FAO: aumento da contaminação do solo ameaça segurança alimentar
É necessário adotar medidas urgentes para abordar a contaminação do solo e conter as múltiplas ameaças que isto representa para a inocuidade e para a segurança alimentar global, destacou na semana passada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em celebração do Dia Mundial do Solo, lembrado em 5 de dezembro [de 2018] [...]
[…] “Em torno de 33% de todos os solos estão degradados e se deteriorando em ritmo alarmante”, alertou a diretora-geral adjunta da FAO, Maria Helena Semedo, na cerimônia do Dia Mundial do Solo, celebrada na sede do organismo da ONU, em Roma.
“O solo atua como um filtro para os contaminantes. Mas quando sua capacidade amortecedora é superada, os contaminantes podem chegar ao meio ambiente e à cadeia alimentar. Isto prejudica a segurança alimentar ao fazer com que o consumo destes cultivos represente um risco”, afirmou. […]
FAO: aumento da contaminação do solo ameaça segurança alimentar. ONU Brasil, 10 dez. 2018. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2020.
A contaminação dos solos é um problema socioambiental que pode afetar diretamente diferentes sociedades e povos no planeta. Sobre o assunto, pesquise na internet informações para responder aos itens a seguir.
a) Entre as principais atividades que podem afetar a qualidade dos solos no planeta, destacam-se: o uso de técnicas inadequadas de cultivo e de introdução de pastagens, que podem acelerar os processos erosivos dos solos; o uso de insumos químicos em áreas rurais, como agrotóxicos e fertilizantes, que podem levar à contaminação dos solos e de recursos hídricos, como águas subterrâneas e rios; o avanço do desmatamento; o despejo incorreto de resíduos sólidos, como em lixões a céu aberto.
b) Entre as possíveis consequências, destacam-se: a contaminação de águas superficiais e subterrâneas, o que pode comprometer o abastecimento humano e o uso da água para irrigação; a redução da fertilidade do solo; o desequilíbrio ecológico, pois os solos contaminados podem afetar a biodiversidade de diferentes ecossistemas; a contaminação dos alimentos; os problemas relacionados à saúde pública devido ao consumo de alimentos e água contaminados; e o aumento da erosão dos solos.
(Cefet-RJ)
Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2020.
No último quadrinho da tirinha, lemos a seguinte fala “Mas o computador é campeão: destrói uma vida inteira com a velocidade do pensamento”. Se, em vez de dois-pontos, houvesse um conectivo ligando as duas orações, dentre as opções a seguir, a única que cumpre tal papel com coerência é:
visto que.
portanto.
no entanto.
conforme.
Texto para a questão.
Uma instituição financeira oferece a Andrea um cartão de crédito com limite de R$ 5.000,00, com juros de 20% ao mês no crédito rotativo, ou seja, na quantia utilizada além dos R$ 5.000,00.
No dia do pagamento da fatura, ela pode optar por pagar de 10% a 100% do valor devido. No mesmo dia, o crédito de R$ 5.000,00 é novamente concedido, de modo que o não pagamento de uma parte da fatura implica utilização do crédito rotativo.
Ela aceita a proposta e, na primeira fatura, constata que deve pagar R$ 3.500,00.
Ao receber a fatura, Andrea avalia suas finanças e conclui que pode pagar apenas M reais por mês, sendo M<1 000.
a) Qual é o valor de M que faz com que Andrea continue devendo o mesmo valor no dia do pagamento de cada fatura, supondo que não faça mais uso do limite desse cartão de crédito nos meses seguintes?
b) O que ocorrerá com a dívida, ao longo do tempo, se Andrea fizer apenas pagamentos mensais de valores inferiores ao determinado no item anterior?
a) No pagamento da 1ª fatura, Andrea optou por pagar apenas M reais. Dessa forma, continuou devendo (3 500 – M) reais, os quais sofrerão a incidência da taxa de juros de 20% ao mês do crédito rotativo.
Assim, após um mês, o valor dos juros será de:
(3 500 -M) · 20% = 700 - 0,2M
Para que o valor da dívida seja sempre o mesmo, o pagamento de M reais deve ser igual aos juros do período. Assim: 700 - 0,2M = M ⇒ M ≈ 583,33
b) A dívida dela ficará cada vez maior a cada fatura.
Leia os textos para responder à questão.
Texto I
Racismo e xenofobia on-line se banalizam, e número de denúncias no Brasil diminui
SÃO PAULO — Na semana passada, a página do Instituto Cultural Brasil-China, que criou um Observatório do Coronavírus para repassar informações confiáveis à comunidade chinesa no Brasil, foi alvo de dezenas de comentários grosseiros e racistas.
Segundo levantamento da entidade, dos 100 primeiros comentários feitos no primeiro post sobre coronavírus colocado na página do Ibrachina no Facebook, 23 eram de conteúdo racista. [...]
— Vivemos um período muito perigoso de intolerância. Os ataques são inaceitáveis — afirma Thomas Law, presidente da entidade.
À medida que o novo coronavírus se dissemina pelo mundo [...], o preconceito contra asiáticos em geral e chineses em particular tem recrudescido.
No caso do Brasil, ele vem se somar a um cenário de xenofobia e racismo on-line que atinge não só estrangeiros, mas nordestinos e negros.
Em 2019, a ONG SaferNet, que reúne denúncias de crimes cibernéticos, registrou 978 casos de xenofobia — 628 páginas com este tipo de ofensa foram identificadas na internet, a maioria hospedada fora do país, mas comandadas por brasileiros.
No caso de racismo, foram 4.310 queixas, com 2.413 páginas denunciadas. Os números incluem também xenofobia interna, como a que existe contra nordestinos, e manifestações de racismo em geral.
Mesmo diante da gravidade do problema, o volume de denúncias em 2019 foi o mais baixo desde 2012.
Na avaliação de Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, a explicação está na banalização das manifestações de ódio, racistas ou xenófobas. Ou seja, as pessoas se acostumam a ouvir impropérios e a indignação diminui.
— O brasileiro cordial só existe na literatura. A diferença é que o preconceito contra vários grupos, incluindo os estrangeiros, passou a ser vocalizado. As redes sociais servem como arena — afirma Tavares.
Xenofobia e racismo são crimes previstos na Lei 9.459, de 1997, com pena de até cinco anos de prisão.
Estereótipos e fake news
Em geral, os conteúdos contra estrangeiros reforçam estereótipos e usam marcadores identitários, além de características sociais.
Segundo Tavares, os principais alvos são os latino-americanos — venezuelanos, haitianos, bolivianos, paraguaios e peruanos. Haitianos e africanos enfrentam ainda o racismo e os de origem árabe sofrem com a intolerância religiosa contra muçulmanos.
[...]
CARVALHO, Cleide. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/racismo-xenofobia-on-line-se-banalizam-numero-de-denuncias-no-brasildiminui-24242017. Acesso em: 30 abr. 2020. (Adaptado.)
Texto II
Constituição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2020.
Diante dos casos de preconceito declarado, como aqueles relatados no texto I, responda:
a) Entre as possibilidades de resposta, estão: medidas educacionais que abordem a história e a cultura dos povos que são alvo de preconceito; maior aplicação da lei que criminaliza a xenofobia e o racismo; medidas que promovam oportunidade de vida digna, no caso de grupos que vivem em condição de pobreza.
b) Entre os atores possíveis, pode-se indicar: empresas donas de redes sociais, como Facebook ou Twitter, e Poder Executivo (Ministério da Educação ou Ministério da Justiça, por exemplo). Essas respostas devem dialogar com as possíveis respostas ao item a.
(Vunesp) Numa classe de 30 alunos, 16 gostam de Matemática e 20 de História. O número de alunos desta classe que gostam de Matemática e História é:
exatamente 16.
exatamente 10.
no máximo 6.
no mínimo 6.
exatamente 18.
Do enunciado, temos:
Total de alunos: 30
Alunos que gostam de Matemática (M): 16
Alunos que gostam de História (H): 20
n(M ∩ H) = 16 + 20 - 30 = 36 - 30 = 6
Podemos concluir que no mínimo 6 estudantes gostam de História e Matemática.
Leia o texto a seguir.
[...]
O computador armazena as informações através de um sistema binário, ou seja: utiliza só dois dígitos, o 0 e o 1 para representar qualquer número (bit).
A palavra bit é uma abreviatura de “Binary Digit” (em inglês, “dígito binário”). Este termo foi criado pelo engenheiro belga Claude Shannon que em 1949 elaborou uma teoria matemática, onde usava esta palavra para simbolizar a unidade de informação.
Um bit é a menor quantidade de informação que pode ser processada e armazenada na memória do computador. [...]
Sabendo a definição de bit, torna-se fácil entender o que é um byte (abreviatura de Binary Term). O byte é composto por 8 (oito) bits, e é o necessário para representar qualquer caractere (letras, números, sinais de pontuação). Então, para representar a letra “a”, por exemplo, é necessário 1 byte, ou seja, 8 bits.
[...]
Fonte: ÁLVARES, Nilzete Olímpio. Universidade Federal de Goiás. Instituto de Informática. Disponível em: http://ww2.inf.ufg.br/~marceloakira/intro-prog/ aula2/apostila-visao-geral-computacao.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.
Esse texto apresenta unidades de medida usadas em computação. Você lembra de outras unidades dessa área? Para explorar esse assunto, responda à questão no caderno.
Segundo norma lançada pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), os prefixos binários das medidas de informática são os indicados no lado esquerdo do quadro abaixo. Complete a última coluna do quadro com os valores correspondentes no SI.
.
(Fuvest-SP) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.
As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.
As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte.
A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África.
As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul.
A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana.
A distribuição das águas constituindo um só oceano.
Alternativa d.
A deriva continental resulta da movimentação ininterrupta das placas tectônicas ao longo das eras geológicas. O movimento que deu origem à configuração dos continentes atuais começou na Era Paleozoica, quando existia um único continente, a Pangeia. A partir de então, a Pangeia se dividiu em Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao sul. Posteriormente, os dois continentes se fragmentaram dando origem aos continentes atuais na Era Cenozoica. Uma das comprovações da deriva é o contorno dos continentes, a exemplo do “encaixe” entre a África e a América do Sul. O movimento divergente entre as placas deflagrado pela obducção (afloramento de magma com formação de rocha vulcânica e cadeia meso-oceânica) afastou as placas Sul-Americana (para oeste) e Africana (para leste), dando origem à bacia do oceano Atlântico.
As alternativas incorretas são: a, pois as repartições internas atuais dos continentes não evidenciam a deriva continental; b, pois não há continuidade dos sistemas fluviais dos continentes americano e africano; c, pois as ligações atuais entre continentes também não evidenciam a deriva continental; e, pois não se pode dizer que há um só oceano.
Leia a passagem a seguir, atribuída a Aristóteles.
A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam- -se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante.
PEREIRA, Wigvan. Filosofia. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia. Acesso em: 3 abr. 2020.
Nela, o filósofo discorre sobre a origem da Filosofia ser o thauma, que significa espanto, admiração. Sobre a relação entre espanto e Filosofia, pode-se afirmar que:
A Filosofia é anterior a qualquer forma de espanto e admiração.
A busca do filósofo pela verdade é impulsionada pelos aspectos da natureza que causam espanto e admiração.
O filósofo é um tipo humano incapaz de admiração e espanto.
O filósofo pensa que sabe e se admira com seu próprio conhecimento.
O thauma impede a atividade de filosofar, dissolvendo a admiração.
Alternativa b.
O filósofo Aristóteles indica o thauma como a origem de todo filosofar. É a partir da admiração e do espanto, gerados por uma situação inédita, que os seres humanos praticam Filosofia. Assim, a dúvida seguida da perplexidade parece ser o motor de toda reflexão e de toda busca por sabedoria.
Classifique os pares de átomos a seguir em isótopos, isótonos ou isóbaros.
a)
b)
c)
a) Isóbaros.
b) Isótopos.
c) Isótonos.
Utilize a questão para verificar se os alunos compreenderam os tipos de semelhança atômica. Para cada um dos itens, você também pode lhes solicitar que calculem o número de nêutrons de cada átomo.
Escreva a distribuição eletrônica por subníveis para os seguintes íons:
a) K+ (Z = 19)
b) Mg2+ (Z = 12)
c) Fe3+ (Z = 26)
d) F- (Z = 9)
e) S2- (Z = 16)
a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
b) 1s2 2s2 2p6
c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5
d) 1s2 2s2 2p6
e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
Para a distribuição eletrônica dos cátions, primeiro realize a distribuição dos elétrons do átomo neutro; em seguida, remova os elétrons que são perdidos para a formação do cátion, partindo-se sempre da camada de valência. Para a distribuição eletrônica dos ânions, determine a quantidade total de elétrons e realize a distribuição com essa quantidade.
Use one of the words above in each sentence. One of them won’t be used.
a) My parents never grounded me when I did something wrong. But I had to hear long minutes of ___________________. Believe me, it was worse than a month without TV.
b) When I was a teenager, my _______________ always depended on doing a few chores, like taking out the garbage or cleaning the bathroom.
c) It was not a simple _______________: I had to change the hard drive and lost all my data.
a) lecture
b) allowance
c) crash
Now read the text to check if you have any similarities with the characters.
My name is Carol Visconti. I was born in 2001, which makes me one of the people that the adults call “Generation Z”, as well as my brother David, who was born in 1998. David taught me how to use my first cell phone, but soon I was better than he at downloading songs or making ringtones. Remember that we used to choose fancy ringtones for our flip phones? Mine was the beginning of Hold It Against Me by Britney Spears. I used to be a huge Britney fan, and every time her clip appeared on MTV, I would dance along in our living room.
Internet existed, of course, but it was very expensive to use. We would turn it on, use Yahoo to find what we were looking for – where to buy Pokémon Gold or Silver for David’s Game Boy, for example – and then click out of the internet screen hoping they would not charge us for those three seconds of use. My parents used to control the minutes of internet use, and if we used too much, they would give us a lecture about how much it cost.
At only 11, David fell in love with a girl from school who then moved to Paris, France. When my parents were not looking, he would call her in Paris. This lasted for three weeks, until the telephone bill came. As far as I know, David never called Paris again in his life.
Our computer – one for the whole family – used to crash in the middle of anything important we were doing. Once my father got so angry at losing his work, he wanted to throw the monitor out the window. Thank God my mother stopped him in time. But not even our mother knew that David and I used to play with the mouse ball, until one day it rolled down the stairs into the basement. We never found it again, and David rushed to the mall and spent all his allowance on a new mouse. Those were good times.
(Ceperj) O esquema abaixo representa a formação de proteínas no interior das células. Em relação a esse esquema, pode-se afirmar que:
o número 2 representa a transcrição e ocorre no núcleo.
o número 1 representa a tradução e ocorre no núcleo.
o número 3 representa a transcrição e ocorre no citoplasma.
o número 2 representa a duplicação e ocorre no núcleo.
o número 1 representa a duplicação e ocorre no citoplasma.
Alternativa a.
1 representa replicação, 2 representa transcrição e 3, tradução. Os processos 1 e 2 ocorrem no núcleo, enquanto o 3, no citoplasma.
Patrícia Galvão, conhecida como Pagu (1910-1962), foi uma escritora e ativista política brasileira. Seu romance Parque industrial trata da vida da classe trabalhadora paulista no início do século XX, vista pela perspectiva feminina.
O barulho das máquinas de costura recomeça depois do lanche. No quarto escurecido por gobelins, as doze mãos têm por par um pedaço de pijama separado.
Madame, enrijecida de elástico e borrada de rímel, fuma no âmbar da piteira o cigarro displicente. Os olhos das trabalhadoras são como os seus. Tingidos de roxo, mas pelo trabalho noturno.
— O meu pijama é para amanhã. Vai ser um colosso de intimidade a minha festa! Vou fazer furor aparecendo de pijama aos convidados! Vou ser a iniciadora das noites íntimas. Os jornais hão de falar. O primeiro time vai gozar!
Numa inveja deslumbrada da festa a que não pode assistir, a modista na loja escancara a platina dos dentes remendados.
Uma menina pálida atende ao chamado e custa a dizer que é impossível terminar até o dia seguinte a encomenda.
— Que é isso? Exclama a costureira, empurrando-a com o corpo para o interior da oficina.
— Você pensa que vou desgostar mademoiselle por causa de uma preguiçosa? Hoje haverá serão até uma hora...
— Eu não posso, madame, ficar de noite. Mamãe está doente. Eu preciso dar o remédio pra ela
— Você fica! Sua mãe não morre por esperar umas horas.
— Mas eu preciso!
— Absolutamente. Se você for é de uma vez.
A proletária volta para o seu lugar entre as companheiras. Estremece à ideia de perder o emprego que lhe custara tanto arranjar.
Madame corre de novo acompanhando a freguesa que salta para um automóvel com um rapaz de bigodinho.
GALVÃO, Patrícia. Parque industrial. Porto Alegre: Mercado Aberto; São Paulo: EdUFSCar, 1994. p. 24-25.
a) Na cena, percebe-se a presença de três níveis sociais distintos. A “Madame”, citada no segundo parágrafo, pertence à alta sociedade e busca os serviços de uma “modista”, representativa de um segundo nível social, que presta serviços ao primeiro, comportando-se de forma servil e associando-se à classe média. O terceiro nível é representado pelas trabalhadoras que servem à costureira e ocupam o posto mais baixo da hierarquia social, dependentes do emprego oferecido pela modista
b) A caracterização da “Madame” é feita de forma a destacar sua futilidade (a pintura do rosto borrada, o desejo de impressionar seus convidados aparecendo na festa de pijama e o modo displicente como segura a piteira do cigarro) e seu comportamento impositivo (explícito na exigência do cumprimento do prazo para o término do serviço encomendado). A “modista” tem, como traços distintivos, a servilidade diante da “Madame”, o comportamento opressivo (ao transferir as exigências às trabalhadoras) e a impiedade (ao desconsiderar a preocupação da trabalhadora com a mãe). A voz narrativa dedica uma posição mais simpática às trabalhadoras, concebidas no trecho como vítimas de um mecanismo de opressão social: esforço físico (evidente na retomada do trabalho logo após o lanche, isto é, uma refeição ligeira), o cansaço (olhos roxos, provocados pelo “trabalho noturno”), a preocupação familiar (os cuidados da “menina pálida” para com a mãe) e a necessidade do emprego.
c) O trabalho é visto como algo opressor, que leva à exaustão física e cuja compensação não é suficiente. A necessidade de submissão por parte das trabalhadoras, na cena, sugere ainda que o trabalho é usado como mecanismo de controle social.
Por meio da RDC 15/2013, a Anvisa regulamentou os limites de chumbo, arsênico e mercúrio em tintura capilar, como mostra a tabela a seguir:
Com base nos dados da tabela, calcule a massa de cada elemento químico presente em um frasco de 250 g de tintura capilar que apresenta chumbo, arsênico e mercúrio nos limites da RDC.
Cálculo da massa de chumbo:
0,6 g de chumbo -------------------------- 100 g de tintura
mChumbo -------------------------- 250 g de tintura
mChumbo = 1,5 g
Cálculo da massa de arsênico:
3 g de arsênico -------------------------- 1 · 106 g de tintura
mArsênico -------------------------- 250 g de tintura
mArsênico = 7,5 · 10-4 g
Cálculo da massa de mercúrio:
1 g de mercúrio -------------------------- 1 · 106 g de tintura
mMercúrio -------------------------- 250 g de tintura
mMercúrio = 2,5 · 10-4 g
ENEM
Um asteroide batizado de 2013-TV135 passou a aproximadamente 6,7 X 106 quilômetros da Terra. A presença do objeto espacial nas proximidades da Terra foi detectada por astrônomos ucranianos, que alertaram para uma possível volta do asteroide em 2032.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 out. 2013.
O valor posicional do algarismo 7, presente na notação científica da distância, em quilômetro, entre o asteroide e a Terra, corresponde a
7 décimos de quilômetro.
7 centenas de quilômetros.
7 dezenas de milhar de quilômetros.
7 centenas de milhar de quilômetros.
7 unidades de milhão de quilômetros.
Os processos erosivos resultam na perda de milhares de toneladas de solos todos os anos e podem ser intensificados por fatores naturais e antrópicos. Observe a imagem a seguir.
Sobre a erosão dos solos:
a) As regiões que apresentam a cobertura do solo por matas e florestas apresentam menor perda de solo por processos erosivos devido à redução do escoamento superficial das águas das chuvas, que causam a erosão laminar do solo. Outro importante fator é a cobertura vegetal, que protege os solos contra os impactos diretos das gotas de chuva sobre a superfície, o que poderia desagregar as partículas do solo e intensificar os processos erosivos. Por fim, as raízes dos vegetais também têm um importante papel na redução da erosão, pois auxiliam na fixação dos solos.
b) O desmatamento expõe os solos a diversos agentes naturais que intensificam a erosão, como os ventos, as chuvas e o escoamento superficial da água. A construção de infraestruturas, como estradas, rodovias, hidrelétricas e portos, além de estar associada ao aumento do desmatamento, pode movimentar grandes quantidades de solos, intensificando assim os processos erosivos. Por fim, o uso de técnicas inadequadas de cultivo e pastagens não respeita as características naturais dos solos e suas limitações quanto ao uso para agropecuária.
A proposta de redação a seguir foi apresentada pela Banca da PUC-SP aos candidatos do vestibular de 2016.
Leia-a com atenção.
Proposta de Redação
A mobilidade urbana foi tema de um fórum organizado pela Folha de S.Paulo em 2013, durante o qual foram debatidos inúmeros problemas das grandes cidades e propostas possíveis soluções. Desse fórum, destacamos duas visões polêmicas, que ainda não foram suficientemente debatidas pela sociedade.
Texto I
“O carro é o cigarro do futuro”
Jaime Lerner, urbanista e ex-prefeito de Curitiba.
Responsável pela implantação do primeiro sistema de BRTs (ônibus de trânsito rápido) do mundo, Jaime Lerner disse que São Paulo “ganhou uma grande guerra” ao priorizar o transporte coletivo sobre pneus. Para ele, o desafio da cidade, agora, é dar qualidade ao sistema.
Lerner, que também foi governador do Paraná, disse que, definida a opção pelo ônibus, é preciso “dar outro grande salto: transformar essa concepção de corredores para concepção de rede.” Para ele, é preciso planejar bem a estação de embarque, pois é muito difícil fazer um sistema de qualidade com pontos de ônibus “junto ao meio-fio”.
“Não é só uma solução de transporte”, disse, ao comparar o ideal urbano a uma tartaruga: “Moradia, trabalho e mobilidade, tudo junto”.
Fonte: Folha de S.Paulo, 12.out.2013, Seminários Folha Mobilidade Urbana, p. 4. Adaptado.
Texto II
“Motorista não é o ‘folgadinho’ do trânsito”
Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes.
Especialistas que estudam a mobilidade nas grandes cidades formam um consenso sobre a prioridade de investimentos no transporte público.
Mas alguns combatem o que chamam de demonização dos motoristas e alertam que é preciso parcimônia na restrição ao transporte individual, pois a transição de modelo deve ser gradual.
“Ninguém está na rua brincando. Não há os ‘folgadinhos de carro’, 80% das viagens são por motivo de trabalho ou estudo”, diz o engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela USP.
Ele critica a expansão muito rápida das faixas de ônibus. “Antes de pintar o chão era preciso reestruturar o sistema. Quem está de carro padece no congestionamento, sem opção, gerando um prejuízo biliardário à sociedade.”
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1355290-motorista-nao-e-o-folgadinho-do-transitoafirmaespecialista.shtml. Acesso em: 16 nov. 2015.
Proposta - As fotos e os textos que selecionamos para esta proposta formam um painel com opiniões divergentes sobre a mobilidade urbana nas grandes cidades.
Com base nessa seleção e nos seus conhecimentos, escreva uma carta para um dos autores dos textos aqui expostos concordando ou não com as ideias defendidas por ele.
Desenvolva de forma clara e coesa os argumentos que sustentam seu ponto de vista.
Crie um nome fictício para assinar a carta.
Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o gênero textual proposto e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.
Sobre a relação de causa e consequência nos dois textos, assinale a alternativa correta.
No texto I, Jaime Lerner afirma que o carro é o cigarro do futuro porque a fumaça emitida pelo carro, como a do cigarro, causa doenças respiratórias.
No texto II, Sergio Ejzenberg defende os motoristas de carro porque eles não têm culpa de serem a consequência de um prejuízo biliardário à sociedade.
No texto II, Sergio Ejzenberg alega que os corredores de ônibus decorrem do aumento dos congestionamentos produzidos pelo excesso de carros nas ruas.
No texto II, Sergio Ejzenberg posiciona-se contra os corredores de ônibus porque a causa de as pessoas usarem carro nas grandes cidades não é brincadeira.
No texto I, Jaime Lerner afirma que a qualidade do sistema de transporte público sobre rodas é consequência de iniciativas que o convertam em um sistema em rede.
a) A analogia com o cigarro explica-se na comparação com o outro texto: o carro será malvisto porque o transporte público tende a ser a primeira opção das pessoas no futuro, na avaliação do ex-governador.
b) Sergio Ejzenberg defende os motoristas de carro porque eles são vítimas da instalação não planejada dos corredores de ônibus. Os congestionamentos, e não os motoristas, são causadores de prejuízo biliardário.
c) Os congestionamentos são a causa – e não decorrência, ou consequência – da implementação dos corredores de ônibus sem o devido planejamento, na opinião do engenheiro.
d) É importante destacar que Ejzenberg não é contra os corredores, e sim contra a maneira como os corredores foram implantados; na opinião dele, os motoristas de carro não foram devidamente considerados.
e) Alternativa correta.
(Unicamp-SP) O gráfico abaixo exibe a curva de potencial biótico q(t) para uma população de microrganismos, ao longo do tempo t. Sendo a e b constantes reais, a função que pode representar esse potencial é
q(t) = at + b.
q(t) = abt.
q(t) = at2 + bt.
q(t) = a + logb t.
Primeiramente, observe no gráfico que q(0) = 1 000; com isso, é possível eliminar as alternativas C e D. Como o gráfico não é uma reta, então a alternativa A também pode ser eliminada; portanto, a alternativa correta é a B.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas