Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Química - Setor B - Aulas 1 e 2 - Introdução ao estudo das reações orgânicas - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

Ao lado de cada equação a seguir, escreva (A) para reações de adição, (S) para substituição e (E) para eliminação.

Resposta:

Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 1 e 2 - Semântica; pragmática; contextualização e interdisciplinaridade - Exercícios em classe - BY NC 3.0BR

(Insper-SP) Leia o texto.

Disponível em: .

A imagem acima é uma peça que compõe uma campanha para incentivar a população carioca a recorrer ao serviço Disque-Denúncia. Sobre a estratégia argumentativa empregada para o convencimento do público-alvo, pode-se afirmar que ela: 



( a )

elege a atitude de delatar os criminosos como fator exclusivo para erradicar a impunidade. 

( b )

propõe um trocadilho entre “delivery” e “denúncia” com o intuito de produzir um paradoxo.

( c )

banaliza o papel da investigação policial para o esclarecimento de crimes relacionados ao tráfico. 

( d )

recorre à paródia para qualificar, por meio de ideias subentendidas, o grafite como manifestação de linguagem. 

( e )

faz analogia com serviços de entrega domiciliar para destacar a facilidade do combate ao crime pelo cidadão.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 1 e 2 - Text Comprehension; The verb “take” with expressions of time - Exercise 4 - BY NC 3.0BR

Rewrite the following sentences using the structure it takes/took (etc.). Make any necessary changes.

The little girl will get ready for class in half an hour.

Resposta:

It will take the little girl half an hour to get ready for class.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Passeio ao sítio - Exercício - Registrar (pg. 49) - BY NC 3.0BR

QUANTOS DEDOS TEMOS NAS MÃOS?

TEMOS CINCO DEDOS EM CADA MÃO. SE JUNTARMOS TUDO, DÁ UM MONTÃO.

REGISTRE QUANTO É ESSE “MONTÃO DE DEDOS” DAS DUAS MÃOS.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Passeio ao sítio - Exercício - O passeio até a horta do sítio - BY NC 3.0BR

O PROFESSOR SÉRGIO CONVIDOU A TURMA PARA UMA CAMINHADA ATÉ A HORTA DO SÍTIO.

TRACE O CAMINHO QUE AS CRIANÇAS FIZERAM DA CASA DO SÍTIO ATÉ CHEGAR LÁ.

Questão 01 - História - Módulo 5 - O mercantilismo - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do mercantilismo?



( a )

Valorização da indústria, economia baseada em trocas sem moeda, redução das importações.

( b )

Aumento das exportações, burguesia no controle das atividades econômicas, livre-comércio.

( c )

Intervenção do rei na economia, metalismo, colonialismo.

( d )

Incremento do comércio, valorização do trabalho artesanal, redução das tarifas alfandegárias.

Questão 01 - História - Módulo 5 - O mercantilismo - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir para responder à questão.

Tráfico de negros atende às exigências do mercantilismo

Durante muito tempo, justificou-se a escravidão do negro africano no Brasil pela falta de adaptação do índio nativo ao regime de trabalho compulsório, o que dava a entender que o negro se adaptava mais facilmente à escravidão ou, ao menos, não apresentava tanta resistência, sendo, portanto, mais servil e obediente.

Essa interpretação tradicional pode ser questionada de diversas formas. Em primeiro lugar, foi comum o recurso à escravidão do índio nas regiões em que o acesso ao tráfico africano era difícil ou em que não se conseguia pagar o alto preço do escravo negro.

[…]

A opção pela escravidão do negro decorreu, na verdade, da natureza do sistema que ordenava as relações entre a metrópole e as colônias de exploração, denominado sistema colonial, o qual era parte de um receituário econômico que, ao lado do protecionismo, dos monopólios e das medidas de apoio às manufaturas, compunha o mercantilismo.

No contexto dessa estratégia, cabia à colônia complementar a economia metropolitana suprindo, de um lado, as necessidades de consumo e, de outro, fornecendo produtos que pudessem ser exportados com vista à obtenção de uma balança comercial favorável. Dessa forma, a metrópole acumularia ouro e prata, metais considerados pelos pensadores mercantilistas expressão da riqueza e do poder dos Estados durante a Idade Moderna.

A captura do negro na África e a sua venda para as colônias na América eram um instrumento de poder sobre a colônia (pois controlava o fluxo da mão de obra, vital para a produção colonial) e, ao mesmo tempo, o negócio mais lucrativo entre todos os que envolviam o comércio colonial.

O tráfico atendia, portanto, às exigências do sistema colonial e do mercantilismo, pois gerava uma via de comércio que proporcionava acumulação de capitais na metrópole. Seu papel decisivo levou alguns historiadores a afirmar que não foi a escravidão que gerou o tráfico, mas o tráfico que gerou a escravidão.

OLIVEIRA, Robserson de. Tráfico de negros atende às exigências do mercantilismo. UOL, 7 maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019.

Qual é a relação estabelecida pelo autor entre o comércio de africanos escravizados e o mercantilismo?

Resposta:

Para o autor, o comércio de africanos escravizados era uma atividade econômica que atendia às exigências do mercantilismo, gerando riqueza e acúmulo de capitais para os países europeus.

Questão 01 - História - Módulo 5 - O mercantilismo - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho a seguir.

Donald Trump, mais próximo do mercantilismo do que do protecionismo

O presidente americano Donald Trump, frequentemente acusado de ser protecionista, é também considerado um mercantilista pelos economistas, que não hesitam em se remontar ao século XVII para encontrar as influências de sua política econômica.

“Do ponto de vista comercial, sim, sua visão é mercantilista, mas um mercantilismo recondicionado”, explica à AFP James Galbraith, professor de Economia da Universidade do Texas, referindo-se à ambição de Trump de reequilibrar a balança comercial de seu país.

O presidente americano estabeleceu como meta reduzir o deficit comercial de seu país e acusa os países que vendem muitos produtos aos Estados Unidos enquanto compram pouco.

A China, classificada por Trump de “maior ladra da história” durante sua campanha eleitoral, lidera essa lista negra, onde também estão México e Alemanha, cujos superavit comerciais batem recordes.

Para isso, o presidente americano faz ameaças, como as impôr fortes tarifas alfandegárias às importações.

“Precisamente, o mercantilismo consiste em favorecer as exportações e proteger as fronteiras para limitar as importações e evitar que a riqueza deixe o país”, ressalta Eric Berr, professor na Universidade de Burdeos.

Nos reinos onde o manual mercantilista foi aplicado, como a França de Colbert, e também a Espanha ou a Inglaterra, “a economia devia estar a serviço do rei”, lembra. “Manter a riqueza no país servia para financiar um exército, o que permitia conquistar outros territórios e assegurar sua defesa”, acrescenta Berr.

Responsável pelo Conselho de Comércio Nacional, recém-criado e dependente da Casa Branca, Peter Navarro manteve recentemente esse mesmo tipo de linguagem: “Por razões econômicas e de segurança, é importante reequilibrar o comércio americano”, afirmou.

“Cada vez que há protecionismo, a tendência é, vendo as coisas de longe, dizer que se trata de mercantilismo”, constata Jean-Yves Grenier, diretor de pesquisa da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Ehess), especializado na história das ideias econômicas.

A China, por exemplo, foi muitas vezes apresentada como mercantilista nesses últimos anos por ter desenvolvido sua indústria favorecendo as exportações e limitando as importações. Em seus discursos, Trump deseja o mesmo para seu país.

– Trump “não é um rei” – Para Grenier, Trump é mercantilista quando ameaça industriais – entre eles os fabricantes de automóveis – com a aplicação de medidas de represália caso tirem suas fábricas a outros países, para produzir mais barato.

“É uma ideia totalmente mercantilista”, que consiste em implementar “uma política econômica muito ofensiva para manter o trabalho no território nacional”, disse Grenier.

“Os mercantilistas querem uma balança comercial positiva” e portanto “uma balança-trabalho positiva, ou seja, fazer mais gente trabalhar no país do que no exterior”, explica.

Resta saber se essa política econômica, que inspirou as épocas pré-liberais, pode ter sucesso 200 anos mais tarde. Para Galbraith, a resposta é “não”.

“O presidente de Estados Unidos não é um rei, e suas medidas não vão se prolongar por décadas”, alega.

“Para convencer as empresas a investir na produção nos Estados Unidos, Trump deve convencê-las de que suas medidas vão durar”, diz. Se não for assim, correm o risco de quebrar no dia em que “as tarifas alfandegárias forem reduzidas ou suprimidas”, explica Galbraith.

No comércio globalizado de hoje, os produtos chineses submetidos a essas tarifas podem ser substituídos por outros, procedentes de países como Vietnã ou Tailândia, que poderiam driblar as barreiras alfandegárias dos Estados Unidos, alerta Galbraith.

AFP. UOL Economia, 17 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019.

A leitura da reportagem nos permite compreender as características e os valores do mercantilismo, ou seja, é mais do que aprender sobre um sistema econômico do século XVII. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é considerado um “mercantilista” por defender algumas práticas desse sistema.

Você acha que é possível aplicar conceitos e ideias antigas no mundo em que vivemos ou eles estão presos no passado? Que medidas citadas por Donald Trump na reportagem são consideradas um “retorno do mercantilismo”?

Resposta:

Sem gabarito.

Questão 01 - História - Módulo 7 - A Renascença - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Leia este fragmento e responda à questão.

A palavra renascença significa nascer de novo ou ressurgir, e a ideia de tal renascimento ganhava terreno na Itália desde a época de Giotto. Quando as pessoas desse período queriam elogiar um poeta ou um artista, diziam que sua obra era tão boa quanto a dos antigos.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015. p. 223.

O fragmento acima apresenta o ideal cultural do período do Renascimento, caracterizado:



( a )

pelo repúdio ao passado greco-romano, entendido como fonte de ignorância e atraso aos olhos modernos renascentistas.

( b )

pela cópia dos modelos da Antiguidade clássica, reconhecida como fase de rica e valiosa produção cultural.

( c )

por um olhar de inspiração sobre as ruínas greco-romanas, compreendidas como representações que levariam o ser humano moderno a valorizar novamente o ser humano.

( d )

por um movimento de revitalização da arte medieval, ameaçada pela ascensão de princípios religiosos e místicos que impediriam o desenvolvimento da razão.

Resposta:

Uma das características, que até mesmo motiva o termo “Renascimento”, está nos valores inspirados na cultura greco-romana. O trecho destacado enfatiza a valorização da Antiguidade.

Questão 01 - História - Módulo 7 - A Renascença - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir.

Exposição no Masp reúne obras raras do Renascimento alemão

Gravuras foram criadas há mais de 500 anos. Sobreviveram a guerras na Europa e, hoje, são o melhor retrato da Alemanha do século XVI.

Uma exposição organizada pelo Museu do Louvre, de Paris, pode ser vista agora no Masp, em São Paulo. A mostra reúne preciosidades do Renascimento alemão.

As gravuras têm a mesma idade do Brasil. Foram criadas há mais de 500 anos. Sobreviveram a guerras na Europa e, hoje, são o melhor retrato da Alemanha do século XVI.

Cada imagem foi primeiro entalhada na madeira, depois coberta de tinta e, por fim, pressionada sobre o papel como um carimbo. Os detalhes minuciosos criam luz e sombra e parecem dar volume às formas. “Você pensa que a qualquer hora vai falar com a gente”, conta a enfermeira Patrícia Saavdra.

As 61 gravuras da exposição foram produzidas por artistas alemães que viveram por alguns anos na Itália, no início do período conhecido como Renascimento.

Até a Idade Média, o tema de uma obra era determinado por quem pagava por ela. Normalmente era a Igreja, por isso, os quadros quase sempre mostravam cenas da Bíblia, imagens de santos, o céu e o inferno. E o autor era considerado apenas um artesão. A partir do Renascimento, ele começou a ter ideias próprias, a mostrar ao mundo o ponto de vista dele. E o artesão começou a se transformar em artista.

Foi nessa época que os autores passaram a assinar suas obras e a retratar o que gostavam, paisagens, por exemplo, ou animais.

As gravuras fazem parte de um conjunto de cem mil peças que são a base do acervo do Museu do Louvre, em Paris. Elas foram doadas pelos descendentes do barão Edmond de Rotschield, que, ao longo da vida, colecionou e salvou obras de arte que contam parte da história do mundo.

“O que ele fazia, e isso de maneira muito intencional, com muito gosto, era reunir aquilo que ele considerava como espelho do espírito europeu. Isso é muito importante”, explica Teixeira Coelho, curador-chefe do Masp.

EXPOSIÇÃO no Masp reúne obras raras do Renascimento alemão. Globo.com, 20 out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2019.

A reportagem apresenta algumas características do Renascimento cultural, como o individualismo. Essa característica foi evidenciada a partir da liberdade que o artista dessa época tinha para retratar o mundo em que estava inserido. Dessa forma, seus valores e seus questionamentos eram expressos nas pinturas, nas esculturas e nas obras literárias. Muitos renascentistas quebraram importantes barreiras e preconceitos ao evidenciar questões humanas, como as paixões e o corpo, e romperem com o teocentrismo, além de defender a razão e a ciência.

Atualmente, você também considera importante que os artistas tenham plena liberdade de criação, ainda que sua arte possa causar muitas polêmicas e criticar padrões da sociedade?

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Desvendando o espaço geográfico brasileiro - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Qual é a vantagem de um país ter um vasto território?

Um país de grande extensão territorial tem, em geral, grande diversidade de paisagens naturais e, portanto, de recursos naturais. Rússia, China, Estados Unidos, Canadá e Brasil são países de grandes dimensões territoriais e, por isso, conhecidos como países continentais.

Entretanto, a existência de abundância de recursos naturais nem sempre garante um alto nível de desenvolvimento humano para a população desses países. Há fatores históricos, políticos, sociais e econômicos que precisam ser levados em conta para entender por que alguns países apresentam melhores condições de vida que outros, mesmo sem ter grandes recursos naturais em seu território.

Existem países que, mesmo com grandes volumes de recursos naturais, encontram-se em sérias dificuldades econômicas. Na realidade, a grande disponibilidade de recursos atrai o interesse de outros países, o que explica a grande ocorrência de disputas e guerras pelo controle de áreas ricas em minérios, água ou outros recursos naturais.

Por sua vez, há países pobres em recursos naturais, mas que, graças ao esforço e ao trabalho de sua população e governos, estão entre as maiores potências tecnológicas. O Japão é um ótimo exemplo de país relativamente pequeno e com poucos recursos naturais que, no entanto, consegue garantir um alto padrão de vida à sua população.

A imensidão do território brasileiro traz muitas vantagens, como a diversidade de climas, biomas, solos cultiváveis, recursos minerais, recursos hídricos, entre outros. No entanto, não conseguimos resolver muitos problemas sociais e econômicos do país. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e, ainda assim, há brasileiros sem alimentação adequada. Mesmo sendo um país rico em recursos, com uma área territorial imensa, há milhões de brasileiros sem terra para cultivar, sem emprego e sem moradia. É preciso analisar esses fatos e refletir sobre as causas desses problemas para, assim, sugerir medidas que possam resolvê-los.

Discuta com os colegas e o professor que ações ou medidas podem ser adotadas pelas instituições governamentais e pela sociedade para aproveitar melhor a extensão do território brasileiro e sua riqueza, amenizando problemas como a falta de emprego e moradias e o difícil acesso a terras.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Formação do território brasileiro - Exercício - Olhar geográfico - BY NC 3.0BR

Povos isolados

A Amazônia brasileira é lar para um grande número de povos indígenas isolados, mais do que em qualquer outro lugar no mundo. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de indígenas isolados na parte brasileira da Floresta Amazônica.

A decisão desses indígenas de não manter contato com outros grupos e com não índios é possivelmente resultado de violentos encontros anteriores e da contínua invasão e destruição de sua floresta.

[…]

POVOS isolados. In: Survival International. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2019.

Até hoje, os remanescentes das terras indígenas ainda sofrem pressões de diferentes setores, interessados em se apropriar das riquezas econômicas nelas situadas.

Pesquise em jornais ou em sites conflitos que ocorrem atualmente em terras indígenas. Procure identificar em qual região ocorrem, os grupos envolvidos e os interesses que podem motivar tais confrontos.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Geologia e recursos minerais do Brasil - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Observe novamente o infográfico sobre a localização dos recursos minerais brasileiros, disponível na página 337. A maior parte das formas de exploração mineral retratadas são do tipo:



( a )

exploração a céu aberto.

( b )

exploração em profundidade.

( c )

exploração agrícola.

( d )

exploração regional.

Resposta:

De acordo com as imagens, podemos deduzir que a exploração mineral brasileira está fortemente amaparada no modelo “céu aberto”.

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Geologia e recursos minerais do Brasil - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Tragédias da mineração: os casos de Mariana e Brumadinho

A Constituição brasileira apresenta leis que estabelecem como deve ser feita a extração mineral no país. Elas buscam tanto garantir os direitos da União sobre o recurso mineral como reduzir ou reparar os impactos ambientais provenientes da sua extração. Embora existam, as leis socioambientais nem sempre são eficazes, sobretudo por falta de fiscalização eficiente.

O Brasil acompanhou, recentemente, duas tragédias provocadas pela mineração no estado de Minas Gerais. A primeira, em novembro de 2015, na cidade de Mariana, quando a barragem de Fundão, cheia de rejeitos de mineração, arrebentou e uma onda de lama tóxica destruiu parte da cidade e contaminou o vale do rio Doce, de Minas Gerais até o litoral do Espírito Santo.

A onda de lama provocou mortes, desalojamentos e perdas de animais e plantas ao longo de seu percurso, configurando-se o maior desastre ambiental do país. As empresas responsáveis pelo projeto de mineração são as brasileiras Samarco Mineração S.A. e Vale S.A. e a australiana BHP Billiton, a maior empresa de mineração do mundo.

Minas Gerais-Espírito Santo: deslocamento da lama pelo rio Doce – 2015

Fonte: COMPANHIA de Pesquisa de Recursos Minerais. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2019.

Área do município de Mariana (MG) destruída pelo rompimento da barragem de rejeitos minerais, 2015.

Quatro anos mais tarde, outra barragem da Vale rompeu-se, também em Minas Gerais, fazendo ressurgir as críticas em torno da atuação dessa empresa na região. Em janeiro de 2019, a barragem Córrego do Feijão rompeu-se em Brumadinho, deixando a cidade coberta pela lama tóxica, mais de 250 pessoas mortas ou desaparecidas, desalojamentos, perdas de animais e contaminação de solo e rios.

Nos dois casos, a Vale foi multada e processada criminalmente pelos desastres ambientais. Além disso, ambientalistas e sociedade civil aumentaram a pressão sobre o governo para ampliar a fiscalização nas áreas de mineração e exigiram medidas de garantia de segurança e medidas preventivas mais eficazes para as outras mais de 200 barragens que a Vale administra em Minas Gerais, muitas delas com risco de rompimento.

Equipe de resgate trabalhando em região atingida pelos rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, Brumadinho (MG), 2019.

Desastres como esses nos fazem refletir sobre a atividade mineradora, sua importância econômica, o modo como se extraem os minérios, bem como sobre os impactos ambientais decorrentes dela. Nesse sentido, podemos fazer as seguintes perguntas: O risco de acidentes como esses vale os ganhos materiais? Como alinhar exploração mineral, natureza e sociedade? Como impedir que acidentes como esses voltem a acontecer?

Glossário:

Rejeitos de mineração: subprodutos gerados no processo de beneficiamento do minério; impurezas extraídas dos minérios.

Ciente da necessidade dos minérios para abastecer diversos setores produtivos, proponha, com os colegas, possíveis soluções para o melhor aproveitamento desses recursos com o propósito de reduzir a necessidade de mineração.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - O verbo e o texto; outros verbos irregulares e verbos anômalos - Exercícios - Situação-problema - BY NC 3.0BR

As tirinhas, em geral, propõem-se a elaborar uma abordagem cômica e, ao mesmo tempo, crítica do assunto tratado. Vejamos como esse processo se aplica na tirinha a seguir:

Em geral, o humor das tirinhas concentra-se na quebra de expectativa, pois o leitor espera uma conduta dos personagens, mas acaba sendo surpreendido por outra. Com base nisso, explique o humor da tirinha.

Resposta:

Na tirinha, a quebra de expectativa se dá no terceiro quadrinho, pois a personagem acha que vai utilizar um meio de transporte mais moderno e/ou mais rápido do que um velocípede ou uma bicicleta. Porém é advertida de que, devido ao grande número de carros presentes nas cidades, provavelmente terá de andar a pé.

Questão 01 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Com o aumento da demanda por alimentos e a abertura de novas fronteiras agrícolas no Brasil, faz-se cada vez mais necessária a correção da acidez e a fertilização do solo para determinados cultivos. No intuito de diminuir a acidez do solo de sua plantação (aumentar o pH), um fazendeiro foi a uma loja especializada para comprar conhecidos insumos agrícolas, indicados para essa correção. Ao chegar à loja, ele foi informado de que esses produtos estavam em falta. Como só havia disponíveis alguns tipos de sais, o fazendeiro consultou um engenheiro agrônomo procurando saber qual comprar.

O engenheiro, após verificar as propriedades desses sais, indicou ao fazendeiro o



( a )

KCℓ 

( b )

CaCO3

( c )

NH4Cℓ

( d )

Na2SO4 

( e )

Ba(NO3)2

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 1 e 2 - Text Comprehension; The verb “take” with expressions of time - Exercise 2 - BY NC 3.0BR

Text 2

(Unesp-SP)

Available at: . Accessed on: May 8th, 2017.

glossary 1. load:                      2. stuff:                      

Baseando-se no texto 2, assinale a alternativa correta.

Segundo as informações presentes na tira, os dois homens: 



( a )

estão levando os livretos para um centro de reciclagem. 

( b )

são voluntários de uma organização que pretende salvar o planeta. 

( c )

consideram que a carga de papel é muito pesada. 

( d )

estão descarregando folhetos sobre reciclagem para serem distribuídos. 

( e )

fazem parte de uma ONG de reciclagem de papel.

Resposta:

1. load: carregamento; carga 2. stuff: material; coisas (palavra genérica)

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Passeio ao sítio - Exercício - Faz de conta - BY NC 3.0BR

VOCÊ E SEUS COLEGAS CONSTRUÍRAM UM SÍTIO COM DIVERSOS MATERIAIS.

COLE A FOTOGRAFIA DO SÍTIO QUE VOCÊS FIZERAM. DEPOIS INDIQUE ONDE VOCÊ APARECE.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Passeio ao sítio - Exercício - Os ovos no galinheiro - BY NC 3.0BR

FELIPE E LUAN ENTRARAM NO GALINHEIRO PARA CONTAR QUANTOS OVOS AS GALINHAS BOTARAM DURANTE A SEMANA.

CONTE QUANTOS OVOS HÁ EM CADA NINHO. DEPOIS MARQUE O NINHO COM MAIS OVOS.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Passeio ao sítio - Exercício - A volta do passeio - BY NC 3.0BR

O PROFESSOR SÉRGIO REUNIU A TURMA E INFORMOU QUE JÁ ERA HORA DE VOLTAR.

TRACE O CAMINHO QUE ELES FIZERAM DA HORTA ATÉ A CASA DO SÍTIO.

Questão 01 - História - Módulo 6 - O nascimento do pensamento moderno - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Para Francesco Petrarca, a Idade Média era um período de obscuridade, e a Idade Antiga, a principal referência para uma forma de pensar que pretendia romper com o passado medieval e seguir o caminho da razão e do humanismo. Seu olhar e suas palavras seriam fundamentais no surgimento do mundo moderno, que dava os primeiros passos em busca de sua identidade.

Petrarca referiu-se à Idade Média de maneira negativa ao caracterizá -la como um período de retrocesso. Por trás dessa afirmativa havia a estratégia de exaltar a “redescoberta” e a revalorização da cultura greco-romana.

Porém, mesmo entendendo as intenções de Petrarca, podemos perguntar: as afirmativas dele devem ser aceitas como únicas verdades históricas? A Idade Média foi, de fato, um momento histórico de longa escuridão? Esse período não teve nenhum valor estético ou filosófico que mereça ser lembrado? Converse com os colegas sobre quais legados culturais deixaríamos de lado se realmente aceitássemos o termo “Idade das Trevas” para nos referir a esses mil anos da história.

Questão 01 - História - Módulo 5 - O mercantilismo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Relacione absolutismo e mercantilismo.

Resposta:

O absolutismo, isto é, o poder centralizado pelos reis na Idade Moderna, permitia aos monarcas controlar a economia por meio de uma série de medidas conhecidas como mercantilismo.

Questão 01 - História - Módulo 4 - A construção dos Estados modernos na Europa – Estudos de caso - Atividade prática - BY NC 3.0BR

Com a supervisão do professor, você e os colegas vão se reunir em grupos para contar as histórias da formação dos Estados modernos europeus de um jeito diferente. Cada grupo ficará responsável pela preparação de uma história em quadrinhos sobre um tema relacionado aos casos apresentados neste módulo (Portugal, Espanha, Inglaterra e França). Vale desenho, colagem, montagens: usem a criatividade!

Questão 01 - História - Módulo 7 - A Renascença - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Qual foi a influência da filosofia humanista sobre a arte renascentista?

Resposta:

O humanismo colocou a figura humana em grau de importância maior que qualquer outra, o que causou impacto nas representações artísticas e literárias.

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Formação do território brasileiro - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

O território brasileiro passou por grandes modificações ao longo dos séculos até chegar à configuração atual. Responda às questões com base nos mapas apresentados neste módulo e em seus conhecimentos.

a) Qual é o nome do tratado assinado por Portugal e Espanha para a repartição inicial das terras a serem colonizadas no período da expansão marítima europeia? 

b) Que produto originalmente cultivado pela metrópole portuguesa impulsionou a exploração econômica da colônia nos séculos XVI e XVII?

Resposta:

a) Tratado de Tordesilhas.

b) Cana-de-açúcar (açúcar).

A formação territorial brasileira tem raízes na exploração de seus recursos naturais por agentes externos. O histórico da exploração do colonizador ampliou as fronteiras do país em razão da busca de mais recursos de grande valia para o mercado da época. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 2 - Formação do território brasileiro - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Desafios dos povos indígenas no Brasil atual

Grande parte da população desconhece o cotidiano dos indígenas remanescentes em nosso país. Esses povos têm conhecimentos, valores morais e práticas sociais distintos dos que prevalecem na sociedade brasileira atual. Apesar de terem sido a população mais numerosa no início da colonização do Brasil, os indígenas foram sistematicamente dizimados e destituídos de seus territórios ao longo da História. Atualmente, eles constituem um número pouco expressivo no total da população brasileira.

O extermínio e o desaparecimento dos povos indígenas brasileiros representam, no mínimo, uma dupla violência. A primeira contra os indivíduos e suas famílias, uma vez que essas pessoas perderam terras, parentes, amigos e meios de subsistência pela imposição das práticas econômicas dos dominadores. A segunda violência é contra a humanidade, pois, ao eliminar a cultura de um povo, eliminam-se seus saberes, modos de vida e visões de mundo.

Garantir o direito desses povos sobre a terra que ocupam significa reconhecer seus direitos territoriais sobre uma parcela mínima da área que antes possuíam. Assim, valorizar e estimular a manutenção de suas práticas culturais e sociais é proteger um patrimônio da humanidade.

Mas ainda hoje os remanescentes indígenas enfrentam dificuldades para resguardar seu território e sua cultura. Daí a importância de esses povos se organizarem para lutar por seus direitos e para garantir seus territórios.

O caso dos Guarani, na cidade de São Paulo, ilustra essa situação. Desde 2012 a comunidade de cerca de mil pessoas que vivem seguindo muitas das tradições indígenas guaranis reivindicava a oficialização de seu território. Após quatro anos de manifestações, protestos e reivindicações, os direitos dos indígenas paulistanos foram finalmente reconhecidos em maio de 2016, com a oficialização dos limites da Terra Indígena Tenondé Porã pelo Ministério da Justiça.

A história dos Guarani paulistanos demonstra a importância da organização social como ferramenta para obtenção de direitos territoriais indígenas.

Formem grupos, com orientação do professor, e façam uma pesquisabo sobre povos indígenas que vivem no estado onde vocês moram. Verifiquem se existe alguma Terra Indígena delimitada ou se há grupos indígenas que reivindicam seus direitos territoriais. Se possível, entrem em contato, por meio da internet, com grupos indígenas que estejam criando alternativas para defender seus interesses e obter melhores condições de vida. Depois, exponham o resultado da pesquisa para a turma e discutam a situação da demarcação de terra dos povos indígenas do Brasil. 

Questão 01 - Geografia - Módulo 1 - Desvendando o espaço geográfico brasileiro - Exercício - Olhar geográfico - BY NC 3.0BR

O jeito de olhar o Brasil do ponto de vista da Geografia

Costuma-se dizer que o Brasil é um país com proporções continentais em razão de seu território ocupar grande parte da América Latina. Em um país tão extenso observamos grande diversidade de norte a sul e de leste a oeste. Você já percebeu, por exemplo, que pode estar fazendo muito calor no Norte do país e as temperaturas estarem baixas no Sul? Já reparou como são diferentes as festas regionais? Ou que até mesmo o Carnaval, uma festa importante em todo o país, é comemorado de diversas maneiras? O Carnaval festejado em Salvador é diferente do que acontece no Rio de Janeiro ou em Olinda, por exemplo. Observe as imagens a seguir.

Apesar dessa diversidade, o país guarda aspectos semelhantes. Em todas as regiões é possível encontrar traços naturais, culturais, sociais, econômicos e políticos muito característicos do Brasil, que o diferenciam de outros países. 

Que tal conversar com os colegas sobre as diferenças e as semelhanças entre a região em que vocês moram e outras regiões do Brasil? Depois, respondam: O que vocês consideram uma característica “bem brasileira” presente em todas as regiões? 

Questão 01 - Geografia - Módulo 4 - A influência do relevo na organização da sociedade brasileira - Exercício - Olhar geográfico (pg. 346) - BY NC 3.0BR

A influência do relevo na ocupação do espaço

É na superfície terrestre que construímos moradias e desenvolvemos atividades cotidianas e econômicas. Para começar a refletir sobre o assunto, observe estas imagens, que retratam as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Niterói (RJ).

Na fotografia de 2014, em primeiro plano, vemos a cidade do Rio de Janeiro e, ao fundo, a cidade de Niterói, que cresceram a partir da entrada da baía de Guanabara. O litoral recortado e os morros são características do relevo que contribuem para delimitar muitos bairros das duas cidades, como se vê na imagem de satélite acima, de 2016.

Agora, observe o relevo da área onde fica a escola em que você estuda. Ele é caracterizado pela presença de rios, córregos, morros? É possível dizer que o relevo dessa área influencia no modo de construir moradias e ruas, por exemplo? Você identifica alterações feitas no terreno que facilitaram a vida da população? Quais?

Questão 01 - Geografia - Módulo 3 - Geologia e recursos minerais do Brasil - Exercício - Olhar geográfico - BY NC 3.0BR

Você já parou para pensar de que materiais são feitos muitos dos objetos que usamos no cotidiano? As matérias-primas minerais são encontradas em alicerces de construções, microcomponentes de computador e milhares de objetos usados no dia a dia. Se você observar com atenção, vai perceber que os recursos minerais são indispensáveis para a manutenção do nosso estilo de vida.

Agora, observe o ambiente em que você está. Identifique objetos do dia a dia que foram produzidos com recursos minerais.

Resposta:

Resposta Pessoal.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Verbos irregulares (II): tempos simples e compostos do subjuntivo; modo imperativo - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Nos períodos a seguir, os verbos foram flexionados no modo imperativo de forma incorreta. Reescreva as frases corrigindo os verbos.

a) Quando tu chegares, lave a roupa.

b) Você terá prova amanhã. Estuda!

c) “Vós, que tirais o pecado do mundo, tenha piedade de nós.”

d) Não faça isso! Tu poderás cair.

e) Você está doente! Não corre!

Resposta:

a) Quando tu chegares, lava a roupa.

b) Você terá prova amanhã. Estude!

c) “Vós, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.”

d) Não faças isso! Tu poderás cair.

e) Você está doente! Não corra!

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas