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Questão 02 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

(UFV-MG) O soro antiofídico é ministrado em pessoas picadas por cobra peçonhenta porque:



( a )

induz a formação de anticorpos. 

( b )

contém anticorpos. 

( c )

é um antibiótico. 

( d )

provoca imunização. 

( e )

possui antígenos específicos.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)



( a )

queima de gás metano.

( b )

armazenamento de gás carbono. 

( c )

decomposição aeróbica das fezes. 

( d )

uso mais eficiente de combustíveis fósseis.

( e )

fixação de carbono em moléculas orgânicas.​

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 14 - Viroses - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Faceres-SP) O surto de doenças como dengue, febre chikungunya e zika tem incentivado pesquisas para o desenvolvimento de vacinas. Assim, como medida preventiva espera-se que os pesquisadores produzam:



( a )

antígenos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes. 

( b )

antígenos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção. 

( c )

antibióticos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes. 

( d )

anticorpos para serem ministrados aos doentes, promovendo a cura destes.

( e )

anticorpos para serem ministrados antes da aquisição da doença, como forma de prevenção.

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 9 e 10 - Ligações covalentes e metálicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para o processo de purificação da água, são adicionadas substâncias como sulfato de alumínio, Aℓ2(SO4)3 , para formação de flocos com a sujeira da água; cloro, Cℓ2 , para desinfecção; óxido de cálcio, CaO, para ajuste de pH; e flúor, F2 , para prevenção de cáries. O tipo de ligação que une os elementos das substâncias utilizadas no processo de purificação da água é, respectivamente, 



( a )

iônica/covalente, iônica, iônica, covalente. 

( b )

covalente/iônica, iônica, covalente e iônica. 

( c )

iônica/covalente, covalente, iônica e iônica. 

( d )

iônica/covalente, covalente, iônica e covalente. 

( e )

covalente/iônica, covalente, covalente e iônica.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(UFBA) Projeta -se, com o auxílio de uma lente delgada, a imagem real de uma vela, colocada a 20 cm da lente, numa tela que dista 80 cm da vela.

A distância focal da lente e o aumento linear transversal da imagem são, respectivamente, iguais a:



( a )

15 cm e 3

( b )

15 cm e -3

( c )

-15 cm e -3

( d )

-10 cm e -4

( e )

16 cm e -4

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 11 e 12 - O estado gasoso: a equação de estado dos gases ideais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Bexigas de aniversário que flutuam no ar são preenchidas com gás hélio, o segundo gás menos denso que existe, só perdendo para o hidrogênio, que não é utilizado por ser explosivo.

Para encher essas bexigas de forma segura, são injetados cerca de 2 gramas de gás em seu interior. O volume dessas bexigas em condições ambientes (25 °C, 1 atm) é de aproximadamente:

Dados: He = 4 g/mol; R = 0,082 atm · L/mol · K; Volume molar dos gases nas condições ambientes = 25 L/mol 



( a )

2,1 L 

( b )

4,2 L 

( c )

8,3 L 

( d )

10,4 L 

( e )

12,5 L

Resposta:

1 mol de gás hélio _____4 g _____25 L

                                        2 g_____ V

V = 12,5 L

Professor, deixe os alunos calcularem por PV = nRT e, a seguir, mostre que com o volume molar é muito mais prático.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 13 - Arcadismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Assinale a alternativa na qual se pode detectar nos versos do poeta português Manuel Maria de Barbosa du Bocage (1765-1805) uma ruptura com a convenção arcádica do locus amoenus (“lugar aprazível”).



( a )

“Olha, Marília, as flautas dos pastores Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes Os Zéfiros brincar por entre flores?”

( b )

“O ledo passarinho que gorjeia Da alma exprimindo a cândida ternura, O rio transparente, que murmura, E por entre pedrinhas serpenteia:”

( c )

“Se é doce no recente, ameno Estio Ver tocar-se a manhã de etéreas flores, E, lambendo as areias e os verdores, Mole e queixoso deslizar-se o rio;”

( d )

“A loira Fílis na estação das flores, Comigo passeou por este prado Mil vezes; por sinal, trazia ao lado As Graças, os Prazeres e os Amores.”

( e )

“Já sobre o coche de ébano estrelado, Deu meio giro a Noite escura e feia; Que profundo silêncio me rodeia Neste deserto bosque, à luz vedado!”

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(Ufla-MG) Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, EXCETO: 



( a )

foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI. 

( b )

foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos. 

( c )

estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos. 

( d )

escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico. 

( e )

suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.

Questão 02 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 1 - Tensões sociais - Exercícios - Estudo orientado - BY NC 3.0BR

Apesar das diferenças geográficas, podem-se identificar pontos em comum na situação de ambos? Justifique.

Resposta:

Sim. Ambos são oprimidos pela condição social em que se encontram, marcada pela violência. Em Morte e vida severina, isso se manifesta por meio do verso “de emboscada antes dos vinte”. Já o rap se inicia com uma argumentação baseada em fatos concretos, expondo estatísticas que provam a situação de exclusão da população negra em São Paulo e no Brasil.

Questão 02 - Literatura - Literatura e liberdade - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Texto para a questão.

Cristo não consentiu que os Magos perdessem a soberania, porque reis vieram e reis tornaram, e nós não só consentimos que aqueles Gentios percam a soberania natural, com que nasceram e vivem isentos de toda a sujeição; mas somos os que, sujeitando-os ao jugo espiritual da Igreja, os obrigamos também ao temporal da Coroa, fazendo-os jurar vassalagem. Finalmente, Cristo não consentiu que os Magos perdessem a liberdade, porque os livrou do poder e tirania de Herodes, e nós não só não lhes defendemos a liberdade, mas pacteamos com eles, e por eles, como seus curadores, que sejam meios cativos, obrigando-se a servir alternadamente a metade do ano. Mas nada disto basta para moderar a cobiça e tirania dos nossos caluniadores, porque dizem que são negros, e hão de ser escravos.

VIEIRA, Antônio. Sermões. São Paulo: Hedra, 2000. p. 620.

Gentios: referência aos indígenas não cristianizados. Jugo: submissão, servidão. Temporal: relativo às coisas materiais, não espirituais. Pacteamos: o mesmo que “pactuamos”. Cativos: escravos.

Ao defender a influência dos jesuítas sobre os indígenas contra os colonizadores que queriam escravizá-los, padre Vieira:



( a )

considera que os indígenas são incapazes para o trabalho nos engenhos de açúcar. 

( b )

defende que os indígenas são tão negros quanto os africanos e, portanto, devem ser escravizados. 

( c )

consente que os indígenas sejam escravizados, desde que se imponha a eles a religião cristã. 

( d )

argumenta ter trazido os indígenas para o seio da religião e da Coroa, além de cedê-los para o trabalho durante meio ano. 

( e )

demonstra que os clérigos agem como Jesus Cristo agira em relação aos Reis Magos, livrando os nativos de todo o perigo.

Questão 02 - Língua Portuguesa, Produção de Texto - Recursos linguísticos e discursivos - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

Proposta de redação

Texto I

Durante o isolamento social, o que vemos é uma pandemia do egoísmo​

“Nenhum homem é uma ilha”, já diria o poeta John Donne. Porém, em tempos de quarentena de coronavírus parece que, sim, cada homem, mulher e criança anda isolado em sua própria ilha particular, alheio à ideia de que as suas ações afetam muito mais do que seus próprios coqueiros e praias privativas.

Nas últimas duas semanas – e alcançando a marca de um mês desde o início da quarentena determinada por alguns estados brasileiros, como São Paulo –, vimos a confusão da população sobre a necessidade do isolamento e do distanciamento social por conta do vírus Covid-19.

Acredite, a volta de aglomerações em alguns locais – na própria capital paulista, praças foram vistas cheias de pessoas e há notícias de estabelecimentos que voltaram a abrir –, mostram de forma clara como as pessoas ainda têm dificuldade em pensar no coletivo. [...]

DE MINGO, Marcela. Disponível em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/ isolamento-egoismo-pandemia-090024349.html /. Acesso em: 20 ago. 2020.

Texto II

Com corrida às compras, supermercados já têm redução de produtos​

A corrida do brasileiro ao supermercado para fazer estoques de alimentos e itens de higiene e limpeza por causa da pandemia do novo coronavírus já provoca a falta de alguns produtos nas lojas, especialmente mercadorias básicas.

O índice de falta de itens nas prateleiras dos supermercados chegou a 11,3% no último sábado em cerca 20 mil lojas espalhadas pelo País, segundo pesquisa feita pela Neogrid, empresa de tecnologia que monitora os pedidos do varejo para a indústria.

“Quando o indicador passa de 10% já é considerado muito alto”, afirmou o vice-presidente da empresa e responsável pelo estudo, Robson Munhoz. [...]

Um recorte especial da pesquisa mostra que, de uma cesta de 28 itens mais vendidos e mais escassos, o antisséptico para mãos foi o campeão: as vendas cresceram 630,5% em março ante janeiro, os estoques caíram quase pela metade (47%) e o índice de redução na oferta do produto na loja chegou a 31% no fim de semana. [...]

Disponível em: https://exame.com/economia/ com-corrida-as-compras-supermercados-ja-temreducao-de-produtos/. Acesso em: 20. ago. 2020.

Texto III​

Texto IV

Posts enganam ao comparar o número de mortes por covid-19, dengue e tuberculose​

Publicações no Facebook enganam ao comparar o número de mortes por covid-19, dengue e tuberculose. O objetivo desses posts é tentar minimizar a pandemia do novo coronavírus e argumentar que outras doenças matam mais pessoas; os números compartilhados na rede social, no entanto, estão descontextualizados ou errados.

Os posts afirmam que o País teve “48 mortes por covid-19 essa semana”. As primeiras postagens que divulgavam esse dado foram publicadas no Facebook no dia 25 de março — naquela data, eram 57 registros de óbito pela covid-19 no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número foi atingido após oito dias, já que a primeira morte relacionada ao coronavírus foi contabilizada no dia 17 de março.

Nesta sexta-feira, 10, o número de mortes pela covid-19 no Brasil já é 22 vezes maior do que o mencionado no post do Facebook, chegando à marca de 1.056.

As postagens no Facebook alegam ainda que foram registradas 159 mortes por dengue na semana do dia 25 de março. Mas nem mesmo se levarmos em conta registros do ano inteiro os casos de óbito pela doença chegam a esse número. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, do dia 29 de dezembro de 2019 até o dia 28 de março de 2020 haviam sido confirmados 148 óbitos por dengue no País. [...]

MONNERAT, Alessandra. Estadão Verifica. Disponível em: https://politica.estadao. com.br/blogs/estadao-verifica/posts-enganam-ao-comparar-numero-demortes-por-covid-19-dengue-e-tuberculose/. Acesso em: 20 ago. 2020

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como combater o egoísmo e a falta de solidariedade em situações de pandemia?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

Resposta:

Resposta pessoal. Nesta proposta, a ideia é que se discutam modos concretos de viabilizar comportamentos e ações mais solidárias em um momento de pandemia. A coletânea recorta situações concretas de egoísmo: aglomerações (desrespeito ao isolamento), corrida aos supermercados para fazer estoques e disseminação de fake news (que desinformam em vez de conscientizarem a população sobre a gravidade da questão). Ou seja, situações em que se verifica a falta de solidariedade em relação ao próximo. O texto III, entretanto, é um panfleto de conscientização que pode ser motivador para a proposta de intervenção.

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 8 - Primeiro Reinado (1822-1831) - BY NC 3.0BR

(GV) Observe o mapa.

Os dados do mapa mostram que a emancipação política do Brasil: 



( a )

efetivou-se com o chamado Grito do Ipiranga, porque todas as províncias do Brasil, imediatamente, passaram a obedecer as ordens vindas do Rio de Janeiro na pessoa do Imperador Dom Pedro I e romperam todos os laços com as Cortes de Lisboa, defensoras da recolonização brasileira. 

( b )

ocorreu de forma homogênea, com a divisão da liderança do movimento emancipacionista entre os principais comandos regionais do Brasil e com a constituição de acordos políticos que garantiram a unidade territorial e a efetivação do federalismo. 

( c )

dividiu as regiões brasileiras entre as defensoras de uma emancipação vinculada ao fim do tráfico de escravos, caso das províncias do Norte e do Nordeste, e as províncias do Centro-Sul, contrárias à separação definitiva de Portugal e favoráveis a constituição de uma monarquia dual. 

( d )

foi um processo complexo, no qual não houve adesão imediata de algumas províncias ao Rio de Janeiro, representado pelo poder do imperador Dom Pedro I, pois essas províncias continuaram fiéis às Cortes de Lisboa, levando a guerras de independência. 

( e )

diferencia-se radicalmente das experiências da América espanhola, porque a América portuguesa obteve a sua independência sem que houvesse qualquer movimento de resistência armada por parte dos colonos ou da metrópole, interessados em uma separação negociada.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 3 - Alta Idade Média - BY NC 3.0BR

(UNESP)

Observemos apenas que o sistema dos feudos, a feudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade […].

(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)

Segundo o texto, o sistema de feudos:



( a )

representa a unificação nacional e assegura a imediata centralização do poder político. 

( b )

deriva da falência dos grandes impérios da Antiguidade e oferece uma alternativa viável para a destruição dos poderes políticos.

( c )

impede a manifestação do poder real e elimina os resquícios autoritários herdados das monarquias antigas. 

( d )

constitui um novo quadro de alianças e jogos políticos e assegura a formação de Estados unificados. 

( e )

ocupa o espaço aberto pela ausência de poderes centralizados e permite a construção de uma nova ordem política.

Questão 02 - Geografia - GB - Exercícios - Capítulo 1 - O espaço geográfico brasileiro - BY NC 3.0BR

(Fmp 2017) No mapa abaixo, é exibido o índice de envelhecimento no Brasil.

Disponível em: . Acesso em 2 jul. 2016.

A unidade da federação com o menor índice de envelhecimento exclusivamente em todo o seu território é o estado do:



( a )

Pará. 

( b )

Paraná. 

( c )

Amapá. 

( d )

Tocantins. 

( e )

Maranhão.

Resposta:

Conforme o mapa de envelhecimento de 1991, o Amapá apresenta o menor índice do país, uma vez que todas as regiões de seu território encontram-se na faixa entre 0 e 5%, considerando a legenda do mapa. De modo geral, a região Norte do Brasil apresenta as maiores taxas de natalidade e fecundidade do país.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 8 - Realismo Machadiano - BY NC 3.0BR

(Ufpr 2017) Considere o parágrafo abaixo, extraído do conto “D. Paula”, que integra a coletânea Várias Histórias, de Machado de Assis:

Já se entende que o outro Vasco, o antigo, também foi moço e amou. Amaram-se, fartaram-se um do outro, à sombra do casamento, durante alguns anos, e, como o vento que passa não guarda a palestra dos homens, não há meio de escrever aqui o que então se disse da aventura. A aventura acabou; foi uma sucessão de horas doces e amargas, de delícias, de lágrimas, de cóleras, de arroubos, drogas várias com que encheram a esta senhora a taça das paixões. D. Paula esgotou-a inteira e emborcou-a depois para não mais beber. A saciedade trouxe-lhe a abstinência, e com o tempo foi esta última fase que fez a opinião. Morreu-lhe o marido e foram vindo os anos. D. Paula era agora uma pessoa austera e pia, cheia de prestígio e consideração.

Sobre Várias Histórias, assinale a alternativa correta.



( a )

“D. Paula” e “Entre santos” distinguem-se tematicamente dos demais contos da coletânea por tratarem do adultério feminino, antecipando assim o tema do ciúme de maridos enganados, que apareceria no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

( b )

O encantamento de um adolescente por D. Severina (no conto “Uns braços”) e a história revelada pela sobrinha à tia (em “D. Paula”) perturbam essas mulheres, por acenderem nelas, respectivamente, o desejo e a lembrança de sua realização.

( c )

Nos contos “A Cartomante” e “D. Paula”, o narrador onisciente apresenta em detalhes os acontecimentos passados, dando a conhecer os fatos e o julgamento social sobre eles, permitindo que o leitor antecipe os desdobramentos da trama.

( d )

Os personagens Evaristo (do conto “Mariana”) e D. Paula (do conto homônimo) lembram-se de episódios antigos de suas vidas afetivas. Referindo-se a esses episódios, os contos trazem digressões moralizantes a respeito das virtudes do casamento no século XIX.

( e )

Nos contos desse livro, a moral cristã do século XIX impele as mulheres a viverem “à sombra do casamento”, isto é, distantes de aventuras extraconjugais, satisfeitas com a vida de prestígio e consideração que o matrimônio lhes assegura.

Questão 02 - Biologia - Setor A - Aulas 11 e 12 - Ácidos nucleicos: DNA e RNA - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest‑SP) Bactérias foram cultivadas em um meio nutritivo contendo timina radioativa, por centenas de gerações. Dessa cultura, foram isoladas 100 bactérias e transferidas para um meio sem substâncias radioativas. Essas bactérias sofreram três divisões no novo meio, produzindo 800 bactérias. A análise dos ácidos nucleicos mostrou que, dessas 800 bactérias:



( a )

100 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( b )

200 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( c )

400 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.

( d )

300 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA. 

( e )

50 apresentavam o DNA marcado, mas não o RNA.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Aula 11 - Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UEL-PR – Adaptada) Analise o cladograma a seguir, constituído por onça (Panthera onca), jaguatirica (Leopardus pardalis), puma (Puma concolor), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e gato doméstico (Felis catus).

Com base no cladograma (que relaciona também a filogênese, ou seja, o possível parentesco entre os animais comparados) e nos conhecimentos de sistemática e taxonomia, assinale a alternativa correta.



( a )

Por estar na base, a onça é o ancestral dos felinos apresentados no cladograma. 

( b )

O ancestral imediato do puma e do gato-mourisco é o mesmo do gato doméstico. 

( c )

Ente os felinos do cladograma, o gato doméstico é o mais evoluído.

( d )

O puma e o gato-mourisco são mais próximos filogeneticamente do que a onça e a jaguatirica. 

( e )

O gato-mourisco é o que mais se aproxima filogeneticamente da jaguatirica.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(UCS-RS) Pela teoria da Relatividade Geral de Einstein, quando raios de luz provenientes de um corpo estelar, como estrelas ou galáxias, passam muito próximos de um objeto estelar de grande densidade de massa, esses raios de luz são desviados para um ponto de encontro oposto ao lado em que os raios incidem no objeto. No contexto da óptica, esse objeto de grande densidade de massa estaria fazendo o papel de 



( a )

um espelho plano. 

( b )

um filtro polarizador. 

( c )

uma lente. 

( d )

um espelho côncavo. 

( e )

um espelho convexo.

Questão 02 - Química - Setor A - Aula 11 - Geometria molecular - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O olfato desempenha um papel especial em nossas vidas, ajudando inclusive em nossa sobrevivência. Um odor pode resgatar memórias bem antigas, que podem ser prazerosas ou não, e até mesmo nos alertar de que algo de errado pode acontecer. Podemos, por exemplo, através de nosso olfato, identificar se um alimento está estragado, se há algum vazamento de gás de cozinha em casa ou até mesmo a ocorrência de algum incêndio, pelo cheiro da fumaça.

Estima-se que o ser humano consiga distinguir cerca de 10 000 aromas diferentes. Em um laboratório não se deve cheirar diretamente nenhum material. Se necessário, leve os vapores ao nariz com o auxílio de suas mãos.

De uma maneira simplificada, as partículas responsáveis pelo cheiro, presentes no ar, são captadas por células olfativas receptoras, que, ao serem estimuladas, enviam um sinal ao cérebro, onde será interpretado e associado a algum material ou situação. Esse estímulo pode ocorrer pelo encaixe das partículas de odores com essas células receptoras: moléculas com geometria e propriedades semelhantes devem causar as mesmas sensações. Logo, podemos afirmar que o cheiro está intimamente ligado à forma das moléculas, ou seja, à sua geometria. Dessa forma, as moléculas que devem provocar, ao serem inaladas isoladamente e em concentração adequada, sensações semelhantes são 



( a )

NH3 e HCℓ

( b )

H2O e O3 

( c )

CH4 e SO2 

( d )

N2 e NH3 

( e )

HCℓ e HBr

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

Uma bola de futebol sofre uma grande deformação no momento do chute ou do cabeceio.

Considere que seu volume seja de 5 L e ela esteja a uma pressão de 1 atm. Admitindo que a temperatura não varie em tal situação, a pressão em seu interior, caso seu volume se reduza para 4 L no momento da cabeçada, será igual a:



( a )

0,8 atm 

( b )

0,9 atm 

( c )

1,1 atm  

( d )

1,2 atm 

( e )

1,25 atm

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir. O texto I é um dos mais conhecidos sonetos de Luís de Camões. O texto II, de Gregório de Matos, faz referência a uma fidalga portuguesa vinda da Índia, da qual se aproximaram os rapazes da nobreza – mais interessados no dinheiro da moça que em suas virtudes. Um religioso, Frei Tomás, intervém e determina que ela se case com um “vilão”, isto é, um homem de condição inferior. Com isso, a moça seria rebaixada socialmente, deixando de ser alvo de interesse da nobreza.

Texto I

Sete anos de pastor Jacob servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; mas não servia ao pai, servia a ela, e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia, passava, contentando-se com vê-la; porém o pai, usando de cautela, em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos lhe fora assim negada a sua pastora, como se a não tivera merecida; Começa de servir outros sete anos, dizendo: – Mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida!

CAMÕES, Luís de. In: . Sonetos. Disponívelem: . Acesso em: 22 dez. 2016.

Texto II

Sete anos a Nobreza da Bahia Serviu a uma Pastora Indiana, e bela, Porém serviu a Índia, e não a ela. Que à Índia só por prêmio pretendia. Mil dias na esperança de um só dia Passava contentando-se com vê-la: Mas Fr. Tomás usando de cautela, Deu-lhe o vilão, quitou-lhe a fidalguia. Vendo o Brasil, que por tão sujos modos Se lhe usurpara a sua Dona Elvira, Quase a golpes de um maço, e de uma goiva: Logo se arrependeram de amar todos, E qualquer mais amara, se não fora Para tão limpo amor tão suja Noiva.

MATOS, Gregório de. In: . Obra poética.2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. p. 678.

maço: espécie de martelo. goiva: ferramenta utilizada por artesãos; nas armas de fogo, era o instrumento usado para limpar o orifício onde se colocava a pólvora.

Há uma relação entre os dois textos, na medida em que: 



( a )

o que é seriedade e elevação em I, torna-se rebaixamento cômico em II. 

( b )

o texto II retoma as mesmas ideias do texto I, aplicando-as à religião. 

( c )

ambos tratam da perenidade da relação amorosa. 

( d )

tanto o texto I quanto o II apresentam traços satíricos. 

( e )

os dois textos se referem ao mesmo episódio histórico.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Textos para a questão

Texto I

A cabeça de Davi, de Michelangelo. In:CLARK, Kenneth. Civilização. SãoPaulo/Brasília: Martins Fontes/UnB, 1980. p. 84.

Texto II​

O Davi de Michelangelo tem uma expressão desconhecida na escultura até então. [...] O Davi de Michelangelo é heroico. Possui um tipo de consciência que surge com o Renascimento [...]: a capacidade de enfrentar os desafios da existência.

ARAÚJO, Olívio. In: GRAÇA PROENÇA. História da arte. São Paulo: Ática, 2001. p. 91.

(UFSM-RS) A consciência expressa pelo Davi de Michelangelo relaciona-se com: 



( a )

a expansão europeia pela América, África e Ásia e a implantação do sistema de livre-comércio. 

( b )

a crise da Igreja de Roma devido à imoralidade do clero e à afirmação da dimensão sagrada do homem. 

( c )

os novos valores referentes à afirmação da excelência humana, bem como com as realizações materiais da nascente burguesia comercial. 

( d )

a crise do Estado Absolutista e com o surgimento do Estado Liberal e a preocupação deste com a felicidade humana. 

( e )

as novas descobertas e invenções científicas e tecnológicas, assim como com o final de disputas bélicas entre os Estados europeus.​

Questão 02 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

(Enem)

Na figura acima, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimão é igual a



( a )

1,8 m.

( b )

1,9 m. 

( c )

2,0 m. 

( d )

2,1 m. 

( e )

2,2 m.

Questão 02 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 3 - Liberdade estética - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O poeta Antônio Carlos de Brito (1944-1987), conhecido como Cacaso, pertenceu a uma geração de poetas que, nos anos 1970, lançava seus livros em produções artesanais, distantes das grandes editoras – a chamada Geração Mimeógrafo ou Poesia Marginal. Leia um de seus poemas.

happy end

o meu amor e eu nascemos um para o outro

agora só falta quem nos apresente

CACASO. In: CACASO. Lero-lero (1967-1985). Rio de Janeiro: 7 Letras; São Paulo: Cosac Naify, 2002. p. 114.

Qual é a ironia contida no título do poema?

Resposta:

Você pode estender o trabalho com o texto e conduzi-lo até o estabelecimento de uma relação intertextual. A proposta é fazer com que os alunos entrem em contato com concepções consagradas de expressão amorosa (happy end, nascemos um para o outro) abordadas de forma a relativizá-las.

A expressão inglesa happy end significa “final feliz” e geralmente está associada à realização amorosa entre casais apaixonados. O poema de Cacaso, no entanto, admite esse final apenas como possibilidade, pois o final da história de amor entre o enunciador e seu amor só será feliz se eles chegarem a se conhecer.

Questão 02 - Literatura - Literatura e liberdade - Módulo 4 - Utopias e distopias - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir para responder.

Texto I

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

ORWELL, George. A revolução dos bichos. Trad. Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Texto II

Ninguém ouvia o que o Grande Irmão estava dizendo. Eram apenas algumas palavras de estímulo, o tipo de palavras pronunciadas no fragor da batalha, impossíveis de distinguir isoladamente, mas que restauram a confiança pelo mero fato de serem ditas. Em seguida o rosto do Grande Irmão se esfumou outra vez e os três slogans do Partido, em letras maiúsculas, ocuparam seu lugar.

GUERRA É PAZ LIBERDADE É ESCRAVIDÃO IGNORÂNCIA É FORÇA

ORWELL, George. 1984. Trad. Heloisa Jahn e Alexandre Hubner. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 

Tanto a obra A revolução dos bichos (1945) como 1984 (1949) são exemplos notórios da literatura distópica desenvolvida no complexo contexto político-ideológico do século XX, que envolveu o declínio do comunismo soviético e o crescimento do nazifascismo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial. 1984 nos mostra uma realidade totalitária, na qual uma entidade conhecida como Big Brother (Grande Irmão) concentra toda a autoridade, observando e controlando todos os aspectos da sociedade e de seus indivíduos. Com base nos fragmentos anteriores e em seus conhecimentos sobre literatura distópica, responda:

Resposta:

a) A utopia discorre sempre sobre um lugar idílico, no qual inexistem conflitos e a igualdade entre os homens é a norma. Já numa distopia, os ideais de justiça e igualdade continuam presentes, no entanto, estão muito distantes da possibilidade de concretização. Nas distopias, os discursos e as intenções utópicas se traduzem em um pesadelo político totalitário. É possível ver isso na inversão dos valores mostrados nos dois trechos. No primeiro, ao constatar que alguns animais são mais iguais que outros, o slogan reduz a noção de igualdade a uma mera questão retórica. No segundo trecho, os três slogans do Partido associam valores a seus opostos, normalizando certas incongruências em nome da conveniência política do Grande Irmão e do partido.

b) Orwell produziu seus livros dialogando diretamente com a situação política do mundo em sua época. Observando como algumas ideologias aparentemente utópicas se traduziram em realidades totalitárias, ele deu ênfase especial ao caso soviético, em que a promessa de justiça social e igualdade resultou na barbárie stalinista.

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 1 - O Início do Brasil Português - BY NC 3.0BR

(UNESP)

Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa. Mar Português. Obra poética, 1960. Adaptado.)

Entre outros aspectos da expansão marítima portuguesa a partir do século XV, o poema menciona:



( a )

o sucesso da empreitada, que transformou Portugal na principal potência europeia por quatro séculos. 

( b )

o reconhecimento do papel determinante da Coroa no estímulo às navegações e no apoio financeiro aos familiares dos navegadores. 

( c )

a crença religiosa como principal motor das navegações, o que justifica o reconhecimento da grandeza da alma dos portugueses.

( d )

a percepção das perdas e dos ganhos individuais e coletivos provocados pelas navegações e pelos riscos que elas comportavam. 

( e )

a dificuldade dos navegadores de reconhecer as diferenças entre os oceanos, que os levou a confundir a América com as Índias.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 5 - Baixa Idade Média II - BY NC 3.0BR

(UPF) Na Europa Ocidental, a denominada “crise do século XIV” caracterizou-se por um conjunto de fatores marcados por péssimas colheitas, fome, epidemias, rebeliões camponesas e guerras. Dentre as alternativas, assinale aquela que indica as consequências desses fatores.



( a )

Aumento da população das cidades, onde os índices de mortalidade eram menores do que no campo. 

( b )

Diminuição das taxas e obrigações senhoriais que recaíam sobre os servos e que levaram à adoção, nos senhorios feudais, da escravidão de africanos. 

( c )

Fortalecimento das instituições medievais, principalmente no que concerne ao caráter internacional das universidades. 

( d )

Abalo do sistema feudal, provocando uma acentuada queda demográfica, num processo inverso ao da expansão verificada entre os séculos XI e XIII. 

( e )

Enfraquecimento geral da cristandade, sobretudo na península Ibérica, o que permitiu uma nova ofensiva islâmica na região.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 4 - Baixa Idade Média I - BY NC 3.0BR

(UEM) As Cruzadas foram expedições de caráter militar e religioso organizadas pela Igreja Católica. O termo “cruzada” é uma referência aos trajes usados pelos participantes, que traziam em suas vestimentas uma cruz vermelha bordada na altura do peito, simbolizando a relação do homem com Deus.

Sobre os objetivos das Cruzadas, assinale o que for correto.

01) Isentar os servos do pagamento da corveia (prestação de trabalho gratuito) aos senhores feudais.

02) Conquistar os territórios americanos recém-descobertos por Cristóvão Colombo para realizar a catequização das populações indígenas.

04) Expulsar os muçulmanos de Jerusalém, cidade considerada pelos cristãos como Terra Santa, já que foi nesta cidade que Jesus Cristo foi crucificado e sepultado.

08) Restituir a unidade cristã nas terras do Império Bizantino e ampliar o poder, naquela região, da Igreja Católica, já que estava enfraquecido pela fundação da Igreja Ortodoxa.

16) Perseguir os cátaros ou albigenses que viviam em território francês, mas mantinham autonomias política e religiosa.

Resposta:

04 + 08 + 16 = 28

Questão 02 - Língua Inglesa - Setor Único - Exercícios - Capítulo 6 - Text Comprehension; Past Perfect - BY NC 3.0BR

BENJAMIN FRANKLIN (1706 - 1790)

Benjamin Franklin was born in Boston, on January 17, in 1706, the youngest of seventeen children. His formal education ended at the age of ten, when he left school to study his father's business, making soap and candles. Benjamin disliked this occupation and, in 1718, he went to work with his brother James, a Boston printer. There he became fascinated with books and he taught himself arithmetic, philosophy as well as several foreign languages. He also became a skilled printer. Finally, he left James’ printing shop to work independently in Philadelphia. A year later the Governor of Pennsylvania sent him to England to buy printing equipment. Franklin enjoyed living in London and he stayed there, working as sprinter for more than a year.

Franklin returned to Philadelphia in 1728, became a successful printer and publisher, and retired at the age of 42. Franklin was also interested in government. He was a very practical man. He proposed the rst re department, the rst police force and the rst public library in the American colonies. He also founded the American Philosophical Society and helped to found the University of Pennsylvania. Probably, however, Franklin is most famous today for his inventions, especially the lightning conductor. In a very dangerous experiment using a kite with a key attached to it, he established that lightning is electricity. As a result of this, and of his publication ‘Experiments and Observations on Electricity’, Franklin became famous in Europe and America. He invented many other things, including bifocal spectacles and a special kind of stove called the Franklin stove

From: R. Rossner, P. Shaw, J. Shepherd, J. Taylor

Glossário: was born (to be born): nasceu left (to leave): deixou business: atividade soap: sábio candle: vela printer: impressor taught: (to teach) – ensinar as well as: bem como foreign: estrangeiras skilled: habilidoso printing shop: gráfica sent (to send): mandar enjoyed(to enjoy): gostar successful: bem sucedido publisher: editor retired (to retire): aposentar-se fire department: corpo de bombeiros library: biblioteca lightning conductor: para-raios dangerous: perigoso kite: pandorga key: chave attached: (to attach) – ligar spectacles: óculos stove: fogão

According to the text, which statements are true (T) and which are false (F).

1. Franklin had sixteen brothers and sisters.

2. Franklin’s sisters and brothers were all younger than him.

3. He became a printer like his brother James.

4. Franklin proposed the first public library in the American colonies.

5. He worked for the first fire department in America.

Choose the correct sequence from the top to the bottom: 



( a )

T – F – T – T – F 

( b )

F – T – T – F – T

( c )

F – F – T – T – T 

( d )

T – T – F – F – T 

( e )

F – T – F – T – T

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 5 - Economia e Sociedade Mineradora - BY NC 3.0BR

(FAMERP) A descoberta de ouro, no Brasil do século XVII, provocou, entre outros: 



( a )

a formação de núcleos populacionais no interior da colônia e o pagamento, por Portugal, de parte das dívidas com a Inglaterra. 

( b )

o fim da economia agrícola monocultora e a clara diferenciação em relação às áreas de colonização espanhola na América. 

( c )

o início do extrativismo na colônia e a exploração dos metais nobres brasileiros por multinacionais inglesas e norte-americanas. 

( d )

o desenvolvimento de ampla produção agrícola na região das Minas e a autossuficiência alimentar das áreas mineradoras. 

( e )

a implantação de vasta rede de transportes na região das Minas e o rápido escoamento do ouro na direção dos portos do Nordeste.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas