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Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 3 e 4 - Separação de misturas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Uerj) Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais.

Indique a substância que se funde mais rapidamente. Nomeie, também, o processo mais adequado para separar uma mistura homogênea contendo volumes iguais dessas substâncias, inicialmente à temperatura ambiente, justificando sua resposta.

Resposta:

A substância A se funde durante 15 minutos, enquanto a substância B se funde durante 20 minutos. Assim, podemos afirmar que a substância A se funde mais rapidamente.

A temperatura ambiente ambas as substâncias se encontram na fase líquida, com A apresentando temperatura de ebulição 50 °C e B apresentando temperatura de ebulição 118 °C.

Nesse caso, a mistura homogênea deverá ser separada por destilação fracionada, recolhendo-se o líquido mais volátil.

Questão 02 - História - Geral - Aula 8 - Antiguidade Clássica: o declínio do Império Romano - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã



( a )

tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos. 

( b )

limitou suas atividades à esfera cultural e evitou participar das lutas políticas durante o Feudalismo. 

( c )

manteve-se fiel aos ensinamentos bíblicos e proibiu representações de imagens religiosas na Idade Média. 

( d )

reconheceu a importância da liberdade religiosa na Europa Ocidental e combateu a teocracia imperial. 

( e )

combateu o universo religioso do Feudalismo e propagou, em meio aos povos sem escrita, o paganismo greco-romano.

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 8 - Radioatividade I: estudo das radiações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com uma pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.

HEWITT, P. G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um



( a )

elétron e, por possuir massa relativa desprezível, tem elevada energia cinética translacional.

( b )

nêutron e, por não possuir carga elétrica, tem alta capacidade de produzir reações nucleares.

( c )

núcleo do átomo de hélio (He) e, por possuir massa elevada, tem grande poder de penetração.

( d )

fóton e, por não possuir massa, tem grande facilidade de induzir a formação de radicais livres. 

( e )

núcleo do átomo de hidrogênio (H) e, por possuir carga positiva, tem alta reatividade química.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Atividades (pg. 24 - 25) - BY NC 3.0BR

VEJA ALGUMAS SÍLABAS FORMADAS POR CONSOANTES E VOGAIS.

• AGORA, ESCREVA EM CADA QUADRINHO UMA PALAVRA EM QUE ESSAS SÍLABAS APAREÇAM NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FINAL DESSA PALAVRA.

Resposta:

Respostas pessoais (sugestões).

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Os números em nosso cotidiano - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

EM SUA CASA, CONVERSE COM UM ADULTO E REGISTRE TRÊS SITUAÇÕES EM QUE O NÚMERO É USADO COMO CÓDIGO E MEDIDA.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno indique número de telefone, placa do carro, número de documentos de identidade, códigos de barras, etc.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios - R / RR - BY NC 3.0BR

AGORA, LEIA ESTAS PALAVRAS.

• ORGANIZE-AS NAS TRÊS COLUNAS A SEGUIR.

Resposta:

Questão 02 - Física - Setor C - Aula 3 - Aceleração escalar média e instantânea: gráficos de movimento - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

As “torres de queda livre”, também conhecidas como drop towers, estão entre as atrações radicais mais populares em todo o mundo.

Depois que todos estão corretamente posicionados em seus lugares e presos por equipamentos de segurança, o “elevador” inicia a subida até o ponto mais alto da torre. Uma vez lá em cima, o elevador se mantém em repouso por alguns segundos, aumentando ainda mais o suspense. De repente, sem avisos, as travas soltam o elevador, que despenca praticamente em queda livre. A partir de certo ponto, os freios são acionados bruscamente até pararem o elevador bem próximo ao solo, finalizando a brincadeira.

Suponha que a velocidade de um elevador de uma drop tower possa ser descrita pelo gráfico seguinte.

a) Calcule a aceleração do elevador nos seguintes intervalos de tempo:

Entre 0 s e 4 s Entre 4 s e 15 s Entre 15 s e 19 s Entre 19 s e 23 s Entre 23 s e 27 s Entre 27 s e 29 s

b) Complete a tabela.

Resposta:

a)

b)

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Composição e estados físicos da matéria - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Considere as figuras pelas quais são representados diferentes sistemas contendo determinadas substâncias químicas. Nas figuras, cada círculo representa um átomo, e círculos de tamanhos diferentes representam elementos químicos diferentes.

A respeito dessas representações, é correto afirmar que os sistemas



( a )

3, 4 e 5 representam misturas. 

( b )

1, 2 e 5 representam substâncias puras. 

( c )

2 e 5 representam, respectivamente, uma substância molecular e uma mistura de gases nobres.

( d )

6 e 4 representam, respectivamente, uma substância molecular gasosa e uma substância simples.

Resposta:

1 - Substância pura composta.

2 - Substância pura simples.

3 - Mistura.

 4 - Substância pura composta.

5 - Mistura de substâncias simples monoatômicas.

6 - Substância pura simples diatômica.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 43 - 50) - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS AGRUPAMENTOS EM CADA QUADRO.

A) COMPLETE O NÚMERO QUE INDICA A QUANTIDADE REPRESENTADA EM CADA CASO.

B) COMPARE OS DOIS QUADROS: O QUE VOCÊ OBSERVOU DE SEMELHANTE E DE DIFERENTE ENTRE ELES?

Resposta:

A) 

B) Resposta pessoal. O esperado é que os alunos respondam que, para representar os dois números, utilizam-se os mesmos algarismos, porém, em posições diferentes. Em 12, tem-se 1 grupo de 10 e 2 palitos soltos e, em 21, 2 grupos de 10 e 1 palito solto.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 41) - BY NC 3.0BR

CAMILA JOGOU NUNCA 10 COM SEUS COLEGAS DA ESCOLA. AO TÉRMINO DA PARTIDA, ELA TINHA 86 PONTOS.

A) QUANTOS PALITOS FALTARAM PARA CAMILA FORMAR UM NOVO GRUPO DE 10 PALITOS?

B) CAMILA CONSEGUIU EXATAMENTE OS PONTOS QUE PRECISAVA PARA COMPLETAR MAIS UM GRUPO DE 10. DESENHE NAS FACES DOS DADOS DUAS POSSIBILIDADES DE PONTOS QUE CAMILA PODERIA TER SORTEADO PARA FORMAR MAIS UM GRUPO DE 10 PALITOS.

Resposta:

A) Faltaram 4 palitos.

B) 

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

ESCREVA DUAS PALAVRAS COM CADA UMA DAS SÍLABAS A SEGUIR. ESSAS SÍLABAS PODEM ESTAR NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FINAL DAS PALAVRAS.

A) FI

B) DE

C) PA

D) TU

E) BO

F) VI

Resposta:

Respostas pessoais (sugestões)

A) figo, fivela

B) dedo, balde

C) pato, panela

D) tatu, cutucar

E) cabo, bola

F) virar, avião

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Convite? Também quero! - Atividades (pg. 58) - BY NC 3.0BR

TEXTO 1

TODO O MUNDO GOSTA DE RECEBER CONVITES PARA FESTAS, BRINCADEIRAS E VIAGENS.

VOCÊ JÁ FEZ ALGUM CONVITE? PARA QUEM? CASO TENHA FEITO ALGUM, O CONVITE ERA PARA COMEMORAR O QUÊ?

VAMOS LER E OBSERVAR UM CONVITE.

O QUE AS FIGURAS QUE ENFEITAM ESSE CONVITE QUEREM MOSTRAR?

Resposta:

Elas querem mostrar que os convidados devem ir à festa fantasiados de personagens de contos de fadas, filmes e desenhos para crianças.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Orações subordinadas (revisão) na construção de peças teatrais (I) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o conto reproduzido a seguir para responder à questão.

Debaixo da ponte

Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, não é lugar onde se more, porém eles moravam. Ninguém lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomínio: a ponte é de todos, na parte de cima; de ninguém, na parte de baixo. Não pagavam conta de luz e gás, porque luz e gás não consumiam. Não reclamavam contra falta d’água, raramente observada por baixo de pontes. Problema de lixo não tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora não conviesse atirá-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vestuário, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereço a amigos, recebê-los, fazê-los desfrutar comodidades internas da ponte.

À tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem só a ponte é lugar de moradia para quem não dispõe de outro rancho. Há bancos confortáveis nos jardins, muito disputados; a calçada, um pouco menos propícia; a cavidade na pedra, o mato. Até o ar é uma casa, se soubermos habitá-lo, principalmente o ar da rua. O que morava não se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne.

Nem todos os dias se pega uma posta de carne. Não basta procurá-la; é preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitações de espaço e de lei. Aquela vinha até eles, debaixo da ponte, e não estavam sonhando, sentiam a presença física da ponte, o amigo rindo diante deles, a posta bem pegável, comível. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe frequentá-lo, e aqueles três o sabiam, de longa e olfativa ciência.

Comê-la crua ou sem tempero não teria o mesmo gosto. Um de debaixo da ponte saiu à caça de sal. E havia sal jogado a um canto de rua, dentro da lata. Também o sal existe sob determinadas regras, mas pode tornar-se acessível conforme as circunstâncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte.

Debaixo da ponte os três prepararam comida. Debaixo da ponte a comeram. Não sendo operação diária, cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensação de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois não há coisa melhor, depois de um prazer, do que o prazer complementar do esquecimento), quando começaram a sentir dores.

Dores que foram aumentando, mas podiam ser atribuídas ao espanto de alguma parte do organismo de cada um, vendo-se alimentado sem que lhe houvesse chegado notícia prévia de alimento. Dois morreram logo, o terceiro agoniza no hospital. Dizem uns que morreram da carne, dizem outros que do sal, pois era soda cáustica. Há duas vagas debaixo da ponte.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Debaixo da ponte. In: ______. Obra completa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

Glossário Vazadouro: local em que os restos são depositados. Agonizar: estar próximo da morte.

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 na cidade de Itabira, em Minas Gerais. Foi funcionário público, poeta, cronista, contista, ensaísta e tradutor. Muitos de seus contos, como o transcrito aqui, foram publicados primeiro em jornais e depois reunidos em livros. Algumas de suas narrativas são histórias breves e profundas, como a que você pôde ler neste módulo. Faleceu em 1987, na cidade do Rio de Janeiro.

Do terceiro ao quinto parágrafo, descreve-se a sensação de celebração dos moradores de debaixo da ponte ao receberem a posta de carne, bem como o que fizeram com ela.

a) O que o trecho “Não basta procurá-la; é preciso que ela exista” nos indica sobre esse alimento para os moradores da ponte?

b) Indique e classifique a oração que mostra a condição para que se tenha a carne. Qual conjunção a introduz?

c) Por que, no fim desse trecho, podemos afirmar que comer carne já não é motivo de celebração?

Resposta:

a) Indica que, para eles, comer carne era difícil, pois não era algo que estava à disposição.

b) “[...] que ela exista”: oração subordinada substantiva subjetiva. É introduzida pela conjunção que.

c) Porque a carne causou a morte de dois dos personagens, enquanto o terceiro ainda sofre no hospital.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - O espaço em que vivemos - Exercícios (pg. 55 - 57) - BY NC 3.0BR

ALICE MORA EM UM BAIRRO PLANEJADO. ALÉM DA ESCOLA EM QUE ELA ESTUDA, HÁ TAMBÉM UMA PADARIA, UMA BIBLIOTECA E UM HOSPITAL.

A) NA IMAGEM ACIMA, TRACE DOIS CAMINHOS DIFERENTES QUE ALICE PODE FAZER PARA IR DA CASA DELA ATÉ A ESCOLA.

B) DESCREVA OS SEGUINTES TRAJETOS UTILIZANDO SETAS E O NÚMERO CORRESPONDENTE DE QUARTEIRÕES DA CAMINHADA.

. SAINDO DA ESCOLA E INDO ATÉ A PADARIA.

. SAINDO DA CASA DE ALICE E INDO ATÉ O HOSPITAL.

Resposta:

Respostas pessoais.

Converse, inicialmente, com os alunos sobre o significado de bairro planejado. Verifique se existe esse tipo de bairro na cidade em que eles moram ou em que a escola está situada, se eles conhecem esse tipo de bairro, etc.

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Composição e estados físicos da matéria - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Em uma aula prática de Química do Ensino Médio, o professor apresentou aos alunos três copos, cada um contendo um líquido incolor diferente, que foram chamados de X, Y e Z.

Depois, fez os seguintes experimentos:

1º Em cada copo, introduziu duas esferas maciças, A e B. O resultado obtido está representado nas figuras acima.

2º Pesou 10 g de cada líquido e transferiu-os, separadamente, para três tubos de ensaio idênticos, obtendo o resultado representado na figura abaixo.

Então, fez aos alunos a pergunta a seguir.

Qual o líquido contido em cada tubo de ensaio?

Resposta:

A relação para a densidade é dada por d = 

m = d . V

m = constante = 10 g

Como o líquido do tubo 2 apresenta o maior volume, ele deverá apresentar a menor densidade (Y), e, como o líquido do tubo 3 apresenta o menor volume, ele deverá apresentar a maior densidade (X).

Portanto, concluímos que a densidade intermediária será a do líquido Z, no tubo 1. Assim temos:

líquido Z no tubo 1; líquido Y no tubo 2; líquido X no tubo 3.

Questão 02 - História - do Brasil - Aula 1 - Brasil pré-colonial: povos indígenas, diversidade e conquista - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e leia os textos reproduzidos para responder ao que se pede a seguir.

Os testemunhos sobre o passado oferecidos pelas imagens são de valor real, suplementando bem como apoiando, as evidências dos documentos escritos. [...] Elas oferecem acesso a aspectos do passado que outras fontes não alcançam.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora da Unesp, 2017. p. 277.

Imagem e mundo encontram-se no mesmo nível do real: são unidos por uma cadeia ininterrupta de causa e efeito, de maneira que a imagem parece não ser um símbolo e não precisar de deciframento. [...] O observador confia nas imagens técnicas tanto quanto confia nos seus próprios olhos.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Lisboa: Relógio D’Água, 1998. p. 33.

a) Descreva os vínculos entre produção de imagens, formação de memória e construção de identidade ao longo da História.

b) A partir da ação apresentada na pintura, explique o que ela simboliza a respeito das relações de poder estabelecidas entre Portugal e as populações indígenas na colonização da América.

Resposta:

a) A pintura do século XIX e a fotografia do século XX em questão representam a elaboração de discursos visuais impactantes sobre a formação da memória das sociedades nas quais essas imagens estão inseridas.

Sua importância decorre da capacidade de criar verdades e de moldar formas como essas sociedades interpretam o passado, construindo identidades originadas em memórias arquitetadas nesses mesmos discursos.

b) Na pintura de Pedro Peres, o gesto da elevação da cruz simboliza a conquista territorial dos portugueses sobre a América, assim como na foto de Joe Rosenthal os norte-americanos afirmam sua superioridade militar erguendo a bandeira de seu país ao conquistar um território do Japão.

A ação apresentada aponta também para o início da afirmação do poder português sobre uma região tornada colônia, não se restringindo ao caráter econômico, mas simbolizando também o estabelecimento de um domínio cultural e religioso dos europeus sobre os indígenas.

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 8 - Radioatividade I: estudo das radiações - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Feevale-RS) Um núcleo de um radioisótopo pode emitir partícula α, que é um núcleo de He. Considerando que a carga elétrica elementar é qe , o número atômico é Z e o número de massa é A, marque a alternativa que apresenta a carga elétrica na partícula α.



( a )

-Zqe 

( b )

+Zqe 

( c )

Aqe

( d )

+Aqe

( e )

nula

Resposta:

A carga elétrica da partícula alfa vai corresponder ao número de prótons da partícula (Z) multiplicado pela carga de cada próton (qe); assim, temos válido que:

Carga: +Zqe

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 7 - Propriedades periódicas II: afinidade eletrônica, eletronegatividade e caráter metálico - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Uern) Com a química pode-se aprender brincando. Uma das maneiras divertidas para lembrar alguns símbolos dos elementos constituintes da tabela periódica é formando frases como:

Dos elementos citados anteriormente, assinale o que possui maior volume atômico.



( a )

Iodo. 

( b )

Sódio. 

( c )

Rádio. 

( d )

Oxigênio.

Resposta:

O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico. De maneira geral, na tabela periódica o volume atômico cresce de cima para baixo em um grupo e do centro para as extremidades em um período. Observe a tendência de variação do volume atômico na tabela a seguir:

Questão 02 - Física - Setor C - Aula 4 - Movimento uniforme - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Cargas de grande porte, como transformadores de usinas elétricas, torres eólicas, reatores e outras cargas específicas, são transportadas por carretas especiais que chegam a ter mais de 40 eixos, quase 300 pneus e mais de 100 metros de comprimento. Claro que esses veículos se movimentam com velocidades baixas, entre 10 km/h e 40 km/h, dependendo da carga transportada.

Uma carreta de 120 m de comprimento transporta uma carga especial a uma velocidade de 10,8 km/h em uma estrada.

a) Uma pessoa caminha na calçada existente ao longo da pista com uma velocidade de 1 m/s, em sentido contrário ao da carreta. Quanto tempo levará para a pessoa passar pela carreta, se ambos mantiverem suas velocidades constantes?

b) Um caminhão-cegonha (aquele que transporta carros) de 30 m de comprimento viaja na mesma estrada que a carreta, mas com velocidade constante de 64,8 km/h. Quanto tempo levará para o caminhão ultrapassar a carreta?

Resposta:

a) A figura a seguir ilustra o início e o fim da ultrapassagem, com as unidades já ajustadas (10,8 km/h = 3 m/s).

Escolhendo o ponto A da carreta, o exercício de ultrapassagem se transforma em um exercício de encontro. Como os movimentos são uniformes:

b) A figura a seguir ilustra o início e o fim da ultrapassagem, com as unidades já ajustadas (10,8 km/h = 3 m/s e 64,8 km/h = 18 m/s). A escolha dos pontos X e Y foi feita de tal forma que transformasse o exercício de ultrapassagem em um exercício de encontro. Dessa forma, como os movimentos são uniformes:

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - História dos números - Exercícios (pg. 32 - 33) - BY NC 3.0BR

AGORA RESPONDA:

A) QUEM OBTEVE A MAIOR QUANTIDADE DE PALITOS NO JOGO?

___________ E A MENOR? ___________

B) QUANTOS PALITOS HÁ EM CADA FEIXINHO?

C) QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE PODEMOS REGISTRAR NO QUADRO PARA INDICAR A QUANTIDADE DE PALITOS SOLTOS?  

___________ POR QUÊ? ___________

D) QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE PODEMOS REGISTRAR NO QUADRO PARA INDICAR A QUANTIDADE DE FEIXINHOS?  

___________ POR QUÊ? ___________

E) ESCREVA, NA ORDEM CRESCENTE, O TOTAL DE PALITOS QUE CADA UM RECEBEU NO JOGO.

Resposta:

Respostas de acordo com o resultado do jogo.

Questão 02 - Física - Setor C - Aula 3 - Aceleração escalar média e instantânea: gráficos de movimento - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Enem) Um motorista que atenda a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2 . Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s2 . O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.

Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?



( a )

2,90 m

( b )

14,0 m 

( c )

14,5 m

( d )

15,0 m 

( e )

17,4 m

Resposta:

Sendo t1 , t2 , t3 , t4 e v1 determinados como segue:

Dist. = 

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - História dos números - Exercícios (pg. 30) - BY NC 3.0BR

VEJA O RESULTADO DE UM JOGO NUNCA 5 REALIZADO NA CLASSE DO 2º ANO DA ESCOLA EM QUE MARTA ESTUDA.

A) QUEM GANHOU O JOGO? COM QUANTOS PONTOS?

B) QUANTOS PONTOS MARTA FEZ A MENOS QUE ANA MARIA?

C) QUAL SERIA O REGISTRO DE RODRIGO SE EM MAIS UMA JOGADA ELE TIRASSE 4 PONTOS NO DADO?

Resposta:

A) Ana Maria ganhou o jogo com 47 pontos.

B) Marta fez 3 pontos a menos que Ana Maria.

C) O registro de Rodrigo seria 112.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Uso de conjunções coordenativas e de orações coordenadas na construção textual - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Para preencher as lacunas das frases a seguir, escolha entre as seguintes conjunções: nem, porque, ou, todavia, pois. Depois indique o sentido que elas proporcionam ao texto.

a) Não te beijei _________ ainda não tive catapora.

b) De dia, os ratos ficavam escondidos, _________, durante a noite, punham-se insolentes.

c) A funcionária não limpou o escritório adequadamente; é necessário, _________, substituí-la.

d) Após as eleições, não havia mais panfletos nas ruas, _________ cartazes eram mais vistos nos postes.

e) Decida-se! _________ você pede sanduíche, escolhe comida mexicana.

Resposta:

a) porque – explicação

b) todavia/mas – adversidade

c) pois – conclusão

d) nem – adição

e) Ou/ou – alternância

As questões 1 e 2 procuram reconhecer a fixação do conteúdo estudado no módulo, além de observar a concretização da habilidade coesiva bem como a percepção de relações entre frases dentro de uma construção textual.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Sistema de numeração decimal - Exercícios (pg. 39) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS COLEÇÕES DE CONCHAS QUE CAROLINA E PATRÍCIA JUNTARAM PARA BRINCAR NA PRAIA E DEPOIS DEVOLVER AO MAR.

PENSE EM UMA MANEIRA DE CONTAR RAPIDAMENTE QUANTAS CONCHAS HÁ NA COLEÇÃO DE CAROLINA.

 

Resposta:

Uma forma mais fácil será contar de 10 em 10 (10, 20, 30), totalizando 30 conchas.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - História dos números - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NÚMERO CORRESPONDENTE A CADA AGRUPAMENTO DE 5 EM 5.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - As tiras com desenhos e palavras - Exercícios (pg. 39) - BY NC 3.0BR

CONTE O QUE ACONTECE NA FIGURA 1.

Resposta:

Um piano é atirado na cabeça de Charlie Brown e ele não entende o que está acontecendo (essa reação é indicada pelo ponto de interrogação).

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Coleta e organização de informações - Exercícios (pg. 62) - BY NC 3.0BR

EM QUAIS SITUAÇÕES PODEMOS USAR ESSAS REPRESENTAÇÕES?

Resposta:

Para apresentar e organizar dados e informações.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - O espaço em que vivemos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ REPAROU QUE AS FORMIGAS PARECEM ANDAR EM FILAS? ELAS DEPOSITAM EM SUA TRILHA UMA SUBSTÂNCIA QUÍMICA QUE ORIENTA AS OUTRAS, INDICANDO O TRAJETO PARA ENCONTRAR COMIDA E VOLTAR PARA O FORMIGUEIRO. TRACE OS TRAJETOS INDICADOS A SEGUIR. MAS ATENÇÃO: VOCÊ SÓ PODE TRAÇAR SOBRE AS LINHAS QUE REPRESENTAM OS LADOS DOS QUADRADINHOS DAS MALHAS EM CADA ITEM.

A) TRACE O TRAJETO MAIS CURTO DA FORMIGA ATÉ O FORMIGUEIRO.

B) AGORA, SIGA AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR PARA TRAÇAR O TRAJETO DA FORMIGA ATÉ A FOLHA.

• 1 TRAÇO PARA BAIXO • 2 PARA A DIREITA • 1 PARA CIMA • 2 PARA A DIREITA • 3 PARA BAIXO • 1 PARA A ESQUERDA • 1 PARA BAIXO • 3 PARA A DIREITA

Resposta:

A) Há diferentes respostas. Confira os traçados dos alunos.

B)

No item a há diferentes respostas. Cada aluno poderá fazer seu trajeto. No momento da correção, passe pelas carteiras e verifique se os traçados estão corretos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Coleta e organização de informações - Exercícios - Tabelas e gráficos - BY NC 3.0BR

NA ABERTURA DO MÓDULO VOCÊ ANALISOU DOIS TIPOS DE REPRESENTAÇÃO MUITO UTILIZADOS EM MATEMÁTICA: TABELAS E GRÁFICOS. NESSAS REPRESENTAÇÕES, ORGANIZAMOS AS INFORMAÇÕES OBTIDAS, PRINCIPALMENTE EM PESQUISA DE OPINIÃO.

VOCÊ SABE O QUE É UMA PESQUISA DE OPINIÃO?

POR EXEMPLO, O PROFESSOR DO 2º ANO QUIS SABER QUAIS LIVROS OS ALUNOS MAIS GOSTARAM DE LER NO 1º  ANO. OS MAIS CITADOS FORAM:

OS ALUNOS VOTARAM NOS LIVROS QUE MAIS GOSTARAM DE LER. O PROFESSOR CONSTRUIU UMA TABELA E, EM SEGUIDA, UM GRÁFICO DE COLUNAS.

VAMOS ANALISAR OS DADOS APRESENTADOS PELA VOTAÇÃO DA TURMA.

QUAL É A QUANTIDADE TOTAL DE VOTOS DA PESQUISA?

Resposta:

28 votos no total (5 + 8 + 12 + 3).

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 3 e 4 - Separação de misturas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?



( a )

Filtração simples. 

( b )

Destilação simples. 

( c )

Extração por arraste. 

( d )

Sublimação fracionada. 

( e )

Decantação sólido-líquido.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas