Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Física - Unidade 2 - Capítulo 3 - Pressão - Exercícios - BY NC 3.0BR

Um elefante tem massa igual a 6 toneladas, e cada uma de suas patas, a superfície de apoio de 750 cm2 . Uma bailarina tem massa de 50 kg e apoia-se sobre a ponta de um pé, sendo sua superfície de apoio de 5 cm2 . Qual a relação entre as pressões que a bailarina e o elefante exercem sobre seus apoios?

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 4 - Sujeito e predicado: manobras de construção de sentidos no texto - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unesp-Adaptada) Leia o que preceitua Celso Cunha sobre o sujeito indeterminado:

Algumas vezes o verbo não se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ação, ou por não haver interesse no seu conhecimento. Dizemos, então, que o sujeito é indeterminado.

Nova gramática do Português contemporâneo

Observe, agora, o trecho a seguir:

Chegaram alguns homens e levaram o nosso pai e a nossa mãe. Alegaram problemas de segurança nacional. Mataram os nossos sonhos e as nossas esperanças, e ficamos órfãos de pais vivos. Dizem que a esperança é a última que morre. Acho que, para nós, foi a primeira a se ausentar.

L. C. Oliveira

Segundo o que preceitua Celso Cunha, o sujeito é indeterminado, no trecho dado, na oração construída com a forma verbal:



( a )

chegaram.

( b )

alegaram.

( c )

mataram.

( d )

ficamos.

( e )

dizem.

Questão 02 - Matemática - Unidade 9 - Capítulo 2 - Sistemas lineares e matrizes - Exercícios - BY NC 3.0BR

(CPCAR-MG) O dono de uma loja de produtos seminovos adquiriu, parceladamente, dois eletrodomésticos. Após pagar  do valor dessa compra, quando ainda devia R$ 600,00 resolveu revendê-los.

Com a venda de um dos eletrodomésticos, ele conseguiu um lucro de 20% sobre o custo, mas a venda do outro eletrodoméstico representou um prejuízo de 10% sobre o custo. Com o valor total apurado na revenda, ele pôde liquidar seu débito existente e ainda lhe sobrou a quantia de R$ 525,00.

A razão entre o preço de custo do eletrodoméstico mais caro e o preço de custo do eletrodoméstico mais barato, nessa ordem, é equivalente a:



( a )

5

( b )

4

( c )

3

( d )

2

Questão 02 - Matemática - Unidade 9 - Capítulo 1 - Matrizes - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Cinco amigos A1, A2, A3, A4, A5 viajaram juntos num fim de semana e, durante a viagem, as despesas foram divididas igualmente entre eles. Entretanto, para facilitar o troco, algumas vezes um emprestava dinheiro para o outro.

Considere que nas matrizes S e D abaixo, estão registrados os valores, em reais, que cada um emprestou para o outro no sábado e no domingo, respectivamente, sendo que o elemento da linha i e da coluna j representa o que o amigo Ai emprestou ao amigo Aj nesse dia, com i e j variando de 1 a 5.

Ao final da viagem, o amigo A4 ainda devia aos demais amigos, em reais, a quantia de



( a )

10.

( b )

15.

( c )

31.

( d )

41.

( e )

72.

Questão 02 - Química - Capítulo 4 - Termoquímica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFPEL-RS)

Por conter todos os nutrientes que o organismo humano necessita, o leite pode ser considerado um alimento completo (seria ideal se os contivesse nas quantidades necessárias). Isso torna importante o conhecimento de sua composição, dada pela tabela a seguir:

* No leite são encontradas as principais vitaminas conhecidas.

Além de cálcio e fósforo, importantes na formação de ossos e dentes, no leite existem cloro, potássio, sódio, magnésio, ferro, alumínio, bromo, zinco e manganês, formando sais orgânicos e inorgânicos. A associação entre esses sais e as proteínas do leite é um fator determinante da estabilidade das caseínas – o fosfato de cálcio, inclusive, faz parte da estrutura das micelas de caseína.

O leite, ao sair do úbere, é ligeiramente ácido, e sua acidez tende a aumentar, principalmente, devido à ação de enzimas microbianas, que transformam a lactose em ácido lático. Logo, a determinação da acidez de um leite serve para avaliar o seu estado de conservação (fermentação).

O leite, proveniente de diversas fontes, tem um pH médio de 6,7 a 20 °C ou 6,6 a 25 °C e apresenta considerável efeito tampão, especialmente em pH entre 5 e 6, em razão da presença de CO2, proteínas, citratos, lactatos e fosfatos. Uma propriedade importante utilizada no combate à fraude do leite é a sua densidade, que varia entre 1,023 g/mL e 1,040 g/mL a 15 °C, com um valor médio de 1,032 g/mL.

SILVA, P. H. Fonseca da. Leite, aspectos de composição e propriedades. In: Química Nova na Escola. n. 6, nov. 1997. Texto adaptado.

A partir da composição do leite, sabendo a contribuição calórica dos principais nutrientes na dieta por grama ingerido (gordura: 9,0 kcal/g; proteína: 5,2 kcal/g; carboidrato: 4,0 kcal/g) e considerando que apenas esses sejam fornecedores de energia, o número de kcal existentes em um copo de leite (supondo-se esse com 250 g do produto) é, aproximadamente:



( a )

704 kcal

( b )

176 kcal

( c )

184,5 kcal

( d )

738 kcal

( e )

186,7 kcal

Questão 02 - História - Capítulo 5 - Independências na América - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Ibmec) Ao longo do século XIX as colônias espanholas obtiveram as suas independências, resultado principalmente:



( a )

do apoio decisivo, inclusive militar, que receberam da França. 

( b )

da aliança entre criollos e chapetones, fundamental para enfrentar a resistência espanhola. 

( c )

da manutenção da escravidão, eliminando um fator de apoio à política espanhola no continente. 

( d )

do apoio da Igreja, descontente com a adesão espanhola ao movimento reformista. 

( e )

da insatisfação geral causada, especialmente junto à elite, da manutenção do Pacto Colonial.

Questão 02 - Física - Unidade 1 - Capítulo 3 - Choques - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Numa colisão unidimensional parcialmente elástica, um corpo A, de massa m, que se movimenta a uma velocidade V, transfere metade de sua energia cinética para outro corpo B, de massa m/2, que estava inicialmente em repouso. A velocidade do corpo B, imediatamente após a colisão, é:



( a )

V

( b )

( c )

( d )

( e )

2V

Questão 02 - Física - Unidade 5 - Capítulo 3 - Força elétrica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-MG – Adaptada) Duas cargas elétricas puntiformes são separadas por uma distância de 4,0 cm e se repelem mutuamente com uma força de 3,6 · 10-5 N. Se a distância entre as cargas for aumentada para 12,0 cm, a força entre as cargas passará a ser de:



( a )

1,5 · 10-6 N

( b )

4,0 · 10-6 N

( c )

1,8 · 10-6 N

( d )

7,2 · 10-6 N

( e )

3,6 · 10-6 N

Questão 02 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 3 - A circunferência no plano cartesiano - Exercícios - BY NC 3.0BR

Considere as cinco afirmações a seguir.

I. A circunferência de equação (x - 1)2 + (y - 1)2 = 4 tem centro no ponto (1, 1) e raio de medida 2.

II. A circunferência de equação (x + 2)2 + (y - 1)2 = 1 tem centro no ponto (2, -1) e raio de medida 1.

III. A circunferência de equação x2 + (y + 3)2 = 16 tem centro no ponto (0, -3) e raio de medida 4.

IV. A circunferência de equação (x + 2)2 + y2 = 36 tem centro no ponto (-2, 0) e raio de medida 6.

V. A circunferência de equação x2 + y2 =  tem centro no ponto (0, 0) e raio de medida .

O número de afirmações verdadeiras é: 



( a )

( b )

( c )

( d )

1

( e )

0

Questão 02 - Biologia - Capítulo 22 - Angiospermas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Gimnospermas e angiospermas são os grupos de plantas mais complexos do reino vegetal. Elas têm em comum:



( a )

ovários.

( b )

óvulos.

( c )

pistilos.

( d )

pétalas.

( e )

sépalas.

Questão 02 - História - Capítulo 4 - Criação da Ordem Liberal - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UERN – Adaptada)

Hino da França – A Marselhesa (tradução)

Avante, filhos da Pátria, O dia da Glória chegou. Contra nós, a tirania O estandarte encarnado se eleva! Ouvis nos campos rugirem Esses ferozes soldados? Vêm eles até nós Degolar nossos filhos, nossas mulheres. Às armas cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchemos, marchemos Nossa terra do sangue impuro se saciará.

Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2015.

O hino da Revolução Francesa, que mais tarde se tornaria o hino da França, reflete muito do espírito de luta e sede de mudança que se expandiu principalmente entre 



( a )

os clérigos e nobres, que procuravam manter os privilégios de que gozavam, principalmente em relação aos impostos.

( b )

os burgueses que, em muitos casos, apesar de possuírem condições econômicas, não possuíam a participação política desejada.

( c )

os camponeses, que pretendiam romper de vez com os laços escravistas que ainda ditavam as relações de trabalho na França.

( d )

os representantes do proletariado em ascensão na França que, apesar de ter uma indústria incipiente, começava o processo de Revolução Industrial.

( e )

os sans-culottes, interessados na superação da ordem burguesa e implementação do liberalismo.

Questão 02 - Física - Unidade 5 - Capítulo 4 - Campo elétrico - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEA-AM) Duas cargas elétricas puntiformes, Q e q, sendo Q positiva e q negativa, são mantidas a certa distância uma da outra, conforme mostra a figura.

A força elétrica F, que a carga negativa q sofre, e o campo elétrico E, presente no ponto onde ela é fixada, estão corretamente representados por:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Física - Unidade 8 - Capítulo 1 - As variáveis de estado de um gás ideal - Exercícios - BY NC 3.0BR

Ainda hoje empregamos a energia térmica como fonte energética para diversos usos. O esquema a seguir ilustra o funcionamento de uma usina termoelétrica.

Nessas usinas, o combustível é queimado a fim de transformar certa massa de água em vapor, que é confinado em um reservatório para elevar sua pressão. O combustível normalmente empregado é de origem fóssil, cuja combustão gera gases de efeito estufa. Após atingir certa pressão, o vapor é então liberado, a fim de colidir contra as pás de um gerador ou turbina (esse gerador é como se fosse um gigantesco ímã.). É possível notar que parte da energia térmica é convertida em energia cinética. É no gerador que ocorre a transformação de energia mecânica em energia elétrica.

Resumindo, de forma simplificada, na usina termoelétrica, as transformações de energia são:



( a )

Energia térmica → energia mecânica → energia elétrica 

( b )

Energia elétrica → energia mecânica → energia térmica 

( c )

Energia mecânica → energia térmica → energia elétrica 

( d )

Energia térmica → energia elétrica → energia mecânica 

( e )

Energia nuclear → energia mecânica → energia elétrica

Questão 02 - Física - Unidade 5 - Capítulo 1 - Introdução à Eletricidade - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-PR) Vários processos físicos envolvem transformações entre diferentes formas de energia. Associe as duas colunas e assinale a alternativa que indica corretamente as associações entre elas:

Dispositivo mecânico ou gerador:

1. Pilha de rádio

2. Gerador de usina hidrelétrica

3. Chuveiro elétrico

4. Alto-falante

5. Máquina a vapor

Transformação de tipo de energia:

a. Elétrica em mecânica

b. Elétrica em térmica

c. Térmica em mecânica

d. Química em elétrica

e. Mecânica em elétrica



( a )

1-d, 2-e, 3-b, 4-a, 5-c

( b )

1-d, 2-a, 3-b, 4-e, 5-c

( c )

1-b, 2-e, 3-d, 4-a, 5-c

( d )

1-d, 2-b, 3-c, 4-a, 5-e

( e )

1-b, 2-a, 3-d, 4-e, 5-c

Questão 02 - Biologia - Capítulo 14 - Fisiologia da circulação - Exercícios - BY NC 3.0BR

No sistema circulatório fechado, o sangue permanece no interior dos vasos sanguíneos. A respeito desses vasos, é correto dizer que: 



( a )

as artérias possuem pequeno calibre e levam sangue do corpo para o coração. 

( b )

as trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos ocorrem através dos capilares.

( c )

as veias apresentam grande calibre e pulsam para auxiliar o retorno do sangue ao coração. 

( d )

as artérias apresentam parede relativamente fina quando comparadas à das veias. 

( e )

as paredes das artérias, veias e capilares são constituídas por três camadas de tecidos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 1 - Textos temáticos e figurativos - Exercícios - BY NC 3.0BR

O texto reproduzido a seguir (extraído do 18º Anuário de Criação CCSP 1993, página 113) é uma publicidade do jornal Notícias Populares.

Certos veículos da nossa imprensa são conhecidos por suas manchetes cheias de efeito. O livro Branca de Neve e os sete anões, por exemplo, dos irmãos Grimm, poderia ser anunciado de acordo com o texto acima. Sobre esse texto é correto apenas um dos comentários que seguem.



( a )

Figuras chocantes apelam para o tema do sensacionalismo. 

( b )

Palavras concretas são usadas para protestar contra o terror que os contos de fada espalham entre as crianças.

( c )

A publicidade contém um alerta contra leituras que exploram o tema do medo e da tensão.

( d )

Por meio de um pequeno texto dominantemente temático, a publicidade se aproveita do sucesso de um conto de fadas para fazer propaganda de um jornal.

( e )

A publicidade quer dizer que o estilo literário do jornal Notícias Populares é igual ao dos irmãos Grimm.

Questão 02 - Física - Unidade 5 - Capítulo 2 - Mecanismos de eletrização - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Um aluno recebe um bastão de vidro e um pedaço de seda para realizar uma demonstração de eletrização por atrito. Após esfregar a seda no bastão, o aluno constata que a parte atritada do bastão ficou carregada positivamente.

Nesse caso, durante o processo de atrito, cargas elétricas:



( a )

positivas foram transferidas da seda para o bastão.

( b )

negativas foram transferidas do bastão para a seda.

( c )

negativas foram repelidas para a outra extremidade do bastão.

( d )

negativas foram destruídas no bastão pelo calor gerado pelo atrito.

( e )

positivas foram criadas no bastão pelo calor gerado pelo atrito.

Questão 02 - História - Capítulo 2 - Crise do Antigo Sistema Colonial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ESPM-SP)

Em 1759, os jesuítas foram expulsos de Portugal e do Brasil pelo marquês de Pombal. Nas reformas pombalinas, a expulsão dos jesuítas foi capítulo dos mais dramáticos, ousados e radicais, demonstrando até que ponto se reafirmava a soberania do Estado português na colônia.

LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora 34, 2008.

Os problemas em questão têm por origem o seguinte:



( a )

Pombal acusava a Companhia de Jesus de formar um verdadeiro Estado dentro do Estado e resistir ao poder do rei;

( b )

Pombal condenava o monopólio do comércio de escravos africanos pela Companhia de Jesus;

( c )

Pombal se ressentiu da recusa por parte da Companhia de Jesus de participar da colonização do estado do Grão-Pará e Maranhão;

( d )

Pombal rompeu com os jesuítas após a Companhia de Jesus apresentar uma decidida condenação ao tráfico negreiro praticado pelo governo português;

( e )

Os jesuítas apoiavam as pretensões espanholas nas negociações dos tratados de limites ocorridos no século XVIII.

Questão 02 - Física - Unidade 6 - Capítulo 1 - Eletrodinâmica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza: 



( a )

vetorial, porque a ela sempre se associa um módulo, uma direção e um sentido. 

( b )

escalar, porque é definida pela razão entre grandezas escalares: carga elétrica e tempo. 

( c )

vetorial, porque a corrente elétrica se origina da ação do vetor campo elétrico que atua no interior do condutor. 

( d )

escalar, porque o eletromagnetismo só pode ser descrito por grandezas escalares. 

( e )

vetorial, porque as intensidades das correntes que convergem em um nó sempre se somam vetorialmente.

Questão 02 - História - Capítulo 3 - A Revolução Industrial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

[...] Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes [...].

SMITH, Adam. A riqueza das nações: Investigação sobre a sua natureza e suas causas [1776]. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. 1.

Jornal do Brasil, 19 fev. 1997.​

A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.

II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.

III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas



( a )

I está correta. 

( b )

II está correta.

( c )

III está correta.

( d )

I e II estão corretas.

( e )

I e III estão corretas.

Questão 02 - História - Capítulo 10 - O fim do século XIX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRRJ – Adaptada) Observe os dados da tabela a seguir.

Com base nesses dados, pode-se afirmar que:



( a )

o processo de urbanização no século XIX tem relação direta com a Primeira Revolução Industrial, marcada pela adoção da máquina a vapor e mecanização da agricultura. 

( b )

o crescimento do número de cidades com mais de 50 mil pessoas nos Estados Unidos, país muito pouco industrializado, é uma consequência direta da crise relacionada às importações. 

( c )

o crescimento do número de cidades com mais de 50 mil habitantes tem relação direta com o processo de industrialização.

( d )

o aumento da urbanização esteve relacionado à manutenção do êxodo rural em função da manutenção do processo de cercamentos. 

( e )

a crescente urbanização estava relacionada ao desenvolvimento do setor têxtil, que provocava a desmontagem do sistema agrícola europeu.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 3 - Artigos; editoriais e resenhas: variações dissertativas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Saúde não é negócio

Como maior complexo hospitalar filantrópico da América Latina, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo atende mais de 10 mil pessoas por dia e 3,5 milhões anualmente.

Nos últimos seis anos, abraçamos o desafio de modernizá-la, ampliando os atendimentos e aprimorando a qualidade dos serviços. Fico orgulhoso em dizer que conseguimos.

A Santa Casa registrou salto de 63% no número de atendimentos entre 2007 e 2013 e de 86% na quantidade de exames no mesmo período. O número de unidades assistenciais triplicou, chegando a 39, e foram implantados serviços essenciais, como o Banco de Leite e a Unidade de Tratamento de Dor e Medicina Paliativa Infantil.

Outras áreas fundamentais tiveram completa modernização na infraestrutura, como a UTI e a unidade de diálise. Cerca de R$ 224 milhões foram investidos.

Sabemos que a Irmandade foi fundada para ser uma obra de caridade. Ela nunca foi nem pode se transformar em um negócio. É uma instituição privada filantrópica e sem fins lucrativos. Sua única vocação é a de atender a demanda pública por saúde. Por esses motivos, esta gestão fez uma opção: dar continuidade a essa missão humanitária acima de qualquer coisa. […]

ABDALLA, Kalil Rocha. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2016.

Embora assentado em dados objetivos, como é esperado nesse gênero de texto, o artigo de Kalil Rocha Abdalla, ex-provedor da Santa Casa de São Paulo:



( a )

contém marcas de subjetividade, que podem aparecer nesse gênero textual. 

( b )

vale-se apenas da função referencial ou informativa da linguagem. 

( c )

adota a emoção para persuadir os leitores, que estão demarcados no texto. 

( d )

promove uma reflexão metalinguística sobre a saúde pública do Brasil. 

( e )

usa a função apelativa da linguagem para provar que saúde não é negócio.

Questão 02 - Biologia - Capítulo 13 - Fisiologia da digestão - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fatec-SP) Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como verduras, legumes, frutas e cereais integrais.

A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque



( a )

estimula a produção de enzimas gástricas. 

( b )

facilita a ação da bile na digestão das proteínas. 

( c )

fornece a energia necessária às atividades vitais.

( d )

acelera a passagem do bolo fecal pelo intestino. 

( e )

permite a absorção da celulose pelo corpo.​

Questão 02 - Biologia - Capítulo 17 - Sistema nervoso - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.

III. O impulso se propaga pelo axônio.

IV. O impulso se propaga pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos? 



( a )

V – III – I – IV – II 

( b )

I – IV – V – III – II 

( c )

I – IV – III – II – V 

( d )

II – I – IV – III – V 

( e )

II – III – I – IV – V

Questão 02 - Biologia - Capítulo 21 - Gimnospermas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Uma das características que as plantas apresentam que reduz a perda de água para a atmosfera é a presença de: 



( a )

vasos condutores de seiva.

( b )

cloroplastos.

( c )

gametas masculinos flagelados.

( d )

tecidos verdadeiros.

( e )

cutícula sobre as folhas.

Questão 02 - História - Capítulo 7 - Desenvolvimento e crítica do pensamento liberal no século XIX - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uncisal – Adaptada) O desenvolvimento das ideias socialistas no século XIX está relacionado com a: 



( a )

vitória que as classes operárias obtiveram nas revoluções do século XVIII. 

( b )

disseminação dos argumentos apresentados pelos pensadores liberais contra a injustiça social e a propriedade. 

( c )

formação de grandes concentrações operárias urbanas, em condições precárias, como consequência da Revolução Industrial. 

( d )

pregação feita por inúmeros empresários em nome da solidariedade e da justiça social para os trabalhadores. 

( e )

política desenvolvida inicialmente por diversos governos no sentido de aproveitar o potencial revolucioná- rio da classe operária.

Questão 02 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 4 - Áreas no plano cartesiano - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Um triângulo tem vértices P = (2, 1), Q = (2, 5) e R = (x0, 4), com x0 > 0. Sabendo-se que a área do triângulo é 20, a abscissa x0 do ponto R é: 



( a )

( b )

( c )

10 

( d )

11 

( e )

12

Questão 02 - Biologia - Capítulo 19 - Ciclos de vida - Exercícios - BY NC 3.0BR

As algas podem produzir esporos e gametas. Para diferenciá-los, podemos considerar que: 



( a )

gametas são haploides e os esporos são diploides. 

( b )

somente os gametas são produzidos por meiose. 

( c )

gametas são diploides e os esporos são haploides. 

( d )

somente esporos geram descendentes. 

( e )

esporos originam descendentes haploides.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e texto - Capítulo 6 - Argumentação: recursos de persuasão - Exercícios - BY NC 3.0BR

Sabe-se que argumento não é prova de verdade, mas um recurso de linguagem destinado a persuadir o interlocutor a crer no que ele diz e fazer o que ele propõe. Observe o anúncio reproduzido a seguir, extraído do jornal O Estado de S. Paulo.

Sobre esse anúncio pode-se afirmar:

I. A escolha da palavra camarote em lugar de varanda e a foto da vista da paisagem têm evidente intenção argumentativa.

II. A expressão antes do pedágio, em negrito e entre parênteses, funciona como um argumento a mais para persuadir o leitor a comprar terreno no local.

III. O fato de haver rodovia duplicada até o empreendimento vem graficamente destacado como um argumento relevante, entre outros explorados no texto.

É(São) correto(s): 



( a )

apenas I. 

( b )

apenas II. 

( c )

apenas III. 

( d )

apenas I e II. 

( e )

I, II e III.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Capítulo 1 - A estética realista - Exercícios - BY NC 3.0BR

[...] e tudo ficou sob a guarda de Dona Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa.

Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu. Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, é certo que não levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses; falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às vezes triste. Eu queria angariá-la, e não me dava por ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolência, depois a confiança. Quando obtive a confiança, imaginei uma história patética dos meus amores com Virgília, um caso anterior ao casamento, a resistência do pai, a dureza do marido, e não sei que outros toques de novela. Dona Plácida não rejeitou uma só página da novela; aceitou-as todas. Era uma necessidade da consciência. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos três juntos diria que Dona Plácida era minha sogra.

Não fui ingrato; fiz-lhe um pecúlio de cinco contos, — os cinco contos achados em Botafogo, — como um pão para a velhice. Dona Plácida agradeceu-me com lágrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites, diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo.

Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.

(Fuvest-SP) A expressão que retrata de modo mais depreciativo o comportamento de Dona Plácida é:



( a )

“farejara”.

( b )

“doía”.

( c )

“tinha nojo”.

( d )

“não levantou os olhos”.

( e )

“falava-me [...], carrancuda”.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas