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Reescreva as frases a seguir, colocando o pronome oblíquo átono em acordo com a norma-padrão.
a) Por favor, mantenha informado-me sobre os acontecimentos.
b) No calor da discussão ele manterá-se calmo e falará em voz baixa.
c) O garoto foi mal na prova porque confundiu-se em muitas questões.
d) Todos já haviam falado-lhe sobre a importância do respeito mútuo.
e) Quem poderia-me oferecer ajuda?
f) A máquina foi colocada em seu lugar depois que consertaram-na.
a) Por favor, mantenha-me informado sobre os acontecimentos.
b) No calor da discussão ele se manterá calmo e falará em voz baixa.
c) O garoto foi mal na prova porque se confundiu em muitas questões.
d) Todos já lhe haviam (lhe) falado sobre a importância do respeito mútuo.
e) Quem me poderia oferecer ajuda? / Quem poderia me oferecer ajuda?
f) A máquina foi colocada em seu lugar depois que a consertaram.
Por que ler?
Certas coisas não basta anunciar, como uma verdade que deve ser aceita por si só. Precisamos dizer o porquê . Se queremos fazer os brasileiros lerem mais de um livro por ano, essa trágica média nacional, precisamos de fato conquistar o seu interesse.
Listo os três benefícios fundamentais que a leitura pode trazer.
O primeiro: ler nos faz mais felizes. É um caminho para o autoconhecimento, e o exercício constante de autoconhecimento é um caminho para a felicidade. A vida, também no plano individual, é mais intensa na busca. Os personagens de um livro de ficção, os fatos de um livro-reportagem, as ideias de um livro científico interagem com os nossos sentimentos, ora refletindo-os, ora agredindo-os, e portanto servindo de parâmetro para sabermos quem somos, seja por identidade ou oposição.
O segundo benefício: ler nos torna amantes melhores. Treina nossa sensibilidade para o contato com o outro. Amores românticos, amores carnais, amores perigosos, amores casuais, amores culpados, todos estão nos livros. A sensibilidade do leitor encontra seu caminho. E quanto mais o nosso imaginário estiver arejado pelas infinitas opções que as histórias escritas nos oferecem, sejam elas factuais ou ficcionais, com mais delícia aproveitamos os bons momentos do amor, e com mais calma enfrentamos os maus.
Por fim: ler nos torna cidadãos melhores. Os livros propiciam ao leitor um ponto de vista privilegiado, de onde observa conflitos de interesses. No processo, sua consciência é estimulada a se posicionar com equilíbrio. Tendem a ganhar forma, então, princípios de “honestidade”, “honra”, “justiça” e “generosidade”. Guiado por estes valores, o leitor pode enfim ultrapassar as fronteiras sociais, e ver a humanidade presente em todos os tipos, em todas as classes.
Teríamos menos escândalos de corrupção, se lêssemos mais; construiríamos uma sociedade menos injusta, se educássemos melhor os nossos espíritos; eu acredito nisso.
Rodrigo Lacerda. Disponível em: . Adaptado.
(Uerj) O texto do escritor Rodrigo Lacerda sugere que, por meio da literatura, o leitor pode acompanhar perspectivas diferentes da própria.
O trecho que explicita o contato do leitor com perspectivas distintas é :
A vida, também no plano individual, é mais intensa na busca.
Os livros propiciam ao leitor um ponto de vista privilegiado, de onde observa conflitos de interesses.
Tendem a ganhar forma, então, princípios de “honestidade”, “honra”, “justiça” e “generosidade”.
construiríamos uma sociedade menos injusta, se educássemos melhor os nossos espíritos;
Alternativa b. Apenas o trecho da alternativa b se refere ao ponto de vista diante dos conflitos. Na vida real, acompanhamos os conflitos de perto e fazemos parte deles com algum grau de participação, o que nos impede de sermos imparciais; na leitura, observamos os conflitos de um ponto de vista externo, o que nos permite avaliá-los com imparcialidade.
Produza um texto de cada tipo citado no quadro, com o objetivo de comunicar que deseja participar da Olimpíada da Língua Portuguesa deste ano. Os destinatários e os meios de comunicação são:
Como observamos no início deste Módulo, o professor poderá propor essa atividade antes de explicar a teoria da primeira aula, para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Pode-se também combinar destinatário × meio de expressão, para distribuir as questões entre os alunos – nesse caso, o professor indicará quem se responsabiliza por qual possibilidade (três ou quatro alunos para cada combinação, por exemplo) e depois organizará uma apresentação coletiva, que deverá ser seguida de comentários apoiados nos fatores determinantes da pluralidade linguística.
Se eu podesse desamar a quen me sempre desamou, e podess’ algun mal buscar a quen mi sempre mal buscou! Assi me vingaria eu, se eu podesse coita dar, a quen mi sempre coita deu.
Mais sol non poss’eu enganar meu coraçon que m’ enganou, por quanto mi fez desejar a quen me nunca desejou. E per esto non dormio eu, porque non poss’ eu coita dar, a quen mi sempre coita deu.
Mais rog’a Deus que desampar a quen m’assi desamparou, ou que podess’eu destorvar a quen me sempre destorvou. E logo dormiria eu, se eu podesse coita dar, a quen mi sempre coita deu.
Vel que ousass’ eu preguntar a quen me nunca preguntou, per que me fez en si cuidar, pois ela nunca en min cuidou. E por esto lazeiro eu, porque non poss’ eu coita dar, a quen mi sempre coita deu.
DA PONTE, Pero. In: VIEIRA, Yara Frateschi et al. O caminho poético de Santiago: lírica galego-portuguesa. São Paulo: Cosac Naify, 2015. p. 144.
Coita: aflição, pena, mágoa, sofrimento amoroso. Mais: mas. Sol non: nem sequer. Desampar: desamparar. Destorvar: estorvar, frustrar, perturbar. Vel: ou pelo menos. Cuidar: pensar (em), interessar-se (por). Lazeirar: sofrer, penar, ser castigado.
Faça uma tradução das duas primeiras estrofes para a língua portuguesa atual. Procure manter a métrica e as rimas.
Resposta possível:
Se eu pudesse desamar a quem sempre me desamou, e pudesse algum mal causar a quem sempre mal me causou! Assim me vingaria eu, se eu pudesse magoar, a quem sempre mágoa me deu.
Mas nem mesmo posso enganar meu coração, que me enganou, já que ele me fez desejar a quem nunca me desejou. E por isso não durmo eu, porque não posso magoar, a quem sempre mágoa me deu.
Complete as sequências acrescentando a elas mais 5 números. Se necessário, use a calculadora.
a) 5; 2,5; 1,25; ...
c) 9; 1,8; 0,36; ...
d) 0,1; 0,01; 0,001; ...
e) 0,3; 0,06; 0,012; ...
a) 0,625; 0,3125; 0,15625; 0,078125; 0,0390625
b)
c) 0,072; 0,0144; 0,00288; 0,000576; 0,0001152
d) 0,0001; 0,00001; 0,000001; 0,0000001; 0,00000001
e) 0,0024; 0,00048; 0,000096; 0,0000192; 0,00000384
Considere os segmentos do item anterior.
a) Qual é a medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida?
b) Qual é a medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida?
c) Qual é a medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida?
a) A medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida é .
b) A medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida é .
c) A medida do segmento quando se toma o segmento como unidade de medida é .
A ilustração seguinte mostra esquematicamente o comportamento das ondas de rádio e TV, desde a sua transmissão até a sua recepção.
Explique como ocorre a transmissão de informações por rádio e TV desde a sua emissão até a sua recepção.
De acordo com esquema fornecido pelo enunciado, as ondas de rádio sofrem reflexão na ionosfera e, por isso, não necessitam de um satélite para sua retransmissão até outros pontos da superfície do planeta. O mesmo não acontece com as ondas de TV, que somente são retransmitidas via satélite.
Se você gosta de esportes de massa, ou seja, aqueles que são praticados em grandes estádios, como o futebol, você certamente conhece as famosas “olas mexicanas”. Apesar de elas terem se tornado populares no mundo todo a partir da Copa do México de 1986, pouco se sabe sobre quem as criou ou quando elas surgiram. O interessante é que, atualmente, elas são uma das manifestações coletivas mais generosas, alegres e bonitas que poderiam partir de uma torcida.
E dos “sólitons”, você já ouviu falar? Diferentemente das populares olas mexicanas, eles não são muito conhecidos e tampouco compreendidos, mesmo entre pesquisadores e cientistas. O nome “sóliton” se origina da expressão inglesa “solitary wave” (onda solitária).
Estudos indicam que se trata de um tipo de onda constituída basicamente por elétrons, com propriedades semelhantes às das ondas eletromagnéticas. Muito estranho! E se nós lhe contássemos que é possível desvendar alguns mistérios dos sólitons com o estudo das olas? Inacreditavelmente, essa foi exatamente a proposta de um físico holandês da Universidade Técnica de Eindhoven.
Aproveitando que no dia 19 de julho de 2008 haveria 50 mil torcedores no estádio do Feyenoord de Roterdã, Holanda, para a comemoração do 100º aniversário do estádio, Gert Jan van Heijst propôs algumas olas àquela multidão para verificar algumas de suas hipóteses a respeito desse exótico fenômeno periódico. Além disso, também foi sua intenção “mostrar ao público como a Ciência é interessante”, diz ele. Será que é mesmo?
Suponha que, depois de iniciada a ola, em uma das extremidades da arquibancada do estádio, fossem produzidos dois registros fotográficos consecutivos, em t1 = 5,0 s e t2 = 5,4 s.
a) No instante t1 = 5,0 s, o torcedor C está sentando ou levantando? E o torcedor E? Justifique.
b) Qual é o período de oscilação de um torcedor, em segundos? E sua frequência de oscilação, em hertz?
c) Considerando que a distância entre o nariz de dois torcedores sentados seja de 80 cm, qual é a velocidade com que a ola se propaga nessa torcida? Lembre-se de que o intervalo de tempo entre uma fotografia e a outra é de 0,4 s.
a) No instante t1 = 5 s, o torcedor C está se sentando enquanto o torcedor E está se levantando. Justifica-se esse fato ao observar a fotografia seguinte, que mostra o torcedor C sentado e o E, em pé.
b) Como se observa, no intervalo de tempo t2 – t1 = 0,4 s transcorrido entre as duas fotografias, o torcedor E passou de “levantado” para “em pé” e o torcedor F passou de “sentado” para “levantado”. Logo, concluímos que o intervalo de tempo para um torcedor sentado ficar em pé é de 0,8 s. Por isso, o período de oscilação é duas vezes maior (sentado - em pé - sentado), ou seja, T = 1,6 s. Como a frequência é o inverso do período, Hz, ou seja, f = 0,625 Hz.
c) Sendo a velocidade de propagação da ola constante, temos que:
Como, de acordo com o enunciado, temos ΔS = 80 cm e Δt = 0,4 s, a velocidade de propagação da ola será: , ou seja, .
(Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos dessa alteração, destacam-se
a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.
Ela descreve a unificação da Alemanha, que “alterou a ordem institucional vigente” e as lutas por colônias que envolveram várias potências europeias. A alternativa a é incorreta porque descreve o mundo pós-Guerra Fria e envolve a América nas causas da guerra. A alternativa b está incorreta porque nem o socialismo nem o fascismo tinham ascendido no pré-guerra. A alternativa c é incorreta porque a Inglaterra não era mais a única potência e não havia cerco capitalista à Rússia no pré-guerra. A alternativa d está incorreta porque o contexto pós-Napoleônico não influenciou o pré-guerra, e Inglaterra e Alemanha não se aliaram; ao contrário, faziam parte de alianças opostas.
Observe o cartaz a seguir, elaborado pelo cartunista russo Victor Deni, em 1920. Nele é possível ler “Camarada Lênin limpa o mundo do lixo capitalista”. Em seguida, responda às questões em seu caderno.
a) Associe o cartaz às ações bolcheviques na Rússia após a Revolução de Outubro de 1917.
b) Tanto a charge quanto sua legenda não associam Lênin apenas à Rússia mas ao mundo todo. Explique o significado dessa mensagem.
a) Espera-se que os alunos respondam que Lênin está “varrendo” da Rússia o czarismo, a nobreza, a alta burguesia, alinhado à teoria política defendida pelos bolcheviques. Essa teoria defendia o fim da propriedade privada dos meios de produção e um governo que representasse o proletariado e os camponeses, maioria da população. Portanto, os grupos identificados com o modelo anterior à revolução foram destituídos do poder.
b) A mensagem tem como objetivo mostrar que a revolução, ou seu ideário, atravessaria as fronteiras da Rússia e impactaria outros países e até mesmo o mundo todo, que tivesse condições semelhantes às da Rússia pré-revolucionária ou que fossem capitalistas.
Em um laboratório de química, um pesquisador começou a separar os materiais que iria usar em sua experiência. Ao pegar em uma amostra de um metal, ele derreteu em sua mão. Observe a imagem a seguir.
a) Lembrando que a temperatura do corpo humano é de aproximadamente de 36,5 °C, assinale o metal que se fundiu quando o pesquisador o segurou.
( ) Ouro (T.F. = 1064,2 °C) ( ) Ferro (T.F. = 1538,0 °C) ( ) Gálio (T.F. = 29,8 °C) ( ) Cobre (T.F. = 1084,6 °C) ( ) Alumínio (T.F. = 660,3 °C) ( ) Prata (T.F. = 961,8 °C)
b) Qual é a explicação para que isso tenha acontecido?
a) Gálio (T.F. = 29,8 ºC)
b) Como a temperatura de fusão do gálio (29,8 °C) é menor que a temperatura média do corpo humano (36,5 ºC), quando o pesquisador segurou esse metal ele se fundiu.
Leia o texto a seguir.
Turismo em África vale quase 50 mil milhões de dólares por ano – UNCTAD
WASHINGTON, 3 de Outubro, 2013 – A indústria de turismo da África Subsaariana prepara-se para estimular maior crescimento econômico no continente, e dar emprego direto a 6,7 milhões de pessoas até 2021, segundo um novo relatório do Banco Mundial hoje divulgado.
O relatório – Tourism in Africa: Harnessing Tourism for Growth and Improved Livelihoods (Turismo em África: Associar o Turismo a um Maior Crescimento e Melhores Condições de Vida) – refere que o turismo já era, direta ou indiretamente, responsável por um em cada 20 postos de trabalho na África Subsaariana em 2011 e é uma das poucas indústrias no continente em que as mulheres estão bem representadas como trabalhadoras e gestoras. A África Subsaariana está a ultrapassar outras regiões em crescimento do turismo.
O relatório examina o potencial dos países da África para melhorarem e expandirem o seu setor de turismo e sugere que 33 dos 48 países da África Subsaariana têm atualmente capacidade para sucesso no turismo, estabelecendo um forte apoio político para desenvolver esta indústria e atraindo mais investimento privado para ajudar a financiá-la e sustentá-la.
O relatório cita exemplos bem-sucedidos de vários países, incluindo África do Sul, Cabo Verde, Maurícias, Namíbia, Quénia, Ruanda, Tanzânia e outros, que simplificaram as suas políticas de turismo, liberalizaram o transporte aéreo e diversificaram o turismo, protegendo simultaneamente as suas comunidades e o seu meio ambiente, o que criou um clima de investimento positivo para o desenvolvimento do turismo.
O TURISMO em África vai dinamizar o crescimento econômico, criar novos postos de trabalho e ultrapassar outras regiões em novos investimentos turísticos. The World Bank, 3 out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2018.
O turismo cresce e se torna importante para a economia africana. O texto apresentado aponta essa tendência e menciona alguns países que se destacam nesse setor.
a) Você tem curiosidade de conhecer a África? Quais atrativos esse continente tem?
b) Escolha um dos países mencionados no texto e pesquise sobre a indústria turística dele. Procure responder:
• Quais são os seus atrativos e suas dificuldades nesse setor?
• Qual é a participação do turismo na economia e na vida da população local?
Usando os símbolos ∈ ou ∉, complete as sentenças:
Vamos retomar nosso estudo de padrões. Para cada sequência a seguir, escreva a lei de formação, isto é, determine a fórmula que permite encontrar o total de elementos (T) numa posição n qualquer da sequência. Use a estratégia que preferir.
Cada “camada” da figura é formada por quadrado(s) e dois triângulos retângulos. O número de quadrados corresponde ao número que representa a posição da figura elevado ao quadrado; o número de triângulos é o dobro do número que representa a posição da figura. Assim, T = n2 + 2n.
Na empresa em que Sara trabalha, ela consegue negociar seu salário diretamente com seus gestores. Ela recebeu uma proposta de aumento salarial nas seguintes condições: 8% no mês de fevereiro e 5% no mês de setembro, sendo que o segundo aumento seria sobre o salário de janeiro.
Coloque-se no lugar de Sara. Você aceitaria essa proposta ou faria outra aos gestores de sua empresa?
(Enem)
A carreira do crime
Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre adolescentes recrutados pelo tráfico de drogas nas favelas cariocas expõe as bases sociais dessas quadrilhas, contribuindo para explicar as dificuldades que o Estado enfrenta no combate ao crime organizado.
O tráfico oferece ao jovem de escolaridade precária (nenhum dos entrevistados havia completado o ensino fundamental) um plano de carreira bem estruturado, com salários que variam de R$ 400,00 a R$ 12 000 mensais. Para uma base de comparação, convém notar que, segundo dados do IBGE de 2001, 59% da população brasileira com mais de dez anos que declara ter uma atividade remunerada ganha no máximo o ‘piso salarial’ oferecido pelo crime. Dos traficantes ouvidos pela pesquisa, 25% recebiam mais de R$ 2 000 mensais; já na população brasileira essa taxa não ultrapassa 6%.
Tais rendimentos mostram que as políticas sociais compensatórias, como o Bolsa-Escola (que paga R$ 15 mensais por aluno matriculado), são por si só incapazes de impedir que o narcotráfico continue aliciando crianças provenientes de estratos de baixa renda: tais políticas aliviam um pouco o orçamento familiar e incentivam os pais a manterem os filhos estudando, o que de modo algum impossibilita a opção pela delinquência. No mesmo sentido, os programas voltados aos jovens vulneráveis ao crime organizado (circo-escola, oficinas de cultura, escolinhas de futebol) são importantes, mas não resolvem o problema.
A única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho. Os rendimentos pagos aos adolescentes provam isso: eles são elevados precisamente porque a possibilidade de ser preso não é desprezível. É preciso que o Executivo federal e os estaduais desmontem as organizações paralelas erguidas pelas quadrilhas, para que a certeza de punição elimine o fascínio dos salários do crime.
Editorial. Folha de S.Paulo. 15 jan. 2003.
No Editorial, o autor defende a tese de que “as políticas sociais que procuram evitar a entrada dos jovens no tráfico não terão chance de sucesso enquanto a remuneração oferecida pelos traficantes for tão mais compensatória que aquela oferecida pelos programas do governo”. Para comprovar sua tese, o autor apresenta
instituições que divulgam o crescimento de jovens no crime organizado.
sugestões que ajudam a reduzir a atração exercida pelo crime organizado.
políticas sociais que impedem o aliciamento de crianças no crime organizado.
pesquisadores que se preocupam com os jovens envolvidos no crime organizado.
números que comparam os valores pagos entre os programas de governo e o crime organizado.
As outras alternativas não apresentam argumentos para comprovação da tese. O argumento do editorial são os valores revelados pela pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, mostrando, com dados numéricos, a disparidade entre os altos salários pagos aos traficantes e a ajuda concedida por programas sociais do governo.
Reescreva as frases, substituindo os termos destacados pelas variantes dos pronomes o(s), a(s) em ênclise.
a) O bolo parecia apetitoso. Por isso, todos aguardavam a aniversariante partir o bolo para provar o bolo.
b) O texto apresentava alguns deslizes. Então ele teve de rever o texto, corrigir o texto e passar o texto a limpo.
c) Como havia muitos brindes e poucas pessoas, foi preciso redistribuir os brindes.
d) A lei foi promulgada mês passado, por isso infringir a lei implica pagar a multa.
e) A escolha dos ministros cabe ao presidente da República, que deve nomear os ministros e, quando desejar, demitir os ministros.
f) Um ambulante foi detido em flagrante por suspeita de matar aves nativas de uma unidade de conservação ambiental para vender as aves como “espetinho de frango” nas ruas da cidade.
g) Um dos grandes benefícios de comprar produtos pela internet é a comodidade de receber os produtos em casa.
h) Duas maritacas se enroscaram na linha de uma pipa e caíram no telhado de uma casa. Guardas ambientais foram acionados e usaram uma escada para resgatar as duas maritacas.
Chame a atenção dos alunos para a acentuação das formas verbais a que estão atreladas as variantes -lo(s), -la(s).
a) O bolo parecia apetitoso. Por isso, todos aguardavam a aniversariante parti-lo para prová-lo.
b) O texto apresentava alguns deslizes. Então ele teve de revê-lo, corrigi-lo e passá-lo a limpo.
c) Como havia muitos brindes e poucas pessoas, foi preciso redistribuí-los.
d) A lei foi promulgada mês passado, por isso infringi-la implica pagar a multa.
e) A escolha dos Ministros cabe ao Presidente da República, que deve nomeá-los e, quando desejar, demiti-los.
f) Um ambulante foi detido em flagrante por suspeita de matar aves nativas de uma unidade de conservação ambiental para vendê-las como “espetinho de frango” nas ruas da cidade.
g) Um dos grandes benefícios de comprar produtos pela internet é a comodidade de recebê-los em casa.
h) Duas maritacas se enroscaram na linha de uma pipa e caíram no telhado de uma casa. Guardas ambientais foram acionados e usaram uma escada para resgatá-las.
A questão toma por base a letra da toada “Boiadeiro”, de Armando Cavalcante (1914-1964) e Klecius Caldas (1919-2002):
Boiadeiro
De manhãzinha, quando eu sigo pela estrada Minha boiada pra invernada eu vou levar: São dez cabeças; é muito pouco, é quase nada Mas não tem outras mais bonitas no lugar.
Vai boiadeiro, que o dia já vem, Leva o teu gado e vai pensando no teu bem.
De tardezinha, quando eu venho pela estrada, A fiarada tá todinha a me esperar; São dez filinho, é muito pouco, é quase nada, Mas não tem outros mais bonitos no lugar.
Vai boiadeiro, que a tarde já vem Leva o teu gado e vai pensando no teu bem.
E quando chego na cancela da morada, Minha Rosinha vem correndo me abraçar. É pequenina, é miudinha, é quase nada Mas não tem outra mais bonita no lugar.
Vai boiadeiro, que a noite já vem, Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem!
CAVALCANTE, Armando; CALDAS, Klecius. Boiadeiro. In: Beth Canç ado. Aquarela brasileira, vol. I. Brasília: Editora Côrte Ltda., 1994. p. 59.
(Unesp-SP) Embora em muitas versões da letra de Boiadeiro apareça escrita no terceiro verso a palavra cabeças, no plural, essa palavra deve ser entoada no singular no canto. Isso se deve à necessidade de:
eliminar o ruído sibilante do s, que é pouco musical.
informar que se trata de poucos bois.
deixar claro que, quando se trata de “gado”, cabeça só se usa no singular.
manter a sequência do verso com doze sílabas.
fazer a concordância com pouco e nada.
Fazendo a escansão, o aluno percebe que o s aumenta uma sílaba no verso. Assim, pronunciando-se o s: São / dez / ca / be / ças /; é / mui/ to / pou / co, é / qua / se / na / da (13 sílabas). Não se pronunciando o s: São / dez / ca / be / ça; é / mui/ to / pou / co, é / qua / se / na /da (12 sílabas).
Considere um quadrado e um círculo cujas medidas do lado e do diâmetro, respectivamente, sejam iguais. Ao afirmar que a área desse círculo é cerca de 75% da área desse quadrado, estamos adotando uma aproximação para o valor de π igual a:
3
3,1
3,2
3,14
3,15
Chamando de x a medida do lado do quadrado, temos:
Logo, a afirmação considera uma aproximação para o valor de π igual a 3.
Determine as medidas desconhecidas nos triângulos retângulos a seguir:
(Fuvest-SP) A figura representa uma onda harmônica transversal, que se propaga no sentido positivo do eixo x, em dois instantes de tempo: t = 3 s (linha cheia) e t = 7 s (linha tracejada).
Dentre as alternativas, a que pode corresponder à velocidade de propagação dessa onda é
0,14 m/s
0,25 m/s
0,33 m/s
1,00 m/s
2,00 m/s
Da leitura direta do gráfico, tira-se que entre os dois instantes citados a onda desloca-se 1 m. Assim:
Da figura também se pode obter o comprimento de onda:
Entre os instantes mostrados, o intervalo de tempo corresponde a do período. Então:
Usando a equação fundamental da ondulatória:
Observe o gráfico da concentração de hormônios femininos associada a um fenômeno periódico: o ciclo menstrual das mulheres.
O gráfico mostra, qualitativamente, as concentrações de estrogênio e progesterona no sangue de uma mulher adulta. Através da complexa relação entre esses dois hormônios é que ocorre o ciclo menstrual. Observando o gráfico é possível prever aproximadamente o final de um ciclo e o início de um novo ciclo.
Determine o período aproximado em que ocorrem esses ciclos.
Aproximadamente a cada 28-29 dias.
A charge a seguir foi publicada na França, durante a Primeira Guerra. Ela ridiculariza os chamados “pessimistas”, as pessoas que se opunham à guerra.
Em seu caderno, responda: o que charges como essa revelam sobre o contexto europeu que levou à Primeira Guerra?
Charges como a que foi representada no Caderno do Aluno mostram que a maior parte dos europeus apoiava a guerra e que a minoria que se opunha era hostilizada. Isso aconteceu em um contexto de concorrência econômica intensa e de forte nacionalismo, que alimentava a ideia de resolver as disputas de forma militar.
Considere os textos a seguir:
Leia as afirmações sobre esses textos:
I. Em ambos o termo caipira é associado a aspectos negativos.
II. Na construção do texto I, a linguagem formal e os argumentos utilizados buscam valorizar o produto anunciado e reforçar as qualidades do que é caipira.
III. No texto II, o contraste no tratamento visual dado às figuras das galinhas, além de contribuir para o efeito de humor, indica que existe preconceito em relação ao que é caipira.
Assinale a alternativa que indica apenas afirmações corretas:
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Ainda hoje, apesar de sua crescente difusão, o sistema de telefonia não se distribui de forma igualitária pelo espaço geográfico. Mais de 35% da humanidade jamais fez uma chamada telefônica. Há mais linhas telefônicas em Manhattan (Nova York, Estados Unidos) do que em todo o continente africano. Além disso, nos Estados Unidos, os brancos representam mais de 70% dos usuários da internet. Considerando essas informações e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
A desigualdade social entre as populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição de usuários da telefonia e da internet.
A cibercultura, construída pelos modernos meios de comunicação, já se tornou universal e criou uma identidade cultural global.
O desigual volume de uso da telefonia não pode ser comparado ao fluxo de informação pela internet, já que esta tem a distribuição mais igualitária no mundo.
Os custos de conexão telefônica são muito mais caros nos países ricos do que nos países pobres, o que explica sua distribuição desigual.
Alternativa A. No espaço geográfico de um país, são as diferentes condições sociais da população que provocam diferentes usos de tecnologias e, consequentemente, diferentes padrões de uso dos meios de comunicação, como telefonia e internet. O mesmo processo ocorre, em nível internacional, quando os países apresentam diferentes graus de desenvolvimento tecnológico.
Leia o texto a seguir.
A África é o lugar em que a China mais investe. Segundo um porta-voz do Ministério do Exterior chinês, somente no primeiro semestre de 2016 Pequim fechou 245 novos acordos no valor de 50 bilhões de dólares no continente africano. O Império do Meio já superou, há muito, os EUA e as antigas potências coloniais europeias como principal parceiro comercial dos africanos. […]
A prática das empresas chinesas na África é […] alvo de críticas. “Já houve muitas violações, por exemplo, na proteção e segurança do trabalho nas minas. Os investidores se aproveitam dos nossos cidadãos, fazendo com que trabalhem por tempo demais, muitas vezes sem roupas de proteção”, aponta o analista político zambiano Vince Chipatuka. […]
NA ÁFRICA, China busca mais que matéria-prima. Terra, 13 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2018.
O texto apresenta características do crescente investimento chinês na África. Sobre a relação entre a China e os países africanos é correto afirmar que é:
positiva, pois o investimento chinês gera empregos e dinamiza a economia africana.
negativa, pois os chineses só estão interessados em explorar a matéria-prima e a mão de obra barata do continente.
contraditória, pois, ao mesmo tempo que auxilia na economia, ocorre a intensa exploração do povo africano.
restrita ao setor industrial, possibilitando a chegada de tecnologia e empregos qualificados no continente.
exclusiva, uma vez que os países africanos estabeleceram um acordo comercial de exclusividade com a China.
Espera-se que os alunos percebam que os investimentos chineses na África possuem pontos positivos e negativos. Se por um lado eles são importantes para dinamizar a economia da África, por outro, as empresas chinesas não têm garantido boas condições de trabalho e dignidade aos trabalhadores africanos, conforme apontado pelo texto, a exemplo dos trabalhadores das minas.
Você já conhece o seguinte diagrama:
Escreva o nome de cada conjunto dado:
Um procedimento prático para converter um número registrado na base 10 em seu equivalente na base 2 é realizar divisões sucessivas por 2.
Por exemplo, o número 19 na base decimal:
Para conferir, basta fazer a conversão para a base 10:
1 . 24 + 0 . 23 + 0 . 22 + 1 . 21 + 1 . 20 = 16 + 2 + 1 = 19
Dado o número 23 na notação do sistema decimal, escreva-o sob a forma de sistema binário.
O aluno irá fazer divisões sucessivas:
Dado o conjunto
A = {-5, -4, -3, -2, -1, 1},
uma sentença, em linguagem simbólica, que pode representá-lo é:
As alternativas b, d e e são falsas porque não é possível enumerar os elementos dos conjuntos e ℝ. A alternativa c é falsa porque o elemento zero não faz parte do conjunto A.
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