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Atividade 01 - Geografia - Módulo 13 - Outras linhas imaginárias: os meridianos - Atividade 2

Utilize a rede de coordenadas para resolver a questão.

a) Um navio com sérios problemas em sua casa de máquinas ficou parado no meio do oceano Atlântico. Ao pedir socorro, ele deu sua localização aproximada: quadrícula C3. Pinte de vermelho a quadrícula onde estava o navio.

b) Um avião teve uma pane e fez um pouso forçado na quadrícula F4. Pinte de amarelo a quadrícula onde aterrissou o avião.

c) O pai de Maria alugou uma chácara para passar o fim de semana. A chácara se localiza na quadrícula E5. Pinte de verde a quadrícula da chácara.

d) Uma escola está fazendo um trabalho de reflorestamento de uma área na quadrícula D1. Pinte de roxo a quadrícula reflorestada.

e) Um grupo de estudantes vai fazer um piquenique e escolheu a quadrícula A2. Pinte de rosa a quadrícula do piquenique.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 32 - O retângulo - Atividade 2

Represente na rede pontilhada quadrangular a seguir:

a) um paralelogramo que não possua ângulos retos;

b) um paralelogramo retângulo;

c) um paralelogramo que possua os lados iguais e não seja retângulo;

d) um paralelogramo que possua os lados iguais e seja retângulo.

Resposta:

Atividade 01 - Ciências - Módulo 16 - Teias alimentares - Atividade 1

a) Siga a orientação de seu professor e represente cinco cadeias que fazem parte da teia alimentar acima.

Cadeia alimentar 1

Cadeia alimentar 2

Cadeia alimentar 3

Cadeia alimentar 4

Cadeia alimentar 5

b) Agora, complete o quadro identificando os produtores e os consumidores de cada cadeia alimentar.

c) Que posição o gavião ocupa nas várias cadeias alimentares que você detectou?

Resposta:

a) Resposta possível: Cadeia alimentar 1

Cadeia alimentar 2

Cadeia alimentar 3

Cadeia alimentar 4

Cadeia alimentar 5

b)

c) O gavião ocupa as posições de consumidor secundário e consumidor terciário.

Atividade 01 - Biologia - pH 16

A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como



( a )

anemia.

( b )

beribéri.

( c )

diabetes.

( d )

escorbuto.

( e )

fenilcetonúria.

Resposta:

Letra C

O diabetes, caracterizado por um quadro de hiperglicemia, pode ser desencadeado pela obesidade e sedentarismo.

Atividade 01 - Química - pH 12 - Frente I

Diariamente podemos observar que reações químicas e fenômenos físicos implicam em variações de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob pressão atmosférica.

I. A combustão completa do metano (CH4) produzindo CO2 e H2O.

II. O derretimento de um iceberg.

III. O impacto de um tijolo no solo ao cair de uma altura h.

Em relação aos processos analisados, pode-se afirmar que: 



( a )

I é exotérmico, II e III são endotérmicos.   

( b )

I e III são exotérmicos e II é endotérmico.   

( c )

I e II são exotérmicos e III é endotérmico.   

( d )

I, II e III são exotérmicos.   

( e )

I, II e III são endotérmicos.   

Resposta:

Letra B

I. Combustão completa do metano: CH4 + 2O2 → CO2 + 2H2O + calor, processo exotérmico.

II. O derretimento de um iceberg: H2O(s) + calor → H2O(ℓ), processo endotérmico.

III. Parte da energia cinética é transformada em calor, portanto, processo exotérmico.  

Atividade 01 - Química - pH 20

Diariamente podemos observar que reações químicas e fenômenos físicos implicam em variações de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob pressão atmosférica.

I. A combustão completa do metano (CH4) produzindo CO2 e H2O.

II. O derretimento de um iceberg.

III. O impacto de um tijolo no solo ao cair de uma altura h.

Em relação aos processos analisados, pode-se afirmar que: 



( a )

I é exotérmico, II e III são endotérmicos.   

( b )

I e III são exotérmicos e II é endotérmico.   

( c )

I e II são exotérmicos e III é endotérmico.   

( d )

I, II e III são exotérmicos.   

( e )

I, II e III são endotérmicos.   

Resposta:

Letra B

I. Combustão completa do metano: CH4 + 2O2 → CO2 + 2H2O + calor, processo exotérmico.

II. O derretimento de um iceberg: H2O(s) + calor → H2O(ℓ), processo endotérmico.

III. Parte da energia cinética é transformada em calor, portanto, processo exotérmico.  

Atividade 01 - Química - pH 12 - Frente II

Com relação às células eletrolíticas, assinale o que for correto. 



( a )

Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica de uma fonte externa pode ser utilizada para que uma reação espontânea ocorra.     

( b )

Em uma célula eletrolítica, a oxidação ocorre no catodo.   

( c )

Uma solução eletrolítica possui apenas cátions dissolvidos.   

( d )

Na célula eletrolítica, os ânions migram do catodo para o anodo.   

( e )

O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo negativo, enquanto que o catodo é o eletrodo positivo. 

Resposta:

Letra D

a) Falsa. No processo eletrolítico, ocorre uma reação de oxirredução não espontânea, ou seja, que necessita de energia para sua ocorrência.

b) Falsa. O anodo corresponde ao eletrodo positivo no qual ocorrerá a oxidação.

c) Falsa. Numa solução eletrolítica, que é eletricamente neutra, há cátions e ânions dissolvidos e a soma das cargas vale zero.

d) Verdadeira. O anodo corresponde ao polo positivo, que atrai ânions.

e) Falsa.  O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo positivo, enquanto que o catodo é o eletrodo negativo.   

Atividade 01 - Química - pH 24

Com relação às células eletrolíticas, assinale o que for correto. 



( a )

Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica de uma fonte externa pode ser utilizada para que uma reação espontânea ocorra.     

( b )

Em uma célula eletrolítica, a oxidação ocorre no catodo.   

( c )

Uma solução eletrolítica possui apenas cátions dissolvidos.   

( d )

Na célula eletrolítica, os ânions migram do catodo para o anodo.   

( e )

O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo negativo, enquanto que o catodo é o eletrodo positivo. 

Resposta:

Letra D

a) Falsa. No processo eletrolítico, ocorre uma reação de oxirredução não espontânea, ou seja, que necessita de energia para sua ocorrência.

b) Falsa. O anodo corresponde ao eletrodo positivo no qual ocorrerá a oxidação.

c) Falsa. Numa solução eletrolítica, que é eletricamente neutra, há cátions e ânions dissolvidos e a soma das cargas vale zero.

d) Verdadeira. O anodo corresponde ao polo positivo, que atrai ânions.

e) Falsa.  O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo positivo, enquanto que o catodo é o eletrodo negativo.   

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 12 - Literatura de cordel - Atividade - Entender o texto

No tempo que os bichos falavam

O Sapo com muita fome foi saindo do barreiro um batalhão de formigas lhe enfrentaram no terreiro e o Sapo com a língua venceu o cortejo inteiro.

[...]

O Macaco é bicho esperto O Jumento trabalhador O Macaco é mais alegre O Jumento mais sofredor O Jumento sofre calado O Macaco é chiador.

[...]

O Tatu e o Timbu Eram amigos demais Tatu comia batata E o Timbu mais voraz Comia pintinhos novos O Cachorro corria atrás.

[...]

Barreiro: lamaçal. Cortejo: grupo de pessoas que caminham juntas, procissão. Timbu: em alguns lugares do Nordeste, sobretudo no sertão, o mesmo que gambá-de-orelha-branca. Voraz: faminto.

Gambá e o Papa-mel Foram à festa um certo dia Gambá não arranjou nada E cheio de ironia Destampou o seu perfume Correu toda bicharia.

O Galo e o Carneiro Foram cantar num festim O Galo cantou bonito Carneiro cantou ruim O Galo almoçou milho Carneiro comeu capim.

O Bentiví chama chuva Anum preto é agoureiro Quando os bichos falavam Anum era o seresteiro E os dois só cantavam bem Tendo água no barreiro. [...]

O Pato invejava o Pombo Por ele ser mensageiro E o Pombo invejava o Pato Por nadar muito maneiro Sempre foram bons amigos Um manzanza outro ligeiro.

[...]

O Morcego era o Vampiro E só de noite saía Para sangrar o Cavalo Com a sua covardia Sugava o sangue e voava E na mata se escondia.

[...]

Beija-flor disse pra Ema Por que esse pescoção? Disse a Ema e tu também Com o bico de ferrão Ela aí meteu-lhe o bico E deixou morta no chão. 

Papa-mel: pequeno mamífero carnívoro; irara. Festim: festinha. Anum: ave trepadora, de penas brancas ou pretas e rabo comprido. É vista, ordinariamente, nos roçados, no dorso dos animais, à cata de carrapatos e outros parasitas. Agoureiro: que anuncia desgraças, azares. Seresteiro: tocador de seresta, isto é, música noturna. Maneiro: jeitoso. Manzanza: preguiçoso.

O ódio só foi guardado Pelo Cachorro e o Gato Mas são menos despeitados Do que o Gato e o Rato E depois deram uma festa Pra acabar o desacato.

Mas depois de muito tempo Os bichos se reuniram E os problemas de todos Com calma ali discutiram Chegaram a um acordo E todos eles se uniram.

Na festa todos os bichos Brincavam entusiasmados E o Cachorro admirava Da Cachorra o penerado E já pela meia-noite Disse vem cá, meu bucado.

[...]

Quando a festa terminou Voltaram as atividades E muitos deles saíram Cheios de felicidades E até hoje inda vivem

Despeitados: magoados, ressentidos. Desacato: desrespeito. Penerado: o mesmo que peneirado. Modo de andar se sacudindo, balançando. Bucado: forma popular de “bocado”, que é um modo carinhoso de se dirigir à cachorra. 

No tempo que os bichos falavam. José Francisco Borges. In: O cordel no cotidiano escolar. Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro. S‹o Paulo: Cortez, 2012. p. 50-55.

Na primeira estrofe, o que aconteceu com as formigas? Que verso comprova isso?

Resposta:

Elas foram engolidas pelo Sapo. O verso é “venceu o cortejo inteiro”.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 13 - A história do cordel - Atividades complementares

Leia a notícia abaixo.

Ensino do jogo deve ser obrigatório?

A Armênia é um país bem pequeno, que fica perto da Rússia e tem pouco mais de 3 milhões de habitantes, mas virou notícia no mundo inteiro ao determinar, em 2011, que todas as crianças tenham aulas de xadrez nas escolas públicas. De acordo com o governo, a prática estimula o desenvolvimento infantil. Não é à toa que o país está entre os cinco melhores do mundo na modalidade (a Rússia é a primeira colocada).

“O xadrez é subaproveitado nas escolas do Brasil. Ele deveria ser usado nas salas de aulas, mas n‹o de maneira obrigatória, como na Armênia. Como não estamos acostumados com o esporte, isso poderia gerar uma resistência ainda maior das crianças”, diz Antônio Carlos Duarte Carvalho, do Núcleo de Xadrez da USP. O segredo, para ele, é mostrar o jogo de uma maneira divertida.

Mas escolas públicas e particulares do país adotam cada vez mais o tabuleiro. Entre elas, está o instituto Dom Barreto, no Piau’, que tem aulas de xadrez e até de latim (língua antiga que deu origem à língua portuguesa). O colégio costuma aparecer entre as melhores notas do Enem (prova do governo) e tem um aluno entre os primeiros brasileiros a receber a medalha de ouro da olimpíada internacional de astronomia.

“É que os benefícios do xadrez são muitos, de desenvolvimento da lógica até o da criatividade”, diz Carvalho.

Ensino do jogo deve ser obrigatório? Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 set. 2014. Folhinha. p. 5. Adaptado

a) Assinale a alternativa correta.

I. A notícia discute a obrigatoriedade do ensino do jogo de xadrez nas escolas, apresentando como exemplo o que ocorre na Armênia, onde crianças melhoram seu desempenho escolar ao aprender o jogo.

II. A notícia defende que as melhores escolas do mundo estão na Armênia, porque lá todos os alunos têm de aprender a jogar xadrez. Aqui no Brasil nenhuma escola ensina xadrez.

III. O professor Antônio Carlos Duarte Carvalho, da USP, afirma que as escolas brasileiras deveriam obrigar seus alunos a aprender a jogar xadrez, como já acontece em uma escola no Piauí.

IV. A notícia informa que o jogo de xadrez será obrigatório no Brasil, nas escolas públicas e particulares, como já ocorre nas escolas do Piauí.

b) Complete o quadro com palavras que sigam as regras de cada coluna.

c) Reescreva as frases a seguir de maneira resumida, mantendo as informações essenciais. Veja um exemplo:

Ontem olhei pela janela e vi que estava chovendo muito.

Resposta: Ontem choveu muito.

I. A menina, reclamando como sempre fazia, queria porque queria ficar com o gato.

II. Todos tinham estranhado o fato de que o menino, estranhamente, não era culpado.

Resposta:

a) Para esta atividade leia a notícia “Ensino do jogo deve ser obrigatório?”. Depois, verifique se os alunos compreenderam o que fazer. Recomende que leiam todas as alternativas antes de assinalar a correta. Na correção, discuta cada uma das alternativas.

A correta é a alternativa I, que traz as informações centrais da notícia. As demais apresentam incorreções:

II. a notícia não defende que as melhores escolas estão na Armênia. Também está errada ao dizer que no Brasil não há escolas que ensinam xadrez. No próprio texto é citado um caso no Piauí (volte ao texto se algum aluno não percebeu).

III. o professor da USP afrma exatamente o contrário do que traz a alternativa (ver sua fala no início do 2º parágrafo).

IV. nenhuma das informações dessa alternativa está presente na notícia. Se algum aluno apontou essa, solicite que justifique para auxiliá-lo a entender o texto corretamente.

b) Respostas pessoais.

c) I. A menina queria ficar com o gato.

II. Todos tinham estranhado que o menino não era culpado.

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 12 - Literatura de cordel - Atividade - Estudar a língua 1

No tempo que os bichos falavam

O Tatu e o Timbu Eram amigos demais Tatu comia batata E o Timbu mais voraz Comia pintinhos novos O Cachorro corria atrás. 

São características do cordel No tempo que os bichos falavam:



( a )

rimas em todos os versos.

( b )

rimas em algumas estrofes.

( c )

rimas no segundo, quarto e sexto versos de toda estrofe.

( d )

rimas no primeiro e no último versos.

Resposta:

Alternativa c.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 20 - Linhas paralelas e linhas perpendiculares - Atividade - Em casa

Vamos retomar o mosaico com o motivo geométrico “Onça”, dos índios Asurini.

Observe que esse motivo geométrico é construído a partir de um polígono de 8 lados, ou seja, um octógono, em duas posições.

Crie um novo motivo geométrico e desenhe um mosaico utilizando esse tipo de octógono.

Resposta:

Encaminhamento: oriente os alunos para a tarefa e verifique se há alguma dúvida.

Retorno: passe pelas carteiras verificando as produções dos alunos. Se tiver tempo, peça aos alunos que vejam os mosaicos uns dos outros.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 21 - Quadriláteros: trapézios e paralelogramos - Atividade 3

Represente, no geoplano, os polígonos indicados. Depois, reproduza-os na malha pontilhada.

a) Um triângulo com um ângulo reto.

b) Um quadrilátero não trapézio.

c) Um trapézio não paralelogramo.

d) Um paralelogramo com os quatro lados iguais.

e) Um paralelogramo com os quatro ângulos retos.

f) Um trapézio com dois ângulos retos.

g) Um quadrilátero não trapézio com um ângulo reto.

Resposta:

Nesta atividade, o ideal é trabalhar com os alunos agrupados em duplas, porém, a escola terá que dispor de uma quantidade suficiente de geoplanos. Caso isso não seja possível, sugerimos que os alunos sejam separados em grupos de 4. Eles deverão fazer a representação dos polígonos no geoplano e, em seguida, reproduzi-los na malha pontilhada.

Verifique se a representação no geoplano está correta, antes de os alunos passarem para a malha pontilhada.

Respostas:

Há várias respostas para cada item. Uma possibilidade:

a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

f) 

g) 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 20 - Linhas paralelas e linhas perpendiculares - Atividade 1

Com a orienta•‹o de seu professor, voc• fez algumas dobraduras em papel e obteve segmentos paralelos e segmentos n‹o paralelos.

a) Represente dois segmentos de reta que sejam paralelos e dois segmentos de reta n‹o paralelos. Utilize a régua para os traçados.

b) O que você pode concluir sobre os segmentos de reta paralelos?

Resposta:

a) 

b) Sugerimos que, em duplas, os alunos exponham oralmente o que aprenderam sobre os segmentos de reta paralelos. Depois, com a ajuda deles, escreva na lousa uma conclusão para que a classe copie no caderno. Aproveite para mostrar que, se os segmentos não estiverem contidos numa mesma superfície, eles não podem ser classificados como paralelos, mesmo que não se encontrem. Você pode usar como exemplo a linha de encontro da parede com o teto da sala e a linha vertical do encontro de duas paredes opostas à primeira. Veja a indicação no paralelepípedo a seguir.

Espera-se que os alunos concluam que os segmentos de reta paralelos não se encontram (não se cruzam) e estão contidos numa mesma superfície.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 20 - Linhas paralelas e linhas perpendiculares - Atividade 2

Observe os polígonos e, depois, com caneta colorida e régua, trace os pares de segmentos de reta paralelos de cada um deles. Use uma cor para cada par de segmentos.

Resposta:

Os pares de segmentos paralelos estão com a mesma indicação.

Resposta:

Atividade 01 - Matemática - Módulo 30 - Frações - Atividade - Em casa

Pinte a metade de cada coleção de objetos.

a)

b)

Resposta:

a) Serão coloridas 6 peças.

b) Serão coloridas 5 bolas.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 31 - Algoritmos da multiplicação - Atividade 1

Escreva as multiplicações e os produtos correspondentes nos retângulos da configuração retangular. Depois, represente as multiplicações nos algoritmos da decomposição.

a) 12 x 18

b) 15 x 23

c) 25 x 29

d) 12 x 15

e) 23 x 32

Resposta:

a) Na configuração retangular devem estar indicados os produtos:

10 x 10 + 10 x 8 + 2 x 10 + 2 x 8

No algoritmo da decomposição:

b) Na configuração retangular devem estar indicados os produtos:

10 x 20 + 10 x 3 + 5 x 20 + 5 x 3

No algoritmo da decomposição:

c) Na configuração retangular devem estar indicados os produtos:

20 x 20 + 20 x 9 + 5 x 20 + 5 x 9

No algoritmo da decomposição:

d) Na configuração retangular devem estar indicados os produtos:

10 x 10 + 10 x 5 + 2 x 10 + 2 x 5

No algoritmo da decomposição:

e) Na configuração retangular devem estar indicados os produtos:

20 x 30 + 20 x 2 + 3 x 30 + 3 x 2

No algoritmo da decomposição:

Atividade 01 - Ciências - Módulo 16 - Teias alimentares - Atividade 2

Um problema chamado coiote

[...] Esta história é justamente do tempo em que os criadores de ovelhas começaram a instalar seus rebanhos no faroeste.

A terra era rica, os pastos eram bons, as ovelhas se desenvolviam. Tudo ia bem.

Mas os criadores ainda queriam mais. Achavam que não podiam ter problema nenhum. E tinham. Um problema chamado coiote.

É que por ali havia muito coiote, que é uma espécie de lobo. E coiote, além de gostar muito de uivar para a lua, é bicho que come carne. E volta e meia tinha coiote caçando ovelha.

Os criadores, furiosos, fizeram uma reunião:

— Precisamos acabar com isso!

— Um prêmio para quem matar coiote!

E assim, fizeram. Quem trouxesse uma pele de coiote ganhava um prêmio. [...] Mataram tanto desse animal que, no fim, não tinha mais nenhum por ali.

[...] Sem coiote para acabar com eles, vieram para o banquete todos os bichinhos da vizinhança. Coelho, marmota, rato. Comeram folhas, flor, raiz, tudo o que havia naquele mato.

E aí aconteceu o que ninguém tinha imaginado.

Quanto mais os bichos comiam, mais cresciam, mais tinham filhotes que também comiam.

E acabaram virando uma praga pior do que os coiotes. Tanto comiam que acabaram com o capim. O pasto ficou pelado, ruim.

Sem pasto, como é que ovelha come? Os rebanhos começaram a diminuir e se acabar, de fome.

Os criadores ficaram desesperados. Mas não adiantava desesperar. O remédio era esperar. Até que o tempo corresse e novos coiotes aparecessem. Mas levaria anos até que isso acontecesse. Eles tiveram que desistir e aguentar o prejuízo.

Mas até hoje não se sabe se aprenderam a ter juízo e a saber que bicho que existe é porque é muito preciso. E quando um deixa de existir, muitos outros vão sumir

Ana Maria Machado. Gente, bicho, planta: o mundo me encanta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Adaptado.

Faroeste: palavra formada pela união dos termos ingleses far, distante, e West, oeste, que pode ser interpretada como região de limite entre a civilização e a área mais remota não urbana.

No texto “Um problema chamado coiote”, quais eram as presas do coiote?

Resposta:

As presas do coiote são: a ovelha, o coelho, a marmota e o rato.

Atividade 01 - Química - pH 12 - Frente II

Com relação às células eletrolíticas, assinale o que for correto. 



( a )

Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica de uma fonte externa pode ser utilizada para que uma reação espontânea ocorra.     

( b )

Em uma célula eletrolítica, a oxidação ocorre no catodo.   

( c )

Uma solução eletrolítica possui apenas cátions dissolvidos.   

( d )

Na célula eletrolítica, os ânions migram do catodo para o anodo.   

( e )

O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo negativo, enquanto que o catodo é o eletrodo positivo. 

Resposta:

Letra D

a) Falsa. No processo eletrolítico, ocorre uma reação de oxirredução não espontânea, ou seja, que necessita de energia para sua ocorrência.

b) Falsa. O anodo corresponde ao eletrodo positivo no qual ocorrerá a oxidação.

c) Falsa. Numa solução eletrolítica, que é eletricamente neutra, há cátions e ânions dissolvidos e a soma das cargas vale zero.

d) Verdadeira. O anodo corresponde ao polo positivo, que atrai ânions.

e) Falsa.  O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo positivo, enquanto que o catodo é o eletrodo negativo.   

Atividade 01 - Ciências - pH 24

A cadeia alimentar de um ecossistema aquático está representada na sequência abaixo. 

Algas → microcrustáceos → moluscos → peixes → mergulhões 

O nível trófico ocupado por microcrustáceos é:  

( a )

consumidor primário.

( b )

consumidor secundário.

( c )

produtores.

( d )

decompositores.

Resposta:

Letra A

Ao se alimentar de algas (produtores), os microcrustáceos se comportam, na cadeia alimentar, como consumidores primários (segundo nível trófico).  

Atividade 01 - Química - pH 11 - Frente I

“A Nebulosa Carina é formada por nuvens de gás e poeira. Nela, está um turbilhão de estrelas morrendo e nascendo. As imagens do Hubble desta nebulosa permitiram que astrônomos estudassem com mais detalhes a formação de estrelas.”

Disponível em: Acesso em 30, ago. 2019

“O processo de formação de elementos químicos em estrelas se chama nucleossíntese. No primeiro estágio, dois núcleos de hidrogênio se fundem para formar o dêuteron, emitindo um pósitron. O pósitron e o elétron mais próximo se aniquilam emitindo radiação gama. A seguir o núcleo de deutério funde com o hidrogênio para formar um isótopo do hélio, emitindo mais radiação gama. Finalmente, dois desses núcleos se fundem para formar um núcleo de hélio e um núcleo de hidrogênio. Estrelas com interiores mais quentes fundem núcleos de hélio para formar núcleos de carbono.”

Disponível em: Acesso em: 30, ago, 2019. Adapatado

Dentre as partículas nucleares que participam da formação de elementos químicos nas estrelas,



( a )

apenas as partículas pósitron apresentam massa.

( b )

todas apresentam a mesma carga, mas massas diferentes.

( c )

apenas as partículas gama não apresentam carga nem massa.

( d )

todas apresentam a mesma massa, mas cargas diferentes.

( e )

apenas as partículas dêuteron apresentam carga.

Resposta:

Letra C

As partículas nucleares apresentadas no texto são: Dêuteron – possui carga +1 e massa 2 Pósitron – possui carga +1, mas não possui massa Gama – não possui carga nem massa

Atividade 01 - Química - pH 24

Com relação às células eletrolíticas, assinale o que for correto. 



( a )

Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica de uma fonte externa pode ser utilizada para que uma reação espontânea ocorra.     

( b )

Em uma célula eletrolítica, a oxidação ocorre no catodo.   

( c )

Uma solução eletrolítica possui apenas cátions dissolvidos.   

( d )

Na célula eletrolítica, os ânions migram do catodo para o anodo.   

( e )

O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo negativo, enquanto que o catodo é o eletrodo positivo. 

Resposta:

Letra D

a) Falsa. No processo eletrolítico, ocorre uma reação de oxirredução não espontânea, ou seja, que necessita de energia para sua ocorrência.

b) Falsa. O anodo corresponde ao eletrodo positivo no qual ocorrerá a oxidação.

c) Falsa. Numa solução eletrolítica, que é eletricamente neutra, há cátions e ânions dissolvidos e a soma das cargas vale zero.

d) Verdadeira. O anodo corresponde ao polo positivo, que atrai ânions.

e) Falsa.  O anodo na célula eletrolítica constitui o eletrodo positivo, enquanto que o catodo é o eletrodo negativo.   

Atividade 01 - Química - pH 12 - Frente II

A remoção de impurezas contidas na água turva da piscina de um condomínio deve ser realizada com adição de sulfato de alumínio, seguida pela adição de hidróxido de cálcio. Com isso, forma-se uma substância gelatinosa que se deposita no fundo do tanque, com todas as impurezas. A reação química é descrita pela equação: Para limpar essa piscina, o condomínio utiliza 500 g de sulfato de alumínio e 500 g de hidróxido de cálcio. Qual o reagente limitante da reação e quanto de hidróxido de alumínio é formado?

Dados de massas molares: H = 1g/mol; O = 16 g/mol; Al = 27 g/mol; S = 32 g/mol; Ca = 40 g/mol



( a )

Hidróxido de cálcio; 228 g de Al(OH)3

( b )

Hidróxido de cálcio; 351,3 g de Al(OH)3

( c )

Sulfato de cálcio; 500 g de Al(OH)3

( d )

Sulfato de alumínio; 228 g de Al(OH)3

( e )

Sulfato de alumínio; 351,3 g de Al(OH)3

Resposta:

Letra D

Assim, o reagente limitante é o Aℓ2(SO4)3

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 13 - A história do cordel - Atividade - Em casa

Leia a fábula “A cigarra e as formigas”.

No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra, faminta, lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram: “Por que, no verão, não reservaste também o teu alimento?” A cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno”.

Esopo: fábulas completas. Neide Smolka. São Paulo: Moderna, 1994. p. 180.

Agora, leia os versos do cordel "A cigarra e a formiga", que reconta a fábula anterior:

Cigarra canta e, cantando, Deixa a vida caminhar Foi assim que uma delas Estava alegre a cantar Quando uma formiguinha Conduzindo uma folhinha Parou para a saudar.

Lembra daquela Cigarra Que a Formiga saudou? Em sua porta chegou Ao se lembrar da amiga Foi pedir pão à Formiga Que lhe deu p‹o, mas falou:

Você amiga Cigarra Levou a vida cantando Enquanto tenho vivido Dia e noite trabalhando, Se hoje falta pão aos teus Para mim e para os meus Tem pão na mesa sobrando.

Manoel Monteiro. In: O cordel no cotidiano escolar. Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro. S‹o Paulo: Cortez, 2012. p. 118-119.

Na adaptação da fábula pelo cordelista, a formiga trata a cigarra do mesmo modo que na fábula? Justifique.

Resposta:

Encaminhamento: solicite a leitura da fábula e do cordel em classe. Verifique se há dúvidas no entendimento desses textos. Leia o enunciado e certifique-se de que todos o compreenderam.

Retorno: corrija oralmente e peça aos alunos que apontem os versos em que eles se basearam para dar sua resposta.

Resposta:

Não. No cordel, a formiga socorre a cigarra, dando-lhe pão, conforme indicado na segunda estrofe

Atividade 01 - Língua Portuguesa - Módulo 13 - A história do cordel - Atividade - Produzir texto

Você vai produzir um folheto de cordel com o poema que sua turma criou no Módulo anterior. Siga as orientações do seu professor.

1ª parte: produzindo o folheto

Leia as instruções sobre como fazer.

• Dobre duas folhas de papel sulfite ao meio e coloque uma dentro da outra. • Coloque a lápis, no rodapé, o número das páginas, começando pela primeira. Serão 8 páginas ao todo. • Começando pela página 3, copie o poema que sua turma criou. A página 1 será a capa. Crie uma ilustração para ela que combine com o poema. Use lápis preto ou tinta preta. Procure imitar os traços de xilogravura, técnica utilizada para ilustrar os folhetos de cordel. • Também na capa, escreva o título do poema. • Na página 2, em letras menores, registre novamente o título; o nome do autor (que nesse caso será: Texto coletivo – 4º ano _____); o local onde o folheto está sendo produzido (nome da sua escola e da sua cidade) e o ano. • Grampeie as folhas, assim poderá folhear as oito páginas sem que elas se soltem.

2ª parte: expondo os folhetos

Siga as orientações do professor para expor os folhetos da turma. Eles serão pendurados em varais e fixados com pregadores de roupa. 

Resposta:

Propomos nesta seção a produção do folheto, suporte que é característico deste gênero textual. Com isso, os alunos terão a oportunidade de exercitar a distribuição dos versos e das estrofes no espaço das páginas; da ilustração e do título no espaço da capa; enfim, de participar de todas as etapas da produção deste suporte.

Retome o texto produzido coletivamente no Módulo anterior. Conforme orientação dada, ele deve estar afixado na parede da sala de aula. Garanta que ele esteja em local visível para que todos os alunos possam copiá-lo.

1ª parte: produzindo o folheto

Inicie propondo aos alunos que leiam as instruções do Caderno. Esclareça as dúvidas.

Entregue a cada aluno duas folhas (ou quantas forem necessárias). Oriente-os para que as dobrem bem ao meio. Eles colocarão uma folha dobrada dentro da outra, criando o que chamamos rotineiramente de “livrinho”.

Utilizando lápis grafite, com traçado leve, eles vão numerar as páginas. Por exemplo, duas folhas dobradas darão oito páginas. Os números devem ser registrados no rodapé de cada página do folheto e poderão ser apagados ao final.

Inicie recomendando a cópia do poema. Volte ao texto e chame a atenção deles para a organização das estrofes no espaço da folha, com espaços que as separam. Esses detalhes devem ser reproduzidos na cópia que farão no folheto.

A cópia deve se iniciar na página 3. Lembre-os da necessidade de atenção no momento da cópia para que não pulem versos ou esqueçam de respeitar os espaços necessários entre as estrofes. Como a folha sulfite não é pautada, eles devem ser alertados para que o texto seja registrado em linha reta, como se estivessem sobre linhas imaginárias. O cuidado com a caligrafa legível deve ser destacado.

Oriente-os sobre quantas estrofes ficarão em cada página do folheto, uma ou duas. Essa definição dará referência, ainda, sobre o tamanho da letra que eles deverão utilizar, maior ou menor para caber na página. Lembre-se de que eles não devem “cortar” uma estrofe ao meio, colocando parte dela em uma página e o restante em outra. Por isso, defina previamente se os alunos colocarão duas estrofes por página ou apenas uma. Com isso, terão clareza sobre a quantidade de folhas para se copiar o poema na íntegra.

Finalizada a cópia, podem produzir a capa, na página 1. Sugira ilustrações que lembrem as feitas nos cordéis, em xilogravura. Se houver espaço entre uma página e outra, pode-se inserir outras ilustrações. Recomendamos o uso do lápis preto ou da tinta preta (nanquim ou guache), se disponível. Mas também podem usar cores, se preferirem.

Na página 2 eles vão registrar os dados catalográficos simples, como é característico dos folhetos: o título do poema, a identificação da autoria (Texto coletivo – 4 o ano), o nome da escola e da cidade onde o folheto foi produzido e o ano da publicação. Pode-se levar para a sala de aula um livro qualquer, para que os alunos observem a distribuição dessas informações. Ele servirá de referência para organizar essa diagramação. Se preferir, registre na lousa um modelo para os alunos.

Texto e desenhos prontos, prenda as folhas montando o folheto. Grampeador é a solução rápida.

2ª parte: expondo os folhetos

Recomendamos que os folhetos prontos sejam afixados em varais de barbante, presos com pregadores de roupas, um a um. O varal pode ser estendido entre as paredes da classe, ou num corredor da escola, ou em uma área de grande circulação de pessoas, o que dará visibilidade e prestígio à produção dos alunos.

Ainda que o texto dos folhetos seja o mesmo, as ilustrações de capa são todas autorais. Além disso, sendo o mesmo texto em todos os folhetos, vários visitantes podem ler os trabalhos ao mesmo tempo, evitando se formarem filas. Aos folhetos, junte as ilustrações produzidas pelos alunos na tarefa 7. Elas deixarão o varal esteticamente mais bonito.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 22 - Números na representação fracionária - Atividade 3

Pegue 20 palitos.

a) Reparta os palitos em 4 grupos iguais. Quantos palitos há em cada grupo?

b) Que fração representa cada grupo do todo-referência, se este foi dividido em 4 grupos iguais?

c) Complete o quadro com as informações acima.

Resposta:

Neste item, os alunos usarão 20 palitos. Durante a correção, relacione as três colunas.

Respostas:

a) Em cada grupo há 5 palitos.

b) 

c) 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 21 - Quadriláteros: trapézios e paralelogramos - Atividade 1

a) Pegue os quadriláteros que você recortou do Anexo 4, no item 2 da seção Em casa, do Módulo anterior.

b) Classifique-os em dois grupos a partir dos critérios:

quadriláteros com lados paralelos;

quadriláteros com lados não paralelos.

c) Depois, cole-os nos quadros desta e da próxima página, escrevendo nas etiquetas um nome para o grupo.

d) Discuta com seu colega a característica comum aos quadriláteros de cada grupo. Depois, escreva abaixo a conclusão a que chegaram.

e) Com a ajuda de seu professor, vocês vão identificar em qual desses grupos os quadriláteros são chamados de trapézios. Em seguida, escreva quais são as características do trapézio.

Resposta:

Os alunos já realizaram diversas classificações nos anos anteriores. Certifique-se de que se lembrem de como classificar figuras, objetos, etc., e que é preciso identificar semelhanças e diferenças entre eles. Dê alguns exemplos para que os alunos relembrem o significado de “critério”. Por exemplo, para formar dois grupos com os alunos da sala, podemos fazer assim: no primeiro grupo ficarão os alunos que atendem ao critério “alunos que estão usando tênis” e, no segundo, “alunos que não estão usando tênis”.

Separe os alunos em duplas. Oriente-os a usar o Anexo 4 que recortaram no item 2 da seção Em casa, do Módulo 20. Eles deverão, inicialmente, apenas realizar a classificação. Enquanto fazem a separação em dois grupos, percorra a sala verificando se as classificações estão corretas. Somente depois de certificar-se de que conseguiram separar os quadriláteros em dois grupos, peça para que os colem nos diagramas.

Em um dos grupos ficarão os quadriláteros que possuem lados paralelos e no outro grupo os quadriláteros que não possuem lados paralelos. Os nomes dos grupos, criados a partir dos critérios estabelecidos, serão escritos nas etiquetas abaixo do quadro. A ordem dos grupos não importa, mas, sim, a classificação. Evidentemente, no primeiro momento, os alunos ainda não escreverão os termos trapézios e não trapézios.

Respostas:

A ordem dos grupos poderá estar trocada.

1º grupo – quadriláteros que possuem lados paralelos: A, B, C, D, F, G, I, J, L e N.

2º grupo – quadriláteros que não possuem lados paralelos ou quadriláteros com lados não paralelos: E, H, K e M.

d) Após a colagem dos quadriláteros, apresente num slide em PowerPoint (ou desenhe na lousa) os dois grupos e discuta com os alunos as características de cada um deles. Escreva a síntese na lousa para que os alunos copiem. Nesse momento, aproveite para introduzir os dois nomes: trapézios e não trapézios.

Síntese possível:

Há quadriláteros que possuem lados paralelos. Eles podem ter um par ou dois pares de lados paralelos. São chamados trapézios.

Há quadriláteros que não possuem lados paralelos. São chamados não trapézios.

e) Este item visa sistematizar o conceito trabalhado. Trapézio é o quadrilátero que possui lados paralelos.

Ressalte o conteúdo do diálogo entre as duas crianças. Peça aos alunos outros exemplos de polígonos que não sejam quadriláteros (pentágono, hexágono, etc.).

Atividade 01 - Matemática - Módulo 22 - Números na representação fracionária - Atividade 1

Observe o quadrado e faça o que se pede.

a) O todo-referência, que, nesse caso, é o quadrado, está dividido em quantas partes iguais?

b) Como é denominada cada parte em relação ao todo-referência?

c) Represente numericamente cada uma dessas partes:

Resposta:

O todo-referência é de natureza contínua.

Respostas:

a) Esse todo-referência está dividido em 4 partes iguais.

b) A quarta parte ou um quarto.

c) 

Atividade 01 - Matemática - Módulo 20 - Linhas paralelas e linhas perpendiculares - Atividade 3

Pegue uma folha de papel sulfite e siga as instruções.

• Dobre a folha ao meio.

• Sem abrir a folha, dobre-a novamente ao meio, mas em posição diferente da primeira dobra.

Resposta:

Verifque se os alunos fzeram as dobras de acordo com a orientação.

Atividade 01 - Matemática - Módulo 22 - Números na representação fracionária - Atividade 2

Leia atentamente cada item e, de acordo com o indicado na última coluna, pinte a fração do todo-referência.

Resposta:

Oriente os alunos na realização das atividades. O objetivo é que eles identifiquem frações em todo-referência discreto e contínuo. Enfatize, em cada item, a função do denominador e a do numerador.

Durante a correção, varie a parte (ou grupo) a ser pintada (itens 1, 3 e 4), ou seja, os alunos devem perceber que, ao pintar um quarto de um retângulo, por exemplo, qualquer uma das quatro partes pode ser pintada e não necessariamente a primeira, pois todas as partes ou grupos são iguais (do mesmo tamanho ou com a mesma quantidade).

Leia o post-it e dê mais alguns exemplos, como: dez onze avos, um vinte avos, etc.

Respostas:

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas