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Proposta de Redação . - ENEM 2017 1° dia - Caderno 4 - Rosa - 2ª Aplicação

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

desrespeitar os direitos humanos. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente". fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

 

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

A beleza parece caminhar em uma linha tênue entre as escolhas do indivíduo e a imposição coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeito uma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem. Este processo de comparação social também influencia fortemente a autoestima do indivíduo. A percepção de uma discrepância acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao seu autoconceito e, consequentemente, uma redução na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza.

FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza. Disponível em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

ROSSETTI, C. Disponível em: www.carolrossetti.com.br. Acesso em: 21 jul. 2017.

TEXTO III

Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa se caracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. Para atingir esse padrão de “beleza” intangível, o anoréxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. Já a bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calóricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em função dos “excessos” cometidos. Não podemos perder de vista que a formação da autoimagem corporal de cada pessoa está fortemente influenciada pela maneira como a sociedade “impõe” o que é ter um corpo esteticamente apreciável.

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Consequências da busca por padrões de beleza idealizados", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

 

Proposta de Redação . - Redação - pH 35

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa, em aproximadamente 30 linhas, sobre o tema “As consequências das novas estruturas familiares na formação de crianças e jovens no Brasil do século XXI”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I:

A nova família brasileira

Um novo recorte do Censo 2010, divulgado nesta quarta- -feira pelo IBGE, mostra um retrato detalhado da família brasileira. O estudo confirma características observadas nos últimos anos, reflexo da mudança estrutural dos grupos familiares, da maior participação da mulher no mercado de trabalho, das baixas taxas de fecundidade e do envelhecimento da população. E detalha aspectos ainda não mensurados no país, como a maior disposição dos brasileiros para dar início a um novo relacionamento conjugal depois de uma (ou mais) experiências de vida a dois – resultado também da mudança na legislação no mesmo ano do estudo, o que tornou o divórcio algo possível com uma simples passagem pelo cartório.

A novidade que emerge do estudo vem da preocupação do IBGE de, pela primeira vez, analisar as famílias reconstituídas. Ou seja, “os núcleos constituídos depois da separação ou morte de um dos cônjuges”. Esses grupos representam 16,3% do total de casais que vivem com filhos, sendo eles de apenas um dos companheiros ou de ambos. São mais de 4,4 milhões as famílias com essas características atualmente – o restante, quase 84%, é formado por casais com filhos do marido e da mulher vivendo juntos no momento da entrevista.

A composição de casais com filhos ainda representa a maioria das famílias brasileiras, apesar da queda significativa nessa fatia da população: foi registrada redução de 63,6%, em 2000, para 54,9% em 2010.

O Censo também mostra que, apesar de os solteiros ainda responderem por mais de metade da população, 55,3%, entre as pessoas com 10 anos de idade ou mais, foi entre os divorciados o maior aumento observado de uma década para outra: o índice quase dobrou do levantamento feito em 2000 para o atual, passando de 1,7% para 3,1%. Se somados com o número de desquitados e separados judicialmente, esse grupo chega a quase 5% dos brasileiros.

(…) Quando observados apenas os estados conjugais – sem a formalização civil das uniões – o aumento do número de divorciados é ainda maior. Do Censo anterior para este, houve um acréscimo de 20% no porcentual de pessoas envolvidas em dissoluções conjugais, passando de 11,9% para 14,6% em 2010. “Nos dias atuais, a união entre as pessoas ocorre de forma mais frequente a partir de escolhas afetivas”, ressalta o estudo. Daí, a liberdade em deixar um relacionamento infeliz.

“A legislação facilitou muito o divórcio. Talvez houvesse antes muito casamento mantido pelos filhos. Hoje em dia, com a efetiva participação paterna, ficou mais fácil para o casal se separar, porque o pai e a mãe continuam a ter o contato com o filho”, diz o advogado Sérgio Arthur Calmon, especializado em direito de família.

[...]

(Veja. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-nova-familiabrasileira-ibge/)

Texto II:

‘Você ainda está casado com a Regininha?’

Wilson Rodrigues Júnior e Regina Célia se conheceram na adolescência. Quando tinham pouco mais de 20 anos, se casaram. Os gêmeos Gabriel e Lucas vieram pouco depois. A família – um exemplo típico brasileiro – está junta há 24 anos.

Wilson conta que amigos da adolescência do Flamengo (Zona Sul do Rio), onde ainda moram, perguntam: “você ainda está casado com a Regininha?”.

— A gente não fica pensando muito sobre como estamos juntos há tanto tempo. Vamos administrando as diferenças. O que importa é o desejo de continuarmos juntos – afirma Wilson, com 53 anos.

Os filhos já estão na faculdade. Gabriel cursa Física na UFF, e Lucas, Engenharia na UFRJ. — Os ingredientes são aceitar o defeito do outro e controlar os seus – diz Lucas, entregando a sua receita para a longevidade da família.

Eles convivem com amigos com pais separados, já vivendo sozinhos, criados pela tia ou pela avó, em arranjos fora dos convencionais.

[...]

Regina e Wilson vai perdendo cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Em 1980, respondiam por 75% dos lares. Em 2010, ano do último Censo Demográfico do IBGE, essa parcela caiu para 49,9%.

Segundo Elisabete Dória Bilac, socióloga do Núcleo de Estudos de População da Unicamp, as transformações sociais mudaram também as relações dentro de casa.

— As relações estão mais pautadas nas alianças. Pensava-se equivocadamente que a família iria sumir. Ela está mudando. Tem uma capacidade incrível de adaptação. Muda, mas permanece como referencial. Com o divórcio, a aliança no casamento é mais importante – explica Elisabete.

(O Globo. http://oglobo.globo.com/economia/voce-aindaesta-casado-com-regininha-5898533)

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 12

Leia a reportagem do portal G1 de notícias:

Piso da quadra chega a 69ºC em partida de Djokovic no Aberto da Austrália

Sérvio Novak Djokovic derrotou Gael Monfils após quase três horas de partida em Melbourne, no primeiro Grand Slam do ano, debaixo do sol de 40ºC; temperatura do piso da quadra chegou a 69ºC

O quarto dia do Aberto da Austrália marcou a chegada de um personagem importante no primeiro Grand Slam do ano: o calor. Depois de três dias com temperaturas mais amenas, o sol apareceu com força e os termômetros chegaram aos 40ºC. A temperatura da quadra chegou a 69ºC. Os que mais sofreram foram aqueles que jogaram por volta do meio dia no horário de Melbourne, caso da partida entre Novak Djokovic e Gael Monfils.

Hexacampeão do torneio, Djokovic venceu o francês Gael Monfils por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3, 6/1 e 6/3, em 2h45 de jogo. Foi o 15º confronto entre os dois. Todos foram vencidos pelo sérvio, que agora enfrenta, na terceira rodada, o espanhol Albert Ramos Viñolas.

O que os organizadores chamam de temperatura de quadra é quantos graus marca o piso durante a partida. Algo parecido é feito na Fórmula 1, quando se mede quantos graus está o asfalto e, em alguns países, chega também aos 60ºC.

- Com certeza, corremos riscos. Honestamente, joguei dois sets sem ar apenas para agradar os juízes - disse o francês, exausto, após o jogo.

Djokovic também falou sobre a temperatura:

- Nosso esporte tornou-se uma indústria, como a maioria dos outros esportes globais. É mais comercial do que um esporte. Foi óbvio que nós dois sofremos na quadra hoje. Mas tem certos dias em que é preciso, como supervisor de torneio, reconhecer que precisa dar aos jogadores mais tempo de descanso antes de entrar em quadra. Entendo que há um fator dos ingressos e se você não jogar as pessoas ficarão insatisfeitas. Mas você deve levar em consideração diferentes aspectos antes de montar uma programação desse jeito - disse o ex-número 1 do ranking.

(https://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/quadra-chega-a-69c-de-temperatura-em-partida-de-djokovic-no-aberto-da-australia.ghtml)

Em suas aulas você aprendeu sobre a técnica da pirâmide invertida, recurso muito utilizado nos textos de caráter jornalístico e que se baseia na ideia de apresentar os fatos por ordem de importância, dos fatos mais fundamentais para os menos fundamentais.

Sua tarefa será produzir uma pequena matéria jornalística, considerando a técnica da pirâmide invertida, para a seguinte manchete:

Marido e mulher se reencontram após 10 anos

Seu texto deve conter entre 15 e 25 linhas;

Não se esqueça das características básicas do texto jornalístico (subtítulo, olho, lide, etc);

Use a imaginação para selecionar os eventos, considerando a fórmula da pirâmide invertida;

Se quiser, você pode colocar alguns trechos de entrevista com as personagens.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 03

 

(Foto: Lucas Landau)  

Essa fotografia foi tirada nas primeiras horas do ano de 2018, durante a queima tradicional de fogos na praia de Copacabana, e gerou variadas interpretações nas redes sociais. Sua tarefa é escrever uma crônica, que tenha como base esse acontecimento. Escreva-a a partir do ponto de vista de uma pessoa que estava na areia da praia, durante a queima de fogos, ou seja, utilize foco narrativo em primeira pessoa. Seu texto deve ser em prosa e ter entre 15 e 20 linhas. Não se esqueça de dar um título, explorar o contexto e as demais pessoas da foto em sua produção.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 05

Texto I:

Você sabe quem é Pedro Malasartes?

Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2018.

O nome dele pode ser escrito: Pedro Malasartes, Malazartes, ou das Malasartes. Ficou bem conhecido e se tornou um personagem tradicional da cultura portuguesa e, posteriormente, da cultura brasileira. Essa figura era um exemplo da esperteza, da inteligência, da criatividade, mas não se sentia nem um pouco culpado em usar a mentira e enganar as outras pessoas em proveito próprio.

De acordo com o pesquisador da cultura nacional Câmara Cascudo, "Pedro Malasartes é figura tradicional nos contos populares da Península Ibérica, como exemplo de burlão invencível, astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos.

Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2018.

Texto II:

Uma aventura de Pedro Malasartes

Pedro Malasartes, uma vez, arranjou um emprego de guardador de porcos. Mas ele vivia com raiva do patrão, que dava a ele pouca comida e pagava muito mal.

Um dia Pedro estava guardando os porcos perto de um lamaçal. Então passou por ali um homem que quis comprar os animais. Pedro Malasartes fingiu que era dono deles e vendeu os porcos todos, com a condição de ficar com seus rabos.

Assim que o homem foi embora, enterrou os rabos com a ponta de fora e começou a gritar pelo patrão:

— Patrão, patrão, os porcos se afundaram todos no lamaçal. Socorro! Patrão, patrão!

O patrão, ouvindo o berreiro, veio correndo. Quando viu os rabos na lama, pegou num dele e puxou, pensando que puxava um porco. Mas só saiu o rabo mesmo.

Então, Pedro Malasartes, muito desabusado, preveniu o patrão:

— Assim não, patrão, que o rabo não aguenta. Eles só saem daí se a gente arrancar com a pá.

— Pois vá buscar a pá, anda! Traga logo as duas.

Pedro Malasartes correu até a casa. Ele sabia que o patrão guardava duas bolsas de dinheiro bem escondidas. Então ele pediu à patroa as duas bolsas, dizendo que o patrão é que tinha mandado. A mulher ficou desconfiada. [...]

ROCHA, Ruth. Uma aventura de Pedro Malasartes. Adaptado.

Agora que você já conhece um pouco sobre essa figura tão popular e criativa que é Pedro Malasartes, sua tarefa será continuar a história presente no texto II, iniciando-a com uma fala de Malasartes em discurso direto. Lembre-se de como fazê-lo, empregando os travessões de maneira correta. Dê a seu texto um desfecho engraçado, que mostre como Malasartes conseguiu convencer seu patrão sobre o sumiço dos porcos.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 06

Texto I

Lá no fundo está a morte, mas não tenha medo. Segure o relógio com uma mão, pegue com dois dedos o pino da corda, puxe-o suavemente. Agora se abre outro prazo, as árvores soltam suas folhas, os barcos correm regata, o tempo como um leque vai se enchendo de si mesmo e dele brotam o ar, as brisas da terra, a sombra de uma mulher, o perfume do pão.

Que mais quer, que mais quer? Amarre-o depressa a seu pulso, deixe-o bater em liberdade, imite-o anelante. O medo enferruja as âncoras, cada coisa que pôde ser alcançada e foi esquecida começa a corroer as veias do relógio, gangrenando o frio sangue de seus pequenos rubis. E lá no fundo está a morte se não corremos, e chegamos antes e compreendemos que já não tem importância.

(CORTÁZAR, Julio. Instruções para dar corda no relógio. In: ______. Histórias de cronópios e famas. Tradução de Gloria Rodríguez. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009)

 

No texto acima, o escritor argentino Julio Cortázar elabora, de forma criativa e conotativa, instruções para uso de um objeto pouco comum atualmente: um relógio de corda.

Com base nisso, sua tarefa será criar uma pequena narrativa, de 10 a 15 linhas, em que você, assim como Cortázar, dê instruções para usar um objeto de hoje em dia às gerações futuras, que já não saberão como usá-lo.

Procure abusar de sua criatividade utilizando linguagem conotativa/figurada, e não se esqueça de atribuir um título bem interessante ao seu texto.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 08

Observe atentamente a imagem a seguir.

Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2018.

Analisando a imagem, é possível perceber que acena é impossível de ocorrer na nossa realidade, isto é, não possui verossimilhança externa. No entanto, dentro de um universo ficcional, é totalmente possível, desde que haja coerência, dentro da ficção, para o seu acontecimento.

Sua tarefa será criar uma narrativa que inclua a cena retratada. Entretanto, sua história deverá possuir verossimilhança externa. Já pensou em como isso será possível?

Por exemplo, no filme Alice no país das maravilhas, percebemos verossimilhança externa ao descobrirmos que tudo se trata de um sonho. Além dessa estratégia, há diversas outras maneiras de fazer com que uma história, inicialmente sem verossimilhança externa, passe a tê-la.

Lembre-se de que o seu texto deve ter entre 15 e 20 linhas. Invista em um título criativo que chame a atenção do leitor!

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 5

Texto I:

Você sabe quem é Pedro Malasartes?

Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2018.

O nome dele pode ser escrito: Pedro Malasartes, Malazartes, ou das Malasartes. Ficou bem conhecido e se tornou um personagem tradicional da cultura portuguesa e, posteriormente, da cultura brasileira. Essa figura era um exemplo da esperteza, da inteligência, da criatividade, mas não se sentia nem um pouco culpado em usar a mentira e enganar as outras pessoas em proveito próprio.

De acordo com o pesquisador da cultura nacional Câmara Cascudo, "Pedro Malasartes é figura tradicional nos contos populares da Península Ibérica, como exemplo de burlão invencível, astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos.

Disponível em: . Acesso em: 7 maio 2018.

Texto II:

Uma aventura de Pedro Malasartes

Pedro Malasartes, uma vez, arranjou um emprego de guardador de porcos. Mas ele vivia com raiva do patrão, que dava a ele pouca comida e pagava muito mal.

Um dia Pedro estava guardando os porcos perto de um lamaçal. Então passou por ali um homem que quis comprar os animais. Pedro Malasartes fingiu que era dono deles e vendeu os porcos todos, com a condição de ficar com seus rabos.

Assim que o homem foi embora, enterrou os rabos com a ponta de fora e começou a gritar pelo patrão:

— Patrão, patrão, os porcos se afundaram todos no lamaçal. Socorro! Patrão, patrão!

O patrão, ouvindo o berreiro, veio correndo. Quando viu os rabos na lama, pegou num dele e puxou, pensando que puxava um porco. Mas só saiu o rabo mesmo.

Então, Pedro Malasartes, muito desabusado, preveniu o patrão:

— Assim não, patrão, que o rabo não aguenta. Eles só saem daí se a gente arrancar com a pá.

— Pois vá buscar a pá, anda! Traga logo as duas.

Pedro Malasartes correu até a casa. Ele sabia que o patrão guardava duas bolsas de dinheiro bem escondidas. Então ele pediu à patroa as duas bolsas, dizendo que o patrão é que tinha mandado. A mulher ficou desconfiada. [...]

ROCHA, Ruth. Uma aventura de Pedro Malasartes. Adaptado.

Agora que você já conhece um pouco sobre essa figura tão popular e criativa que é Pedro Malasartes, sua tarefa será continuar a história presente no texto II, iniciando-a com uma fala de Malasartes em discurso direto. Lembre-se de como fazê-lo, empregando os travessões de maneira correta. Dê a seu texto um desfecho engraçado, que mostre como Malasartes conseguiu convencer seu patrão sobre o sumiço dos porcos.

Proposta de Redação . - Redação - pH 35

Com base na leitura do texto motivador abaixo e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sobre o seguinte tema: “A importância da preservação da natureza”. Selecione, organize e relacione, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto:

Terminando a minha crônica do último domingo eu me referi a Ravel que, ao final da vida, dizia, como um lamento: “Mas há tantas músicas esperando ser escritas!” E acrescentei um comentário meu: “Com certeza o tempo não se detém para esperar que a beleza aconteça...” (...) A vida é como a vela: para iluminar é preciso queimar. A vela que ilumina é uma vela alegre. A luz é alegre. Mas a vela que ilumina é uma vela que morre. É preciso morrer para iluminar. Há uma tristeza na luz da vela. Razão por que ela, a vela, ao iluminar, chora. Chora lágrimas quentes que escorrem da sua chama. Há velas felizes cuja chama só se apaga quando toda a cera foi derretida. Mas há velas cuja chama é subitamente apagada por um golpe de vento... (...) 

Mais que a minha própria morte e a morte das pessoas que amo, o que me dói é a possibilidade da morte prematura da nossa terra. Porque é certo que ela vai morrer. Tudo o que nasce, morre. O trágico será se ela morrer antes da hora, assassinada por nós mesmos, os seus filhos. (...) Entrei no livro O universo: seu início e seu fim (...) e comecei a viajar pelo tempo. O livro me levou para 15 bilhões de anos atrás. A temperatura era da ordem de um bilhão de graus. Foi então que aconteceu a grande explosão, o Big Bang, com a qual o universo se iniciou. E pensando sobre esse evento fantástico enquanto caminhava – é preciso cuidar do coração – meus pensamentos foram interrompidos pelas sibipirunas floridas, o amarelo contra o verde das folhas e o azul do céu... E me assombrei de que coisas tão lindas e mansas tivessem nascido de uma explosão há 15 bilhões de anos... Do caos nasceram ordem, vida e beleza, da mesma forma como uma bolha de sabão sai, perfeita, do canudinho que o menino sopra... Aí fiquei com medo que a bolha estourasse antes da hora. Porque é isso, precisamente, que essa coisa a que damos o nome de progresso está fazendo. Todos os candidatos a presidente, todos, indistintamente, de direita e de esquerda, prometem “progresso”. Mas nenhum deles promete preservar a natureza. Qualquer menino sabe que a bolha de sabão é frágil. Não pode crescer sempre. Se crescer além do limite ela estoura. E nossa terra é precisamente uma bolha frágil que navega pelos espaços vazios, bolha onde apareceram, miraculosamente, as condições para que a vida viesse a existir. Mas, se essas condições desaparecerem, a vida deixará de existir. Muitas críticas justas já se fizeram ao capitalismo, de um ponto de vista ético, em virtude de sua tendência de produzir pobreza e concentrar riqueza. Mas raramente se fala sobre o capitalismo como um sistema autodestrutivo que, para existir e gozar saúde, tem de estar num processo de crescimento constante: mais empregos, mais trabalho, mais devastação da natureza, mais monóxido de carbono no ar, mais lixo – seis bilhões de quilos por dia! –, mais exploração dos recursos naturais, mais florestas cortadas, mais poluição dos mananciais... Até quando a frágil bolha suportará?...

(Rubem Alves)

Proposta de Redação . - Redação - pH 36

Com base na leitura do texto motivador seguinte e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “A importância do lazer e das férias para o ser humano”, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto:

(...) “Como poderia ser diferente? Nós somos o país do trabalho”, diz o sociólogo e professor da Universidade de Campinas, Ricardo Antunes, em entrevista ao Le Monde. (...) As explicações revelam fenômenos da época do Brasil colonial, além de razões relacionadas à religião. “Três séculos de herança colonial e de escravidão, abolida em 1888, ainda marcam as consciências coletivas, deixando pouco espaço para a consciência do ‘tempo livre’, defendida na Europa durante este mesmo período”, ressalta o entrevistado Ricardo Antunes. (...) “Os salários baixos, a moral cristã – sempre presente com seu gosto pelo sacrifício – e o esforço no trabalho, conjugados com o preconceito de não perder tempo, formam uma mistura que não favorece a consideração pelas férias” (...)

(...) o brasileiro não tem a cultura das férias, já que com os salários de um pouco mais de mil reais, a orientação da economia para as atividades de serviço, a população continua trabalhando para adquirir bens materiais e não aproveita suficientemente o lazer. Além disso, 50% dos brasileiros exercem uma segunda atividade, geralmente informal, para completar a renda mensal, observa o jornalista francês.

(http://pt.rfi.fr/brasil/20130816-le-monde-avalia-quebrasileiros-nao-valorizam-o-lazer-e-ferias)

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 18

O que acontece no cérebro quando divagamos?

O que é a pesquisa?

Passamos boa parte de nosso tempo divagando mentalmente. Quando não estamos concentrados em uma atividade específica, como ler um texto ou realizar um cálculo matemático, tendemos a divagar. Somos craques em “viajar na maionese”. O que acontece no cérebro durante esse período de atividade mental livre? Pesquisadores brasileiros buscaram responder a essa pergunta usando a técnica de ressonância magnética funcional (fMRI), que permite observar a atividade do cérebro em tempo real enquanto participantes voluntários realizam tarefas pré-determinadas.

Sabemos, por experiência própria, que lembranças de eventos que ocorreram em nossas vidas (memórias autobiográficas) surgem inesperadamente durante momentos de divagação. Mas, até agora, havia sido difícil mostrar quais partes do cérebro estão envolvidas especificamente nessas lembranças autobiográficas.

A equipe de pesquisadores liderada pelo neurologista Jorge Moll, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, no Rio de Janeiro, mostrou que a recordação dessas memórias autobiográficas aumenta a atividade de um subconjunto de áreas cerebrais que normalmente estão envolvidas em divagações. O resultado sugere que passamos parte do tempo de nossas divagações nos lembrando de acontecimentos pessoais.

Como é feita a pesquisa?

Sempre que participantes de experimentos de fMRI ficam sem fazer nada (isto é, quando se pede a eles para ficarem em repouso, “não pensando em nada” e sem dormir), determinadas áreas do cérebro são ativadas. Essas áreas formam uma rede, chamada de “rede de modo padrão”, e envolvem regiões localizadas no meio do cérebro, tanto na parte da frente quanto na parte de trás. A ideia dos pesquisadores era comparar essa atividade cerebral, obtida durante o “repouso”, com aquela observada quando os participantes estão se lembrando de acontecimentos sociais ou afetivos de suas vidas.

Antes de entrarem no escâner, os participantes escolheram, junto com os pesquisadores, uma série de palavras capazes de desencadear lembranças autobiográficas que envolvessem outras pessoas. Por exemplo, quando vissem a palavra “mãe”, apresentada em uma tela visível de dentro do escâner, o participante deveria se recordar de um acontecimento positivo envolvendo sua mãe. Além de recordações positivas, os participantes também foram instruídos a pensarem em lembranças negativas ou lembranças com pouca força afetiva (neutras). Quando o participante visse uma palavra na tela, sua tarefa era lembrar o acontecimento autobiográfico associado àquela palavra. No entanto, quando lesse a palavra “repouso”, sua tarefa consistia em ficar cerca de dois minutos sem pensar em nada em particular.

Na segunda análise, os pesquisadores buscaram áreas de ativação diferentes entre as duas tarefas (recordação vs. repouso). Eles identificaram um subconjunto de áreas mais ativas durante a tarefa de recordação do que durante a tarefa de divagação. Foram ativados o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado posterior. Essa ativação diferenciada, no entanto, só foi observada para memórias com forte carga emocional (positiva ou negativa). Memórias com baixa carga emocional não mostraram diferenças de atividade cerebral em relação à condição de repouso.

Por fim, na terceira análise, os pesquisadores mostraram que as atividades no córtex pré-frontal medial e no córtex cingulado posterior, áreas mais ativadas durante as recordações autobiográficas, estavam conectadas funcionalmente. Isso acontece quando as atividades cerebrais nessas duas áreas estão correlacionadas. Por exemplo, quanto maior era a atividade no córtex pré-frontal medial, maior era a atividade no córtex cingulado posterior; quanto menor era a atividade em uma área, menor era a atividade em outra área. É como se as duas regiões estivessem conversando.

Qual a importância da pesquisa?

Mesmo quando estamos aparentemente sem fazer nada, nosso cérebro continua trabalhando. Algumas áreas do cérebro são ativadas durante esses períodos de devaneios, quando estamos pensando sobre nós mesmos, imaginando coisas ou recordando acontecimentos de nossas vidas.

Embora os cientistas já soubessem da existência da “rede de modo padrão”, eles ainda não sabiam quais partes dela contribuíam para os diferentes tipos de atividades características dos devaneios. O estudo da equipe de Jorge Moll mostrou que uma sub-rede, formada pelo córtex medial pré-frontal, córtex cingulado posterior e pré-cúneo, é ativada especificamente durante a recordação de memórias autobiográficas, de maneira particular quando essas memórias possuem alta carga emocional.

Enquanto áreas mais dorsais (parte de cima do cérebro) da “rede de modo padrão” estão ligadas a memórias autobiográficas emocionais, como mostrado no estudo, outras áreas mais ventrais (parte de baixo do cérebro) podem estar associadas a autoavaliações, planos sobre o futuro e outros tipos de pensamentos característicos dos devaneios.

Os resultados ajudam a entender melhor o que se passa na cabeça das pessoas durante períodos de atividade mental livre. Além disso, tais conclusões também abrem novas possibilidades de investigação de algumas doenças psiquiátricas, como esquizofrenia, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Em todas essas doenças, a “rede de modo padrão” está envolvida. Dessa forma, entender melhor essa rede significa entender melhor essas doenças.

Disponível em: Acesso em 29 mar. 2019

Proposta de redação:

Os textos de divulgação científica sempre são construídos relatando as novidades e as descobertas realizadas por pesquisadores engajados em criarem tecnologia e/ou novos conhecimentos. O texto-base acima apresenta, de maneira minuciosa, o resultado de uma pesquisa feita em 2014 que, curiosamente, afirmou que não há um momento em que o cérebro esteja em completo “repouso”.

Após a leitura cuidadosa do texto, sua missão será escrever um texto entre 15 e 25 linhas no qual você divulgue uma "descoberta científica" que tenha impacto direto na vida dos adolescentes. Pense bem: o que poderia ser descoberto que mudaria seu cotidiano? Use sua imaginação, é claro, mas não deixe de seguir a estrutura textual requerida por esse gênero (com uma linguagem impessoal, apresentando argumentos de autoridade, mesmo que sejam fictícios, para endossarem sua "descoberta"). Atribua um título e subtítulos ao seu texto, similares aos do texto-base.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 04

Com base nos textos apresentados, redija um uma redação apresentando seus argumentos sobre o tema “Vício em tecnologia: como usar a internet com responsabilidade?”

Texto I

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-5lH04Fh9t8I/VZl1Zo2HSTI/AAAAAAAAAAM/4ZFWkA_CMAE/s1600/vicio%2Bem%2Bcomputador.jpg. Acesso em: 25 mar. 2019.

 

Texto II

No Brasil, 95% dos jovens internautas se consideram viciados em tecnologia

Uma pesquisa nacional revelou que 95% dos brasileiros com idades entre 15 e 33 anos se consideram viciados em tecnologia. Conforme informou o estudo, há um certo padrão no comportamento destes participantes: 95% declarou possuir conta no Facebook, enquanto o Twitter obteve percentual de 72%. Indo além dos limites das redes sociais, a comunicação via Skype é travada por 74% dos avaliados.

Outra ferramenta de bastante presente na rotina dos entrevistados é o aplicativo WhatsApp, que obteve percentual de 63%. O mesmo valor é atribuído à utilização e visitação de blogs, indicando que esta modalidade de página online ainda é bastante presente no cotidiano dos jovens.

O Instagram é o favorito daqueles que gostam de publicar e apreciar fotos: 59% dos entrevistados afirmaram utilizar o aplicativo. Já os jogos online são usados como uma alternativa de diversão para 56% dos entrevistados.

Disponível em: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/no-brasil-95-dos-jovens-internautas-se-consideram-viciados-em-tecnologia.html. Acesso em: 25 mar. 2019.

 

Texto III

O psiquiatra Richard Graham, 48, lidera desde março de 2010 um serviço de atendimento no hospital Capio Nightingale, em Londres, voltado a jovens viciados em tecnologia. A instituição particular tem diferentes tipos de tratamentos para aqueles que não conseguem se desconectar – entre eles, uma internação em que o paciente passa cerca de um mês vivendo no local, sem acesso a computadores.

Graham afirma que esse tipo de vício pode levar até à morte (o médico cita o caso de um britânico que morreu vítima de um coágulo em sua perna depois de tanto jogar no computador). A dependência, de acordo com o psiquiatra, é agravada pelas redes sociais, onde há uma pressão do grupo para que o usuário esteja sempre online.

“O excesso de tecnologia esgota o cérebro da mesma forma como acontece com a depressão e como acontece com o uso de anfetaminas, por exemplo, que dão muita empolgação para depois deprimir”, explicou.

O preço cobrado pelo hospital de Londres varia de acordo com o tipo de tratamento. Graham não divulga valores, mas compara: pode chegar a muitos milhares de libras esterlinas por semana, um montante parecido àquele gasto na internação de dependentes químicos. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas tem um programa gratuito para tratamento de viciados em internet baseado em acompanhamento psicológico e psiquiátrico do paciente. A alternativa, no entanto, não conta com internações.

Disponível em: https://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/11/07/excesso-de-tecnologia-esgota-o-cerebro-como-a-depressao-diz-psiquiatra-especializado-em-vicio-na-web.jhtm. Acesso em: 25 mar. 2019.

 

Texto IV

Disponível em: https://i1.wp.com/fobicos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/20150710-vicio-celular2.png?fit=800%2C461. Acesso em: 25 mar. 2019.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 06

Texto I:

NASA revela descoberta de água em Marte

Sonda Curiosity encontrou moléculas de água ligadas a minerais do solo marciano; ainda não há evidências, porém, de moléculas orgânicas por Ana Freitas  

 A sonda Curiosity descobriu água no solo de Marte. Cientistas da NASA publicaram na revista Science os relatórios sobre a descoberta nesta quinta-feira, 26. 

Eu sei que é uma grande imagem mental imaginar um robô motorizado vagando por uma superfície inóspita feita de areia vermelha e se deparando com um vasto oásis de água cristalina, e eu odeio destruí-la, mas não foi bem assim que a coisa aconteceu. As moléculas de água foram encontradas ligadas a minerais do solo marciano. O solo de Marte não está vertendo água, mas também não está regulando: aproximadamente, a cada metro cúbico de solo marciano, dá para encontrar o equivalente a seis canecas grandes de água líquida. Ninguém vai passar sede! 

Isso muda a imagem que temos do planeta vermelho, sempre retratado como seco, quase desértico. A descoberta não veio sem aviso, já que cientistas já desconfiavam da existência de água em Marte, e em junho a Curiosity já tinha relatado encontrar uma rocha feita de argila que só pode ser formada com água. 

Ao jornal inglês The Guardian, Laurie Leshin, cientista chefe do Rensselaer Polytechnic Institute, explicou que a sonda colheu uma porção da superfície do planeta e botou tudo no forno. "Nós aquecemos o solo até 853 graus centígrados, separamos todas as substâncias voláteis que se desprenderam e as medimos", disse ela. 

Tá. Mas o que isso significa? 

Para começar, a vida depende diretamente da existência de água. Ao menos a vida como conhecemos - e isso é importante dizer, porque há possibilidades de existência de vida como não conhecemos, claro. A água é um componente fundamental do meio intracelular. No planeta Terra, a vida só surgiu por causa da existência de água - no meio aquoso, as moléculas podem circular mais livremente e formar as ligações que teriam dado origem aos organismos mais simples.  Mas não se empolgue, porque marcianos ainda parecem uma perspectiva bem remota. Laurie Leshin disse ao Gizmodo que o solo ainda é bem seco, apesar de toda essa água nele, e que não há evidência de moléculas orgânicas por enquanto.

Em segundo lugar, se a gente decidir eventualmente visitar ou até ocupar Marte, ninguém vai morrer de sede. Seria preciso fazer evaporar gotas de uma porção de terra, verdade, mas melhor que nada. 

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343184-17770,00-NASA+REVELA+DESCOBERTA+DE+AGUA+EM+MARTE.html)

 

O texto acima é uma notícia que apresenta informações de uma pesquisa científica de um modo bastante descontraído, publicada na Revista Galileu na seção sobre “Espaço”.

Você já sabia que havia água em Marte? Já se perguntou sobre a infinidade de descobertas que estão por vir? Já imaginou que possíveis vidas podem estar lá? Se não, a hora é agora.

Sua tarefa é escrever uma narrativa de aventura em que você seja um astronauta que foi destinado a pesquisar se realmente há vida em Marte. Sua viagem para lá começa já. Não se esqueça de descrever detalhadamente a viagem e o planeta vermelho. Dê um título criativo a seu texto, que deve ter entre 15 e 20 linhas.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 08

 

MOONCALF (BEZERRO APAIXONADO)

Classificação M.M.: XX

O mooncalf (bezerro apaixonado) é um animal extremamente tímido que sai da toca apenas em noites de lua cheia. Tem o corpo liso e cinza-claro, olhos redondos e salientes no cocuruto da cabeça e quatro perninhas finas que terminam em enormes pés chatos. O bezerro apaixonado executa complicadas danças, apoiado nas patas traseiras, em áreas ermas banhadas de luar. Acredita-se que sejam um prelúdio ao acasalamento (e muitas vezes seus movimentos deixam intrincados desenhos geométricos nos campos de trigo para grande perplexidade dos trouxas).

Assistir ao bezerro apaixonado dançar ao luar é uma experiência fascinante e, muitas vezes, proveitosa, porque, se o seu excremento prateado for recolhido antes do sol nascer e espalhado sobre canteiros de ervas mágicas e de flores, as plantas crescerão rapidamente e se tornarão muito resistentes. Os bezerros apaixonados são encontrados no mundo inteiro.

ROWLING, J. K. Animais fantásticos e onde habitam. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

No livro “Animais fantásticos e onde habitam”, a escritora britânica J. K. Rowling constrói uma espécie de catálogo das criaturas mágicas que vivem no mundo dos bruxos inventado por ela.

Como é possível perceber, a escritora fez grande uso de descrições da criatura para que nós, leitores, pudéssemos imaginá-lo melhor.

Sua tarefa será criar uma lenda, de 10 a 15 linhas, envolvendo o bezerro apaixonado, para explicar melhor os enormes sinais que eles deixam nas plantações. Lembre-se: a lenda deve ter o olhar do trouxa (humano não mágico), e não do bruxo!

Não se esqueça das características principais das lendas, sem confundi-las com as dos mitos.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 5

Leia a notícia sobre a possibilidade de descoberta de vida alienígena.

Vida alienígena será descoberta em 2100, diz astrônoma da NASA

O físico teórico Michio Kaku acredita que a humanidade ouvirá comunicações entre civilizações alienígenas ainda neste século, e as previsões de Jill Tarter, astrônoma da NASA, casam com essa ideia. Ela acredita que a humanidade confirmará a existência de vida extraterrestre por volta de 2100. Tarter é conhecida por seu trabalho no SETI ("Search for Extraterrestrial Intelligence”, ou “Busca por Inteligência Extraterrestre” em tradução livre), projeto que reúne dados coletados por radiotelescópios de todo o mundo a fim de detectar sinais que não são emitidos naturalmente no espaço, indicando que seriam, portanto, criados por alguma civilização alienígena tecnologicamente evoluída.

Disponível em: . Acesso em: 31 mar 2018

Agora, imagine que a previsão da astrônoma da NASA, Jill Tarter, realmente se realize e, em 2100, seja descoberto que existe vida alienígena. Como você acha que será essa descoberta? Como será a reação das pessoas que habitam a Terra? E a dos alienígenas? Eles serão parecidos conosco e já saberão da nossa existência? Pensando nisso, escreva uma narrativa de ficção científica, de 20 a 25 linhas, contando como será o encontro entre extraterrestes e terrestres. Seja criativo e não se esqueça de escolher um título interessante para o seu texto.

Proposta de Redação 01 - Redação - pH 4

Leia o infográfico a seguir, sobre o uso das redes sociais pelas empresas brasileiras:

Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2018.

A partir dos dados expostos no infográfico, escreva um parágrafo argumentativo sobre “O uso das mídias sociais feito pelas empresas brasileiras: vantagens e desvantagens”.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas