Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Bactérias e fungos são agentes decompositores importantes nos ecossistemas e, portanto, participam da reciclagem de matéria. Em alguns casos, porém, parasitam outros organismos. Suponha que um grupo de cientistas desenvolva uma droga com ação bactericida e fungicida extremamente eficaz, mas que não faz mal a animais e plantas. Se essa droga fosse espalhada por toda a superfície da Terra, causando assim a completa extinção de fungos e bactérias, o que aconteceria com a fotossíntese em todos os ecossistemas da Terra?



( a )

Aumentaria, pois os fungos competem com as plantas na produção de alimentos para os ecossistemas.

( b )

Reduziria, pois bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica, oferecendo às plantas substâncias importantes ao seu desenvolvimento.

( c )

Aumentaria, pois as plantas obteriam mais luz sem a presença dos fungos em suas folhas.

( d )

Acabaria, pois os fungos produzem o oxigênio de que as plantas necessitam para fazer a fotossíntese.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 4 - BY NC 3.0BR

REGISTRE, EM FORMA DE LISTA, OS NOMES ENCONTRADOS NO DIAGRAMA.

LISTA DE NOMES

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 2 - BY NC 3.0BR

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?

B) QUAL É A SUA IDADE?

C) QUAL É O NÚMERO DE LETRAS DE SEU NOME?

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 1 - BY NC 3.0BR

QUAL É A ORIGEM DE SEU NOME? PERGUNTE AOS SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS. DEPOIS, CONTE AS DESCOBERTAS PARA OS COLEGAS.

• COMO SEU NOME FOI ESCOLHIDO?

• QUEM O ESCOLHEU?

• SEU NOME TEM ALGUM SIGNIFICADO?

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 8 - BY NC 3.0BR

PINTE UMA LUVA PARA CADA MÃO.

Resposta:

Leia a proposta e dê um exemplo oral para os alunos. Na correção, verifique se pintaram exatamente 8 luvas, restando 4 sem pintar.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 9 - BY NC 3.0BR

DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.

DOMÍNIO PÚBLICO.

AGORA, REGISTRE NO QUADRO A QUANTIDADE DE VOGAIS ENCONTRADA NA PARLENDA.

Resposta:

Dê o primeiro exemplo oralmente para que os alunos compreendam o que deve ser feito.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 79) - BY NC 3.0BR

VAMOS RECITAR A PARLENDA COM A TURMA. UM GRUPO FALARÁ OS VERSOS COM O NOME DOS NÚMEROS E, O OUTRO, OS DEMAIS VERSOS.

Resposta:

Informe aos alunos que farão um jogral, organizando-os em dois grupos. Cada grupo lerá um verso da parlenda. Por exemplo: o grupo um recita “Um, dois” e o outro continua “Feijão com arroz” e deverão seguir a leitura alternando a sequência de versos.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Atividade 5 - BY NC 3.0BR

A frase a seguir foi dita por Moema de Castro, pesquisadora citada no texto do Saiba mais.

“As mulheres já começam em pé de desigualdade com os homens. Ainda é atribuído a elas o papel do cuidado. Se o filho está doente, quem vai buscar? Então, além de todo o trabalho externo, os cuidados da casa e das pessoas ainda são tratados como responsabilidades apenas da mulher”.

Discuta com os colegas a opinião da pesquisadora. Depois, anote as suas considerações abaixo.

Resposta:

Resposta pessoal. Os alunos deverão refletir sobre as influências cultural e religiosa, que inibem a atuação das mulheres em certas profissões.

Questão 02 - História - Módulo 5 - A Reforma católica e os conflitos religiosos - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Com a palavra, a historiadora

[...] O termo “intolerância”, no mundo da Biologia, está correlacionado a produtos que não são tolerados por determinadas pessoas: lactose, glúten, corantes, e assim por diante. Já na linguagem social, a palavra diz respeito a atitudes que não são condescendentes para com o outro, e que, ao contrário, apresentam reações de repulsa, repugnância e ódio diante de determinados comportamentos, valores e atos que sejam diferentes dos seus. O intolerante é uma pessoa que não consegue aceitar pontos de vista alheios, religiões ou culturas com as quais não compactua. [...]

[...] O problema é quando canalizamos nossa insatisfação para um suposto “inimigo comum”: necessariamente um “outro”, o qual, por definição, seria muito distante de “nós”.

[...] Não há receita fácil de como diminuir a intolerância no país. Mas uma coisa é certa; a deficiência na oferta de uma educação pública de qualidade piora tudo. Índices do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha, para o ano de 2018, mostram que a sociedade brasileira, numa escala de zero a dez, atinge atualmente um índice de 8,1 na tendência a endossar posições mais autoritárias. Segundo o mesmo estudo, quanto menor o índice de escolaridade, maior a aposta em soluções autoritárias e pouco afeitas ao diálogo.

A intolerância fragiliza, portanto, o nosso estado democrático de direito, que pede respeito entre ideias, experiências, práticas, opções e costumes diferentes. [...]

[...] E a intolerância, seja lá qual for, fere o artigo 7° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o qual afirma que “todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”. Fere também o artigo 5° da nossa Constituição de 1988, que garante: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Disponível em: www.nexojornal.com.br/colunistas/2019/Intoler%C3%A2ncia-%C3%A9-o-nosso-nome. Acesso em: 31 mar. 2020.

Considerando que o conhecimento sobre o passado pode auxiliar no entendimento e na construção de um posicionamento no presente, e com base no conteúdo estudado, elabore um parágrafo justificando a necessidade de realização de campanhas de combate à intolerância religiosa.

Resposta:

A resposta é pessoal, no entanto espera-se que o aluno resgate referências históricas de situações em que prevaleceu a intolerância e, com ela, a violência e o desrespeito ao outro.

Durante a Reforma religiosa, católicos e protestantes manifestaram-se intolerantes em relação às práticas e crenças religiosas diferentes daquela que pregavam. Episódios como o massacre de São Bartolomeu, a expulsão de judeus que não se convertessem ao catolicismo, a queima de livros, a proibição de estudos e a imposição de uma crença à totalidade de uma população feriram e ferem a liberdade individual, atrasam o desenvolvimento científico e fomentam a violência. Campanhas de combate à intolerância religiosa devem estimular a compreensão e o respeito entre as pessoas e a coletividade.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Você realizou um pequeno censo de sua família.

Roteiro de perguntas

a. Qual é o número de pessoas vivas em sua família? Some bisavós, avós, pais, irmãos, tios, primos e também aquelas pessoas de parentesco mais distante, mas que convivem com você.

b. Quantas pessoas com mais de 60 anos existem em sua família? Anote os nomes delas e as respectivas idades.

c. Em média, seus familiares vivem mais hoje do que há 50 anos?

d. Quantas pessoas entre 0 e 19 anos há em sua família? Anote os nomes delas e as respectivas idades.

e. Com quantos anos seus avós se casaram? E seus pais?

f. No último casamento realizado em sua família, quantos anos tinham os noivos?

g. Quem tem mais filhos em sua família: os casais formados por pessoas mais novas ou mais velhas?

h. Qual é o maior número de filhos que um casal teve em sua família?

i. Quantas mulheres de sua família trabalham fora de casa?

j. Em sua família, há hoje mais ou menos mulheres trabalhando fora de casa, em comparação com décadas anteriores?

Com base nas respostas aos itens d, e, f, g e h da tarefa 1 do Módulo 2 (página 262), responda às questões a seguir.

a. Entre os seus familiares, há muitas pessoas jovens?

b. O número de filhos por casal aumentou ou diminuiu nos últimos anos?

c. Em relação aos casamentos, quem se casou mais precocemente: os casais mais antigos ou os mais recentes?

Resposta:

a. Resposta pessoal. O número de jovens e crianças hoje deve ser menor em relação ao número do passado.

b. Resposta pessoal. Nas últimas décadas houve uma queda em âmbito nacional no número de filhos por casal.

c. Resposta pessoal. Com relação aos casamentos, na maior parte dos casos, as pessoas se casam mais velhas do que décadas atrás, o que se explica pelas mudanças no comportamento da sociedade.

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercício 1 - BY NC 3.0BR

Vamos comparar áreas. Considere as três figuras abaixo e responda aos itens.

a. Qual é a área da figura A, tomando a figura C como unidade de medida?

b. Qual é a área da figura C, tomando a figura A como unidade de medida?

c. Qual é a área da figura B, tomando a figura A como unidade de medida?

d. Qual é a área da figura A, tomando a figura B como unidade de medida?

e. Qual é a área da figura C, tomando a figura B como unidade de medida?

f. Qual é a área da figura B, tomando a figura C como unidade de medida?

Resposta:

a. 2 C

b. 

c. 

d. 

e. 

f. 

Questão 02 - Matemática - Módulo 11 - Resolução e elaboração de problemas - Exercícios - O jogo é justo? - BY NC 3.0BR

Paula e Cristiano inventaram um dado diferente para um jogo. Veja a planificação do dado criado.

Agora, analise esta outra situação.

Paula mudou a regra do jogo e propôs a Cristiano: — Vamos lançar o dado duas vezes consecutivas. Se a soma das duas faces for negativa, eu ganho; se for positiva, você ganha. 

Quem tem mais chance de ganhar com essa nova regra? Justifique.

Resposta:

Os alunos poderão construir a tabela da adição e constatar que há mais somas negativas do que positivas. Portanto, com essa regra, a chance maior é de Paula ganhar, pois há 18 somas negativas e 13 positivas, além de 5 nulas.

Questão 02 - Matemática - Módulo 11 - Resolução e elaboração de problemas - Teste - BY NC 3.0BR

(Obmep) Cinco dados foram lançados e a soma dos pontos obtidos nas faces de cima foi 19. Em cada um desses dados, a soma dos pontos da face de cima com os pontos da face debaixo é sempre 7. Qual foi a soma dos pontos obtidos nas faces debaixo?



( a )

10 

( b )

12 

( c )

16 

( d )

18 

( e )

20

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Questões de prova - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Uma questão de Geografia.

Além de muita atenção, alguns procedimentos podem contribuir para a leitura mais eficiente de uma questão de prova. Por exemplo, se você ler primeiro o enunciado e as perguntas, poderá ler o suporte (texto, imagem, gráfico, etc.) com a atenção já dirigida para os detalhes de que vai necessitar. Vamos praticar!

a. Leia o enunciado e as perguntas da questão de Geografia, sublinhando palavras-chave que indiquem os detalhes a serem observados no suporte.

b. Observe o suporte (no caso, o mapa-múndi), marcando, a lápis, os detalhes que você sublinhou nas perguntas.

Resposta:

a) Palavras-chave: placa tectônica; Brasil; limites; localização.

b) Os alunos devem marcar a região da América do Sul que corresponde ao Brasil e o contorno da placa Sul-Americana.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Poemas são miragens? - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Retome o poema que você escreveu e revisou em classe.

a. De acordo com as orientações de seu professor, passe-o a limpo.

b. Escolha um poema de que goste muito e que considere adequado para ler em voz alta para os colegas. Faça uma cópia impressa ou manuscrita dele e leve-o para a próxima aula, quando você se preparará para a leitura.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - Os protozoários, as algas e os fungos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Diferencie os protozoários das algas quanto à forma de nutrição.

Resposta:

Os protozoários são heterotróficos e as algas unicelulares são autotróficas.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Produção de texto (pg. 30) - BY NC 3.0BR

ESCOLHA DUAS COMIDAS ENGRAÇADAS QUE FAZEM PARTE DA LISTA REGISTRADA NA LOUSA E COPIE O NOME DELAS ABAIXO.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 13 - 14) - BY NC 3.0BR

ESCREVA SEU NOME. SE PRECISAR, CONSULTE A LISTA.

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 3 - BY NC 3.0BR

CONTE O NÚMERO DE LETRAS DE CADA PALAVRA E PINTE A QUANTIDADE DE QUADRADINHOS CORRESPONDENTE.

Resposta:

Questão 02 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Atividades (pg. 53 - 54) - BY NC 3.0BR

EXPLORE NOVAMENTE OS SONS PRODUZIDOS APENAS COM O CORPO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.

Resposta:

Proponha uma atividade em que os alunos criarão uma sequência de movimentos e sons produzidos pelo corpo. Na primeira rodada, crie com a colaboração deles uma sequência, garantindo que todos entendam como é a brincadeira. Em seguida, organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos; cada grupo cria a sua sequência de movimentos, que será apresentada aos demais. Sugerimos duas possibilidades:

• Quando o grupo terminar a produção da sequência, você pode fotografá-la ou filmá-la (pode-se usar um celular, caso a escola não tenha uma filmadora). Proceda dessa forma com todos os grupos. Terminada a filmagem, com os alunos organizados na sala, projete cada vídeo para eles analisarem a produção dos colegas e identificarem a sequência de movimentos. As fotografias devem ser reproduzidas e distribuídas aos respectivos grupos, para colagem no mural da classe.

