Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Texto para a questão
Vou retratar a Marília, A Marília, meus amores; Porém como? Se eu não vejo Quem me empreste as finas cores Dar-mas a terra não pode; Não, que a sua cor mimosa Vence o lírio, vence a rosa, O jasmim e as outras flores.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Mas não se esmoreça logo; Busquemos um pouco mais; Nos mares talvez se encontrem Cores, que sejam iguais. Porém, não, que em paralelo Da minha ninfa adorada Pérolas não valem nada, Não valem nada os corais.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Só no céu achar-se podem Tais belezas, como aquelas, Que Marília tem nos olhos, E que tem nas faces belas. Mas às faces graciosas, Aos negros olhos, que matam, Não imitam, não retratam Nem auroras nem estrelas.
Ah! Socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os astros, voa Traze-me as tintas do céu.
Entremos, Amor, entremos, Entremos na mesma esfera, Venha Palas, venha Juno, Venha a deusa de Citera. Porém não, que se Marília No certame antigo entrasse, Bem que a Páris não peitasse, A todas as três vencera.
Vai-te, Amor, em vão socorres Ao mais grato empenho meu: Para formar-lhe o retrato Não bastam tintas do céu.
GONZAGA, Tomás Antônio. In: Marília de Dirceu. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.
empenho: esforço agradável; esfera: o céu; Palas: trata-se de Atenas, deusa da sabedoria e da civilização; Juno: rainha dos deuses, esposa de Júpiter; deusa de Citera: Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade; certame antigo: episódio da mitologia no qual o adolescente Páris é convidado por algumas deusas a escolher a mais bela entre elas; Páris: filho de Príamo, rei de Troia.
O enunciador do poema:
afirma em seus versos que Marília é tão bela quanto as flores, as pérolas e as deusas.
demonstra apego à terra natal ao estabelecer uma comparação entre a musa Marília e os elementos da terra, do mar e do céu.
critica, obedecendo a princípios nacionalistas, as referências mitológicas presentes no texto.
afirma em seus versos a superioridade da beleza de Marília sobre elementos do cosmos.
constrói a imagem de Marília a partir de comparações convencionais, que eram incomuns na cultura clássica.
(Mack-SP)
A charge refere-se
à organização do governo-geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil.
às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das capitanias hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus.
ao fracasso do governo-geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil.
ao governo-geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral.
às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.
(Enem)
No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: .Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a
produção de energia para as principais áreas industriais do país.
produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
capacidade de produção de minerais metálicos.
logística de importação de matérias-primas industriais.
produção de recursos minerais energéticos.
c.
A construção da Ferrovia dos Carajás se deu por iniciativa do Estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região com a criação de projetos regionais e atrair investimentos de capital para sua realização. Através de projetos de pesquisas científicas, como, o Radambrasil, descobriu-se o potencial de produção mineral do Norte do Brasil. Com o tempo, a ferrovia ampliou sua importância como equipamento multimodal e articulado com a economia da região.
(Faceres-SP) O surto de doenças como dengue, febre chikungunya e zika tem incentivado pesquisas para o desenvolvimento de vacinas. Assim, como medida preventiva espera-se que os pesquisadores produzam:
antígenos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes.
antígenos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção.
antibióticos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes.
anticorpos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes.
anticorpos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção.
(Ifsul-RS) As camadas de gelo polar de Marte aumentam e diminuem de acordo com as estações. Elas são feitas de dióxido de carbono sólido e se formam pela conversão direta do gás em sólido.
Qual é o tipo de interação intermolecular existente entre as moléculas de dióxido de carbono?
Ligação de hidrogênio.
Dipolo-dipolo.
Dipolo induzido.
Dipolo permanente.
(Uece)
Durante o período medieval, a Igreja Católica, herdeira das tradições romanas, sobressaiu-se como a mais poderosa instituição e grande baluarte da cultura europeia. À medida que avançava e convertia novos povos ao cristianismo, ampliava mais ainda seu poderio espiritual e material, e fundia a cultura romana com a dos povos convertidos.
No que se refere ao papel da Igreja Católica na cultura europeia medieval, é correto afirmar que
a literatura medieval era dominada pelo tema religioso imposto pela Igreja Católica; nesse período não se escreveu sobre nada que não estivesse no Livro Sagrado.
a educação formal espalhou-se pela Europa através da Igreja Católica, à qual estavam ligadas as escolas e as universidades medievais.
a filosofia escolástica nascida nas universidades católicas opunha-se à fusão da fé cristã com o pensamento racional humanista.
apesar de controlar a literatura, as artes plásticas ficaram livres de qualquer tipo de cerceamento religioso por parte da Igreja Católica.
Leia o trecho do historiador Marcelo Cândido da Silva e responda às perguntas.
Contingentes importantes de grupos bárbaros foram instalados dentro das fronteiras do Império [Romano]. As modalidades de instalação dos bárbaros variavam muito: alguns grupos recebiam o estatuto de tributários [que pagavam impostos], outros ainda tinham o direito de manter sua organização interna, com seus próprios chefes (o regime de “federação”). Havia também aqueles que recebiam o direito de explorar a terra, sob estrito controle de funcionários imperiais. Em comum, o fato de que todos os grupos instalados deviam algum tipo de serviço ao Império, sendo o mais frequente o serviço militar. Chefes bárbaros aliados obtinham títulos [...] e honrarias no Exército e na administração imperial. Muitos dos filhos desses chefes eram enviados como reféns à corte imperial e recebiam uma educação romana, que incluía o aprendizado do latim, da retórica e das técnicas administrativas. Um importante fluxo comercial foi estabelecido com mercadores atuando além do limes [fronteira do Império], difundindo o consumo de bens romanos entre as elites bárbaras.
SILVA, Marcelo Cândido da. História medieval. São Paulo: Contexto, 2019
a) De acordo com o trecho, como ocorreu a expansão dos povos bárbaros germânicos?
b) Como era a relação entre a cultura bárbara germânica e a cultura romana?
a) A expansão ocorreu em meio a uma interação com o Império Romano, que tentava administrar a entrada de grupos imigrantes em seu território.
b) Os bárbaros germânicos acabaram incorporando aspectos da cultura romana, como língua, educação, treinamento militar e hábitos de consumo.
(Fuvest-SP) Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos, refere-se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.
Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré-colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estocá-los por mais tempo.
Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural:
A sublimação da água ocorria devido às baixas temperaturas e à alta pressão atmosférica nas montanhas.
Os alimentos, após congelados naturalmente nos períodos frios, eram levados para a parte mais baixa das montanhas, onde a pressão atmosférica era menor, o que possibilitava a sublimação.
Os alimentos eram expostos ao sol para aumentar a temperatura, e a baixa pressão atmosférica local favorecia a solidificação.
As temperaturas eram baixas o suficiente nos períodos frios para congelar os alimentos, e a baixa pressão atmosférica nas altas montanhas possibilitava a sublimação.
Os alimentos, após congelados naturalmente, eram prensados para aumentar a pressão, de forma que a sublimação ocorresse.
Enem
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal – eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais.
Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo – também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Os textos fazem uso constante de recurso que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento:
nisso introduz o fragmento “botar a cara na janela em crônica de jornal”.
assim é uma paráfrase de “é como me botarem no colo”.
isso remete a “escondia em poesia e ficção”.
alguns antecipa a informação “É isso que digo para meus pais”.
essa recupera a informação anterior “janela do jornal”.
(Unesp-SP) Uma caixa de papelão vazia, transportada na carroceria de um caminhão que trafega a 90 km/h num trecho reto de uma estrada, é atravessada por uma bala perdida. A largura da caixa é de 2,00 m, e a distância entre as retas perpendiculares às duas laterais perfuradas da caixa e que passam, respectivamente, pelos orifícios de entrada e de saída da bala, ambos na mesma altura, é de 0,20 m.
a) Supondo que a direção do disparo é perpendicular às laterais perfuradas da caixa e ao deslocamento do caminhão e que o atirador estava parado na estrada, determine a velocidade da bala.
b) Supondo, ainda, que o caminhão se desloca para a direita, determine qual dos orifícios, A ou B, é o de entrada.
a) 900 km/h
b) Orifício A
Em 496, vinte anos após a queda de Roma, o rei franco Clóvis converteu-se ao modelo de cristianismo defendido pela Igreja. No século seguinte, o bispo São Gregório de Tours assim descreveu sua conversão e seu batismo:
O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...]. O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal da cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].
SÃO GREGÓRIO de Tours. A conversão de Clóvis. In: Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M. G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 44-45.
a) De que forma a posição da Igreja aparece no texto?
b) Qual a importância do batismo de Clóvis para a Igreja?
c) Para Clóvis, qual a importância de ter sido batizado pelo sacerdote?
a) O bispo São Gregório de Tours apresenta uma Igreja com crescente poder e influência sobre as decisões reais e indica a importância que o cristianismo romano teria para o Ocidente a partir do batizado de Clóvis.
b) Seu batismo representou a ampliação do número de fiéis da Igreja, uma aliança com o Estado e contribuiu para a consolidação da cristandade ocidental.
c) Além de envolver uma questão pessoal de busca pela salvação, difícil de ser mensurada, ao aproximar-se da Igreja, instituição organizada que sobreviveu à queda de Roma, poderia ampliar o controle sobre o reino.
ENEM
TEXTO I
Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. (adaptado).
TEXTO II
A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a
discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.
invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.
formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.
definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.
criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.
ENEM Para pintar um automóvel, cuja cor é personalizada, a oficina encarregada de fazer o serviço terá de, por meio de uma mistura adequada de tintas, compor tons de azul e de branco. O tom azul representa 40% dessa mistura. Sabe-se, ainda, que a oficina deverá adquirir somente a tinta de tom azul, pois já possui, em seus estoques, 6 litros da tinta de tom branco, que serão totalmente utilizados na referida composição.
A quantidade, em litro, de tinta de tom azul que a oficina deverá adquirir para compor essa mistura, sem que haja sobras, é
2,4.
3,6.
4,0.
9,0.
10,0.
(Unicamp-SP) A partir de um medicamento que reduz a ocorrência das complicações do diabetes, pesquisadores da Unicamp conseguiram inibir o aumento de tumores em cobaias. Esse medicamento é derivado da guanidina, C(NH)(NH2)2, que também pode ser encontrada em produtos para alisamento de cabelos.
a) Levando em conta o conhecimento químico, preencha os quadrados incluídos no espaço de resposta abaixo com os símbolos de átomos ou de grupos de átomos, e ligue-os através de linhas, de modo que a figura obtida represente a molécula da guanidina.
b) Que denominação a figura completa e sem os quadrados recebe em Química? E o que representam as diferentes linhas desenhadas?
a)
b) A figura completa refere-se à fórmula estrutural. As linhas representam as ligações químicas entre os átomos. A linha única representa uma ligação simples e as linhas paralelas (duplas) representam uma ligação dupla.
(Uema)
Analise as imagens:
Os sensores instalados em satélites artificiais são o resultado da evolução da ciência e da tecnologia espacial. As imagens obtidas de satélites, de aviões ou mesmo na superfície ou próximos a ela são dados obtidos por sensoriamento remoto, ou seja, a distância, sem o contato físico entre o sensor e a superfície terrestre.
TAMDJAN, James Onnig; MENDES, Ivan. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD, 2011. (adaptado)
a) Explique a importância do sensoriamento remoto para a vida moderna.
b) Apresente duas contribuições atuais do sensoriamento remoto para os estudos ambientais.
a) O sensoriamento remoto compõe-se de um sistema de imagens referentes a informações sobre o espaço geográfico. Essas imagens permitem o mapeamento de áreas florestais e urbanas, o monitoramento de safras agrícolas e das fronteiras nacionais, entre outras funções.
b) O sensoriamento remoto permite fiscalizar o desmatamento de florestas, localizar focos de queimadas, identificar áreas de enchentes e estiagens, entre outras possibilidades.
(PUC-SP)
Descoberto o Novo Mundo e instaurado o processo de colonização, começou a se desenrolar o embate entre o Bem e o Mal.
Laura de Mello e Souza. Inferno Atlântico. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 22-23.
Na percepção de muitos colonizadores portugueses do Brasil, uma das armas mais importantes utilizadas nesse “embate entre o Bem e o Mal” era a
retomada de padrões religiosos da Antiguidade.
defesa do princípio do livre-arbítrio.
aceitação da diversidade de crenças.
busca da racionalidade e do espírito científico.
catequização das populações nativas.
A economia colonial gerou uma divisão de classes muito hierarquizada e bastante simples. No topo da pirâmide, estavam os grandes proprietários rurais e os grandes comerciantes das cidades do litoral. No meio, localizavam-se os pequenos proprietários rurais e urbanos, os pequenos mineradores e comerciantes, além dos funcionários públicos. Mais abaixo, estavam os artesãos, agregados das fazendas, capangas e populações indígenas. Na base da pirâmide mourejavam os escravos. As relações entre essas classes se baseavam em combinação variada de violência e paternalismo. A violência predominava na relação senhor-escravo; o paternalismo, entre ricos e pobres.
CARVALHO, José Murilo de. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: AVELAR, Lúcia; CINTRA, Octávio (Org.). Sistema poltíico brasileiro: uma introdução. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 22.
No fim do trecho em destaque, o autor distingue as relações entre as classes sociais coloniais no Brasil, identificadas por:
critérios exclusivamente étnicos.
questões raciais e socioeconômicas.
aspectos religiosos dos grupos.
distinções nobiliárquicas dos indivíduos.
critérios políticos da época.
A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).
A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.
Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).
Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)
queima de gás metano.
armazenamento de gás carbono.
decomposição aeróbica das fezes.
uso mais eficiente de combustíveis fósseis.
fixação de carbono em moléculas orgânicas.
A prata é um metal bastante valioso conhecido hoje. Por ser resistente à corrosão, é utilizado na fabricação de joias e bijuterias, além de ser importante para a indústria, onde pode ser utilizado como matéria-prima para fabricação de:
telas de televisão e celulares.
aço e parafusos.
moedas e baterias recarregáveis.
papel fotográfico e fabricação de espelhos.
pinos para fraturas ósseas e motores de avião.
Enem
Considere os textos a seguir
(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.
Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja Católica sobre as relações entre fé e razão, 1998.
As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.
São Tomás de Aquino
Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que
a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.
Leia o trecho a seguir e responda à questão.
[...] não era a falta de mecanização [na Grécia e em Roma] que tornava indispensável o recurso à escravidão; ocorrera exatamente o contrário: a presença maciça da escravidão determinou a “estagnação tecnológica” greco-romana.
SCHIAVONE, Aldo. Uma história rompida: Roma Antiga e Ocidente moderno. São Paulo: Edusp, 2005. p. 196.
Com base no texto, de que forma podemos relacionar o trabalho escravo e a estagnação tecnológica na Antiguidade clássica?
Em uma sociedade em que o trabalho manual era muitas vezes considerado humilhante e realizado maciçamente por escravos, o desenvolvimento de tecnologias que poderiam reduzir o peso do esforço manual não era uma prioridade
Em muitos casos, o gás encontrado em maior quantidade nas bebidas gaseificadas é o dióxido de carbono, CO2. Na água gaseificada artificialmente, o CO2 é injetado em alta pressão no líquido, e então a garrafa é fechada.
a) Por que observamos a formação de bolhas ao se abrir uma garrafa de água com gás?
b) Duas garrafas de água com gás, idênticas, foram colocadas em locais diferentes no mesmo intervalo de tempo. Uma foi deixada exposta ao sol, enquanto a outra foi guardada na geladeira. Ao abrir as garrafas, em qual delas será observada maior formação de bolhas? Justifique sua resposta.
a) Ao abrir a garrafa de água, a pressão sobre o líquido diminui, provocando uma queda na solubilidade do CO2, que escapa da água formando as bolhas.
b) A garrafa em que será observada maior formação de bolhas foi a que estava exposta ao sol, pois a solubilidade do CO2 diminuiu com o aumento da temperatura.
(PUC-RS) Todos os seres vivos necessitam de energia para manter a integridade celular e a função de seus diversos órgãos e sistemas. Entretanto, as vias de obtenção de energia podem ser distintas em diferentes organismos. Qual das sentenças abaixo explica corretamente as diferenças entre autótrofos e heterótrofos?
Apenas os heterótrofos dependem de compostos químicos do ambiente para gerar energia.
Somente os heterótrofos precisam de oxigênio para produzir ATP.
Apenas os heterótrofos possuem mitocôndrias.
Somente os autótrofos produzem energia utilizando, inicialmente, CO2 e outros compostos inorgânicos.
Os heterótrofos, mas não os autótrofos, realizam respiração celular.
Na discussão das ideias sobre a abiogênese, Needham e Spallanzani estabeleceram um debate sobre a existência do princípio ativo no ar. A diferença principal entre as experiências dos dois foi:
o tempo de aquecimento dos frascos com sucos nutritivos.
a manutenção dos frascos abertos ou fechados.
a presença de gargalos curvos ou retos nos frascos.
a refrigeração dos frascos fechados com lacres.
o formato dos frascos, redondos ou alongados.
(Unifesp) Em um experimento, uma população inicial de 100 bactérias dobra a cada 3 horas. Sendo y o número de bactérias após x horas, segue que y 5 · 100 · .
a) Depois de um certo número de horas a partir do início do experimento, a população de bactérias atingiu 1 677 721 600. Calcule esse número de horas. (dado: 16 777216 = 2563)
b) Sabendo-se que da 45ª para a 48ª hora o número de bactérias aumentou de 100 · 2k , calcule o valor de k.
a) 72 horas
b) 15
ENEM
No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.
MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.
No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:
Direta.
Sindical.
Socialista.
Corporativista.
Representativa.
Leia o texto a seguir, que aborda as transformações políticas ocorridas nas pólis gregas:
A luta contra a aristocracia representou uma crise fundamental e fundadora para a comunidade das cidades-estado. [...] seu resultado foi claro: a quebra do exclusivismo aristocrático e a abertura do espaço político que consolidou a existência das cidades como comunidades coesas. Os efeitos [...] desse processo foram a garantia da liberdade individual dos membros da comunidade; a publicação de leis escritas; a abertura dos espaços públicos [...].
GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidade-estado na Antiguidade clássica. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.).História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 39.
O contexto histórico, que favoreceu as transformações citadas no texto, estava relacionado:
ao processo de militarização que ampliou a participação popular e fragilizou o comando aristocrático sobre as tropas.
com a desagregação da comunidade gentílica e a afirmação política de uma elite de proprietários de terras.
com a afirmação econômica de elites nas regiões colonizadas que se confrontavam com os eupátridas das pólis dominantes.
ao desenvolvimento do comércio através do Mediterrâneo, com a ampliação da circulação de pessoas, bens e ideias.
ao desenvolvimento da circulação de mercadorias pelo Mediterrâneo, que favoreceu o surgimento das cidades-Estado.
Para entender e prever processos que envolvem transformações químicas, é importante conhecer a linguagem química. Nesse sentido, responda às seguintes perguntas:
a) Qual a diferença entre 2 H e H2?
b) Qual a diferença entre Co e CO?
a) 2 H – Representa dois átomos separados do elemento químico hidrogênio.
H2 – Representa dois átomos do elemento químico hidrogênio unidos.
b) Co – Representa o elemento químico cobalto.
CO – Representa uma substância formada por 1 átomo do elemento químico carbono e 1 átomo do elemento químico oxigênio.
(Unespar) Numa aula de laboratório, o professor pediu para que cada subgrupo de alunos realizasse o seguinte procedimento: colocar 150 mL de água num béquer e a este volume colocar 1 (uma) colher rasa de terra, agitar durante um minuto e deixar o sistema em repouso. Os subgrupos verificaram que se deposita certa quantidade de material no fundo do copo.
Indique, nas alternativas a seguir, o fenômeno que estes subgrupos presenciaram.
Homogeneização;
Floculação;
Cristalização;
Decantação;
Tamisação.
(UEMG)
O GPS (Global Positioning System) desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos causou uma enorme transformação no que tem sido a busca da humanidade por localização instantânea, medição dos terrenos em tempo real e visualização de dados métricos do planeta Terra com imensa acurácia. A exemplo de muitos outros artefatos desenvolvidos com fins militares, o GPS penetrou a vida cotidiana em todos os lugares do mundo onde seja possível o uso dessa ferramenta, como se tem tornado comum nos diversos aplicativos para celulares. O problema é que dados estratégicos não são liberados para civis e, em tempos de guerra ou conflito, os Estados Unidos podem restringir ou mesmo cortar o fornecimento das informações, já que é o detentor da tecnologia. Em vista disso, outros países têm buscado desenvolver seus próprios sistemas de posicionamento, mas, até o momento, há um único sistema concorrente em pleno funcionamento, desenvolvido pela Rússia. Como esse sistema é nomeado?
COMPASS.
GLONASS.
GALILEO.
NAVSTAR.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas