Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
VEJA ABAIXO UMA CAMPANHA PARA QUE AS PESSOAS ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS EM DIFERENTES MOMENTOS DO DIA.
O QUE DEVEMOS USAR PARA LAVAR AS MÃOS?
( ) DEVEMOS LAVAR AS MÃOS UMA VEZ POR DIA.
( ) DEVEMOS LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER, DEPOIS DE IR AO BANHEIRO E SEMPRE QUE NOS LEMBRARMOS.
DEVEMOS LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER, DEPOIS DE IR AO BANHEIRO E SEMPRE QUE NOS LEMBRARMOS.
ESCREVA AS VOGAIS QUE FALTAM E COMPLETE O NOME DAS FLORES. DEPOIS, CONTORNE AS FLORES QUE APARECERAM NA CANTIGA QUE O PROFESSOR LEU.
QUEM MORA NA MINHA CASA?
VOCÊ JÁ ESTUDOU QUE EXISTEM FAMÍLIAS DE VÁRIOS TIPOS. ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA MORAM JUNTOS, OUTROS NÃO. VEJA ABAIXO UM EXEMPLO DE FAMÍLIA.
AS CRIANÇAS PRECISAM MORAR COM ADULTOS PORQUE ELES CUIDAM DELAS, ENSINAM E REALIZAM DIVERSAS TAREFAS.
PENSE EM UM EXEMPLO DE TAREFA QUE VOCÊ FAZ COM A AJUDA DE UM ADULTO. CONTE PARA OS COLEGAS.
Os alunos poderão listar uma série de atividades que fazem com a ajuda dos adultos, como comer, tomar banho, ir para a cama dormir, entre outras. Aproveite para questionar se realmente essa ajuda é necessária ou se eles já são capazes de realizar as atividades sozinhos.
ESCOLHA UM COLEGA E CONVERSEM SOBRE SUAS FAMÍLIAS. ELAS SE PARECEM? ELAS TÊM MUITAS OU POUCAS PESSOAS?
CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR PARA RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES.
A) QUAL É O TÍTULO DO LIVRO?
B) QUEM É(SÃO) O(S) AUTOR(ES)?
a) Espera-se que o aluno responda Minhas Fábulas de Esopo.
b) Os autores são Michael Morpurgo e Emma Chichester Clark.
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO. NELA HÁ VÁRIOS EXEMPLOS DE DIFERENTES FAMÍLIAS.
MARQUE COM LÁPIS AZUL A MAIOR FAMÍLIA.
Peça aos alunos que contem os indivíduos das famílias da ilustração até encontrar a maior, a que tem seis integrantes.
AS FICHAS ESTÃO EMBARALHADAS. VAMOS FORMAR AS PALAVRAS COM BASE NAS IMAGENS?
ENCONTRE AS “PALAVRAS MÁGICAS” NO DIAGRAMA.
ALGUNS COLEGAS COMBINARAM COM A PROFESSORA DE IREM JUNTOS AO CINEMA DURANTE AS FÉRIAS. VEJA COMO A SALA DO CINEMA FICOU LOTADA!
AGORA, SIGA AS DICAS E ORIENTAÇÕES APRESENTADAS NOS ITENS ABAIXO:
A) LAURA TEM CABELOS PRETOS. ELA ESTÁ SENTADA PERTO DO EXTINTOR DE INCÊNDIO, AO LADO DE UM HOMEM QUE USA ÓCULOS. FAÇA UM X MARROM PERTO DELA.
B) JAQUELINE É QUEM SENTOU MAIS PERTO DA PORTA DE ENTRADA. ELA ESTÁ COMENDO PIPOCA. CONTORNE ESSA MENINA DE VERMELHO.
C) A PROFESSORA SENTOU BEM PERTO DOS LUGARES RESERVADOS PARA PESSOAS EM CADEIRAS DE RODAS. NÃO HÁ NINGUÉM SENTADO AO LADO DELA. CONTORNE A PROFESSORA DE ROXO.
VEJA A LISTA COM OS NOMES DOS CONVIDADOS PARA A FESTA DE EDUARDO:
SEPARE OS NOMES DOS CONVIDADOS EM DOIS GRUPOS:
AGORA É A VEZ DE DESENHAR! DESENHE, EM CADA NINHO, A QUANTIDADE INDICADA DE OVOS.
Representação pictórica (desenho) segundo a expressão livre de cada aluno. Por exemplo: se os alunos quiserem, em vez de desenhar, podem representar os ovos usando tracinhos, bolinhas, etc., desde que registrem a quantidade solicitada em cada item.
OUÇA COM ATENÇÃO A LEITURA DO POEMA.
A ESCOLA
TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO, TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.
QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.
QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM...
CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2004. P. 8-9.
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU UM POUCO MAIS SOBRE OS COLEGAS, FAÇA AS ATIVIDADES A SEGUIR.
A) DESENHE ABAIXO VOCÊ E ALGUNS COLEGAS DA SUA TURMA.
B) FALE PARA OS COLEGAS E PARA O PROFESSOR:
• O NOME DO COLEGA QUE ESTÁ SENTADO À SUA FRENTE.
• O NOME DO COLEGA SENTADO AO SEU LADO.
• O NOME DO COLEGA SENTADO ATRÁS DE VOCÊ.
C) COM A AJUDA DO PROFESSOR, COMPLETE OS ESPAÇOS ABAIXO:
• O NOME DA MINHA PROFESSORA OU DO MEU PROFESSOR É ________________________________________ .
• O NOME DA MINHA ESCOLA É ________________________________________ .
B) Resposta pessoal.
C) Respostas pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA DO TRECHO DA HISTÓRIA ABAIXO.
[...] UMA VEZ, MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:
— MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?
— ORA, MARCELO, FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.
— E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?
— AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...
— PAPAI, POR QUE É QUE MESA CHAMA MESA?
— AH, MARCELO, VEM DO LATIM.
— PUXA, PAPAI, DO LATIM! E LATIM É LÍNGUA DE CACHORRO?
— NÃO, MARCELO, LATIM É UMA LÍNGUA MUITO ANTIGA.
— E POR QUE É QUE ESSE TAL DE LATIM NÃO BOTOU NA MESA O NOME DE CADEIRA, NA CADEIRA O NOME DE PAREDE, E NA PAREDE NOME DE BACALHAU?
— AI, MEU DEUS, ESTE MENINO ME DEIXA LOUCO!
RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 9 E 10.
AGORA, PINTE DE AMARELO AS PALAVRAS QUE INDICAM OS OBJETOS QUE APARECEM NO TEXTO.
NA CENA, VEMOS AS CRIANÇAS CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE
• DE QUE MODO VOCÊ PRATICA AÇÕES QUE AJUDAM A PRESERVAR A NATUREZA?
AGORA, RESPONDA A ESTAS OUTRAS QUESTÕES.
a) QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?
b) DAQUI A 2 ANOS, QUANTOS ANOS VOCÊ VAI TER?
a) Resposta pessoal.
b) A resposta deste item depende da resposta indicada no item anterior.
COMO JÁ VIMOS, INFELIZMENTE NEM TODOS OS DIREITOS SÃO RESPEITADOS. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ABAIXO E DEPOIS MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE MELHOR RESPONDE À PERGUNTA.
DE ACORDO COM AS IMAGENS, QUAL DIREITO GARANTIDO POR LEI A TODAS AS PESSOAS NÃO ESTÁ SENDO RESPEITADO?
DIREITO À SAÚDE.
DIREITO À LIBERDADE.
DIREITO À MORADIA.
DIREITO À VIDA.
CANTIGA PARA CANTAR
O CRAVO E A ROSA
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA DEBAIXO DE UMA SACADA O CRAVO SAIU FERIDO E A ROSA DESPEDAÇADA.
O CRAVO FICOU DOENTE A ROSA FOI VISITAR O CRAVO TEVE UM DESMAIO E A ROSA PÔS-SE A CHORAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
DE ACORDO COM A CANTIGA, MARQUE UM X NA AFIRMATIVA CORRETA.
( ) A CANTIGA É SOBRE ANIMAIS.
( ) A CANTIGA É SOBRE UMA BRIGA.
( ) A CANTIGA É SOBRE COMIDA.
A CANTIGA É SOBRE UMA BRIGA.
MENINO POTI
LÁ NA MATA, VIVE O MENINO POTI. ELE VIVE NUMA OCA, LÁ NA TABA. POTI É BONITO, COM PENA DE TUCANO NO PEITO. O MENINO POTI VAI DE CANOA PELA MATA. A CANOA LEVA O POTE. O POTE LEVA MUITA BANANA.
POTI VÊ O TATU E A CUTIA E O TICO-TICO. E O BEBÊ-MACACO VÊ POTI. AÍ ELE PULA, CAI LÁ DA MOITA E BATE O PÉ NO TOCO. AI, AI, AI! COITADO DO MACACO.
POTI VÊ O MACACO CAÍDO E CUIDA DELE. O MENINO BOTA O MACACO NA CANOA E O DANADO COME TODA A BANANA DO POTE. A CANOA LEVA O POTI ATÉ A TABA. E ELE LEVA O MACACO NO COLO.
AÍ O PAI DO POTI LEVA MUITA BANANA ATÉ A TABA. E O BEBÊ-MACACO COME MUITO.
DE NOITE, A LUA ALUMIA A TABA TODA. TUDO ILUMINADO! ALUMIA ATÉ POTI NO COLO DO PAI. E ALUMIA O MACACO DE BANANA NA BOCA.
ANA MARIA MACHADO. MENINO POTI. ILUSTRAÇÃO DE CLAUDIUS CECCON. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011.
GLOSSÁRIO TABA:. ALDEIA INDÍGENA. MOITA: TUFO MAÇICO DE PLANTAS. ALUMIAR: ILUMINAR.
O QUE O MENINO USA PARA NAVEGAR NO RIO? CONTORNE A IMAGEM CORRETA.
Ele usa uma canoa.
NO FINAL DO JOGO, ESCOLHA CINCO NOMES DE ANIMAIS QUE VOCÊ E OS COLEGAS CITARAM E REGISTRE-OS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA.
Resposta pessoal. É preciso observar a coerência na resposta dos alunos e verificar se os nomes foram registrados em ordem alfabética.
O QUE VOCÊ ACHA DESSA REGRA?
Resposta pessoal. Organize as falas dos alunos, deixe que todos se pronunciem.
OBSERVE A TIRINHA ABAIXO.
AS “PALAVRAS MÁGICAS”, ASSIM COMO AS OUTRAS REGRAS, FAZEM PARTE DOS BONS HÁBITOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS NO DIA A DIA. ELAS CONTRIBUEM PARA O BOM CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS.
VOCÊ PODE USÁ-LAS SEMPRE, COM TODAS AS PESSOAS E EM TODOS OS LUGARES.
QUAL DAS “PALAVRAS MÁGICAS” VOCÊ COSTUMA USAR BASTANTE?
Resposta pessoal. Os alunos poderão indicar as ”palavras mágicas” da tirinha ou sugerir novas palavras.
• VOCÊ JÁ BRINCOU DE CABANINHA COM SUA FAMÍLIA?
PINTE A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS INDICADA EM CADA FICHA. A PRIMEIRA FICHA JÁ ESTÁ FEITA.
A) ESCREVA OS NÚMEROS DAS FICHAS EM ORDEM CRESCENTE, DO MENOR PARA O MAIOR NÚMERO.
B) AGORA, ESCREVA OS NÚMEROS DAS FICHAS EM ORDEM DECRESCENTE, DO MAIOR PARA O MENOR NÚMERO.
A) 1, 3, 4, 7, 8 e 9.
B) 9, 8, 7, 4, 3 e 1.
• QUE OBJETOS DA CENA NOS AJUDAM A IDENTIFICAR QUE É UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO?
Sugestão de resposta: É possível identificar que se trata de uma festa de aniversário pela presença de balões coloridos, chapéu de aniversário, bolo confeitado e velas.
LIGUE CADA BOTÃO VERDE A UM BOTÃO MARROM.
• A QUANTIDADE DE BOTÕES VERDES É IGUAL À QUANTIDADE DE BOTÕES MARRONS? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
Espera-se que os alunos, após ligarem os botões, por meio da correspondência um a um, percebam que a quantidade de botões verdes é igual à quantidade de botões marrons, pois não sobrou botão.
A MAIORIA DAS PESSOAS USA MUITOS NÚMEROS POR DIA! OBSERVE ESTA CENA E DEPOIS RESPONDA:
• VOCÊ RECONHECE OS NÚMEROS QUE APARECEM NA CENA?
SE VOCÊ PUDESSE DAR UM NOME A ELES, QUAL VOCÊ DARIA?
Respostas pessoais.
VOCÊ JÁ TOMOU VACINA? QUANTOS ANOS VOCÊ TINHA QUANDO TOMOU?
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas