Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Matemática, Economia - Plurall Olímpico LR09 - EM3 - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 2 Tema: Fatores de Produção Nível: Médio

Em uma indústria de confecção de roupas, o empresário está avaliando os fatores de produção para otimizar sua linha de produção. Ele considera os seguintes elementos:

·         Mão de obra: Os costureiros, modelistas e outros profissionais envolvidos na fabricação das roupas.

• Máquinas e Equipamentos: As máquinas de costura, cortadoras automáticas e outros equipamentos utilizados na produção.

• Tecidos e Aviamentos: Os tecidos, botões, zíperes e outros materiais essenciais para a confecção das peças.

• Energia Elétrica: A eletricidade necessária para alimentar as máquinas e manter a fábrica em funcionamento.

• Itens de proteção: As luvas, máscaras de proteção e outros equipamentos que auxiliam na segurança durante o processo de produção.

Fonte: Estadão. Disponível em:< https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2020/11/roupas-310320201411_181120204958.jpg> Acesso em: 13 Mar. 2024

Com base nesses fatores, assinale a alternativa que é considerada um insumo de capital.

 



( a )

Mão de obra

( b )

Máquinas e Equipamentos 

( c )

Tecidos e Aviamentos

( d )

Energia Elétrica

( e )

Itens de proteção

Resposta:

Resposta B

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q40 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q21 / OBECON 2019 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno confunde o tipo de insumo, pois a mão de obra é considerada um insumo de trabalho.

B) CORRETA – Insumos de capital, também conhecidos como bens de capital, são os bens duráveis que uma empresa utiliza para produzir bens e serviços. Com isso, máquinas e equipamentos são considerados insumos de capital, pois são utilizados diretamente no processo produtivo.

C) INCORRETA – O aluno confunde matéria-prima (insumo natural) com insumo de capital.

D) INCORRETA –O aluno descreve a energia elétrica como um insumo de capital, mas é um insumo indireto de operação.

E) INCORRETA –O aluno descreve os itens de proteção como insumos de capital, mas, apesar de serem essenciais para a proteção e higiene durante o processo e produção, não se classifica como insumo de capital.

Questão 02 - Matemática, Economia - Plurall Olímpico LA02 - EM3 - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 2 Tema: Comércio entre produtores Nível: Médio

“Com a pandemia e a guerra, os especialistas presentes em Davos demonstraram pouco otimismo quanto ao andamento da globalização nos próximos três anos e preveem maior politização das cadeias de produção, com tendência à nacionalização — ou seja, maior protecionismo.

A maior parte deles espera maior fragmentação das cadeias de bens (79%), tecnologia (65%) e no mercado de trabalho (54%). Apenas no setor de serviços, a expectativa de desintegração, embora predominante, não é majoritária (46%, sendo que 39% esperam estabilidade).”

Fonte: Correio Braziliense. Inflação e protecionismo estão entre as previsões dos economistas em Davos. 2022. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2024.

Nesse sentido, os Estados Unidos e o Canadá são duas economias semelhantes que se envolvem em comércio intra-indústria, ou seja, exportam e importam bens dentro da mesma indústria. Por exemplo, ambos os países produzem e comercializam automóveis, que são produtos diferenciados com diferentes marcas, modelos, características e qualidades. Suponha que o governo dos EUA imponha uma tarifa sobre os carros importados do Canadá, enquanto o Canadá não impõe nenhuma tarifa sobre os carros importados dos EUA.

Qual é o efeito mais provável dessa tarifa sobre os mercados de automóveis dos EUA e do Canadá?



( a )

A tarifa aumentará o preço dos carros canadenses nos EUA, reduzirá a quantidade demandada de carros canadenses nos EUA e aumentará a quantidade demandada de carros dos EUA nos EUA e no Canadá.

( b )

A tarifa aumentará o preço dos carros canadenses nos EUA, reduzirá a quantidade demandada de carros canadenses nos EUA e reduzirá a quantidade demandada de carros dos EUA nos EUA e no Canadá.

( c )

A tarifa aumentará o preço dos carros canadenses nos EUA e no Canadá, reduzirá a quantidade demandada de carros canadenses em ambos os países e aumentará a quantidade demandada de carros dos EUA em ambos os países.

( d )

A tarifa aumentará o preço dos carros dos EUA nos EUA e no Canadá, reduzirá a quantidade demandada de carros dos EUA em ambos os países e aumentará a quantidade demandada de carros canadenses em ambos os países.

( e )

A tarifa não terá efeito sobre o preço ou a quantidade demandada de carros dos EUA ou canadenses em nenhum dos países.

Resposta:

Resposta A

Apontador: OBECON 2023 – Fase 1 – Q12 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 05 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q07 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q34

A) CORRETA – A tarifa aumentará o preço dos carros canadenses nos EUA, tornando-os menos competitivos e atraentes para os consumidores dos EUA. Isso reduzirá a quantidade demandada de carros canadenses nos EUA e criará um excesso de oferta de carros canadenses no Canadá. Por outro lado, a tarifa não afetará o preço ou a quantidade demandada de carros dos EUA no Canadá, mas aumentará a quantidade demandada de carros dos EUA nos EUA, pois os consumidores dos EUA substituirão os carros canadenses mais caros. Isso criará um excesso de demanda de carros dos EUA nos EUA e aumentará as exportações de carros dos EUA para o Canadá. Portanto, a tarifa beneficiará a indústria automobilística dos EUA e prejudicará a indústria automobilística do Canadá.

B) INCORRETA – O aluno não compreende que a tarifa não afeta o preço ou a demanda de carros dos EUA no Canadá

C) INCORRETA – O aluno não compreende que a tarifa não afeta o preço ou a demanda de carros canadenses no Canadá

D) INCORRETA – O aluno não compreende que a tarifa não afeta o preço ou a demanda de carros dos EUA em nenhum dos países

E) INCORRETA – O aluno não compreende que a tarifa afetará o preço e a quantidade demandada de carros canadenses nos EUA

Questão 02 - História - Módulo 4 - Mundo extraeuropeu - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do historiador Marcelo Cândido da Silva e responda às perguntas.

Contingentes importantes de grupos bárbaros foram instalados dentro das fronteiras do Império [Romano]. As modalidades de instalação dos bárbaros variavam muito: alguns grupos recebiam o estatuto de tributários [que pagavam impostos], outros ainda tinham o direito de manter sua organização interna, com seus próprios chefes (o regime de “federação”). Havia também aqueles que recebiam o direito de explorar a terra, sob estrito controle de funcionários imperiais. Em comum, o fato de que todos os grupos instalados deviam algum tipo de serviço ao Império, sendo o mais frequente o serviço militar. Chefes bárbaros aliados obtinham títulos [...] e honrarias no Exército e na administração imperial. Muitos dos filhos desses chefes eram enviados como reféns à corte imperial e recebiam uma educação romana, que incluía o aprendizado do latim, da retórica e das técnicas administrativas. Um importante fluxo comercial foi estabelecido com mercadores atuando além do limes [fronteira do Império], difundindo o consumo de bens romanos entre as elites bárbaras.

SILVA, Marcelo Cândido da. História medieval. São Paulo: Contexto, 2019

a) De acordo com o trecho, como ocorreu a expansão dos povos bárbaros germânicos?

b) Como era a relação entre a cultura bárbara germânica e a cultura romana?

Resposta:

a) A expansão ocorreu em meio a uma interação com o Império Romano, que tentava administrar a entrada de grupos imigrantes em seu território.

b) Os bárbaros germânicos acabaram incorporando aspectos da cultura romana, como língua, educação, treinamento militar e hábitos de consumo.

Questão 02 - Física - Módulo 2 - Composição de movimentos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEMG)

O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não.

Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens.

Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2,0 m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4,0 m/s.

Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA: 



( a )

Se a correnteza não existisse, o barco levaria 25 s para atravessar o rio. Com a correnteza, o barco levaria mais do que 25 s na travessia. 

( b )

Como a velocidade do barco é perpendicular às margens, a correnteza não afeta o tempo de travessia. 

( c )

O tempo de travessia, em nenhuma situação, seria afetado pela correnteza. 

( d )

Com a correnteza, o tempo de travessia do barco seria menor que 25 s, pois a correnteza aumenta vetorialmente a velocidade do barco.

Resposta:

Como a velocidade da correnteza é perpendicular ao barco, ela não interfere no tempo de travessia. Esse tempo depende apenas da velocidade de avanço do barco, que é de 2 m/s. Portanto, nesse caso, o tempo de travessia é o mesmo do que seria sem correnteza.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 2 - Potências de expoente racional - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Observe as afirmações abaixo:

I.

II.  é um número inteiro.

III. é maior do que , para todo a positivo.

Está correto o que se afirma somente em



( a )

II.

( b )

I e II.

( c )

II e III.

( d )

I e III.

( e )

I, II e III.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 4 - Igualdades e desigualdades - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Em uma família, o número de irmãs de cada filha é igual à metade do número de irmãos. Cada filho tem o mesmo número de irmãos e irmãs.

O número total de filhos e filhas da família é



( a )

4.

( b )

5.

( c )

7.

( d )

10.

( e )

15.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) Considere as afirmativas a seguir, sobre a obtenção e armazenamento de energia nos seres vivos.

I. Os animais adquirem energia para suas atividades da alimentação.

II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos é convertida em glicogênio.

III. O glicogênio é armazenado no pâncreas e no fígado.

IV. O excesso de carboidratos é transformado em amido.

Estão corretas SOMENTE:



( a )

II, III e IV

( b )

I, II e III

( c )

III e IV

( d )

II e IV

( e )

I e II

Questão 02 - Física - Setor A - Módulo 2 - Interações entre corpos: causas e efeitos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Vamos aprender um pouco mais sobre forças utilizando as imagens apresentadas abaixo.

Em cada uma delas, há um corpo aplicando força em outro. Temos a imagem de uma pessoa puxando uma barra. Na página anterior, há um bastão eletrizado atraindo um barbante. Para que um corpo aplique força em outro, é necessário que eles estejam em contato? Justifique a partir das situações descritas pelas imagens.

Resposta:

Não é necessário. No caso do bastão que aplica força no barbante, esses dois corpos não estão em contato.

Professor, esta é uma oportunidade para falar sobre como diferenciar forças de campo e de contato. Outra opção é fazer isso no próximo exercício.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(ENEM) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,



( a )

a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.

( b )

a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.

( c )

a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

( d )

a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.

( e )

a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada.

Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo.

Texto II

Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor.

BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionário de Política, 5a  ed. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

Comparando as ideias de Hobbes (Texto I) com a tendência citada no Texto II, pode-se afirmar que:



( a )

em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta. 

( b )

para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o Texto II, ela não é um valor absoluto.

( c )

de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o Texto II, a paz é sempre melhor que a guerra. 

( d )

em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo. 

( e )

para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o Texto II, à civilização.​

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Noções espaciais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49’ N, Longitude 23°49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é



( a )

a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

( b )

o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

( c )

a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

( d )

a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

( e )

a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Resposta:

O sistema de coordenadas geográficas fundamenta-se num conjunto de linhas imaginárias que permite a localização de todos os lugares na superfície do planeta. Essas coordenadas são bidimensionais, portanto possuem dois eixos: a ordenada (o eixo vertical) e a abscissa (o eixo horizontal). A superfície terrestre é projetada como sendo coberta por um sistema de coordenadas formado por linhas imaginárias: os meridianos (no eixo vertical) e os paralelos (no eixo horizontal). Os paralelos fornecem a posição de latitude (distância em graus de um ponto da superfície ao equador), e os meridianos indicam a posição de longitude (distância em graus de um ponto da superfície ao meridiano principal ou de Greenwich).

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) Considerando as informações do gráfico abaixo, de 2010 a 2014 o número de turistas que chegaram ao Brasil cresceu ano após ano. Por exemplo, em 2010 chegaram 5,2 milhões de turistas ao Brasil e em 2011, 5,4 milhões de turistas. Um aumento de 200 mil chegadas de turistas no Brasil.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br. Acesso em: 6 set. 2016.

O aumento percentual de turistas que chegaram ao Brasil em 2014, comparado com o ano anterior, foi de aproximadamente: 



( a )

10,3% 

( b )

12,5% 

( c )

9,1% 

( d )

13,2%​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

As pessoas A, B, C e D possuem juntas R$ 2.718,00. Se A tivesse o dobro do que tem, B tivesse a metade do que tem, C tivesse R$ 10,00 a mais do que tem e D tivesse R$ 10,00 a menos do que tem, então todos teriam a mesma quantia. Dessas quatro pessoas, qual é a que tem a maior quantia?

Resposta:

A pessoa B.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Os exercícios físicos são recomendados para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e, em consequência, elevam o consumo de calorias.

No gráfico, estão registrados os valores calóricos, em kcal gastos em cinco diferentes atividades físicas, em função do tempo dedicado às atividades, contado em minuto.

Qual dessas atividades físicas proporciona o maior consumo de quilocalorias por minuto?



( a )

I

( b )

II

( c )

III

( d )

IV

( e )

V

Resposta:

De acordo com o gráfico, tem-se os seguintes consumos calóricos, em kcal/min:

Assim, o maior consumo é proporcionado pela atividade II.

Questão 02 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

TEXTO I

Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. (adaptado).

TEXTO II

A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a



( a )

discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.

( b )

invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.

( c )

formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.

( d )

definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.

( e )

criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

Questão 02 - Matemática, Economia - Plurall Olímpico LA05 - EM2 - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 2 Tema: Mercados Financeiros Nível: Difícil

Em um cenário onde novas regulamentações bancárias internacionais foram implementadas, exigindo que os bancos mantenham um índice de cobertura de liquidez (LCR) mais alto, um banco de investimentos decide reavaliar sua carteira de ativos líquidos de alta qualidade (HQLA).

Considerando o papel dos intermediários financeiros e o impacto dessas regulamentações, qual das seguintes estratégias o banco de investimentos provavelmente adotará para se adequar ao novo LCR mantendo a rentabilidade?



( a )

Reduzir a quantidade de empréstimos concedidos para aumentar a reserva de HQLA.

( b )

Investir em ativos com maior risco e retorno potencial para compensar o aumento do HQLA.

( c )

Manter a estratégia de investimento, pois o LCR não afeta a rentabilidade do banco.

( d )

Emitir mais ações no mercado para aumentar o capital e, assim, melhorar o LCR.

( e )

Diversificar a carteira de investimentos com derivativos para gerenciar melhor os riscos.

Resposta:

Resposta D

Apontador: OBECON 2022 – Fase 1 – Q26 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q28 / OBECON 2021 – Fase 2 – QObj 03

A) INCORRETA – O aluno não percebe que reduzir a quantidade de empréstimos concedidos para aumentar a reserva de HQLA pode melhorar o LCR, mas também pode reduzir a rentabilidade do banco, pois os empréstimos são uma fonte significativa de receita para os bancos de investimento.

B) INCORRETA – O aluno não percebe que investir em ativos com maior risco e retorno potencial para compensar o aumento do HQLA pode contradizer o objetivo das regulamentações, que é aumentar a estabilidade financeira do banco. Além disso, isso pode não ser consistente com a manutenção de um portfólio de HQLA, que deve ser composto por ativos de alta qualidade e baixo risco.

C) INCORRETA – O aluno ignora o fato de que o LCR é uma medida de liquidez que requer a manutenção de um nível adequado de ativos líquidos de alta qualidade, o que pode afetar a alocação de ativos e, potencialmente, a rentabilidade.

D) CORRETA – Emitir mais ações no mercado é uma forma de aumentar o capital próprio do banco sem afetar os ativos líquidos. Isso pode melhorar o LCR, pois aumenta a quantidade de capital disponível para cobrir as obrigações de curto prazo, sem reduzir a capacidade do banco de gerar receita através de suas operações normais de empréstimo e investimento.

E) INCORRETA – O aluno não percebe que diversificar a carteira de investimentos com derivativos para gerenciar melhor os riscos pode ser uma estratégia válida para a gestão de riscos, mas não aborda diretamente a necessidade de aumentar o LCR, que é focado na liquidez e não apenas no gerenciamento de riscos.

Questão 02 - Matemática, Economia - Plurall Olímpico LA04 - EM3 - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 2  Tema: Risco em Finanças  Nível: Médio ​

Fonte: Analize em:<https://analize.com.br/thumb/risco_operacional.png?auto=formateq=70ecrop=facesefit=cropew=400> Acesso em: 06 Mai. 2024 

A eficácia da gestão de riscos operacionais é um fator determinante para a continuidade e prosperidade das organizações. Riscos operacionais podem surgir de diversas fontes e têm o potencial de afetar negativamente as operações diárias e a lucratividade a longo prazo. 

Com base no seu conhecimento, analise as afirmações abaixo e indique a opção com o julgamento correto. 

I. O perfil de risco de uma organização é uma composição complexa de riscos inerentes às suas atividades específicas, bem como de riscos externos que podem impactar seu ambiente operacional e financeiro. 

II. A identificação proativa de riscos como ameaças permite que os gestores desenvolvam estratégias de mitigação, que podem variar desde a implementação de controles internos mais rigorosos até a suspensão estratégica de operações vulneráveis. 

III. Riscos operacionais estão intrinsecamente ligados a possíveis perdas financeiras que podem ser ocasionadas por uma ampla gama de falhas, incluindo processos internos deficientes, decisões gerenciais equivocadas, sistemas de controle ineficientes ou erros humanos.



( a )

Somente I está correta.

( b )

Somente II está correta.

( c )

Somente III está correta.

( d )

Somente I e II estão corretas.

( e )

I, II e III estão corretas.

Resposta:

Resposta E 

Apontadores: OBECON 2023, Fase 2, Questão Discursiva 04/ OBECON 2021, Fase 2, Questão Objetiva 05/ OBEF 2022, Fase 1, Questão 02 

A) INCORRETA – O aluno não compreende bem o conceito de risco operacional nem a importância da identificação proativa de riscos. 

B) INCORRETA –  O aluno não compreende bem os conceitos de riscos operacionais e perfis de risco. 

C) INCORRETA –  O aluno não compreende bem o conceito de perfil de risco nem a importância da identificação proativa de riscos. 

D) INCORRETA – O aluno não compreende bem o conceito de risco operacional. 

E) CORRETA – Julga-se cada uma das afirmações: 

I. Correta. O perfil de risco de uma organização realmente inclui uma variedade de riscos internos e externos que podem afetar suas operações e saúde financeira. 

II. Correta. Uma parte essencial da gestão de riscos é identificar ameaças potenciais antecipadamente e planejar ações para mitigá-las, o que pode incluir medidas drásticas como a paralisação de operações se necessário. 

III. Correta. Riscos operacionais referem-se exatamente a essas possíveis perdas que podem surgir de falhas em vários níveis da organização.

Questão 02 - História - Módulo 3 - A experiência da escravidão na Antiguidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

 [...] não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana.

SCHIAVONE, Aldo. Uma história rompida: Roma Antiga e Ocidente moderno. São Paulo: Edusp, 2005. p. 196.

Com base no texto, de que forma podemos relacionar o trabalho escravo e a estagnação tecnológica na Antiguidade clássica?

Resposta:

Em uma sociedade em que o trabalho manual era muitas vezes considerado humilhante e realizado maciçamente por escravos, o desenvolvimento de tecnologias que poderiam reduzir o peso do esforço manual não era uma prioridade

Questão 02 - Química - Módulo 5 - Propriedades periódicas - Desafio - BY NC 3.0BR

(EsPCEx-SP/Aman-RJ) A representação a seguir corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.

Considere as afirmativas acerca dos elementos hipotéticos (A, B, C) apresentados na Tabela Periódica.

I. Dentre os elementos hipotéticos, o elemento A é o de maior afinidade eletrônica (“energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

II. Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento B é o de maior eletropositividade (“capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform - São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

III. Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento C é o mais eletronegativo (“força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform – São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas 



( a )

I. 

( b )

II. 

( c )

III. 

( d )

I e II. 

( e )

II e III.​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 4 - Igualdades e desigualdades - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEMG) No ano de 2018, foi realizada uma pesquisa, utilizando-se questionários sobre educação. Nessa pesquisa, João, Alfredo e Enéias tabularam as respostas dos questionários, respondidos pelos usuários de uma determinada universidade. Sabendo-se que João tabulou um quarto do total de questionários, Alfredo tabulou três quintos do que sobrou e Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, a diferença entre os números de questionários tabulados por Enéias e João foi de:



( a )

170.

( b )

150.

( c )

120.

( d )

100.

Resposta:

Sendo x o total de questionários, sabemos que João tabulou deles, de modo que sobraram para serem tabulados pelos demais.

Desses , Alfredo tabulou , ou seja, tabulou  ·  = , questionários. Como Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, temos:

 +  + 1020 = x

x = 3 400

Desse modo, como Enéias tabulou 1 020 questionários e João,  questionários, a diferença entre essas quantidades é igual a 170.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 2 - Potências de expoente racional - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe os três números abaixo, representados pelas letras A, B e C:

Desses, são números inteiros somente:



( a )

A.

( b )

A e B.

( c )

A e C.

( d )

B e C.

( e )

A, B e C.

Resposta:

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 4 - Os carboidratos e os lipídios - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR)

Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.

(Pesquisa “FAPESP”).

Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:



( a )

É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.

( b )

É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.

( c )

É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.

( d )

É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.

( e )

É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

Questão 02 - Física - Setor A - Módulo 1 - A origem do Universo: a mitologia e o método científico - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em grupo, compare a explicação que você resumiu com aquelas apresentadas pelos demais colegas e identifique as diferenças entre elas do ponto de vista de serem ou não teorias ou afirmações científicas.

Resposta:

As teorias ou afirmações para serem científicas devem ser construídas a partir do método científico. Elas devem partir de um questionamento, depois da criação de hipóteses, validação dessas hipóteses por meio de resultados experimentais ou teorias científicas pré existentes e finalizando com as conclusões obtidas por meio desse processo. A única teoria sobre a origem do Universo apresentada no texto no Caderno de Estudos que é científica é a do Big Bang, pois é a única validada por meio de evidências (resultado experimentais).

O que torna a teoria do Big Bang científica é o fato de existirem evidências experimentais ou teóricas que a corroboram. Caro professor, para que esta atividade seja efetiva, é fundamental que em cada grupo haja pelo menos um aluno que tenha feito o resumo da teoria do Big Bang. Seria ideal, também, que não houvesse mais de um resumo sobre o mesmo tema em nenhum dos grupos, mas isso não é tão importante.

Ao terminar essa atividade, ou na hora do feedback, você pode lançar a seguinte questão: por que foi importante haver resumos de teorias diferentes dentro de cada um dos grupos? Estimule, por meio de perguntas, a ideia de que o objetivo era fazer com que cada aluno trouxesse para seu grupo um saber diferente, e que assim eles pudessem complementar-se. Isso pode ser o começo de um processo em que, nas futuras atividades em grupo, eles mesmos passem a se agrupar buscando essa complementaridade, e não por afinidade.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Módulo 3 - A importância da água e dos sais minerais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque



( a )

as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofóbica.

( b )

a água é uma substância apolar e forma uma reação química com a superfície das patas dos insetos.

( c )

as ligações de hidrogênio são extremamente instáveis, tornando-se uma superfície sólida para os insetos.

( d )

as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofílica.

( e )

a tensão superficial da água consegue suportar o peso do inseto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletimos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Texto II

Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito:



( a )

desperta o desejo de ascensão social. 

( b )

provoca mudanças nos valores sociais. 

( c )

advém de necessidades suscitadas pela publicidade. 

( d )

deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano. 

( e )

resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.

Resposta:

Esse primeiro confronto entre textos visa treinar a identificação de tema comum com base na captura das visões específicas de cada autor sobre o tema. No texto I, enfatiza-se que o consumo confere “maior valorização e visibilidade social a um indivíduo”; em II, que “modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos”. Pode-se afirmar, então, que o consumismo “provoca mudanças nos valores sociais”.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 496, vinte anos após a queda de Roma, o rei franco Clóvis converteu-se ao modelo de cristianismo defendido pela Igreja. No século seguinte, o bispo São Gregório de Tours assim descreveu sua conversão e seu batismo:

O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...]. O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal da cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].

SÃO GREGÓRIO de Tours. A conversão de Clóvis. In: Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M. G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 44-45.

a) De que forma a posição da Igreja aparece no texto?

b) Qual a importância do batismo de Clóvis para a Igreja?

c) Para Clóvis, qual a importância de ter sido batizado pelo sacerdote?

Resposta:

a) O bispo São Gregório de Tours apresenta uma Igreja com crescente poder e influência sobre as decisões reais e indica a importância que o cristianismo romano teria para o Ocidente a partir do batizado de Clóvis.

b) Seu batismo representou a ampliação do número de fiéis da Igreja, uma aliança com o Estado e contribuiu para a consolidação da cristandade ocidental.

c) Além de envolver uma questão pessoal de busca pela salvação, difícil de ser mensurada, ao aproximar-se da Igreja, instituição organizada que sobreviveu à queda de Roma, poderia ampliar o controle sobre o reino.  

Questão 02 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG)

Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da Antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?



( a )

A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos. 

( b )

A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”. 

( c )

A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988. 

( d )

A necessidade de se constituir, na sociedade grega da Antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes. 

( e )

O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 1 - Estatística: análise de dados - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere o gráfico de barras abaixo, que indica a variação anual, em porcentagem, do valor da cesta básica em algumas cidades. Os dados são do mês de janeiro de 2019.

De acordo com o gráfico, responda:

a) Qual é a cidade que possui a cesta básica mais cara? Qual é esse valor?

b) Qual é a diferença entre o valor da cesta básica nas cidades de Campo Grande e do Recife em janeiro de 2019, em porcentagem?

c) Qual era o valor da cesta básica em Florianópolis em janeiro de 2018?

Resposta:

a) A cidade que possui a cesta básica mais cara é São Paulo, cujo valor é de R$ 471,44.

b) Campo Grande: R$ 422,88

Recife: R$ 340,57

A diferença, em reais, é de R$ 82,31, o que corresponde a 

Portanto, a cesta básica em Campo Grande é 24,17% mais cara que a cesta básica no Recife em janeiro de 2019.

c) Em janeiro de 2019, a cesta básica em Florianópolis estava custando R$ 457,82, e o aumento foi de 9,37%. Assim, em janeiro de 2018, o valor da cesta básica era: .

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPR) Uma empresa de telefonia oferece três planos mensais de internet móvel, descritos abaixo.

• Plano Ilimitado: mensalidade fixa de R$ 100,00 que permite ao cliente utilizar quantos gigabytes (GB) de dados desejar, sem pagar nada a mais.

• Plano Intermediário: mensalidade fixa de R$ 28,00 mais R$ 4,50 por GB de dados consumidos.

• Plano Simples: não há mensalidade, porém o cliente paga R$ 12,00 por GB de dados consumidos.

Por exemplo, um consumo de 5 GB de dados em um mês custa R$ 100,00 para clientes do Plano Ilimitado, custa R$ 28,00 + 5 · R$ 4,50 = R$ 50,50 para clientes do Plano Intermediário e custa 5 · R$ 12,00 = R$ 60,00 para clientes do Plano Simples.

a) A partir de quantos GB de dados consumidos por mês o Plano Ilimitado fica mais vantajoso, ou seja, mais barato, que o Plano Intermediário?

b) A empresa pretende criar um novo plano de dados, chamado Plano Básico. Esse plano terá formato semelhante ao do Plano Intermediário, consistindo também de uma mensalidade fixa mais um preço por GB de dados consumidos. Além disso, o Plano Básico deverá satisfazer a duas condições:

• Ter o mesmo valor que o Plano Simples para clientes que consumirem 3 GB de dados por mês.

• Ter o mesmo valor que o Plano Intermediário para clientes que consumirem 8 GB de dados por mês.

Quais devem ser o valor da mensalidade e o valor de cada GB de dados consumidos para que o Plano Básico cumpra as duas condições acima?

Resposta:

a) Sendo x a quantidade de GB de dados consumidos, devemos ter 100<28 1 4,5 · x, portanto x>16.

Logo, o Plano Ilimitado fica mais barato para quantidades maiores que 16 GB.

b) No Plano Simples, os clientes que consomem 3 GB por mês gastam R$ 12,00 · 3 = R$ 36,00. Já no Plano Intermediário, os clientes que consomem 8 GB por mês gastam R$ 28,00 + R$ 4,50 · 8 = R$ 64,00. Logo, pode-se afirmar que o custo de 8 GB - 3 GB = 5 GB é R$ 64,00 - R$ 36,00 = R$ 28,00. Assim, = 5,60. Portanto, cada GB custa R$ 5,60.

Como 3 · R$ 5,60 = R$ 16,80, então a mensalidade desse plano deve ser R$ 36,00 – R$ 16,80 = R$ 19,20.

Professor: neste item, também é possível determinar essas duas quantidades por meio de um sistema com duas equações. Caso prefira, poderá instigar esta resolução nos alunos, por meio de algum tipo de metodologia de aula invertida (em relação à próxima aula).

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:



( a )

Direta.

( b )

Sindical.

( c )

Socialista.

( d )

Corporativista.

( e )

Representativa.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas