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O volume de um cubo é representado pelo polinômio 8x3 - 60x2 + 150x - 125. Determine a medida da aresta desse cubo.
Portanto, a aresta do cubo mede 2x - 5.
Ao analisar a atividade da enzima amilase salivar em laboratório, verificou-se que todo o amido presente no alimento colocado em contato com a enzima foi digerido. Isso não ocorre quando a mesma análise é feita com esse carboidrato na boca. Por quê?
Embora a enzima atue da mesma forma nos dois ambientes, o alimento fica pouco tempo na boca e, por isso, a digestão do amido não se completa.
Leia esta resenha sobre o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal para responder à questão seguinte.
Harry (Daniel Radcliffe) é um menino órfão de dez anos que mora com os tios Válter e Petúnia e seu terrível primo Duda. Maltratado pelos parentes, o garoto dorme em um armário que fica embaixo da escada, além de apanhar do primo o tempo inteiro. Em seu aniversário de onze anos, uma coisa estranha acontece: ele é levado por um atrapalhado gigante até a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele conhece Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint). Mal sabia ele que, ainda bebê, havia derrotado o cruel e temido Voldemort – e que este aguardava a vingança.
Dirigido por Chris Columbus, Harry Potter e a Pedra Filosofal é a adaptação da primeira obra de J. K. Rowling e sua trama se baseia em explicar a origem de Harry (Daniel Radcliffe), o histórico de sua família, sua entrada e adaptação em Hogwarts e sua missão de enfrentar e derrotar Voldemort. Apesar de ser uma boa trama, o longa se perde em desenvolver demais cada parte da história, e temos como resultado um filme longo demais e com muita ênfase em pontos menos importantes.
As personagens dos tios de Harry, Válter e Petúnia, são extremamente forçados, assim como a personagem Duda. Todos estes encarnam clichês de parentes desgostosos do menino, mas visto que eles só aparecem na primeira parte do primeiro ato do filme, tal ênfase é desnecessária.
A técnica da jornada do herói é bem utilizada no longa, com pontos bem definidos, mas exagerados em tempo. Ao chegarmos na metade do filme, não ouvimos nem falar da pedra filosofal, agregada ao título do filme.
Por outro lado, a amizade entre o personagem principal e seus coadjuvantes é bem enfatizada e desenvolvida, o que salva a trama dos seus pontos negativos. Gostaria de ressaltar que Emma Watson está perfeita no papel de Hermione, conseguindo assumir a personagem muito bem.
[…]
MOTTA, Kethillin. Resenha – Harry Potter e a Pedra Filosofal. Entreter-se, 17 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2019.
Releia o seguinte trecho do texto:
“[…] sua trama se baseia em explicar a origem de Harry (Daniel Radcliffe), o histórico de sua família, sua entrada e adaptação em Hogwarts e sua missão de enfrentar e derrotar Voldemort.”
Retire um exemplo de locução adjetiva e o substantivo por ela caracterizado.
Pode ser “origem de Harry” ou “histórico de sua família”.
É preciso chamar a atenção dos alunos para a locução adjetiva, que é formada por duas ou mais palavras que equivalem a um único adjetivo.
Leia esta crônica e faça a atividade.
A Justiça nos tempos de Franco
Acima, no alto do estrado, envergando sua toga negra, o presidente do tribunal.
À direita, o advogado.
À esquerda, o promotor.
Degraus abaixo, o banco dos réus, ainda vazio.
Um novo julgamento vai começar.
Dirigindo-se ao meirinho, o juiz, Algonso Hernández Pardo, ordena:
— Faça o condenado entrar.
GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: LePM, 2016.
Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Com 14 anos, vendeu sua primeira charge. Trabalhou como datilógrafo, pintor de letreiros e caixa de banco e iniciou carreira como jornalista nos anos 1960. Escreveu diversos livros, que foram traduzidos para várias línguas.
Glossário Franco: Francisco Franco (1892-1975), militar, chefe de Estado e ditador espanhol, governou seu país de 1936 a 1973. Estrado: estrutura plana, geralmente de madeira, formando uma plataforma sobre a qual alguém se destaca. Envergar: curvar-se. Toga: vestimenta de um magistrado. Meirinho: antigo funcionário do Poder Judiciário.
Com a elipse dos verbos observada na primeira metade do texto:
a) O autor da narrativa destaca as ações dos personagens ou a construção da cena? Explique.
b) Essa escolha narrativa colabora para a construção do suspense? Explique.
a) Espera-se que os alunos observem que a elipse verbal chama a atenção para a caracterização do espaço, e não para as ações praticadas pelos personagens.
b) Espera-se que os alunos observem que essa escolha cria uma atmosfera de suspense para a narrativa, o leitor procura imaginar o que acontecerá a seguir.
Professor, é importante observar as escolhas feitas pelos alunos.
Por meio de seus textos, Carlos Drummond de Andrade levava seus leitores à reflexão sobre diversos aspectos da vida humana contemporânea. Na crônica a seguir, o tema é a ecologia.
Da utilidade dos animais
Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca... Todos ajudam.
— Aquele cabeludo ali, professora, também ajuda?
— Aquele? É o iaque, um boi da Ásia Central. Aquele serve de montaria e de burro de carga. Do pelo se fazem perucas bacanas. E a carne, dizem que é gostosa.
— Mas se serve de montaria, como é que a gente vai comer ele?
— Bem, primeiro serve para uma coisa, depois para outra. Vamos adiante. Este é o texugo. Se vocês quiserem pintar a parede do quarto, escolham pincel de texugo. Parece que é ótimo.
— Ele faz pincel, professora?
— Quem, o texugo? Não, só fornece o pelo. Para pincel de barba também, que o Arturzinho vai usar quando crescer.
Arturzinho objetou que pretende usar barbeador elétrico. Além do mais, não gostaria de pelar o texugo, uma vez que devemos gostar dele, mas a professora já explicava a utilidade do canguru:
— Bolsas, mala, maletas, tudo isso o couro do canguru dá pra gente. Não falando da carne. Canguru é utilíssimo.
— Vivo, fessora?
— A vicunha, que vocês estão vendo aí, produz... produz é maneira de dizer, ela fornece, ou por outra, com o pelo dela nós preparamos ponchos, mantas, cobertores, etc.
— Depois a gente come a vicunha, né fessora?
— Daniel, não é preciso comer todos os animais. Basta retirar a lã da vicunha, que torna a crescer...
— A gente torna a cortar? Ela não tem sossego, tadinha.
— Vejam agora como a zebra é camarada. Trabalha no circo, e seu couro listrado serve para forro de cadeira, de almofada e para tapete. Também se aproveita a carne, sabem?
— A carne também é listrada? — pergunta que desencadeia riso geral.
— Não riam da Betty, ela é uma garota que quer saber direito as coisas. Querida, eu nunca vi carne de zebra no açougue, mas posso garantir que não é listrada. Se fosse, não deixaria de ser comestível por causa disto. Ah, o pinguim? Este vocês já conhecem da praia do Leblon, onde costuma aparecer, trazido pela correnteza. Pensam que só serve para brincar? Estão enganados. Vocês devem respeitar o bichinho. O excremento — não sabem o que é? O cocô do pinguim é um adubo maravilhoso: guano, rico em nitrato. O óleo feito da gordura do pinguim...
— A senhora disse que a gente deve respeitar.
— Claro. Mas o óleo é bom.
— Do javali, professora, duvido que a gente lucre alguma coisa.
— Pois lucra. O pelo dá escovas, é de ótima qualidade.
— E o castor?
— Pois quando voltar a moda do chapéu para os homens, o castor vai prestar muito serviço. Aliás, já presta, com a pele usada para agasalhos. É o que se pode chamar de um bom exemplo.
— Eu, hem?
— Dos chifres do rinoceronte, Belá, você pode encomendar um vaso raro para o living da sua casa. Do couro da girafa, Luís Gabriel pode tirar um escudo de verdade, deixando os pelos da cauda para Tereza fazer um bracelete genial. A tartaruga marinha, meu Deus, é de uma utilidade que vocês não calculam. Comem-se os ovos e toma-se a sopa: uma de-lí-cia. O casco serve para fabricar pentes, cigarreiras, tanta coisa. O biguá é engraçado.
— Engraçado, como?
— Apanha peixe pra gente.
— Apanha e entrega, professora?
— Não é bem assim. Você bota um anel no pescoço dele, e o biguá pega o peixe mas não pode engolir. Então você tira o peixe da goela do biguá.
— Bobo que ele é.
— Não. É útil. Ai de nós se não fossem os animais que nos ajudam de todas as maneiras. Por isso que eu digo: devemos amar os animais, e não maltratá-los de jeito nenhum. Entendeu, Ricardo?
— Entendi, a gente deve amar, respeitar, pelar e comer os animais, e aproveitar bem o pelo, o couro e os ossos.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. De notícias e não notícias faz-se a crônica. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
Carlos Drummond de Andrade foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Também foi contista e cronista, considerado por muitos o mais influente escritor brasileiro do século XX.
Na crônica apresentada, quem tem mais preocupação com os animais: os alunos ou a professora? Justifique.
Os alunos, pois durante toda a explicação eles questionam as colocações feitas pela professora, que diz que devemos respeitar os animais, mas apresenta exemplos que contradizem tal ideia.
A atividade procura levar o aluno a revisar as características do gênero textual crônica, assim como levantar debate acerca do tema abordado, estimulando a reflexão e a crítica.
Observe a frase do poeta Paulo Leminski:
Repara bem no que não digo.
LEMINSKI, Paulo. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2012.
Sobre a relação sintática entre os termos, é correto afirmar que:
O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto direto preposicionado.
O verbo reparar tem sentido de “prestar atenção”, e a preposição em introduz um objeto indireto.
O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto indireto.
O verbo reparar tem sentido de “prestar atenção”, e a preposição em introduz um objeto direto.
O verbo reparar tem sentido de “consertar”, e a preposição em introduz um objeto direto.
Possibilita a observação do sentido do verbo na frase e sua transitividade.
Chame a atenção dos alunos para a transitividade do verbo reparar, com sentido de notar. Esse verbo é transitivo direto (sem preposição) ou indireto (com preposição) e não tem como complemento o objeto direto preposicionado.
Em que região dos Estados Unidos predominou a mão de obra escrava de africanos durante o período colonial?
Na região sul dos Estados Unidos.
A fome é um grave problema nos dias atuais. Mesmo com toda a tecnologia e os recursos desenvolvidos e com uma produção de alimentos superior ao necessário para abastecer os quase 8 bilhões de habitantes da Terra, milhões de pessoas ao redor do planeta ainda enfrentam as graves consequências da fome.
A respeito da fome e de suas causas, assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.
I. O real problema não está na produção de alimentos, e, sim, na má distribuição do que é produzido.
II. Fome crônica refere-se à falta de acesso a alimentos por ocasiões momentâneas provocadas por guerras, desastres, etc.
III. A fome constitui um problema, principalmente nos países periféricos.
IV. A situação de falta de alimento, ainda que por longo período de tempo, é revertida imediatamente após os indivíduos passarem a ter acesso a uma alimentação balanceada e contínua.
Estão corretas as afirmações:
I, II e III.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
I e II.
I e III.
A alta produtividade agrícola leva a um expressivo aumento na quantidade de alimentos, o que garante o sufi - ciente para os habitantes do planeta, mas o problema da fome é consequência da distribuição. Se comida é mercadoria e mercadoria é comercializada, em países subdesenvolvidos, onde a renda tende a ser mais concentrada, há maior porcentagem de população faminta.
Júlio César, líder militar e político romano, filho do legendário troiano Eneias, nasceu em 13 de julho de 100 a.C. e morreu 56 anos depois. Em que ano Júlio César morreu?
156 a.C.
69 a.C.
54 a.C.
44 a.C.
34 a.C.
-100 + 56 = -44
Faça uma pesquisa e escreva um breve comentário sobre a situação dos imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos atualmente.
Os latino-americanos chegam a 57,7 milhões de pessoas nos Estados Unidos (2017). Muitos acabam vivendo em situação irregular, sem os direitos plenamente concedidos.
Em virtude da diferença nos níveis de desenvolvimento econômico e social entre os países do continente americano, uma significativa parte da população dos países da América Latina vê na migração para a América Anglo-Saxônica uma oportunidade de conseguir melhores condições de vida. Dessa parcela de indivíduos, muitos estão em situação irregular devido à burocracia e às dificuldades impostas pelo processo migratório.
Assinale a alternativa que contém as principais características do sistema agrícola da América Anglo-Saxônica.
Monoculturas, uso intenso de máquinas, produção em pequenas propriedades.
Policulturas, baixa produtividade, produção voltada ao mercado externo.
Monoculturas, uso intensivo de tecnologia, produção em grandes propriedades.
Policulturas, uso intensivo de tecnologia, produção em grandes propriedades.
Monoculturas, presença de mão de obra abundante e elevado uso de tecnologias.
O sistema agrícola comercial da América Anglo-Saxônica tem características específicas relacionadas à organização em belts agrícolas. Os belts são, em sua maioria, grandes propriedades monocultoras que utilizam alta tecnologia para aumentar a produtividade.
Observe o mapa abaixo.
Fonte: CIA World Factbook. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2019.
Estabeleça uma relação entre os dados apresentados no mapa e o IDH.
A tendência é a de que os países com maior consumo de energia elétrica per capita apresentem maior IDH.
É possível observar a relação diretamente proporcional entre o consumo de energia elétrica e o IDH. Entendendo a infraestrutura energética como um produto/serviço a ser adquirido mediante pagamento, a desigualdade entre as nações demonstra o fato de as regiões mais subdesenvolvidas terem menos acesso a esse serviço do que as desenvolvidas.
Filtrado glomerular é o nome dado ao líquido proveniente do sangue e presente no túbulo renal. Uma substância presente no filtrado e que não é reabsorvida é:
a vitamina.
a glicose.
a água.
a ureia.
o aminoácido.
O objetivo desta questão é reforçar que a ureia, parte da água e dos sais minerais não são reabsorvidos do filtrado, compondo, assim, a urina.
Um crime foi cometido e os principais suspeitos são um homem e uma mulher. Na análise de uma amostra de DNA encontrada na cena do crime, verificou-se a presença de dois cromossomos sexuais diferentes. Com isso, o que podemos concluir a respeito do responsável pelo crime? Quais características são reguladas pelos cromossomos sexuais?
Podemos concluir que o homem foi o responsável pelo crime, pois apenas indivíduos do sexo masculino apresentam cromossomos sexuais diferentes, X e Y (nas mulheres, o par sexual é formado por dois cromossomos X). Os cromossomos sexuais são responsáveis pela determinação do sexo biológico dos indivíduos e de características que acentuam as diferenças entre os sexos.
Utilize esta questão para relembrar o papel dos cromossomos na determinação do sexo biológico dos indivíduos. O cromossomo Y, responsável pela determinação do sexo masculino, contém genes envolvidos no desenvolvimento dos testículos no embrião e na proliferação de células precursoras dos espermatozoides. Dessa forma, apenas os homens apresentam cromossomos diferentes no par sexual (XY); as mulheres apresentam dois cromossomos X.
O valor da expressão é:
Sabemos que, em torno dos substantivos, orbitam artigos e adjetivos. Quando organizados em um texto, artigos e adjetivos devem ser flexionados para concordar com o substantivo ao qual se referem. Estamos falando de concordância nominal. Leia as frases a seguir, identifique o erro de concordância e as reescreva adequadamente. Siga o modelo.
Frase: Deixamos aberta a malas e fechados os guarda-roupa.
Identificação do problema: Procure o substantivo e as palavras ligadas a ele. No exemplo, o substantivo malas está no feminino plural, portanto, as palavras que o acompanham devem estar no feminino plural. Palavras que acompanham esse substantivo: o adjetivo aberta e o artigo a. Guarda-roupa está no masculino singular, portanto, as palavras que o acompanham devem estar no masculino singular. Palavras que acompanham esse substantivo: o adjetivo fechados e o artigo os.
Reescrita adequada: Deixamos abertas as malas e fechado o guarda-roupa.
a) Pudemos conhecer igrejas e museus antigas.
b) Proibido a entrada de desconhecidos.
c) Envio anexo a documentação requerida.
a) Identificação do problema: no exemplo, há problema de concordância nominal – se os substantivos estiverem no plural e forem de gêneros diferentes, o adjetivo concordará com o mais próximo ou irá para o masculino plural. Reescrita: Pudemos conhecer igrejas e museus antigos.
b) Identificação do problema: o adjetivo proibido deve concordar em gênero com o termo ao qual se relaciona. Reescrita: Proibida a entrada de desconhecidos.
c) Identificação do problema: o termo anexo, que funciona neste caso como adjetivo, deve concordar com o substantivo a que se liga (documentação). Reescrita: Envio anexa a documentação requerida.
Leia esta crônica, de Rubem Braga, e faça a atividade.
Recado ao senhor 903
Vizinho
— Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclama contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal — devia ser meia- -noite — e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não fosse, o senhor ainda a) Observe a construção: “[...] apreciava os meus cabelos cacheados [...] e eu me envaidecia deles [...] os adorava por causa dos elogios”. É possível dizer que, nesse trecho, o pronome os tem a mesma função do pronome as em “As camisolinhas, ela as conservaria ainda por mais de ano”? Explique. b) Reescreva a primeira oração do texto substituindo a forma verbal usada pelo escritor por gostava e fazendo as adaptações necessárias. c) Quanto à sintaxe, o que acontece quando essa mudança é feita? Como se classifica o complemento verbal? teria ao seu lado a lei e a polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a leste pelo 1005, a oeste pelo 1001, ao sul pelo oceano Atlântico, ao norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 — que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago sul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21:45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 horas às 7, pois às 8:15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada; e reconheço que ela só pode ser tolerável quando o número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhes desculpas — e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: “Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou”. E o outro respondesse: “Entra, vizinho, e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela”.
E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.
BRAGA, Rubem et al. Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 2011.
Glossário Consternado: triste, pesaroso. Veemente: com ênfase, com rigor. Bramir: rugir, reclamar. Entoar: cantar.
Rubem Braga (1913-1990) nasceu no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Foi cronista, poeta e jornalista. Trata-se de um dos maiores cronistas brasileiros.
A crônica é narrada em forma de carta escrita justamente pelo morador do 1003, acusado de causar o problema.
a) Em sua carta, ele concorda com o vizinho que fez a queixa. Explique como isso acontece no texto.
b) Os vizinhos são designados pelo número do apartamento em todo o texto. Com isso, o próprio narrador expressa uma outra queixa. Qual?
a) O importante é o aluno observar que o narrador admite a pertinência da queixa.
b) Ele se mostra desolado pelo fato de as pessoas serem apenas um número em nossa sociedade, não se conhecerem realmente.
A atividade propõe a observação das estratégias do cronista ao construir seu personagem e a reflexão da crônica: o narrador, ao contrário do que se imagina, por ser o acusado, concorda com o vizinho queixoso. Ele, na verdade, propõe uma reflexão mais profunda: somos apenas números.
Leia a tirinha a seguir para fazer a atividade.
A linguagem visual nos ajuda a identificar o motivo de a menina não encontrar sua mochila. As alternativas a seguir apresentam uma descrição desse motivo seguida de uma análise do período apresentado. Assinale a alternativa incorreta.
Provavelmente a menina havia deixado a mochila jogada pela casa e a mãe tropeçou nela. Nesse período, há dois predicados verbais.
A mochila estava no meio da casa e a mãe da menina tropeçou nela. Nesse período, há dois predicados verbais.
Provavelmente a menina havia deixado a mochila em qualquer lugar e a mãe tropeçou nela. Nesse período, há um predicado nominal e um predicado verbal.
A mãe chegou apressada e tropeçou na mochila. Nesse período, há um predicado verbo-nominal e um predicado verbal.
Provavelmente a menina é desatenta e deixou a mochila fora de lugar. Nesse período, há um predicado nominal e um predicado verbal.
O exercício procura levar os alunos tanto a observar as suposições que a linguagem visual leva o leitor a fazer quanto a analisar o predicado das leituras da cena propostas em cada item da atividade.
Leia este trecho do conto do escritor mineiro Luiz Ruffato e faça a atividade.
O ataque
De manhãzinha, o despertador. Minha mãe levantou, pegou uma vasilha dentro do armário, escancarou a porta da cozinha, abriu a torneira do tanque-de-lavar-roupa, encheu a leiteira de água, depositou-a na trempe, pousou açúcar no fundo, acendeu uma boca do fogão-a-gás, entrou no quarto, murmurou, “Reginaldo, ô Reginaldo, cinco horas!”, passou à sala, murmurou, “Mirtes, ô Mirtes, cinco horas”, voltou à cozinha, encheu uma lata de milho, dirigiu-se ao terreiro, convocou as galinhas, pruuuu-ti-ti-ti, pruuuu-ti-ti-ti, meu pai tossiu... depois... o cheiro de café... Mirtes resmunga qualquer coisa... meu irmão abre a gaveta da mesinha... o cheiro de pão-na-frigideira... “friagem”... “este ano”... “pra pagar no dia”... barulho dos limpa-raios coloridos no aro da bicicleta do Reginaldo... o tamanco da Mirtes... “Bença, mãe... Bença, pai...”
RUFFATO, Luiz. Inferno provisório. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Luiz Ruffato nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Graduado em Comunicação, é jornalista e escritor. Tem vários livros publicados, e sua obra já foi premiada. Em Inferno provisório – obra composta de 38 narrativas, entre elas aquela da qual se extraiu o trecho em estudo –, o autor faz referência ao proletariado brasileiro do final do século XIX até o início do século XXI, retrata a industrialização de sua cidade natal, a migração do campo para a cidade, a instabilidade nos deslocamentos espaciais e a precariedade socioeconômica.
A primeira frase do texto: “De manhãzinha, o despertador” não é uma oração.
a) Reescreva-a empregando um verbo transitivo direto.
b) Qual é a função sintática do termo o despertador na frase reescrita? Explique.
a) Respostas possíveis: De manhãzinha, desliguei/liguei/derrubei/ apertei o despertador.
Propõe a transformação de frase nominal em oração com verbo transitivo direto e seu complemento. Deve ser explorada com os alunos até como forma de ampliar o vocabulário.
Há outras respostas possíveis e é importante que, independentemente da escolha lexical, os alunos observem os efeitos semânticos e sintáticos que a escolha do verbo produz.
b) O termo tem função de objeto direto, porque completa o sentido do verbo transitivo, ao qual se liga sem intermédio de preposição.
Propõe a observação de diferenças estruturais nas relações dos verbos com outros termos; por isso, é fundamental orientar os alunos a seguir a instrução de não usar outra palavra que não um verbo transitivo direto. Se fosse usado um verbo intransitivo, por exemplo, o termo “o despertador” assumiria função de sujeito.
Migrações em foco
Os imigrantes foram muito importantes na história dos Estados Unidos e do Canadá, fazendo parte das matrizes étnicas desses países, juntamente com os povos originários. Entre meados do século XVI e início do XX, europeus, africanos e asiáticos contribuíram para a conquista territorial, política e econômica desses Estados. Contudo, a partir de meados do século XX, a política migratória dos Estados Unidos e do Canadá mudou. O Canadá impôs algumas restrições, mas continuou, em certa medida, receptivo à imigração. Já os Estados Unidos passaram a ter uma política menos receptiva com o decorrer dos anos e dependendo do governo. Houve certa flexibilidade durante o governo de Barack Obama (2009-2017), mas, com o início do governo Donald Trump, em 2017, ampliaram-se as restrições.
Observe a charge abaixo, que satiriza o posicionamento do governo Trump em relação aos imigrantes, especialmente àqueles provenientes da América Latina.
Com base na situação apresentada e na leitura do módulo, analise as seguintes proposições e discuta-as com os colegas:
Que relação existe entre a colonização dos Estados Unidos e a atual situação dos imigrantes no país?
Sabendo-se que a história dos EUA é marcada pela chegada de imigrantes (especialmente ao longo dos séculos XIX e XX), é surpreendente que os atuais descendentes de europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos se coloquem em uma posição tão contrária à chegada e integração de imigrantes ao país.
Assinale a alternativa que descreve uma das consequências mais marcantes do processo de expansão do território dos Estados Unidos para o oeste.
a) O direcionamento para a Europa, que surgiu como opção ao mercado asiático.
A dizimação de grandes grupos indígenas para a ocupação de suas terras.
A ocupação de grupos étnicos negros, que, após a abolição da escravatura, receberam terras com o propósito de que se integrassem ao país.
A compra de terras, que permitiu a formação da base territorial norte-americana, o que ficou conhecido como as Treze Colônias.
Os povos indígenas tiveram acesso aos mesmos direitos civis dos imigrantes e seus territórios foram mantidos intactos.
Uma das consequências marcantes da Marcha para o Oeste foi o genocídio da população indígena nativa das áreas conquistadas.
Além da doutrina do Destino Manifesto, os Estados Unidos expandiram seu território de diversas maneiras. Cite outras duas formas de expansão do território estadunidense.
Os Estados Unidos ampliaram seu território por meio da aquisição de terras de outras regiões e também da concessão de terras.
A população latino-americana vem sofrendo com o aumento das restrições à entrada nos Estados Unidos. A construção de muros físicos e o recrudescimento das medidas restritivas levam ao aumento da chamada:
xenofobia.
latinofobia.
emigração.
ilegalidade.
islamofobia.
A xenofobia está relacionada ao sentimento de aversão ao estrangeiro. A população latino-americana, por exemplo, sofre historicamente com a xenofobia de parte dos estadunidenses, o que leva a medidas que tentam inviabilizar a entrada de novos migrantes latino-americanos nos Estados Unidos.
Caracterize a estrutura fundiária dos Estados Unidos.
A estrutura fundiária dos Estados Unidos é diversificada, com predomínio de grandes propriedades nos cinturões agrícolas do sul e da porção central do país e de pequenas e médias fazendas no norte.
Relacione o Homestead Act (1862) ao processo de desconcentração fundiária nos Estados Unidos.
O Homestead Act foi uma lei implantada com o objetivo de promover a desconcentração de terras nos Estados Unidos, já que o governo cedia terras a pessoas que produzissem por no mínimo cinco anos.
Durante o contexto da “marcha para o oeste”, visando à expansão de seu território original, os Estados Unidos lançaram mão do Homestead Act (1862), que incentivava a migração da população concentrada na costa leste para o interior, em virtude da oferta de pequenas propriedades baratas. Esse ato tem como principais consequências a diminuição da concentração fundiária e a expansão do território rumo às porções de terra a oeste das Treze Colônias.
Escreva as expressões a seguir como única potência.
a) (74)7
b) (-0,4)6 · (-0,4)4
c) 32 · 33 · 9
d) 819 ÷ 812
e) 54 · 5-2 · 25
f) 714 ÷ 7-5
g)
a) 728
b) (-0,4)10
c) 37
d) 87
e) 54
f) 719
g) 116
O que são néfrons? Qual é a sua função principal?
Os néfrons são estruturas microscópicas presentes nos rins. Eles são responsáveis pela filtração do sangue e pela formação da urina.
A imagem a seguir (Figura 23) mostra um coração humano. As letras indicam as cavidades cardíacas, e os algarismos romanos, os vasos sanguíneos.
Quais são as letras e os algarismos correspondentes, respectivamente, às cavidades cardíacas e aos vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue venoso?
Cavidades cardíacas: A e D; vasos sanguíneos: I e III.
O sangue venoso, rico em gás carbônico, entra no coração pelo átrio direito (A), sendo trazido pelas veias cavas (I) e segue para o ventrículo direito (D), onde é bombeado para os pulmões, passando pela artéria pulmonar (III). Nos pulmões, ocorre a hematose, e o sangue, agora arterial, volta ao coração pelas veias pulmonares (IV), entrando pelo átrio esquerdo (B). Ele segue para o ventrículo esquerdo (C), que o bombeia para o corpo todo, saindo do coração pela artéria aorta (II).
Durante uma partida de futebol, podemos perceber que a respiração dos jogadores torna-se bastante ofegante. Explique por que isso acontece.
Durante uma atividade física, o aumento da frequência respiratória é uma resposta do organismo à maior demanda celular por gás oxigênio, pois a necessidade de produção de energia pelas células também aumenta.
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