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Questão 02 - Revisão - Exercícios - História - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG)

Observe os quadrinhos abaixo:

O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da Antiguidade clássica. Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?



( a )

A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos. 

( b )

A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”. 

( c )

A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988. 

( d )

A necessidade de se constituir, na sociedade grega da Antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes. 

( e )

O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 1 - Estatística: análise de dados - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere o gráfico de barras abaixo, que indica a variação anual, em porcentagem, do valor da cesta básica em algumas cidades. Os dados são do mês de janeiro de 2019.

De acordo com o gráfico, responda:

a) Qual é a cidade que possui a cesta básica mais cara? Qual é esse valor?

b) Qual é a diferença entre o valor da cesta básica nas cidades de Campo Grande e do Recife em janeiro de 2019, em porcentagem?

c) Qual era o valor da cesta básica em Florianópolis em janeiro de 2018?

Resposta:

a) A cidade que possui a cesta básica mais cara é São Paulo, cujo valor é de R$ 471,44.

b) Campo Grande: R$ 422,88

Recife: R$ 340,57

A diferença, em reais, é de R$ 82,31, o que corresponde a 

Portanto, a cesta básica em Campo Grande é 24,17% mais cara que a cesta básica no Recife em janeiro de 2019.

c) Em janeiro de 2019, a cesta básica em Florianópolis estava custando R$ 457,82, e o aumento foi de 9,37%. Assim, em janeiro de 2018, o valor da cesta básica era: .

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPR) Uma empresa de telefonia oferece três planos mensais de internet móvel, descritos abaixo.

• Plano Ilimitado: mensalidade fixa de R$ 100,00 que permite ao cliente utilizar quantos gigabytes (GB) de dados desejar, sem pagar nada a mais.

• Plano Intermediário: mensalidade fixa de R$ 28,00 mais R$ 4,50 por GB de dados consumidos.

• Plano Simples: não há mensalidade, porém o cliente paga R$ 12,00 por GB de dados consumidos.

Por exemplo, um consumo de 5 GB de dados em um mês custa R$ 100,00 para clientes do Plano Ilimitado, custa R$ 28,00 + 5 · R$ 4,50 = R$ 50,50 para clientes do Plano Intermediário e custa 5 · R$ 12,00 = R$ 60,00 para clientes do Plano Simples.

a) A partir de quantos GB de dados consumidos por mês o Plano Ilimitado fica mais vantajoso, ou seja, mais barato, que o Plano Intermediário?

b) A empresa pretende criar um novo plano de dados, chamado Plano Básico. Esse plano terá formato semelhante ao do Plano Intermediário, consistindo também de uma mensalidade fixa mais um preço por GB de dados consumidos. Além disso, o Plano Básico deverá satisfazer a duas condições:

• Ter o mesmo valor que o Plano Simples para clientes que consumirem 3 GB de dados por mês.

• Ter o mesmo valor que o Plano Intermediário para clientes que consumirem 8 GB de dados por mês.

Quais devem ser o valor da mensalidade e o valor de cada GB de dados consumidos para que o Plano Básico cumpra as duas condições acima?

Resposta:

a) Sendo x a quantidade de GB de dados consumidos, devemos ter 100<28 1 4,5 · x, portanto x>16.

Logo, o Plano Ilimitado fica mais barato para quantidades maiores que 16 GB.

b) No Plano Simples, os clientes que consomem 3 GB por mês gastam R$ 12,00 · 3 = R$ 36,00. Já no Plano Intermediário, os clientes que consomem 8 GB por mês gastam R$ 28,00 + R$ 4,50 · 8 = R$ 64,00. Logo, pode-se afirmar que o custo de 8 GB - 3 GB = 5 GB é R$ 64,00 - R$ 36,00 = R$ 28,00. Assim, = 5,60. Portanto, cada GB custa R$ 5,60.

Como 3 · R$ 5,60 = R$ 16,80, então a mensalidade desse plano deve ser R$ 36,00 – R$ 16,80 = R$ 19,20.

Professor: neste item, também é possível determinar essas duas quantidades por meio de um sistema com duas equações. Caso prefira, poderá instigar esta resolução nos alunos, por meio de algum tipo de metodologia de aula invertida (em relação à próxima aula).

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM

No contexto da polis grega, as leis comuns nasciam de uma convenção entre cidadãos, definida pelo confronto de suas opiniões em um verdadeiro espaço público, a ágora, confronto esse que concedia a essas convenções a qualidade de instituições públicas.

MAGDALENO, F. S. A territorialidade da representação política: vínculos territoriais de compromisso dos deputados fluminenses. São Paulo: Annablume, 2010.

No texto, está relatado um exemplo de exercício da cidadania associado ao seguinte modelo de prática democrática:



( a )

Direta.

( b )

Sindical.

( c )

Socialista.

( d )

Corporativista.

( e )

Representativa.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 4 - Porcentagem - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM Para pintar um automóvel, cuja cor é personalizada, a oficina encarregada de fazer o serviço terá de, por meio de uma mistura adequada de tintas, compor tons de azul e de branco. O tom azul representa 40% dessa mistura. Sabe-se, ainda, que a oficina deverá adquirir somente a tinta de tom azul, pois já possui, em seus estoques, 6 litros da tinta de tom branco, que serão totalmente utilizados na referida composição.

A quantidade, em litro, de tinta de tom azul que a oficina deverá adquirir para compor essa mistura, sem que haja sobras, é



( a )

2,4.

( b )

3,6.

( c )

4,0.

( d )

9,0.

( e )

10,0.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Geopolítica dos oceanos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP)

A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286 km contra os atuais 81,5 km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5 m o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.

Folha de S.Paulo, 2.07.2014

A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e



( a )

Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto. 

( b )

China, que fornecerá o maior investimento financeiro. 

( c )

Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo. 

( d )

EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos. 

( e )

Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Formação e expansão do território brasileiro - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Após o Tratado de Tordesilhas (1494), por meio do qual Portugal e Espanha dividiram as terras emersas com uma linha imaginária, verifica-se um “descobrimento gradual” do atual território brasileiro. Tendo em vista o processo da formação territorial do País, considere as ocorrências e as representações ao lado:

Ocorrências:

I. Tratado de Madrid (1750);

II. Tratado de Petrópolis (1903);

III. Constituição da República Federativa do Brasil (1988) / consolidação da atual divisão dos Estados.

Associe a ocorrência com sua correta representação:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Quanto ao processo da formação territorial do Brasil, é correto afirmar que o Tratado de Madri (1750) anulou o Tratado de Tordesilhas (1494) e definiu as fronteiras de maneira muito próxima à configuração atual. Quanto ao Tratado de Petrópolis (1903), o governo republicano comprou da Bolívia o território do Acre. E, finalmente, a Constituição de 1988 permitiu a consolidação dos atuais estados que formam a Federação Brasileira.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Química A - BY NC 3.0BR

(PUC-MG)

Os interruptores brilham no escuro graças a uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta à luz. O sulfeto de zinco é um composto fosforescente. Ao absorverem partículas luminosas, os elétrons são estimulados e afastados para longe do núcleo. Quando você desliga o interruptor, o estímulo acaba e os elétrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando o seu excesso de energia na forma de fótons. Daí a luminescência.

(Texto adaptado do artigo de aplicações da fluorescência e fosforescência, de Daniela Freitas)

A partir das informações do texto, pode-se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos interruptores no escuro é o de: 



( a )

Rutherford 

( b )

Bohr 

( c )

Thomson 

( d )

Heisenberg

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Biologia+ - BY NC 3.0BR

Na discussão das ideias sobre a abiogênese, Needham e Spallanzani estabeleceram um debate sobre a existência do princípio ativo no ar. A diferença principal entre as experiências dos dois foi: 



( a )

o tempo de aquecimento dos frascos com sucos nutritivos. 

( b )

a manutenção dos frascos abertos ou fechados. 

( c )

a presença de gargalos curvos ou retos nos frascos. 

( d )

a refrigeração dos frascos fechados com lacres. 

( e )

o formato dos frascos, redondos ou alongados.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo mostra um ser vivo que vive na água e se desloca com o auxílio de cílios em busca de partículas de alimento que são aprisionadas no interior dos vacúolos digestivos, digeridas e utilizadas em reações químicas do citoplasma.

Considerando esse organismo, é correto afirmar que ele não tem os seguintes níveis de organização:



( a )

organelas, célula e tecidos. 

( b )

tecido, órgãos e sistemas. 

( c )

moléculas, população e ecossistema. 

( d )

átomos, moléculas e tecidos. 

( e )

órgãos, sistemas e biosfera.

Resposta:

b) tecido, órgãos e sistemas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Fusos horários - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) - Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas. Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.

Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro ocorreram, respectivamente, às



( a )

23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira. 

( b )

23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira. 

( c )

3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira. 

( d )

3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira. 

( e )

3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.

Resposta:

c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(IFMG) A glicose é um carboidrato muito importante para o funcionamento das células. Sua composição química pode ser representada pela fórmula C6H12O6

Em uma molécula desse carboidrato, a quantidade de prótons existente é

Dados: C (Z = 6), H (Z = 1) e O (Z = 8).



( a )

3. 

( b )

24. 

( c )

96. 

( d )

180.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEFS-BA) Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, α, sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas.

A partir das considerações do texto, é correto destacar: 



( a )

As partículas subatômicas de cargas elétricas opostas estão localizadas no núcleo do átomo, segundo Thomson.

( b )

O modelo de Thomson considera que o átomo é constituído por elétrons que ocupam diferentes níveis de energia. 

( c )

O núcleo do átomo é denso e positivo com um tamanho muito menor do que o do seu raio atômico, de acordo com Rutherford. 

( d )

As experiências com raios catódicos evidenciaram a presença de partículas de carga elétrica positiva nos átomos dos gases analisados. 

( e )

O experimento conduzido por Rutherford permitiu concluir que as partículas positivas e negativas constituintes dos átomos têm massas iguais.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 3 - Modelo atômico de Bohr e distribuição eletrônica - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Enem Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a 



( a )

mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.

( b )

combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera. 

( c )

diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica. 

( d )

transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica. 

( e )

promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos.

Questão 02 - Biologia - Módulo 3 - As características da água e dos sais minerais - Desafio - BY NC 3.0BR

(Uepa) Leia o texto abaixo para responder esta questão.

O surgimento e a manutenção da vida, no nosso planeta, estão associados à água que é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Entretanto, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), 80% dos esgotos do país não recebem nenhum tipo de tratamento e são despejados diretamente em rios, mares, lagos e mananciais, contaminando a água aí existente.

(Adaptado de Poluição da Água:http://www.colegioweb.com.br/biologia/ constituicaoda-agua.html. Acesso: 05.09.2011.)

Considerando as funções exercidas nos seres vivos pela substância em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo.

I. Facilita o transporte das demais substâncias no organismo.

II. Participa do processo da fotossíntese.

III. Dissolve as gorduras, facilitando sua absorção.

IV. Auxilia na manutenção da temperatura do corpo.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:



( a )

I e II.

( b )

I, II e III.

( c )

I, II e IV.

( d )

II, III e IV.

( e )

I, II, III e IV.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Módulo 5 - Modelagem algébrica de problemas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

As pessoas A, B, C e D possuem juntas R$ 2.718,00. Se A tivesse o dobro do que tem, B tivesse a metade do que tem, C tivesse R$ 10,00 a mais do que tem e D tivesse R$ 10,00 a menos do que tem, então todos teriam a mesma quantia. Dessas quatro pessoas, qual é a que tem a maior quantia?

Resposta:

A pessoa B.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 2 - Variações e proporcionalidade - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM Os exercícios físicos são recomendados para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e, em consequência, elevam o consumo de calorias.

No gráfico, estão registrados os valores calóricos, em kcal gastos em cinco diferentes atividades físicas, em função do tempo dedicado às atividades, contado em minuto.

Qual dessas atividades físicas proporciona o maior consumo de quilocalorias por minuto?



( a )

I

( b )

II

( c )

III

( d )

IV

( e )

V

Resposta:

De acordo com o gráfico, tem-se os seguintes consumos calóricos, em kcal/min:

Assim, o maior consumo é proporcionado pela atividade II.

Questão 02 - História - Módulo 2 - Roma Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

ENEM

TEXTO I

Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.

FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. (adaptado).

TEXTO II

A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.

FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).

O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a



( a )

discussão de preceitos formais estabeleceu a democracia.

( b )

invenção de códigos jurídicos desarticulou as aristocracias.

( c )

formulação de regulamentos oficiais instituiu as sociedades.

( d )

definição de princípios morais encerrou os conflitos de interesses.

( e )

criação de normas coletivas diminuiu as desigualdades de tratamento.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Módulo 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM O estado de qualquer substância gasosa é determinado pela medida de três grandezas: o volume (V), a pressão (P) e a temperatura (T) dessa substância. Para os chamados gases “ideais”, o valor do quociente  é sempre constante. Considere um reservatório que está cheio de um gás ideal. Sem vazar o gás, realiza-se uma compressão do reservatório, reduzindo seu volume à metade. Ao mesmo tempo, uma fonte de calor faz a temperatura do gás ser quadruplicada. Considere P0 e P1, respectivamente, os valores da pressão do gás no reservatório, antes e depois do procedimento descrito.

A relação entre P0 e P1 é



( a )

( b )

( c )

P1 = P0

( d )

P1 = 2P0

( e )

P1 = 8P0

Questão 02 - História - Módulo 1 - Grécia Antiga - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir, que aborda as transformações políticas ocorridas nas pólis gregas:

A luta contra a aristocracia representou uma crise fundamental e fundadora para a comunidade das cidades-estado. [...] seu resultado foi claro: a quebra do exclusivismo aristocrático e a abertura do espaço político que consolidou a existência das cidades como comunidades coesas. Os efeitos [...] desse processo foram a garantia da liberdade individual dos membros da comunidade; a publicação de leis escritas; a abertura dos espaços públicos [...].

GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidade-estado na Antiguidade clássica. In: PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (org.).História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 39.

O contexto histórico, que favoreceu as transformações citadas no texto, estava relacionado:



( a )

ao processo de militarização que ampliou a participação popular e fragilizou o comando aristocrático sobre as tropas.

( b )

com a desagregação da comunidade gentílica e a afirmação política de uma elite de proprietários de terras.

( c )

com a afirmação econômica de elites nas regiões colonizadas que se confrontavam com os eupátridas das pólis dominantes.

( d )

ao desenvolvimento do comércio através do Mediterrâneo, com a ampliação da circulação de pessoas, bens e ideias.

( e )

ao desenvolvimento da circulação de mercadorias pelo Mediterrâneo, que favoreceu o surgimento das cidades-Estado.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Cartografia digital - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uema)

Analise as imagens:

Os sensores instalados em satélites artificiais são o resultado da evolução da ciência e da tecnologia espacial. As imagens obtidas de satélites, de aviões ou mesmo na superfície ou próximos a ela são dados obtidos por sensoriamento remoto, ou seja, a distância, sem o contato físico entre o sensor e a superfície terrestre.

TAMDJAN, James Onnig; MENDES, Ivan. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo, FTD, 2011. (adaptado) 

a) Explique a importância do sensoriamento remoto para a vida moderna.

b) Apresente duas contribuições atuais do sensoriamento remoto para os estudos ambientais.

Resposta:

a) O sensoriamento remoto compõe-se de um sistema de imagens referentes a informações sobre o espaço geográfico. Essas imagens permitem o mapeamento de áreas florestais e urbanas, o monitoramento de safras agrícolas e das fronteiras nacionais, entre outras funções.

b) O sensoriamento remoto permite fiscalizar o desmatamento de florestas, localizar focos de queimadas, identificar áreas de enchentes e estiagens, entre outras possibilidades.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Biologia A - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Todos os seres vivos necessitam de energia para manter a integridade celular e a função de seus diversos órgãos e sistemas. Entretanto, as vias de obtenção de energia podem ser distintas em diferentes organismos. Qual das sentenças abaixo explica corretamente as diferenças entre autótrofos e heterótrofos? 



( a )

Apenas os heterótrofos dependem de compostos químicos do ambiente para gerar energia. 

( b )

Somente os heterótrofos precisam de oxigênio para produzir ATP. 

( c )

Apenas os heterótrofos possuem mitocôndrias. 

( d )

Somente os autótrofos produzem energia utilizando, inicialmente, CO2 e outros compostos inorgânicos. 

( e )

Os heterótrofos, mas não os autótrofos, realizam respiração celular.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Química B - BY NC 3.0BR

(UFJF/Pism-MG) O gráfico abaixo apresenta a variação de temperatura observada ao se aquecer uma substância A, a partir de 25 ºC, em função do tempo.

Assinale a alternativa CORRETA



( a )

A faixa de temperatura em que a substância permanece sólida é 25 - 41 ºC.

( b )

A substância A não é uma substância pura.

( c )

A temperatura de ebulição da substância A é 41 ºC. 

( d )

A faixa de temperatura em que a substância permanece líquida é 25 - 182 ºC. 

( e )

Em 25 ºC, a substância é um líquido.

Questão 02 - Revisão - Exercícios - Física+ - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP) Uma caixa de papelão vazia, transportada na carroceria de um caminhão que trafega a 90 km/h num trecho reto de uma estrada, é atravessada por uma bala perdida. A largura da caixa é de 2,00 m, e a distância entre as retas perpendiculares às duas laterais perfuradas da caixa e que passam, respectivamente, pelos orifícios de entrada e de saída da bala, ambos na mesma altura, é de 0,20 m.

a) Supondo que a direção do disparo é perpendicular às laterais perfuradas da caixa e ao deslocamento do caminhão e que o atirador estava parado na estrada, determine a velocidade da bala.

b) Supondo, ainda, que o caminhão se desloca para a direita, determine qual dos orifícios, A ou B, é o de entrada.

Resposta:

a) 900 km/h

b) Orifício A

Questão 02 - Biologia - Setor A - Módulo 1 - Níveis de organização e conceitos de Ecologia - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Uece) - Fatores ecológicos podem ser divididos em bióticos e abióticos. Sobre esses fatores, é correto afirmar que



( a )

a presença e a atividade dos seres vivos são fatores abióticos enquanto as condições fisicoquímicas são fatores bióticos. 

( b )

luminosidade, temperatura, umidade, salinidade e gases dissolvidos na água são exemplos de fatores bióticos. 

( c )

os fatores abióticos necessários, mas insuficientes, para o crescimento pleno de uma população são denominados fatores limitantes. 

( d )

fatores edáficos relacionados à estrutura física e composição química do solo são exemplos de fatores bióticos.

Resposta:

c

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Brasil: território e fronteiras - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

ENEM - 

No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de



( a )

respeitar a divisão político-administrativa. 

( b )

reconhecer as desigualdades sociais. 

( c )

considerar as identidades culturais. 

( d )

valorizar a dinâmica econômica. 

( e )

incorporar os critérios naturais.

Resposta:

a

A segunda forma de regionalização apresentada é a divisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabelecida em 1969. Essa divisão fundamenta-se em critérios físicos e socioeconômicos, dividindo o Brasil em 5 regiões com o agrupamento de estados. Nessa proposta, as divisas estaduais são preservadas.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 2 - Características atômicas - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento de notícia abaixo e responda aos itens a seguir:

Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo

Pesquisadores alemães afirmam ter detectado a primeira molécula formada após o Big Bang, de acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (17/04) na revista Nature. A descoberta pode ajudar a entender melhor a evolução inicial do universo.

Uma equipe liderada por Rolf Güsten, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bonn, vinha procurando há décadas por íons hidro-hélio (HeH¹), as primeiras moléculas a se formarem no universo após o Big Bang, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás.

Embora a existência do íon, um composto de hidrogênio ionizado e hélio, tenha sido demonstrada em laboratório já em 1925, os cientistas ainda não tinham conseguido rastreá-lo no espaço.

Modelos teóricos convenceram astrofísicos desde então que o íon hidro-hélio surgiu primeiro no universo, seguido de uma série de outras moléculas cada vez mais complexas e pesadas. [...]

Fonte: Cientistas alemães detectam a primeira molécula do universo. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cientistas-alem%C3%A3es-detectam-a-primeira-mol%C3%A9cula-do-universo/a-48388313. Acesso em: 25 fev. 2020.

a) Determine o número de prótons e o de elétrons do íon hidro-hélio.

b) Após o Big Bang, com o aumento do resfriamento do universo, outras combinações entre os elementos ocorreram e átomos de hidrogênio puderam interagir com o hidro-hélio, criando-se, assim, o hidrogênio molecular (molécula responsável pela formação das primeiras estrelas). Com as informações acima e as fornecidas no texto, estabeleça uma relação entre a massa e a complexidade das estruturas das moléculas formadas.

Dados: H (Z = 1); He (Z = 2).

Resposta:

a) O número de prótons do íon hidro-hélio pode ser determinado pela soma dos números atômicos de cada um dos átomos, assim: 1 + 2 = 3 prótons. Como a espécie é um cátion, apresentará somente 2 elétrons.

b) De acordo com o texto, quanto maior a massa das moléculas, maior a complexidade delas.

Questão 02 - Química - Setor A - Módulo 1 - Origem dos modelos atômicos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1897, o físico inglês J. J. Thomson (1856–1940) realizando experimentos nos quais aplicava descargas elétricas em gases rarefeitos (sob baixa pressão) confinados em tubos (ampolas) de vidro, conseguiu obter a formação de feixes luminosos que se movimentavam na ampola de uma extremidade a outra.

Observando que esses feixes luminosos partiam sempre de uma placa carregada negativamente (cátodo) em direção a uma placa carregada positivamente (ânodo), Thomson os denominou raios catódicos.

Thomson realizou diversos experimentos envolvendo os raios catódicos, sendo que dois estão representados a seguir, acompanhados de uma breve descrição.

Com base no quadro apresentado e nas observações anotadas, responda aos itens a seguir:

a) Em relação aos dados apresentados nas colunas 3 e 4, como você classificaria cada uma dessas colunas: OBSERVAÇÃO ou CONCLUSÃO?

b) Partindo dos experimentos realizados, é possível concluir a existência de carga elétrica nos raios catódicos? Se sim, qual é a natureza dessa carga?

c) De acordo com o conhecimento da época, cargas elétricas em movimento podem ser desviadas por campo magnético gerado por ímã. Sabendo disso, proponha uma modificação no experimento que corrobore a existência de cargas elétricas nos raios catódicos e discuta o resultado previsto.

Resposta:

a) Coluna 3: Observação.

Coluna 4: Conclusão.

b) Os raios catódicos apresentam carga elétrica negativa.

c) A partir das informações informadas no item, o aluno deve ser capaz de sugerir a aproximação de um ímã à ampola, de modo que, caso as partículas realmente apresentem carga elétrica, elas teriam a sua trajetória alterada devido ao campo magnético aplicado pelos ímãs.

Questão 02 - Física - Setor B - Módulo 3 - Aceleração escalar média - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Quando se deixa cair um corpo próximo à superfície da Terra, sua aceleração durante a queda é g = 9,8 m/s2. Para se ter uma ideia da intensidade de aceleração de um atleta olímpico que disputa a prova dos 100 metros rasos, considere o gráfico a seguir, que representa o comportamento da velocidade de um atleta desse tipo de prova em função do tempo.

A análise do gráfico permite concluir que a fase de maior aceleração do atleta corresponde aos 2 segundos iniciais da prova.

Nesse intervalo de tempo, a aceleração escalar média do atleta, comparativamente à aceleração dos corpos em queda livre, é próxima de: 



( a )

2g 

( b )

( c )

g/2 

( d )

g/3 

( e )

g/4

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - As características dos carboidratos e dos lipídios - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

(DESGUALDO, P.)

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que:



( a )

a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

( b )

a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

( c )

a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.

( d )

a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.

( e )

a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas