Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - História - Módulo 1 - Qual é o seu nome? - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

COMO VOCÊ VIU, OS OBJETOS TAMBÉM TÊM NOME. VEJA ALGUNS OBJETOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM NOSSA CASA. DEPOIS, RESPONDA À QUESTÃO.

QUAL É O NOME DE CADA UM DOS OBJETOS ACIMA?



( a )

CADEIRA, MESA, SOFÁ E CAMA. 

( b )

SOFÁ, FOGÃO, CAMA E CADEIRA. 

( c )

CADEIRA, GELADEIRA, SOFÁ E FOGÃO. 

( d )

GELADEIRA, TELEVISÃO, FOGÃO E MESA.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Letras por toda parte! - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DE UM POEMA DO LIVRO O BICHO ALFABETO, DO ESCRITOR PAULO LEMINSKI.

O BICHO ALFABETO TEM VINTE E TRÊS PATAS OU QUASE

POR ONDE ELE PASSA NASCEM PALAVRAS E FRASES

COM FRASES SE FAZEM ASAS PALAVRAS O VENTO LEVE

O BICHO ALFABETO PASSA FICA O QUE NÃO SE ESCREVE.

PAULO LEMINSKI. O BICHO ALFABETO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2014. P. 10.

O AUTOR DO POEMA COMPARA AS PATAS DO BICHO COM O QUÊ?

Resposta:

Com o alfabeto da língua portuguesa.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Retirando quantidades - BY NC 3.0BR

DESENHE CADA SITUAÇÃO A SEGUIR, DEPOIS COMPLETE AS FRASES.

A) ERAM 8 BALÕES E 1 BALÃO ESTOUROU.

FICARAM ________ BALÕES.

B) ERAM 8 COPOS E QUEBREI 2 COPOS.

FICARAM ________ COPOS.

C) ERAM 12 BORRACHAS E 1 BORRACHA ACABOU.

FICARAM ________ BORRACHAS.

D) ERAM 11 LIVROS NA ESTANTE E EMPRESTEI 3 LIVROS.

FICARAM ________ LIVROS NA ESTANTE.

Resposta:

A) 7

B) 6

C) 11

D) 8

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: Direitos e deveres das crianças - BY NC 3.0BR

VOCÊ CONHECIA ESSES DIREITOS?

Resposta:

Resposta pessoal. É importante iniciar um debate com os alunos sobre a existência dos direitos das crianças. Comente com os alunos que esses são apenas alguns dos direitos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Completando quantidades - BY NC 3.0BR

CAROLINA TEM 1 REAL. ELA QUER JUNTAR 7 REAIS PARA COMPRAR UM GIBI. QUANTOS REAIS FALTAM PARA ELA COMPLETAR ESSA QUANTIA ____________ ?

Resposta:

6

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Vamos brincar! - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DO SEU PROFESSOR COM LETRA DE IMPRENSA.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

COMPLETE AS FRASES SOBRE A ATIVIDADE ANTERIOR.

A) NO QUADRO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, VOCÊ ESCREVEU O NOME DE ___________ PRODUTOS. E, NO QUADRO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, ESCREVEU O NOME DE ___________  PRODUTOS.

B) NOS DOIS QUADROS, ESTÃO ESCRITOS AO TODO O NOME DE ___________ PRODUTOS.

C) SE APAGARMOS EM CADA QUADRO 2 NOMES DE PRODUTOS, AO TODO VÃO FICAR ESCRITOS ___________ NOMES DE PRODUTOS.

Resposta:

A) NO QUADRO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, VOCÊ ESCREVEU O NOME DE 5 PRODUTOS. E, NO QUADRO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, ESCREVEU O NOME DE 5 PRODUTOS.

B) NOS DOIS QUADROS, ESTÃO ESCRITOS AO TODO O NOME DE 10 PRODUTOS.

C) SE APAGARMOS EM CADA QUADRO 2 NOMES DE PRODUTOS, AO TODO VÃO FICAR ESCRITOS 6 NOMES DE PRODUTOS.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

RUBENS E MILENA DESENHARAM ALGUMAS FLORES. VEJA ABAIXO OS DESENHOS.

QUANTAS FLORES PRECISAMOS DESENHAR PARA QUE O DESENHO DE RUBENS FIQUE COM A MESMA QUANTIDADE DE FLORES DO DESENHO DE MILENA? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.



( a )

( b )

8

( c )

( d )

3

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios - Para aprender: Meu corpo mudou! - BY NC 3.0BR

COMO É O SEU CORPO EM TAMANHO REAL? DEITE-SE SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL BEM GRANDE. UM COLEGA VAI DESENHAR O CONTORNO DE SEU CORPO. DEPOIS SERÁ A SUA VEZ DE DESENHAR O CONTORNO DO CORPO DE SEU COLEGA!

Resposta:

Esta atividade pode ser realizada em folhas de papel pardo.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios - Para aprender: Documentos pessoais - BY NC 3.0BR

VOCÊ TEM ALGUM DOCUMENTO PESSOAL? ESCOLHA UM E FALE SOBRE ELE. COLE UMA CÓPIA NO ESPAÇO ABAIXO.

Resposta:

Os alunos deverão levar para a escola uma cópia simples de um documento pessoal qualquer, como a cópia da certidão de nascimento ou da identidade. Auxilie-os na colagem, dobrando a cópia quando for necessário. Leve uma cópia da identidade de um adulto para que os alunos possam compará-las. Caso levem a carteira de vacinação, explique que esse documento é muito importante para acompanhar a saúde das pessoas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios - Para aprender - BY NC 3.0BR

VOCÊ TEM ALGUM DOCUMENTO PESSOAL? ESCOLHA UM E FALE SOBRE ELE. COLE UMA CÓPIA NO ESPAÇO ABAIXO.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Cantar, dançar e aprender! - Exercícios - Para aprender: Vogais e consoantes (pg. 80 - 82) - BY NC 3.0BR

COPIE ABAIXO AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONTORNOU NA ATIVIDADE ANTERIOR.

AGORA PINTE SOMENTE OS QUADRINHOS COM AS VOGAIS QUE APARECEM IMEDIATAMENTE AO LADO DE OUTRA VOGAL..

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para aprender: Hábitos saudáveis - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NA ATIVIDADE QUE É MAIS ADEQUADA PARA COLOCAR O CORPO EM MOVIMENTO.

A)

___ JOGAR NO TABLET.

B)

__ BRINCAR DE PEGA-PEGA.

Resposta:

B) X BRINCAR DE PEGA-PEGA.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

IDENTIFIQUE OS HÁBITOS DE HIGIENE QUE ESTÃO REPRESENTADOS NAS IMAGENS.

A)

B)

C)

Resposta:

A) Tomar banho.

B) Cortar as unhas.

C) Lavar as mãos.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - A convivência em casa - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

OUÇA A LEITURA DESTES BILHETES E DIGA O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CADA CASO.

Resposta:

Converse com os alunos a respeito da necessidade de escrever bilhetes para pessoas que moram na mesma casa: “Por que foi preciso pedir que alguém a acordasse?”; “Por que deixar avisado onde alguém está brincando?”; “Qual a importância desses textos na organização de uma família?”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Letras por toda parte! - Exercícios - Para aprender: Descobrindo palavras! - BY NC 3.0BR

AGORA OBSERVE AS LETRAS DESTACADAS NO TRECHO FINAL DO POEMA.

MUDA SEU NOME PARA ARRARA

COM A AJUDA DO PROFESSOR, DIGA O NOME DAS LETRAS EM VOZ ALTA E ESCREVA QUANTAS VEZES CADA UMA APARECE NO TRECHO ACIMA.

(   ) LETRA A

(   ) LETRA E

(   ) LETRA I

(   ) LETRA O

(   ) LETRA U

Resposta:

(6) LETRA A

(2) LETRA E

(0) LETRA I

(1) LETRA O

(2) LETRA U

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: Diferentes fases da vida - BY NC 3.0BR

UTILIZE OS ADESIVOS DO MATERIAL COMPLEMENTAR 4, NA PÁGINA 169, E COLE AQUI, NA ORDEM CORRETA, O CICLO DE VIDA DO SAPINHO.

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: Como eu era, como eu sou, como eu serei... - BY NC 3.0BR

TODAS AS PESSOAS CRESCEM, TORNAM-SE ADULTAS E ENVELHECEM. COMPARTILHE SUAS FOTOGRAFIAS COM OS COLEGAS E COMPAREM QUANTO CADA UM MUDOU.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Comparando quantidades - BY NC 3.0BR

RONALDO E MARINA FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO DIA E NO MESMO MÊS. HOJE, RONALDO ESTÁ FAZENDO 7 ANOS E MARINA ESTÁ FAZENDO 5 ANOS. QUANTOS ANOS RONALDO TEM A MAIS QUE MARINA?

RONALDO TEM _______ ANOS A MAIS QUE MARINA.

Resposta:

RONALDO TEM 2 ANOS A MAIS QUE MARINA.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para aprender: Compondo e decompondo quantidades - BY NC 3.0BR

CONTORNE GRUPOS DE 10 LÁPIS E DESCUBRA QUANTOS LÁPIS HÁ EM CADA ITEM.

a)

b)

Resposta:

Exemplo de agrupamentos:

a) 

b)

Questão 02 - História - Módulo 4 - Ser adulto! - Exercícios - Para aprender: Ser adulto - BY NC 3.0BR

QUAIS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS POR ADULTOS E TAMBÉM POR CRIANÇAS?

Resposta:

Ler, tomar banho e respeitar as pessoas são ações que podem ser realizadas tanto por adultos quanto por crianças.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

SAMUEL TEM 9 BRINQUEDOS. COMO ELE NÃO BRINCA COM TODOS, RESOLVEU DAR 1 BRINQUEDO PARA CLARA.

A) COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU?

B) DEPOIS, SAMUEL DEU 1 BRINQUEDO PARA ENZO. COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU AGORA?

C) SAMUEL RESOLVEU DAR MAIS 1 BRINQUEDO PARA CLARA. E AGORA, COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU?

D) QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL DEU PARA CLARA?

Resposta:

A) 8

B) 7

C) 6

D) 2

Questão 02 - História - Módulo 4 - Ser adulto! - Exercícios (pg. 42) - BY NC 3.0BR

PERSONAGENS DO FILME OS INCRÍVEIS, DE 2004.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS QUE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER ENTRE ELES?

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

AGORA, USANDO UM APONTADOR, MEÇA O COMPRIMENTO E A LARGURA DESTA PÁGINA E REGISTRE A SEGUIR:

• O COMPRIMENTO DESTA PÁGINA: ___________ APONTADORES.

• A LARGURA DESTA PÁGINA: ___________ APONTADORES.

Resposta:

As respostas dependem do comprimento do apontador usado pelos alunos.

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Comprimentos e agrupamentos - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

ESSA TIRINHA TEM QUANTOS PERSONAGENS?

Resposta:

2

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

PINTE O QUE É IGUAL NOS NOMES QUE VOCÊ ESCREVEU.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.

DIFERENÇAS

CADA UM TEM UM ROSTO, CORPO, NOME, JEITO DE SER. [...] TODO MUNDO É IGUAL SENDO DIFERENTE. [...]

MARGARETH DAREZZO. CANTEIRO: MÚSICAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011. P. 14.

SE CADA PESSOA TEM UM JEITO, COMO É POSSÍVEL CONVIVER SEM BRIGAS? CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.

Resposta:

Professor, proponha uma situação em que dois alunos queiram brincar, mas cada um goste de uma brincadeira diferente. Como eles resolveriam o conflito? Ouça a contribuição da classe. Conduza a conversa de modo que eles percebam que não convém tentar impor seu gosto ao outro, discutir ou ficar chateado. É possível, por exemplo, fazer a vontade de um e depois fazer a vontade do outro, ou simplesmente brincar com crianças que gostem das mesmas brincadeiras. Reforce que cada pessoa é diferente e única e que todas devem ser respeitadas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NO HÁBITO ABAIXO QUE NÃO CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DA NOSSA SAÚDE.



( a )

PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS.

( b )

COMER FRUTAS E VERDURAS.

( c )

BEBER REFRIGERANTE EM TODAS AS REFEIÇÕES.

( d )

TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios (pg. 122) - BY NC 3.0BR

VOCÊ TAMBÉM SE PREOCUPA COM A LIMPEZA DE SEU CORPO? DÊ UM EXEMPLO DE ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA PARA MANTER SEU CORPO LIMPO.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Vem poesia, vai poesia - Exercícios - Para explorar: Cantinho da leitura - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS DUAS ILUSTRAÇÕES ABAIXO. DEPOIS, CONVERSE COM OS COLEGAS E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.

A) QUAIS BRINCADEIRAS VEMOS NAS ILUSTRAÇÕES?

B) DO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DE BRINCAR?

C) ONDE VOCÊS COSTUMAM BRINCAR?

Resposta:

A) Amarelinha, roda, pipa, pião, patinete, bolinha de gude, pé de lata, perna de pau, cata-vento.

B) Resposta pessoal.

C) Resposta pessoal.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas