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(Unigranrio) Sabe-se que . Desta forma, pode-se afirmar que f(-1) vale:
4
3
2
1
0
(Unimontes-MG) A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o urânio-238 até a formação do núcleo estável de chumbo-206.
Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a
6 e 8.
8 e 6.
14 e 8.
6 e 14.
Uma das formas de tratar a leucemia mieloide crônica é por meio da utilização do isótopo radioativo do fósforo-32 na forma de mono-hidrogenofosfato de sódio. A princípio, a radiação emitida pelos átomos destruiria as células cancerígenas, porém, observa-se que em alguns casos ocorre, como efeito colateral, a queda de pelos.
a) Escreva a reação de neutralização necessária entre um ácido e uma base para a produção do mono-hidrogenofosfato de sódio.
b) Proponha uma hipótese que explique o motivo da queda de pelos (cabelo, barba, sobrancelhas) durante esse tipo de tratamento.
c) Num experimento, dissolveu-se certa quantidade de mono-hidrogenofosfato de sódio em 5 litros de água. Após 56 dias, a concentração do fósforo-32 era de 10 μg/L. Determine a massa de mono-hidrogenofosfato de sódio dissolvida.
Dados: Tempo de meia-vida do fósforo: 14 dias; massa molar do Na2HPO4 = 143 g/mol.
a) H3PO4 + 2 NaOH → Na2HPO4 + 2 H2O
b) A queda de pelos ocorre porque todas as células recebem radiação, tanto as sadias quanto as cancerígenas, destruindo-as. Células de crescimento rápido, como as responsáveis pela formação de pelos e cabelos, são mais suscetíveis à radiação.
c)
(Espcex-SP/Aman-RJ) A fabricação industrial do ácido sulfúrico envolve três etapas reacionais consecutivas que estão representadas abaixo pelas equações não balanceadas:
Etapa I: S8(s) + O2(g) → SO2(g)
Etapa II: SO2(g) + O2(g) → SO3(g)
Etapa III: SO3(g) + H2O(ℓ) → H2SO4(aq)
Considerando as etapas citadas e admitindo que o rendimento de cada etapa da obtenção do ácido sulfúrico por esse método é de 100%, então a massa de enxofre (S8(s)) necessária para produzir 49 g de ácido sulfúrico (H2SO4(aq)) é:
Dados: Massas atômicas: H = 1 u; S = 32 u; O = 16 u.
20,0 g
18,5 g
16,0 g
12,8 g
32,0 g
(Unisc-RS) Duas barras metálicas representadas por (A) e (B) possuem comprimentos iniciais L0A e L0B, coeficientes de dilatação lineares ∝A e ∝B e sofreram variações de temperatura ΔTA e ΔTB, respectivamente. Sabendo que L0A = 5 · L0B, ∝B = 8 · ∝A e ΔTA = 2 · ΔTB , podemos escrever que a razão entre as variações de comprimento ΔLA e ΔLB , ou seja, ΔLA /ΔLB , vale
0,25.
0,50.
0,80.
1,25.
1,50.
(PUC-SP) O Slide, nome dado ao skate futurista, usa levitação magnética para se manter longe do chão e ainda ser capaz de carregar o peso de uma pessoa. É o mesmo princípio utilizado, por exemplo, pelos trens ultrarrápidos japoneses.
Para operar, o Slide deve ter a sua estrutura metálica interna resfriada a temperaturas baixíssimas, alcançadas com nitrogênio líquido. Daí a “fumaça” que se vê nas imagens, que, na verdade, é o nitrogênio vaporizando novamente devido à temperatura ambiente e que, para permanecer no estado líquido, deve ser mantido a aproximadamente - 200 graus Celsius. Então, quando o nitrogênio acaba, o skate para de “voar”.
Com relação ao texto, a temperatura do nitrogênio líquido, - 200 ºC, que resfria a estrutura metálica interna do Slide, quando convertida para as escalas Fahrenheit e Kelvin, seria respectivamente:
- 328 e 73.
- 392 e 73.
- 392 e - 473.
- 328 e - 73.
Uma das formas de reduzir o volume do lixo destinado aos aterros sanitários é queimá-lo em incineradores, que têm a capacidade de atingir temperaturas próximas a 1 000 °C. Materiais formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, ao serem incinerados, sofrem uma reação de oxidação, produzindo gás carbônico, água e cinzas. Estas últimas, por terem um volume muito menor, são destinadas aos aterros sanitários.
Além de gás carbônico e água, alguns componentes do lixo produzem dióxido e trióxido de enxofre no processo de incineração, contribuindo para a formação da chuva ácida.
a) Durante a síntese industrial de um determinado produto, uma empresa gera também grande quantidade de resíduo de polietileno – (C2H4)n –, matéria-prima de produtos plásticos, que, se descartado no ambiente, leva centenas de anos para se degradar. Assim, para não descartar o polietileno no aterro sanitário, a empresa decidiu incinerar esse resíduo. Analisando a questão ambiental dos gases gerados no processo, incinerar o polietileno é uma das melhores alternativas? Explique sua resposta e proponha outra forma de descarte que poderia ser adotada pela empresa.
b) Uma empresa preocupada com a emissão de gases com enxofre resolveu neutralizá-los utilizando filtros de carbonato de sódio em seus incineradores. Sabendo que os produtos dessa reação são sulfato de sódio e gás carbônico, escreva sua equação balanceada.
c) Considerando que durante um dia são produzidos 160 kg de trióxido de enxofre, determine a massa de carbonato de sódio necessária nos filtros para que haja total neutralização dessa substância.
Dados: Massas atômicas (u): Na = 23, C = 12, O = 16 e S = 32
a) A incineração do polietileno não é uma das melhores alternativas, pois sua queima produz gás carbônico, contribuindo para a intensificação do aquecimento global. Uma alternativa seria vender o polietileno para empresas que o utilizam como matéria-prima de seus produtos.
b) SO3 + Na2CO3 → Na2SO4 + CO2
c)
O fragmento a seguir foi extraído da peça Hamlet, escrita pelo dramaturgo William Shakespeare (1564-1616), na tradução de Millôr Fernandes. Em linhas gerais, trata-se de uma obra que problematiza as angústias e dúvidas existenciais de Hamlet, príncipe da Dinamarca, atormentado pelo assassinato de seu pai, o rei Cláudio, que é substituído pelo irmão no trono, que então se casa com a viúva do rei e mãe de Hamlet, a rainha Gertrudes.
No trecho selecionado, a personagem Polônio tenta convencer a rainha e o rei de que Hamlet está louco:
Polônio: O assunto, afinal, terminou bem. Meu soberano e minha senhora; especular o que é a majestade, o que é o dever, por que o dia é dia, a noite noite, e o tempo tempo, é apenas desperdiçar o dia, a noite e o tempo. Portanto, já que a concisão é a alma do argumento, e o tédio mortal seu corpo e membros, devo ser breve: vosso nobre filho está louco. Eu digo louco; mas como definir a verdadeira loucura? Loucura não é mais do que estar louco. Mas paremos aí.
Rainha: É. Menos arte e mais substância.
Polônio: Madame, juro que não uso arte alguma. Que Hamlet está louco é verdade. É verdade lamentável. E lamentável ser verdade; uma louca retórica [...]
SHAKESPEARE, W. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. 2. ed. Porto Alegre: LePM Editores, 1991.
Polônio jura não usar arte alguma. O que afirma a seguir é coerente com esse juramento? Por quê?
Quando Polônio diz “mas paremos aí”, é como se dissesse estar sendo objetivo, fazendo crer que já falou tudo o que era necessário para explicar a “loucura” de Hamlet. Na sequência, porém, sua fala mostra a incoerência entre discurso e juramento: ”... É verdade lamentável. E lamentável ser verdade...”.
(Insper-SP) Utilize a tirinha a seguir para responder ao teste.
O Estado de São Paulo, 4 abr. 2010.
Da leitura da tira, pode-se depreender que a fala da personagem revela:
sua astúcia em relacionar investimentos na Bolsa de Valores e crise financeira mundial.
seu desconhecimento sobre estratégias de marketing de livrarias.
uma ideia preconceituosa sobre os profissionais que trabalham no mercado financeiro.
uma concepção de que economistas sejam incapazes de utilizar explicações compreensíveis.
um profundo pessimismo em relação aos rumos da economia mundial.
No plano cartesiano xOy, as curvas dadas por y = f(x), y = f(x - 2) e y = f(x - 4), com f(x) = x2 , têm duas a duas um ponto em comum (A, B e C). O ponto D é dado pela intersecção da curva de equação y = f(x - 2) com o eixo y.
A área, em unidades de área, do paralelogramo ABCD é igual a:
5,0
5,5
6,0
6,2
6,4
(Enem) Em um exame, foi feito o monitoramento dos níveis de duas substâncias presentes (A e B) na corrente sanguínea de uma pessoa, durante um período de 24 h, conforme o resultado apresentado na figura. Um nutricionista, no intuito de prescrever uma dieta para essa pessoa, analisou os níveis dessas substâncias, determinando que, para uma dieta semanal eficaz, deverá ser estabelecido um parâmetro cujo valor será dado pelo número de vezes em que os níveis de A e de B forem iguais, porém, maiores que o nível mínimo da substância A durante o período de duração da dieta.
Considere que o padrão apresentado no resultado do exame, no período analisado, se repita para os dias subsequentes.
O valor do parâmetro estabelecido pelo nutricionista, para uma dieta semanal, será igual a
28.
21.
2.
7.
14.
Uma partícula eletrizada com carga elétrica igual a 3 C é lançada em um campo magnético uniforme de intensidade 1 T, com uma velocidade igual a 10 m/s. No instante do lançamento, o ângulo entre o vetor velocidade da partícula e o vetor campo magnético é igual a 30°. Determine a intensidade da força magnética aplicada na partícula.
A intensidade da força magnética aplicada na partícula é dada pela expressão:
Considere dois ímãs permanentes idênticos em forma de barra, com polos em posições desconhecidas. São feitos dois cortes nesses ímãs, conforme ilustra a figura a seguir.
No caso do ímã A, observa-se que surgem forças de repulsão entre suas novas partes. Já entre as partes do ímã B, surgem forças de atração. A partir desse experimento, determine a posição dos seus polos, bem como seus possí- veis nomes.
No caso do ímã A, em que as metades se repeliram, certamente foi um corte longitudinal em relação aos polos. A figura a seguir ilustra uma possível situação:
No caso do ímã B, certamente o corte foi transversal em relação aos seus polos, já que as metades se atraíram, conforme indica a figura a seguir:
Dessa forma, ou os dois ímãs possuem polos norte à esquerda e sul à direita, ou vice-versa.
(Facisb-SP) Os gráficos mostram a distribuição das idades dos jogadores de três times de futebol que participam de um torneio universitário.
Embora as idades médias das três equipes sejam todas iguais a 21 anos, os seus desvios padrões são bem diferentes. Uma análise visual dos três gráficos permite concluir que as equipes que possuem o maior e o menor desvio padrão das idades são, respectivamente,
UTI e Supermédicos.
Supermédicos e Jaleco.
Jaleco e Supermédicos.
UTI e Jaleco.
Jaleco e UTI.
É visível que a equipe Jaleco tem valores mais oscilantes em torno da média, 21; logo, é a que possui maior desvio padrão. E é para a equipe UTI que os valores estão mais concentrados em torno da média.
(UFRN) A figura abaixo representa um ramo de uma instalação elétrica residencial alimentada com uma tensão de 220 V. Compõem esse ramo um “relógio medidor de luz” (R), duas lâmpadas, L1 e L2 , um interruptor ligado (S1), e um interruptor desligado (S2). Toda vez que Clara liga o interruptor S2 , observa que o “relógio” passa a marcar mais rapidamente.
Isso acontece porque a corrente que circula no “relógio medidor de luz”, após o interruptor S2 ser ligado, é:
igual à corrente que circulava antes e a tensão é maior que 220 V.
maior que a corrente que circulava antes e a tensão permanece 220 V.
menor que a corrente que circulava antes e a tensão permanece 220 V.
maior que a corrente que circulava antes e a tensão é menor que 220 V
Como as lâmpadas estão ligadas em paralelo, a corrente total da associação aumenta quando mais elementos estiverem funcionando simultaneamente. Assim, a potência total do circuito também aumentará e, consequentemente, a quantidade de energia consumida.
(Famema -SP)
A reciclagem de alumínio no Brasil funciona com altíssimos índices de eficácia, acima da média mundial, com o reprocessamento de praticamente toda sucata disponível. Em 2014, o país reciclou 540 mil toneladas de alumínio. Desse total, 289,5 mil toneladas referem-se à sucata de latas de alumínio para bebidas, o que corresponde a 98,4% do total de embalagens consumidas em 2014, índice que mantém o Brasil na liderança mundial de reciclagem desde 2001.
(www.abal.org.br. Adaptado.)
A reciclagem de latas de alumínio no Brasil relaciona-se, entre outros fatores, com questões de ordem
econômica, pois é uma forma de utilizar mais energia ao longo do processo produtivo.
política, pois é contemplada por programas de incentivo ao descarte consciente para angariar créditos de carbono.
social, pois a coleta do material é fonte de renda para pessoas em condições econômicas frágeis.
comercial, pois caracteriza uma forma de preservar as pequenas reservas de bauxita pelo território.
ambiental, pois configura um incentivo pelo emprego de um material de rápida decomposição na natureza.
(Udesc) O último elétron de um átomo neutro apresenta o seguinte conjunto de números quânticos: n = 3; ℓ = 1; m = 0; s = . Convencionando-se que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a , o número atômico desse átomo é igual a:
15
14
13
17
6
b
A partir do conjunto dos números quânticos do elétron mais energético (último elétron) é possível determinar o número de elétrons do subnível mais energético.
n = 3 – elétron no 3o nível
ℓ = 1 – elétron no subnível p
m = 0
s =
Com as informações dos números quânticos m e s, o preenchimento dos orbitais p ficam da seguinte forma:
O subnível mais energético do átomo é 3p2 e sua distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2. O número atômico do átomo é igual a 14.
(PUC-MG) A fórmula , onde F 2459,67, expressa a temperatura C, em graus Celsius, como uma função da temperatura F, em graus Fahrenheit. Então, é correto afirmar:
A cada quatro anos, durante os Jogos Olímpicos, bilhões de pessoas assistem à tentativa do Homem e da Ciência de superar limites. Podemos pensar no entretenimento, na geração de empregos, nos avanços da ciência do desporto e da tecnologia em geral. Como esses jogos podem ser analisados do ponto de vista da Química? As questão a seguir é exemplos de como o conhecimento químico é ou pode ser usado nesse contexto.
(Unicamp-SP) O nadador Michael Phelps surgiu na Olimpíada de Beijing como um verdadeiro fenômeno, tanto pelo seu desempenho quanto pelo seu consumo alimentar. Divulgou-se que ele ingere uma quantidade diária de alimentos capaz de lhe oferecer uma energia de 50 MJ. Quanto disto é assimilado, ou não, é uma incógnita. Só no almoço, ele ingere um pacote de macarrão de 500 gramas, além de acompanhamentos.
Dados de entalpia de formação em kJ mol-1: Glicose = -1 274, água = -242, dióxido de carbono = -394
a) Suponha que o macarrão seja constituído essencialmente de glicose (C6H12O6), e que, no metabolismo, toda essa glicose seja transformada em dióxido de carbono e água. Considerando-se apenas o metabolismo do macarrão diário, qual é a contribuição do nadador para o efeito estufa, em gramas de dióxido de carbono?
b) Qual é a quantidade de energia, em kJ, associada à combustão completa e total do macarrão (glicose) ingerido diariamente pelo nadador?
a) A equação da transformação da glicose no metabolismo é dada por:
b) A partir da combustão da glicose, vem:
A quantidade de energia liberada, em kJ, associada à combustão completa e total do macarrão (glicose) ingerido diariamente pelo nadador é igual a 7 061 kJ.
(Uerj) Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água.
Isso ocorre pois, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como:
filtradores.
raspadores.
predadores.
decompositores.
(PUC-RJ) Se A e B são as raízes de x2 + 3x - 10 = 0, então vale:
(Fuvest-SP) Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1 000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCℓ, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,
900 e 100.
800 e 200.
500 e 500.
200 e 800.
100 e 900.
(Unesp-SP)
Pediatric group advises parents to read to kids
By Amy Graff
Reading Go Dog Go to your 6-month-old might seem like wasted time because she’s more likely to eat the book than help you turn the pages, but a statement newly released by the American Academy of Pediatrics (AAP) says reading in the early years is essential. Reading out loud1 gets parents talking to their babies and the sound of an adult’s voice stimulates that tiny2 yet rapidly growing brain. In the statement, the academy advises pediatricians to tell parents to read books to their children from birth.
Reading regularly with young children stimulates optimal3 patterns of brain development and strengthens4 parent-child relationships at a critical time in child development, which, in turn, builds language, literacy, and social-emotional skills that last a lifetime. Research shows that a child’s brain develops faster between 0 and 3 than at any other time in life, making the early years a critical time for babies to hear rich oral language. The more words children hear directed at them by parents and caregivers, the more they learn.
While many babies are read Goodnight Moon and The Very Hungry Caterpillar5 every night before bed, others never get a chance to “pat the bunny6 .” Studies reveal that children from low-income7 , less-educated families have significantly fewer books than their more affluent peers. By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households. These dramatic gaps8 result in significant learning disadvantages that persist into adulthood. The AAP hopes the new guidelines will encourage all parents to start reading from day one.
Research shows that when pediatricians talk with parents about reading, moms and dads are more likely to fill their home with books and read. Also, to help get more parents reading, the AAP is partnering9 with organizations such as Scholastic and Too Small to Fail to help get reading materials to new families who need books the most.
This is the first time the AAP has made a recommendation on children’s literary education and it seems the timing might be just right as more and more parents are leaning on10 screens and electronic gadget11 to occupy their babies. “The reality of today’s world is that we’re competing with portable digital media,” Dr. Alanna Levine, a pediatrician in Orangeburg, N.Y., told The New York Times. “So you really want to arm parents with tools and rationale behind it about why it’s important to stick to the basics of things like books.”
Available at: .Accessed on: May 8th, 2017.
glossary 1. out loud: em voz alta 2. tiny: minúsculo 3. optimal: ideal 4. to strengthen(ed): fortalecer 5. caterpillar: lagarta 6. to pat(ted) the bunny: tocar no coelhinho. Pat the Bunny é um livro do tipo “tocar e sentir” para crianças pequenas e bebês, escrito e ilustrado pela norte-americana Dorothy Kunhardt. Desde seu lançamento, em 1940, ele tem sido um best-seller. 7. income: renda 8. gap: diferença; lacuna 9. to partner(ed): fazer parceria 10. to lean(ed) on: apoiar-se 11. gadget: aparelho; instrumento
(Unesp-SP) Conforme o texto, os pais devem ler para seus filhos:
a partir dos 6 meses.
até os 4 anos de idade.
de 0 a 3 anos de idade.
até a idade escolar.
desde o nascimento.
Como no exercício anterior, assinale a alternativa em que o comentário feito NÃO corresponde à palavra ou expressão comentada.
As sílabas estão corretamente divididas e a sílaba tônica está corretamente destacada nas seguintes palavras: re-ci-cla-gem, ad-vo-ga-do, gno-mo, sub-li- -te-ra-tu-ra, res-sur-rei-ção, subs-tra-to, pre-en-cher, tran-sa-ma-zô-ni-co.
A vogal tônica tem timbre aberto nas seguintes palavras: poços, fornos, caroços, servo, ureter, lerdo.
Classificam-se como hiatos os encontros vocálicos das palavras que seguem: saúva, Saara, faísca, corroído, baú, diurno.
São abertos todos os ditongos das palavras transcritas a seguir: mosaico, berimbau, troféu, heroico, papéis, ideia, constrói, canteiro, coisa.
Na palavra “órgão” há um ditongo nasal; na palavra “averigue”, o u é pronunciado e tônico; na palavra “escorpião” não ocorre um tritongo, pois a divisão silábica é: es-cor-pi-ão; na palavra “saguão” ocorre tritongo; na palavra “adquirir”, o u não é pronunciado; na palavra “frequente”, o u é pronunciado e átono.
O gráfico a seguir foi encontrado numa página da internet e descreve, em reais (BRL), a evolução do valor do dólar americano (USD) em função do tempo no dia 12/12/2016.
Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2016.
Na mesma página em que encontramos o gráfico, havia também uma calculadora conversora de moedas que informava o valor do peso argentino (ARS) em função do dólar americano, às 14 horas desse mesmo dia.
Qual era o valor aproximado, em reais, de 1 peso argentino, às 14 horas desse dia?
R$ 0,12
R$ 0,20
R$ 0,30
R$ 1,20
R$ 2,00
Do peso para o dólar e do dólar para o real, temos:
1 · 0,06 · 3,35 = 0,201
A figura a seguir ilustra uma espira de raio igual a π metros e um fio, contidos no plano do papel e ligados em circuitos elétricos independentes. O fio reto é percorrido por uma corrente elétrica i1 de intensidade igual a 2 A e está a uma distância de 4 metros do centro da espira.
Determine a intensidade e o sentido da corrente elétrica estabelecida na espira considerando que o campo magnético resultante no centro da espira é nulo.
Aplicando a regra da mão direita no 1, o campo magnético criado pela corrente do fio no centro da espira entra no plano do papel:
Como o campo resultante no centro da espira é nulo, o sentido do campo magnético criado pela espira deve ser para fora do plano do papel. Dessa forma, utilizando a regra da mão direita no 1, concluímos que a corrente elétrica i2 tem sentido anti-horário. Além disso, os campos devem ter a mesma intensidade:
Bespira = Bfio
Eletroímãs são dispositivos que utilizam corrente elétrica para produzir um campo magnético. Normalmente utilizam-se bobinas ou solenoides, ligados a um gerador elétrico, envolvendo um núcleo de material ferromagnético.
Dentro de um eletroímã há um solenoide composto por 1 000 espiras com 2 metros de comprimento, com um núcleo de níquel em seu interior. Após ser ligado a um circuito elétrico, o solenoide passa a ser percorrido por uma corrente elétrica, criando um campo magnético. Determine a intensidade do vetor campo magnético no interior do solenoide quando este for percorrido por uma corrente de intensidade igual a 5 A; descreva como são as linhas de indução magnética em seu interior.
Adote:
π = 3
μ0 = 4π · 10-7 (SI)
μrelativo (níquel) = 1 000
Considere que o campo magnético criado por um solenoide com um núcleo metálico em seu interior é dado por
A intensidade do vetor campo magnético no interior do solenoide pode ser calculada a partir da expressão:
As linhas de indução magnética no interior do solenoide são retas paralelas e igualmente espaçadas entre si, perpendiculares às espiras do solenoide.
A figura a seguir ilustra, em cinza, uma região onde há um campo magnético entrando no plano do papel e uma espira que é movida da esquerda para a direita com velocidade constante. Foram registradas cinco fotografias dessa espira.
Determine o sentido da corrente elétrica induzida, se houver, em cada fotografia.
Nas fotografias 1 e 5, não há fluxo magnético na espira, portanto não há corrente elétrica induzida. Na fotografia 3, há fluxo magnético constante, portanto não há formação de corrente elétrica induzida. Na fotografia 2, ocorre um aumento da área imersa no campo magnético (comente com os alunos que a área que aparece na definição de fluxo magnético é a área imersa no campo magnético), levando a um aumento de fluxo magnético através da espira. Dessa forma, o sentido do campo magnético induzido ind será contrário ao sentido de
. Assim, aplicando a regra da mão direita no 1, temos:
Na fotografia 4, ocorre uma diminuição da área imersa no campo magnético, levando a um aumento de fluxo magnético através da espira. Dessa forma, o sentido do campo magnético induzido será igual ao sentido de
. Assim, aplicando a regra da mão direita no 1, temos:
A figura completa fica:
(Unesp) Considere o circuito elétrico que esquematiza dois modos de ligação de duas lâmpadas elétricas iguais, com valores nominais de tensão e potência elétrica 60 V e 60 W, respectivamente.
Modo A – ambiente totalmente iluminado: a chave Ch, ligada no ponto A, mantém as lâmpadas L1 e L2 acesas.
Modo B – ambiente levemente iluminado: a chave Ch, ligada no ponto B, mantém apenas a lâmpada L1 acesa, com potência menor do que a nominal, devido ao resistor R de resistência ôhmica constante estar ligado em série com L1.
Considerando que as lâmpadas tenham resistência elétrica constante, que os fios tenham resistência elétrica desprezível e que a diferença de potencial de 120 V que alimenta o circuito seja constante:
a) Calcule a energia elétrica consumida, em kWh, quando as lâmpadas permanecem acesas por 4 h, ligadas no modo A – ambiente totalmente iluminado.
b) Determine a resistência elétrica do resistor R, para que, quando ligada no modo B, a lâmpada L1 dissipe uma potência de 15 W.
a) No modo A, as lâmpadas estão associadas em série e, por serem idênticas (mesma resistência), a tensão em cada uma delas é 60 V. Assim, cada uma dissipa potência de 60 W.
b) No modo B, a lâmpada L1 está em série com o resistor.
Cálculo da resistência da lâmpada:
Cálculo da corrente e da tensão nas condições do modo B:
A partir da expressão de potência:
Cálculo da tensão e da resistência no resistor:
UR = 120 - 30 = 90 V.
A partir da tensão, obtemos o valor da sua resistência:
(Enem) A energia elétrica consumida nas residências é medida, em quilowatt-hora, por meio de um relógio medidor de consumo. Nesse relógio, da direita para a esquerda, tem-se o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Se um ponteiro estiver entre dois números, considera-se o último número ultrapassado pelo ponteiro. Suponha que as medidas indicadas nos esquemas seguintes tenham sido feitas em uma cidade em que o preço do quilowatt-hora fosse de R$ 0,20.
FILHO, A. G.; BAROLLI, E. Instalação elétrica. São Paulo: Scipione, 1997.
O valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica registrado seria de:
R$ 41,80.
R$ 42,00.
R$ 43,00.
R$ 43,80.
R$ 44,00.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas