Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ENEM -
No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de
respeitar a divisão político-administrativa.
reconhecer as desigualdades sociais.
considerar as identidades culturais.
valorizar a dinâmica econômica.
incorporar os critérios naturais.
a
A segunda forma de regionalização apresentada é a divisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabelecida em 1969. Essa divisão fundamenta-se em critérios físicos e socioeconômicos, dividindo o Brasil em 5 regiões com o agrupamento de estados. Nessa proposta, as divisas estaduais são preservadas.
(Fuvest-SP)
Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um “descobrimento gradual” do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações ao lado:
Ocorrências:
I. Tratado de Madrid (1750);
II. Tratado de Petrópolis (1903);
III. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) / consolidação da atual divisão dos Estados.
Associe a ocorrência com sua correta representação:
Quanto ao processo da formação territorial do Brasil, é correto afirmar que o Tratado de Madri (1750) anulou o Tratado de Tordesilhas (1494) e definiu as fronteiras de maneira muito próxima à configuração atual. Quanto ao Tratado de Petrópolis (1903), o governo republicano comprou da Bolívia o território do Acre. E, finalmente, a Constituição de 1988 permitiu a consolidação dos atuais estados que formam a Federação Brasileira.
(UEMG)
O tempo é um rio que corre. O tempo não é um relógio. Ele é muito mais do que isso. O tempo passa, quer se tenha um relógio ou não.
Uma pessoa quer atravessar um rio num local onde a distância entre as margens é de 50 m. Para isso, ela orienta o seu barco perpendicularmente às margens.
Considere que a velocidade do barco em relação às águas seja de 2,0 m/s e que a correnteza tenha uma velocidade de 4,0 m/s.
Sobre a travessia desse barco, assinale a afirmação CORRETA:
Se a correnteza não existisse, o barco levaria 25 s para atravessar o rio. Com a correnteza, o barco levaria mais do que 25 s na travessia.
Como a velocidade do barco é perpendicular às margens, a correnteza não afeta o tempo de travessia.
O tempo de travessia, em nenhuma situação, seria afetado pela correnteza.
Com a correnteza, o tempo de travessia do barco seria menor que 25 s, pois a correnteza aumenta vetorialmente a velocidade do barco.
Como a velocidade da correnteza é perpendicular ao barco, ela não interfere no tempo de travessia. Esse tempo depende apenas da velocidade de avanço do barco, que é de 2 m/s. Portanto, nesse caso, o tempo de travessia é o mesmo do que seria sem correnteza.
(UFJF/Pism-MG)
Observe os quadrinhos abaixo:
O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da Antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?
A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
A necessidade de se constituir, na sociedade grega da Antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.
Observe as afirmações abaixo:
I.
II. é um número inteiro.
III. é maior do que , para todo a positivo.
Está correto o que se afirma somente em
II.
I e II.
II e III.
I e III.
I, II e III.
(UEMG) No ano de 2018, foi realizada uma pesquisa, utilizando-se questionários sobre educação. Nessa pesquisa, João, Alfredo e Enéias tabularam as respostas dos questionários, respondidos pelos usuários de uma determinada universidade. Sabendo-se que João tabulou um quarto do total de questionários, Alfredo tabulou três quintos do que sobrou e Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, a diferença entre os números de questionários tabulados por Enéias e João foi de:
170.
150.
120.
100.
Sendo x o total de questionários, sabemos que João tabulou deles, de modo que sobraram para serem tabulados pelos demais.
Desses , Alfredo tabulou , ou seja, tabulou · = , questionários. Como Enéias tabulou os 1 020 questionários restantes, temos:
+ + 1020 = x
x = 3 400
Desse modo, como Enéias tabulou 1 020 questionários e João, questionários, a diferença entre essas quantidades é igual a 170.
(UEL-PR)
Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.
(Pesquisa “FAPESP”).
Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:
É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.
É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.
É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.
É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.
É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.
(PUCC-SP) Considere as afirmativas a seguir, sobre a obtenção e armazenamento de energia nos seres vivos.
I. Os animais adquirem energia para suas atividades da alimentação.
II. Nos vertebrados, parte dos carboidratos ingeridos é convertida em glicogênio.
III. O glicogênio é armazenado no pâncreas e no fígado.
IV. O excesso de carboidratos é transformado em amido.
Estão corretas SOMENTE:
II, III e IV
I, II e III
III e IV
II e IV
I e II
(UCS-RS) Uma criança passeando com seus pais na beira da lagoa reparou que havia vários insetos caminhando sobre a superfície da água. Eles não afundavam, porque
as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofóbica.
a água é uma substância apolar e forma uma reação química com a superfície das patas dos insetos.
as ligações de hidrogênio são extremamente instáveis, tornando-se uma superfície sólida para os insetos.
as patas dos insetos estabelecem uma reação hidrofílica.
a tensão superficial da água consegue suportar o peso do inseto.
(IFMG) A glicose é um carboidrato muito importante para o funcionamento das células. Sua composição química pode ser representada pela fórmula C6H12O6.
Em uma molécula desse carboidrato, a quantidade de prótons existente é
Dados: C (Z = 6), H (Z = 1) e O (Z = 8).
3.
24.
96.
180.
Enem Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.
A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a
mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.
combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera.
diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica.
transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica.
promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos.
Em 1897, o físico inglês J. J. Thomson (1856–1940) realizando experimentos nos quais aplicava descargas elétricas em gases rarefeitos (sob baixa pressão) confinados em tubos (ampolas) de vidro, conseguiu obter a formação de feixes luminosos que se movimentavam na ampola de uma extremidade a outra.
Observando que esses feixes luminosos partiam sempre de uma placa carregada negativamente (cátodo) em direção a uma placa carregada positivamente (ânodo), Thomson os denominou raios catódicos.
Thomson realizou diversos experimentos envolvendo os raios catódicos, sendo que dois estão representados a seguir, acompanhados de uma breve descrição.
Com base no quadro apresentado e nas observações anotadas, responda aos itens a seguir:
a) Em relação aos dados apresentados nas colunas 3 e 4, como você classificaria cada uma dessas colunas: OBSERVAÇÃO ou CONCLUSÃO?
b) Partindo dos experimentos realizados, é possível concluir a existência de carga elétrica nos raios catódicos? Se sim, qual é a natureza dessa carga?
c) De acordo com o conhecimento da época, cargas elétricas em movimento podem ser desviadas por campo magnético gerado por ímã. Sabendo disso, proponha uma modificação no experimento que corrobore a existência de cargas elétricas nos raios catódicos e discuta o resultado previsto.
a) Coluna 3: Observação.
Coluna 4: Conclusão.
b) Os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa.
c) A partir das informações informadas no item, o aluno deve ser capaz de sugerir a aproximação de um ímã à ampola, de modo que, caso as partículas realmente apresentem carga elétrica, elas teriam a sua trajetória alterada devido ao campo magnético aplicado pelos ímãs.
(UNESP)
Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.
(Fernando Pessoa. Mar Português. Obra poética, 1960. Adaptado.)
Entre outros aspectos da expansão marítima portuguesa a partir do século XV, o poema menciona:
o sucesso da empreitada, que transformou Portugal na principal potência europeia por quatro séculos.
o reconhecimento do papel determinante da Coroa no estímulo às navegações e no apoio financeiro aos familiares dos navegadores.
a crença religiosa como principal motor das navegações, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos portugueses.
a percepção das perdas e dos ganhos individuais e coletivos provocados pelas navegações e pelos riscos que elas comportavam.
a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferenças entre os oceanos, que os levou a confundir a América com as Índias.
(UPF) Na Europa Ocidental, a denominada “crise do século XIV” caracterizou-se por um conjunto de fatores marcados por péssimas colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Dentre as alternativas, assinale aquela que indica as consequências desses fatores.
Aumento da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores do que no campo.
Diminuição das taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e que levaram à adoção, nos senhorios feudais, da escravidão de africanos.
Fortalecimento das instituições medievais, principalmente no que concerne ao caráter internacional das universidades.
Abalo do sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII.
Enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.
(UEM) As Cruzadas foram expedições de caráter militar e religioso organizadas pela Igreja Católica. O termo “cruzada” é uma referência aos trajes usados pelos participantes, que traziam em suas vestimentas uma cruz vermelha bordada na altura do peito, simbolizando a relação do homem com Deus.
Sobre os objetivos das Cruzadas, assinale o que for correto.
01) Isentar os servos do pagamento da corveia (prestação de trabalho gratuito) aos senhores feudais.
02) Conquistar os territórios americanos recém-descobertos por Cristóvão Colombo para realizar a catequização das populações indígenas.
04) Expulsar os muçulmanos de Jerusalém, cidade considerada pelos cristãos como Terra Santa, já que foi nesta cidade que Jesus Cristo foi crucificado e sepultado.
08) Restituir a unidade cristã nas terras do Império Bizantino e ampliar o poder, naquela região, da Igreja Católica, já que estava enfraquecido pela fundação da Igreja Ortodoxa.
16) Perseguir os cátaros ou albigenses que viviam em território francês, mas mantinham autonomias política e religiosa.
04 + 08 + 16 = 28
(UEL-PR) - Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas. Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.
Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro ocorreram, respectivamente, às
23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira.
23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira.
3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.
3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira.
3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.
c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.
(FGV-SP)
A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286 km contra os atuais 81,5 km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5 m o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.
Folha de S.Paulo, 2.07.2014
A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e
Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto.
China, que fornecerá o maior investimento financeiro.
Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo.
EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos.
Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.
(Unesp-SP) Juliana pratica corridas e consegue correr 5,0 km em meia hora. Seu próximo desafio é participar da corrida de São Silvestre, cujo percurso é de 15 km. Como é uma distância maior do que a que está acostumada a correr, seu instrutor orientou que diminuísse sua velocidade média habitual em 40% durante a nova prova. Se seguir a orientação de seu instrutor, Juliana completará a corrida de São Silvestre em
2 h 40 min
3 h 00 min
2 h 15 min
2 h 30 min
1 h 52 min
Texto para a questão.
step: passo; medida; providência to improve(ed): melhorar health: saúde sort: tipo; espécie whole: integral to increase(ed): aumentar source: fonte meal: refeição spike: aumento súbito; pico
Na frase do texto “They’re linked to...” (ℓ. 3), o pronome they refere-se a:
step.
health.
health problems.
processed foods.
Observe os três números abaixo, representados pelas letras A, B e C:
Desses, são números inteiros somente:
A.
A e B.
A e C.
B e C.
A, B e C.
(Fuvest-SP) Em uma família, o número de irmãs de cada filha é igual à metade do número de irmãos. Cada filho tem o mesmo número de irmãos e irmãs.
O número total de filhos e filhas da família é
4.
5.
7.
10.
15.
No processo de surgimento e desenvolvimento da vida na Terra, alguns eventos estão diretamente relacionados, em uma associação de causa e efeito. Um exemplo dessa associação é:
a fermentação e o aparecimento dos eucariotos.
a quimiossíntese e a atmosfera primitiva.
a síntese de proteínas e a origem dos vírus.
a fotossíntese e os organismos aeróbicos.
a respiração aeróbica e a formação de ozônio.
(Unicentro-PR)
A hipótese da origem por evolução química, também conhecida como teoria da evolução molecular, foi argumentada inicialmente pelo biólogo inglês Thomas Huxley, sendo que, na década de 1920, ela foi aprofundada pelos cientistas Oparin e Haldane. Os defensores dessa teoria acreditam que a vida na superfície terrestre tenha ocorrido a partir de uma evolução química, como o nome da teoria já propõe. De acordo com eles, compostos inorgânicos, como carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, entre tantos outros, foram se combinando, originando moléculas orgânicas, como aminoácidos, açúcares etc. À medida que o tempo passou, essas moléculas orgânicas formadas também foram se combinando, originando moléculas mais complexas, como proteínas, carboidratos, entre outros. Ainda segundo essa teoria, essas moléculas adquiriram tamanha complexidade que conseguiram se duplicar originando outras moléculas.
(TEORIAS atuais, 2016).
A partir da análise das informações contidas no texto e com os conhecimentos sobre o tema, é possível afirmar que
a origem da vida precedeu à formação de uma membrana seletiva.
o primeiro ser vivo era dotado de um metabolismo aeróbico.
a fixação do gás carbônico pelo primeiro ser vivo caracterizava-o como fotossintetizante.
a evolução molecular primordial ocorreu em condições abióticas e redutoras.
(ENEM) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,
a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.
a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.
a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.
a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.
a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.
Leia o fragmento de notícia abaixo e responda aos itens a seguir:
Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo
Pesquisadores alemães afirmam ter detectado a primeira molécula formada após o Big Bang, de acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (17/04) na revista Nature. A descoberta pode ajudar a entender melhor a evolução inicial do universo.
Uma equipe liderada por Rolf Güsten, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bonn, vinha procurando há décadas por íons hidro-hélio (HeH¹), as primeiras moléculas a se formarem no universo após o Big Bang, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás.
Embora a existência do íon, um composto de hidrogênio ionizado e hélio, tenha sido demonstrada em laboratório já em 1925, os cientistas ainda não tinham conseguido rastreá-lo no espaço.
Modelos teóricos convenceram astrofísicos desde então que o íon hidro-hélio surgiu primeiro no universo, seguido de uma série de outras moléculas cada vez mais complexas e pesadas. [...]
Fonte: Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cientistas-alem%C3%A3es-detectam-a-primeira-mol%C3%A9cula-do-universo/a-48388313. Acesso em: 25 fev. 2020.
a) Determine o número de prótons e o de elétrons do íon hidro-hélio.
b) Após o Big Bang, com o aumento do resfriamento do universo, outras combinações entre os elementos ocorreram e átomos de hidrogênio puderam interagir com o hidro-hélio, criando-se, assim, o hidrogênio molecular (molécula responsável pela formação das primeiras estrelas). Com as informações acima e as fornecidas no texto, estabeleça uma relação entre a massa e a complexidade das estruturas das moléculas formadas.
Dados: H (Z = 1); He (Z = 2).
a) O número de prótons do íon hidro-hélio pode ser determinado pela soma dos números atômicos de cada um dos átomos, assim: 1 + 2 = 3 prótons. Como a espécie é um cátion, apresentará somente 2 elétrons.
b) De acordo com o texto, quanto maior a massa das moléculas, maior a complexidade delas.
(UEFS-BA) Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, α, sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas.
A partir das considerações do texto, é correto destacar:
As partículas subatômicas de cargas elétricas opostas estão localizadas no núcleo do átomo, segundo Thomson.
O modelo de Thomson considera que o átomo é constituído por elétrons que ocupam diferentes níveis de energia.
O núcleo do átomo é denso e positivo com um tamanho muito menor do que o do seu raio atômico, de acordo com Rutherford.
As experiências com raios catódicos evidenciaram a presença de partículas de carga elétrica positiva nos átomos dos gases analisados.
O experimento conduzido por Rutherford permitiu concluir que as partículas positivas e negativas constituintes dos átomos têm massas iguais.
Microeconomia
QUESTÃO 2 Tema: Externalidades Nível: Médio
A correção de externalidades é uma intervenção econômica para ajustar as consequências de efeitos colaterais de atividades econômicas que não são refletidos pelo mercado.
Os fabricantes de veículos se posicionam contra a isenção de imposto importação para carro elétrico, benefício dado pelo governo para veículos de poluição zero, com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes e do aquecimento do Planeta.
Como se vê, a luta contra os impostos, um mantra da indústria desde sempre, só serve para benefício próprio. Para os inimigos, a (pior) lei!
O argumento da indústria é que, com a isenção, os carros elétricos estariam tendo um subsídio de 35%, que é a alíquota de importação a carros de passeio. E que esse incentivo desestimularia o investimento na produção de carro elétrico no Brasil.
Ora, se não fosse esse incentivo o brasileiro jamais teria contato com a tecnologia que já domina os mercados da Europa e do Oriente e que avança a passos largos nos Estados Unidos e até em países menos importantes do ponto de vista do setor automobilístico. ¿Ou uma participação de 0,4% do carro elétrico no mercado brasileiro pode ameaçar os negócios das montadoras presentes no território nacional?"
Fonte: Terra. Disponível em: . 2023. Acesso em: 29 mar. 2023.
Qual das seguintes opções apresenta corretamente uma estratégia viável para realizar essa correção, tanto em casos de externalidades negativas quanto positivas?
Negativa: Reduzir impostos sobre indústrias poluentes para incentivar a produção mais limpa. Positiva: Implementar tarifas de importação sobre produtos educacionais para estimular a produção doméstica.
Negativa: Oferecer licenças de emissões comercializáveis, permitindo que as empresas comprem ou vendam o direito de poluir. Positiva: Criar áreas de exclusão onde serviços educacionais e de saúde sejam restritos a provedores privados.
Negativa: Impor um imposto Pigouviano equivalente ao custo social da poluição, fazendo com que os poluidores internalizem o custo externo. Positiva: Fornecer subsídios para empresas que investem em PeD, compartilhando conhecimento benéfico com a sociedade.
Negativa: Financiar diretamente as operações de usinas de carvão para garantir a estabilidade do setor energético, apesar do alto nível de emissões. Positiva: Cobrar taxas de uso público em bibliotecas para aumentar a receita governamental e limitar o excesso de uso.
Negativa: Proibir completamente todas as atividades que possam gerar poluição, independentemente do impacto econômico dessa proibição. Positiva: Eliminar completamente os auxílios governamentais para pesquisa científica, estimulando o setor privado a preencher o vazio.
Resposta C
Apontadores: OBECON 2022, Fase 1, Questão 08/ OBECON 2022, Fase 1, Questão 15/ OBECON 2021, Fase1, Questão 24
A) INCORRETA – O aluno inverte as correções para externalidade negativas e positivas.
B) INCORRETA – O sistema de licenças de emissões é uma estratégia para corrigir externalidades negativas, mas criar áreas de exclusão para serviços educacionais e de saúde pode limitar o acesso e não constitui uma correção de externalidades positivas.
C) CORRETA – Para corrigir externalidades negativas, políticas públicas podem incluir impostos que visam internalizar os custos sociais, regulamentações limitando certos comportamentos ou sistemas de licenças para controlar níveis aceitáveis de externalidades. Para externalidades positivas, subsídios e investimentos públicos são comumente utilizados para encorajar atividades que têm benefícios sociais. Um imposto Pigouviano é um meio clássico de corrigir externalidades negativas e o fornecimento de subsídios para PeD que beneficia a sociedade é uma correção padrão para externalidades positivas.
D) INCORRETA – Financiar usinas de carvão e cobrar por uso de bibliotecas são estratégias que contrariam a intenção de corrigir externalidades negativas e positivas, respectivamente, e podem até exacerbar o problema.
E) INCORRETA – Proibir todas as atividades poluentes e eliminar ajudas governamentais para pesquisa pode ter efeitos econômicos indesejados, e não trazem correções eficientes para externalidades negativas e positivas, respectivamente.
(GV) Observe o mapa.
Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil:
efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque todas as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer as ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro I e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira.
ocorreu de forma homogênea, com a divisão da liderança do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo.
dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis a constituição de uma monarquia dual.
foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, representado pelo poder do imperador Dom Pedro I, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência.
diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metrópole, interessados em uma separação negociada.
(UNESP)
Observemos apenas que o sistema dos feudos, a feudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade […].
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)
Segundo o texto, o sistema de feudos:
representa a unificação nacional e assegura a imediata centralização do poder político.
deriva da falência dos grandes impérios da Antiguidade e oferece uma alternativa viável para a destruição dos poderes políticos.
impede a manifestação do poder real e elimina os resquícios autoritários herdados das monarquias antigas.
constitui um novo quadro de alianças e jogos políticos e assegura a formação de Estados unificados.
ocupa o espaço aberto pela ausência de poderes centralizados e permite a construção de uma nova ordem política.
(Fmp 2017) No mapa abaixo, é exibido o índice de envelhecimento no Brasil.
Disponível em: . Acesso em 2 jul. 2016.
A unidade da federação com o menor índice de envelhecimento exclusivamente em todo o seu território é o estado do:
Pará.
Paraná.
Amapá.
Tocantins.
Maranhão.
Conforme o mapa de envelhecimento de 1991, o Amapá apresenta o menor índice do país, uma vez que todas as regiões de seu território encontram-se na faixa entre 0 e 5%, considerando a legenda do mapa. De modo geral, a região Norte do Brasil apresenta as maiores taxas de natalidade e fecundidade do país.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas