Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
J. K. Rowling to pen first novel for adults
Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be published worldwide although* no date or title has yet been released*. “The freedom to explore new territory is a gift* that Harry’s success has brought me,” Rowling said.
All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut* into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much*, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”
Disponível em: . Acesso em: 24 fev.2012 (adaptado).
*although: embora; apesar de *to be released: ser divulgado *gift: presente; dádiva *debut: estreia *every bit as much: tanto quanto
In the sentence “The book will be published worldwide” the term worldwide means:
in the developed countries.
all over the world.
in the developing countries.
in the Western part of the world only.
only in the Eastern part of the world.
(Enem)
Na figura acima, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimão é igual a
1,8 m.
1,9 m.
2,0 m.
2,1 m.
2,2 m.
(Enem)
No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: .Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a
produção de energia para as principais áreas industriais do país.
produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
capacidade de produção de minerais metálicos.
logística de importação de matérias-primas industriais.
produção de recursos minerais energéticos.
c.
A construção da Ferrovia dos Carajás se deu por iniciativa do Estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região com a criação de projetos regionais e atrair investimentos de capital para sua realização. Através de projetos de pesquisas científicas, como, o Radambrasil, descobriu-se o potencial de produção mineral do Norte do Brasil. Com o tempo, a ferrovia ampliou sua importância como equipamento multimodal e articulado com a economia da região.
(Uern) Dois exaustores eólicos instalados no telhado de um galpão se encontram em movimento circular uniforme com frequências iguais a 2 Hz e 2,5 Hz. A diferença entre os períodos desses dois movimentos é igual a
0,1 s
0,3 s
0,5 s
0,6 s
Arrancadas ruidosas, freadas violentas e curvas fechadas percorridas por carros a alta velocidade devem ser evitadas por causarem desconforto aos passageiros deste veículo e, principalmente, por serem manobras arriscadas. Suponha, por exemplo, que um veículo percorra no sentido de A para C a pista esquematizada na figura a seguir:
Essa pista é constituída por um trecho retilíneo AB e uma semicircunferência BC de raio 100 m. A velocidade do veículo no ponto A é 30 m/s, e o motorista, pelas razões expostas, quer fazer o percurso sem que a aceleração exceda 4 m/s2 (em módulo).
a) Calcule a velocidade máxima com que o carro deve percorrer o trecho BC.
b) Supondo que o veículo chegue ao ponto B com uma velocidade superior à calculada no item a, acionar os freios seria adequado? Essa decisão poderia trazer quais riscos?
a) Se a velocidade máxima é aquela que causa a aceleração centrípeta máxima, temos:
b) Vamos partir do princípio, que será amplamente justificado ao longo do curso, de que quanto maior a aceleração desejada, maior a força necessária.
A hipótese é que, ao iniciar a curva, a velocidade do carro seja superior a 20 m/s. A aceleração centrípeta será maior do que 4 m/s2. Se o motorista acionar os freios, causará uma aceleração tangencial no sentido contrário ao movimento (ver figura), aumentando ainda mais o módulo da aceleração do veículo. Portanto, essa decisão não é adequada, pois aumenta o risco de derrapagem.
Bexigas de aniversário que flutuam no ar são preenchidas com gás hélio, o segundo gás menos denso que existe, só perdendo para o hidrogênio, que não é utilizado por ser explosivo.
Para encher essas bexigas de forma segura, são injetados cerca de 2 gramas de gás em seu interior. O volume dessas bexigas em condições ambientes (25 °C, 1 atm) é de aproximadamente:
Dados: He = 4 g/mol; R = 0,082 atm · L/mol · K; Volume molar dos gases nas condições ambientes = 25 L/mol
2,1 L
4,2 L
8,3 L
10,4 L
12,5 L
1 mol de gás hélio _____4 g _____25 L
2 g_____ V
V = 12,5 L
Professor, deixe os alunos calcularem por PV = nRT e, a seguir, mostre que com o volume molar é muito mais prático.
Suponha o trecho que segue, nesta época de campanha eleitoral para a Presidência da República:
O candidato a Presidente, reconhecido como entusiasta defensor da democracia, lutou contra o regime de exceção na década de 70.
Ontem compareceu à inauguração de um centro de treinamento profissional e formação política no bairro onde morou até o fim do curso universitário. Na ocasião, foi saudado por um antigo morador do bairro, que elogiou o oportunismo do candidato ao comparecer a uma inauguração tão útil para a juventude do bairro.
Assinale a alternativa que contém um comentário adequado ao texto:
O trecho é francamente elogioso ao candidato em todo o seu percurso.
O trecho parece ser elogioso, mas o substantivo oportunismo tem conotação negativa e não combina com a intenção de quem pretende elogiar.
O antigo morador do bairro, ao usar o substantivo oportunismo para elogiar o comparecimento do candidato à inauguração, tinha evidente intenção de desmascarar a hipocrisia do candidato.
O substantivo oportunismo foi usado pelo redator da notícia adequadamente, pois se trata de uma palavra sem nenhuma conotação negativa.
O redator da notícia não se deu conta de que fez um relato tendencioso, colocando no texto apenas palavras elogiosas ao candidato.
Dois terrenos vizinhos, I e II, estão no mesmo bairro. O terreno I tem formato quadrado com cada lado medindo x metros e o terreno II, formato retangular de lados medindo (2x -15) metros e (x -10) metros. Se esses terrenos têm mesma área, o valor de x é
5
20
25
30
50
(PUC-SP)
Entre todos os moradores e povoadores uns fazem engenhos de açúcar porque são poderosos para isso, outros canaviais, outros algodoais, outros mantimentos, que é a principal e mais necessária cousa para a terra, outros usam de pescar, que também é muito necessário para a terra, outros usam de navios que andam buscando mantimentos e tratando pela terra conforme ao regimento que tenho posto, outros são mestres de engenhos, outros mestres de açúcares, carpinteiros, ferreiros, oleiros e oficiais de fôrmas e sinos para os açúcares e outros oficiais que ando trabalhando e gastando o meu por adquirir para a terra, e os mando buscar em Portugal, na Galiza e nas Canárias às minhas custas, além de alguns que os que vêm fazer os engenhos trazem, e aqui moram e povoam, uns solteiros e outros casados, e outros que cada dia caso e trabalho por casar na terra.
Gonsalves de Mello e Albuquerque. Cartas de Duarte Coelho a El Rei. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997. p. 114.
As observações do donatário de Pernambuco sobre suas atividades à frente da Capitania expõem a
exclusividade da produção açucareira e a inexistência de outras atividades produtivas no Brasil colonial.
destinação externa de toda a produção agrícola da colônia e a necessidade de importação de alimentos para abastecer a população que vivia na colônia.
centralidade da produção açucareira e o esforço de obtenção de mão de obra qualificada e de articulação da empresa agrícola com outros setores da economia.
carência de mercado interno para os produtos agrícolas e a necessidade de rigoroso controle sobre os escravos.
(Mack-SP)
A charge refere-se
à organização do governo-geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil.
às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das capitanias hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus.
ao fracasso do governo-geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil.
ao governo-geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral.
às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.
(UFV-MG) O soro antiofídico é ministrado em pessoas picadas por cobra peçonhenta porque:
induz a formação de anticorpos.
contém anticorpos.
é um antibiótico.
provoca imunização.
possui antígenos específicos.
(Enem) Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?
Quanto mais perto estou do dia extremo Que o sofrimento humano torna breve, Mais vejo o tempo andar veloz e leve E o que dele esperar falaz e menos.
E a mim me digo: Pouco ainda andaremos De amor falando, até que como neve Se dissolva este encargo que a alma teve, Duro e pesado, e a paz então veremos:
Pois que nele cairá essa esperança Que nos fez delirar tão longamente E o riso, e o pranto, e o medo, e também a ira;
E veremos o quão frequentemente Por coisas dúbias o ânimo se cansa E que não raro é em vão que se suspira.
PETRARCA, Francesco. In: Sonetos de Francesco Petrarca. Tradução de Renato Suttana. Natal: Sol Negro, [s.d.].
falaz: que engana; enganador, fraudulento.
A composição e o tema do poema de Petrarca trazem elementos marcantes da literatura no período do Renascimento porque:
os versos são decassílabos e o poeta desenvolve o tema do medo da morte.
é escrito em medida velha e o poeta descreve seu ideal de perfeição.
é um soneto e o poeta expressa racionalmente o sofrimento amoroso.
é um soneto e o poeta observa racionalmente a insignificância do sofrimento frente à perspectiva da morte.
representa o doce estilo novo e aborda o amor, principalmente, como um sentimento humano e universal.
(Enem)
Texto I
LXXVIII
Leda serenidade deleitosa, Que representa em terra um paraíso; Entre rubis e perlas doce riso; Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;
Presença moderada e graciosa, Onde ensinando estão despejo e siso Que se pode por arte e por aviso, Como por natureza, ser fermosa;
Fala de quem a morte e a vida pende, Rara, suave; enfim, Senhora, vossa; Repouso nela alegre e comedido:
Estas as armas são com que me rende E me cativa Amor; mas não que possa Despojar-me da glória de rendido.
CAMÕES, L. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 2008.
Texto II
SANZIO, R. (1483-1520). A mulher com o unicórnio. Roma, Galleria Borghese. Disponível em: . Acesso em: 29 fev. 2012.
A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos:
apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema.
valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema.
apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.
desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema.
apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.
BOSTON – After a visit to Harvard University, dozens in a group of high school students and their adult chaperones* were injured* when their charter bus hit a bridge after police say the driver failed to heed low-clearance warning* signs.
One person was hospitalized with life-threatening* injuries and three with serious injuries, the Boston Emergency Medical Services said. Thirty-four people were injured in all, EMS said.
The Calvary Coach bus was carrying 42 people and was heading back to the Philadelphia area when it struck an overpass* on Soldier’s Field Road in Boston, a major crosstown road, at around 7.30 p.m. Saturday, Massachusetts State Police said. Some passengers were trapped* for more than an hour as rescue crews* worked to free them.
Available at: . Accessed on: Dec. 2016.
*chaperone: acompanhante; *to injure (ed): ferir; *to heed (ed): observar; considerar; *low-clearance: vão livre baixo; *warning: advertência; *to threaten (ed): ameaçar; *overpass: passagem elevada, pontilhão; *to trap (ped): prender; *rescue: resgate; salvamento; *crew: equipe; grupo
In the phrases “when it struck an overpass…” and “as rescue crews worked to free them” , the pronouns it and them refer, respectively, to:
The Calvary coach bus; some passengers.
an overpass; the Massachusetts police.
Philadelphia area; rescue crews.
Soldier’s Field Road; 42 people.
a major crosstown road; adult chaperones.
(Vunesp) O clima é um importante recurso natural. A sua compreensão pode auxiliar no melhor desempenho das atividades agrícolas, facilitar o transporte de mercadorias, simplificar a circulação de pessoas, preservar a saúde e o conforto humanos etc. No entanto, compreendê-lo adequadamente requer o estudo dos seus elementos e fatores.
a) Quais são os principais elementos do clima? Quais são os principais fatores?
b) Descreva um dos fatores do clima, enfatizando o papel por ele exercido.
a) Os elementos climáticos são: temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Os principais fatores climáticos são: altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, relevo, correntes marítimas e massas de ar.
b) As massas de ar são de fundamental importância para a explicação da dinâmica climática. São porções da atmosfera que carregam características próprias de temperatura, pressão e umidade, relacionada às suas áreas de origem. Podem ser quentes e úmidas, quentes e secas, frias e úmidas, frias e secas. À medida que se deslocam, influenciam as áreas por onde passam, baixando ou elevando as temperaturas e provocando chuvas ou estiagens. Na interação com o meio por onde passam, perdem gradualmente suas características iniciais e se dissipam.
(Fuvest‑SP) Bactérias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radioativa, por centenas de gerações. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactérias e transferidas para um meio sem substâncias radioativas. Essas bactérias sofreram três divisões no novo meio, produzindo 800 bactérias. A análise dos ácidos nucleicos mostrou que, dessas 800 bactérias:
100 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
200 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
400 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
300 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
50 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.
Em um experimento de laboratório de demonstração, verificou -se que a velocidade de um corpo em movimento retilíneo comportava -se como apresentado na figura que se segue.
Sabendo-se que no instante t = 0 o corpo estava na origem adotada, o gráfico que pode representar o espaço em função do tempo deste movimento no intervalo 0 a 3s é:
Uma bola de futebol sofre uma grande deformação no momento do chute ou do cabeceio.
Considere que seu volume seja de 5 L e ela esteja a uma pressão de 1 atm. Admitindo que a temperatura não varie em tal situação, a pressão em seu interior, caso seu volume se reduza para 4 L no momento da cabeçada, será igual a:
0,8 atm
0,9 atm
1,1 atm
1,2 atm
1,25 atm
A prata é um metal bastante valioso conhecido hoje. Por ser resistente à corrosão, é utilizado na fabricação de joias e bijuterias, além de ser importante para a indústria, onde pode ser utilizado como matéria-prima para fabricação de:
telas de televisão e celulares.
aço e parafusos.
moedas e baterias recarregáveis.
papel fotográfico e fabricação de espelhos.
pinos para fraturas ósseas e motores de avião.
Aquela senhora tem um piano Que é agradável mas não é o correr dos rios Nem o murmúrio que as árvores fazem…
Por que é preciso ter um piano? O melhor é ter ouvidos e amar a Natureza.
PESSOA, Fernando. O guardador de rebanhos. Poemas de Alberto Caeiro. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2016.
Piano no palco da Sala São Paulo, uma das melhores salas de concerto do mundo.
(Fuvest) O que simboliza o piano no poema?
O piano, dentro do contexto em que se insere, simboliza um bem cultural, o que se percebe pela oposição que o texto estabelece entre o som do piano (bem cultural) e o do correr dos rios e do murmúrio das árvores (bens naturais). Além disso, o poema descarta a necessidade do piano pela preferência que dá a saber apreciar os sons da Natureza, o que exclui o piano como bem natural.
Dada a função cuja lei f(x) satisfaz a igualdade f(x + 1) = 2f(x), tal que f(1) = 3, calcule o valor de
a) f(3)
b) f(0)
a) 12.
b) 1,5.
(PUC-SP)
Descoberto o Novo Mundo e instaurado o processo de colonização, começou a se desenrolar o embate entre o Bem e o Mal.
Laura de Mello e Souza. Inferno Atlântico. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 22-23.
Na percepção de muitos colonizadores portugueses do Brasil, uma das armas mais importantes utilizadas nesse “embate entre o Bem e o Mal” era a
retomada de padrões religiosos da Antiguidade.
defesa do princípio do livre-arbítrio.
aceitação da diversidade de crenças.
busca da racionalidade e do espírito científico.
catequização das populações nativas.
(Enem) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:
Criança I : aplicação de soro imune.
Criança II: vacinação.
O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:
Com a finalidade de descobrir a distância focal de uma lupa que encontrou em sua casa, Janaína, com o auxílio da lente, projetou a imagem nítida do seu celular com a tela acesa na parede do seu quarto. A seguir, ela mediu as dimensões do celular e obteve 14 cm X 6 cm. Mediu também as dimensões da imagem: 42 cm X 18 cm. Por fim, aferiu a distância do celular à parede e obteve 240 cm. Qual a distância focal da lente empregada por Janaína?
30 cm
45 cm
60 cm
90 cm
120 cm
Como a imagem é projetada, ela é invertida em relação ao objeto. Além disso, ela apresenta dimensões três vezes maiores que as do objeto. Pode -se concluir que: A = -3.
A distância do celular (objeto) até a parede (imagem) corresponde à soma de p com p'.
(UFMG – Adaptada) O princípio básico de funcionamento de uma fibra óptica consiste em colocar um material X, com índice de refração nX , no interior de outro material Y, com índice de refração nY . Um feixe de luz que incide em uma extremidade de X atravessa para a outra extremidade, sem penetrar no material Y, devido a múltiplas reflexões totais. Essa situação está ilustrada na figura:
Para que isso aconteça, é necessário que:
nX
nX = 0
nX = nY
nX>nY
nY
Texto para a questão
Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura; há de declará-la com a razão; há de confirmá-la com o exemplo; há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer às dificuldades; há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários; e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é sermão, isto é pregar; e o que não é isto, é falar de mais alto.
Não nego nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria e continuar e acabar nela. [...]
VIEIRA, Antônio. Sermão da Sexagésima. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2016.
O “Sermão da Sexagésima”, do padre Antônio Vieira, é considerado uma espécie de meta-sermão. Essa classificação se justifica, na medida em que, nele, o autor:
utiliza antíteses para representar as dificuldades do pregador.
expõe todas as dúvidas religiosas que afligiam os partidários da Contrarreforma.
define os elementos fundamentais da poesia barroca.
coloca a beleza das palavras acima do sentido que elas possam ter.
toma como tema a própria arte de pregar.
Texto para a questão
Vou retratar a Marília, A Marília, meus amores; Porém como? Se eu não vejo Quem me empreste as finas cores Dar-mas a terra não pode; Não, que a sua cor mimosa Vence o lírio, vence a rosa, O jasmim e as outras flores.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Mas não se esmoreça logo; Busquemos um pouco mais; Nos mares talvez se encontrem Cores, que sejam iguais. Porém, não, que em paralelo Da minha ninfa adorada Pérolas não valem nada, Não valem nada os corais.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Só no céu achar-se podem Tais belezas, como aquelas, Que Marília tem nos olhos, E que tem nas faces belas. Mas às faces graciosas, Aos negros olhos, que matam, Não imitam, não retratam Nem auroras nem estrelas.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Entremos, Amor, entremos, Entremos na mesma esfera, Venha Palas, venha Juno, Venha a deusa de Citera. Porém não, que se Marília No certame antigo entrasse, Bem que a Páris não peitasse, A todas as três vencera.
Vai-te, Amor, em vão socorres Ao mais grato empenho meu: Para formar-lhe o retrato Não bastam tintas do céu.
GONZAGA, Tomás Antônio. In: Marília de Dirceu. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.
empenho: esforço agradável; esfera: o céu; Palas: trata-se de Atenas, deusa da sabedoria e da civilização; Juno: rainha dos deuses, esposa de Júpiter; deusa de Citera: Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade; certame antigo: episódio da mitologia no qual o adolescente Páris é convidado por algumas deusas a escolher a mais bela entre elas; Páris: filho de Príamo, rei de Troia.
O enunciador do poema:
afirma em seus versos que Marília é tão bela quanto as flores, as pérolas e as deusas.
demonstra apego à terra natal ao estabelecer uma comparação entre a musa Marília e os elementos da terra, do mar e do céu.
critica, obedecendo a princípios nacionalistas, as referências mitológicas presentes no texto.
afirma em seus versos a superioridade da beleza de Marília sobre elementos do cosmos.
constrói a imagem de Marília a partir de comparações convencionais, que eram incomuns na cultura clássica.
(UFU-MG)
Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. O destino final da lama é o mar do Espírito Santo, onde o Rio Doce tem sua foz. O que causou a tragédia foi o rompimento de uma das barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco.
Disponível em: . Acesso em: 7 de jan. 2016.
A barragem rompida em Mariana continha rejeito, o resíduo resultante da mineração de ferro, responsá- vel por desencadear os seguintes impactos ambientais, EXCETO:
Acúmulo de sedimentos na calha fluvial.
Alterações nos padrões de qualidade da água.
Mortandade de animais, terrestres e aquáticos.
Diminuição da vazão anual do rio.
A diminuição da vazão do rio é consequência da lama derrubada sobre toda a área, incluindo o leito do rio, e não do resíduo de mineração em si.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas