Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 13 e 14 - Trigonometria no triângulo retângulo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Determine a medida x em cada triângulo a seguir.

Resposta:

a)

     

b)

     

c)

     

Questão 02 - História - Exercícios - Capítulo 11 - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) 

Do Brasil descoberto esperavam os portugueses a fortuna fácil de uma nova Índia. Mas o pau-brasil, única riqueza brasileira de simples extração antes da “corrida do ouro” do início do século XVIII, nunca se pôde comparar aos preciosos produtos do Oriente. [...] O Brasil dos primeiros tempos foi o objeto dessa avidez colonial. A literatura que lhe corresponde é, por isso, de natureza parcialmente superlativa. Seu protótipo é a carta célebre de Pero Vaz de Caminha, o primeiro a enaltecer a maravilhosa fertilidade do solo.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides − Breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977. p. 3-4.

A colonização portuguesa, no século XVI, se valeu de algumas estratégias para usufruir dos produtos economicamente rentáveis no território brasileiro, e de medidas para viabilizar a ocupação e administração do mesmo. São exemplos dessas estratégias e dessas medidas, respectivamente, 



( a )

a prática do escambo com os indígenas e a instituição de vice-reinos, comarcas, vilas e freguesias. 

( b )

a implementação do sistema de plantation no interior e a construção, por ordem da Coroa, de extensas fortalezas e fortes. 

( c )

a imposição de um vultoso pedágio aos navios corsários de distintas procedências e a instalação de capitanias hereditárias.

( d )

a introdução da cultura da cana-de-açúcar com uso de trabalho compulsório e a instituição de um governo geral. 

( e )

o comércio da produção das missões jesuíticas e a fundação da Companhia das Índias Ocidentais.

Questão 02 - Geografia - Aula 16 - O relevo brasileiro - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEM-PR) Assinale o que for correto sobre o relevo e sua dinâmica no território brasileiro.

01) A classificação mais recente do relevo brasileiro foi baseada em grandes unidades ou compartimentos, dividindo-se em três tipos: os planaltos, as depressões e as planícies.

02) Ao longo do território brasileiro, não são encontradas cadeias montanhosas formadas por dobramentos modernos, pois o país se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana.

04) Os fatores climáticos atuais não interferem na dinâmica do modelado do relevo brasileiro, devido à proximidade dele com a linha imaginária do Equador.

08) As frentes de cuestas são feições do relevo que ocorrem devido à erosão diferencial e são características de diversas áreas do Brasil.

16) Ao longo do litoral brasileiro, sucedem-se paisagens muito diversificadas. No litoral nordestino, destacam-se as formações arenosas dispostas paralelamente às linhas de maré, são as conhecidas enseadas que, em alguns trechos, circundam as escarpas da Serra do Mar.

Resposta:

As afirmações incorretas são: [04], porque os fatores climáticos são importantes na modelagem do relevo brasileiro, devido à forte incidência da chuva e às altas temperaturas que intensificam o intemperismo químico e físico; e [16], pois, no litoral do Nordeste, as formas de falésias e dunas são as predominantes no relevo.

Resposta: 01 + 02 + 08 = 11.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)



( a )

queima de gás metano.

( b )

armazenamento de gás carbono. 

( c )

decomposição aeróbica das fezes. 

( d )

uso mais eficiente de combustíveis fósseis.

( e )

fixação de carbono em moléculas orgânicas.​

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 9 e 10 - Ligações covalentes e metálicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, Aℓ2(SO4)3 , para formação de flocos com a sujeira da água; cloro, Cℓ2 , para desinfecção; óxido de cálcio, CaO, para ajuste de pH; e flúor, F2 , para prevenção de cáries. O tipo de ligação que une os elementos das substâncias utilizadas no processo de purificação da água é, respectivamente, 



( a )

iônica/covalente, iônica, iônica, covalente. 

( b )

covalente/iônica, iônica, covalente e iônica. 

( c )

iônica/covalente, covalente, iônica e iônica. 

( d )

iônica/covalente, covalente, iônica e covalente. 

( e )

covalente/iônica, covalente, covalente e iônica.

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

No ano de 2014, o Estado de São Paulo vive uma das maiores crises hídricas de sua história. A fim de elevar o nível de água de seus reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contratou a empresa ModClima para promover a indução de chuvas artificiais. A técnica de indução adotada, chamada de bombardeamento de nuvens ou semeadura ou, ainda, nucleação artificial, consiste no lançamento em nuvens de substâncias aglutinadoras que ajudam a formar gotas de água.

http://exame.abril.com.br. Adaptado

(Vunesp) Além do iodeto de prata, outras substâncias podem ser utilizadas como agentes aglutinadores para a formação de gotas de água, tais como o cloreto de sódio, o gás carbônico e a própria água. Considerando o tipo de força interatômica que mantém unidas as espécies  de cada agente aglutinador, é correto classificar como substância molecular: 



( a )

o gás carbônico e o iodeto de prata. 

( b )

apenas o gás carbônico. 

( c )

o gás carbônico e a água. 

( d )

apenas a água. 

( e )

a água e o cloreto de sódio.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Geopolítica dos oceanos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286 km contra os atuais 81,5 km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5 m o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.

Folha de S.Paulo, 2.07.2014

A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e



( a )

Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto. 

( b )

China, que fornecerá o maior investimento financeiro. 

( c )

Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo. 

( d )

EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos. 

( e )

Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Diagrama de fases - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Em supermercados, é comum encontrar alimentos chamados de liofilizados, como frutas, legumes e carnes. Alimentos liofilizados continuam próprios para consumo após muito tempo, mesmo sem refrigeração. O termo “liofilizado”, nesses alimentos, refere-se ao processo de congelamento e posterior desidratação por sublimação da água. Para que a sublimação da água ocorra, é necessária uma combinação de condições, como mostra o gráfico de pressão por temperatura, em que as linhas representam transições de fases.

Apesar de ser um processo que requer, industrialmente, uso de certa tecnologia, existem evidências de que os povos pré-colombianos que viviam nas regiões mais altas dos Andes conseguiam liofilizar alimentos, possibilitando estocá-los por mais tempo.

Assinale a alternativa que explica como ocorria o processo de liofilização natural: 



( a )

A sublimação da água ocorria devido às baixas temperaturas e à alta pressão atmosférica nas montanhas.

( b )

Os alimentos, após congelados naturalmente nos períodos frios, eram levados para a parte mais baixa das montanhas, onde a pressão atmosférica era menor, o que possibilitava a sublimação. 

( c )

Os alimentos eram expostos ao sol para aumentar a temperatura, e a baixa pressão atmosférica local favorecia a solidificação. 

( d )

As temperaturas eram baixas o suficiente nos períodos frios para congelar os alimentos, e a baixa pressão atmosférica nas altas montanhas possibilitava a sublimação. 

( e )

Os alimentos, após congelados naturalmente, eram prensados para aumentar a pressão, de forma que a sublimação ocorresse.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Matemática B - BY NC 3.0BR

(Cefet-RJ) Considerando as informações do gráfico abaixo, de 2010 a 2014 o número de turistas que chegaram ao Brasil cresceu ano após ano. Por exemplo, em 2010 chegaram 5,2 milhões de turistas ao Brasil e em 2011, 5,4 milhões de turistas. Um aumento de 200 mil chegadas de turistas no Brasil.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br. Acesso em: 6 set. 2016.

O aumento percentual de turistas que chegaram ao Brasil em 2014, comparado com o ano anterior, foi de aproximadamente: 



( a )

10,3% 

( b )

12,5% 

( c )

9,1% 

( d )

13,2%​

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Química A - BY NC 3.0BR

(PUC-MG)

Os interruptores brilham no escuro graças a uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta à luz. O sulfeto de zinco é um composto fosforescente. Ao absorverem partículas luminosas, os elétrons são estimulados e afastados para longe do núcleo. Quando você desliga o interruptor, o estímulo acaba e os elétrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons. Daí a luminescência.

(Texto adaptado do artigo de aplicações da fluorescência e fosforescência, de Daniela Freitas)

A partir das informações do texto, pode-se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos interruptores no escuro é o de: 



( a )

Rutherford 

( b )

Bohr 

( c )

Thomson 

( d )

Heisenberg

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletimos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Texto II

Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito:



( a )

desperta o desejo de ascensão social. 

( b )

provoca mudanças nos valores sociais. 

( c )

advém de necessidades suscitadas pela publicidade. 

( d )

deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano. 

( e )

resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.

Resposta:

Esse primeiro confronto entre textos visa treinar a identificação de tema comum com base na captura das visões específicas de cada autor sobre o tema. No texto I, enfatiza-se que o consumo confere “maior valorização e visibilidade social a um indivíduo”; em II, que “modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos”. Pode-se afirmar, então, que o consumismo “provoca mudanças nos valores sociais”.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Os exercícios físicos são recomendados para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e, em consequência, elevam o consumo de calorias.

No gráfico, estão registrados os valores calóricos, em kcal gastos em cinco diferentes atividades físicas, em função do tempo dedicado às atividades, contado em minuto.

Qual dessas atividades físicas proporciona o maior consumo de quilocalorias por minuto?



( a )

I

( b )

II

( c )

III

( d )

IV

( e )

V

Resposta:

De acordo com o gráfico, tem-se os seguintes consumos calóricos, em kcal/min:

Assim, o maior consumo é proporcionado pela atividade II.

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:



( a )

Direta.

( b )

Sindical.

( c )

Socialista.

( d )

Corporativista.

( e )

Representativa.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Para pintar um automóvel, cuja cor é personalizada, a oficina encarregada de fazer o serviço terá de, por meio de uma mistura adequada de tintas, compor tons de azul e de branco. O tom azul representa 40% dessa mistura. Sabe-se, ainda, que a oficina deverá adquirir somente a tinta de tom azul, pois já possui, em seus estoques, 6 litros da tinta de tom branco, que serão totalmente utilizados na referida composição.

A quantidade, em litro, de tinta de tom azul que a oficina deverá adquirir para compor essa mistura, sem que haja sobras, é



( a )

2,4.

( b )

3,6.

( c )

4,0.

( d )

9,0.

( e )

10,0.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uema)

Analise as imagens:

Os sensores instalados em satélites artificiais são o resultado da evolução da ciência e da tecnologia espacial. As imagens obtidas de satélites, de aviões ou mesmo na superfície ou próximos a ela são dados obtidos por sensoriamento remoto, ou seja, a distância, sem o contato físico entre o sensor e a superfície terrestre.

TAMDJAN, James Onnig; MENDES, Ivan. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD, 2011. (adaptado) 

a) Explique a importância do sensoriamento remoto para a vida moderna.

b) Apresente duas contribuições atuais do sensoriamento remoto para os estudos ambientais.

Resposta:

a) O sensoriamento remoto compõe-se de um sistema de imagens referentes a informações sobre o espaço geográfico. Essas imagens permitem o mapeamento de áreas florestais e urbanas, o monitoramento de safras agrícolas e das fronteiras nacionais, entre outras funções.

b) O sensoriamento remoto permite fiscalizar o desmatamento de florestas, localizar focos de queimadas, identificar áreas de enchentes e estiagens, entre outras possibilidades.

Questão 02 - Geografia - Aula 13 - A produção mineral não energética - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFU-MG)

Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. O destino final da lama é o mar do Espírito Santo, onde o Rio Doce tem sua foz. O que causou a tragédia foi o rompimento de uma das barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco.

Disponível em: . Acesso em: 7 de jan. 2016.

A barragem rompida em Mariana continha rejeito, o resíduo resultante da mineração de ferro, responsá- vel por desencadear os seguintes impactos ambientais, EXCETO: 



( a )

Acúmulo de sedimentos na calha fluvial.  

( b )

Alterações nos padrões de qualidade da água.

( c )

Mortandade de animais, terrestres e aquáticos. 

( d )

Diminuição da vazão anual do rio.

Resposta:

A diminuição da vazão do rio é consequência da lama derrubada sobre toda a área, incluindo o leito do rio, e não do resíduo de mineração em si.

Questão 02 - História - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio. 

Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar as leis.

Declaração dos Direitos. Disponível em:  .  Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:



( a )

Redução da influência do papa – Teocracia. 

( b )

Limitação do poder do soberano – Absolutismo. 

( c )

Ampliação da dominação da nobreza — República. 

( d )

Expansão da força do presidente – Parlamentarismo. 

( e )

Restrição da competência do congresso — Presidencialismo.

Questão 02 - Geografia - Aulas 14 e 15 - Elementos de geomorfologia - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Observe o mapa a seguir:

Assinale a alternativa que melhor explicita a relação entre as placas tectônicas. 



( a )

As placas tectônicas deslizam sobre o núcleo externo, formado por um material quente e líquido, que é integrante do manto inferior, cuja movimentação se dá em virtude do calor que emana de dentro da Terra, formando as células de reflexão, transferindo energia e massa: o material aquecido afunda e o resfriado ascende. 

( b )

Os possíveis encontros de placas, presentes nos limites convergentes, são de três tipos: encontro de placas oceânica e continental, em que a placa mais densa – a continental – mergulha sobre a menos densa – a placa oceânica; entre placas oceânica e oceânica, cujo resultado consiste em uma compressão e dobramento das rochas, originando as cadeias de montanhas; e entre placas continental e continental, em que os fenômenos geológicos que se constituem podem ser subducção, sismos e vulcanismo. 

( c )

Os limites de placas tectônicas são três: divergentes ou destrutivos, em que o mais comum é a ocorrência do afastamento de fossas e destruição de vulcões; convergentes ou construtivos, que são resultantes do choque das placas; e degenerativos ou transformantes, em que as placas se afastam uma em relação à outra, sem que haja fusão ou geração de crosta.

( d )

Os limites entre as placas tectônicas constituem áreas de intensas atividades geológicas, suscetíveis à ocorrência de vulcões, como o Kilauea no Havaí; terremotos, como os que acometem os Andes; e formação de cordilheiras, como a do Himalaia. 

( e )

Os dois tipos de movimentos existentes e divergentes entre placas, ou seja, entre placas oceânica e continental, que geram o afundamento dos oceanos, geração de sismos e vulcanismo intrusivo e, entre continental e oceânica, constituem um sistema de sismos, cujos fenômenos geológicos que ocorrem com o dobramento dos continentes geram vulcanismo.

Resposta:

O movimento intenso que ocorre no limite das placas e o sentido de seu movimento são os responsáveis pela atividade geológica exemplificada na alternativa, como: terremotos de média e alta magnitude, tsunamis, vulcanismo ativo, dobramentos modernos da Era Cenozoica, fossas oceânicas e cadeias meso-oceânicas.

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 11 e 12 - Cinemática do movimento circular uniforme (MCU) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Utilizando a hipótese da questão 1, determine para um ponto no qual a latitude é 60°:

a) O período (T).

b) A frequência ( f ).

c) A velocidade angular (ω).

d) A velocidade escalar instantânea (V).

Resposta:

a) O período de qualquer ponto na superfície da Terra é 24 h.

b) f =   = 1 rotação por dia =  rotações por hora.

c) Utilizando a definição de velocidade angular:

d) Aproveite para ensinar ao aluno qual ângulo é a latitude.

Vale ressaltar que, em corpos rígidos, o período, a frequência e a velocidade angular são iguais para qualquer ponto do corpo e que a velocidade escalar é diretamente proporcional ao raio.

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 11 - Geometria molecular - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O olfato desempenha um papel especial em nossas vidas, ajudando inclusive em nossa sobrevivência. Um odor pode resgatar memórias bem antigas, que podem ser prazerosas ou não, e até mesmo nos alertar de que algo de errado pode acontecer. Podemos, por exemplo, através de nosso olfato, identificar se um alimento está estragado, se há algum vazamento de gás de cozinha em casa ou até mesmo a ocorrência de algum incêndio, pelo cheiro da fumaça.

Estima-se que o ser humano consiga distinguir cerca de 10 000 aromas diferentes. Em um laboratório não se deve cheirar diretamente nenhum material. Se necessário, leve os vapores ao nariz com o auxílio de suas mãos.

De uma maneira simplificada, as partículas responsáveis pelo cheiro, presentes no ar, são captadas por células olfativas receptoras, que, ao serem estimuladas, enviam um sinal ao cérebro, onde será interpretado e associado a algum material ou situação. Esse estímulo pode ocorrer pelo encaixe das partículas de odores com essas células receptoras: moléculas com geometria e propriedades semelhantes devem causar as mesmas sensações. Logo, podemos afirmar que o cheiro está intimamente ligado à forma das moléculas, ou seja, à sua geometria. Dessa forma, as moléculas que devem provocar, ao serem inaladas isoladamente e em concentração adequada, sensações semelhantes são 



( a )

NH3 e HCℓ

( b )

H2O e O3 

( c )

CH4 e SO2 

( d )

N2 e NH3 

( e )

HCℓ e HBr

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Formação e expansão do território brasileiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um “descobrimento gradual” do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações ao lado:

Ocorrências:

I. Tratado de Madrid (1750);

II. Tratado de Petrópolis (1903);

III. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) / consolidação da atual divisão dos Estados.

Associe a ocorrência com sua correta representação:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Quanto ao processo da formação territorial do Brasil, é correto afirmar que o Tratado de Madri (1750) anulou o Tratado de Tordesilhas (1494) e definiu as fronteiras de maneira muito próxima à configuração atual. Quanto ao Tratado de Petrópolis (1903), o governo republicano comprou da Bolívia o território do Acre. E, finalmente, a Constituição de 1988 permitiu a consolidação dos atuais estados que formam a Federação Brasileira.

Questão 02 - Química - Módulo 3 - Coeficiente de solubilidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em muitos casos, o gás encontrado em maior quantidade nas bebidas gaseificadas é o dióxido de carbono, CO2. Na água gaseificada artificialmente, o CO2 é injetado em alta pressão no líquido, e então a garrafa é fechada.

a) Por que observamos a formação de bolhas ao se abrir uma garrafa de água com gás?

b) Duas garrafas de água com gás, idênticas, foram colocadas em locais diferentes no mesmo intervalo de tempo. Uma foi deixada exposta ao sol, enquanto a outra foi guardada na geladeira. Ao abrir as garrafas, em qual delas será observada maior formação de bolhas? Justifique sua resposta.

Resposta:

a) Ao abrir a garrafa de água, a pressão sobre o líquido diminui, provocando uma queda na solubilidade do CO2, que escapa da água formando as bolhas.

b) A garrafa em que será observada maior formação de bolhas foi a que estava exposta ao sol, pois a solubilidade do CO2 diminuiu com o aumento da temperatura.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Matemática A - BY NC 3.0BR

(IFCE) O número  é igual a: 



( a )

( b )

 

( c )

( d )

 

( e )

1 + 

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Todos os seres vivos necessitam de energia para manter a integridade celular e a função de seus diversos órgãos e sistemas. Entretanto, as vias de obtenção de energia podem ser distintas em diferentes organismos. Qual das sentenças abaixo explica corretamente as diferenças entre autótrofos e heterótrofos? 



( a )

Apenas os heterótrofos dependem de compostos químicos do ambiente para gerar energia. 

( b )

Somente os heterótrofos precisam de oxigênio para produzir ATP. 

( c )

Apenas os heterótrofos possuem mitocôndrias. 

( d )

Somente os autótrofos produzem energia utilizando, inicialmente, CO2 e outros compostos inorgânicos. 

( e )

Os heterótrofos, mas não os autótrofos, realizam respiração celular.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Módulo 4 - Interdiscursividade e intertextualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Enem

Texto I

Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada.

Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto abaixo.

Texto II

Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor.

BOBBIO, N. MATTEUCCI, N PASQUINO, G. Dicionário de Política, 5a  ed. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

Comparando as ideias de Hobbes (Texto I) com a tendência citada no Texto II, pode-se afirmar que:



( a )

em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta. 

( b )

para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o Texto II, ela não é um valor absoluto.

( c )

de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o Texto II, a paz é sempre melhor que a guerra. 

( d )

em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo. 

( e )

para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o Texto II, à civilização.​

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O estado de qualquer substância gasosa é determinado pela medida de três grandezas: o volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) dessa substância. Para os chamados gases “ideais”, o valor do quociente  é sempre constante. Considere um reservatório que está cheio de um gás ideal. Sem vazar o gás, realiza-se uma compressão do reservatório, reduzindo seu volume à metade. Ao mesmo tempo, uma fonte de calor faz a temperatura do gás ser quadruplicada. Considere P0 e P1, respectivamente, os valores da pressão do gás no reservatório, antes e depois do procedimento descrito.

A relação entre P0 e P1 é



( a )

( b )

( c )

P1 = P0

( d )

P1 = 2P0

( e )

P1 = 8P0

Questão 02 - História - Módulo 3 - Alta Idade Média - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 496, vinte anos após a queda de Roma, o rei franco Clóvis converteu-se ao modelo de cristianismo defendido pela Igreja. No século seguinte, o bispo São Gregório de Tours assim descreveu sua conversão e seu batismo:

O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...]. O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal da cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].

SÃO GREGÓRIO de Tours. A conversão de Clóvis. In: Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M. G. História da Idade Média. Textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 44-45.

a) De que forma a posição da Igreja aparece no texto?

b) Qual a importância do batismo de Clóvis para a Igreja?

c) Para Clóvis, qual a importância de ter sido batizado pelo sacerdote?

Resposta:

a) O bispo São Gregório de Tours apresenta uma Igreja com crescente poder e influência sobre as decisões reais e indica a importância que o cristianismo romano teria para o Ocidente a partir do batizado de Clóvis.

b) Seu batismo representou a ampliação do número de fiéis da Igreja, uma aliança com o Estado e contribuiu para a consolidação da cristandade ocidental.

c) Além de envolver uma questão pessoal de busca pela salvação, difícil de ser mensurada, ao aproximar-se da Igreja, instituição organizada que sobreviveu à queda de Roma, poderia ampliar o controle sobre o reino.  

Questão 02 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

TEXTO I

Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. (adaptado).

TEXTO II

A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a



( a )

discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.

( b )

invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.

( c )

formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.

( d )

definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.

( e )

criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, que aborda as transformações políticas ocorridas nas pólis gregas:

A luta contra a aristocracia representou uma crise fundamental e fundadora para a comunidade das cidades-estado. [...] seu resultado foi claro: a quebra do exclusivismo aristocrático e a abertura do espaço político que consolidou a existência das cidades como comunidades coesas. Os efeitos [...] desse processo foram a garantia da liberdade individual dos membros da comunidade; a publicação de leis escritas; a abertura dos espaços públicos [...].

GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidade-estado na Antiguidade clássica. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.).História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 39.

O contexto histórico, que favoreceu as transformações citadas no texto, estava relacionado:



( a )

ao processo de militarização que ampliou a participação popular e fragilizou o comando aristocrático sobre as tropas.

( b )

com a desagregação da comunidade gentílica e a afirmação política de uma elite de proprietários de terras.

( c )

com a afirmação econômica de elites nas regiões colonizadas que se confrontavam com os eupátridas das pólis dominantes.

( d )

ao desenvolvimento do comércio através do Mediterrâneo, com a ampliação da circulação de pessoas, bens e ideias.

( e )

ao desenvolvimento da circulação de mercadorias pelo Mediterrâneo, que favoreceu o surgimento das cidades-Estado.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Sistemas de localização geográfica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEMG)

O GPS (Global Positioning System) desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos causou uma enorme transformação no que tem sido a busca da humanidade por localização instantânea, medição dos terrenos em tempo real e visualização de dados métricos do planeta Terra com imensa acurácia. A exemplo de muitos outros artefatos desenvolvidos com fins militares, o GPS penetrou a vida cotidiana em todos os lugares do mundo onde seja possível o uso dessa ferramenta, como se tem tornado comum nos diversos aplicativos para celulares. O problema é que dados estratégicos não são liberados para civis e, em tempos de guerra ou conflito, os Estados Unidos podem restringir ou mesmo cortar o fornecimento das informações, já que é o detentor da tecnologia. Em vista disso, outros países têm buscado desenvolver seus próprios sistemas de posicionamento, mas, até o momento, há um único sistema concorrente em pleno funcionamento, desenvolvido pela Rússia. Como esse sistema é nomeado?



( a )

COMPASS.

( b )

GLONASS. 

( c )

GALILEO. 

( d )

NAVSTAR.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas