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Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 7 e 8 - A estética barroca - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Leia o texto, analise a figura e responda à questão.

Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres.

ÁVILA, A. O lúdico e as projeções do Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.

Sobre o texto e a figura, é correto afirmar. 



( a )

O texto apresenta as principais características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento artístico do período colonial brasileiro. 

( b )

Enquanto a figura representa a arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a obra. 

( c )

Não é possível afirmar que o texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois a figura é do Barroco Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano. 

( d )

Tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico. 

( e )

O texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.​

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 3 - Trovadorismo e Humanismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

E chegando à barca da glória, diz ao Anjo: Brísida Barqueiro, mano, meus olhos, prancha a Brísida Vaz! Anjo Eu não sei quem te cá traz... Brísida Peço-vo-lo de giolhos! Cuidais que trago piolhos, anjo de Deus, minha rosa? Eu sou Brísida, a preciosa, que dava as môças aos molhos. A que criava as meninas para os cônegos da Sé... Passai-me, por vossa fé, meu amor, minhas boninas, olhos de perlinhas finas! [...]

GIL VICENTE, Auto da barca do inferno. (Texto fixado por S. Spina.)

boninas: tipo de flor (geralmente associado à margarida) perlinhas: diminutivo de “pérolas”

a) No excerto, a maneira de tratar o Anjo, empregada por Brísida Vaz, relaciona-se à atividade que ela exercera em vida? Explique resumidamente.

b) No excerto, o tratamento que Brísida Vaz dispensa ao Anjo é adequado à obtenção do que ela deseja – isto é, levar o Anjo a permitir que ela embarque? Por quê?

Resposta:

a) A condição social de Brísida, associada à prostituição, leva-a a se utilizar de um linguajar repleto de insinuações de sedução, como em: “Barqueiro, mano, meus olhos”; “anjo de Deus, minha rosa” e “meu amor, minhas boninas, / olhos de perlinhas finas”.

b) Não. Em primeiro lugar, porque as práticas de Brísida em vida já tinham definido sua condenação. Em segundo, porque, representante da pureza e do Bem, o Anjo permanece alheio às insinuações sensuais de Brísida.

Questão 02 - História - do Brasil - Capítulo 4 - Dinâmica interna da colonização - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-SP)

A presença africana está de tal maneira mesclada a formas de ser, fazer e viver europeias e ameríndias, que é difícil distinguir o que é puramente africano. O que é certo é que os nossos antepassados africanos trouxeram para o Brasil os conhecimentos e as técnicas que desenvolveram ao longo dos séculos.

Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 154-155.

Entre os conhecimentos citados no texto, é correto citar:



( a )

técnicas de navegação, como o barco a vela, e o desenvolvimento do sistema de irrigação por canaletas. 

( b )

técnicas de preparação do solo, como as chinampas, e o domínio da escrita pictográfica. 

( c )

técnicas de cultivo, como a coivara, e a edificação de grandes obras, como as pirâmides. 

( d )

técnicas de extração de metais nobres, como o ouro, e o cultivo do quiabo e do dendê.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 1 - Fatores de textualidade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

É próprio do gênero textual charge expressar determinado posicionamento por meio de uma crítica. Nesse caso, o ponto central é:



( a )

denunciar a exclusão promovida por exames de seleção. 

( b )

ironizar a limitação cognitiva de estudantes reprovados. 

( c )

condenar o sadismo diante do desespero dos atrasados. 

( d )

repreender a displicência de jovens descompromissados. 

( e )

questionar o conformismo diante dos índices educacionais.

Questão 02 - Matemática - Setor C - Aula 5 - Introdução às inequações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Resolva, em ℝ, as seguintes inequações:

a) 2x - (3 - x) ≤ 7x + 13

c) x - 3 ≤ 4 - 2x ≤ 7 + 3x

Resposta:

a) 2x - (3 - x) ≤ 7x + 13

3x - 3 ≤ 7x + 13

-4x ≤ 16

x ≥ -4

S = {x ∈ ℝ |x ≥ -4}

Questão 02 - Física - Setor B - Aula 4 - Análises gráficas de movimento - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UFRJ) Nas provas de atletismo de curta distância (até 200 m) observa-se um aumento muito rápido da velocidade nos primeiros segundos da prova e depois um intervalo de tempo relativamente longo em que a velocidade do atleta permanece praticamente constante para em seguida diminuir lentamente. Para simplificar a discussão suponha que a velocidade do velocista em função do tempo seja dada pelo gráfico abaixo.

Calcule:

a) as acelerações nos dois primeiros segundos da prova e no movimento subsequente.

b) a velocidade média nos primeiros 10 s de prova.

Resposta:

a) Utilizando a definição de aceleração escalar média:

b) A velocidade escalar do atleta no instante 10 s pode ser obtida graficamente, por semelhança de triângulos, como segue:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poemas e rimas aqui e ali - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

BRINQUE DE INVENTAR PALAVRAS. JUNTE AS PALAVRAS DESTACADAS E CRIE OUTRA. VEJA UM EXEMPLO.

UMA MANSA ONÇA É UMA MANSONÇA. → MANSA + ONÇA

A) UMA LAGARTIXA MIXA É UMA .

B) UMA PELE LISA É UMA .

C) A DANÇA DA ONÇA É UMA .

D) UMA CRIANÇA QUE DANÇA É UMA

Resposta:

A) lagarmixa

B) pelisa

C) dançonça

D) cridança

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Os números em nosso cotidiano - Exercícios (pg. 18 - 20) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DE SEU PROFESSOR, FAÇA AS MEDIÇÕES E REGISTRE-AS.

A) QUANTAS VEZES O SEU PÉ CABE NA DISTÂNCIA DE SUA CARTEIRA ATÉ A MESA DO PROFESSOR?

B) QUANTAS VEZES O SEU PALMO CABE NO COMPRIMENTO DO TAMPO DE SUA CARTEIRA?

C) QUANTAS VEZES A SUA POLEGADA CABE NO COMPRIMENTO DA CAPA DO SEU CADERNO ANGLO?

Resposta:

A) Resposta pessoal.

B) Resposta pessoal.

C) Resposta pessoal.

Questão 02 - Física - Setor C - Aula 2 - Velocidade escalar instantânea: gráficos de movimento - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Depois de vários anos de maciços investimentos em tecnologia, a China se tornou o maior mercado de logística do mundo. Recentemente, uma grande companhia chinesa, a STO, postou um vídeo mostrando cerca de 400 pequenos robôs transportando produtos em um grande armazém; tal vídeo viralizou na internet. Cada robô começa o seu serviço lendo o código de barras de um certo produto, a fim de identificar o remetente. Em seguida, ele pesa-o, para estipular os custos de envio. Finalmente, o produto é transportado até um “buraco” existente no chão, onde ele é despejado para prosseguir para a seção de embalagem, que está no andar inferior. Segundo a empresa, a automatização do processo permite entregar 18 mil pacotes por hora, economizando mais de 70% em mão de obra. 

Imagine que um robô se movimente apenas em uma trajetória retilínea e que seu movimento, durante certo intervalo de tempo, possa ser descrito pelo seguinte gráfico s × t:

a) Calcule a velocidade escalar média do robô nos seguintes intervalos de tempo:

Entre 0 e 60 s. Entre 60 s e 80 s. Entre 80 s e 170 s.

b) Qual é a velocidade escalar instantânea do robô nos instantes 20 s e 40 s? Justifique.

c) Em qual intervalo de tempo o robô se movimentou mais rapidamente?

d) Obtenha o valor de x (instante em que o robô passa pela origem dos espaços).

e) Construa o gráfico v × t correspondente ao movimento executado pelo robô entre os instantes 0 e 170 s.

Resposta:

a) 

b) A velocidade escalar instantânea nos instantes 20 s e 40 s é igual a 0,5 m/s, ou seja, é igual à velocidade escalar média entre os instantes 0 e 60 s. Isso ocorre porque a velocidade do robô é constante durante esse intervalo de tempo (o gráfico s × t é uma reta inclinada).

c) A velocidade com que o robô se movimenta é 0,5 m/s no intervalo de tempo entre 0 e 60 s e 1,0 m/s no intervalo de tempo entre 80 s e 170 s. Logo, o robô se movimentou mais rapidamente no intervalo de tempo entre 80 s e 170 s.

d) Por semelhança de triângulos:

e)

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poemas e rimas aqui e ali - Atividades (pg. 12) - BY NC 3.0BR

CRIANÇA CRIONÇA

A ONÇA ERA SONSA SONSA DE NASCENÇA CHEGAVA DE MANSO PARA ENCHER A PANÇA SEM PEDIR LICENÇA

JABUTI TEIÚ TUCANO TATU MACACO SAGUI PREGUIÇA PREÁ CUTIA QUATI NÃO TINHAM DESCANSO

MAS UMA CRIANÇA CHAMOU A RESPONSA CRIOU UMA DANÇA A DANÇA DA ONÇA

CRIANÇA CRIONÇA CRIONÇA CRIANÇA

DANÇANDO ESSA DANÇA A ONÇA DESONÇA DESPANÇA DISPENSA SUA COMILANÇA E HOJE SÓ PENSA EM DANÇAR A DANÇA CRIANÇA CRIONÇA CRIONÇA CRIANÇA

GLOSSÁRIO SONSA: FINGIDA. MANSO: DEVAGAR, COM CALMA. PANÇA: BARRIGA. TEIÚ: ESPÉCIE DE LAGARTO. PREGUIÇA: ESPÉCIE DE MAMÍFERO, TAMBÉM CHAMADO DE BICHO-PREGUIÇA. PREÁ: ESPÉCIE DE ROEDOR. CUTIA: ESPÉCIE DE ROEDOR. QUATI: ESPÉCIE DE MAMÍFERO. RESPONSA: SERIEDADE, RESPONSABILIDADE.

AUGUSTO DE CAMPOS. IN: ANTOLOGIA ILUSTRADA DA POESIA BRASILEIRA: PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE. ADRIANA CALCANHOTO (ORG. E ILUST.) 2. ED. RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO, 2014. P. 78-79.

A PALAVRA “CRIONÇA” FOI INVENTADA PELO POETA. QUAIS PALAVRAS ELE JUNTOU PARA CRIÁ-LA?

Resposta:

O poeta juntou as palavras criança e onça.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poemas e rimas aqui e ali - Exercícios - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

CRIANÇA CRIONÇA

A ONÇA ERA SONSA SONSA DE NASCENÇA CHEGAVA DE MANSO PARA ENCHER A PANÇA SEM PEDIR LICENÇA

JABUTI TEIÚ TUCANO TATU MACACO SAGUI PREGUIÇA PREÁ CUTIA QUATI NÃO TINHAM DESCANSO

MAS UMA CRIANÇA CHAMOU A RESPONSA CRIOU UMA DANÇA A DANÇA DA ONÇA

CRIANÇA CRIONÇA CRIONÇA CRIANÇA

DANÇANDO ESSA DANÇA A ONÇA DESONÇA DESPANÇA DISPENSA SUA COMILANÇA E HOJE SÓ PENSA EM DANÇAR A DANÇA CRIANÇA CRIONÇA CRIONÇA CRIANÇA

GLOSSÁRIO SONSA: FINGIDA. MANSO: DEVAGAR, COM CALMA. PANÇA: BARRIGA. TEIÚ: ESPÉCIE DE LAGARTO. PREGUIÇA: ESPÉCIE DE MAMÍFERO, TAMBÉM CHAMADO DE BICHO-PREGUIÇA. PREÁ: ESPÉCIE DE ROEDOR. CUTIA: ESPÉCIE DE ROEDOR. QUATI: ESPÉCIE DE MAMÍFERO. RESPONSA: SERIEDADE, RESPONSABILIDADE.

AUGUSTO DE CAMPOS. IN: ANTOLOGIA ILUSTRADA DA POESIA BRASILEIRA: PARA CRIANÇAS DE QUALQUER IDADE. ADRIANA CALCANHOTO (ORG. E ILUST.) 2. ED. RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES DE JANEIRO, 2014. P. 78-79.

DO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NESSE POEMA?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 118) - BY NC 3.0BR

USANDO A ESTRATÉGIA DA RETA VAZIA, COMO PODEMOS REALIZAR A SUBTRAÇÃO 32 - 18?

Resposta:

32 - 18 = 14. Uma estratégia possível:32 - 10 = 22; 22 - 2 = 20; 20 - 6 = 14

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Uso do pronome relativo que em construções textuais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia a crônica abaixo para responder à questão.

Peladas

Esta pracinha sem aquela pelada virou uma chatice completa: agora, é uma babá que passa, empurrando, sem afeto, um bebê de carrinho, é um par de velhos que troca silêncios num banco sem encosto.

E, no entanto, ainda ontem, isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho: “Eu jogo na linha! eu sou o Lula!; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem; vou ficar aqui atrás: entrou aqui, já sabe”. Uma gritaria, todo mundo se escalando, todo mundo querendo tirar o selo da bola, bendito fruto de uma suada vaquinha.

Oito de cada lado e, para não confundir, um time fica como está; o outro joga sem camisa.

Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.

Em compensação, num racha de menino ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quica no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

Aqui, nessa pelada inocente é que se pode sentir a pureza de uma bola. Afinal, trata-se de uma bola profissional, uma número cinco, cheia de carimbos ilustres: “Copa Rio-Oficial”, “FIFA – Especial”. Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!), jamais seria barrada em recepção do Itamaraty.

No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.

Racha é assim mesmo: tem bico, mas tem também sem-pulo de craque como aquele do Tona, que empatou a pelada e que lava a alma de qualquer bola. Uma pintura.

Nova saída.

Entra na praça batendo palmas como quem enxota galinha no quintal. É um velho com cara de guarda-livros que, sem pedir licença, invade o universo infantil de uma pelada e vai expulsando todo mundo. Num instante, o campo está vazio, o mundo está vazio. Não deu tempo nem de desfazer as traves feitas de camisas.

O espantalho-gente pega a bola, viva, ainda, tira do bolso um canivete e dá-lhe a primeira espetada. No segundo golpe, a bola começa a sangrar. Em cada gomo o coração de uma criança.

NOGUEIRA. Armando. Peladas. In: NOGUEIRA, Armando et al. Os melhores da crônica brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.

Armando Nogueira (1927-2010) foi jornalista e cronista esportivo. Seu amor pelo futebol e pela escrita tornou-o uma grande referência na crítica futebolística.

Na crônica, o autor compara o tempo presente e o passado. Pode-se dizer que o saudosismo dele demonstra semelhante sentimento ao contexto atual? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. O saudosismo demonstra felicidade, diferentemente do momento atual. Isso pode ser comprovado no primeiro parágrafo, em que o cronista diz que o futebol foi substituído pela calmaria na praça.

A questão é puramente interpretativa. Essa questão é importante para avaliar se o aluno tem dificuldade de interpretar informações presentes em um texto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Receita de experimento científico - Exercícios (pg. 93) - BY NC 3.0BR

NAS AULAS DE CIÊNCIAS, QUE EXPERIMENTO CIENTÍFICO VOCÊ JÁ FEZ COM OS COLEGAS?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (I) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia este poema para fazer a atividade.

Emergência

Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo — para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado.

QUINTANA, Mário. In: MORICONI, Ítalo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Assinale a alternativa que reproduz um verso com a ideia principal do poema.



( a )

“Respira, tu que estás numa cela” 

( b )

“Quem faz um poema abre uma janela.” 

( c )

“Por isso é que os poemas têm ritmo” 

( d )

“esse ar que entra por ela.” 

( e )

“abafada”

Resposta:

Trabalha a identificação da ideia principal do poema.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aula 4 - Text Comprehension: Earthquakes - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

to strike (struck): atingir; ocorrer sparsely populated: com pequenas e espalhadas quantidades de população depth: profundidade layer: camada core: núcleo; centro; essência mantle: manto crust: crosta slightly: ligeiramente; levemente to split: rachar; dividir rough: (de terreno) acidentado; áspero; irregular to lie: jazer; situar-se earthquake: terremoto to scatter(ed): espalhar-se beneath: abaixo to enable(ed): permitir smooth: liso

Watch out

O sufixo -ness em roughness (ℓ. 8) sinaliza “substantivo”. rough (áspero, irregular) + ness roughness (aspereza; caráter acidentado; irregularidade). Por outro lado, o sufixo -ful em powerful (ℓ. 13) dá ideia de “cheio de; caracterizado por”. powerful powerful (poderoso) O antônimo de -ful é -less: power less powerless (sem força; impotente)

Baseando-se no texto, assinale a alternativa correta.

No 4º parágrafo “But since we aren’t able...” (ℓ. 10), a palavra since



( a )

indica causa e poderia ser substituída por “as”.

( b )

equivale, em português, a “desde então”.

( c )

dá ideia de condição e poderia ser substituída por “as long as”.

( d )

indica substituição e poderia ser substituída por “instead”.

( e )

indica motivo e poderia ser substituída por “why”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 4 e 5 - Renascimento e Camões - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Alma minha gentil, que te partiste tão cedo desta vida, descontente, repousa lá no Céu eternamente, e viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente, não te esqueças daquele amor ardente, que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te alguma cousa a dor que me ficou, da mágoa, sem remédio, de perder-te,

roga a Deus, que teus anos encurtou, que tão cedo de cá me leve a ver-te, quão cedo de meus olhos te levou.

LUÍS DE CAMÕES. In: ______. Rimas. Texto estabelecido por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Lisboa: Atlântida, 1973. p. 156. Domínio público.

Os quartetos estabelecem uma oposição entre o poeta e a amada. Indique os termos que expressam essa oposição.

Resposta:

No primeiro quarteto, temos a oposição expressa entre “repousa lá no céu”/“viva eu cá na terra”. No segundo, temos: “assento etéreo”/“desta vida”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 7 e 8 - A estética barroca - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Ora, suposto que já somos pó, e não pode deixar de ser, pois Deus o disse; perguntar-me-eis, e com muita razão, em que nos distinguimos logo os vivos dos mortos? Os mortos são pó, nós também somos pó: em que nos distinguimos uns dos outros? Distinguimo-nos os vivos dos mortos, assim como se distingue o pó do pó. Os vivos são pó levantado, os mortos são pó caído; os vivos são pó que anda, os mortos são pó que jaz: Hic jacet. Estão essas praças no verão cobertas de pó: dá um pé-de-vento, levanta-se o pó no ar e que faz? O que fazem os vivos, e muito vivos. Não aquieta o pó, nem pode estar quedo: anda, corre, voa; entra por esta rua, sai por aquela; já vai adiante, já torna atrás; tudo enche, tudo cobre, tudo envolve, tudo perturba, tudo toma, tudo cega, tudo penetra, em tudo e por tudo se mete, sem aquietar nem sossegar um momento, enquanto o vento dura. Acalmou o vento: cai o pó, e onde o vento parou, ali fica; ou dentro de casa, ou na rua, ou em cima de um telhado, ou no mar, ou no rio, ou no monte, ou na campanha. Não é assim? Assim é.

VIEIRA, Antônio. Trecho do Cap. V do Sermão da Quarta-Feira de Cinza. Apud: Sermões de Padre Antônio Vieira. São Paulo: Núcleo, 1994. p. 123-4.

Em Padre Vieira fundem-se a formação jesuítica e a estética barroca, que se materializam em sermões considerados a expressão máxima do Barroco em prosa religiosa em língua portuguesa, e uma das mais importantes expressões ideológicas e literárias da Contrarreforma.

a) Comente os recursos de linguagem que conferem ao texto características do Barroco.

b) Antes de iniciar sua pregação, Vieira fundamenta-se num argumento que, do ponto de vista religioso, mostra-se incontestável. Transcreva esse argumento.

Resposta:

a) O texto está repleto de características barrocas. Dentre elas, pode-se destacar: linguagem rebuscada, jogo de palavras e de ideias e convivência entre teocentrismo e antropocentrismo.

b) O argumento incontestável é de que se trata da palavra de Deus e está expresso no trecho “pois Deus o disse”.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aula 3 - Radicais em denominadores de frações - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-RJ) Quanto vale ?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

1

Resposta:

Racionalizando o denominador da fração, temos:

Questão 02 - Matemática - Setor C - Aula 6 - Modelagem algébrica de problemas I - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) Uma loja vende automóveis em N parcelas iguais sem juros. No momento de contratar o financiamento, caso o cliente queira aumentar o prazo, acrescentando mais 5 parcelas, o valor de cada uma das parcelas diminui R$ 200,00, ou se ele quiser diminuir o prazo, com 4 parcelas a menos, o valor de cada uma das parcelas sobe R$ 232,00. Considere ainda que, nas três possibilidades de pagamento, o valor do automóvel é o mesmo, todas são sem juros e não é dado desconto em nenhuma das situações.

Nessas condições, qual é a quantidade N de parcelas a serem pagas de acordo com a proposta inicial da loja?



( a )

20

( b )

24

( c )

29

( d )

40

( e )

58

Resposta:

Sendo x o valor inicial de parcelas, temos as seguintes igualdades:

Nx = (N + 5)(x - 200) = (N - 4)(x + 232)

Daí, é possível escrever:

Somando-se as duas equações, obtemos 18N = 432 e, portanto, N =  24.

Questão 02 - Física - Setor A - Aula 8 - Resultante de um sistema de forças - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unicamp-SP) As escadas flutuantes em cascata feitas em concreto armado são um elemento arquitetônico arrojado, que confere leveza a uma estrutura intrinsecamente massiva.

Essas escadas são apoiadas somente na extremidade superior (normalmente em uma parede) e no chão. O esquema abaixo mostra as forças aplicadas na escada pela parede e pelo chão , além da força peso aplicada pela Terra, todas pertencentes a um plano vertical.

Com base nesse esquema, é correto afirmar que



( a )

FP cosθP = FC cosθC e FP senθP + FC senθC = mg. 

( b )

FP senθP = FC senθC e FP senθP + FC cosθC = mg.

( c )

FP cosθP = FC cosθC e FP + FC = mg.

( d )

FP = FC e FP senθP + FC senθC = mg.

Resposta:

Efetuando a decomposição das forças nos eixos x e y, tem-se:

Como a escada está em equilíbrio, , logo:

no eixo x:

FP cosθ= FC cosθC

no eixo y:

FP senθP + FC senθC = mg

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As tiras contam histórias - Exercícios (pg. 21) - BY NC 3.0BR

QUAL É O NOME DO PERSONAGEM DA TIRA 2? O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE?

Resposta:

O personagem é o Batman. Ele é um super-herói que luta por justiça.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Os números em nosso cotidiano - Exercícios (pg. 13 - 15) - BY NC 3.0BR

ESCREVA, USANDO NÚMEROS, AS INFORMAÇÕES A SEGUIR.

A) SUA IDADE:

B) O ANO QUE VOCÊ ESTÁ CURSANDO NA ESCOLA:

C) O NÚMERO DE SUA CASA:

D) QUANTOS ALUNOS HÁ EM SUA CLASSE:

E) QUANTOS IRMÃOS VOCÊ TEM:

F) O ANO EM QUE VOCÊ CURSOU O 1o ANO:

Resposta:

A) Resposta pessoal.

B) 2o ano.

C) Resposta pessoal.

D) Resposta de acordo com o número de alunos da classe.

E) Resposta pessoal. Caso o aluno não tenha irmãos, poderá indicar com o zero.

F) Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poemas e rimas aqui e ali - Exercícios (pg. 9) - BY NC 3.0BR

MUITOS POETAS ESCREVEM VERSOS USANDO PALAVRAS QUE RIMAM ENTRE SI. VOCÊ SABE O QUE É RIMA? JÁ CRIOU ALGUMA VEZ UMA LISTA DE PALAVRAS QUE RIMAM?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Poemas e rimas aqui e ali - Atividades (pg. 14) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

ESTROFE É UM CONJUNTO DE VERSOS. O VERSO É O CONJUNTO DE PALAVRAS QUE OCUPA CADA LINHA DO POEMA. VEJA.

A RIMA É O SOM REPETIDO NO FINAL DAS PALAVRAS DE CADA VERSO, COMO EM SONSA E PANÇA; NASCENÇA E LICENÇA.

• AGORA, RELEIA A ESTROFE E PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM.

MAS UMA CRIANÇA CHAMOU A RESPONSA CRIOU UMA DANÇA A DANÇA DA ONÇA

Resposta:

As palavras que devem ser pintadas são: criança/dança/responsa/onça.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Uso do pronome relativo que em construções textuais - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Reescreva as frases transformando-as em períodos compostos e usando o pronome relativo que.

a) Moro em um bairro. Ele é muito limpo.

b) Assistimos à partida de futebol. A partida de futebol foi muito disputada.

c) Bebi o achocolatado. Eu preparei o achocolatado.

d) Eu tenho uma prima. Minha prima venceu o campeonato de vôlei.

Resposta:

a) Moro em um bairro que é muito limpo.

b) Assistimos à partida de futebol que foi muito disputada.

c) Bebi o achocolatado que preparei.

d) Eu tenho uma prima que venceu o campeonato de vôlei.

Esta questão exige do aluno a percepção dos problemas coesivos causados pela repetição de palavras e, por comparação, a percepção do caráter positivo do uso do pronome relativo para estabelecer coesão textual.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - A reta numérica - Exercícios (pg. 115 - 116) - BY NC 3.0BR

REPRESENTE NAS RETAS NUMÉRICAS A SEGUIR OS DESLOCAMENTOS DAS SUBTRAÇÕES INDICADAS EM CADA ITEM. DEPOIS, CALCULE O RESTO OU A DIFERENÇA DE CADA UMA DELAS.

Resposta:

A) 15 - 8 = 7

B) 16 - 7 = 9

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Um texto de divulgação científica - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

LEIA A SEGUIR O TEXTO COMPLETO CITADO NA ATIVIDADE 1.

POR QUE FLORES EMITEM PERFUME?

EXISTEM FLORES QUE EMITEM CHEIROS DURANTE O DIA, OUTRAS DURANTE A NOITE. POR QUE ISSO ACONTECE E QUAL A JUSTIFICATIVA DESSA VARIAÇÃO?

VERÔNICA SOARES — 15 DE JANEIRO DE 2019

FLORES PERFUMADAS NÃO EXISTEM POR ACASO! ELAS EMITEM CHEIROS PARA ATRAIR AGENTES POLINIZADORES, COMO ABELHAS, MARIPOSAS, PASSARINHOS E BORBOLETAS, DENTRE OUTROS INSETOS.

MAS TAMBÉM EXISTEM PLANTAS QUE EMITEM CHEIRO QUANDO SÃO TOCADAS.

JÁ PASSOU A MÃO EM UMA FOLHINHA DE HORTELÃ OU DE MANJERICÃO NA HORTA, POR EXEMPLO?

[...]

VERÔNICA SOARES. POR QUE FLORES EMITEM PERFUME? MINAS FAZ CIÊNCIA INFANTIL, 15 JAN. 2019. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 31 MAR. 2019.

GLOSSÁRIO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA: AÇÕES PARA SE MANTER VIVO. EVOLUÇÃO: DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS AO LONGO DO TEMPO. AGENTES POLINIZADORES: INSETOS QUE DEPOSITAM O PÓLEN NAS FLORES, PARA QUE ELAS DEEM FRUTOS.

A) SUBLINHE NO TEXTO O NOME DOS INSETOS QUE SÃO AGENTES POLINIZADORES.

B) ALÉM DAS FLORES, QUE PLANTAS TAMBÉM EMITEM CHEIRO QUANDO SÃO TOCADAS?

C) OBSERVE O NOME DO SITE EM QUE ESSE TEXTO FOI PUBLICADO. QUE PALAVRA INDICA QUE ESSE É UM TEXTO CIENTÍFICO?

Resposta:

A) ABELHAS, MARIPOSAS, PASSARINHOS, BORBOLETAS

B) Certas plantas, como hortelã e manjericão, emitem cheiro quando são tocadas.

C) A palavra ciência indica que se trata de um texto científico.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Olhos verdes

Eles verdes são: E têm por usança Na cor esperança, E nas obras não. Camões, rimas. 

São uns olhos verdes, verdes, Uns olhos de verde-mar, Quando o tempo vai bonança; Uns olhos cor de esperança, Uns olhos por que morri; Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Como duas esmeraldas, Iguais na forma e na cor, Têm luz mais branda e mais forte, Diz uma – vida, outra – morte; Uma – loucura, outra – amor. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

São verdes da cor do prado, Exprimem qualquer paixão, Tão facilmente se inflamam, Tão meigamente derramam Fogo e luz no coração; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi! 

São uns olhos verdes, verdes, Que podem também brilhar; Não são de um verde embaçado, Mas verdes da cor do prado, Mas verdes da cor do mar. Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Como se lê num espelho, Pude ler nos olhos seus! Os olhos mostram a alma, Que as ondas postas em calma Também refletem os céus; Mas ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Dizei vós, ó meus amigos, Se vos perguntam por mi, Que eu vivo só da lembrança De uns olhos cor de esperança, De uns olhos verdes que vi! Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi!

Dizei vós: “Triste do bardo! Deixou-se de amor finar! Viu uns olhos verdes, verdes, Uns olhos da cor do mar: Eram verdes sem esp’rança, Davam amor sem amar!” Dizei-o vós, meus amigos, Que ai de mi! Não pertenço mais à vida Depois que os vi!

GONÇALVES DIAS. Olhos verdes. In: Cancioneiro do amor : os mais belos versos da poesia brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.

Releia este fragmento do poema para responder à questão.

[...] Que eu vivo só da lembrança De uns olhos cor de esperança, De uns olhos verdes que vi! Que ai de mi! Nem já sei qual fiquei sendo Depois que os vi! [...]

Identifique a opção que apresenta o correto referente do termo em destaque:



( a )

lembrança.

( b )

cor.

( c )

esperança.

( d )

olhos.

( e )

vivo.

Resposta:

Permite refletir sobre coesão a partir do referente pronominal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Uso das orações subordinadas adjetivas na construção de poemas (II) - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Desenvolva as orações reduzidas do exercício anterior.

Resposta:

a) Vimos uma senhora que costurava seu vestido.

b) O garoto, que caminha, é filho de um amigo.

c) O cão que late não é da vizinhança.

d) Entreguei as frutas frescas que foram compradas hoje de manhã.

e) Fui acordado pela minha mãe, que estava assustada, na beira da cama.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas