Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
COMO VOCÊ VIU, OS OBJETOS TAMBÉM TÊM NOME. VEJA ALGUNS OBJETOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM NOSSA CASA. DEPOIS, RESPONDA À QUESTÃO.
QUAL É O NOME DE CADA UM DOS OBJETOS ACIMA?
CADEIRA, MESA, SOFÁ E CAMA.
SOFÁ, FOGÃO, CAMA E CADEIRA.
CADEIRA, GELADEIRA, SOFÁ E FOGÃO.
GELADEIRA, TELEVISÃO, FOGÃO E MESA.
ACOMPANHE A LEITURA DE UM POEMA DO LIVRO O BICHO ALFABETO, DO ESCRITOR PAULO LEMINSKI.
O BICHO ALFABETO TEM VINTE E TRÊS PATAS OU QUASE
POR ONDE ELE PASSA NASCEM PALAVRAS E FRASES
COM FRASES SE FAZEM ASAS PALAVRAS O VENTO LEVE
O BICHO ALFABETO PASSA FICA O QUE NÃO SE ESCREVE.
PAULO LEMINSKI. O BICHO ALFABETO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2014. P. 10.
O AUTOR DO POEMA COMPARA AS PATAS DO BICHO COM O QUÊ?
Com o alfabeto da língua portuguesa.
DESENHE CADA SITUAÇÃO A SEGUIR, DEPOIS COMPLETE AS FRASES.
A) ERAM 8 BALÕES E 1 BALÃO ESTOUROU.
FICARAM ________ BALÕES.
B) ERAM 8 COPOS E QUEBREI 2 COPOS.
FICARAM ________ COPOS.
C) ERAM 12 BORRACHAS E 1 BORRACHA ACABOU.
FICARAM ________ BORRACHAS.
D) ERAM 11 LIVROS NA ESTANTE E EMPRESTEI 3 LIVROS.
FICARAM ________ LIVROS NA ESTANTE.
A) 7
B) 6
C) 11
D) 8
VOCÊ CONHECIA ESSES DIREITOS?
Resposta pessoal. É importante iniciar um debate com os alunos sobre a existência dos direitos das crianças. Comente com os alunos que esses são apenas alguns dos direitos.
CAROLINA TEM 1 REAL. ELA QUER JUNTAR 7 REAIS PARA COMPRAR UM GIBI. QUANTOS REAIS FALTAM PARA ELA COMPLETAR ESSA QUANTIA ____________ ?
6
ESCREVA O NOME DO SEU PROFESSOR COM LETRA DE IMPRENSA.
Resposta pessoal.
COMPLETE AS FRASES SOBRE A ATIVIDADE ANTERIOR.
A) NO QUADRO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, VOCÊ ESCREVEU O NOME DE ___________ PRODUTOS. E, NO QUADRO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, ESCREVEU O NOME DE ___________ PRODUTOS.
B) NOS DOIS QUADROS, ESTÃO ESCRITOS AO TODO O NOME DE ___________ PRODUTOS.
C) SE APAGARMOS EM CADA QUADRO 2 NOMES DE PRODUTOS, AO TODO VÃO FICAR ESCRITOS ___________ NOMES DE PRODUTOS.
A) NO QUADRO DE PRODUTOS DE LIMPEZA, VOCÊ ESCREVEU O NOME DE 5 PRODUTOS. E, NO QUADRO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, ESCREVEU O NOME DE 5 PRODUTOS.
B) NOS DOIS QUADROS, ESTÃO ESCRITOS AO TODO O NOME DE 10 PRODUTOS.
C) SE APAGARMOS EM CADA QUADRO 2 NOMES DE PRODUTOS, AO TODO VÃO FICAR ESCRITOS 6 NOMES DE PRODUTOS.
RUBENS E MILENA DESENHARAM ALGUMAS FLORES. VEJA ABAIXO OS DESENHOS.
QUANTAS FLORES PRECISAMOS DESENHAR PARA QUE O DESENHO DE RUBENS FIQUE COM A MESMA QUANTIDADE DE FLORES DO DESENHO DE MILENA? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.
9
8
4
3
COMO É O SEU CORPO EM TAMANHO REAL? DEITE-SE SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL BEM GRANDE. UM COLEGA VAI DESENHAR O CONTORNO DE SEU CORPO. DEPOIS SERÁ A SUA VEZ DE DESENHAR O CONTORNO DO CORPO DE SEU COLEGA!
Esta atividade pode ser realizada em folhas de papel pardo.
VOCÊ TEM ALGUM DOCUMENTO PESSOAL? ESCOLHA UM E FALE SOBRE ELE. COLE UMA CÓPIA NO ESPAÇO ABAIXO.
Os alunos deverão levar para a escola uma cópia simples de um documento pessoal qualquer, como a cópia da certidão de nascimento ou da identidade. Auxilie-os na colagem, dobrando a cópia quando for necessário. Leve uma cópia da identidade de um adulto para que os alunos possam compará-las. Caso levem a carteira de vacinação, explique que esse documento é muito importante para acompanhar a saúde das pessoas.
VOCÊ TEM ALGUM DOCUMENTO PESSOAL? ESCOLHA UM E FALE SOBRE ELE. COLE UMA CÓPIA NO ESPAÇO ABAIXO.
COPIE ABAIXO AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONTORNOU NA ATIVIDADE ANTERIOR.
AGORA PINTE SOMENTE OS QUADRINHOS COM AS VOGAIS QUE APARECEM IMEDIATAMENTE AO LADO DE OUTRA VOGAL..
MARQUE UM X NA ATIVIDADE QUE É MAIS ADEQUADA PARA COLOCAR O CORPO EM MOVIMENTO.
A)
___ JOGAR NO TABLET.
B)
__ BRINCAR DE PEGA-PEGA.
B) X BRINCAR DE PEGA-PEGA.
IDENTIFIQUE OS HÁBITOS DE HIGIENE QUE ESTÃO REPRESENTADOS NAS IMAGENS.
A)
B)
C)
A) Tomar banho.
B) Cortar as unhas.
C) Lavar as mãos.
OUÇA A LEITURA DESTES BILHETES E DIGA O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ ACONTECENDO EM CADA CASO.
Converse com os alunos a respeito da necessidade de escrever bilhetes para pessoas que moram na mesma casa: “Por que foi preciso pedir que alguém a acordasse?”; “Por que deixar avisado onde alguém está brincando?”; “Qual a importância desses textos na organização de uma família?”.
AGORA OBSERVE AS LETRAS DESTACADAS NO TRECHO FINAL DO POEMA.
MUDA SEU NOME PARA ARRARA
COM A AJUDA DO PROFESSOR, DIGA O NOME DAS LETRAS EM VOZ ALTA E ESCREVA QUANTAS VEZES CADA UMA APARECE NO TRECHO ACIMA.
( ) LETRA A
( ) LETRA E
( ) LETRA I
( ) LETRA O
( ) LETRA U
(6) LETRA A
(2) LETRA E
(0) LETRA I
(1) LETRA O
(2) LETRA U
UTILIZE OS ADESIVOS DO MATERIAL COMPLEMENTAR 4, NA PÁGINA 169, E COLE AQUI, NA ORDEM CORRETA, O CICLO DE VIDA DO SAPINHO.
TODAS AS PESSOAS CRESCEM, TORNAM-SE ADULTAS E ENVELHECEM. COMPARTILHE SUAS FOTOGRAFIAS COM OS COLEGAS E COMPAREM QUANTO CADA UM MUDOU.
RONALDO E MARINA FAZEM ANIVERSÁRIO NO MESMO DIA E NO MESMO MÊS. HOJE, RONALDO ESTÁ FAZENDO 7 ANOS E MARINA ESTÁ FAZENDO 5 ANOS. QUANTOS ANOS RONALDO TEM A MAIS QUE MARINA?
RONALDO TEM _______ ANOS A MAIS QUE MARINA.
RONALDO TEM 2 ANOS A MAIS QUE MARINA.
CONTORNE GRUPOS DE 10 LÁPIS E DESCUBRA QUANTOS LÁPIS HÁ EM CADA ITEM.
a)
b)
Exemplo de agrupamentos:
a)
b)
QUAIS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS POR ADULTOS E TAMBÉM POR CRIANÇAS?
Ler, tomar banho e respeitar as pessoas são ações que podem ser realizadas tanto por adultos quanto por crianças.
SAMUEL TEM 9 BRINQUEDOS. COMO ELE NÃO BRINCA COM TODOS, RESOLVEU DAR 1 BRINQUEDO PARA CLARA.
A) COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU?
B) DEPOIS, SAMUEL DEU 1 BRINQUEDO PARA ENZO. COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU AGORA?
C) SAMUEL RESOLVEU DAR MAIS 1 BRINQUEDO PARA CLARA. E AGORA, COM QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL FICOU?
D) QUANTOS BRINQUEDOS SAMUEL DEU PARA CLARA?
A) 8
B) 7
C) 6
D) 2
PERSONAGENS DO FILME OS INCRÍVEIS, DE 2004.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS QUE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER ENTRE ELES?
AGORA, USANDO UM APONTADOR, MEÇA O COMPRIMENTO E A LARGURA DESTA PÁGINA E REGISTRE A SEGUIR:
• O COMPRIMENTO DESTA PÁGINA: ___________ APONTADORES.
• A LARGURA DESTA PÁGINA: ___________ APONTADORES.
As respostas dependem do comprimento do apontador usado pelos alunos.
ESSA TIRINHA TEM QUANTOS PERSONAGENS?
2
PINTE O QUE É IGUAL NOS NOMES QUE VOCÊ ESCREVEU.
Resposta pessoal.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRECHO DA LETRA DE CANÇÃO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE.
DIFERENÇAS
CADA UM TEM UM ROSTO, CORPO, NOME, JEITO DE SER. [...] TODO MUNDO É IGUAL SENDO DIFERENTE. [...]
MARGARETH DAREZZO. CANTEIRO: MÚSICAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: ÁTICA, 2011. P. 14.
SE CADA PESSOA TEM UM JEITO, COMO É POSSÍVEL CONVIVER SEM BRIGAS? CONVERSE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS.
Professor, proponha uma situação em que dois alunos queiram brincar, mas cada um goste de uma brincadeira diferente. Como eles resolveriam o conflito? Ouça a contribuição da classe. Conduza a conversa de modo que eles percebam que não convém tentar impor seu gosto ao outro, discutir ou ficar chateado. É possível, por exemplo, fazer a vontade de um e depois fazer a vontade do outro, ou simplesmente brincar com crianças que gostem das mesmas brincadeiras. Reforce que cada pessoa é diferente e única e que todas devem ser respeitadas.
MARQUE UM X NO HÁBITO ABAIXO QUE NÃO CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DA NOSSA SAÚDE.
PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS.
COMER FRUTAS E VERDURAS.
BEBER REFRIGERANTE EM TODAS AS REFEIÇÕES.
TOMAR BANHO TODOS OS DIAS.
VOCÊ TAMBÉM SE PREOCUPA COM A LIMPEZA DE SEU CORPO? DÊ UM EXEMPLO DE ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA PARA MANTER SEU CORPO LIMPO.
Resposta pessoal.
OBSERVE AS DUAS ILUSTRAÇÕES ABAIXO. DEPOIS, CONVERSE COM OS COLEGAS E RESPONDA ÀS PERGUNTAS.
A) QUAIS BRINCADEIRAS VEMOS NAS ILUSTRAÇÕES?
B) DO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DE BRINCAR?
C) ONDE VOCÊS COSTUMAM BRINCAR?
A) Amarelinha, roda, pipa, pião, patinete, bolinha de gude, pé de lata, perna de pau, cata-vento.
B) Resposta pessoal.
C) Resposta pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas