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Questão 01 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 6 - Text Comprehension; Past Perfect - BY NC 3.0BR

BENJAMIN FRANKLIN (1706 - 1790)

Benjamin Franklin was born in Boston, on January 17, in 1706, the youngest of seventeen children. His formal education ended at the age of ten, when he left school to study his father›s business, making soap and candles. Benjamin disliked this occupation and, in 1718, he went to work with his brother James, a Boston printer. There he became fascinated with books and he taught himself arithmetic, philosophy as well as several foreign languages. He also became a skilled printer. Finally, he left James’ printing shop to work independently in Philadelphia. A year later the Governor of Pennsylvania sent him to England to buy printing equipment. Franklin enjoyed living in London and he stayed there, working as sprinter for more than a year.

Franklin returned to Philadelphia in 1728, became a successful printer and publisher, and retired at the age of 42. Franklin was also interested in government. He was a very practical man. He proposed the first fire department, the first police force and the first public library in the American colonies. He also founded the American Philosophical Society and helped to found the University of Pennsylvania. Probably, however, Franklin is most famous today for his inventions, especially the lightning conductor. In a very dangerous experiment using a kite with a key attached to it, he established that lightning is electricity. As a result of this, and of his publication ‘Experiments and Observations on Electricity’, Franklin became famous in Europe and America. He invented many other things, including bifocal spectacles and a special kind of stove called the Franklin stove

From: R. Rossner, P. Shaw, J. Shepherd, J. Taylor

Glossário: was born (to be born): nasceu left (to leave): deixou business: atividade soap: sábio candle: vela printer: impressor taught: (to teach) – ensinar as well as: bem como foreign: estrangeiras skilled: habilidoso printing shop: gráfica sent (to send): mandar enjoyed(to enjoy): gostar successful: bem sucedido publisher: editor retired (to retire): aposentar-se fire department: corpo de bombeiros library: biblioteca lightning conductor: para-raios dangerous: perigoso kite: pandorga key: chave attached: (to attach) – ligar spectacles: óculos stove: fogão

Choose the correct statements according to the text:

1. Benjamin went to work with his brother because he didn’t like his father’s job.

2. He studied at the University of Pennsylvania.

3. At the age of 42 he stopped working as a printer and publisher.

4. He learned Arithmetic by himself.

5. He became famous in Europe and America because he proposed the first fire department.

Choose the correct sequence from the top to the bottom:



( a )

2 – 3 – 5

( b )

1 – 2 – 3

( c )

2 – 4 – 5 

( d )

1 – 3 – 4 

( e )

l – 3 – 5

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Análise de dados - Exercícios - Tipos de gráfico - BY NC 3.0BR

A fome volta a crescer no Brasil e na América Latina e Caribe, segundo o relatório Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe 2018.

De acordo com as estimativas atualizadas, a desnutrição alcançou até 5,2 milhões de brasileiros no período, frente os até 5,1 milhões calculados para os triênios 2014-2016 e 2013-2015 e 5 milhões de 2010-2012. Ainda assim, número bem inferior ao estimado para o triênio 2000-2002, quando 18,8 milhões de brasileiros sofriam com a fome. Já proporcionalmente à população, a estimativa de prevalência da fome no Brasil permanece a mesma desde o triênio 2010-2012, em menos de 2,5%, e novamente uma taxa bem menor que a registrada no início do século XXI, quando era de 10,6%.

Fonte: O Globo. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

a)  Acima foram apresentados dois gráficos. Para cada um deles, escreva:

• qual é o tipo de gráfico apresentado;

• o título.

b) Esses gráficos são comparativos. Quais dados são comparados em cada um deles?

c) Os dados dos gráficos estão em valores percentuais ou absolutos? Justifique.

d) Para o primeiro gráfico (o da esquerda), responda:

• Qual é o período considerado?

• Em todas as sub-regiões houve redução no número de pessoas desnutridas? Justifique.

e) Observe o segundo gráfico (o da direita) e organize os dados relativos ao Brasil na tabela a seguir.

f) Considerando esses dados sobre a evolução da desnutrição no Brasil, o que você verifica? E da Venezuela?

g) O que significa a expressão “a estimativa de prevalência da fome no Brasil permanece a mesma desde o triênio 2010-2012”?

Resposta:

a) • Gráfico de curvas (à esquerda) e gráfico de colunas (à direita).

• “Número de pessoas desnutridas na região e por sub-região (em milhões)” e “Evolução da desnutrição no Brasil e na Venezuela”, respectivamente.

b) O gráfico de curvas compara o número de pessoas desnutridas entre as regiões da América Latina e Caribe, América do Sul, América Central e Caribe. O gráfico de colunas compara a evolução da desnutrição no Brasil e na Venezuela.

c) Os dados estão em valores absolutos (em milhões de pessoas).

d) • 2000 a 2017

• Na maior parte do período analisado houve redução, embora em alguns períodos tenha ocorrido um pequeno aumento, o que é perceptível pelas curvas. Se comparado o início e o final da pesquisa, houve redução.

e)

f) Pode-se dizer que, no Brasil, de 2002 a 2010 houve uma redução significativa; no entanto, a partir de 2013, o número de desnutridos vem aumentando. No caso da Venezuela, a desnutrição reduziu do primeiro para o segundo triênio (2002 até 2012) e, a partir do terceiro triênio, aumentou.

g) Pelos dados, é possível afirmar que o número de desnutridos se mantém, isto é, prevalece sobre o total da população.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Os tempos e a História - Teste - BY NC 3.0BR

Qual das afirmativas abaixo é válida quando nos referimos à contagem do tempo cronológico e seus marcos.



( a )

Não existe uma única forma de contar o tempo e marcá-lo. As trajetórias de cada sociedade e os acontecimentos considerados importantes por elas as levam a fazer as marcações de maneira própria.

( b )

O tempo passa igualmente para todos: por isso, as diversas contagens e marcações sempre cometem erros por não considerarem marcos universais.

( c )

Podemos afirmar que a necessidade de contar o tempo e marcá-lo é local, e os marcos e as formas utilizados são universais.

( d )

A marcação do tempo do mundo ocidental é a mais adequada porque é a única que se baseia em estudos matemáticos precisos.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Os tempos e a História - Exercícios (pg. 117) - BY NC 3.0BR

Você sabia que, ao redor do mundo, nem todos os povos comemoram o Ano-Novo em 1º de janeiro?

Resposta:

Alguns alunos podem afirmar que já sabiam. Outros podem prestar atenção ao tema agora.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Ângulos - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Considere uma sala de cinema com 10 metros de largura. De acordo com o artigo “Quais as normas e padrões para construir uma sala de cinema?”, qual deve ser a distância mínima entre a primeira linha de poltronas e a tela dessa sala?

Resposta:

Como 60% de 10 é igual a 6, a distância mínima deve ser de 6 metros.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Ângulos - Exercício 4 - BY NC 3.0BR

As retas desenhadas a seguir se cruzam no ponto F.

a) Usando a régua, determine o ponto F.

b) Nomeie as duas retas a partir de dois pontos pertencentes a cada uma delas.

c) Usando a régua e um lápis vermelho, desenhe o triângulo FCD.

d) Nomeie os três lados do triângulo que você desenhou no item c.

e) Nomeie os lados do ângulo .

f) Usando o transferidor, determine m().

Resposta:

f) 43º

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Ângulos - Exercício (pg. 459) - BY NC 3.0BR

Os spinners podem girar em diferentes velocidades, dependendo do material de que forem feitos e da prática de quem esteja brincando com eles. Suponha que, para avaliar a velocidade de giro de dois spinners, uma pessoa decida comparar o giro realizado por cada um deles em determinado intervalo de tempo. Como você faria para medir o giro realizado por um spinner, de forma que fosse possível comparar com o giro de outro spinner?

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Medida de tempo: horas, minutos e segundos - Teste - BY NC 3.0BR

(Enem-Libras)

César Augusto Cielo Filho é um nadador brasileiro, campeão olímpico e detentor de várias medalhas nacionais e internacionais. Em 2013, no Campeonato Mundial de Barcelona, na Espanha, César Cielo obteve o primeiro lugar no estilo livre, nadando 50 metros em 21,320 segundos.

Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2019.

A posição ocupada pelo algarismo 3 nesse registro de tempo corresponde a



( a )

unidades de segundos.

( b )

milésimos de segundos.

( c )

centésimos de segundos.

( d )

centenas de segundos.

( e )

décimos de segundos.

Resposta:

O algarismo 3 ocupa a posição correspondente a décimos de segundo.

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - O conjunto dos números racionais: a representação decimal - Teste - BY NC 3.0BR

Qual é o número formado por 47 dezenas e 7 centésimos?



( a )

0,477

( b )

47,7

( c )

470,7

( d )

470,07

Resposta:

47 dezenas = 470 unidades e 7 centésimos = 0,07, logo o número é 470,07.

Questão 01 - Matemática - Módulo 6 - Uma nova operação: a potenciação - Exercícios - O expoente zero - BY NC 3.0BR

Observe a regularidade existente no quadro e complete a última linha com o valor correspondente:

Resposta:

Neste item, os alunos vão observar a regularidade no quadro.

Espera-se que eles cheguem à conclusão de que, de uma linha para a outra, as potências foram divididas por 2, ou seja, o expoente diminuiu em 1 unidade. Assim, na última linha do quadro eles deverão chegar a 1, ou seja, o resultado de 2 : 2.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aulas 16 - Revisão – A dispersão dos grupos vegetais - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Pesquisadores constataram o avanço acelerado das populações de musgos na Antártida desde 1950. Eles atribuem esse fato ao aumento de 0,5º Célsius na temperatura média, que promoveu o derretimento de grande parte das geleiras e o consequente aumento de terras livres de gelo. Além disso, também relacionam o aumento populacional às chuvas e ventos mais frequentes.

a) Quais são as relações entre o aumento da frequência de chuvas e o aumento das populações de musgos?

b) Explique como o aumento da frequência de ventos favoreceu as briófitas?

c) Que outro grupo de plantas poderia ser favorecido por esses mesmos fatores ambientais? Justifique.

Resposta:

a) O aumento da frequência de chuvas proporcionou maior disponibilidade de água líquida para o desenvolvimento dos vegetais. Além disso, houve favorecimento da reprodução dos musgos, pois seus gametas masculinos nadam na água sobre o solo até os gametas femininos.

b) A dispersão das briófitas é feita pelo vento, que transporta os esporos dessas plantas para diferentes locais onde germinam e originam novos musgos.

c) O grupo das pteridófitas. A reprodução sexuada das pteridófitas também depende da água ambiental para a locomoção dos gametas masculinos até os femininos, e a dispersão também se dá por meio do transporte de esporos pelo vento.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 1 - A estética realista - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR – Adaptada) Sobre o Realismo brasileiro, é correto afirmar:



( a )

Foi uma estética pouco significativa no painel literário brasileiro, pois ficou afastado dos problemas nacionais, questão bastante trabalhada pelo Romantismo.

( b )

Teve grande influência do lluminismo francês, daí o aspecto libertário de alguns romances de nossos escritores realistas, como, por exemplo, Machado de Assis.

( c )

Deu especial importância à questão cultural, buscando as raízes da cultura brasileira no folclore e nos costumes do povo.

( d )

Sua tendência a retratar a realidade com objetividade está pautada nos postulados filosóficos e científicos que alcançaram grande popularidade no final do século XIX, como o positivismo e o darwinismo.

( e )

Embora na prosa houvesse um afastamento dos ideais estéticos do movimento romântico, que o antecedeu, o Realismo não conseguiu se desvencilhar do sentimentalismo e de alguns temas preferidos do Romantismo, como o indígena e o negro escravizado, explorando-os com frequência.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 9 - Sintaxe dos pronomes pessoais na norma-padrão - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Para falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer o padrão formal da língua portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para compreender esse fato, sugere-se a leitura do texto “Aí, galera”, de Luis Fernando Verissimo, que pode ser usado como exemplo. Nele, o autor brinca com situações de discurso oral que fogem à expectativa do ouvinte.

Aí, galera

Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?

— Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.

— Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.

— Como é?

— Aí, galera.

— Quais são as instruções do técnico?

— Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.

— Ahn?

— É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.

— Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?

— Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?

— Pode.

— Uma saudação para a minha progenitora.

— Como é?

— Alô, mamãe!

— Estou vendo que você é um, um...

— Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?

— Estereoquê?

— Um chato?

— Isso.

Correio Braziliense, 13 maio 1998.

A expressão “pegá eles sem calça” poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, em língua culta, formal, por:



( a )

pegá-los na mentira.

( b )

pegá-los desprevenidos.

( c )

pegá-los em flagrante.

( d )

pegá-los rapidamente.

( e )

pegá-los momentaneamente.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 2 - Estética da Belle Époque - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) Leia o soneto a seguir.

XXXI

Longe de ti, se escuto, porventura, Teu nome, que uma boca indiferente Entre outros nomes de mulher murmura, Sobe-me o pranto aos olhos, de repente...

Tal aquele, que, mísero, a tortura Sofre de amargo exílio, e tristemente A linguagem natal, maviosa e pura, Ouve falada por estranha gente...

Porque teu nome é para mim o nome De uma pátria distante e idolatrada, Cuja saudade ardente me consome:

E ouvi-lo é ver a eterna primavera E a eterna luz da terra abençoada, Onde, entre flores, teu amor me espera.

BILAC, Olavo. Melhores poemas. Seleção de Marisa Lajolo. São Paulo: Global, 2003. p. 54. (Coleção Melhores poemas).

Olavo Bilac, mais conhecido como poeta parnasiano, expressa traços românticos em sua obra. No soneto apresentado observa-se o seguinte traço romântico: 



( a )

objetividade do eu lírico. 

( b )

predominância de descrição. 

( c )

utilização de universo mitológico. 

( d )

erudição do vocabulário.

( e )

idealização do tema amoroso.

Questão 01 - Física - Unidade 1 - Capítulo 2 - Sistemas de corpos interagindo - Exercícios - BY NC 3.0BR

Um astronauta de massa 80 kg se encontra no espaço sideral segurando um corpo de massa 20 kg. O astronauta e o objeto estão, inicialmente, em repouso em relação a um dado referencial inercial. Se o objeto é lançado em um sentido com velocidade de 4 m/s, a intensidade, a direção e o sentido da velocidade adquirida pelo astronauta valem:



( a )

0,5 m/s na mesma direção e no mesmo sentido do objeto.

( b )

2 m/s na mesma direção, mas no sentido oposto ao objeto.

( c )

2 m/s na mesma direção e no sentido do objeto.

( d )

1 m/s na mesma direção e no sentido do objeto.

( e )

1 m/s na mesma direção, mas no sentido oposto ao objeto.

Questão 01 - Matemática - Módulo 9 - Análise de dados - Teste - BY NC 3.0BR

Segundo levantamento feito pela empresa Statista, em 2016, os brasileiros são recordistas quanto ao uso diário de celular. Veja os cinco países que lideravam essa pesquisa.

Fonte: Dados extraídos de: . Acesso em: 26 jan. 2019.

Considere as informações sobre essa tabela:

I. Os brasileiros usam mais que o dobro de tempo de celular em relação aos espanhóis.

II. A diferença de tempo médio de uso diário do celular entre chineses e estadunidenses era de 26 minutos.

III. Italianos e espanhóis, juntos, ficam, em média, menos tempo no celular que os brasileiros.

São verdadeiras as seguintes afirmações:



( a )

I e II.

( b )

I e III.

( c )

II e III.

( d )

I, II e III.

Resposta:

Esse tipo de questão exige que todas as afirmações sejam analisadas. Para cada uma delas, os alunos deverão fazer o cálculo para verificar a veracidade. Por exemplo:

Afirmação I é verdadeira, pois o dobro de 2 h 11 min é 4 h 22 min, o que é inferior ao tempo médio dos brasileiros.

Afirmação II é verdadeira, pois 3 h 03 min – 2 h 37 min = 26 min.

Afirmação III é verdadeira, pois 2 h 34 min 1+ 2 h 11 min = 4 h 45 min, valor inferior ao tempo médio dos brasileiros.

Portanto, todas as afirmações são verdadeiras.

Questão 01 - Matemática - Módulo 10 - Resolução de problemas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Paulo e Karina foram almoçar juntos em um restaurante e cada um esco lheu um prato e uma bebida. Paulo gastou 12 reais a mais do que Karina. Observe o cardápio, abaixo, desse restaurante. Qual foi o prato que cada um escolheu?

Resposta:

O problema exige apenas a combinação de opções, de forma que a diferença entre os almoços seja de 12 reais. Se cada um escolheu um prato e uma bebida, já é possível pensar que Karina, no mínimo, gastou 16 reais (prato light e suco de laranja), portanto Paulo só pode ter pego os pratos de 20 ou 25 reais, para que a diferença entre os preços seja de 12 reais. Uma tabela ajuda no raciocínio:

Karina não poderia ter gasto 24 reais, porque já não seria possível custar 12 reais a menos que Paulo. Assim, os únicos números cuja diferença é 12 são 31 e 19. Portanto, Paulo escolheu o prato especial e o suco de laranja, enquanto Karina, o prato light e a vitamina.

Questão 01 - História - Módulo 4 - Os tempos e a História - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Observe as linhas do tempo.

Essas linhas do tempo representam fatos importantes para os judeus, cristãos e islâmicos. Considerando o que você estudou, responda às questões a seguir.

a) Por que o ano 1 de judeus, cristãos e islâmicos não é marcado da mesma forma?

b) Enquanto os cristãos começavam seu ano 1, os judeus estavam no ano 3761. Podemos afirmar que os judeus estão à frente ou se desenvolveram mais rápido que os cristãos porque seu ano 1 começou antes? Explique.

Resposta:

a) Porque cada um desses povos utilizou acontecimentos significativos de sua história para dividir (ou organizar) seus calendários. Os judeus consideram que a partida de Abraão para Canaã é o início de seu calendário; já os cristãos consideram que o nascimento de Cristo é o marco de início do seu calendário. E os islâmicos, por sua vez, consideram a partida de Maomé para Medina o marco mais significativo e início do calendário.

b) Espera-se que o aluno perceba que o tempo dos judeus não é “adiantado”, mas os marcos que utilizam para a contagem dos anos são diferentes. O marco que os judeus utilizam para o ano 1 é anterior ao dos cristãos. O ano 1 dos judeus equivale ao ano 3760 a.C. dos cristãos. Ou seja, os tempos eram os mesmos, mas o marco escolhido para o ano 1 dos cristãos se refere a um acontecimento ocorrido 3760 anos depois. Não podemos confundir os marcos de contagem do tempo com a passagem do tempo, propriamente dita.

Questão 01 - Matemática - Módulo 10 - Resolução de problemas - Exercícios - Procedimento para a resolução de problemas - BY NC 3.0BR

Analise a situação a seguir para responder aos itens abaixo.

Quantos tios receberam a mensagem de Páscoa? Isso é um problema matemático? Por quê?

Resposta:

O problema admite três soluções:

• apenas um tio recebeu a mensagem, pois Marcos, João e Marta são irmãos ou primos;

• dois tios receberam a mensagem (há dois irmãos ou primos);

• três tios receberam a mensagem (cada um enviou o e-mail a um tio diferente).

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Ângulos - Exercícios - Polígonos - BY NC 3.0BR

Polígonos

Observe os dois polígonos a seguir.

O polígono desenhado à esquerda é um quadrilátero, pois possui quatro vértices (os pontos A, B, C e D) e quatro lados (os segmentos ).

Já o outro polígono, o da direita, é um pentágono, pois apresenta cinco vértices (S, O, R, T e E) e cinco lados ().

Um polígono pode ser nomeado escolhendo-se um de seus vértices e percorrendo os demais, de maneira consecutiva, em um dos dois sentidos possíveis (horário ou anti-horário). Por exemplo, o quadrilátero acima pode ser chamado ABCD ou CBAD, como ilustrado abaixo:

Escreva duas maneiras possíveis de nomear o pentágono desenhado no início desta seção.

Resposta:

Entre as várias possibilidades, apresentamos duas: SORTE ou ROSET.

Questão 01 - Matemática - Módulo 8 - Ângulos - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Milena foi a um parque de diversões e andou em uma roda-gigante que completava uma volta inteira em 6 minutos. Qual é a medida, em grau, do giro realizado por essa roda-gigante em:

a) 3 minutos?

b) 1 minuto?

c) 4 minutos?

Resposta:

a) 360° : 2 = 180°

b) 360° : 6 = 60°

c) 60° x 4 = 240°

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Medida de tempo: horas, minutos e segundos - Exercício 2 - BY NC 3.0BR

Transforme os segundos em horas, minutos e segundos:

a) 7 856 s = ___________ h ___________ min ___________ s

b) 12 459 s = ___________ h ___________ min ___________ s

c) 125 609 s = ___________ h ___________ min ___________ s

d) 8 007 s = ___________ h ___________ min ___________ s

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Módulo 7 - Medida de tempo: horas, minutos e segundos - Exercícios (pg. 449) - BY NC 3.0BR

Esta sequência de cenas lhe dá ideia de quê?

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - O conjunto dos números racionais: a representação decimal - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Escreva como se leem os números na representação decimal a seguir.

a. 0,003

b. 0,5

c. 0,032

d. 1,125

e. 10,24

f. 125,08

Resposta:

a. 3 milésimos

b. 5 décimos

c. 32 milésimos

d. 1 inteiro e 125 milésimos

e. 10 inteiros e 24 centésimos

f. 125 inteiros e 8 centésimos

Questão 01 - Matemática - Módulo 5 - O conjunto dos números racionais: a representação decimal - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Considere o texto para responder as questões a seguir.

Os números da Projeção da População divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais até 2060 um quarto da população do Brasil (25,5%) deverá ter mais de 65 anos refletem as taxas de fecundidade. Atualmente, ela é de 1,77 filho por mulher. Em 2060, o número médio deverá chegar a 1,66. As maiores taxas estão em Roraima (1,95), Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (todos com 1,8).

As menores deverão estar no Distrito Federal (1,50) e também em Goiás, Rio de Janeiro e Minas (todos com 1,55). A idade média em que as mulheres têm filhos hoje no País é de 27,2 anos, número que poderá chegar a 28,8 em 2060.

Segundo a pesquisa, a população do País continuará crescendo até 2047, quando deverá chegar a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá gradualmente até chegar a 228,3 milhões em 2060.

Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2019.

a) Reescreva os números com vírgula que aparecem no texto.

b) Quais são números racionais na representação decimal?

c) Escreva como se leem os números na representação decimal.

Resposta:

a) Números com vírgula: 25,5; 1,77; 1,66; 1,95; 1,8; 1,50; 1,55; 27,2; 28,8; 233,2; 228,3.

b) Números racionais na representação decimal: 1,77; 1,66; 1,95; 1,8; 1,50; 1,55; 27,2; 28,8.

c) Uma leitura possível: 1,77 – 1 inteiro e 77 centésimos;

1,66 – 1 inteiro e 66 centésimos;

1,95 – 1 inteiro e 95 centésimos;

1,8 – 1 inteiro e 8 décimos;

1,50 – 1 inteiro e 50 centésimos;

1,55 – 1 inteiro e 55 centésimos;

27,2 – 27 inteiros e 2 décimos

28,8 – 28 inteiros e 8 décimos.

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Pilhas e baterias - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(PUC- RJ) A ocorrência da reação eletrolítica Pb2+(aq) + 2 H2O(ℓ) → PbO2 (s) + H2 (g) + 2 H+ (aq) tem como consequência



( a )

a redução do Pb2+.

( b )

a oxidação da água. 

( c )

o grande aumento do pH da solução. 

( d )

a manutenção do número de oxidação do Pb.

( e )

a redução da concentração de Pb2+ na solução.

Questão 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 2 - Mecanismos de eletrização - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifor-CE – Adaptada) Sabemos que eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. A história nos conta que grandes cientistas como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas.

Analise as afirmações abaixo acerca do assunto.

I. Um corpo é chamado neutro quando é desprovido de cargas elétricas.

II. O princípio da conservação da carga elétrica assegura que, em um sistema eletricamente isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante.

III. A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga encontrada na natureza.

IV. No processo de eletrização por atrito, a eletrização não depende da natureza do material.

É correto apenas o que se afirma em:



( a )

I e II

( b )

III e IV

( c )

I e IV

( d )

II e III 

( e )

II e IV

Questão 01 - Biologia - Capítulo 13 - Fisiologia da digestão - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSJ-MG – Adaptada) Bebidas de diversas marcas chamadas de energético possuem substâncias estimulantes como a taurina e a cafeína. A cafeína também está presente em vários refrigerantes, como, por exemplo, os de cola. O quadro abaixo mostra alguns valores da concentração de algumas substâncias presentes em duas marcas de energéticos e em dois refrigerantes de cola. Os valores em gramas, referentes a porções de 200 ml, são todos hipotéticos, assim como as bebidas.

Se colocarmos as bebidas em ordem da que confere mais energia para a que confere menos energia, teremos 



( a )

refrigerante de cola, energético 2, energético 1, refrigerante de cola dietético. 

( b )

energético 1, energético 2, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

( c )

energético 2, energético 1, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

( d )

refrigerante de cola dietético, refrigerante de cola, energético 2, energético 1. 

( e )

energético 1, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético, energético 2.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 20 - Briófitas e pteridófitas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Pertencem ao grupo das briófitas:



( a )

musgos, samambaias e hepáticas.

( b )

hepáticas e musgos.

( c )

antóceros e pinheiros.

( d )

antóceros, musgos e avencas.

( e )

avencas e musgos.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 3 - Combinação de palavras: mecanismos de coesão frasal - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFV-MG) Assinale a alternativa em que a mudança de posição entre o substantivo e o adjetivo NÃO acarreta alteração semântica.



( a )

O grande traficante assusta a polícia. / O traficante grande assusta a polícia.

( b )

O pobre viciado sofre muito! / O viciado pobre sofre muito!

( c )

O bom filho à casa torna. / O filho bom à casa torna.

( d )

O alto traficante assusta a polícia. / O traficante alto assusta a polícia.

( e )

O velho amigo é que socorreu o viciado. / O amigo velho é que socorreu o viciado.

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