• Não sendo possível concretizar a primeira sugestão, use o espaço da sala. Cada grupo apresentará aos demais a sequência criada. Os colegas identificarão a regularidade dos movimentos e, posteriormente, farão o registro em forma de desenho para ser exposto no mural.

Questão 02 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 70) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

VOCÊ COSTUMA FAZER ESSAS BRINCADEIRAS COM COLEGAS DA ESCOLA?

Resposta:

Resposta de acordo com a experiência e cultura da escola.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Exercícios (pg. 264) - BY NC 3.0BR

Como a configuração dessa família se assemelha à sua?

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Teste - BY NC 3.0BR

Leia o excerto a seguir, que destaca os planos da Rússia para os próximos anos:

O governo anunciou propostas para aumentar a taxa a 1,7 filho por mulher dentro de quatro anos, como aumento em um programa de transferência de renda para famílias carentes com filhos e benefícios financeiros para famílias com três ou mais filhos.

BBC News. Como 4 países europeus estão lutando para que seus cidadãos tenham mais filhos. UOL notícias, 16 jan. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com. br/ultimas-noticias/bbc/2020/01/16/como-4-paises-europeus-estao-lutando-para-que-seus-cidadaos-tenham-mais-filhos.htm. Acesso em: 15 set. 2020.

Com base no que você estudou neste Módulo e na leitura do mapa “Mundo: crescimento vegetativo – 2015-2019”, na página 240, é correto afirmar que a notícia acima demonstra que:



( a )

a Rússia apresenta graves problemas demográficos, com queda da natalidade e crescimento natural baixo.

( b )

a Rússia quer reduzir o número médio de filhos por mulher. 

( c )

o governo russo procura manter o crescimento natural que vem sendo observado nos últimos anos.

( d )

o governo russo está adotando uma nova política demográfica para recuperar a posição de país mais populoso do mundo.

Resposta:

Ao propor aumento no programa de transferência de renda para famílias carentes com filhos e benefícios financeiros para famílias com três ou mais filhos, o governo da Rússia demonstra preocupação com a queda da natalidade e consequente crescimento natural baixo, que causam grave problema demográfico para o país, como afirma a alternativa a. Assim, o apelo do governo não está relacionado à redução do número médio de filhos por mulher, como afirma a alternativa b. Diferentemente do que afirma a alternativa c, o governo quer alterar o crescimento natural para que volte a ser positivo. A interpretação da notícia e a análise da situação atual do país demonstram que a preocupação do governo não é ser o país mais populoso do mundo, como afirma a alternativa d, mas evitar que ela continue a diminuir.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - População brasileira: estudos de caso - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Com base no que foi estudado neste Caderno, analise a pirâmide etária do Brasil de 2020 e responda às questões em seu caderno.

a. Quais são os problemas causados pelo crescimento do ápice da pirâmide etária?

b. Qual é a importância do corpo da pirâmide para o país?

c. O que a base larga revela sobre a natalidade do país?

Resposta:

a. O maior número de idosos implica maiores gastos por parte do governo, por se tratar de uma parcela da população que depende da aposentadoria e necessita de mais cuidados médicos.

b. Os adultos são responsáveis pela geração de renda e pelo crescimento da economia. Menos indivíduos em idade adulta implica menos pessoas em idade produtiva e reprodutiva, reduzindo a natalidade.

c. A base larga revela que a natalidade do país ainda é elevada, com muitos jovens, embora venha diminuindo nas últimas décadas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - População do mundo e do Brasil - Exercícios (pg. 231) - BY NC 3.0BR

Você sabe o tamanho da população mundial e brasileira? Considera que elas são grandes ou pequenas?

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercícios - Outros significados da fração - BY NC 3.0BR

Numa viagem de 360 km, um motorista já percorreu do percurso.

a. Calcule desse percurso.

b. Agora que você conhece desse percurso, calcule dele.

c. Escreva na forma de multiplicação.

Resposta:

a. 360 : 9 = 40 40 km.

b. 5 ∙ 40 = 200 200 km.

c.  = 5 · 

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Escreva a fração irredutível de cada uma das frações dadas.

a.

b.

c.

d.

Resposta:

a. 

b. 

c. 

d. 

Questão 02 - Matemática - Módulo 10 - Número racional na representação fracionária - Exercício 3 - BY NC 3.0BR

Escreva as frações de acordo com as seguintes condições.

a. Uma fração menor que .

b. Uma fração maior que .

c. Uma fração compreendida entre e .

d. Uma fração compreendida entre 3 e 4.

e. Uma fração compreendida entre 1 e 2.

Resposta:

a.  = 1,875. Assim, qualquer fração cujo quociente seja inferior a 1,875 atende à condição dada.

b.  é aproximadamente 0,714; assim, qualquer fração cujo quociente é superior a 1,75 atende à condição dada.

c. Qualquer fração cujo quociente esteja compreendido entre 0,5 e 1,5 atende à condição dada.

d. Qualquer fração cujo quociente seja superior a 3 e inferior a 4 atende à condição dada.

e. 1 = , que é aproximadamente  1,83 e 2 = , que é aproximadamente 2,16. Uma fração possível seria .

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 10 - Orelhas e quarta capa: resenha - Exercícios em casa - BY NC 3.0BR

Abril é o mês do livro, pois nele se comemoram:

• no dia 2, o Dia Mundial do Livro Infantil (nascimento de Hans Christian Andersen);

• no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil (nascimento de Monteiro Lobato);

• no dia 23, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Observe os cartazes.

Cartaz I:

Cartaz II:

a. Escreva uma descrição dos elementos gráficos que compõem cada um dos cartazes.

b. Escreva uma pequena interpretação do Cartaz I, relacionando a imagem (elementos gráficos) com a mensagem verbal.

c. Qual é a principal diferença entre os dois cartazes? Comente.

Resposta:

a. Cartaz I: Fundo: foto de um céu azul, com poucas nuvens. Parte inferior: faixa levemente curva, em marrom, representando o chão, com a frase “ele sonhava ter asas”, em letra cursiva. Área central do cartaz: desenho esquemático, em preto, de um pássaro; acima do pássaro, ligado por linhas pontilhadas ao seu dorso, um livro vermelho, semiaberto, mostrando as páginas brancas em leque. Parte superior: o tema do cartaz, escrito em maiúsculas e cores branca e preta: “Dia Mundial do Livro, 23 abril 2014”. Cartaz II: Fundo inteiramente em azul-escuro. Imagem na parte central: desenho de um livro aberto, encimado por parte de um círculo azul-claro em que se veem pequenos desenhos de elementos de uma narrativa de aventuras de piratas. Acima, acompanhando a borda do círculo, o nome da campanha em branco. Abaixo da imagem, as mensagens: “Dia de Ler. Todo Dia” e “Todos por um Maranhão de Leitores”, todas em letras brancas.

b. Sugestão de resposta. O desenho representa um pássaro incapaz de voar, por lhe faltarem as asas. A frase “ele sonhava ter asas” representa o sofrimento, a frustração e o desejo de voar. O contraste entre o céu azul e o chão acentua esses sentimentos, sugerindo o contraste entre liberdade (leveza) e prisão (peso). O centro do cartaz é o livro, destacado não só pela posição, mas também pela cor. As páginas brancas em forma de leque entre as capas semiabertas sugerem asas, que, embora artificiais (estão amarradas ao dorso da ave), batem e possibilitam o voo. Por tudo isso, a mensagem do cartaz pode ser interpretada como uma representação do leitor que ganha o céu, voa, sonha, viaja, levado pelas asas do livro.

c. Espera-se que os alunos apontem a diferença entre as mensagens. O primeiro cartaz é uma comemoração do Dia Mundial do Livro. Nele, o incentivo à leitura está implícito, manifestado sobretudo na imagem, que sugere a importância dos livros. O segundo cartaz não tem finalidade comemorativa de uma data; explicitamente, sua mensagem recusa esse tipo de comemoração, afirmando que todo dia é dia de ler.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Narrativa fantástica: o mito - Exercícios (pg. 46) - BY NC 3.0BR

Você conhece o super -herói representado nesta imagem? Sabe em qual mito ele foi inspirado? Que características dele aparecem na foto?

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas