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Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - O conjunto dos números naturais e operações - Exercícios (pg. 385) - BY NC 3.0BR

O que elas têm a ver com o estudo do nosso Módulo?

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Números: uma grande invenção da humanidade - Teste - BY NC 3.0BR

(Ifsul-RS) Segundo o Censo Demográfico de 2010, a população das regiões do Brasil foi identificada conforme tabela abaixo:

Ordenando as populações de forma crescente, as regiões ficariam assim elencadas:



( a )

Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul.

( b )

Centro-Oeste, Norte, Sul, Nordeste, Sudeste.

( c )

Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste, Norte.

( d )

Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Nordeste, Norte.

Resposta:

Na ordem crescente: Centro-Oeste (14 050 340), Norte (15 865 678), Sul (27 384 815), Nordeste (53 078 137), Sudeste (80 353 724).

Questão 02 - História - Módulo 3 - As sociedades não têm histórias iguais - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Reveja as imagens acima, relativas às fontes utilizadas pelos historiadores para estudarem o passado das sociedades. Considerando o que essas imagens – e as demais publicadas nos Módulos – registram, podemos afirmar que os historiadores pesquisam apenas os grandes acontecimentos e personagens famosos de cada sociedade? Explique sua resposta.

Resposta:

Espera-se que o aluno responda que os historiadores pesquisam os mais variados aspectos das sociedades: desde hábitos cotidianos até grandes acontecimentos e personagens. Nas imagens destes Módulos podemos observar formas variadas de moradia, bem como cenas ligadas a autoridades e divindades; há também pessoas em cenas cotidianas gravadas em diferentes suportes, como vasos, pedras e tecidos. Portanto, podemos afirmar que os historiadores se ocupam e se dedicam a pesquisar os mais variados aspectos da experiência humana através dos tempos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - Propriedades físicas da matéria - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Em um experimento em que se pretendia observar a sublimação de cristais de naftalina, alguns desses cristais foram colocados em um recipiente fechado, que foi lentamente aquecido. Com o tempo, observou-se a formação de cristais no tubo de vidro, na parte superior do recipiente, como mostrado na imagem abaixo.

Proponha uma explicação para o que foi observado sabendo que, durante todo o experimento, só foi possível visualizar a existência do estado sólido dentro do recipiente.

Resposta:

A naftalina sólida, com o aquecimento, tornou-se vapor (sublimação), que, em contato com o tubo na parte superior, foi resfriado e passou para o estado sólido novamente (ressublimação).

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

A identificação de um frasco contendo um líquido apresenta a seguinte descrição:

Com relação ao conteúdo do frasco, responda:

a) Trata-se de uma substância ou de uma mistura?

b) O conteúdo desse frasco é formado por quantos componentes?

c) Quanto ao aspecto visual, o sistema pode ser classificado como homogêneo ou heterogêneo?

d) Quantas fases o conteúdo desse frasco apresenta?

Resposta:

a) Mistura

b) Dois: água e sacarose.

c) Homogêneo.

d) Uma.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios - Experimentando: Classificação de sistemas - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, você vai praticar a classificação de sistemas em homogêneos ou heterogêneos.

Material

• água destilada • óleo de cozinha • sal de cozinha • álcool hidratado • pedras de gelo (obtidas do congelamento da água destilada) • 4 copos transparentes • uma colher

Procedimento

a) Separe cada copo para receber um sistema.

b) Identifique os copos da seguinte forma:

1. Água destilada e óleo 2. Água destilada e sal totalmente dissolvido 3. Álcool hidratado 4. Água destilada e gelo

c) Produza os sistemas referentes a cada copo, de acordo com a identificação realizada.

d) Observe cada sistema. 

Registro

Quais sistemas são formados por substâncias puras e quais por misturas?

Resposta:

Substância pura: água destilada e gelo.

Misturas: água destilada e óleo; água destilada e sal dissolvido; álcool hidratado.

Questão 02 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Palitos de fósforo, como os que aparecem na imagem I, podem sofrer diferentes tipos de transformação. Observe duas dessas transformações mostradas nas imagens II e III.

Responda ao que se pede.

a) Na imagem II, o palito de fósforo foi quebrado. Quebrar o palito de fósforo é uma transformação física ou química? Justifique.

b) O que está ocorrendo na fotografia III é uma transformação física ou química? Justifique.

Resposta:

a) Transformação física, pois ocorreu somente a mudança no formato do material, sem formação de novas substâncias.

b) Transformação química, pois é possível observar a mudança de coloração da cabeça do palito e da madeira, além da luz emitida pela chama, evidências de que está ocorrendo a formação de novas substâncias.

Questão 02 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Exercícios (pg. 356) - BY NC 3.0BR

Existem diferenças entre a ferrugem e o metal que a originou? Quais?

Resposta:

Resposta esperada: Sim. A cor da ferrugem é diferente da do ferro; além disso, é um material mais frágil e quebradiço.

Durante a discussão sobre essa questão, é importante que os alunos evidenciem na foto as mudanças que ocorreram no navio que fazem com que ele não tenha mais o aspecto de quando foi construído. Esse é um bom momento para questioná-los sobre como a ferrugem se formou no navio, ou seja, quais materiais foram misturados para produzir a ferrugem. Essas respostas podem ser retomadas durante a apresentação das equações químicas, evidenciando o que são reagentes e produtos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercícios - Planificações da superfície de um poliedro - BY NC 3.0BR

Descubra mais duas planificações da superfície do cubo. Desenhe essas planificações no quadriculado abaixo. 

Resposta:

As respostas são pessoais. No item 2, cada grupo deverá montar duas planificações diferentes das fornecidas. Para referência, mostramos todos os 11 possíveis planificações da superfície de um cubo:

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Considere as três planificações desenhadas a seguir.

a. Uma dessas três planificações corresponde à superfície de um prisma.

a1) Qual é essa planificação?

a2) Quantas faces esse prisma possui? E quantos vértices? E quantas arestas? 

b. Uma das três planificações corresponde à superfície de uma pirâmide.

b1) Qual é essa planificação?

b2) Quantas faces essa pirâmide possui? E quantos vértices? E quantas arestas? 

Resposta:

a1) É a planificação (2).

a2) O prisma possui 7 faces, 10 vértices e 15 arestas. 

b1) É a planificação (1). 

b2) A pirâmide possui 6 faces, 6 vértices e 10 arestas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o editorial abaixo e responda à questão seguinte.

O que queremos para os jovens da atualidade?

E o tempo vai passando, as culturas se modificando, as brincadeiras de adolescentes deixam de ser brincadeiras e passam a ganhar novos rumos aos 12, 13 e 14 anos. O brincar de jogar bola e o pique esconde deram lugar ao celular, internet, bebidas e, infelizmente, às drogas, que levam ao vandalismo, à prostituição, ao roubo...

A sociedade está vivendo uma era diferente de 10, 20 anos atrás. […]

Nesta edição, algumas matérias chamam a atenção pela idade dos envolvidos e atos realizados em bens públicos que levam a entender que as culturas estão se modificando, que as crianças e jovens não se distraem com coisas de suas idades e já entendem, ou pensam que entendem, as situações vividas no cotidiano de grandes cidades e que batem à porta também das pequenas cidades, como as drogas, o vício, o roubo.

[...] Se os cuidados não vêm de casa, provavelmente o que eles aprenderem nas ruas será a filosofia de vida que levarão para o resto dos dias, até se tornarem adultos, entrarem para o mundo do crime, serem presos ou perderem a vida para o tráfico de drogas, afinal, esses são destinos que acompanhamos todos os dias nos noticiários nas grandes cidades, mas que aos poucos vão invadindo as pacatas cidades do interior.

O que passa na cabeça de um jovem que necessita do álcool e da droga para se satisfazer? Será que eles não pensam que o futuro pode não chegar? Que o destino é incerto, mas o deles provavelmente já está traçado, pois se tiverem dinheiro e a família abrir os olhos a tempo, poderão ir para clínicas de reabilitação, mas e se não tiverem? Cabe a cada um refletir que futuro quer para seus filhos e para os jovens da sociedade atual, e juntar forças para combater o mal que assombra a realidade dos jovens da atualidade.

O QUE queremos para os jovens da atualidade? Jornal Correio dos Lagos, 2 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2019.

Explique com suas palavras a tese defendida pelo enunciador nesse editorial. Justifique sua resposta com um trecho do texto.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem que a tese é a de que as pessoas estão se inserindo no crime cada vez mais jovens: “as brincadeiras de adolescentes deixam de ser brincadeiras e passam a ganhar novos rumos aos 12, 13 e 14 anos”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Revisão das classes gramaticais (II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a tirinha e responda à questão a seguir.

Releia a tirinha com atenção aos aspectos gramaticais analisados neste módulo. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta.



( a )

No 1° quadrinho, Calvin pergunta ao pai se este o ama porque pretende amenizar o efeito provocado pelo que ele revelaria depois.

( b )

A repetição do advérbio muito, no último quadrinho, enfatiza o termo ao qual essa palavra se liga.

( c )

O último balão de fala da tirinha tem formato diferente porque demonstra descontrole do pai ao perguntar o que Calvin fez.

( d )

No 2° quadrinho, o verbo fazer, conjugado no imperfeito do subjuntivo, reforça a expectativa sobre o que será revelado em seguida.

( e )

A palavra claro, no primeiro quadrinho, deve ser classificada como interjeição, pois expressa a certeza do amor do pai.

Resposta:

Demonstre que o adjetivo claro faz parte de uma estrutura maior — verbo de ligação (em elipse) + predicativo —, que serve de oração principal para a subordinada subjetiva “que amo” (É claro que amo).  

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O predicado e sua classificação - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o poema reproduzido a seguir, do poeta mineiro Cacaso. Em seguida, faça a atividade.

Explicação do amor

O amor em seu próprio corpo recebe os cacos que lança: Diálogo de briga ou rinha em tom de magia branca.

O amor, o dos amantes, é sangue da cor de crista: Coagula insensivelmente nas polifaces de um prisma.

O amor nunca barganha, que trocar não é seu fraco: Recebe sempre entornado como a concha de um prato.

Amor não mata: previne o que vem depois do susto: Modela o aço e o braço que vão suportar o muro.

O amor desconhece amor sem ter crueza por gosto: Contempla-se diante do espelho sem nunca ver o outro rosto.

CACASO. Lero-lero. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Glossário Rinha: briga de galos. Magia branca: ação praticada com propósitos de elevação espiritual. Crista: protuberância carnosa na cabeça de determinadas aves como o galo. Poliface: algo formado por muitas faces (ou lados). Prisma: figura geométrica que tem dois polígonos iguais e paralelos como bases e paralelogramos como faces laterais. Barganhar: trocar, negociar.

Cacaso (1944-1987) nasceu na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Foi poeta, professor universitário e ensaísta. Suas poesias retratam muito o panorama cultural brasileiro da década de 1970, em meio à ditadura militar. Sua obra é marcada pela ironia e pela crítica.

Releia as duas primeiras estrofes do poema e faça o que se pede.

a) Observe que o sujeito da primeira oração de cada uma dessas estrofes é representado pelo mesmo termo: o amor. Entretanto, seus predicados têm classificações diferentes. Sublinhe o verbo de cada um, classifique o predicado e copie seu núcleo.

b) Como você entende a função do predicado do segundo caso da sua resposta à questão anterior?

Resposta:

a) Os verbos da primeira oração da primeira e da segunda estrofes são, respectivamente, recebe e é. O primeiro predicado (recebe os cacos) tem como núcleo a forma verbal recebe; é um predicado verbal. O segundo (é sangue da cor de crista) tem como núcleo o substantivo sangue; é um predicado nominal.

b) Espera-se que os alunos, com base na ideia de que o predicado em questão é nominal, notem que ele caracteriza o sujeito, o amor, aproximando o amor da cor vermelha da crista e das possíveis interpretações desses elementos.  

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Operações com números reais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Pitágoras, um grande matemático grego, além de estudar e realizar importantes avanços na Geometria, tinha grande fascinação pelos números. Foi dele a ideia de associá-los à Geometria. Pitágoras percebeu que, ao representar os números por pontos ou quadradinhos, podia organizá-los na forma de triângulos e quadrados. De acordo com as figuras que obteve, classificou os números em triangulares ou quadrados perfeitos, conforme segue.

● Números triangulares:

● Números quadrados perfeitos:

Observe que foram representados os cinco primeiros números triangulares e os cinco primeiros números quadrados perfeitos. Em ambas as representações, a sequência numérica obedece a um padrão. Descubra o padrão em cada caso e responda às questões.

a) Quantos pontos são necessários para construir o sétimo número triangular?

b) Quantos quadradinhos são necessários para construir o décimo número quadrado perfeito?

Resposta:

a) 28 pontos.

b) 100 quadradinhos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Considere dois números p e q. Escreva uma expressão algébrica que represente:

a) a soma dos quadrados desses números.

b) o triplo de um desses números menos a sua quarta parte.

c) o produto dos inversos desses números.

Resposta:

a) p2 + q2

b) 3p - ou 3q -

c) 

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Números: uma grande invenção da humanidade - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Escreva os números correspondentes a:

a) 7 centenas de milhar

b) 5 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10

c) 4 x 100 000

d) 1 x 100 000 + 3 x 1 000 + 8 x 100 + 4

e) 7 unidades de milhar + 4 centenas + 8 unidades

Resposta:

a) 700 000

b) 500 000

c) 400 000

d) 103 804

e) 7 408

Questão 02 - História - Módulo 2 - As pistas escritas e não escritas deixadas pela sociedade - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

O historiador é um pesquisador que, para entender melhor o presente, pesquisa o passado. Algumas preocupações fazem com que os historiadores recuem a um passado muito distante; outras levam para um passado mais próximo. Observe atentamente a imagem abaixo.

a) A imagem acima diz respeito a um tempo muito distante ou mais próximo da atualidade?

b) Que tipo de fonte histórica temos acima?

c) Qual é o tema da fonte?

d) Que informações você pode extrair dessa fonte?

e) Para conhecer mais sobre o tema destacado nessa fonte, que outros dois documentos você poderia consultar? Que informações você buscaria nesses documentos?

f) Elabore um breve texto (dois a três parágrafos) comparando a sua sala de aula hoje com essa que você conheceu no documento analisado. Demonstre as possíveis semelhanças e diferenças entre a foto de 2003 e a sua sala de aula.

Resposta:

a) O fato de ser um registro fotográfico, colorido, com alguns equipamentos ainda presentes no cotidiano dos alunos, muitos identificarão como um registro de um tempo não muito remoto. Na legenda há referência à data de produção da foto, 2003.

b) Visual (fotografia).

c) Alunos assistem a um vídeo em uma sala de aula, em 2003.

d) O espaço físico, as carteiras, os recursos tecnológicos (TV, vídeo e um possível projetor de transparências coberto sobre a mesa) e outros equipamentos (mesa do professor, lousa, flip chart) parecem novos, bem-conservados. A sala é organizada de forma tradicional, com carteiras enfileiradas, pequena estante com livros, cartazes nas paredes e mesa do professor à frente. Entre os alunos encontramos meninos e meninas de aparentemente 9-10 anos, todos uniformizados, com calças ou shorts azul-marinho e camiseta branca. Os alunos, na sua maioria, estão sem material pessoal (mochila, caderno, etc.). Os alunos parecem estar atentos ao que é mostrado na TV. Somente uma aluna parece fazer anotações. Há um adulto, possivelmente a professora, que tem consigo o controle remoto da TV ou do vídeo.

e) Entrevistas com alunos ou professores que frequentaram a Escola Estadual Monteiro Lobato, em Boa Vista (Roraima), em 2003; documentos oficiais da secretaria da escola ou do governo do estado; materiais didáticos, planos de aulas dos professores, etc.

f) A atividade pretende exercitar o olhar do aluno para as mudanças no campo da tecnologia e para a manutenção de alguns elementos.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Exercícios (pg. 328) - BY NC 3.0BR

A água que chega às casas pode ser classificada como uma mistura? Por quê?

Resposta:

É provável que os alunos digam que a água para consumo deve ser pura, ou seja, que não pode ser classificada como mistura. Neste momento a discussão pode ser conduzida relembrando os parâmetros de potabilidade citados na questão 1 (limites de substâncias dissolvidas) e mencionando alguns elementos importantes que estão na água tratada, como o flúor (que auxilia na prevenção contra cáries) e o cloro (um importante bactericida). A discussão deve levar à conclusão de que, apesar de não ser possível enxergar a olho nu as substâncias presentes na água potável, ela é uma mistura.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Um estudante fez a seguinte afirmação: “Só podemos consumir água mineral porque ela é uma substância pura". Analisando o rótulo de uma água mineral apresentado ao lado, você concorda com essa afirmação ou não. Escreva sua resposta justificando-a.

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que não, pois no rótulo são indica das várias substâncias presentes na água mineral.

Questão 02 - Ciências - Módulo 6 - Composição da matéria - Teste - BY NC 3.0BR

(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)

Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.

Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.

Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.

Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line. Disponível em: .  .

Considere as seguintes afirmações:

I. Todo sistema com mais de uma fase é uma mistura.

II. Todo sistema com uma única fase é uma substância.

III. Todo sistema com mais de um componente é heterogêneo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):



( a )

I, II e III.

( b )

I e II, somente.

( c )

II e III, somente.

( d )

I, somente

( e )

Nenhuma.

Questão 02 - Ciências - Módulo 8 - Transformações da matéria - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Classifique as seguintes transformações em físicas ou químicas:

a) Roupa secando no varal.

b) Obtenção da gasolina de petróleo.

c) Produção de sabão a partir de sebo (gordura).

d) Esculpir uma estátua a partir de uma rocha.

e) Fabricação de coalhada do leite.

Resposta:

Físicas: a; b; d.

Químicas: c; e.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Considere a preparação de um suco artificial de uva dissolvendo-se um pó de coloração roxa em água (imagem A).

O suco preparado caracteriza um sistema homogêneo de coloração roxa (imagem B). Em seguida, o suco é submetido a dois processos: filtração e destilação.

a) Qual é a cor do filtrado obtido na filtração? Justifique sua resposta.

b) Qual é a cor do líquido destilado? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Roxa. O corante está dissolvido na água e tudo que está dissolvido passa pelo filtro de papel.

b) Incolor. Somente a água será o produto da destilação.

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Separação de misturas - Exercícios - Experimentando: Filtração - BY NC 3.0BR

Na filtração de uma mistura, quanto maior a eficiência do filtro, maior é a quantidade de partículas sólidas não dissolvidas que será retida.

Neste experimento, você construirá dois filtros diferentes para comparar a eficiência deles.

Material

• 2 garrafas PET transparentes cortadas no sentido horizontal

• 2 pedaços de tecido (o mesmo usado em panos de prato)

• 2 elásticos

• 1 L de água barrenta

• algodão

• cascalho

• areia fina

• areia grossa

• proveta de 500 mL (ou copo medidor graduado)

• relógio

Procedimento

a. Na parte externa da abertura de cada garrafa, prenda um pedaço de tecido utilizando um elástico. Monte as partes cortadas das garrafas como representado nas figuras ao lado.

b. Em uma das garrafas será realizado o experimento 1. Nela, insira somente um pedaço de algodão.

c. Na outra garrafa será realizado o experimento 2. Nela, insira o algodão e, sobre ele, uma camada de cascalho, uma camada de areia grossa e, finalmente, uma camada de areia fina.

d. Os dois sistemas, depois de montados, devem ter o aspecto indicado na imagem ao lado.

e. Adicione 300 mL de água barrenta no filtro constituído somente de algodão (experimento 1). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

f. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 1 e anote suas observações.

g. Adicione a mesma quantidade de água barrenta (300 mL) no filtro em camadas (experimento 2). Acompanhe o tempo da filtração e anote-o.

h. Observe o aspecto do líquido antes e depois da filtração do experimento 2 e anote suas observações.

O líquido obtido após a filtração nos dois experimentos tem a mesma aparência? Explique sua resposta.

Resposta:

Não. O líquido do experimento 2, aparentemente, é mais transparente (límpido).

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Prismas e pirâmides - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

As caixas mostradas no empilhamento abaixo são idênticas, estão perfeitamente alinhadas e cada uma delas tem seis faces quadradas idênticas. Algumas faces dessas caixas foram destacadas.

A respeito de cada par de faces indicado abaixo, informe se as faces estão ou não no mesmo plano.

a. Faces de cor amarela e de cor roxa: 

b. Faces de cor laranja e de cor verde: 

c. Faces de cor laranja e de cor amarela: 

d. Faces de cor verde e de cor azul: 

Resposta:

a. As faces de cor amarela e de cor roxa estão no mesmo plano.

b. As faces de cor laranja e de cor verde estão em planos diferentes.

c. As faces de cor laranja e de cor amarela estão em planos diferentes.

d. As faces de cor verde e de cor azul estão no mesmo plano.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Revisão das classes gramaticais (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a anedota reproduzida a seguir e responda à questão proposta sobre ela.

Tarde da noite, um sujeito ia passando perto de um cemitério quando ouve:

— Pléc, pléc, pléc...

Acelera o passo, mas o barulho parece aumentar.

— Pléc, pléc, pléc...

Curioso e assustado, estica o pescoço por sobre o muro e vê um homem com uma talhadeira e um martelo sentado em um dos túmulos, talhando a lápide.

— Puxa — murmura, aliviado. — O senhor me pregou um susto e tanto!

— Desculpe — responde o homem, que continua o trabalho.

— Afinal, o que o senhor está fazendo? — torna a perguntar o sujeito.

— Estou corrigindo o meu nome... Escreveram errado na lápide!

Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.

Glossário Talhadeira: instrumento usado para cortar ou esculpir, dando forma. Lápide: pedra com inscrição em memória de alguém.

Anedotas são narrativas curtas com final surpreendente. A anedota lida se vale de uma atmosfera de terror e apresenta final inesperado, que provoca o humor. Sobre a construção do humor, assinale a alternativa incorreta.



( a )

O personagem do lado de fora do cemitério não se espanta com o fato de ver alguém trabalhando dentro do cemitério. 

( b )

A revelação surpreendente é o homem trabalhando dizer que a lápide é dele. 

( c )

O personagem que trabalha no cemitério corrige seu próprio nome na lápide, provocando o humor da anedota. 

( d )

O personagem que está dentro do cemitério é um defunto, embora tenha comportamento esperado apenas de um ser vivo. 

( e )

O final surpreendente provoca humor porque é impensável uma pessoa trabalhar no cemitério, talhando uma lápide.

Resposta:

As alternativas procuram mostrar aos alunos os elementos que provocam o humor da anedota lida.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O predicado e sua classificação - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

A crônica é um gênero textual que se caracteriza por abordar temas de interesse social e comentar episódios da vida, em linguagem coloquial, com períodos curtos e objetivos. Leia a crônica a seguir, para fazer a atividade.

Grande Edgar

Já deve ter acontecido com você. 

— Não está se lembrando de mim? 

Você não está se lembrando dele. Procura, freneticamente, em todas as fichas armazenadas na memória o rosto dele e o nome correspondente, e não encontra. E não há tempo para procurar no arquivo desativado. Ele está ali, na sua frente, sorrindo, os olhos iluminados, antecipando sua resposta. Lembra ou não lembra?

Neste ponto, você tem uma escolha. Há três caminhos a seguir.

Um, curto, grosso e sincero.

— Não.

Você não está se lembrando dele e não tem por que esconder isso. O “Não” seco pode até insinuar uma reprimenda à pergunta. Não se faz uma pergunta assim, potencialmente embaraçosa, a ninguém, meu caro. Pelo menos entre pessoas educadas. Você deveria ter vergonha. Passe bem. Não me lembro de você e mesmo que lembrasse não diria. Passe bem. Outro caminho, menos honesto mas igualmente razoável, é o da dissimulação.

— Não me diga. Você é o... o...

“Não me diga”, no caso, quer dizer “Me diga, me diga”. Você conta com a piedade dele e sabe que cedo ou tarde ele se identificará, para acabar com sua agonia. Ou você pode dizer algo como: 

— Desculpe, deve ser a velhice, mas... 

Este também é um apelo à piedade. Significa “não tortura um pobre desmemoriado, diga logo quem você é!”. É uma maneira simpática de você dizer que não tem a menor ideia de quem ele é, mas que isso não se deve a insignificância dele e sim a uma deficiência de neurônios sua.

E há um terceiro caminho. O menos racional e recomendável. O que leva à tragédia e à ruína. E o que, naturalmente, você escolhe. 

— Claro que estou me lembrando de você!

Você não quer magoá-lo, é isso! Há provas estatísticas de que o desejo de não magoar os outros está na origem da maioria dos desastres sociais, mas você não quer que ele pense que passou pela sua vida sem deixar um vestígio sequer. E, mesmo, depois de dizer a frase não há como recuar. Você pulou no abismo. Seja o que Deus quiser. Você ainda arremata: 

— Há quanto tempo! 

Agora tudo dependerá da reação dele. Se for um calhorda, ele o desafiará. 

Neste caso você não tem outra saída senão simular um ataque cardíaco e esperar, e falsamente desacordado, que a ambulância venha salvá-lo. Mas ele pode ser misericordioso e dizer apenas: 

— Pois é.

Ou:

— Bota tempo nisso.

Você ganhou tempo para pesquisar melhor a memória. Quem será esse cara, meu Deus? Enquanto resgata caixotes com fichas antigas no meio da poeira e das teias de aranha do fundo do cérebro, o mantém à distância com frases neutras como jabs verbais.

— Como cê tem passado?

— Bem, bem. — Parece mentira.

— Puxa. 

(Um colega da escola. Do serviço militar. Será um parente? Quem é esse cara, meu Deus?)

Ele está falando:

— Pensei que você não fosse me reconhecer...

— O que é isso?!

— Não, porque a gente às vezes se decepciona com as pessoas.

— E eu ia esquecer de você? Logo você?

— As pessoas mudam. Sei lá.

— Que ideia. (é o Ademar! Não, o Ademar já morreu. Você foi ao enterro dele. O... o... como era o nome dele? Tinha uma perna mecânica. Rezende! Mas como saber se ele tem uma perna mecânica? Você pode chutá-lo amigavelmente. E se chutar a perna boa? Chuta as duas. “Que bom encontrar você!” e paf, chuta uma perna. “Que saudade!” e paf, chuta a outra. Quem é esse cara?)

— É incrível como a gente perde contato.

— É mesmo.

Uma tentativa. É um lance arriscado, mas nesses momentos deve-se ser audacioso. 

— Cê tem visto alguém da velha turma?

— Só o Pontes.

— Velho Pontes! (Pontes. Você conhece algum Pontes? Pelo menos agora tem um nome com o qual trabalhar. Uma segunda ficha para localizar no sótão. Pontes, Pontes...)

— Lembra do Croarê?

— Claro! — Esse eu também encontro, às vezes, no tiro ao alvo.

— Velho Croarê. (Croarê. Tiro ao alvo. Você não conhece nenhum Croarê e nunca fez tiro ao alvo. É inútil. As pistas não estão ajudando. Você decide esquecer toda cautela e partir para um lance decisivo. Um lance de desespero. O último, antes de apelar para o enfarte.)

— Rezende...

— Quem? Não é ele. Pelo menos isto está esclarecido.

— Não tinha um Rezende na turma?

— Não me lembro.

— Devo estar confundindo.

Silêncio. Você sente que está prestes a ser desmascarado. Ele fala:

— Sabe que a Ritinha casou?

— Não!

— Casou.

— Com quem?

— Acho que você não conheceu. O Bituca. (Você abandonou todos os escrúpulos. Ao diabo com a cautela. Já que o vexame é inevitável, que ele seja total, arrasador. Você está tomado por uma espécie de euforia terminal. De delírio do abismo. Como que não conhece o Bituca?)

— Claro que conheci! Velho Bituca...

— Pois casaram. É a sua chance. É a saída. Você passou ao ataque.

— E não avisou nada?

— Bem... 

— Não. Espera um pouquinho. Todas essas coisas acontecendo, a Ritinha casando com o Bituca, o Croarê dando tiro, e ninguém me avisa nada?

— É que a gente perdeu contato e...

— Mas meu nome tá na lista meu querido. Era só dar um telefonema. Mandar um convite.

— É...

— E você acha que eu ainda não vou reconhecer você. Vocês é que se esqueceram de mim.

— Desculpe, Edgar. É que...

— Não desculpo não. Você tem razão. As pessoas mudam. (Edgar. Ele chamou você de Edgar. Você não se chama Edgar. Ele confundiu você com outro. Ele também não tem a mínima ideia de quem você é. O melhor é acabar logo com isso. Aproveitar que ele está na defensiva. Olhar o relógio e fazer cara de “Já?!”)

— Tenho que ir. Olha, foi bom ver você, viu?

— Certo, Edgar. E desculpe, hein?

— O que é isso? Precisamos nos ver mais seguido.

— Isso. — Reunir a velha turma.

— Certo.

— E olha, quando falar com a Ritinha e o Manuca...

— Bituca.

— E o Bituca, diz que eu mandei um beijo. Tchau, hein?

— Tchau, Edgar! 

Ao se afastar, você ainda ouve, satisfeito, ele dizer “Grande Edgar”. Mas jura que é a última vez que fará isso. Na próxima vez que alguém lhe perguntar “Você está me reconhecendo?” não dirá nem não. Sairá correndo.

VERISSIMO, Luis Fernando. As mentiras que os homens contam. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Glossário Jab: no boxe e em algumas artes marciais, tipo de soco que se caracteriza por um impulso frontal do punho até que o braço esteja totalmente estendido.

Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 1936. É cronista, contista, cartunista, jornalista e músico. Suas produções se destacam pelo humor inteligente e pelo uso da linguagem mais informal. Trata-se de um dos escritores mais populares no Brasil.

 A seguir, são reproduzidas algumas orações do texto. Sublinhe o predicado de cada oração, classifique-o e copie seu(s) núcleo(s).

a) Você pulou no abismo.

b) Há quanto tempo!

c) As pistas não estão ajudando.

d) o vexame é inevitável

e) você ainda ouve, satisfeito

Resposta:

a) Predicado: pulou no abismo. Classificação: verbal. Núcleo: pulou.

b) Predicado: Há quanto tempo! Classificação: verbal. Núcleo: há.

c) Predicado: não estão ajudando. Classificação: verbal. Núcleo: estão ajudando.

d) Predicado: é inevitável. Classificação: nominal. Núcleo: inevitável.

e) Predicado: ainda ouve, satisfeito. Classificação: verbo-nominal. Núcleos: ouve; satisfeito.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Morfologia x sintaxe - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Os índices de violência na escola, entre alunos, são alarmantes, seja física, seja verbal. O fato é que a falta de limites se mostra cada vez mais recorrente no ambiente escolar. Para refletir sobre esse assunto e realizar as atividades, faça a leitura dos textos a seguir. 

Texto 1

Menino de 9 anos é internado após agressão em escola 

O menino V.F.D.G, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída de Escola Estadual, anteontem, na região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. V. terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias. 

Segundo a mãe, K.H.S.D., de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3a série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.

Na manhã de ontem, V. acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá — V.  é o mais velho dos irmãos. A delegada S.P.R., da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.

O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade”, disse a nota da Secretaria.

 HENRIQUE, Brás; AGÊNCIA ESTADO. Menino de 9 anos é internado após agressão em escola. Estad‹o, 18 set. 2009. Disponível em:  . Acesso em: 17 jul. 2019. Adaptado.

Texto 2

Contexto e definição dos direitos humanos

[...] Os direitos humanos são direitos inerentes a cada pessoa simplesmente por ela ser um humano. 

Tratados e outras modalidades do Direito costumam servir para proteger formalmente os direitos de indivíduos ou grupos contra ações ou abandono dos governos, que interferem no desfrute de seus direitos humanos.

Algumas das características mais importantes dos direitos humanos são:

• Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa.

• Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas.

• Os direitos humanos são inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas. Por exemplo, o direito à liberdade pode ser restringido se uma pessoa é considerada culpada de um crime diante de um tribunal e com o devido processo legal.

• Os direitos humanos são indivisíveis, inter-relacionados e interdependentes, já que é insuficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros.

• Todos os direitos humanos devem, portanto, ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). O que são os direitos humanos? [s.d.] Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2019.

Discuta com os colegas se consideram verídica a notícia apresentada no Texto 1. Alguém sentiu necessidade de checar seu conteúdo? Por quê?

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Morfologia x sintaxe - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o poema a seguir para fazer a atividade proposta.

Humano

A alma se desespera, mas o corpo é humilde; ainda que demore, mesmo que não coma, dorme.

PRADO, Adélia. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Adélia Prado nasceu em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, em 1935. É poeta, contista, cronista e romancista. Costuma trabalhar, em sua obra, a condição feminina levando em conta o cotidiano doméstico e a sexualidade.

Sobre o sujeito das três últimas formas verbais do poema, assinale a alternativa correta.



( a )

Todos os verbos do poema apresentam sujeito com mesma classificação. 

( b )

As três últimas formas verbais do poema têm sujeito desinencial porque se referem ao mesmo substantivo, que designa o ser que tem suas ações mais detalhadas no poema. 

( c )

As duas últimas formas verbais do poema têm sujeito desinencial porque se referem ao mesmo substantivo, que designa o ser que tem suas ações mais detalhadas no poema. A forma anterior a essas duas tem sujeito indeterminado. 

( d )

As três últimas formas verbais do poema têm sujeito indeterminado porque não se pode identificar os seres responsáveis pelas ações expressas pelos verbos. 

( e )

Nenhum desses três verbos está em adequada concordância com seus sujeitos.  

Resposta:

 

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Cálculo algébrico - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Paulo tem três filhas: Cláudia, Marcela e Verônica. A mesada de cada uma é dada de acordo com a seguinte regra:

● Cláudia recebe n reais.

● Marcela recebe o triplo do que recebe Cláudia, menos R$ 25,00.

● Verônica recebe R$ 30,00 a mais que Marcela.

Quanto Marcela ganha de mesada? E Verônica?

Resposta:

Marcela: 3n – 25. Verônica: 3n + 5.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Operações com números reais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Com base nos títulos de reportagens abaixo, assinale a alternativa que representa o valor (em R$) do prêmio de loteria nos Estados Unidos, a quantidade de novos casos de HIV por ano e o valor (em R$) devolvido ao governo do Rio de Janeiro pela União, respectivamente.

● Casal retira prêmio de R$ 1,7 bilhão de loteria nos EUA

● Mundo tem 2,5 milhões de novos casos de HIV por ano

● STF manda União devolver R$ 237 milhões para RJ e proíbe novos cortes

Fonte das informações: PORTAL G1. Acesso em: 20 jul. 2016.



( a )

1,7 · 109; 2,5 · 105; 237 · 106. 

( b )

17 · 108; 2,5 · 106; 23,7 · 106. 

( c )

170 · 107; 2,5 · 107; 2,37 · 107. 

( d )

1,7 · 109; 2,5 · 106; 2,37 · 108. 

( e )

1,7 · 108; 2,5 · 107; 2,37 · 108.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas