Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Matemática - Unidade 8 - Capítulo 5 - Funções trigonométricas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UERN) A razão entre o maior e o menor número inteiro que pertencem ao conjunto imagem da função trigonométrica 



( a )

2.

( b )

( c )

–3.

( d )

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 3 - Arte brasileira na virada do século XIX-XX - Exercícios - BY NC 3.0BR

O trecho a seguir foi retirado de Os sertões, de Euclides da Cunha.

É que a catedral admirável dos jagunços tinha essa eloquência silenciosa dos edifícios, de que nos fala Bossuet*...

Devia ser como foi. Devia surgir, mole*, formidável e bruta, da extrema fraqueza humana, alteada pelos músculos gastos dos velhos, pelos braços débeis das mulheres e das crianças. Cabia-lhe a forma dúbia de santuário e de antro*, de fortaleza e de templo, irmanando no mesmo âmbito, onde ressoariam mais tarde as ladainhas* e as balas, a suprema piedade e os supremos rancores...

CUNHA, Euclides da. Os sertões. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2016.

* Bossuet: um dos principais teóricos do Absolutismo francês. * Mole: construção de grandes proporções. * Antro: cova profunda, caverna. * Ladainhas: preces.

No trecho, a descrição da catedral é feita por intermédio da utilização de:



( a )

imagens paradoxais, que se chocam com o todo da obra, que consegue conferir unidade ao caos racial da sociedade brasileira.

( b )

imagens de contradição (antíteses), em consonância com o todo da obra, que coloca em destaque os contrastes nacionais. 

( c )

um vocabulário litúrgico, que funciona como crítica sutil ao excessivo racionalismo que predominava entre os sertanejos de Canudos.

( d )

expressões que evidenciam a falta de fé do autor, em contraste com o fanatismo religioso dos sertanejos. 

( e )

termos próprios das ciências naturais, o que demonstra o conhecimento enciclopédico do autor. 

Questão 01 - História - Capítulo 8 - Movimentos sociais e políticos no século XIX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fepecs-DF – Adaptada) Sobre os movimentos que marcaram a vida política europeia durante as revoluções de 1830 e 1848, é correto afirmar que:



( a )

contribuíram para a construção de regimes absolutistas fundados na independência dos três poderes.

( b )

mantiveram uma relação estreita com o pensamento liberal, hostil à construção de um regime político representativo.

( c )

criaram os fundamentos políticos para a construção de uma ordem política absolutista.

( d )

contribuíram para a construção de uma ordem política fundada nos princípios liberais e nacionalistas. 

( e )

preservaram os costumes e a ordem política tradicional fundada nos direitos políticos e sociais dos artesãos e operários.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 11 - Text Comprehension; Modal Verbs (II) - Exercícios - BY NC 3.0BR

In the phrase “Nearly 25 years later...”, the word nearly could be replaced, without change in meaning, by:



( a )

Suddenly.

( b )

At last.

( c )

Likely.

( d )

Chiefly.

( e )

Almost.

Questão 01 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 4 - Áreas no plano cartesiano - Exercícios - BY NC 3.0BR

Considere as três afirmações a seguir.

I. A área da região delimitada pelo triângulo de vértices nos pontos A(2, 3), B(4, 1) e C(6, 5) é 6.

II. A área da região delimitada pelo triângulo de vértices nos pontos A(0, 3), B(-2, 0) e C(0, 0) é 3.

III. A área da região delimitada pelo triângulo de vértices nos pontos A(-4, 3), B(3, -4) e C(1, 5) é 24,5.

É(são) verdadeira(s) apenas a(s) afirmação(ões): 



( a )

( b )

II 

( c )

I e II 

( d )

I e III 

( e )

I, II e III

Questão 01 - Física - Unidade 2 - Capítulo 1 e 2 - Conceitos iniciais; densidade e massa específica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) Um trabalho publicado em revista científica informou que todo o ouro extraído pelo homem, até os dias de hoje, seria suficiente para encher um cubo de aresta igual a 20 m. Sabendo que a massa específica do ouro é, aproximadamente, de 20 g/cm3 , podemos concluir que a massa total de ouro extraído pelo homem, até agora, é de, aproximadamente:



( a )

4,0 · 105 kg.

( b )

1,6 · 105 t.

( c )

8,0 · 103 toneladas.

( d )

2,0 · 104 kg.

( e )

20 milhões de toneladas.

Questão 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 1 - Introdução à Eletricidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

Complete a tabela abaixo a respeito de alguns equipamentos elétricos, classificando-os em consumidores ou fornecedores de energia elétrica e descrevendo a principal transformação de energia ocorrida em cada um deles.

Resposta:

Questão 01 - Biologia - Capítulo 16 - Fisiologia da excreção - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unisc-RS) Os túbulos de Malpighi são órgãos encontrados nos insetos com a função:



( a )

de respiração. 

( b )

de reprodução. 

( c )

sensorial. 

( d )

de excreção. 

( e )

de nutrição.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 12 - Text Comprehension; Prepositions (II) - Exercícios - BY NC 3.0BR

The expression “... to join with… in...” means:



( a )

to get pleasure from.

( b )

to take part in.

( c )

to have a particular ability.

( d )

to be the source of.

( e )

to take a heavy toll on.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 6 - Vermes e verminoses - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) Analise a informação:

Os ovos eclodem com liberação de miracídios, os quais penetram em gastrópodes, dos quais saem as cercárias, que, por sua vez, penetram ativamente através da pele na corrente sanguínea para provocar uma doença abdominal.

Essa informação diz respeito à



( a )

necatoriose. 

( b )

maleita. 

( c )

tripanossomose americana.

( d )

leishmaniose visceral. 

( e )

esquistossomose.

Questão 01 - História - Capítulo 3 - A Revolução Industrial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

Tendo como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução Industrial, considere as afirmativas a seguir:

I. Inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos processos produtivos.

II. A Inglaterra foi o primeiro país a reunir condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação de capitais no decorrer do capitalismo comercial.

III. Os mais destacados segmentos fabris desta fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.

IV. As transformações produtivas desta fase atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos ainda no século XVIII, recrutando operários com salários atrativos promovendo, assim, um intenso êxodo rural.

Estão corretas: 



( a )

apenas I, II e III.

( b )

apenas I, II e IV.

( c )

apenas II, III e IV. 

( d )

apenas I, III e IV. 

( e )

I, II, III e IV.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 9 - Text Comprehension; Additions to Remarks - Exercícios - BY NC 3.0BR

In the phrase “Its manufacturing workers toil for a small fraction…” , the verb toil means: 



( a )

make up. 

( b )

boast. 

( c )

work very hard. 

( d )

are no longer viewed as. 

( e )

are worshipped. 

Questão 01 - Química - Capítulo 2 - Oxirredução - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Em qual das substâncias a seguir o átomo de oxigênio tem número de oxidação zero?



( a )

H2

( b )

O2 

( c )

H2O2 

( d )

OF2 

( e )

XeO2

Questão 01 - Biologia - Capítulo 19 - Ciclos de vida - Exercícios - BY NC 3.0BR

Os gametas são células dos ciclos reprodutivos dos seres vivos, nos quais participam com a função de: 



( a )

realizar fecundação. 

( b )

produzir esporos. 

( c )

realizar mitoses. 

( d )

realizar meioses.

( e )

gerar indivíduos haploides.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 21 - Gimnospermas - Exercícios - BY NC 3.0BR

As gimnospermas são plantas adaptadas ao meio terrestre, que não apresentam:



( a )

tecidos para a condução da seiva.

( b )

tubo polínico para a reprodução sexuada.

( c )

sementes que protegem embriões.

( d )

frutos para proteger as sementes.

( e )

raízes, caules e folhas verdadeiras.

Questão 01 - História - Capítulo 5 - Independências na América - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Com base nos conhecimentos sobre a crise do sistema colonial, é correto afirmar:



( a )

A forma de organização econômica das colônias das Américas portuguesa, hispânica e anglo-saxônica refletia os interesses dos setores mercantis das respectivas metrópoles e, por contrastar com as perspectivas da nova ideologia liberal do século XIX, provocou o descontentamento dos trabalhadores, levando-os às revoluções socialistas.

( b )

A invasão francesa na Espanha contou com a simpatia da Inglaterra e da Prússia que buscavam acabar com o monopólio espanhol no comércio com as colônias americanas. 

( c )

Nas Américas, em função de um comércio intercolonial intenso e vantajoso, cresceu a classe dos produtores de matérias-primas e de bens de consumo. A burguesia que havia se constituído nas colônias era a principal consumidora desta produção, o que contribui ainda mais para a crise do sistema colonial. 

( d )

O Pacto Colonial, que se baseava no livre comércio, foi responsável pelo enriquecimento dos produtores de mercadorias na América, uma vez que estes podiam contar com um mercado consumidor e distribuidor de seus produtos. 

( e )

No caso da América espanhola, a manutenção do Pacto Colonial pela metrópole deixava à margem do processo a classe dominante colonial, que era produtora e tinha interesse na liberdade de comércio e na condução dos seus negócios, sem a interferência da Espanha.

Questão 01 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 3 - A circunferência no plano cartesiano - Exercícios - BY NC 3.0BR

Considere as três afirmações a seguir.

I. A equação reduzida da circunferência de centro C(3, -2) e raio de medida 

II. A equação reduzida da circunferência de centro C(2, 0) e raio de medida

III. A equação reduzida da circunferência de centro C(0, 0) e raio de medida 

É(são) verdadeira(s) apenas a(s) afirmação(ões)



( a )

I. 

( b )

I e II. 

( c )

I e III. 

( d )

II e III. 

( e )

I, II e III.

Questão 01 - Língua Inglesa - Capítulo 7 - Text Comprehension; Plural of Nouns - Exercícios - BY NC 3.0BR

A questão refere-se ao texto A Quiet Revolution in Algeria: Gains by Women, dado em aula.

 

In the phrase “Women make up 70 percent...”, the verb form make up means: 



( a )

hint.

( b )

survey.

( c )

constitute. 

( d )

seek. 

( e )

caution.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 5 - Satélites do verbo: papel semântico de objetos; adjuntos adverbiais e agente da passiva - Exercícios - BY NC 3.0BR

Nos exercícios que seguem, assinale a alternativa que contenha um objeto direto preposicionado:



( a )

O churrasqueiro temperou a carne com sal grosso.

( b )

O presidente enviou mensagem ao Congresso.

( c )

Os cidadãos, muitas vezes, discordam dos seus representantes.

( d )

O garoto tomou da mão do pai, com medo do alvoroço.

( e )

À noite, antes do sono, ela sempre se lembrava das conversas com a mãe.

Questão 01 - Geografia - Capítulo 11 - Agropecuária no mundo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp – Adaptada) O mapa a seguir representa a distribuição das terras férteis do mundo.

a) Descreva a distribuição de terras férteis nas áreas continentais destacando os países subdesenvolvidos (América Latina, África e Ásia).

b) Utilizando os termos terra, capital e trabalho, explique por que essas regiões não apresentam, em linhas gerais, expressiva produção de alimentos.

Resposta:

a) O mapa demonstra que as regiões subdesenvolvidas apresentam expressiva quantidade de terras férteis, possuindo seguramente mais da metade dos solos férteis do mundo.

b) O capital investido no campo nos países subdesenvolvidos é geralmente insuficiente para ampliar o desenvolvimento tecnológico, fato que poderia aumentar a produtividade do trabalho e gerar tantos alimentos como a maioria dos países desenvolvidos. No que diz respeito às condições do solo, o mapa nos revela que não é esse o problema que afeta a produtividade dessas regiões, já que o espaço com terras férteis é bastante expressivo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 4 - Sujeito e predicado: manobras de construção de sentidos no texto - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Leia o fragmento a seguir.

Foi impossível a venda do terreno (a), mas eles deixaram os documentos (b) lá porque precisavam de uma cópia autenticada (c), que seria feita por um funcionário (d), assim que eles fechassem o expediente (e).

É sujeito de uma oração o segmento assinalado com a letra:



( a )

(a)

( b )

(b)

( c )

(c)

( d )

(d)

( e )

(e)

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 8 - Satélites do nome e vocativo - Exercícios - BY NC 3.0BR

“As pensões alegres dormiam tristíssimas.” Os termos destacados são, respectivamente:



( a )

adjunto adnominal e adjunto adnominal.

( b )

predicativo e predicativo. 

( c )

predicativo e adjunto adnominal. 

( d )

adjunto adnominal e predicativo.

Questão 01 - Química - Capítulo 6 - Petróleo e nomenclatura de hidrocarbonetos - Exercícios - BY NC 3.0BR

O petróleo é uma substância pura ou uma mistura?

Resposta:

Uma mistura

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 1 - Textos temáticos e figurativos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Leia o texto.

DAQUI A ALGUNS ANOS, A ÁGUA PODE SER A BEBIDA MAIS CARA DA SUA MESA.

Nos últimos 60 anos, o consumo de água no mundo quadruplicou, e a previsão é de que em 2015 o consumo atinja o limite da disponibilidade atual, que é de 9 trilhões de litros. Independente do avanço da tecnologia para degelar geleiras e dessalinizar as águas, este assunto é motivo de preocupação no mundo inteiro. Mas ficar preocupado não é o suficiente.

Você tem o que fazer:

• Recicle o lixo.

• Dê preferência para produtos biodegradáveis.

• Não deposite lixo nem manipule produtos tóxicos próximo de lagos e rios.

• Não polua nem desperdice.

Se cada um mudar a postura com relação ao meio ambiente, um pequeno gesto será muito mais do que uma simples gota no oceano.

Anúncio publicitário da AGEOS (Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento).

Analise estes três comentários:

I. No 1° e no 2° parágrafo, o texto é dominantemente temático.

II. No trecho destacado, o texto é dominantemente figurativo.

III. No último parágrafo, há comentários de caráter mais abstrato; no trecho destacado, há recomendações mais concretas.

É(São) correto(s): 



( a )

apenas I.

( b )

apenas I e II. 

( c )

apenas II e III. 

( d )

apenas III.

( e )

I, II e III.

Resposta:

Havia um problema na questão e, por isso, modificamos na plataforma o texto da alternativa C para II e III. No entanto, no material impresso, ainda há a versão antiga da questão. 

Caso o aluno questione, por favor, pedir que se guie pela questão na plataforma. Além disso, podemos informar que o setor responsável pelo material impresso já foi notificado sobre o problema.

Questão 01 - Física - Unidade 5 - Capítulo 5 - Energia potencial elétrica e diferença de potencial - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em uma região perturbada por um campo elétrico, uma carga de -3μC é deslocada de um ponto A, cujo potencial elétrico é 20 V até um ponto B, de potencial elétrico 40 V. Pede-se:

a) Determine a diferença de potencial entre os pontos A e B.

b) Calcule o trabalho realizado quando a carga se desloca de A até B.

Resposta:

a) UAB = -20 V

b) t = 6 • 10-5 J

Questão 01 - História - Capítulo 11 - Conflitos do século XX: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFTM-MG) Analise a tabela.

Fonte: HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 1988.

Sobre o crescimento dos gastos militares, é correto afirmar que 



( a )

foi um subproduto das crescentes disputas que envolveram esses países, que buscavam se fortalecer no cenário externo. 

( b )

foi motivado pela necessidade de enfrentar os movimentos armados nas colônias da África e Ásia, que começavam a se rebelar. 

( c )

incentivou a formação de grupos pacifistas, que combatiam os gastos com armas por meio de campanhas junto aos empresários. 

( d )

deveu-se ao oligopólio da produção de equipamentos militares, cujos preços eram impostos pelas poucas empresas do setor. 

( e )

resultou da necessidade de os Estados armarem-se para controlar a mobilização dos trabalhadores urbanos e suas greves.​

Questão 01 - História - Capítulo 14 - O período entreguerras (1918-1939) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RS – Adaptada) Inicialmente favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, a economia dos Estados Unidos conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país seria um dos focos da crise mundial de 1929 e da Grande Depressão que a seguiu. Um dos motivos dessa violenta reversão de expectativas foi: 



( a )

a falência das principais medidas estabilizadoras do pós-guerra.

( b )

a fragilidade do Tratado de Versalhes. 

( c )

a perda de mercados devido à expansão asiática.

( d )

a superprodução nos Estados Unidos.

( e )

o crescimento da dívida norte-americana em relação às principais potências europeias.

Questão 01 - Biologia - Capítulo 15 - Fisiologia da respiração - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece – Adaptada) Por meio da respiração, os seres vivos extraem a energia armazenada nos alimentos para realizar os seus diversos processos metabólicos. Nas colunas abaixo, estabeleça corretamente a correlação entre os animais listados e seus respectivos tipos de respiração.

Animais 

1. Estrela-do-mar

2. Ganso

3. Minhoca

4. Carrapato

Respiração

(   ) Pulmonar

(   ) Branquial

(   ) Cutânea

(   ) Traqueal

A sequência correta, de cima para baixo, é:



( a )

2 – 1 – 3 – 4. 

( b )

1 – 2 – 3 – 4. 

( c )

1 – 4 – 2 – 3. 

( d )

2 – 4 – 1 – 3. 

( e )

3 – 2 – 1 – 4.

Questão 01 - Química - Capítulo 5 - Estudos dos compostos de carbono - Exercícios - BY NC 3.0BR

Quais os principais elementos encontrados nos compostos orgânicos?

Resposta:

Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio

Questão 01 - História - Capítulo 10 - O fim do século XIX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(FGV-SP – Adaptada)

As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século. As estradas de ferro se espalhavam por todo o mundo [...]. O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do oceano Atlântico. O automóvel, o telefone e o cinema se popularizavam, mudando a face das cidades.

BRENER, J. Jornal do século XX. São Paulo: Moderna, 1998. p. 24.

O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas:



( a )

Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização das máquinas a vapor e de matérias-primas como carvão e ferro.

( b )

Pela revolução agrária europeia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.

( c )

Pelo período entre-guerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências europeias. 

( d )

Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.

( e )

Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas