Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(UFF-RJ) Observe atentamente a fotografia do grafite e responda à questão.
Os elementos não verbais do grafite compõem com a inscrição “O retrato da favela tem só uma imagem mas cada olho tem sua interpretação pra essa imagem” uma realidade do cotidiano atual.
Dos textos a seguir que apresentam leituras das transformações que sofrem as metrópoles, como, por exemplo, o Rio de Janeiro, APENAS UM destaca uma visão diferente da cidade. Identifique-o.
E a cidade que tem braços abertos num cartão postal com os punhos fechados da vida real lhes nega oportunidades mostra a face dura do mal Alagados, Trenchtown, Favela da Maré a esperança não vem do mar nem das antenas de tevê
Xangai
A noite é clara e quente; podia ser escura e fria, e o efeito seria o mesmo. A enseada não difere de si. Talvez os homens venham algum dia a atulhá-la de terra e pedras para levantar casas em cima, um bairro novo, com um grande circo destinado a corridas de cavalos. Tudo é possível debaixo do sol e da lua. A nossa felicidade, barão, é que morreremos antes.
Machado de Assis
Palafitas: barracos são erguidos no espelho-d’água da Lagoa da Tijuca, contrastando com condomínio ao fundo.
O Globo, 30/09/03.
Eu vejo uma gravura grande e rasa. No primeiro plano Uma casa. .............................................. Em frente da casa uma vala: onde escorre a lama doutra casa.
E no chão da casa outra vala: onde escorre o esgoto doutra casa. .............................................
Reynaldo Jardim
Lasar Segall, Paisagem brasileira.
Não é a inteligência, a compreensão refletida dessas pinturas que nos leva a pensar nos dramas alheios da pobreza, da fome e da dor. É a sensação visual que nos obriga a sentir tanta fatalidade.
Mário de Andrade
Assim como ocorre nos animais, nas angiospermas o organismo também possui adaptações relacionadas à defesa contra agentes agressivos do meio. Entre essas adaptações destacam-se as denominadas estruturais ou constitutivas, representadas por estruturas morfológicas que existem naturalmente em diversas espécies de plantas. Entre essas estruturas morfológicas podem ser citadas:
estômatos, acúleos, ráfides de oxalato de cálcio e parênquima paliçádico.
substâncias voláteis, ácido jasmônico, fitoalexinas e compostos terpenoides.
acúleos, ráfides de oxalato de cálcio, espinhos, tricomas e pulvinos.
acúleos, látex, glicosídeos liberadores de ácido cianídrico e compostos voláteis.
ráfides de oxalato de cálcio, espinhos, compostos fenólicos e substâncias terpenoides.
Ao comparar folhas de monocotiledôneas com folhas de eudicotiledôneas, percebe-se uma importante diferença. Essa diferença consiste na:
ausência de parênquimas paliçádico e lacunoso na folha de monocotiledônea quando comparada à folha de eudicotiledônea.
disposição paralela dos feixes vasculares e abundantes células componentes das bainhas do feixe, quando comparadas à folha de eudicotiledônea.
ausência de cutícula protetora e de estômatos na epiderme inferior, ao contrário do que ocorre na folha de eudicotiledônea, na qual os estômatos comparecem nas duas epidermes.
pobreza em feixes vasculares dotados de xilema e floema, ao contrário do que ocorre na folha de eudicotiledônea, rica em feixes vasculares e espessas bainhas do feixe.
presença apenas de parênquima lacunoso, ao contrário do que ocorre na folha de eudicotiledônea, que contém os dois parênquimas, lacunoso e paliçádico.
Imagine uma espécie hipotética de peixes ornamentais, da qual existem três variedades: uma de escamas vermelhas (homozigota), outra de escamas azuis (também homozigota) e uma terceira com escamas de duas cores, azuis e vermelhas (heterozigotos). Trata-se de uma herança monogênica, condicionada por um gene com duas variedades de alelos.
Sabendo que a variedade bicolor é mais valiosa comercialmente, que tipo de cruzamento um criador de peixes deveria favorecer para obter mais lucro?
Peixes bicolores entre si.
Peixes bicolores com peixes de escamas azuis.
Peixes bicolores com peixes de escamas vermelhas.
Peixes de escamas azuis com peixes de escamas vermelhas.
Peixes de escamas vermelhas entre si.
(UFG-GO) Em 1951, o governo peronista projetou a construção de um monumento para homenagear os trabalhadores argentinos, intitulado O descamisado. Desde 1952, com a morte de Eva Perón, atribuiu-se ao monumento a função de homenagear também a primeira-dama argentina. Ao associar essas duas homenagens, o monumento
exprimia o protagonismo político dos operários no regime peronista.
expressava as origens populares dos líderes do regime peronista.
aludia ao caráter assistencialista identificado ao governo peronista.
explicitava o princípio socialista presente no regime peronista.
definia o lugar marginal da elite socioeconômica argentina no governo peronista.
(Mack-SP – Adaptada) Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.
A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.
I. Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.
II. As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.
III. Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.
IV. Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.
Estão corretas, somente,
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV
A afirmativa [I] é incorreta pois a Terceira Revolução Industrial não é uma continuação da Segunda Revolução, pois está associada um novo conjunto de tecnologias, especialmente, às tecnologias da informação, que revolucionaram a capacidade humana de produção e circulação de bens.
(Ufop-MG)
Conhecida como do DNA recombinante, ou engenharia genética, fundamenta-se no conhecimento sobre os genes. Essa técnica permite, entre várias aplicações, que o gene responsável pela síntese de insulina seja isolado das células do organismo que a produz e inserido num plasmídeo (pequeno segmento circular de DNA de bactéria). Esse plasmídeo com gene estranho pode ser reinserido na bactéria, que passa, então, a produzir insulina.
(Adaptado de Ciência Hoje, 42)
Assinale a opção correta:
A base nitrogenada mais frequente nos genes é a uracila.
O plasmídeo da bactéria localiza-se no núcleo.
Os genes são a base para a síntese do RNA-mensageiro.
Os genes dividem-se por ação dos ribossomos.
Os genes não podem ser transferidos de uma espécie para outra.
(Fatec-SP) Considere o desenho de 1914 de Raul Pederneiras, retratando o movimento sufragista de mulheres que reivindicavam o direito de votar.
RAUL PEDERNEIRAS/ FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL, RIO DE JANEIRO, RJ
A luta pelo sufrágio feminino estava inserida dentro de um contexto mais amplo da luta das mulheres pela emancipação social, política e econômica. Ao fazer uma retrospectiva histórica dessa luta, é possível afirmar que:
a mulher francesa conquistou o direito ao voto universal a partir da eclosão da Revolução Francesa de 1789.
o voto feminino tornou-se obrigatório nos países europeus para as mulheres operárias desde o início da Revolução Industrial.
o Brasil foi o último país latino-americano a conceder o direito de as mulheres votarem, conquista obtida no período da ditadura militar.
a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934.
o direito do voto universal feminino foi assegurado nos Estados Unidos da América desde a proclamação da independência.
(Vunesp)
A população de Londres, com 12% da população total do Reino Unido, exige uma pegada ecológica de 21 milhões de hectares ou, simplesmente, toda a terra produtiva do Reino Unido. Em Vancouver, no Canadá, constatou-se que a área exigida para manter o nível de vida da população corresponde a 174 vezes a área de sua própria jurisdição. Um habitante de uma cidade típica da América do Norte tem uma pegada ecológica de 461 hectares, enquanto na Índia a pegada ecológica per capita é de 45 hectares. Assim, o planeta sofre um impacto dez vezes maior quando nasce um bebê no primeiro mundo do que quando nasce um bebê na Índia, na China ou no Paquistão. Um malthusianismo cego, ainda hegemônico nas lides ambientalistas, está infelizmente muito mais preocupado com o controle da população na Índia do que com a injustiça ambiental que sustenta a injusta ordem de poder mundial.
COSTA, Rogério Haesbaert da; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova desordem mundial, 2005. Adaptado
No texto, os autores fazem uma crítica à abordagem malthusiana, que tende a considerar o tamanho da população como o fator principal do impacto sobre os recursos naturais existentes no planeta. Dessa forma, para se entender a atual “crise ambiental”, outros fatores, também importantes, devem ser levados em consideração, a saber:
o tamanho dos territórios de cada país e a falta de conhecimento sobre a quantidade de recursos naturais que cada população dispõe.
o baixo nível de renda das populações dos países desenvolvidos e seu reduzido grau de desenvolvimento tecnológico.
o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos países e os padrões de consumo difundidos em escala mundial.
o tamanho das populações dos países subdesenvolvidos e seu baixo nível de escolaridade.
o baixo desenvolvimento técnico-científico dos países e a ausência de conhecimentos sobre a finitude dos recursos naturais existentes no planeta.
A crítica que o texto faz à teoria malthusiana no tocante à “crise ambiental” decorre do fato de que ela desconsidera o atual modelo econômico que consolida a desigual distribuição da riqueza, alavanca o consumo e promove uma exploração predatória dos recursos naturais. A alternativa [A] está incorreta porque a causa da crise ambiental não é a quantidade de recursos naturais disponíveis, mas a forma predatória como são utilizados; já a afirmação disponível na alternativa [B] está errada porque países desenvolvidos não têm baixo nível de renda ou baixo desenvolvimento tecnológico e esse não é o critério para a pegada ecológica; a afirmativa [D] é incorreta porque o tamanho das populações não é parâmetro para a pegada ecológica; por fim, a alternativa [E] está incorreta, pois existe um conhecimento a respeito das limitações dos recursos naturais.
(UFPR)
Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.
Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua ex-namorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
(UFPR)
Tem muita gente boa aplaudindo Barack Obama porque ele proibiu a prática de torturas contra presos. O suplício mais conhecido era a simulação de afogamento. Um pedaço dessa mesma plateia emocionou-se com a valentia do Capitão Nascimento no filme “Tropa de Elite” e com o poder de persuasão de seus sacos de plástico. É um novo tipo de esquizofrenia política. O sujeito é Obama nos Estados Unidos e George Bush no Brasil.
GASPARI, Elio. O Globo, jan. 2009.
Sobre esse texto, considere as afirmativas:
1. A esquizofrenia política a que o autor se refere é a atitude paradoxal de algumas pessoas que apoiam Obama e o Capitão Nascimento ao mesmo tempo.
2. O Capitão Nascimento representa uma simbiose de Obama e George Bush, mas em lugares diferentes.
3. O texto critica a interferência de George Bush no modo de agir da polícia brasileira.
4. No que se refere a respeito aos direitos humanos, o autor coloca Barack Obama e George Bush em polos opostos.
Assinale a alternativa correta:
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
(Pasusp) “Quem não tem cão, caça com gato”. O sentido deste provérbio é:
Os cães são melhores do que os gatos, mas não temos cães.
Sem aquilo que queremos, procuramos algo semelhante.
Os animais são excelentes auxiliares na caça.
Algumas pessoas têm mais sorte do que outras.
Devemos sempre procurar melhorar na vida.
(UFRN) O conceito de éter surgiu na Grécia Antiga, significando uma espécie de fluido sutil e rarefeito que preenchia o espaço e envolvia a Terra. Esse conceito evoluiu para representar um referencial privilegiado, a partir do qual se poderia descrever toda a Física, inclusive seria o meio material no qual se propagariam as ondas eletromagnéticas (a luz). No entanto, as experiências de Michelson-Morley, realizadas em 1887, mostraram a inconsistência desse conceito, uma vez que seus resultados implicavam que ou a Terra estava sempre estacionária em relação ao éter ou a noção de que o éter representava um sistema de referência absoluto era errônea, devendo, portanto, ser rejeitada.
As inconsistências do conceito de éter levaram Einstein a elaborar a teoria de que a velocidade da luz
é constante para qualquer observador e dependente de qualquer movimento da fonte ou do observador.
é constante para qualquer observador e independente de qualquer movimento da fonte ou do observador.
é constante e dependente do observador, porém independente de qualquer movimento relativo da fonte.
é constante e independente do observador, porém dependente de qualquer movimento relativo da fonte.
texto para as questões 1 a 10 (Unisinos-RS)
World Carfree Day – We all know about the dangers of too much pollution to our environment, yet every day we get in our cars and make the situation worse. This important awareness day aims to help highlight the pollution of the world caused by car use and persuade us to leave the car at home and have a no car day!
It is not just the pollution that can make travelling by car a misery. I hate sitting grid-locked in a city traffic jam when I could be walking past the very traffic I am stuck in. I think it would be nice to travel at my own pace and not have that set by other commuters. Some methods of public transport also shorten your journey time by avoiding congested roads and taking more direct routes offered by infrastructure such as railway lines.
Car use is seen as the norm in modern society but why should it be? Imagine a day when there is no traffic noise, everyone is car free and you can hear the birds sing! Beyond the day to day journeying and pollution, cars blight our environment with discarded parts such as batteries and tyres, oil leaks and then eventually the carcass of the car when it is no longer fit for use.
Actually World Carfree Day was first organized back during the 1970s oil crisis and more days were organized in the 1990s in cities in Europe. The problem is that most people don’t take notice at all or take part for one day then revert back to the old way!
So on 22 September 2014 please take part in World Carfree Day and help make our world a little bit nicer to live in... you might even enjoy a change of scenery!
Remember the famous scene from this video? It’s time to step out of our cars and follow their lead!
Available at: . Accessed on: May 31th, 2017
glossary
grid-locked : preso; parado traffic jam : congestionamento to be stuck : estar preso to blight : prejudicar; enfeiar
No fragmento “This important awareness day...”(,. 2), a palavra awareness pode ser entendida como:
conscientização
protesto
reciclagem
ausência
competitividade
(UFRGS-RS)
Child of the Americas
Aurora Levins Morales
I am a child of the Americas, A light-skinned mestiza of the Caribbean, A child of many diaspora, born into this continent at a crossroads. I am a U.S. Puerto Rican Jew, A product of the getthos of New York I have never known. An immigrant and the daughter and the granddaughter of immigrants. I speak English with passion: it’s the tongue of my consciousness, A flashing knife blade, my tool, my craft.
I am a Caribeña, island grown, Spanish is in my flesh, Ripples from my tongue, lodges in my hips: The language of garlic and mangoes, The singing in my poetry, the flying gestures of my hands. I am of Latinoamerica, rooted in the history of my continent: I speak from that body
I am not African. Africa is in me, but I cannot return I am not Taína. Taíno is in me, but there is no way back. I am not European. Europe lives in me, but I have no home there.
I am new. History made me. My first language was Spanglish. I was born at the crossroads and I am whole
LAUTER, P. ed. The Heath Anthology of American Literature. vol. 2. Boston: Houghton Miffin Company, 1988. p. 3188.
(UFRGS-RS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, sobre o fragmento “a child of the Americas,", que caracterizam o sujeito lírico.
( ) É imigrante, filha de uma filha de imigrantes.
( ) Sente-se deslocada, apesar de se identificar com suas várias origens e referências culturais.
( ) Simboliza os processos de mestiçagem formadores da sociedade americana.
( ) Menospreza a condição colonizada da população do Novo Mundo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – V – V – F.
V – V – F – F.
F – V – F – V.
V – F – V – F.
V – F – F – V.
À aldeia chamam-lhe Azinhaga, está naquele lugar por assim dizer desde os alvores da nacionalidade (já tinha foral no século décimo terceiro), mas dessa estupenda veterania nada ficou, salvo o rio que lhe passa mesmo ao lado (imagino que desde a criação do mundo), e que, até onde alcançam as minhas poucas luzes, nunca mudou de rumo, embora das suas margens tenha saído um número infinito de vezes. A menos de um quilômetro das últimas casas, para o sul, o Almonda, que é esse o nome do rio da minha aldeia, encontra-se com o Tejo, ao qual (ou a quem, se a licença me é permitida), ajudava, em tempos idos, na medida dos seus limitados caudais, a alagar a lezíria quando as nuvens despejavam cá para baixo as chuvas torrenciais do Inverno e as barragens a montante, pletóricas, congestionadas, eram obrigadas a descarregar o excesso de água acumulada. A terra é plana, lisa como a palma da mão, sem acidentes orográficos dignos de tal nome, um ou outro dique que por ali se tivesse levantado mais servia para guiar a corrente aonde causasse menos dano do que para conter o ímpeto poderoso das cheias. Desde tão distantes épocas a gente nascida e vivida na minha aldeia aprendeu a negociar com os dois rios que acabaram por lhe configurar o caráter, o Almonda, que a seus pés desliza, o Tejo, lá mais adiante, meio oculto por trás da muralha de choupos, freixos e salgueiros que lhe vai acompanhando o curso, e um e outro, por boas ou más razões, onipresentes na memória e nas falas das famílias.
SARAMAGO, José. As pequenas memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Lezíria: planície de inundação junto a certos rios.
(FGV-SP) Observe na referência: “ao qual (ou a quem, se a licença me é permitida), ajudava”. A licença a que o autor se refere é uma forma de:
ser mais preciso no emprego da forma pronominal.
tratar respeitosamente o leitor.
valorizar o rio Tejo, dando-lhe status de pessoa.
desvalorizar o rio Tejo em suas memórias.
valorizar o rio da sua aldeia, o Almonda.
(Enem)
Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para a hemoglobina S e do outro o gene para a hemoglobina A, ela não terá a doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
Disponível em: http://www.opas.org.br. Acesso em: 2 mai. 2009 (adaptado).
Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a
5,05%.
6,25%.
10,25%.
18,05%.
25,00%.
(UCS-RS) Alelos são pares de genes responsáveis pela expressão de determinadas características num organismo. Em cobaias de laboratório, foram identificados alelos que controlam a coloração do pelo, seguindo o padrão abaixo.
Cobaia 1: AA – coloração cinza
Cobaia 2: Aa – coloração cinza
Cobaia 3: aa – coloração branca
A partir desse padrão, analise as afirmações abaixo.
• Considerando um cruzamento das cobaias 1 x 2, a chance de obtenção de um indivíduo cinza é de __________ .
• Considerando um cruzamento das cobaias 2 x 3, a chance de obtenção de um indivíduo branco é de __________.
• A coloração branca só aparece em indivíduos __________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.
100% – 50% – homozigóticos recessivos.
50% – 50% – homozigóticos recessivos.
75% – 25% – heterozigóticos dominantes.
25% – 50% – heterozigóticos recessivos.
100% – 50% – homozigóticos dominantes.
O cumeno é uma substância orgânica de grande importância industrial, pois, quando submetido à oxidação, produz fenol e acetona. Vários métodos diferentes podem ser empregados nesse processo. A seguir é esquematizada uma possível rota de produção:
a) Classifique a reação de produção do cumeno a partir do benzeno e do 2-cloropropano, em presença de catalisador.
b) Forneça as fórmulas estruturais do fenol e da acetona.
c) Dê o nome, seguindo as regras da IUPAC, do cumeno.
a) Reação de substituição.
b)
c) Isopropilbenzeno.
(FMTM-MG) Na meiose, ocorrem vários eventos para formarem quatro células haploides. Foram listados alguns deles:
I. Cromátides-irmãs se separam e deslocam para os polos opostos da célula.
II. Cromossomos homólogos colocam-se lado a lado e ocorre a permuta entre segmentos de suas cromátides.
III. Separação dos cromossomos homólogos devido ao encurtamento dos microtúbulos do fuso.
IV. Os pares de cromossomos homólogos dispõem-se na região mediana da célula.
V. Citocinese com formação de células cujos cromossomos apresentam duas cromátides.
Esses eventos sucedem-se na ordem
I – II – III – IV – V.
II – IV – III – V – I.
II – III – IV – I – V.
IV – V – I – II – III.
IV – II – I – V – III.
Assinale a alternativa em que a próclise NÃO é referendada pela norma culta escrita:
Era um homem que, em se tratando de seus interesses, não via obstáculos.
Deus me guarde desses amigos.
Me valha Deus contra a tua cega ignorância!
Aqui se deu o episódio mais importante da nossa história.
Aquilo me tocava de perto.
(PUC-RJ) Analise as afirmativas abaixo referentes ao Estado Novo (1937-1945) no Brasil.
I. O Estado Novo contou com forte apoio das oligarquias estaduais, da Igreja católica e de setores da esquerda defensores de um Estado autoritário, que tomavam o stalinismo soviético como exemplo.
II. O novo modelo de Estado, inaugurado em 1937, foi uma quebra na normalidade constitucional brasileira e se legitimou através de uma nova Constituição que tinha um explícito conteúdo autoritário.
III. O Estado Novo foi um período marcado pelo autoritarismo, com intensa propaganda política estatal, controle de informação, proibição de organizações políticas e forte repressão policial.
IV. O Estado Novo se caracterizou por um esfriamento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e por um alinhamento progressivo com os países fascistas da Europa.
São afirmativas corretas:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
(Enem) A leitura do poema “Descrição da guerra em Guernica” traz à lembrança o famoso quadro de Picasso.
Entra pela janela o anjo camponês; com a terceira luz na mão; minucioso, habituado aos interiores de cereal, aos utensílios que dormem na fuligem; os seus olhos rurais não compreendem bem os símbolos desta colheita: hélices,
motores furiosos; e estende mais o braço; planta no ar, como uma árvore a chama do candeeiro. [...]
Carlos de Oliveira. In: ANDRADE, Eugénio. Antologia pessoal da poesia portuguesa. Porto: Campo das Letras, 1999.
Uma análise cuidadosa do quadro permite que se identifiquem as cenas referidas nos trechos do poema.
Podem ser relacionadas ao texto lido as partes:
a1, a2, a3
f1, e1, d1
e1, d1, c1
c1, c2, c3
e1, e2, e3
Existe uma substância de natureza ácida produzida em cloroplastos e peroxissomos de vegetais e que atua em diversos processos metabólicos, dentre os quais a produção de inibidores de alfa amilase em plantas leguminosas, produção de proteínas defensivas (lectinas) que inibem a absorção de nutrientes por um inseto herbívoro e a síntese de proteínas antidigestivas que dificultam a ação de proteases produzidas por insetos herbívoros.
As informações do texto relacionam-se à substância de defesa:
ácido ribonucleico.
isoleucina.
etileno.
ácido salicílico.
ácido jasmônico.
(Ufes – Adaptada) Um aluno esquematizou um Anfioxo, indicando, com legendas, os principais caracteres do filo Chordata.
Estudando para a prova, seus colegas fizeram algumas afirmações. Luis Henrique foi o único que acertou porque disse que
a notocorda formará o sistema nervoso central dos vertebrados.
as fendas branquiais se mantêm em todos os vertebrados.
a legenda está errada, pois o número 3 é o tubo neural dorsal.
nos vertebrados a notocorda origina a coluna vertebral.
o tubo neural dorsal se mantém no anfioxo adulto.
(Uerj)
Tropicália
Sobre a cabeça os aviões Sob os meus pés os caminhões Aponta contra os chapadões Meu nariz Eu organizo o movimento Eu oriento o carnaval Eu inauguro o monumento no planalto central do país [...] O monumento não tem porta A entrada é uma rua antiga, estreita e torta E no joelho uma criança, sorridente, feia e morta Estende a mão [...]
Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2017
O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do Tropicalismo, movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta:
valorização do pluralismo cultural.
denúncia das influências estrangeiras.
enaltecimento da originalidade nacional.
defesa da homogeneização de comportamentos sociais.
(UFMG) Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria ; e um interruptor S:
Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica i. Com base nessas informações, é correto afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:
2i
3i
(Enem) Uma pessoa, ao fazer uma pesquisa com alguns alunos de um curso, coletou as idades dos entrevistados e organizou esses dados em um gráfico.
Qual a moda das idades, em anos, dos entrevistados?
9
12
13
15
21
No texto 1, o anúncio apresenta o adjetivo amazing. Ele equivale, em português, a:
revoltante; repulsivo
espantoso; surpreendente
carinhoso
natural; não espantoso
temeroso
Available at: .
Accessed on: June 22nd, 2017.
O trecho “Isn’t genetic engineering amazing?” sugere que a mulher:
critica os animais geneticamente modificados.
prefere produtos tradicionais, mesmo que sejam geneticamente manipulados.
aprova o produto da engenharia genética.
desconhece qual ave é o Turkipede.
servirá ao marido o seu prato favorito.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas