Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 4 - Utopias e distopias - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir para responder.

Texto I

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

ORWELL, George. A revolução dos bichos. Trad. Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Texto II

Ninguém ouvia o que o Grande Irmão estava dizendo. Eram apenas algumas palavras de estímulo, o tipo de palavras pronunciadas no fragor da batalha, impossíveis de distinguir isoladamente, mas que restauram a confiança pelo mero fato de serem ditas. Em seguida o rosto do Grande Irmão se esfumou outra vez e os três slogans do Partido, em letras maiúsculas, ocuparam seu lugar.

GUERRA É PAZ LIBERDADE É ESCRAVIDÃO IGNORÂNCIA É FORÇA

ORWELL, George. 1984. Trad. Heloisa Jahn e Alexandre Hubner. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 

Tanto a obra A revolução dos bichos (1945) como 1984 (1949) são exemplos notórios da literatura distópica desenvolvida no complexo contexto político-ideológico do século XX, que envolveu o declínio do comunismo soviético e o crescimento do nazifascismo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial. 1984 nos mostra uma realidade totalitária, na qual uma entidade conhecida como Big Brother (Grande Irmão) concentra toda a autoridade, observando e controlando todos os aspectos da sociedade e de seus indivíduos. Com base nos fragmentos anteriores e em seus conhecimentos sobre literatura distópica, responda:

Resposta:

a) A utopia discorre sempre sobre um lugar idílico, no qual inexistem conflitos e a igualdade entre os homens é a norma. Já numa distopia, os ideais de justiça e igualdade continuam presentes, no entanto, estão muito distantes da possibilidade de concretização. Nas distopias, os discursos e as intenções utópicas se traduzem em um pesadelo político totalitário. É possível ver isso na inversão dos valores mostrados nos dois trechos. No primeiro, ao constatar que alguns animais são mais iguais que outros, o slogan reduz a noção de igualdade a uma mera questão retórica. No segundo trecho, os três slogans do Partido associam valores a seus opostos, normalizando certas incongruências em nome da conveniência política do Grande Irmão e do partido.

b) Orwell produziu seus livros dialogando diretamente com a situação política do mundo em sua época. Observando como algumas ideologias aparentemente utópicas se traduziram em realidades totalitárias, ele deu ênfase especial ao caso soviético, em que a promessa de justiça social e igualdade resultou na barbárie stalinista.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 5 - Propondo intervenção: temas comportamentais - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Você deve ter observado que as desvantagens da produção e do consumo de calças jeans são relevantes, na medida em que impactam seriamente o meio ambiente.

Considerando os três produtos envolvidos nesse ciclo de produção e consumo – o denim, o índigo e a calça jeans –, anote na tabela a seguir como cada um deles causa esse impacto.

Resposta:

Espera-se que os alunos saibam que os derivados de petróleo têm alto impacto ambiental.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 2 - Articulando ideias: coesão sequencial (causa, consequência e conclusão) - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Indique também a consequência do problema.

Resposta:

A consequência da elitização do espaço público é uma precarização (insuficiência) intelectual na sociedade brasileira. Ou seja, ao não ter acesso ao cinema, a população não desenvolve plenamente seu intelecto.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 4 - Técnicas de sustentação: elaborando paráfrases - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Segundo o que as autoras puderam concluir de seus estudos, os pesquisadores desprezam os saberes tradicionais? Justifique sua resposta.

Resposta:

Não. Segundo as autoras do artigo, os pesquisadores passaram a se interessar por esses saberes tradicionais, pois conhecê-los poupa-lhes tempo de pesquisa, uma vez que essas autoridades conhecem profundamente a biodiversidade do local em que vivem.

Questão 02 - Língua Inglesa - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain.

Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists___________ about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores. Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”

Available at: . Accessed on: Jan. 2017.

(Fuvest-SP) In the text, the central idea is that:



( a )

obesity should be genetically treated. 

( b )

fat people may use different formula to lose weight. 

( c )

fat regulates our feeling of satiety. 

( d )

genes contribute to obesity.

( e )

researchers are discussing the consequences of obesity.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 13 e 14 - Trigonometria no triângulo retângulo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Determine a medida x em cada triângulo a seguir.

Resposta:

a)

     

b)

     

c)

     

Questão 02 - Geografia - Aula 16 - O relevo brasileiro - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEM-PR) Assinale o que for correto sobre o relevo e sua dinâmica no território brasileiro.

01) A classificação mais recente do relevo brasileiro foi baseada em grandes unidades ou compartimentos, dividindo-se em três tipos: os planaltos, as depressões e as planícies.

02) Ao longo do território brasileiro, não são encontradas cadeias montanhosas formadas por dobramentos modernos, pois o país se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana.

04) Os fatores climáticos atuais não interferem na dinâmica do modelado do relevo brasileiro, devido à proximidade dele com a linha imaginária do Equador.

08) As frentes de cuestas são feições do relevo que ocorrem devido à erosão diferencial e são características de diversas áreas do Brasil.

16) Ao longo do litoral brasileiro, sucedem-se paisagens muito diversificadas. No litoral nordestino, destacam-se as formações arenosas dispostas paralelamente às linhas de maré, são as conhecidas enseadas que, em alguns trechos, circundam as escarpas da Serra do Mar.

Resposta:

As afirmações incorretas são: [04], porque os fatores climáticos são importantes na modelagem do relevo brasileiro, devido à forte incidência da chuva e às altas temperaturas que intensificam o intemperismo químico e físico; e [16], pois, no litoral do Nordeste, as formas de falésias e dunas são as predominantes no relevo.

Resposta: 01 + 02 + 08 = 11.

Questão 02 - Geografia - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) A atividade de mineração no Brasil acabou por contribuir para a instalação de um sistema de infraestrutura na área de transporte e geração de energia. Nesse sentido, para a instalação de um grande projeto de extração de minério de ferro pela Vale do Rio Doce no estado do Pará no início da década de 1980, foi necessária a construção da 



( a )

Ferrovia do Aço e Porto de Santos. 

( b )

Rodovia Belém-Brasília e Hidrelétrica de Belo Monte. 

( c )

Estrada de Ferro Carajás e Usina Hidrelétrica de Tucuruí. 

( d )

Rodovia Transamazônica e Usina Hidrelétrica de Balbina.

Resposta:

A atividade mineradora necessita de grandes investimentos em infraestrutura devido à grande demanda e volume do empreendimento. A exemplo do Programa Grande Carajás no sul do Pará para viabilizar as exportações dos recursos minerais explorados pela Vale do Rio Doce, como ferro e manganês, investiu-se no setor de transportes, também no sistema portuário e na geração de energia.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

Dada a função cuja lei f(x) satisfaz a igualdade f(x + 1) = 2f(x), tal que f(1) = 3, calcule o valor de

a) f(3)

b) f(0)

Resposta:

a) 12.

b) 1,5.

Questão 02 - História - Aula 21 - Brasil colônia: administração - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Mack-SP)

A charge refere-se 



( a )

à organização do governo-geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil. 

( b )

às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das capitanias hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus. 

( c )

ao fracasso do governo-geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil. 

( d )

ao governo-geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral. 

( e )

às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.

Questão 02 - Geografia - Exercícios - Capítulo 12 - BY NC 3.0BR

(Vunesp) O clima é um importante recurso natural. A sua compreensão pode auxiliar no melhor desempenho das atividades agrícolas, facilitar o transporte de mercadorias, simplificar a circulação de pessoas, preservar a saúde e o conforto humanos etc. No entanto, compreendê-lo adequadamente requer o estudo dos seus elementos e fatores.

a) Quais são os principais elementos do clima? Quais são os principais fatores?

b) Descreva um dos fatores do clima, enfatizando o papel por ele exercido.

Resposta:

a) Os elementos climáticos são: temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Os principais fatores climáticos são: altitude, latitude, maritimidade, continentalidade, relevo, correntes marítimas e massas de ar.

b) As massas de ar são de fundamental importância para a explicação da dinâmica climática. São porções da atmosfera que carregam características próprias de temperatura, pressão e umidade, relacionada às suas áreas de origem. Podem ser quentes e úmidas, quentes e secas, frias e úmidas, frias e secas. À medida que se deslocam, influenciam as áreas por onde passam, baixando ou elevando as temperaturas e provocando chuvas ou estiagens. Na interação com o meio por onde passam, perdem gradualmente suas características iniciais e se dissipam.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças foram utilizados dois procedimentos diferentes:

Criança I : aplicação de soro imune.

Criança II: vacinação.

O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Em um experimento de laboratório de demonstração, verificou -se que a velocidade de um corpo em movimento retilíneo comportava -se como apresentado na figura que se segue.

Sabendo-se que no instante t = 0 o corpo estava na origem adotada, o gráfico que pode representar o espaço em função do tempo deste movimento no intervalo 0 a 3s é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Uern) Dois exaustores eólicos instalados no telhado de um galpão se encontram em movimento circular uniforme com frequências iguais a 2 Hz e 2,5 Hz. A diferença entre os períodos desses dois movimentos é igual a



( a )

0,1 s

( b )

0,3 s

( c )

0,5 s

( d )

0,6 s

Questão 02 - Física - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Língua Portuguesa, Produção de Texto - Recursos linguísticos e discursivos - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Proposta de redação

Texto I

Durante o isolamento social, o que vemos é uma pandemia do egoísmo​

“Nenhum homem é uma ilha”, já diria o poeta John Donne. Porém, em tempos de quarentena de coronavírus parece que, sim, cada homem, mulher e criança anda isolado em sua própria ilha particular, alheio à ideia de que as suas ações afetam muito mais do que seus próprios coqueiros e praias privativas.

Nas últimas duas semanas – e alcançando a marca de um mês desde o início da quarentena determinada por alguns estados brasileiros, como São Paulo –, vimos a confusão da população sobre a necessidade do isolamento e do distanciamento social por conta do vírus Covid-19.

Acredite, a volta de aglomerações em alguns locais – na própria capital paulista, praças foram vistas cheias de pessoas e há notícias de estabelecimentos que voltaram a abrir –, mostram de forma clara como as pessoas ainda têm dificuldade em pensar no coletivo. [...]

DE MINGO, Marcela. Disponível em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/ isolamento-egoismo-pandemia-090024349.html /. Acesso em: 20 ago. 2020.

Texto II

Com corrida às compras, supermercados já têm redução de produtos​

A corrida do brasileiro ao supermercado para fazer estoques de alimentos e itens de higiene e limpeza por causa da pandemia do novo coronavírus já provoca a falta de alguns produtos nas lojas, especialmente mercadorias básicas.

O índice de falta de itens nas prateleiras dos supermercados chegou a 11,3% no último sábado em cerca 20 mil lojas espalhadas pelo País, segundo pesquisa feita pela Neogrid, empresa de tecnologia que monitora os pedidos do varejo para a indústria.

“Quando o indicador passa de 10% já é considerado muito alto”, afirmou o vice-presidente da empresa e responsável pelo estudo, Robson Munhoz. [...]

Um recorte especial da pesquisa mostra que, de uma cesta de 28 itens mais vendidos e mais escassos, o antisséptico para mãos foi o campeão: as vendas cresceram 630,5% em março ante janeiro, os estoques caíram quase pela metade (47%) e o índice de redução na oferta do produto na loja chegou a 31% no fim de semana. [...]

Disponível em: https://exame.com/economia/ com-corrida-as-compras-supermercados-ja-temreducao-de-produtos/. Acesso em: 20. ago. 2020.

Texto III​

Texto IV

Posts enganam ao comparar o número de mortes por covid-19, dengue e tuberculose​

Publicações no Facebook enganam ao comparar o número de mortes por covid-19, dengue e tuberculose. O objetivo desses posts é tentar minimizar a pandemia do novo coronavírus e argumentar que outras doenças matam mais pessoas; os números compartilhados na rede social, no entanto, estão descontextualizados ou errados.

Os posts afirmam que o País teve “48 mortes por covid-19 essa semana”. As primeiras postagens que divulgavam esse dado foram publicadas no Facebook no dia 25 de março — naquela data, eram 57 registros de óbito pela covid-19 no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número foi atingido após oito dias, já que a primeira morte relacionada ao coronavírus foi contabilizada no dia 17 de março.

Nesta sexta-feira, 10, o número de mortes pela covid-19 no Brasil já é 22 vezes maior do que o mencionado no post do Facebook, chegando à marca de 1.056.

As postagens no Facebook alegam ainda que foram registradas 159 mortes por dengue na semana do dia 25 de março. Mas nem mesmo se levarmos em conta registros do ano inteiro os casos de óbito pela doença chegam a esse número. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, do dia 29 de dezembro de 2019 até o dia 28 de março de 2020 haviam sido confirmados 148 óbitos por dengue no País. [...]

MONNERAT, Alessandra. Estadão Verifica. Disponível em: https://politica.estadao. com.br/blogs/estadao-verifica/posts-enganam-ao-comparar-numero-demortes-por-covid-19-dengue-e-tuberculose/. Acesso em: 20 ago. 2020

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como combater o egoísmo e a falta de solidariedade em situações de pandemia?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

Resposta:

Resposta pessoal. Nesta proposta, a ideia é que se discutam modos concretos de viabilizar comportamentos e ações mais solidárias em um momento de pandemia. A coletânea recorta situações concretas de egoísmo: aglomerações (desrespeito ao isolamento), corrida aos supermercados para fazer estoques e disseminação de fake news (que desinformam em vez de conscientizarem a população sobre a gravidade da questão). Ou seja, situações em que se verifica a falta de solidariedade em relação ao próximo. O texto III, entretanto, é um panfleto de conscientização que pode ser motivador para a proposta de intervenção.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 2 - Articulando ideias: coesão sequencial (causa, consequência e conclusão) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Ainda no primeiro parágrafo, são apresentadas causas – relacionadas ao sistema de saúde – responsáveis por desencadear o aumento da expectativa de vida de um país.

Resposta:

a) O autor aponta que a qualidade dos hospitais e o acesso que a população tem a eles como os dois grandes desencadeadores de um bom sistema de saúde, que, por sua vez, relaciona-se diretamente com o aumento da expectativa de vida.

b) “A expectativa de vida de um país, vale lembrar, é um reflexo de dois aspectos do sistema de saúde local: a qualidade dos hospitais e o acesso que a população tem a eles.”

Questão 02 - Língua Portuguesa - Recursos linguísticos e discursivos - Módulo 1 - Articulando ideias: coesão referencial (pronomes e nomes) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Ao longo do trecho, há diversas repetições do termo “guardas.” Para evitar essa repetição, alguns recursos poderiam ter sido utilizados. Considerando isso, responda às questões

Resposta:

a) Por exemplo: policiais, oficiais, vigias ou soldados. O importante é verificar a pertinência do termos quanto ao contexto.

b) Exemplos: agente da lei, servidor, funcionário, agente de segurança.

Questão 02 - Língua Inglesa - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Available at: . Accessed on: Oct. 23rd, 2015.

Hoje em dia, Twitter, Ning, Myspace, Youtube, Facebook, Flickr e tantos outros já têm bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, novos verbos como “googar” e “twittar” se incorporam rapidamente ao vocabulário diário, dando-nos a estranha sensação de que não podemos mais viver sem essas palavras. Mídias sociais foram fatores cruciais em eleições presidenciais dos Estados Unidos, estão revolucionando o jornalismo, ajudaram a pôr fim à Guerra do Irã e, segundo o jornal britânico The Guardian, deram uma nova voz aos protestos em nosso país.

Por outro lado, a charge ao lado tenta mostrar que as redes sociais:



( a )

configuram novos mecanismos de controle na sociedade extremamente conectada, por meio da interação e da comunicação mantida entre seus usuários.

( b )

podem fazer com que as relações interpessoais, o “olho no olho” na conversa entre as pessoas, tendam a diminuir. 

( c )

abrangem somente a comunicação entre empresas e organizações. 

( d )

preconizam as formas de relacionamento com as empresas. 

( e )

mascaram os dados pessoais de seus usuários.​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equações do 2º grau - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Sendo e as raízes da equação x2 - 3 x - 1 = o valor de:

a) a + b

b)

c)

Resposta:

Questão 02 - Geografia - Aula 13 - A produção mineral não energética - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFU-MG)

Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. O destino final da lama é o mar do Espírito Santo, onde o Rio Doce tem sua foz. O que causou a tragédia foi o rompimento de uma das barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco.

Disponível em: . Acesso em: 7 de jan. 2016.

A barragem rompida em Mariana continha rejeito, o resíduo resultante da mineração de ferro, responsá- vel por desencadear os seguintes impactos ambientais, EXCETO: 



( a )

Acúmulo de sedimentos na calha fluvial.  

( b )

Alterações nos padrões de qualidade da água.

( c )

Mortandade de animais, terrestres e aquáticos. 

( d )

Diminuição da vazão anual do rio.

Resposta:

A diminuição da vazão do rio é consequência da lama derrubada sobre toda a área, incluindo o leito do rio, e não do resíduo de mineração em si.

Questão 02 - Geografia - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

(UEM-PR)

O vulcão Calbuco, que entrou em erupção no Chile no dia 22/04/2015, continua expulsando cinzas, e ainda existe o risco de nova atividade.

(Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/ notícias/2015-04.)

Com base no texto e a partir dos conhecimentos sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) O vulcão Calbuco foi classificado na categoria de catástrofe natural de origem geológica.

02) No vulcão ativo ocorre o derramamento de material fluido vindo do magma e conhecido como lava.

04) As cinzas vulcânicas ficam restritas ao cone vulcânico.

08) Do processo de vulcanismo pode ser extraída uma fonte de energia do tipo térmica.

16) Os solos que se formam dos materiais vulcânicos são pobres em nutrientes devido à temperatura elevada da lava, que inibe o desenvolvimento deles.

Resposta:

01 + 02 + 08 = 11.

As afirmações incorretas são: [04] as cinzas se espalham por amplas áreas conforme a movimentação das massas de ar fazem parte do material piroclástico, integrado também por vapor de água e gases; [16] os solos formados a partir de rochas vulcânicas são muito férteis, o processo de intemperismo e pedogênese liberam minerais primários, a exemplo da terra roxa ou nitossolo no Brasil.

Questão 02 - Geografia - Aulas 17 e 18 - Os elementos e os fatores climáticos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(PUC-MG – Adaptada) Relacione as alternativas a seguir com os itens indicados nos parênteses.

I. O calor do continente aquece as bases das massas de ar, provocando movimento ascensional da atmosfera com consequentes pancadas de chuvas.

II. A penetração do ar polar sobre o território brasileiro resfria a atmosfera e ocasiona a condensação da umidade do ar com consequentes precipitações.

III. A massa Tropical atlântica, avançando sobre as regiões costeiras, encontra uma barreira formada por serras do relevo brasileiro que elevam o ar úmido e condensam o vapor d’água, causando chuvas.

(  ) Chuvas orográficas

(  ) Chuvas frontais

(  ) Chuvas convectivas

A ordem CORRETA encontrada, de cima para baixo, é: 



( a )

III - II - I 

( b )

III - I - II 

( c )

II - III - I 

( d )

I - II - III 

( e )

II - I - III

Resposta:

As chuvas orográficas, também chamadas de “chuvas de relevo”, ocorrem quando as massas úmidas encontram uma barreira natural formada pelo relevo, como uma montanha, por exemplo. Assim, as nuvens se elevam, alcançando uma camada atmosférica com menores temperaturas, onde as partículas de água condensarão, causando a precipitação. As chuvas de convecção, geralmente, ocorrem em dias com intensa evaporação, quando a massa de ar realiza um movimento vertical, alcançando altitudes mais elevadas na atmosfera, onde se resfria, gerando a precipitação. As chuvas frontais ocorrem quando há o choque entre uma massa de ar frio e outra de ar quente e úmido. O contato entre essas duas massas provoca a condensação da massa quente e úmida, gerando chuvas.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Dois terrenos vizinhos, I e II, estão no mesmo bairro. O terreno I tem formato quadrado com cada lado medindo x metros e o terreno II, formato retangular de lados medindo (2x -15) metros e (x -10) metros. Se esses terrenos têm mesma área, o valor de x é



( a )

5

( b )

20

( c )

25

( d )

30

( e )

50

Questão 02 - História - Aula 19 - Brasil colônia: sociedade açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A economia colonial gerou uma divisão de classes muito hierarquizada e bastante simples. No topo da pirâmide, estavam os grandes proprietários rurais e os grandes comerciantes das cidades do litoral. No meio, localizavam-se os pequenos proprietários rurais e urbanos, os pequenos mineradores e comerciantes, além dos funcionários públicos. Mais abaixo, estavam os artesãos, agregados das fazendas, capangas e populações indígenas. Na base da pirâmide mourejavam os escravos. As relações entre essas classes se baseavam em combinação variada de violência e paternalismo. A violência predominava na relação senhor-escravo; o paternalismo, entre ricos e pobres.

CARVALHO, José Murilo de. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. In: AVELAR, Lúcia; CINTRA, Octávio (Org.). Sistema poltíico brasileiro: uma introdução. São Paulo: Editora Unesp, 2007. p. 22.

No fim do trecho em destaque, o autor distingue as relações entre as classes sociais coloniais no Brasil, identificadas por: 



( a )

critérios exclusivamente étnicos. 

( b )

questões raciais e socioeconômicas. 

( c )

aspectos religiosos dos grupos.

( d )

distinções nobiliárquicas dos indivíduos. 

( e )

critérios políticos da época.

Questão 02 - Geografia - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.

Disponível em: .Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a



( a )

produção de energia para as principais áreas industriais do país. 

( b )

produção sustentável de recursos minerais não metálicos. 

( c )

capacidade de produção de minerais metálicos. 

( d )

logística de importação de matérias-primas industriais.

( e )

produção de recursos minerais energéticos.

Resposta:

c.

A construção da Ferrovia dos Carajás se deu por iniciativa do Estado, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região com a criação de projetos regionais e atrair investimentos de capital para sua realização. Através de projetos de pesquisas científicas, como, o Radambrasil, descobriu-se o potencial de produção mineral do Norte do Brasil. Com o tempo, a ferrovia ampliou sua importância como equipamento multimodal e articulado com a economia da região.

Questão 02 - Física - Setor A - Aula 14 - Aceleração vetorial e suas componentes tangencial e centrípeta - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Arrancadas ruidosas, freadas violentas e curvas fechadas percorridas por carros a alta velocidade devem ser evitadas por causarem desconforto aos passageiros deste veículo e, principalmente, por serem manobras arriscadas. Suponha, por exemplo, que um veículo percorra no sentido de A para C a pista esquematizada na figura a seguir:

Essa pista é constituída por um trecho retilíneo AB e uma semicircunferência BC de raio 100 m. A velocidade do veículo no ponto A é 30 m/s, e o motorista, pelas razões expostas, quer fazer o percurso sem que a aceleração exceda 4 m/s2 (em módulo).

a) Calcule a velocidade máxima com que o carro deve percorrer o trecho BC.

b) Supondo que o veículo chegue ao ponto B com uma velocidade superior à calculada no item a, acionar os freios seria adequado? Essa decisão poderia trazer quais riscos?

Resposta:

a) Se a velocidade máxima é aquela que causa a aceleração centrípeta máxima, temos:

b) Vamos partir do princípio, que será amplamente justificado ao longo do curso, de que quanto maior a aceleração desejada, maior a força necessária.

A hipótese é que, ao iniciar a curva, a velocidade do carro seja superior a 20 m/s. A aceleração centrípeta será maior do que 4 m/s2. Se o motorista acionar os freios, causará uma aceleração tangencial no sentido contrário ao movimento (ver figura), aumentando ainda mais o módulo da aceleração do veículo. Portanto, essa decisão não é adequada, pois aumenta o risco de derrapagem.

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 11 e 12 - Cinemática do movimento circular uniforme (MCU) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Utilizando a hipótese da questão 1, determine para um ponto no qual a latitude é 60°:

a) O período (T).

b) A frequência ( f ).

c) A velocidade angular (ω).

d) A velocidade escalar instantânea (V).

Resposta:

a) O período de qualquer ponto na superfície da Terra é 24 h.

b) f =   = 1 rotação por dia =  rotações por hora.

c) Utilizando a definição de velocidade angular:

d) Aproveite para ensinar ao aluno qual ângulo é a latitude.

Vale ressaltar que, em corpos rígidos, o período, a frequência e a velocidade angular são iguais para qualquer ponto do corpo e que a velocidade escalar é diretamente proporcional ao raio.

Questão 02 - Física - Setor B - Aulas 14 e 15 - Estudo analítico das lentes esféricas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Com a finalidade de descobrir a distância focal de uma lupa que encontrou em sua casa, Janaína, com o auxílio da lente, projetou a imagem nítida do seu celular com a tela acesa na parede do seu quarto. A seguir, ela mediu as dimensões do celular e obteve 14 cm X 6 cm. Mediu também as dimensões da imagem: 42 cm X 18 cm. Por fim, aferiu a distância do celular à parede e obteve 240  cm. Qual a distância focal da lente empregada por Janaína?



( a )

30 cm

( b )

45 cm

( c )

60 cm

( d )

90 cm

( e )

120 cm

Resposta:

Como a imagem é projetada, ela é invertida em relação ao objeto. Além disso, ela apresenta dimensões três vezes maiores que as do objeto. Pode -se concluir que: A = -3.

A distância do celular (objeto) até a parede (imagem) corresponde à soma de p com p'.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(UFMG – Adaptada) O princípio básico de funcionamento de uma fibra óptica consiste em colocar um material X, com índice de refração nX , no interior de outro material  Y, com índice de refração nY . Um feixe de luz que incide em uma extremidade de X atravessa para a outra extremidade, sem penetrar no material Y, devido a múltiplas reflexões totais. Essa situação está ilustrada na figura:

Para que isso aconteça, é necessário que:



( a )

nX

( b )

nX = 0

( c )

nX = n

( d )

nX>nY 

( e )

nY

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas