Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 7 e 8 - Como ler um texto temático - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Nos últimos três anos foram assassinadas mais de 140 mil pessoas no Brasil. Uma média de 47 mil pessoas por ano. Uma parcela expressiva destas mortes, que varia de região para região, é atribuída à ação da polícia, que se respalda na impunidade para continuar cometendo seus crimes. São 25 assassinatos ao ano por cada 100 mil pessoas, índice considerado de violência epidêmica, segundo organismos internacionais.

Se os assassinatos com armas de fogo são uma face da violência vivida na nossa sociedade, ela não é a única. Logo atrás, em termos de letalidade, estão os acidentes fatais de trânsito, com cerca de 33 mil mortos em 2002 e 35 mil mortes por ano em 2004 e 2005. Isto, sem falar nos acidentados não fatais socorridos pelo Sistema Único de Saúde, que multiplicam muitas vezes os números aqui apresentados e representam um custo que o IPEA estima em R$ 5,3 bilhões para o ano de 2002.

A lista da violência alonga-se incrivelmente. Sobre as mulheres, os negros, os índios, os gays, sobre os mendigos na rua, sobre os movimentos sociais, etc. Uma discussão num botequim de periferia pode terminar em morte. A privação do emprego, do salário digno, da educação, da saúde, do transporte público, da moradia, da segurança alimentar, tudo isso pode ser compreendido, considerando que incide sobre direitos assegurados por nossa Constituição, como tantas outras formas de violência.

BRAVA, Silvio Caccia. Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2010. Adaptado.

(Unifesp) Considere as afirmações.

I. A falta de empregos, a baixa remuneração e o deficit habitacional raramente são compreendidos como forma de violência.

II. O não oferecimento de educação, saúde e transporte público a toda a população também pode ser visto como uma forma de violência.

III. Uma briga de bar que resulta em morte é um ingrediente a mais a engrossar o caldo da violência no país.

As ideias apresentadas no texto encontram-se em:



( a )

I, apenas. 

( b )

I e II, apenas. 

( c )

I e III, apenas. 

( d )

II e III, apenas. 

( e )

I, II e III.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 1 e 2 - Text Comprehension; The verb “take” with expressions of time - Exercise 3 - BY NC 3.0BR

(Udesc)

Recycle – Reduce – Reuse

Easier – Recycle means to process old, used items in order that the material can be used to make new products. Examples of things that are often recycled are glass, plastic, newspapers, aluminum cans, used motor oil, and batteries. Here, reduce refers to lessening the amount of items or resources that are consumed, using only the amount that is needed, and looking for alternatives that will lessen our use. And reuse means extending the ‘life’ or repurposing* an item rather than discarding or throwing it away.

Harder – Recycling is the process of collecting, processing, remanufacturing, and reusing materials instead of discarding them. This helps conserve raw materials* and energy that manufacturers would otherwise* use in producing new products. Recycling also reduces the amount of material going into landfills* . Recycling helps lessen the pollution that may result from waste disposal* . Reducing our consumption of materials and reducing the waste of materials also adds to the conservation of our resources.

Availabe at: . Accessed on: May 2nd, 2017

glossary *. to repurpose(ed): dar uma nova finalidade a *. raw materials: matéria-prima; produto básico *. otherwise: caso contrário; senão; por outro lado *. landfill: aterro sanitário *. disposal: descarte

(Udesc – Adaptada) The words collecting , processing and recycling  are being used in the text as: 



( a )

adjectives. 

( b )

nouns. 

( c )

simple present. 

( d )

present continuous. 

( e )

present perfect continuous.​

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 6 e 7 - Funções: injeção; sobrejeção e bijeção - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Obtenha o conjunto M, dado que f: IR → M, f(x) = x2 - 2x + 3 é uma função sobrejetora.

Resposta:

Questão 02 - Física - Setor A - Aulas 3 e 4 - Resistência elétrica e primeira lei de Ohm - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) Nos choques elétricos, as correntes que fluem através do corpo humano podem causar danos biológicos que, de acordo com a intensidade da corrente, são classificados segundo a tabela a seguir.

Considerando que a resistência do corpo em situação normal é da ordem de 1 500 Ω, em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tensão elétrica de 220 V? 



( a )

( b )

II 

( c )

III 

( d )

IV 

( e )

V

Resposta:

De acordo com a 1ª lei de Ohm, tem-se:

U = R · i ⇒ 220 = 1 500 · i

∴ i = 0,147 A = 147 mA

De acordo com a tabela apresentada, a corrente calculada encontra-se na faixa IV.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 3 e 4 - Text Comprehension; The Passive with verbs of “thinking”; “saying” etc. - Exercise 1 - BY NC 3.0BR

 

(Uerj)

The greenwashing of toxic consumer products

Have you noticed over the past years how virtually* every large corporation is trying to make consumers believe their products are “Earth friendly”? Everything from toxic cosmetics to smog*-producing cars is now being positioned as “green” products. I actually saw a package of mercury-containing compact fluorescent lights with a marketing logo that claimed the product was “Helping protect the planet”! I have yet to understand the logic of how buying and throwing away mercury-contaminated products has any real benefit to the planet.

Corporations, it seems, can claim that practically anything is eco-friendly or environmentally friendly, regardless of* all the toxic chemicals it contains or produces. Their products are said to be green when, in reality, they’re not at all impressive as eco-friendly products. Nowhere is greenwashing more overhyped* than in the ethanol bio fuels industry, where consumers are being told that we can simply find our way out of* an oil crisis by converting most of our food into fuel. Ethanol from corn is so energy inefficient that it takes almost exactly one barrel of oil from somewhere else to farm, harvest, process and produce one barrel of oil equivalent energy from corn.

But let’s face it: consumers like to buy products that they think are green in some way, even if the “green-ness” of those products is highly exaggerated or even entirely fictitious. Why? Because it removes their guilt from driving sport utility vehicles (SUVs), eating meat products and spraying pesticides on their lawns* . Somehow, buying a little corn ethanol puts it all back into balance for these people – folks who live remarkably unsustainable lifestyles that would require five Earths to support if everyone lived that way. Magically, the purchasing of a handful of green products each week causes all that guilt to just melt away. The more green products we buy, many consumers believe, the greener the planet will be.

Beware of* green claims by product manufacturers since everybody’s on the green bandwagon* . Be alert for products that are extremely hazardous to the environment. They often carry some type of green claim. Therefore, consumers should be sharp and do their research on these corporations before blindly buying into their claims of being Earth friendly.

Greenwashing is big business, and so is pushing more toxic products to consumers for them to spray on their lawns, shove* down their throats*, put in their cars or pour* away into the sewer* system. Most consumer products are highly toxic for people, animals and nature, and before long, nearly all of them will likely carry some kind of greenwashing claim that declares how good they are for the environment. The Earth is being poisoned, day by day, by greenwashing corporations and greedy* consumers. It is only a matter of time before it all comes back to bite* us so hard that we might end up as a race of chemically-induced genetic mutants.

MIKE ADAMS. Available at: . Accessed on: May 3rd, 2017.

glossary *. virtually: praticamente *. smog: poluição atmosférica *. regardless of: apesar de *. overhyped: superexposto na mídia *. to find one’s way out of: sair (encontrar a saída) de *. lawn: gramado *. to beware (of): tomar cuidado; ficar alerta *. bandwagon: “onda”; tendência *. to shove(ed): enfiar; empurrar *. down (one’s) throat: goela abaixo *. to pour(ed): despejar *. sewer: esgoto *. greedy: ganancioso *. to bite: afetar negativamente

Responda em português, baseando-se no texto.

(Uerj) Ao longo do texto, os parágrafos desempenham diferentes funções na construção da argumentação, tais como relatar, opinar, dentre outras. Indique uma das funções exercidas, respectivamente, pelo terceiro e pelo quarto parágrafos, justificando sua resposta.

Resposta:

Uma das funções do terceiro parágrafo: justificar, criticar, ironizar a atitude do consumidor.

Uma das funções do quarto parágrafo: aconselhar, alertar, advertir o consumidor.

Justificativa (terceiro parágrafo): o autor aponta o consumo de produtos considerados ecologicamente corretos como forma de as pessoas se livrarem do sentimento de culpa proveniente da adoção de estilos de vida não sustentáveis.

Justificativas (quarto parágrafo): o autor desaconselha as pessoas a consumirem indiscriminadamente produtos considerados sustentáveis, sem a certeza de que não sejam nocivos ao meio ambiente.

O autor sugere que os consumidores pesquisem mais sobre empresas que se denominam ecologicamente corretas.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 5 e 6 - Text Comprehension; The causative use of “have” - Exercise 1 - BY NC 3.0BR

Text

(UEPB)

Intelligent Cities Northern Star

Call it recycling opportunity. After their failed bid1 to host2 the 2004 Summer Olympics, Stockholm city leaders decided to turn a would-be sports village in the Hammarby Sjostad district into one of the world’s most successful eco-villages. The practices of powering buses with biogas, recycling rainwater for irrigation and using organic waste for fertilizer spread to other districts of Sweden’s largest city. Today the city’s water is so clean that fishermen actually stand on bridges in the central business district, catching fresh salmon and trout3 .

Stockholm was named the first European Green Capital in 2010. Since then, green innovation has become a pillar of Swedish national competitiveness. With its target to become a fossil-fuel-free city by 2050, Stockholm hopes to turn green into gold by exporting smart power to an energy-conscious world.

Construction has just begun at the new Royal Seaport, where a smart grid4will have renewable energy (including solar and wind power) flow among the homes and offices of residents. Buildings will become “green houses” that not only use but also store green energy and then feed it back into the grid whenever possible. This should enable yearly carbon emissions to be reduced to less than 1.5 tons per person by 2020 – well below the U.S. average of 20 tons. Ships will be able to plug in5 and charge up using the onshore6 electric grid, meaning they can shut off noisy engines, making the harbor an area more attractive to live in.

Delegations from nearby Copenhagen and Helsinki and places as far-flung7 as China have become regulars in Stockholm, taking notes on how the city government is building out its grid through public-private partnerships involving Finnish utilities8 and Swiss engineering titan ABB.

The next step is to export Stockholm’s smart energy to the world. Denmark, for example, is connected by underwater cables. There’s talk of using such physical connections to enable development of a pan-European energy grid that would theoretically have all of Scandinavia export wind and hydropower southward. Swedish historian Gunnar Wetterberg made waves9 when he called for the five Scandinavian countries to form a United Nordic Federation in the next 20 years. There’d be plenty of votes for Stockholm as its capital.

Ayesha and Parag Khanna. Available at: . Accessed on: May 3rd. 2017. Adapted.

glossary

1. bid:____________

2. to host(ed):____________

3. trout:____________

4. grid:____________

5. to plug in:____________

6. onshore:____________

7. far-flung:____________

8. utilities:____________

9. to make waves (informal): ____________

Baseando-se no texto, assinale a alternativa correta.

(UEPB) Em relação ao termo “Northern Star”, no título do texto, conclui-se que:



( a )

os países nórdicos, onde se inclui a Escandinávia, estão em destaque graças ao desenvolvimento e uso de energia limpa, como um modelo brilhante de sustentabilidade. 

( b )

a Estrela do Norte demarca a região mais ao norte da Europa, chamada também de Escandinávia, de onde é possível se observar esse importante corpo celeste. 

( c )

a Estrela do Norte é uma referência a Estocolmo, capital sueca, que se destaca pelas iniciativas de uso inteligente de fontes de energia, entre outras coisas. 

( d )

há uma ironia presente na questão, já que a Suécia, país nórdico, compara-se, frequentemente, à Estrela do Norte em razão de suas riquezas. 

( e )

esse termo faz referência a um navio de propriedade do governo sueco, de nome idêntico, que é um modelo de compensação energética para o mundo.

Resposta:

1. bid: lance; oferta  

2. to host(ed): sediar  

3. trout: truta  

4. grid: rede  

5. to plug in: ligar; conectar  

6. onshore: em terra  

7. far-flung: distante; longe  

8. utilities: empresas de serviços públicos  

9. to make waves (informal): causar problema; um “ruído”

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 1 e 2 - Tronco de pirâmide - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) Pretende-se instalar, em uma via de tráfego intenso, um redutor de velocidade formado por 14 blocos idênticos em forma de tronco de pirâmide. Cada tronco de pirâmide é obtido a partir de uma pirâmide de base retangular após seccioná-la por um plano paralelo à base e distante do vértice da altura da pirâmide. Ao término da instalação, a face superior (base menor) de cada tronco de pirâmide será pintada com tinta amarela. Cada litro de tinta custa R$ 10,00, sendo suficiente para pintar 10 m2.

Sabendo-se que a área da base maior de cada tronco de pirâmide utilizado na construção do redutor é de 630 cm2, calcule o custo da tinta amarela utilizada.

Resposta:

Sendo:

• Ab: área da base menor de cada tronco de pirâmide, em cm2;

• H: altura da pirâmide a partir da qual é obtido o tronco, em cm. Como a área da base maior é 630 cm2 e a distância do vértice da pirâmide à base menor do tronco é H, da semelhança entre a pirâmide original e a pirâmide obtida retirando-se o tronco, temos:

Ou seja, Ab = 0,028 m2.

Assim, o valor gasto, em reais, para pintar as faces superiores dos 14 blocos será: 1 · 14 · 0,028 ≈ 0,39.

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 9 e 10 - Estatística: medidas de tendência central - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Afar) As notas de oito alunos numa prova de matemática foram escritas pelo professor numa tabela como a que segue:

Sabe-se que a média aritmética dessas notas é 8,2.

Considerando as notas dos oito alunos, é correto afirmar que a nota do aluno G é 



( a )

igual à moda. 

( b )

inferior a 9,8. 

( c )

superior à mediana. 

( d )

inferior à média aritmética das outras sete notas.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Aulas 3 e 4 - Tendências da arte contemporânea: música - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Carta ao Tom 74

Rua Nascimento Silva, cento e sete Você ensinando pra Elizete As canções de canção do amor demais Lembra que tempo feliz Ah, que saudade, Ipanema era só felicidade Era como se o amor doesse em paz Nossa famosa garota nem sabia A que ponto a cidade turvaria Esse Rio de amor que se perdeu Mesmo a tristeza da gente era mais bela E além disso se via da janela Um cantinho de céu e o Redentor É, meu amigo, só resta uma certeza, É preciso acabar com essa tristeza É preciso inventar de novo o amor

MORAES, V; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente. São Paulo: Universal: Philips, 1975. Fragmento.

(Enem) O trecho da canção de Toquinho e Vinicius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando que o eu poético e o interlocutor: 



( a )

compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano. 

( b )

troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade. 

( c )

façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro. 

( d )

tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina. 

( e )

aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aula 11 - Funções: arccos (x) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Simplificando sen (arccos ), obtemos:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equilíbrios de solubilidade: introdução - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

A ilustração a seguir mostra um béquer que foi deixado sobre a bancada de um laboratório de Química.

Sabe-se que a fase sólida é constituída por cloreto de prata decantado.

Um aluno, observando esse sólido no fundo, fez as seguintes afirmações:

I. A solução acima é obrigatoriamente saturada em AgCℓ.

II. Se há sólido decantado, então a solução é saturada.

III. O cloreto de prata que está dissolvido se encontra na forma de Ag+(aq) e Cℓ-(aq).

As afirmações corretas desse estudante são: 



( a )

apenas I. 

( b )

apenas II. 

( c )

apenas I e II. 

( d )

apenas I e III. 

( e )

I, II e III.

Questão 02 - Química - Setor A - Aulas 11 e 12 - Equilíbrios de solubilidade: exercícios e aplicações - Em classe - BY NC 3.0BR

Uma das formas de se recuperar íons prata dissolvidos em sistemas químicos é provocar sua precipitação com íons sulfeto. A solubilidade desse composto na temperatura ambiente é igual a 1 · 10-8 mol/L, ou seja, trata-se de um sal praticamente insolúvel. Considerando que sua fórmula química é Ag2S, pode-se afirmar que seu produto de solubilidade é igual a:



( a )

2 · 10-16 

( b )

1 · 10-16 

( c )

2 · 10-24 

( d )

4 · 10-24 

( e )

4 · 10-32

Resposta:

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 4 - Text Comprehension; Like; As - Exercícios - BY NC 3.0BR

O fragmento “is rarely able to manage”  poderia ser substituído, sem mudança de sentido, por: 



( a )

may rarely manage 

( b )

should rarely manage

( c )

can rarely manage 

( d )

must rarely manage 

( e )

ought to rarely manage

Questão 02 - Química - Capítulo 1 - Equilíbrios iônicos - Exercícios - BY NC 3.0BR

Duas soluções aquosas ácidas apresentam a mesma concentração de 0,1 mol/L. A solução I é de HCℓ (α = 100%), enquanto a II é de CH3COOH (α = 1%). Comparando-se a acidez dessas soluções, determine:

a) O pH dessas duas soluções.

b) Qual solução conduz melhor a corrente elétrica? Explique.

Resposta:

a) I. pH = 1 e II. pH = 3

b) A solução I é mais ácida, logo apresenta maior concentração de íons livres e, portanto, conduz melhor a corrente elétrica.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 7 - Recursos discursivos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ESPM-SP) Dos diminutivos grafados em negrito abaixo, assinale a alternativa em que o uso traduz ideia pejorativa (ou depreciativa): 



( a )

Procuram-se cofrinhos. Entregar na Caderneta de Poupança Banespa. 

( b )

Benzinho, não gostaria de tocar mais nesse assunto. 

( c )

A folhinha não indica o Dia do Professor. 

( d )

Eu não quero ler este jornaleco

( e )

Vou passar uns diazinhos na praia.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 1 e 2 - Text Comprehension; The verb “take” with expressions of time - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

(Unesp-SP)

Available at: . Accessed on: May 8th, 2017.

glossary​ 1. load: carregamento; carga 2. stuff: material; coisas (palavra genérica)

Baseando-se no texto 2, assinale a alternativa correta.

(Unesp-SP) No trecho do primeiro quadrinho “This should be the last load”, a palavra should indica uma ideia de: 



( a )

dúvida. 

( b )

solicitação. 

( c )

obrigação. 

( d )

recomendação.

( e )

expectativa.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 11 e 12 - Text Comprehension; One; Ones - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

Fill in with one or ones only where NECESSARY.

“Good girls go to heaven; bad ________ go everywhere.”

Resposta:

ones

Questão 02 - Física - Setor A - Aula 5 - Segunda lei de Ohm - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(UFF-RJ) Em dias frios, o chuveiro elétrico é geralmente regulado para a posição “inverno”. O efeito dessa regulagem é alterar a resistência elétrica do resistor do chuveiro de modo a aquecer mais, e mais rapidamente, a água do banho. Para isso, essa resistência deve ser: 



( a )

diminuída, aumentando-se o comprimento do resistor. 

( b )

aumentada, aumentando-se o comprimento do resistor. 

( c )

diminuída, diminuindo-se o comprimento do resistor. 

( d )

aumentada, diminuindo-se o comprimento do resistor. 

( e )

aumentada, aumentando-se a voltagem nos terminais do resistor.

Resposta:

Durante o funcionamento de um chuveiro elétrico, a diferença de potencial se mantém constante. Assim, para que haja alteração na potência transformada pelo chuveiro, deve-se alterar a resistência elétrica mudando o comprimento do fio utilizado como resistor. A expressão que relaciona a potência e a diferença de potencial aplicada é:

Na estação inverno, deve-se aumentar a potência do chuveiro para que haja maior quantidade de energia elétrica convertida em energia térmica. De acordo com a expressão da potência, pode-se concluir que esse aumento da potência ocorre se a resistência diminuir.

De acordo com a segunda lei de Ohm pode-se diminuir a resistência elétrica de um condutor diminuindo-se o comprimento do resistor

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 1 e 2 - Semântica; pragmática; contextualização e interdisciplinaridade - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Enem) Leia o texto.

A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S.Paulo, 25 dez. 2011. Adaptado.

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a: 



( a )

realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. 

( b )

dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.

( c )

redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento. 

( d )

priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. 

( e )

estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

Questão 02 - Língua Inglesa - Aulas 5 e 6 - Text Comprehension; The causative use of “have” - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

Complete the sentences with the causative have and use the adequate form of each verb in parentheses.

We’d rather _____ someone else _____ (to finish) this job for us.

Resposta:

have / finish

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 5 e 6 - Inscrição e circunscrição de sólidos (1) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Uerj) Uma embalagem em forma de prisma octogonal regular contém uma pizza circular que tangencia as faces do prisma.

Desprezando a espessura da pizza e do material usado na embalagem, a razão entre a medida do raio da pizza e a medida da aresta da base do prisma é igual a:



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Na figura a seguir os vértices do octógono regular que representa a base da caixa estão sobre os lados do quadrado. Sendo L cm a medida da aresta da base do prisma e R cm a medida do raio da pizza, temos:

Questão 02 - Matemática - Setor B - Aulas 7 e 8 - Inscrição e circunscrição de sólidos (2) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Um restaurante incluirá no cardápio uma nova sobremesa, o frozen milkshake, que será apresentado da seguinte forma: em uma taça com formato de cone será colocada uma bola de sorverte com formato esférico, de modo que a esfera que representa o sorvete fique inscrita no cone que representa o interior da taça, e o resto da região será ocupado com uma mistura de leite com sorvete batido (o milkshake tradicional). Sabendo que o cone que representa a taça tem 432 mL de capacidade e que sua altura é o dobro do raio da base, qual será o raio da esfera, em centímetros, que representa o sorvete? 

(use π = 3 e  = 2,2) 

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 3 e 4 - Colocação de palavras na frase - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

As duas frases abaixo fazem parte de uma entrevista concedida pelo então chefe de Estado cubano, Fidel Castro, a um jornalista. Intencionalmente não identificamos o responsável de cada uma das falas:

— Em Cuba, até universitárias são prostitutas.

— Em Cuba, até prostitutas são universitárias.

Considerando o contexto de interlocução e o conteúdo das duas frases, assinale a alternativa INCORRETA: 



( a )

Ambas apresentam exatamente as mesmas palavras e, por isso, têm o mesmo sentido. 

( b )

A primeira expressa uma crítica do jornalista ao regime cubano. 

( c )

A segunda ressalta os progressos conseguidos por Cuba na educação pública. 

( d )

Na segunda frase, Fidel Castro argumenta em favor de Cuba. 

( e )

A primeira sugere que, em Cuba, os profissionais em geral são muito mal pagos, independentemente do seu grau de escolaridade.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 15 e 16 - Números complexos: plano de Argand-Gauss e módulo - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Sendo z = 3 + 4i e w = 4 + 3i, obtenha |z|, |w| e |z + w|.

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Setor A - Aulas 12 e 13 - Funções: arcsen (x) e arctg (x) - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

sen é igual a:



( a )

 

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Questão 02 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Introdução ao estudo das reações orgânicas - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Observe atentamente os dois modelos de reação apresentados a seguir.

a) Como você classificaria essas reações?

b) Em uma das etapas da glicólise, processo fundamental da nossa respiração celular, a glicose (C6H12O6) pode ser quebrada em duas moléculas de fórmula molecular C3H6O3 , gliceraldeído e dihidroxiacetona, representadas a seguir:

Com base nos modelos apresentados no enunciado, indique as estruturas das moléculas A e B das reações acima.

Resposta:

Questão 02 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1 · 10-10 mol/L. Para atender à legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4 , CH3OH, K2CO3 e NH4Cℓ.

Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?



( a )

CH3COOH 

( b )

Na2SO4 

( c )

CH3OH 

( d )

K2CO3

( e )

NH4Cℓ

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Capítulo 5 - Recursos linguísticos e discursivos - Exercícios - BY NC 3.0BR

No exercício a seguir são apresentados fragmentos carregados de formulações comuns na conversação informal. São ilustrativos das opiniões correntes entre pessoas limitadas ao senso comum. Recorra ao seu repertório de conhecimentos racionais de base científica para reescrevê-los, selecionando recursos linguísticos adequados a um texto dissertativo. Articule as ideias e, se for necessário, acrescente dados de seu repertório para garantir a coerência dos fragmentos de texto que redigir.

A gordura não é um castigo de Deus que o cara recebe porque é um saco sem fundo. O corpo dele já é desregulado, daí pra piorar o cara come errado e fora de hora. Mas ele não acha que tem como ser de outro jeito, não é por falta de vontade. Alguém entendido no assunto tem que dar uma mão senão o cara não sai do fundo do poço. Demora pra reaprender a comer direito. E nem adianta tentar sozinho que não dá.

Resposta:

Resposta pessoal. Um exemplo: Sobrepeso e obesidade são patologias associadas a distúrbios metabólicos hereditários, não são resultados da gula. Hábitos alimentares inadequados, tanto na composição da dieta, quanto na sua regularidade, agravam o quadro, que requer ajuda profissional especializada. A reeducação alimentar é um processo lento que requer acompanhamento nutricional e médico.

Questão 02 - Geografia - Capítulo 11 - Territórios e fronteiras - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFMG) Analise o mapa, em que está indicada a localização do estreito de Bering:

A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que esse estreito: 



( a )

pela posição em latitudes elevadas, é desprovido da importância estratégica e geopolítica comum a outros estreitos que separam continentes e ilhas. 

( b )

pela relativa facilidade de ligação entre os continentes Euroasiático e Americano, se constitui uma das hipóteses da origem das civilizações mais antigas da América. 

( c )

por ser cortado pelo Círculo Polar Ártico, tem sido muito sensível às flutuações climáticas globais, passadas e presentes. 

( d )

por estabelecer a ligação entre os oceanos Glacial Ártico e Pacífico norte, possibilita a permuta da flora e da fauna de ecossistemas diferentes.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Capítulo 8 - Como ler um poema - Exercícios - BY NC 3.0BR

(ITA-SP) O poema a seguir é de Ivan Junqueira.

Flor amarela​

Atrás daquela montanha tem uma flor amarela; dentro da flor amarela, o menino que você era.

Porém, se atrás daquela montanha não houver a tal flor amarela, o importante é acreditar que atrás de outra montanha tenha uma flor amarela com o menino que você era guardado dentro dela.

Poemas reunidos. Rio de Janeiro: Record, 1999.

O texto:

I. na 1ª estrofe, trata da infância por meio de metáforas construídas com elementos naturais (“montanha” e “flor amarela”).

II. na 2ª estrofe, por meio da conjunção “porém”, rompe com a representação metafórica presente na 1ª estrofe.

III. na sequência da 1ª para a 2ª estrofe, faz com que as metáforas apontem mais para a interioridade do sujeito que para a exterioridade da natureza.

Está(ão) correta(s) apenas:



( a )

I. 

( b )

I e II. 

( c )

I e III. 

( d )

II. 

( e )

II e III.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas