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Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - O meu bairro - Exercícios (pg. 84) - BY NC 3.0BR

O BAIRRO ONDE VOCÊ MORA SE PARECE COM O BAIRRO REPRESENTADO NA IMAGEM?

 

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Cuidados importantes - BY NC 3.0BR

EM SUA OPINIÃO, QUALQUER BRINCADEIRA PODE SER CONSIDERADA UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Resposta:

Resposta pessoal. Professor, ressalte, porém, que nem toda brincadeira movimenta o corpo e demanda energia. Portanto, algumas brincadeiras não podem ser consideradas atividades físicas.

Questão 02 - Química - Química Geral - Capítulo 1 - Composição da matéria: estados físicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UTFPR) O aumento populacional frequentemente é associado ao estudo do ciclo do nitrogênio, o qual está associado com o aumento da produtividade agrícola. Algumas etapas do ciclo do nitrogênio são representadas abaixo:

Etapa 1: N2 + 3 H2 → 2 NH3

Etapa 2: 2 NH3 + 3 O2 → 2 HNO2 + 2 H2O + energia

Etapa 3: 2 HNO2 + O2 → 2 HNO3 + energia

Etapa 4: 5 C6H12O6 + 24 HNO3 → 30 CO2 + 42 H2O + 12 N2 + energia

Assinale a alternativa correta a respeito das etapas.



( a )

Na etapa 1 os reagentes são representados por substâncias simples, e o produto por uma substância composta.

( b )

Na etapa 2 ocorre a formação de duas substâncias simples.

( c )

Na etapa 3, considerando reagentes e produtos, estão representadas 4 moléculas diferentes. 

( d )

Na etapa 4 é formada apenas uma substância encontrada naturalmente no estado gasoso no ambiente.

( e )

Considerando todas as etapas, são apresentadas as fórmulas de 15 substâncias diferentes.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Em que fase Maíra e Pedro estão na imagem B e qual é o nome dado às modificações físicas que ocorreram no corpo deles?

Resposta:

Maíra e Pedro estão na fase da adolescência. As modificações físicas recebem o nome de puberdade.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para aprender: Atividades físicas - BY NC 3.0BR

ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS SÃO A MESMA COISA?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 8 - Desglobalização - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

(PUCC­-SP) Em decisão histórica tomada em junho de 2016, 52% dos britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas.

Sobre esse fato são feitas as seguintes afirmações:

I. Um dos primeiros reflexos do Brexit foi sentido pelos países exportadores de commodities, fortemente prejudicados com a desativação da Bolsa de Mercadorias localizada em Londres.

II. Grandes questões como a segurança, a defesa das fronteiras e o elevado número de refugiados no espaço europeu permanecem preocupando os 27 países do bloco.

III. Muitos membros do bloco enfrentam problemas econômicos, forte endividamento e desemprego; há grupos que discutem a sobrevivência da moeda única (euro) pós-­Brexit.

Está correto o que se afirma APENAS em



( a )

II.

( b )

I e II.

( c )

I e III.

( d )

II e III.

( e )

III.

Resposta:

O item I está incorreto, pois o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia (Brexit) não resultou na desativação da Bolsa de Mercadorias em Londres.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 8 - A estética romântica: poesia - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEM-PR) Assinale o que for correto sobre o excerto abaixo, de um poema de Gonçalves Dias.

O mar

Oceano terrível, mar imenso De vagas procelosas que se enrolam Floridas rebentando em branca espuma Num polo e noutro polo. Enfim... enfim te vejo; enfim meus olhos Na indômita cerviz trêmulos cravo, E esse rugido teu sanhudo e forte Enfim medroso escuto! [...]

DIAS, Gonçalves. Melhores poemas. 7. ed. São Paulo: Global, 1991. p. 48.

procelosa: agitada por tempestade, tormentosa. indômita: indomada, brava. cerviz: região posterior do pescoço, nuca; copa ou topo de uma árvore; ponto ou parte mais alta de um monte. sanhudo: que provoca medo, temível, terrível. 

(01) O eu lírico compara o mar a uma fera amedrontadora porque, para os românticos, a natureza deveria ser aprazível e adornada. O mar, uma vez que não oferece a serenidade dos lagos (cenário preferido dos românticos), é um ser terrível e raivoso que, como tal, deve ser evitado.

(02) Diante do mar, o eu lírico experimenta o medo. O medo, assim como outros sentimentos negativos (a tristeza e a dor, por exemplo), não são comuns aos poemas românticos, pois os poetas, descontentes com o estado de coisas à sua volta, entendem o poema apenas como instrumento para expressar a felicidade.

(04) No fragmento “[...] meus olhos/ Na indômita cerviz trêmulos cravo” (versos 5 e 6), há um hipérbato. Em ordem sintática convencional, a ideia expressa no hipérbato pode assim ser escrita: “cravo meus olhos trêmulos na cerviz indômita”.

(08) No fragmento “[...] esse rugido teu sanhudo e forte”, o poeta fala ao mar e descreve o rugido dele. A aproximação entre seres pertencentes a universos semânticos diferentes como o “mar” e uma “fera”, de forma a resultar em uma imagem original, é um procedimento estilístico definido como “metáfora”.

(16) Os versos 1, 2, 3 e 5, 6, 7 são alexandrinos; os versos 4 e 8 são redondilha menor. O apuro na métrica é uma das preocupações estéticas dos escritores românticos, que valorizavam as regras de composição como medida para disciplinar os excessos da emoção.

Resposta:

04 + 08 = 12

Questão 02 - Matemática - Modelagem algébrica de problemas - Capítulo 4 - Modelagem algébrica de problemas I - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas.

A primeira cobrou R$ 100 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 350 000,00, enquanto a segunda cobrou R$ 120 000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 150 000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada.

Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?



( a )

100n + 350 = 120n + 150 

( b )

100n + 150 = 120n + 350 

( c )

100(n + 350) = 120(n + 150) 

( d )

100(n + 350 000) = 120(n + 150 000) 

( e )

350(n + 100 000) = 150(n + 120 000)

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios (pg. 8) - BY NC 3.0BR

Você gostaria de viajar para conhecê-lo ou para conhecer um lugar parecido? Por quê?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Atividades (pg. 16) - BY NC 3.0BR

Complete a tabela abaixo, de acordo com a maneira correta de se escrever, usando as letras m ou n.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Viajando e aprendendo - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Leia as afirmativas abaixo e, na sequência, marque com um X a opção correta.

I. Antes das letras p e b devemos usar a letra m.

II. Antes das letras p e b devemos usar a letra n.

III. Sempre usamos a letra m, não importa a consoante que vem depois.



( a )

Somente a afirmativa I está correta.

( b )

Somente a afirmativa II está correta.

( c )

Somente a afirmativa III está correta.

( d )

As afirmativas I e II estão corretas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Atividades (pg. 26) - BY NC 3.0BR

Leia o cartão-postal que Yuri enviou para Luciana durante uma viagem que fez para Manaus, Amazonas, em 2017.

Antes da mensagem escrita por Yuri, há um pequeno texto já impresso no postal. Na sua opinião, qual é o objetivo desse texto?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercícios (pg. 27 - 29) - BY NC 3.0BR

Nas palavras destacadas na atividade anterior, as duplas de letras rr, ch, ss, lh, qu e nh representam, cada uma, um único som. Agora, assinale outras palavras em que acontece o mesmo.

a) família

b) prato

c) carroça

d) chácara

e) assunto

f) blusa

g) piscina

h) plano

Resposta:

c) carroça

d) chácara

e) assunto

g) piscina

Questão 02 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios (pg. 8) - BY NC 3.0BR

Qual é o motivo de elas fazerem isso?

Questão 02 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para aprender: O seu aniversário! - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ TEVE UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO OU FOI A ALGUMA?

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Polígonos, área e perímetro - Exercícios - Para aprender: Polígonos - BY NC 3.0BR

As figuras representadas nos adesivos que você utilizou para montar seu mosaico são polígonos? Justifique sua resposta.

polígono: palavra que vem do grego; poli significa “muitos”, e gonos significa “ângulos”.

Resposta:

Espera-se que os alunos respondam que as figuras dos adesivos que utilizaram para montar o mosaico representam polígonos. Exemplo de justificativa: porque todas as figuras apresentam contornos fechados e simples formados por segmentos de reta que não se cruzam.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - O corpo em movimento - Exercícios - Para praticar: Agora é sua vez (pg. 160) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E MARQUE UM X NAQUELA QUE MOSTRA UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE FAVORECE O TRABALHO EM EQUIPE.

• ALÉM DESTE, CITE OUTROS TRÊS BENEFÍCIOS QUE ESSE TIPO DE ATIVIDADE PODE PROPORCIONAR AO NOSSO ORGANISMO.

Resposta:

Respostas pessoais.

Os alunos podem citar quaisquer dos tópicos apontados nas páginas 156 e 157. Sugestões: evitar doenças, fortalecer o corpo, conhecer pessoas novas, competir de modo saudável, brincar com os amigos, aprender as regras e a respeitá-las, conseguir correr mais rápido, etc

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Identifique na imagem abaixo as estruturas que compõem o sistema genital feminino. Em seguida, responda à questão.

• Indique a estrutura responsável pela produção de células sexuais femininas e a região onde acontece a fecundação.

Resposta:

• Produção de células sexuais: ovário. Região onde ocorre a fecundação: tuba uterina.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Sistema nervoso e órgãos dos sentidos - Exercícios - Para aprender: A formação de gêmeos - BY NC 3.0BR

• Você conhece algum caso de irmãos gêmeos?

Questão 02 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 5 - Matemática financeira - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

Indique a soma das alternativas corretas

(UEM-PR) Para Marcelo, um investidor, o dinheiro vale 10% ao mês. Isso significa que ele consegue investir o dinheiro que tem e obter, após um mês, 10% a mais do que investiu. Considerando que Marcelo sempre investe o dinheiro que não gasta, assinale o que for correto.

(01) Se investir uma quantia por dois meses consecutivos, ao final dos dois meses Marcelo terá 20% a mais do que investiu.

(02) Se deixar uma quantia de R$ 400,00 aplicada por três meses consecutivos, Marcelo terá um acréscimo de 400 . (1,13 - 1) reais na sua aplicação.

(04) Para Marcelo é mais vantajoso pagar um produto com R$ 100,00 à vista do que em duas parcelas de R$ 52,00 com a primeira no ato da compra.

(08) Para Marcelo, é mais vantajoso pagar um produto com R$ 100,00 à vista do que em 3 parcelas de R$ 40,00 com a primeira um mês após a compra.

(16) Se Marcelo aplicar R$ 100,00 no início de cada mês durante um ano, e não realizar resgates, então ao final de 12 meses ele terá 1 100 . (1,112 - 1) reais.

Resposta:

Analisando cada afirmação, temos:

(01) Incorreta. A valorização é feita a juros compostos. Após dois aumentos de 10%, o aumento total é representado por (1 + 10%)2 = 1,21, ou seja, 21%.

(02) Correta. O valor aplicado passará a valer, após 3 meses, 400 . (1 + 10%)3 = 400 . 1,13. O acréscimo é dado pela diferença entre esse valor e o valor inicial de 400, ou seja:

400 . 1,13 - 400 = 400 . (1,13 - 1)

(04) Incorreta. Suponha que Marcelo tenha os R$ 100,00 necessários para pagar à vista, mas que opte pelo parcelamento. Ao pagar os R$ 52,00 da primeira parcela, ele ainda fica com R$ 48,00, os quais ele pode aplicar por um mês a 10%, obtendo R$ 4,80 de rendimentos. Assim, ao pagar a segunda parcela, ele possui R$ 52,80 e precisa desembolsar, apenas, R$ 52,00, ficando com R$ 0,80. Isso é mais vantajoso do que pagar os R$ 100,00 à vista.

(08) Incorreta. Suponha que Marcelo tenha os R$ 100,00 necessários para pagar à vista, mas que opte pelo parcelamento. Como não há entrada, ele investe os R$ 100,00 por um mês, passando a ter R$ 110,00, momento em que paga a primeira parcela de R$ 40,00.

Após o pagamento, ele passa a ter R$ 70,00 (R$ 110,00 2 R$ 40,00 5 R$ 70,00). Passado outro mês, esse valor aumenta para R$ 77,00, sendo paga, então, a segunda parcela de R$ 40,00. Nesse momento, ele passa a ter R$ 37,00.

Passado mais um mês, esse valor sobe para R$ 40,70, sendo paga, finalmente, a última parcela de R$ 40,00. Como ainda sobram R$ 0,70, isso é mais vantajoso do que pagar os R$ 100,00 à vista.

(16) Correta. Os primeiros R$ 100,00 aplicados renderão por 12 meses, passando a valer 100 . 1,112; os próximos R$ 100,00 aplicados renderão por apenas 11 meses, passando a valer 100 . 1,111; e assim por diante, até os últimos R$ 100,00 aplicados, que renderão por apenas 1 mês, passando a valer 100 . 1,1.

Assim, o total em conta será de:

100 . 1,112 + 100 . 1,11 =

= 100 . (1,112 + 1,111 + ... + 1,11)

A expressão entre parênteses é a soma dos 12 termos de uma P.G. em que o primeiro termo é 1,1 e a razão é 1,1. Assim:

Logo, a soma das afirmações corretas é: 02 + 16 = 18

Questão 02 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 1 - Aprofundando o estudo da malária - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

No texto, aponta-se para uma preocupação em relação aos brasileiros que trabalham nos garimpos nas Guianas e Venezuela, em áreas onde já existe possivelmente resistência dos plasmódios ao tratamento feito com medicamentos à base de artemisinina. Elabore uma hipótese para explicar o porquê dessa preocupação para o Brasil, já que tais garimpos estão fora de nosso território.

Resposta:

Uma hipótese possível seria o retorno desses trabalhadores às suas regiões de origem, trazendo a doença para o território brasileiro. Em alguns casos, eles poderiam portar formas do plasmódio resistentes aos derivados de artemisinina, com chance de propagação em seus locais de residência, implicando maior dificuldade de erradicação da doença nesses territórios.

Questão 02 - Física - Cinemática - Capítulo 2 - Movimento uniforme - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) O sistema rodoviário ainda é o principal transportador de cargas agrícolas. Na maioria das vezes, é a única alternativa para movimentação desse tipo de produto, devido à escassez de hidrovias e ferrovias que liguem grandes distâncias e, ao mesmo tempo, situem-se perto das fazendas, com ramais e estações de embarque e descarga.

O transporte de cargas agrícolas através da navegação costeira (cabotagem) tem-se mostrado eficaz para a movimentação de grandes volumes. No entanto, a utilização da cabotagem como alternativa a outros tipos de transporte enfrenta problemas com a falta de navios e a inexistência de serviços com escalas regulares. Além disso, o Brasil possui 42 mil quilômetros de hidrovia, mas apenas 10 mil quilômetros são efetivamente utilizados.

A ineficiência no transporte de produtos agrícolas também está presente nas ferrovias que, embora tenham recebido investimento com a privatização, ainda estão longe de suprir a demanda do setor do agronegócio. Além da ampliação da malha, é urgente a modernização do maquinário. Com os trens e bitolas atuais, a velocidade média das composições não ultrapassa lentos 25 km/h.

Analise os itens a seguir e marque a alternativa CORRETA:



( a )

Se a velocidade dos trens sofresse aumento de 5 km/h na sua velocidade média, um percurso de 600 km poderia ser realizado em 4 horas a menos. 

( b )

Suponha que um caminhão faça um percurso de 420 km em 6 h, então, sua velocidade média é 2,5 vezes maior que a velocidade média dos trens. 

( c )

Se uma carga de soja percorrer, através de meio rodoviário, uma distância de 3 000 km com velocidade média de 60 km/h pode-se dizer que o percurso será feito, no máximo, em dois dias. 

( d )

De acordo com estudos, a hidrovia é o transporte mais barato e menos utilizado no Brasil. Considerando que a velocidade das águas de um rio é de 15 km/h e que um barco está a 25 km/h em relação às águas desse mesmo rio, tem-se que a velocidade do barco em relação à terra, se o barco desce o rio, é de 40 m/s. 

( e )

Se uma carga de 20 ton de trigo é transportada por um caminhão por 10 h, com velocidade média de 50 km/h, e se o custo de transporte rodoviário é de R$ 0,40 ton/km, o valor de transporte é de R$ 500,00.

Questão 02 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 8 - Energias potenciais elétrica e gravitacional: semelhanças nas análises de corpos eletrizados e de satélites em movimento - Exercícios Extras! - BY NC 3.0BR

Nada menos que 2 783 deles [satélites] rodam sobre nossas cabeças, segundo estimativas da Força Aérea americana, executando as mais diversas funções. Os modelos mais tradicionais, ativos desde o final da década de 1960, possibilitam transmissões globais de TV e ajudam na previsão do tempo. Mais recentemente, entraram em operação novos sistemas de telefonia (como o Iridium) e de navegação (GPS), que também usam satélites. […]

] Que satélites há hoje orbitando a Terra? Para que servem?. Mundo estranho, 19 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2018. 

A velocidade orbital de um satélite de massa m depende do raio r da sua órbita e da massa M do astro central, além da constante da gravitação universal G. Dessa forma, se o satélite mantiver sua altitude, sua energia cinética permanecerá constante. Considerando a energia potencial gravitacional nula num ponto muito distante do astro central, as expressões que descrevem, respectivamente, em função de G, M, m e r, sua energia cinética e a energia mecânica do sistema são dadas por:



( a )

( b )

( c )

( d )

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios (pg. 8) - BY NC 3.0BR

• A que conclusão você chegou ao pensar na resposta para a pergunta anterior?

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Números ordinais até 1000 - BY NC 3.0BR

Complete o quadro abaixo com as informações que estão faltando.

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 1 - Muito tempo, muitos anos - Exercícios - Para aprender: Quantos anos você tem? - BY NC 3.0BR

A NOSSA IDADE DEPENDE DA DATA EM QUE NASCEMOS. A CADA ANO QUE PASSA, GANHAMOS MAIS UM ANO DE VIDA, OU SEJA, FICAMOS MAIS VELHOS.

VEJA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO.

EM QUAL DIA DO ANO ISSO ACONTECEU?

Resposta:

24 de dezembro, na véspera de Natal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para aprender: Divisão por número com 3 algarismos - BY NC 3.0BR

Realize as divisões a seguir indicando o quociente e o resto.

a) 18 000 ÷ 450 =

b) 2 988 ÷ 360 =

c) 10 000 ÷ 200 =

Resposta:

a) Quociente: 40; resto: 0

b) Quociente: 8; resto: 108

c) Quociente: 50; resto: 0

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 1 - Text Comprehension: Taxonomy and Terminology - Exercícios - Going Beyond 1 - BY NC 3.0BR

Malaria vs Yellow Fever

Malaria and yellow fever are similar in the sense that they are both diseases carried by mosquitoes and move from one victim to the next. Neither malaria nor yellow fever can be transmitted between human beings. Yellow fever is a viral infectious disease, whereas malaria is caused by the Plasmodic genus called eukaryotic protist. Mosquitoes infected with the yellow fever virus breed around houses, and in forests or jungles. Occasionally, infected travelers from areas where yellow fever occurs have exported cases to countries that are free of yellow fever, but the disease can only spread easily if that country has mosquito species able to transmit it, specific climatic conditions and the animal reservoir needed to maintain it.

According to estimates by the World Health Organization, about 200,000 deaths are caused by yellow fever per year, while there were 212 million malaria cases worldwide just in 2015. However, there has been a 21% decrease in malaria incidence between 2010 and 2015, as well as a 29% decrease in mortality rates during the same period.

The first case of yellow fever was officially recorded in 1793; malaria is believed to have affected humans for more than 500,000 years.

Malaria can affect any type of population but it is commonly found in the tropics. Generally, yellow fever occurs in the Equatorial region, which is why it is more common among Africans than Caucasians.

Available at: www.differencebetween.net. (Adapted.)

(Unicesumar-PR) De acordo com o texto:



( a )

os casos de malária vêm caindo desde 2010. 

( b )

a população negra é mais propensa a contrair a malária. 

( c )

os índices de mortalidade nos casos de malária diminuíram em 21% entre 2010 e 2015. 

( d )

a malária, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foi identificada há mais de 500 000 anos. 

( e )

a febre amarela é mais comum nos trópicos.

Resposta:

A resposta pode ser encontrada no trecho: “However, there has been a 21% decrease in malaria incidence between 2010 and 2015…”.

Questão 02 - História - Módulo 1 - O ser humano é um sujeito histórico - Exercícios - Para aprender: O ser humano produz história - BY NC 3.0BR

O ser humano produz história

O que nos distingue dos demais seres vivos é nossa capacidade de raciocinar, por isso nos consideramos animais racionais. Essa capacidade, associada à inteligência, faz com que nós, seres humanos, tenhamos formas complexas de interagir com a natureza, com outros indivíduos e com o mundo que nos cerca.

Por meio da socialização, podemos pensar sobre a realidade a nossa volta e produzir diferentes registros sobre ela, como documentos escritos, gravações, vídeos, desenhos, fotografias, pinturas, entre outros.

Esses registros dizem muito sobre nossos hábitos, costumes e tradições. É a partir deles que podemos analisar diferentes comunidades e, claro, nossa própria sociedade e a forma como ela foi organizada ao longo do tempo.

A prática de registrar vivências não é algo novo. Os seres humanos fazem isso desde os tempos mais remotos: antes mesmo da escrita, já existiam registros do cotidiano por meio das pinturas rupestres, por exemplo.

socialização: convivência com outras pessoas na escola, na família, na comunidade, etc.

Você já parou para pensar que, enquanto posta uma foto em uma rede social, existem pessoas que não têm acesso à internet em muitos lugares do mundo? Certamente, elas registram de outra maneira o que acham importante. Como você acredita que elas fazem isso?

Resposta:

Espera-se que os alunos percebam que existem diferentes formas de registro histórico, não apenas aquelas que são utilizadas por eles. Podem ser mencionados calendários não cristãos, documentos escritos em papiros, registros manuais, etc.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Resolver problemas - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

De acordo com o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 19 de novembro de 1969, o craque Pelé, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, entrava para a história do futebol mundial marcando, em uma cobrança de pênalti, o milésimo gol de sua carreira como jogador profissional.

Com base nessas informações, responda:

a) Escreva o número ordinal que indica o gol que Pelé marcou antes do 1 000º gol dele.

b) Escreva como se lê o número ordinal que você respondeu no item anterior.

Resposta:

a) 999º

b) Nongentésimo nonagésimo nono ou noningentésimo nonagésimo nono.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas