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Pesquisa: 98,9% dos filhos que almoçaram ontem com as mães não lavaram a louça
O Instituto NuPAL saiu às ruas nesse domingo 13/05 para saber como foi o tradicional almoço de dia das mães nas casas dos brasileiros.
A pesquisa revelou o assustador, porém não surpreendente, número de filhos que voltaram para as suas casas pouco depois de comerem a sobremesa SEM LAVAR UMA XÍCARA SEQUER, DEIXANDO PILHAS DE LOUÇA PARA A COITADA DA MÃE. A maioria dos filhos fujões alegou que tinha uma boa desculpa, muito bem elaborada antes de sair de casa.
A pesquisa também revelou que mais de 50% desses filhos também deixaram roupas e outros pertences na casa das mães para serem entregues devidamente limpos no dia da próxima visita.
PESQUISA: 98,9% dos filhos que almoçaram ontem com as mães não lavaram a louça. Sensacionalista, 14 maio 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.
Você conhece o emprego das letras maiúsculas nas conversas em redes sociais? Nesse contexto, que função as letras maiúsculas assumem? Na notícia lida, qual o efeito de sentido criado pelo emprego desse recurso?
O propósito das palavras em letras maiúsculas é reproduzir um tom de inconformidade e irritação em relação à atitude de descaso dos filhos na ajuda às mães. Trata-se, portanto, de um recurso que confere bastante pessoalidade ao texto.
Observe a imagem a baixo, capa de uma adaptação da famosa obra épica Os Lus’adas, de Luís de Camões, para a linguagem das histórias em quadrinhos.
Na obra, é como se o próprio Camões guiasse o leitor na viagem literária, na qual é possível conhecer personalidades da história portuguesa, como o navegador Vasco da Gama, que procura levar seus navios até as Índias, além dos deuses da mitologia grega, entre outros personagens.
Nessa capa, há uma figura aterrorizante, o Gigante Adamastor, monstro a ser enfrentado pelos navegantes portugueses em sua jornada além-mar, conforme conta a epopeia. Uma das frases desse gigante, na história em quadrinhos, é:
A quem vossa ousadia tanto ofende!
a) Observe que, nessa frase, o advérbio tanto intensifica o verbo ofende. Elabore uma frase em que o advérbio tanto tenha o mesmo sentido expresso nessa fala do Gigante Adamastor.
b) Crie uma frase em que tanto não seja usado como advérbio, tenha outra função. Para isso, a palavra tanto não poderá se ligar a verbo, nem a adjetivo, nem a advérbio.
c) Qual é o sentido expresso pela palavra tanto na resposta do item b?
a) Sugestão: Comeu tanto que passou mal.
b) Sugestão: Manifestava empenho que superava as dificuldades.
c) Independentemente da frase redigida pelos alunos, tanto se relaciona ao substantivo, o que o fará indicar quantidade, não intensidade.
Do total da superfície do planeta, 70% são compostos de água. Ainda assim, o consumo desse recurso gera grande preocupação. Assinale, a seguir, a alternativa que justifica essa apreensão.
A maior parte dessa água é congelada, o que impede seu consumo.
A maior parte da água do planeta é salgada; a água doce representa uma ínfima quantidade desse recurso disponível.
Quase 80% da água está em reservas subterrâneas, o que dificulta o acesso a ela.
A água disponível para o consumo, a água doce, é a maior parte da água que cobre o planeta.
A parcela de água doce, própria para o consumo, é muito inferior à de água salgada. Portanto, o abastecimento desse recurso vital para as sociedades humanas gera preocupações constantes.
Leia o trecho da notícia a seguir. Depois, responda às questões 1 e 2.
Justiça Federal suspende obras de condomínio de luxo em terreno da União
Por ver intenso dano ao meio ambiente, o juiz federal Mateus Castelo da Silva suspendeu as obras de um condomínio de luxo em Bertioga, cidade do litoral norte de São Paulo.
“O perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo são decorrentes da urgência e necessidade de proteção ao ambiente, visto que a degradação deste é irreversível, com sérios prejuízos a todos”, disse o julgador.
Em caso de descumprimento da liminar, o juiz determinou multa de R$ 500 mil [aos envolvidos nas obras do condomínio]. Na decisão, Mateus Castelo destacou ainda os indícios de que a obra está ocorrendo em área da União sem autorização.
“O que permite constatar plausabilidade na tese de prejuízos ao ambiente, especialmente com supressão de fauna e flora e destruição da Mata Atlântica e de áreas de restinga”, afirmou o juiz. […]
CONSULTOR Jurídico, 17 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2019
Com base no trecho da notícia e em seus conhecimentos, justifique a preocupação em preservar uma área de Mata Atlântica.
Essa vegetação já foi extremamente destruída, restando hoje entre 3% e 5% da cobertura original. É preciso ter atenção especial com os remanescentes de Mata Atlântica, pois a sua degradação traz prejuízos a todos.
Assinale, a seguir, a alternativa que justifica a necessidade de combate à biopirataria.
A biopirataria dificulta o desenvolvimento industrial de um país e impossibilita o desenvolvimento tecnológico.
O combate à biopirataria é necessário, já que os agentes da biopirataria comprometem a segurança da população da área onde ela existe.
A biopirataria, além de gerar a morte de muitos animais, pode ser considerada uma perda de recursos, pois espécies de plantas e animais podem dar origem à descoberta de substâncias de grande importância.
A biopirataria é responsável pelo amplo desmatamento de várias formações vegetais brasileiras.
A biopirataria pode acarretar problemas de ordem ambiental e econômica. A retirada de fauna e flora nativas de forma desmedida provoca alteração do ecossistema regional, e as substâncias retiradas de maneira ilícita podem ter ou compor produtos de alto valor agregado, prejudicando o país de sua retirada.
Observe as características ambientais da área onde a escola está localizada. Compare as ruas onde há árvores cobrindo as calçadas, as praças e os jardins com ruas sem vegetação (diretamente sob o sol) e analise, por exemplo, a qualidade de cada uma delas e as diferentes sensações ao caminhar por essas ruas. Descubra que árvores são usadas no paisagismo local. Diversas cidades brasileiras têm programas avançados de plantio de árvores para minimizar o desconforto térmico, a secura do ar e a poluição sonora e visual de áreas densamente urbanizadas. É o caso da cidade onde você vive?
Estêvão trabalha em uma empresa de contabilidade e usa essa experiência para controlar seus gastos pessoais. Seu maior lema é “gaste menos do que você ganha para sempre poupar dinheiro”. No dia em que ele recebe o salário, transfere uma parte para a poupança com base em uma planilha de gastos previamente organizada, conforme o quadro abaixo. Sabendo que todo o dinheiro que sobra Estêvão deposita na poupança, qual é o valor que ele poupa mensalmente?
R$ 323,25
R$ 323,75
R$ 324,25
R$ 324,75
No primeiro filme da série Harry Potter, identificamos uma referência às mitologias grega e romana, o cão Cérbero, que é vencido por Harry e seus amigos no início da busca pela Pedra Filosofal. Agora entendemos que a função básica desse personagem mitológico, explorada em Harry Potter e citada no mito lido, é:
matar homens que desrespeitam a soberania dos deuses.
proteger os deuses de ameaças externas.
ser um empecilho para forças superiores adentrarem o mundo humano.
proteger a passagem entre dois mundos.
O cão Cérbero, nos dois casos, deve ser driblado para se transpor a passagem entre o Mundo dos Vivos e o Mundo dos Mortos.
Leia esta tirinha, em que o personagem de Neil DeGrasse Tyson aborda a relação entre equilíbrio social e desenvolvimento científico e tecnológico, para resolver a questão 1.
A tirinha permite estabelecer uma relação de causa e efeito que fundamenta a tese do cientista Neil DeGrasse. Elabore uma frase completa em que essa tese fique evidenciada.
Possibilidade: A corrupção do governo de países pobres e em desenvolvimento implica a perda de desenvolvimento científico para a humanidade.
Leia o trecho de notícia abaixo.
Cientistas criam robô com células de corações de ratos
Pesquisadores da Harvard University criaram uma espécie de “robô biológico” semelhante a uma arraia, usando ouro, silicone e células cardíacas de ratos modificadas geneticamente. Divulgado hoje no periódico Science, o robô tem pouco mais de um centímetro de comprimento, pesa menos que dez gramas e pode ser controlado remotamente para se mover por líquidos.
[...]
Kit Parker, o bioengenheiro que liderou a equipe responsável pelo robô, acredita que ele é, na verdade, um ser vivo. “Acho que temos uma forma de vida biológica aqui”, ele disse ao Popular Mechanics. “Eu não o chamaria de organismo, porque ele não pode se reproduzir, mas ele certamente está vivo”, completou.
SUMARES, Gustavo. Cientistas criam robô com células de corações de ratos. Olhar digital. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2019.
Reúna-se com dois colegas e, com base em seus conhecimentos sobre as características dos seres vivos, respondam: Vocês concordam com o ponto de vista do bioengenheiro? Converse com o professor e os colegas e, em seguida, registre sua opinião abaixo.
O objetivo desta questão é despertar os alunos para a discussão do que deve ser considerado ser vivo e o que é elemento não vivo. Ela também pode ser utilizada para dar início à discussão sobre seres vivos.
No Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações
No Brasil, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações, de acordo com o Ministério da Saúde. O simples ato dos profissionais de saúde lavarem as mãos é fundamental para evitar essas infecções. [...]
“A maior e principal das ações de prevenção e controle é a higienização das mãos para evitar passar uma infecção entre os pacientes ou entre os profissionais de saúde”, explica a gerente de vigilância e monitoramento em serviços de saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Magda Costa.
Outros fatores citados pela gerente como importantes na prevenção ao problema é a higienização dos ambientes onde estão os pacientes, dos leitos, isolar aqueles que já estão contaminados e a aplicação de protocolos de prevenção.
O infectologista Adelino Freire Júnior [...] destaca que evitar as infecções em ambiente hospitalar se torna cada dia mais importante no atual contexto das bactérias multirresistentes a antibióticos. “Isso traz um desafio mais difícil de ser conquistado porque as infecções hoje são cada vez mais difíceis de serem tratadas. As drogas são mais tóxicas, com mais efeitos colaterais e menos eficientes. As infecções por essas bactérias multirresistentes têm impacto muito grande em aumento de mortalidade”.
O infectologista acrescenta que as infecções hospitalares ainda aumentam o tempo de internação e os custos da assistência médica.
[...]
NO BRASIL, a taxa de infecções hospitalares atinge 14% das internações. Istoé. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.
Lavar as mãos é uma importante medida de profilaxia contra as infecções hospitalares. Que outras medidas podem ajudar a conter essas infecções? Faça uma lista dos cuidados com seus colegas e seu professor
Por fim, a leitura e a discussão do texto da Situação-problema reforçam a associação do consumo indiscriminado de antibióticos ao desenvolvimento de linhagens de bactérias resistentes, por meio dos casos comuns de infecções hospitalares. Comente novamente a questão das bactérias resistentes aos antibióticos e abra um debate para a questão das medidas de controle dessas infecções. Assim, desenvolvemos a Competência geral 8 da BNCC e a Competência específica 6 de Ciências da Natureza. É importante que o aluno identifique meios de prevenção contra essas infecções, uma vez que elas contribuem para a saúde individual e coletiva.
Texto 1
O herói Perseu
[...]
EM SERIFO, ANOS DEPOIS
CORO (Perseu se destaca do coro e pesca):
— Passam-se os anos, e Díctis ensina Perseu a pescar.
Dentro da névoa distante, Perseu vê as ninfas no mar.
(movem-se as ninfas)
Reina Posêidon nas águas, o deus que ninguém vê passar.
PERSEU (vendo Dânae se aproximar, triste):
— Mãe, por que choras?
DÂNAE:
— Querido Perseu, é que o rei de Serifo quer que eu me case com ele. Não posso escapar dessa ordem.
PERSEU:
— Mãe, tem confiança! Eu falo com o rei. Ele há de escutar.
CORO (enquanto as cenas se passam):
— Pede Perseu pela mãe, mas o pérfido rei quer em troca uma tarefa terrível: que traga a cabeça de um monstro! Sim, da medonha Medusa! Serpentes envolvem seu crânio! Quem a olhar bem de frente transforma-se em duro rochedo. Mas o herói nada teme. Aos deuses implora conselho. Hermes, Atena e as ninfas emprestam-lhe as prendas que têm.
ATENA (entrega-lhe o escudo; as ninfas falam junto):
— Toma este escudo de bronze polido. Ele serve de espelho. Olha a Medusa somente através de seu brilho perfeito.
HERMES (dá-lhe a foice; as ninfas falam junto):
— Toma esta foice e corta com ela a cabeça do monstro!
1ª NINFA (dá-lhe as sandálias; os outros falam junto):
— Calça nos pés as sandálias aladas de ouro, Perseu!
2ª NINFA (dá-lhe o elmo; os outros falam junto):
— Põe na cabeça este elmo, Perseu. Ficarás invisível!
3ª NINFA (dá-lhe a bolsa; os outros falam junto):
— Leva esta bolsa! Põe nela a cabeça da horrível Medusa.
[...]
ONDE VIVEM A MEDUSA E AS GÓRGONAS
CORO:
— Voa Perseu pelos ares com suas sandálias aladas. (movimento de Perseu)
Segue veloz sobre rios e mares e montes gelados.
Vê de repente rochedos pendentes! Têm forma de gente!!
Gente que olhou a Medusa de frente e virou dura pedra.
PERSEU (olha pelo escudo e vê que a Medusa dorme; ele tira as sandálias):
— Dorme a Medusa. Eu vejo através deste escudo polido.
MEDUSA (acorda rugindo):
— Quem se aproxima? Não vejo quem vem, mas quem vem eu destruo!
PERSEU:
— Meu negro elmo me torna invisível. Jamais me verás!
MEDUSA:
— Oh, maldição! Quem chegou é um herói protegido dos deuses.
(Perseu ataca-a, sempre olhando pelo escudo. Empurra-a para fora, sai com ela, depois volta.)
PERSEU (erguendo a bolsa):
— Já lhe cortei a cabeça! Guardei-a na bolsa de couro.
CORO:
— Olha! Cuidado, Perseu, com as irmãs imortais da Medusa!
Elas, as Górgonas, vêm furiosas, querendo matar-te!
És invisível. Procura enganá-las com muito ruído.
(Perseu obedece. As duas Górgonas o perseguem às tontas. Movimento dos três.)
CORO:
— Calça as sandálias aladas e foge, Perseu, para longe!
(Perseu obedece. As Górgonas rugem, furiosas, e se vão.)
[...]
ANDRÔMEDA
(O coro se afasta um pouco, e aparece uma jovem amarrada numa rocha. Perseu para ali e tira o elmo. Está no meio de sua viagem de volta.)
PERSEU:
— Mas... quem será a donzela tão bela amarrada nas rochas?
ANDRÔMEDA:
— Jovem herói, sou Andrômeda, à espera de horrível dragão.
Pois minha mãe foi dizer a Posêidon que somos mais belas,
muito mais belas que as próprias nereidas, as ninfas do mar.
E, furioso, Posêidon exige o meu sacrifício.
Quando o dragão levantar-se das ondas, serei devorada! (ruído das águas)
Ele vem vindo! Já sobe das águas! Herói! Vem salvar-me!
CORO (aconselhando Perseu):
— Corre, Perseu! Põe o elmo e, abrindo a bolsa de couro, mostra a cabeça da horrível Medusa ao dragão que vem vindo!
(Perseu obedece. O dragão fica petrificado.)
CORO:
— Eis o dragão transformado em rochedo. Não há mais perigo.
PERSEU (desamarra Andrômeda):
— Vamos, Andrômeda! Agora estás salva. Segura-te em mim!
Calço as sandálias aladas de ouro e te levo ao meu lar. (Saem.)
VOLTA A SERIFO
CORO (enquanto a cena se passa):
— Chega Perseu ao palácio e percebe preparos de festa.
Dânae, a mãe de Perseu, já vai indo casar-se com o rei.
Este pensou que o herói não voltasse da dura façanha.
(O coro como que se dispersa e se transforma em pessoas da corte. Pode haver aqui uma dança, que para com a entrada de Perseu.)
PERSEU:
— Rei, aqui estou! A tarefa eu cumpri. Solta, pois, minha mãe!
REI:
— Tu conseguiste? Não creio, Perseu. Eu exijo uma prova!
Só acredito se vejo a cabeça da horrível Medusa!
PERSEU:
— Fechem os olhos agora aqueles que creem em mim.
É um perigo mortal encarar a cabeça do monstro.
PESSOA DA CORTE:
— Não nos enganas, Perseu!
OUTRA PESSOA:
— Então pensas que estamos com medo?
OUTRA PESSOA:
— Prova que é mesmo verdade! Ou será que é mentira?
(Perseu vai abrindo a bolsa; todos põem as mãos diante dos olhos, menos o rei.)
PERSEU (tira a cabeça da bolsa e mostra):
— Zeus tenha pena de quem olha agora. A cabeça aqui está!
(O rei se transforma em rochedo.)
CORTE:
— Salve, Perseu, grande herói, que venceu a horrível Medusa!
PERSEU:
— Tive a ajuda de deuses e ninfas. A eles sou grato.
(A corte torna a formar o coro.)
CORO (enquanto a cena se passa):
— Livres, agora se alegram Andrômeda, Dânae, Perseu.
Este devolve a Atena, a Hermes e às ninfas as prendas.
(pausa para que isso seja feito)
Todos contentes retornam à casa do bom pescador.
Grande é o amor de Perseu e de Andrômeda, belo momento!
Muita alegria, pois logo amanhã vai haver casamento.
SALLES, Ruth. O herói Perseu. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2019.
Glossário Pérfido: desleal, traidor, falso, traiçoeiro. Elmo: espécie de capacete de armadura medieval. Façanha: ação corajosa, notável; feito heroico.
Numa encenação, os espectadores acompanham o andamento do enredo por meio dos diálogos entre os personagens. Apesar disso, no texto teatral grego, havia a presença de um “personagem” que tinha uma função parecida com a de um narrador. Isso pode ser observado no texto “O herói Perseu”? Justifique sua resposta.
No texto “O herói Perseu”, é possível notar que o coro, além de ser personagem, desempenha função análoga à de um narrador. Em alguns trechos, ele dialoga com Perseu, exercendo a função de personagem; entretanto, em outras partes, ele contextualiza o leitor/espectador quanto à cena que está em andamento.
Essas duas formas de participação do coro podem ser comprovadas em trechos como “CORO (aconselhando Perseu): – Corre Perseu! Põe o elmo e, abrindo a bolsa de couro, mostra a cabeça da horrível Medusa ao dragão que vem vindo!” e “CORO (Perseu se destaca do coro e pesca): – Passam-se os anos, e Díctis ensina Perseu a pescar. Dentro da névoa distante, Perseu vê as ninfas no mar. (movem-se as ninfas) Reina Posêidon nas águas, o deus que ninguém vê passar”.
Em uma cidade com 600 mil habitantes e três opções de meios de transporte, da população utiliza o metrô; 35%, o trem; e , o ônibus. Qual é o meio de transporte mais utilizado nessa cidade? Resolva de duas maneiras distintas.
Precisamos comparar os números , 35% e . Escrevendo-os na forma decimal, obtemos:
Metrô:
Trem:
Ônibus:
Como 0,45 > 0,35 > 0,2, concluímos que o meio de transporte mais utilizado é o ônibus. Além disso, podemos resolver a questão de outra maneira.
Calculando a quantidade de pessoas que utiliza cada meio de transporte, temos:
de 600 mil = 120 mil
35% de 600 mil = 210 mil
de 600 mil = 270 mil
Assim, o mais utilizado é o ônibus.
Reúna-se com um colega e preencha a figura a seguir com os números relacionados abaixo, nos lugares correspondentes. Justifique sua resposta.
Oriente os alunos a se organizarem em duplas para conversar sobre os números do quadro (se são naturais, inteiros ou racionais) e preencher o diagrama. Durante a correção, solicite a algumas duplas que expliquem os critérios escolhidos e direcione as conversas de modo a obter a resposta correta com a turma.
Verifique se os alunos percebem que, no caso dos números escritos na forma fracionária, é necessário efetuar a divisão do numerador pelo denominador para identificar se ele é natural, inteiro ou racional.
Preencha o quadro abaixo com o símbolo [ (pertence) ou Ó (não pertence). Em cada caso, analise se o número daquela linha pertence ao conjunto indicado na coluna correspondente, conforme o exemplo abaixo.
A tecnologia precoce. Lamentável!
Em recente homilia, o papa Francisco clamava para que tivéssemos um uso consciente dos telefones celulares. Advertiu que devemos ter um cuidado especial na orientação das crianças no uso dos smartphones.
Lembrei de Zygmunt Bauman, filósofo, sociólogo e cientista, indo mais além, um visionário que traduzia em fáceis palavras nossa truncada e conflituosa “sociedade líquida”. Em um de seus artigos escreveu que o acesso ilimitado à internet representava, para muitos, uma “escravidão voluntária”.
A escravidão imposta, compulsória, talvez seja uma das situações mais lamentáveis, degradantes e tiranas que um ser possa sofrer, mas penso que a escravidão voluntária, opcional, espontânea, talvez seja igualmente lastimável, sobretudo porque há a opção de não se submeter a determinada situação.
É evidente que o avanço tecnológico deve ser festejado, mas seu uso deve ser direcionado pelo bom senso e responsabilidade, é o que já defendi e argumentei em diversos artigos. A Organização Mundial de Saúde já considera o uso dos celulares como uma patologia global, atingindo milhões de pessoas, causando danos físicos, emocionais e sociais.
E, lamentavelmente, todos esses prejuízos estão começando cada dia mais cedo, pois as crianças e até bebês já estão dependentes da tecnologia. Vejo crianças hipnotizadas pelo celular, sem interação com os pais, e o pior, sem vigilância no que estão vendo na internet.
Muitos bebês só dormem se estiverem assistindo a alguma coisa no celular, já existem equipamentos que acoplam os telefones nos berços e carrinhos. Talvez o próximo lançamento seja um berço equipado com sinal de wi-fi e tablet integrado, para que os recém- -nascidos já passem a fazer parte do exército de consumidores.
Pois assim é a dinâmica do consumo contemporâneo, mais que criar produtos e mercadorias, é preciso que se criem consumidores. Indo além, preferencialmente consumidores que não questionem o uso, os benefícios ou malefícios do que estão consumindo, apenas consumam, naveguem, curtam, compartilhem....
Sei que as crianças, de maneira inicial, consomem “mercadorias inocentes”, explico: desenhos animados, músicas lúdicas e inúmeros produtos direcionados para a faixa etária infantil. O problema é a precocidade e a intensidade desse acesso à tecnologia. Pois num primeiro momento é isto que veem, mas em pouco tempo já estarão acessando outros conteúdos e navegando por outros mares. E a responsabilidade de impor limites, educar e direcionar é dos pais.
O mundo virtual e tecnológico deve ser usufruído, mas com regras, limites e no tempo adequado. Mais do que de um celular, as crianças precisam dos pais. Certamente elas terão melhores sonhos se dormirem com um abraço e não com uma tela luminosa.
SIQUEIRA, João Paulo S. de. A tecnologia precoce. Lamentável! Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2019.
No terceiro parágrafo, o autor do artigo usa adjetivos para caracterizar a escravidão e deixar claro seu posicionamento negativo sobre ela. Desse parágrafo, qual é a palavra que enfraquece a convicção do autor na exposição desse posicionamento? Dê também a classe gramatical dela.
Trata-se do advérbio (de dúvida) talvez.
Enquanto estava na rodoviária da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Crispim percebeu que três ônibus circulares, A, B e C, iniciavam suas viagens, simultaneamente, às 7 horas da manhã para percorrer diferentes regiões da cidade. Sabendo que o ônibus A passa pela rodoviária a cada 35 minutos; o ônibus B, a cada 45 minutos; e o ônibus C, a cada 63 minutos, qual é o próximo horário (depois das 7 horas da manhã) em que esses três ônibus sairão da rodoviária juntos novamente?
Resolução
Para descobrirmos qual é o próximo horário desse dia em que os três ônibus sairão da rodoviária juntos novamente, precisamos calcular o MMC de 35, 45 e 63, que são os tempos que cada ônibus leva para passar novamente pela rodoviária. Fatorando esses números, obtemos:
Dess e modo, o MMC (35, 45, 63) = 32 x 5 x 7 = 315. Como 315 min = 5 h e 15 min, então, após a partida às 7 horas, os três ônibus partirão da rodoviária novamente ao mesmo tempo às 12 h 15 min.
Leia o texto a seguir para responder à questão 1.
Contaminação do aquífero Guarani por agrotóxicos
Algumas cidades do interior do estado de São Paulo são abastecidas pelas águas do aquífero Guarani. No entanto, grande parte do Oeste paulista é ocupada por cultivos intensivos, em que o uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos) é uma prática comum. Consumidores, pesquisadores e empresas de fornecimento de água se preocupam com o risco de esses pesticidas se infiltrarem no solo junto com a chuva e alcançarem os reservatórios hídricos menos profundos (chamada zona livre do aquífero). Pesquisas feitas até 2016 indicam que os níveis de contaminação ainda são muito baixos; por isso, as águas são consideradas seguras para consumo humano. No entanto, os riscos de contaminação tendem a crescer se a aplicação de substâncias tóxicas não for suspensa.
De que forma os agrotóxicos chegam até as águas do aquífero Guarani?
Os agrotóxicos, quando lançados de forma exagerada, acabam se infiltrando no solo junto com as águas das chuvas.
O aquífero Guarani é um “bolsão” de água retida em grandes profundidades. No caso específico da região tratada, a função desse aquífero é o abastecimento dos lençóis freáticos, tendo também contribuição direta na manutenção das águas das bacias de Ribeirão Preto. A intensa utilização de agrotóxicos na atividade agrícola na região pode contaminar as lavouras e o solo, e atingir o lençol freático e o aquífero.
Cobertura de esgoto no Brasil
No Brasil, 61% da população tem acesso à coleta de esgoto. Isso quer dizer que aproximadamente 81 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos.
Apenas 43% do esgoto produzido é tratado de forma correta. A região Norte trata cerca de 12% do esgoto. O melhor desempenho do país ocorre na região Sudeste, com 54% de seu esgoto tratado.
A deficiência na coleta e no tratamento de esgoto é um problema que se relaciona não apenas com os recursos hídricos, mas também com a população, que fica mais exposta a doenças. A falta desse serviço essencial prejudica a vida das pessoas e sobrecarrega o sistema público de saúde.
Quantas contaminações e doenças poderiam ser evitadas se o sistema de coleta de lixo e de tratamento de esgoto atendesse a população de forma ampla?
Ao passear por praias, rios e cachoeiras com águas contaminadas por esgoto, por exemplo, as pessoas se arriscam a contrair diversos tipos de doença.
Como podemos perceber, a situação do sistema sanitário é precária na maior parte do Brasil.
Os dados são de 2016, retirados de: BRASIL. Agência Nacional de Águas. Atlas esgotos: despoluição de bacias hidrográficas. Brasília: ANA, 2017. p. 31. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
Esgoto sem tratamento é lançado em rio, em Petrolina (PE).
Com base nessas informações, faça uma pesquisa sobre os diferentes problemas de saúde provocados pelo contato com águas contaminadas por esgotos.
Desmatamento e estiagem
A agroindústria e a pecuária são fortes propulsores do desenvolvimento econômico de várias regiões do país. Essas atividades estimulam a ocupação do território, o surgimento de cidades e a geração de empregos, entre outros. Contudo, também geram grandes impactos ambientais negativos.
Em 2014 e 2015, grande parte do Brasil passou por um longo período de estiagem. Apesar de a redução das chuvas ter sido grave, o desmatamento de grandes áreas de nascentes e margens de rios agravou a situação de falta de água nos rios brasileiros. A redução da vazão dos rios e do volume de água nos reservatórios de água levou ao racionamento do consumo desse recurso, o que prejudicou a população, as atividades econômicas e a geração de energia nas hidrelétricas de muitos estados brasileiros.
Você sabe explicar a relação entre a redução do volume de água nos rios e reservatórios no Brasil e o desmatamento das formações vegetais na maior parte do país?
O desmatamento das formações florestais (sobretudo da Mata Atlântica e da Floresta Equatorial Amazônica) diminui a retenção de umidade no solo e na atmosfera. Nas regiões de Cerrado, por exemplo, o desmatamento nas áreas de nascentes e nas margens de rios (por causa da expansão de cultivos ou da urbanização perto dos rios) também prejudicou a retenção da água no solo.
As raízes das árvores contribuem para que a chuva infiltre no solo e permaneça armazenada no subsolo, escoando muito lentamente até os rios. Além disso, as árvores “transpiram”, tornando o ar mais úmido. A sombra das árvores ameniza o calor e a intensidade da evaporação da umidade dos solos.
A falta de chuva representou, de fato, um problema muito sério em 2014 e 2015 no Brasil. Mas a redução das formações vegetais originais agravou bastante a crise hídrica brasileira nesse período. A recuperação e a manutenção das formações vegetais originais nas unidades de conservação no Brasil têm grande importância; são ações que devem ser respeitadas e estimuladas.
Procure descobrir se há no bairro, na cidade ou no estado onde você vive alguma área que esteja sendo reflorestada. Se houver, avalie se as novas árvores contribuem para a qualidade ambiental da região recuperada.
Observe os mapas a seguir para responder às questões 1 e 2
Fonte dos mapas: GIRARDI, G.; ROSA, J. V. Atlas geogr‡fico do estudante. São Paulo: FTD, 2011. p. 25.
Sobre a massa equatorial continental (mEc), marque a opção incorreta.
Trata-se de uma massa de ar quente e úmida em razão da sua formação na zona intertropical.
A mEc é uma massa de ar quente e atua intensamente no Brasil, principalmente no verão, quando ocorre sua expansão.
Apesar de continental, a mEc tem uma peculiaridade: sua umidade está relacionada à sua formação na região da Floresta Amazônica.
A mEc está restrita à região da Amazônia durante todo o ano, por isso sua umidade provoca chuvas somente nessa região.
Como é possível identificar nos mapas, a mEc, que tem como características umidade e temperatura altas, não restringe sua atuação à região amazônica.
Marque a alternativa em que todos os elementos estejam presentes no texto e sejam mitos gregos.
Deuses, alunos, Monte Olimpo e sátiro.
Herói, Zeus, oráculo, Tártaro e armaduras.
Cronos, Caronte, ninfas e centauros.
Deuses, titãs, esfinge e Cronos.
Releia o primeiro parágrafo da seção Para aprender e reflita sobre como os dois primeiros quadrinhos da tirinha a seguir ilustram o que nele está escrito. Em seguida, interprete a quebra de expectativa trazida pelo último quadrinho, que descreve a atitude de Zeus.
Leia o texto a seguir para resolver a questão da seção.
Tintim
Durante alguns anos, o tintim me intrigou. Tintim por tintim: o que queria dizer aquilo? Imaginei que fosse alguma misteriosa medida de outros tempos que sobrevivera ao sistema métrico, como a braça, a légua, etc. Outro mistério era o triz. Qual a exata definição de um triz? É uma subdivisão de tempo ou de espaço. As coisas deixam de acontecer por um triz, por uma fração de segundo ou de milímetro. Mas que fração? O triz talvez correspondesse a meio tintim, ou o tintim a um décimo de triz. Tanto o tintim quanto o triz pertenceriam ao obscuro mundo das microcoisas. Há quem diga que não existe uma fração mínima de matéria, que tudo pode ser dividido e subdividido. Assim como existe o infinito para fora — isto é, o espaço sem fim, depois que o Universo acaba — existiria o infinito para dentro. A menor fração da menor partícula do último átomo ainda seria formada por dois trizes, e cada triz por dois tintins, e cada tintim por dois trizes, e assim por diante, até a loucura.
Descobri, finalmente, o que significa tintim. É verdade que, se tivesse me dado o trabalho de olhar no dicionário mais cedo, minha ignorância não teria durado tanto. Mas o óbvio, às vezes, é a última coisa que nos ocorre. Está no Aurelião. Tintim, vocábulo onomatopaico que evoca o tinido das moedas. Originalmente, portanto, “tintim por tintim” indicava um pagamento feito minuciosamente, moeda por moeda. Isso no tempo em que as moedas, no Brasil, tiniam, ao contrário de hoje, quando são feitas de papelão e se chocam sem ruído. Numa investigação feita hoje da corrupção no país tintim por tintim ficaríamos tinindo sem parar e chegaríamos a uma nova concepção de infinito.
[...]
VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 63-64.
Tomando como base o texto lido, assinale a alternativa que representa o que foi enunciado.
O autor nunca se preocupou com questões menores, pois estas não despertavam sua curiosidade.
Apesar de o autor se interessar pelo termo “tintim”, nunca pensou a fundo a respeito dele.
Infelizmente, o autor reconhece que nunca chegou a descobrir o significado do termo “tintim”.
Originalmente, “tintim por tintim” indicava um pagamento feito minuciosamente, moeda por moeda.
Quais características dos vírus permitiriam classificá-los como seres vivos?
As características dos vírus que permitem sua classificação como seres vivos são: a capacidade de reprodução e o fato de apresentarem material genético
Cite duas barreiras que evitam doenças e outras ameaças no organismo humano.
A pele é uma barreira física. Substâncias presentes na lágrima são barreiras químicas.
Pense em seu personagem favorito de histórias de fantasia. Como ele é caracterizado fisicamente? Como ele fala e age? Ele tem alguma frase simbólica? Prepare-se para, na próxima aula, representá-lo para a turma adivinhar de quem se trata.
Em uma prova com 60 questões, as seguintes regras de pontuação foram adotadas:
● Para cada questão correta, o candidato ganha 4 pontos.
● Para cada questão incorreta, o candidato perde 2 pontos.
● Para cada questão em branco, o candidato perde 1 ponto.
Yasmin fez essa prova e, ao verificar o gabarito, percebeu que tinha acertado 40 questões e errado 15. Qual foi a pontuação de Yasmin?
120 pontos.
125 pontos.
130 pontos.
135 pontos.
Questões em branco: 60 - (40 + 15) = 60 - 55 = 5
Pontuação obtida: 40 · 4 + 15 · (-2) + 5 · (-1) = 160 - 30 - 5 = 125
Para que uma emenda constitucional seja aprovada, ela precisa ser aceita por dos senadores em dois turnos de votação e por dos deputados também em dois turnos de votação. Nessas condições, suponha que, na Câmara dos Deputados, uma emenda tenha recebido dos votos favoráveis no primeiro turno e 90% no segundo. Se no Senado essa emenda recebeu dos votos favoráveis no primeiro turno e no segundo turno, a emenda foi aprovada ou não? Caso tenha sido reprovada, em qual momento ocorreu a rejeição?
Resolução
Na Câmara dos Deputados, houve a seguinte votação a favor:
● dos votos no primeiro turno. Como , significa que a emenda foi aprovada nesse turno.
● 90% dos votos no segundo turno. Como 90% portanto, a emenda foi aprovada nesse turno.
No Senado, houve a seguinte votação a favor:
● dos votos no primeiro turno. Como portanto, a emenda foi aprovada nesse turno.
● dos votos no segundo turno. Como portanto, a emenda foi reprovada nesse turno.
Logo, a emenda foi reprovada no Senado, no segundo turno.
Resolva a Situação-problema com os alunos e aproveite para fazer uma breve explicação sobre o que é emenda constitucional. Para isso, é possível utilizar a referência contida no glossário, no Caderno do Aluno.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas