Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Mundo desenvolvido: controle da globalização - Teste - BY NC 3.0BR

Leia o trecho do texto a seguir.

De fato, para a grande parte da humanidade a globalização está se impondo como uma fábrica de perversidades. O desemprego crescente torna-se crônico. A pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida. O salário médio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Assinale a alternativa que analisa de forma correta a visão de Milton Santos sobre a globalização, em que ele aponta os aspectos:



( a )

positivos, pois os investimentos estrangeiros ajudam os países pobres, geram novos empregos e contribuem para o desenvolvimento da qualidade da mão de obra nos locais onde atuam. 

( b )

positivos, uma vez que as empresas transnacionais levam riqueza para as economias dos países onde atuam, pois compram produtos e serviços desses lugares e o dinheiro é investido para melhorar a situação socioeconômica dessas nações. 

( c )

negativos, já que as empresas transnacionais impõem más condições de trabalho e baixos salários aos trabalhadores dos países pobres, onde as legislações trabalhistas são frágeis. 

( d )

negativos, porque a globalização contribui de forma significativa para a redução da diversidade cultural no mundo e impõe o uso da língua inglesa como padrão e modelos de comportamento típicos dos países ricos.

Resposta:

No trecho citado, o geógrafo Milton Santos menciona o desemprego e o aumento da pobreza, com queda na qualidade de vida das classes médias, como sendo aspectos negativos, o que se relaciona com os baixos salários e más condições de trabalho impostos pelas transnacionais.

As demais alternativas estão incorretas pois, nas alternativas A e B, o autor não menciona aspectos positivos da globalização. Na alternativa D, o autor não faz referência à redução da diversidade cultural do mundo como aspecto negativo.

Questão 02 - Física - Módulo 1 - As Ciências da Natureza e suas tecnologias são construções humanas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Leia o texto seguinte para responder às perguntas.

O darwinismo e a obesidade moderna – teoria da evolução

O desejo irresistível de um cheeseburguer tem as suas origens no dramático crescimento do cérebro e na evolução do corpo humano, alterações que se deram devido a motivos ambientais há cerca de 2 milhões de anos.

Uma alimentação rica e nutricionalmente mais densa tornou-se fundamental para alimentar as necessidades energéticas dos cérebros humanos excepcionalmente desenvolvidos e para a manutenção dos estilos de vida rudimentares de caça e recolha. Contudo, a transição de um estilo de vida de subsistência para a modernidade sedentária criou desequilíbrios energéticos cujo crescimento exponencial aumentou rapidamente – em termos evolutivos – nos últimos anos e com graves repercussões na obesidade e carências de nutrição humana. Os padrões de atividade devem receber igual relevância e atenção, como recebem os hábitos de alimentação pouco saudável em qualquer tentativa para reverter as tendências evolutivas que contribuem para a obesidade a nível mundial, afirma William Leonard, presidente e professor de antropologia na Universidade de Northwestern.

A dois milhões de anos atrás, alterações no comportamento e na qualidade alimentar forneceram energia e nutrição, provocando o desenvolvimento do corpo e o tamanho do cérebro dos nossos antepassados. Hoje, os humanos modernos utilizam quase um quarto das suas necessidades energéticas para alimentar o cérebro, consideravelmente mais que qualquer outro primata (entre 8 e 10%) ou de outros mamíferos (entre 3 e 5%). Para suprir o alto custo energético do cérebro, os seres humanos consomem dietas muito mais ricas em calorias e nutrientes do que a dos outros primatas. “Enquanto os primatas de grande porte – chimpanzés, gorilas e orangotangos – podem subsistir com folhas e frutos, nós humanos precisamos consumir carne e outros alimentos altamente energéticos de forma a conseguirmos suportar as necessidades metabólicas”, diz Leonard.

Os alimentos de todas as sociedades humanas são muito mais densos nutricionalmente do que os alimentos dos primatas de grande porte. “Para obter estas dietas de elevada qualidade, os nossos antepassados teriam que se deslocar ao longo de grandes áreas de terreno, o que exigiu grande esforço energético”, afirma também Leonard. “Se pensarmos bem, é algo verdadeiramente extraordinário. Isto porque foi o desenvolvimento do cérebro que nos deu vantagem competitiva sobre outras espécies, contudo, também parece nos ter tornado, algures na história, verdadeiramente frágeis, devido às exigências de nutrientes e alimentos necessários para manter a nossa ‘arma especial’, ou seja, o ‘cérebro’.”

Contudo, reduções substanciais de atividade física em adultos nos tempos modernos reduziram drasticamente os custos metabólicos de sobrevivência. O diferencial entre a energia consumida e a energia dispendida desequilibrou-se gravemente, à medida que a densidade nutricional da nossa alimentação aumentou o tempo e a energia necessários à obtenção de alimentos. “Pense nos nossos antepassados”, desafia Leonard. “Os humanos caçadores-coletores precisavam andar quilômetros por dia em busca de alimentos. Hoje basta pegar o telefone e mandar entregar uma pizza à nossa porta enquanto esperamos no sofá.” Esse declínio no gasto energético diário contribui não apenas para a obesidade, como também para outras doenças crônicas do mundo moderno, como diabetes e doenças cardiovasculares. “Num certo sentido, essas doenças marcaram o início da História Evolutiva Humana”, caracteriza Leonard.

Os dados sugerem claramente que a epidemia da obesidade não pode ser encarada olhando apenas para os maus hábitos da alimentação. “Ao longo de toda a nossa história evolutiva, a obtenção de dietas e alimentos densos e ricos esteve sempre associada a uma substancial despesa energética e de exercício através da circulação em grandes áreas de terreno.” Hoje, este desequilíbrio é a principal causa de obesidade no mundo industrializado, daí a extrema importância da prática de exercício físico complementar a uma dieta estável.

Fonte: Alimentação saudável. Disponível em: . (Adaptado.) Acesso em: 1O jul. 2017.

Agora, de acordo com o texto e com os seus conhecimentos, responda:

a) Quais foram as mudanças ambientais que pressionaram a evolução do ser humano, há cerca de 2 milhões de anos? Explique, resumidamente, como essas mudanças estão associadas ao bipedismo dos hominídeos primitivos.

b) Quais alimentos “ricos e nutricionalmente densos” proporcionaram condições para a evolução do tamanho do cérebro humano ao longo de nossa evolução? Explique esse processo.

c) Explique o título do texto “O darwinismo e a obesidade moderna – teoria da evolução”.

Resposta:

a) Segundo estudos geológicos, as temperaturas mé- dias globais sofreram significativa redução ao longo dos últimos 2 milhões de anos. Essa redução não ocorreu de forma contínua, mas intercalada por incontáveis flutuações entre períodos mais quentes e mais frios. Graças a essas mudanças climáticas, as densas florestas pluviais africanas, ricas em frutas, folhas e tubérculos, foram se rarefazendo, sendo gradativamente intercaladas por extensas savanas. Segundo uma das teorias mais bem aceitas, a menor oferta de água, frutas, folhas e tubérculos pode ter sido vantajosa para hominídeos bípedes (provavelmente os Australopithecus), que podiam se locomover entre uma floresta e outra com menor consumo de energia e mais rapidamente, correndo menos riscos de serem apanhados por outros animais.

Professor: uma teoria sugeria que andar sobre duas pernas libera os braços, que poderiam ser usados para pegar comida e levá-la para a família. Se um primata andava de quatro, ele não podia levar muita comida para a família nem se envolver em várias caçadas ou expedições à procura de alimentos. Era necessário usar menos energia para sustentar uma família e o macho precisava andar em posição vertical e voltar com comida suficiente para todos eles. Então, a fêmea poderia ficar com seus filhos e cuidar deles, garantindo sua saúde e proteção contra predadores.

Outra teoria sugeria que os hominídeos começaram a andar em posição vertical enquanto viajavam pela água. Os chimpanzés fazem isso hoje em dia, ficando sobre suas pernas traseiras para atravessar um lago ou riacho. Ainda uma outra teoria sugeria que nossos antigos ancestrais ficavam sobre suas pernas traseiras para se refrescar. Em posição vertical, eles expunham menos partes de seus corpos ao sol.

b) Quando os hominídeos primitivos passaram a caçar com regularidade, consumindo carne, principalmente gordurosa, de um modo mais sistemá- tico, suas reservas energéticas proporcionaram condições para a evolução do tamanho do cérebro humano, o órgão que atualmente consome mais energia em nosso corpo (quase um quarto das suas necessidades energéticas, conforme o texto).

Professor: de acordo com paleoantropólogos, a ingestão sistemática de carne e tutano deve ter se iniciado com os Homo habilis (entre 3 e 1,6 milhões de anos). De acordo com estudos, eles costumavam se aproveitar dos restos de animais que eram deixados pelos grandes carnívoros, como o dentes-de-sabre. Segundo esses mesmos estudiosos, o aumento da ingestão de carne e tutano representou uma grande melhoria na qualidade dietética dos nossos ancestrais, já que os alimentos de origem animal possuem um valor energético superior aos alimentos de origem vegetal, principalmente aqueles que estavam disponíveis naquela época. É preciso lembrar que, enquanto 100 g de carne contêm acima de 200 kcal, 100 g de frutas contêm entre 50 kcal e 100 kcal e 100 g de verduras contêm entre 10 kcal e 20 kcal (valores médios aproximados). É também interessante perceber que a disseminação das savanas, ocorrida com o resfriamento global, também proporcionou um ambiente mais favorável aos mamíferos de pasto, tais como o antílope e a gazela. Esses mamíferos foram objeto de caça dos grandes carnívoros e dos próprios hominídeos. Outro fato digno de nota foi que o bipedismo, ou bipedalismo, proporcionou economia de energia, tão necessária a um cérebro grande. O bipedismo permitiu aos hominídeos resfriar o sangue cranial e, consequentemente, liberar o cérebro sensível do calor de temperaturas agressivas que haviam colocado em xeque o seu tamanho (o incrível aumento da quantidade de glândulas sudoríparas ao longo de nossa evolução – temos dez vezes mais glândulas sudoríparas do que os chimpanzés – e a diminuição da cobertura de pelos corporais, favorecendo a evaporação do suor e a irradiação do calor, também foram fundamentais no processo de resfriamento do corpo).

c) O texto contrapõe os seguintes fatos: ao longo de milhões de anos de evolução, uma série de alterações (adoção de postura ereta, bipedismo, consumo de carne como resultado da caça, desenvolvimento da cooperação entre membros do grupo, perda de pelos corporais e aumento de glândulas sudoríparas, manipulação do fogo, produção de ferramentas e utensílios, cozimento dos alimentos, etc.) subsidiou, sob o ponto de vista energético, o aumento do cérebro da nossa espécie. Para que se tenha uma ideia, o cérebro de um Homo Sapiens é 4 vezes maior do que o de um Australopithecus (o texto destaca que o cérebro humano moderno é responsável por 1/4 da energia consumida pelo corpo). Por outro lado, o desenvolvimento da nossa inteligência, subsidiada, em parte, por um cérebro maior, nos proporcionou um modo de vida mais sedentário e, portanto, menos dispendioso energeticamente. Dado que a ingestão de alimentos energéticos, como carne gordurosa, açúcares e carboidratos, sempre esteve relacionada à nossa sobrevivência e que, por isso, apreciamos tais alimentos de um modo atávico, pode ser muito difícil não tender à obesidade.

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - A digestão dos alimentos I - Atividade experimental 2 - BY NC 3.0BR

Como tornar uma reação química mais rápida

Nessa atividade vamos verificar um dos fatores que podem ser alterados para aumentar a velocidade da reação.

Materiais

• 5 g de iodeto de potássio (KI)

• 60 mL de água oxigenada (10 ou 20 volumes)

• 4 tubos de ensaio

• Proveta de 100 mL

• Espátula ou colher de café

• Batata cortada em cubos pequenos

• Fígado cortado em pedaços pequenos

Procedimento

a. Numere os tubos de 1 a 4.

b. Coloque 10 mL de água oxigenada em cada tubo.

c. No tubo 2, dissolva uma quantidade bem pequena de iodeto de potássio (a ponta da espátula ou da colher) e observe o que acontece, comparando os dois tubos (1 e 2). Anote os resultados em seu caderno.

d. Quando as alterações no tubo 2 acabarem, adicione mais iodeto de potássio. Anote os resultados.

e. Na sequência, adicione 5 mL de água oxigenada, observe os resultados e anote-os no seu caderno.

f. No tubo 3, coloque alguns cubos de batata e observe o que acontece; anote. No tubo 4, coloque alguns pedaços de fígado e observe o que acontece.

g. Quando as alterações nos tubos acabarem, adicione mais 5 mL de água oxigenada, observe e anote os resultados.

h. Repita mais uma vez o procedimento anterior.

Agora responda:

O que ocorreu no tubo 2 após a adição de iodeto de potássio? E após a adição de mais água oxigenada?

Resposta:

Além da dissolução, nada deve ser observado no tubo 2 quando se adicionar KI. Porém, quando se adicionar água oxigenada, haverá novamente a formação de bolhas. Explique que isso significa que a reação voltou a acontecer de forma acelerada.

Questão 02 - Física - Módulo 3 - O cientista e seu ofício - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

O lótus (Nelumbo nucifera) é uma planta aquática nativa da Ásia. Ele costuma habitar lagoas rasas de água doce, enraizando-se no fundo lodoso por meio de vigorosos rizomas, a partir dos quais emergem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima da superfície da água por longos pecíolos. Além disso, também produz belíssimas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas, como ilustrado a seguir.

Os rizomas da folha de lótus são comestíveis, constituindo um importante elemento na culinária oriental. Suas sementes são muito longevas, podendo germinar até 13 séculos depois de colhidas! Vários povos orientais, como os chineses, os japoneses e os indianos, consideram que a flor de lótus é um símbolo de pureza espiritual. A origem dessa crença está no fato de que essa planta se mantém impecavelmente limpa, apesar de germinar e viver em um ambiente lamacento. Para compreender qual é o mecanismo existente por trás dessa curiosa propriedade, observe o que acontece quando tentamos molhar uma folha dessa interessante planta.

Conforme se observa, a água escorre pela superfície das folhas, sem conseguir umedecê-las. Superfícies que possuem essa propriedade são denominadas super-hidrofóbicas. Elas dificilmente acumulam sujeira, já que as gotas de água, quando escorrem, levam consigo boa parte das partículas que porventura estiverem nelas depositadas.

Mas o que faz uma superfície ser super-hidrofóbica? No caso da folha de lótus, é a presença de uma miríade de nanocristais de cera, conforme mostra a imagem seguinte, obtida por microscopia eletrônica.

Além de a cera não ter afinidade química com as moléculas de água, a distância entre dois cristais da superfície da folha é tão pequena que cada gota acaba ficando “apoiada” sobre as pontas desses cristais. Isso acontece graças à tensão superficial da água. Percebendo isso, especialistas em biomimética resolveram, a exemplo da folha de lótus, criar superfícies sintéticas, líquidos impermeabilizantes e tecidos munidos de super-hidrofobicidade.

O exemplo seguinte mostra dois indivíduos vestidos com roupas sociais sendo atingidos por uma boa quantidade de lama. Observe que interessante.

Agora responda às seguintes perguntas:

a) Como a folha de lótus se beneficia da super-hidrofobicidade?

b) Explique como os pesquisadores criaram superfícies sintéticas, líquidos impermeabilizantes e tecidos super-hidrofóbicos.

c) Pesquise algumas aplicações tecnológicas para a super-hidrofobicidade, destacando as principais vantagens obtidas por meio dessa importante inovação.

Resposta:

a) Ao manter-se limpa, a flor de lótus garante a eficiência do processo de fotossíntese em suas folhas e diminui a possibilidade de ataque de agentes patogênicos, como fungos e bactérias, e de pequenos insetos.

b) Os pesquisadores analisaram cuidadosamente a superfície das folhas da flor de lótus, procurando reproduzir suas características físicas (rugosidade) e químicas (composição química). Para poder descobrir que características são essas, eles devem ter observado a superfície das folhas por meio de microscópios ópticos e/ou eletrônicos e também realizado análises químicas dos nanocristais de cera.

c) O efeito lótus serviu de inspiração para o desenvolvimento de superfícies e tecidos autolimpantes, além de líquidos impermeabilizantes (tintas, vernizes, etc.) que conferem essa mesma propriedade às superfícies ou tecidos em que são aplicados. Após realizar a pesquisa sobre essas aplicações tecnológicas, os alunos podem perceber que a principal vantagem é a grande redução de água e detergentes usados nos processos de limpeza, fator de grande importância sob o ponto de vista ambiental.

 

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Triângulos - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Considere o quadrilátero GALO, formado pela união dos triângulos equiláteros GAL e GOL.

a) Qual é a medida de cada ângulo interno de um triângulo equilátero? Justifique sua resposta.

b) Determine a medida de cada ângulo interno do quadrilátero GALO.

c) O quadrilátero GALO é um quadrilátero notável? Em caso afirmativo, de qual tipo?

Resposta:

a) Um triângulo equilátero tem os três ângulos com medidas iguais. Vamos provar essa afirmação. Considere um triângulo equilátero ABC.

Logo, cada ângulo de um triângulo equilátero mede 60°.

b) Os ângulos do quadrilátero GALO medem 60°, 120°, 60° e 120°.

c) Sim, trata-se de um losango, pois tem os quatro lados com medidas iguais.

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Resolução de problemas e investigações matemáticas - Exercícios complementares - BY NC 3.0BR

Você também conheceu, no Módulo 1, o estudo Erica, realizado com adolescentes de 12 a 17 anos. Ele também analisou hábitos alimentares dos adolescentes. Veja no gráfico um dos resultados do estudo.

Alimentos mais consumidos pelos adolescentes

O estudo resultou em um ranking dos alimentos mais consumidos nessa faixa etária

a) Compare esse gráfico com o do item 1. Há aproximações entre os dados do Erica e do PeNSE?

b) Elabore três comentários analíticos para os dados desse gráfico.

Resposta:

a) Sim, há aproximações, visto que o feijão aparece como um dos mais consumidos nas duas pesquisas. Refrigerante e guloseimas (doces) também aparecem nas duas pesquisas como bastante consumidos.

b) Respostas pessoais. Alguns exemplos:

• Arroz e feijão são os alimentos mais consumidos pelos adolescentes brasileiros.

• Alimentos saudáveis como frutas e legumes não aparecem no ranking dos alimentos mais consumidos.

• Os adolescentes consomem mais sucos do que refrigerantes. No entanto, não há informações se é suco natural ou artificial.

Questão 02 - Matemática - Módulo 9 - Ângulo externo de um triângulo - Teste - BY NC 3.0BR

Murilo construiu um triângulo isósceles ABC, com AB = AC. Ao marcar o ponto D sobre o lado , ele percebeu que DA = DB = BC. A construção de Murilo só foi possível porque a medida do ângulo BÂC é igual a:



( a )

24° 

( b )

30° 

( c )

32° 

( d )

36°

Resposta:

Este problema requer muita iniciativa dos alunos. Como não há valores numéricos de medidas de ângulos, muitos têm dificuldade em começar o exercício. Aconselhe-os a chamar de x a medida do ângulo procurado e, usando propriedades do triângulo isósceles e do ângulo externo, tentar descobrir as medidas de todos os outros ângulos da figura, em função de x.

Essa estratégia consiste em ir passando para a figura as informações do enunciado, o que facilita o raciocínio e a visualização da solução.

Vamos começar usando as igualdades DA = DB = BC.

Questão 02 - Módulo Interdisciplinar - Reflexões sobre democracia - Exercícios - Física - BY NC 3.0BR

Snowden: traidor ou patriota? “Eu não poderia permitir que o governo dos EUA continuasse a destruir a privacidade e as liberdades básicas de seus cidadãos”, disse Edward Snowden ao jornal britânico The Guardian.

Em meados de 2013, Edward J. Snowden (1983), analista de sistemas da CIA e da NSA, revelou aos jornais The Guardian e The Washington Post que os EUA possuíam um sistema de vigilância global de comunicações e tráfego de informações. Antes de publicar suas denúncias, Snowden fugiu dos EUA e atualmente reside na Rússia, onde é asilado político. Desde então, a opinião pública norte-americana está dividida. Snowden tem recebido, inclusive, diversas ameaças de morte anônimas.

 

O conceito de democracia nasceu na Grécia antiga, há cerca de 2 500 anos, e desde então vem sendo praticado e modificado em diversas partes do mundo. Apesar de ser difícil definir com precisão o que é democracia, existe certo consenso de que a igualdade, a liberdade e o estado de direito são as suas características fundamentais.

Quando a era da informação se iniciou, em meados do século XX, muitos passaram a acreditar que a evolução da tecnologia da informação e da comunicação facilitaria a interação entre o governo e a população, propiciando condições para o aperfeiçoamento da democracia. Tudo indicava que o amplo acesso à informação, em tempo real, e o estímulo à participação direta da população em diversos processos de tomadas de decisão, por exemplo, através de debates e consultas públicas, revitalizariam a democracia.

Entretanto, as coisas não são tão simples assim. As tecnologias digitais, assim como quaisquer outras ferramentas criadas pelo ser humano, podem ser bem ou mal utilizadas. Ultimamente, diversos especialistas têm alertado que a democracia está sendo abalada pelo avanço da tecnologia digital, correndo o risco, inclusive, de ser destruída. Vamos refletir um pouco melhor sobre essas ideias?

 

Leia o texto seguinte.

George Orwell (1903-1950), pseudônimo de Eric Arthur Blair, foi um famoso escritor, jornalista e ensaísta político britânico. Uma de suas obras mais conhecidas é o romance 1984, publicado em 1948. Trata-se da mais antiga visão da sociedade da informação. No livro, Orwell retrata um regime político totalitário e repressivo, caracterizado pela fiscalização e pelo controle da vida dos cidadãos. Teria Orwell vislumbrado o futuro? Segundo Martin Hilbert, assessor de tecnologia da Biblioteca do Congresso Norte-Americano e professor da Universidade da Califórnia, EUA, sim. Para ele, os provedores de internet têm buscado permissão para coletar dados privados dos clientes há muito tempo – incluindo o histórico de navegação na web. O objetivo é compartilhar tais informações com terceiros, como anunciantes e empresas de marketing. Em uma entrevista concedida à BBC Mundo – New York, em 9 de abril de 2017, Hilbert alerta: “Com 100 curtidas poderiam prever sua personalidade com acuidade e até outras coisas: sua orientação sexual, origem étnica, opinião religiosa e política, nível de inteligência, se usa substâncias que causam vício ou se tem pais separados. E os pesquisadores detectaram que com 150 curtidas o algoritmo podia prever sua personalidade melhor que seu companheiro. Com 250 curtidas, o algoritmo tem elementos para conhecer sua personalidade melhor do que você”. Estarre cedor, não?

Um exemplo de como as tecnologias da informação e da comunicação podem ser utilizadas para mudar o curso da história aconteceu durante a eleição presidencial norte-americana, em 2012. Um dos fatores decisivos para que Barack Obama vencesse a eleição foi o maciço investimento realizado para a aquisição e a manipulação matemática de informações pessoais dos eleitores norte-americanos. A maior parte dessas informações foi obtida a partir das redes sociais. Elas permitiram que se promovessem ajustes na campanha. Além disso, também houve um grande esforço para assediar 16 milhões de eleitores indecisos, procurando influenciar suas opiniões. Tudo isso praticamente em tempo real.

Apesar de essas práticas serem permitidas nos EUA, elas são proibidas no Brasil. Caso passassem a ser permitidas no Brasil a partir das próximas eleições, você acha que os resultados seriam favoráveis ou desfavoráveis à nossa democracia? Produza um pequeno texto justificando sua opinião.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: As fases da vida - BY NC 3.0BR

AS FASES DA VIDA

AS PESSOAS PASSAM POR DIFERENTES FASES DURANTE A VIDA. PRIMEIRO SÃO BEBÊS, DEPOIS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E LOGO CRESCEM, TORNAM-SE ADULTOS E, MAIS TARDE, IDOSOS. CADA UMA DESSAS FASES É REPLETA DE TRANSFORMAÇÕES.

NA ILUSTRAÇÃO ABAIXO VEMOS DONA LÚCIA EM DIFERENTES FASES DA VIDA.

CONTORNE COM LÁPIS DE COR VERDE O DESENHO QUE MOSTRA DONA LÚCIA QUANDO ERA BEBÊ.

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para aprender: Resolvendo problemas - BY NC 3.0BR

RENATA GANHOU UM CONJUNTO DE PEÇAS PARA FAZER COLARES. VEJA:

A) ELA MONTOU UM COLAR COM 7 PEÇAS AZUIS E 5 PEÇAS AMARELAS. QUANTAS PEÇAS ELA USOU PARA FAZER ESSE COLAR? DESENHE ABAIXO.

ELA USOU __ PEÇAS.

B) RENATA SE ESQUECEU DE USAR AS PEÇAS DE GOLFINHO NESSE COLAR. ELA VAI ACRESCENTAR MAIS 5 PEÇAS DESSE TIPO. DESENHE COM QUANTAS PEÇAS ESSE COLAR VAI FICAR E, DEPOIS, COMPLETE A FRASE.

ESSE COLAR VAI FICAR COM __ PEÇAS.

C) RENATA RESOLVEU FAZER OUTRO COLAR. ELA COLOCOU 16 PEÇAS AZUIS E 4 PEÇAS AMARELAS. COM QUANTAS PEÇAS ESSE NOVO COLAR FICOU? DESENHE ABAIXO.

ESSE NOVO COLAR FICOU COM __ PEÇAS.

Resposta:

A) 12

B) 17

C) 20

Questão 02 - História - Módulo 2 - As crianças têm documentos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

QUAL É O LOCAL RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?

Resposta:

Cartório.

Questão 02 - História - Módulo 2 - As crianças têm documentos - Exercícios - Para aprender: Meus documentos - BY NC 3.0BR

CONTORNE COM LÁPIS DE COR AZUL OS DOCUMENTOS QUE VOCÊ CONHECE.

Resposta:

Comente com os alunos que a Certidão de Nascimento é nosso primeiro documento; ela serve para registrar nosso nascimento, o nome escolhido pela nossa família e informações sobre nossas origens. A carteira de vacinação é um documento que ajuda nossa família a controlar as vacinas que já foram aplicadas e as que ainda falta tomar, a fim de prevenir muitas doenças e garantir nossa saúde. O RG é nosso documento de identificação; ele tem nossa foto e alguns dados importantes sobre nós. O título de eleitor é um documento obrigatório para votarmos nas eleições de nosso município, estado e país, praticando o exercício da cidadania. O passaporte é um documento obrigatório para viagens a muitos países. O CPF é importante para abrirmos contas em bancos ou declarar renda.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para aprender: Mais comprido, mais curto - BY NC 3.0BR

MARCOS E MATEUS MONTARAM CAMINHOS USANDO ALGUNS LÁPIS DE COR.

CAMINHO QUE MARCOS MONTOU:

CAMINHO QUE MATEUS MONTOU:

A) QUEM CONSTRUIU O CAMINHO MAIS CURTO?

B) EXPLIQUE PARA UM COLEGA COMO VOCÊ DESCOBRIU QUAL É O CAMINHO MAIS CURTO.

Resposta:

a) Mateus.

b) Resposta pessoal.

Questão 02 - História - Módulo 4 - Ser adulto! - Exercícios - Para aprender: Direitos e deveres dos adultos - BY NC 3.0BR

NA IMAGEM ABAIXO VEMOS UM IMPORTANTE DEVER SENDO CUMPRIDO POR UMA FAMÍLIA. QUE DEVER É ESSE?

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para aprender: Números até 40 - BY NC 3.0BR

VEJA ABAIXO UM MOMENTO DA PARTIDA ENTRE PLÍNIO E CECÍLIA. O P INDICA A POSIÇÃO DO MARCADOR DE PLÍNIO. O C INDICA A POSIÇÃO DO MARCADOR DE CECÍLIA. O DESLOCAMENTO DO MARCADOR É NO SENTIDO DECRESCENTE DOS NÚMEROS NA TRILHA.

 

A) EM QUAL CASA ESTÁ O MARCADOR DE CECÍLIA?

B) EM QUAL CASA ESTÁ O MARCADOR DE PLÍNIO?

C) PLÍNIO VENCEU O JOGO NA RODADA SEGUINTE. DESENHE NOS DADOS ABAIXO OS PONTOS QUE ELE TIROU.

Resposta:

a) 10

b) 9

c) Desenho de 2 e 6 pontos, 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos. Há outras possíveis respostas.

Questão 02 - Física - Módulo 1 - As Ciências da Natureza e suas tecnologias são construções humanas - Teste - BY NC 3.0BR

(UFPE – Adaptada) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual é a alternativa que representa características das atividades dos humanos na fase neolítica?



( a )

Os humanos praticavam uma economia coletora de alimentos. 

( b )

Os humanos aprenderam a controlar o fogo. 

( c )

Os humanos conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 

( d )

Os humanos cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

Resposta:

• A coleta de alimentos é uma característica do Paleolítico. Portanto, a alternativa a está incorreta.

• O controle do fogo ocorreu, provavelmente, no Paleolítico. Portanto, a alternativa b está incorreta.

• O estabelecimento de uma economia comercial e da prática de juros está associada ao homem moderno. Portanto, a alternativa c está incorreta.

• A primeira revolução agrícola humana ocorreu no final do Neolítico. Portanto, a alternativa d está correta.

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - A digestão dos alimentos I - Atividade experimental 3 - BY NC 3.0BR

Transformação dos alimentos: amido

Nessa atividade vamos verificar a transformação do amido.

Materiais

• Batata cortada em cubos pequenos

• 3 tubos de ensaio ou copos transparentes

• Água

• Álcool iodado (encontrado em drogarias) ou lugol

• Uma colher de sopa

Procedimentos

a. Numere os tubos de 1 a 3.

b. Coloque alguns cubos de batata no tubo 1 e adicione água até cobri-los; mexa bem.

c. Transfira o líquido para o tubo 2 e adicione uma gota de álcool iodado ou lugol; anote o resultado.

d. Retire uma colher de sopa do conteúdo do tubo anterior (tubo 2) e passe para o tubo 3. Adicione igual quantidade de saliva. Agite, aguarde alguns minutos e anote os resultados.

Agora responda:

O que aconteceu com a solução de batata e álcool iodado após a adição da saliva?

Resposta:

A cor roxa desaparece, voltando para um laranja fraco (podendo variar de amarelo a rosa, sempre fracos).

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - A digestão dos alimentos I - Atividade experimental 1 - BY NC 3.0BR

Quebrando em pedaços

Nessa atividade vamos verificar a influência da área de superfície sobre a efervescência de um comprimido de antiácido.

Materiais

• 2 comprimidos efervescentes (comercializados como antiácidos em farmácias)

• 2 béqueres de 250 mL

• 300 mL de água

• Cronômetro

Procedimentos

a. Ainda dentro do envelope, quebre um dos comprimidos o quanto puder, tomando cuidado para não romper a embalagem.

b. Coloque o mesmo volume de água, na mesma temperatura, em cada béquer.

c. Em um dos béqueres, coloque um comprimido inteiro e cronometre até a dissolução total. Repita o mesmo procedimento no outro béquer, com o comprimido quebrado. Anote as cronometragens na tabela a seguir.

Agora responda:

Como você explica esse resultado?

Resposta:

Nem sempre os alunos têm facilidade em descrever que existe uma maior superfície de contato entre comprimido e água, portanto devemos ficar atentos.

Questão 02 - Biologia - Módulo 4 - A digestão dos alimentos I - Teste - BY NC 3.0BR

Sabemos que as enzimas possuem papel fundamental nas reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Marque a alternativa que indica corretamente a função dessas substâncias orgânicas nas reações do nosso organismo.



( a )

As enzimas atuam retardando a velocidade de uma reação.

( b )

As enzimas atuam aumentando a velocidade de uma reação.

( c )

As enzimas não atuam na velocidade de uma reação.

( d )

As enzimas atuam apenas degradando substâncias.

Resposta:

Alternativa B. A alternativa a diz exatamente o oposto do que faz uma enzima, enquanto as demais alternativas não fazem sentido, pois as enzimas efetivamente atuam na velocidade das reações (alternativa c), construindo e degradando substâncias (a alternativa d se refere apenas à degradação).

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Resolução de problemas e investigações matemáticas - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

(Obmep – Adaptada) Qual é a soma dos algarismos do número que se obtém ao calcular 2100 . 5103? Registre seu raciocínio.

Resposta:

A soma dos algarismos desse produto é 8. Uma estratégia possível:

2100 . 5103 = 2100 . 5100 . 53 = (2 . 5)100 . 53 = 10100 . 125

Como 10100 terá como resultado um número formado por 1 seguido de 100 zeros, o número 2100 X 5103 nada mais é que 125 seguido de 100 zeros.

Assim, a soma de seus algarismos é 1 + 2 + 5 = 8. Essa estratégia foi trabalhada no Módulo 6. Se necessário, retome-a com os alunos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 9 - Ângulo externo de um triângulo - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Determine as medidas dos ângulos assinalados em cada figura.

Resposta:

a) a = 107° e b 5 55°

b) x = 120° (a resolução mais simples consiste em prolongar um dos lados do ângulo BD e, então, utilizar duas vezes a propriedade do ângulo externo).

Questão 02 - Módulo Interdisciplinar - Reflexões sobre democracia - Exercícios - Geografia - BY NC 3.0BR

Mapas eleitorais: é possível uma leitura democrática?

Os mapas são elaborados a partir de uma linguagem própria e de um conjunto de regras bem definidas. Para compreender ou desenhar um mapa, é necessário conhecer sua linguagem e suas regras, convencionadas por organizações e tratados internacionais.

O que representar e como fazê-lo é uma escolha de quem o faz. Isso significa que não existem mapas apolíticos. O cartógrafo, geralmente, tem consciência exata do que pretende representar. Algumas escolhas seguem convenções firmadas ao longo do tempo, sem controvérsia. Um exemplo é a representação do norte, quase sempre colocada na parte superior do mapa. Quase todas as outras escolhas, no entanto, não são unânimes e acabam gerando controvérsia, pois a ação de determinar uma forma de representar o mundo, inevitavelmente, reflete um juízo de valor, ou seja, uma ideologia.

 

Considerando que o mapa anterior apresenta uma grave distorção da realidade brasileira, o economista Thomas Conti, da Unicamp, montou outro mapa. Ele organizou as legendas segundo a proporção de votos, por estado, para cada candidato. Segundo ele, o mapa anterior, com apenas duas cores (escala binária), distorce a realidade, composta de 144 milhões de eleitores. Dezenas de milhões de pessoas do Norte e do Nordeste não votaram em Dilma Rousseff e dezenas de milhões de habitantes do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul não votaram em Aécio Neves. O mapa com escala binária simplesmente desconsidera essas pessoas, não apresentando, portanto, a realidade do dado representado.

A partir dessa constatação, Conti criou um mapa com escala ponderada. Ele foi elaborado a partir de uma tabela que apresentava as porcentagens de votos válidos, por estado, para cada candidato. Usando um recurso gráfico de um software que elabora planilhas, gráficos e mapas a partir de dados, o autor escolheu a cor vermelha para os estados que, eventualmente, tivessem 100% de votos válidos para a candidata Dilma e a cor azul para os estados que tivessem 100% dos votos válidos para o candidato Aécio. Depois, foram introduzidos os dados exatos do resultado da eleição em cada estado. Automaticamente, o programa criou o mapa, colorindo a legenda e os territórios de acordo com o percentual obtido, em cada estado, pelos dois candidatos, como vemos a seguir.

 

CONTI, Thomas. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2017.

Segundo o economista Thomas Conti, o mapa mostra que não existe um Brasil binário e que estamos “juntos e misturados” por todo o território nacional.

O mapa em que o Brasil está dividido em apenas dois grandes grupos certamente está errado. Porém, sinais de que o Brasil está se dividindo politicamente em dois polos opostos, representados por perigosas afirmações como “nós estamos certos” e “eles estão errados”, se multiplicam nas ruas e nas redes sociais, com mensagens carregadas de irracionalidade e agressividade. Depredações, ofensas pessoais e intolerância – tudo na tentativa de impor o modo de ver o mundo que cada um dos lados tem.

Seguindo a orientação do professor, debata o tema e redija um pequeno texto sobre o assunto.

Questão 02 - Módulo Interdisciplinar - Reflexões sobre democracia - Exercícios - Matemática - BY NC 3.0BR

A democracia e o voto popular

Desde a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, o presidente da República é escolhido por eleições indiretas ou diretas – quando a população pode eleger seus representantes pelo voto. O país já teve, até 2014, 19 presidentes. Oito deles foram escolhidos por eleições indiretas. O primeiro presidente, escolhido em eleição indireta, foi o próprio proclamador da república, Marechal Deodoro da Fonseca. Uma nova eleição indireta ocorreu em 1934, quando Getúlio Vargas assumiu o poder e nele permaneceu até 1945 – num período de ditadura que ficou conhecido como Estado Novo. O país viveu também outra ditadura no período de 1964 a 1985 – a ditadura militar, após o golpe de 1964. Nesse período, foram eleitos cinco presidentes por eleições indiretas – todos eles eram militares (Humberto de Alencar Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo). Em 1985 foi eleito o último presidente por meio de eleições indiretas, um civil, o deputado Tancredo Neves. Sua eleição marca o fim da ditadura, porém ele não assumiu em razão de seu falecimento; o cargo foi ocupado pelo vice, José Sarney.

O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos. As mulheres adquiriram o direito ao voto a partir de 1932, e os analfabetos, a partir de 1985.

Em 1900, por exemplo, o país tinha uma taxa de 65% de analfabetos; essa taxa permaneceu, até 1950, acima de 50% da população. Somente a partir de 1990 ela caiu para abaixo de 20%; segundo uma pesquisa realizada em 2016 (Pnad/IBGE), o Brasil ainda tinha uma taxa aproximada de 6% de analfabetos. Vale lembrar que é considerada analfabeta a pessoa com 15 anos ou mais de idade que não sabe ler ou escrever.

A Constituição de 1988 introduziu eleições em dois turnos para os cargos de presidente, governador e prefeito – neste caso, para cidades com mais de 200 mil eleitores, caso o vencedor não tenha atingido a maioria absoluta dos votos (excluídos os votos brancos e nulos). No segundo turno, concorrem os dois primeiros colocados no primeiro turno.

Atualmente, um presidente da República assume um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito por mais quatro.

Nestas aulas vamos trabalhar com alguns dados sobre as eleições presidenciais. A tabela traz dados sobre as eleições para presidente, considerando o primeiro presidente escolhido por eleição direta, em 1894, o último antes da ditadura militar, em 1960, e os sete últimos após a ditadura.

Fonte: . Acesso em: 13 maio 2017.

* Votos válidos são os votos utilizados para calcular o resultado das eleições. Os votos válidos são determinados pela soma dos votos nominais e dos votos de legenda e não incluem os votos em branco e os nulos.

Dilma Rousseff ficou na Presidência até maio de 2016, quando foi afastada por um processo de impeachment, tendo o seu mandato cassado em agosto desse mesmo ano; assumiu o cargo o vice- -presidente, Michel Temer.

 

Vamos analisar os dados da tabela.

a) O que podemos afirmar sobre o percentual de votos válidos em relação à população brasileira em cada um desses anos? Levante argumentos a partir dos dados do texto.

 

b) Por que o percentual de votos válidos em relação à população brasileira em 1894 é tão baixo comparado com as demais eleições da tabela?

 

c) Por que os percentuais de votos do candidato eleito de 1989 até hoje são sempre superiores a 50%?

 

d) Elabore uma questão com base nessa tabela.

 

e) Nem todos os países obrigam o cidadão a votar. Posicione-se, de modo argumentativo, sobre esta questão: O voto deve continuar a ser obrigatório no Brasil?

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Regras pra quê? - Exercícios - Para aprender: Vamos jogar? - BY NC 3.0BR

LUCAS VAI TELEFONAR AOS AMIGOS PARA CONVIDÁ-LOS PARA JOGAR. VEJA A AGENDA TELEFÔNICA DELE.

A) PINTE DE A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA AMIGO DE LUCAS.

B) COPIE A LETRA INICIAL DE CADA NOME NOS QUADRINHOS.

(  ) (  ) (  ) (  ) (  ) (  ) 

C) NA AGENDA DE LUCAS, OS NOMES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CERTA.

(  ) SIM (  ) NÃO

Resposta:

A) Espera-se que os alunos pintem as letras A, B, D, F, G, P.

B) (A) (B) (D) (F) (G) (P).

C) (X) SIM

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS COLEÇÕES DE OBJETOS ABAIXO. ESCREVA QUANTOS OBJETOS HÁ EM CADA UMA DELAS.

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 2 - As crianças têm documentos - Exercícios - Para aprender: Diferentes documentos, diferentes pessoas - BY NC 3.0BR

CONTORNE COM LÁPIS DE COR AZUL OS DADOS IGUAIS.

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

AGORA, USE OS PÉS COMO NA FIGURA AO LADO E FAÇA AS MEDIDAS INDICADAS A SEGUIR. DEPOIS, REGISTRE A MEDIDA OBTIDA EM PÉS.

A) LARGURA DA PORTA DA SALA.

__________ PÉS.

B) COMPRIMENTO DA PAREDE ONDE ESTÁ A JANELA.

__________ PÉS.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para aprender - Medidas de comprimento: Comparações - BY NC 3.0BR

NA IMAGEM ABAIXO, LIGUE:

• A VELA MAIS GROSSA COM A FITA MAIS LARGA. • A VELA MAIS FINA COM A FITA MAIS ESTREITA.

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 4 - Ser adulto! - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

• OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E DEPOIS RESPONDA À PERGUNTA.

QUE IDADE VOCÊ DARIA PARA CADA UMA DELAS?

Resposta:

Resposta pessoal. Esperam-se respostas coerentes, que devem ser supervisionadas por vocês.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios (pg. 58) - BY NC 3.0BR

O QUE ELES TÊM DE PARECIDO COM VOCÊ? E DE DIFERENTE?

Resposta:

Os alunos deverão perceber as diferenças ao comparar a aparência dos personagens da imagem com a sua própria: o ogro é verde e tem orelhas grandes, já o burro tem patas e pelos. Além disso, como são personagens de um desenho animado, não existem na realidade.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas