Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercício - Situação-problema - BY NC 3.0BR

Leia o trecho da notícia a seguir.

Inverno é a melhor época para a prevenção contra o mosquito da dengue

O inverno traz baixas temperaturas e escassez de chuva. Apesar deste cenário não ser favorável ao ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue continua a depositar seus ovos, que podem aguentar até 450 dias em ambiente seco, até o início do verão, quando irão se desenvolver e dar origem a um novo mosquito.

As pessoas acabam relaxando no combate ao inseto nos meses mais frios, por causa das férias e das roupas mais longas, que diminuem a exposição à picada. No entanto, devido à capacidade dos ovos em resistir por todo esse período, o inverno acaba se tornando a melhor época de prevenção [Figura 43] contra o Aedes aegypti, através da eliminação de seus possíveis criadouros.

A importância da continuidade no combate é reforçada pelo primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que apontou que 994 municípios brasileiros apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya.

Alguns insetos são vetores de doenças contagiosas, dificultando o controle dessas doenças. O Aedes aegypti, por exemplo, é o mosquito responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela. Portanto, o controle da proliferação do mosquito é de extrema importância para que o número de casos dessas doenças diminua.

Nesse contexto, que tal fazermos uma busca na escola e nas vizinhanças por possíveis focos das larvas do Aedes aegypti? Monte um grupo com os colegas e o professor para caminhar pela escola e por suas redondezas procurando por locais de reprodução do mosquito.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 1 - BY NC 3.0BR

OBSERVE O NOME:

VEJA COMO FICOU O NOME DEPOIS DE ENFEITADO:

ESCREVA SEU NOME NA FOLHA AVULSA QUE RECEBEU NA AULA.

ENFEITE AS LETRAS DE SEU NOME COM LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS, BARBANTE, PAPEL, ENTRE OUTROS MATERIAIS.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 2 - BY NC 3.0BR

DESENHE DOIS OBJETOS OU PESSOAS CUJOS NOMES COMECEM COM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 100) - BY NC 3.0BR

POR QUE É PRECISO CONTAR O TEMPO?

Resposta:

Leve em conta a resposta de cada aluno; o objetivo é que reflitam sobre por que a contagem do tempo é importante. O desenvolvimento etário possibilitará respostas simples, como: para saber que dia é hoje, para poder comemorar o aniversário, se é dia de vir para a escola, etc. Essas respostas são importantes para que o aluno inicie o desenvolvimento de sua noção de temporalidade histórica. 

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 191 - 195) - BY NC 3.0BR

COMPLETE AS RETAS NUMÉRICAS DE 0 A 10 COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.

a) 

b) 

c) 

Resposta:

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 205 - 206) - BY NC 3.0BR

RESOLVA OS PROBLEMAS E REPRESENTE SUA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO.

A) UMA FAMÍLIA CRIA 3 CACHORROS E 2 GATOS. QUANTOS ANIMAIS ESSA FAMÍLIA CRIA?

B) CHEGARAM MAIS 2 CACHORRAS NA CASA. ENTÃO O NÚMERO DE ANIMAIS AUMENTOU. QUANTOS CACHORROS HÁ AGORA NA CASA?

C) UMA DAS CACHORRAS TEVE 8 FILHOTES. 3 DELES FORAM DOADOS. QUANTOS FILHOTES FICARAM?

D) NO DIA SEGUINTE, 5 FILHOTES FORAM LEVADOS PARA UMA CHÁCARA. QUANTOS FILHOTES FICARAM?

Resposta:

a) A família cria 5 animais.

b) Há 5 cachorros.

c) Ficaram 5 filhotes.

d) Não ficou nenhum filhote, ou 0 filhote.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Vamos jogar (pg. 195) - BY NC 3.0BR

BINGO DOS ANIMAIS

COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESTAQUE AS CARTELAS DO ANEXO 7 E DO ANEXO 8. OUÇA COM ATENÇÃO AS LETRAS SORTEADAS E MARQUE-AS NA CARTELA PARA COMPLETAR O NOME DOS ANIMAIS.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefa - Em casa 35 - BY NC 3.0BR

LEMBRE-SE DA ATIVIDADE CAMINHANDO NA RETA NUMÉRICA E, COM O AUXÍLIO DA RETA, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR. A) SAIA DO NÚMERO 3 E CAMINHE 4 PASSOS PARA A DIREITA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

B) SAIA DO NÚMERO 2 E CAMINHE 10 PASSOS PARA A DIREITA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

C) SAIA DO NÚMERO 8 E CAMINHE 2 PASSOS PARA A ESQUERDA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

D) SAIA DO NÚMERO 10 E CAMINHE 9 PASSOS PARA A ESQUERDA.

VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .

Resposta:

a) 7

b) 12

c) 6

d) 1

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Atividade (pg. 67) - BY NC 3.0BR

VOCÊ É UM BOM OBSERVADOR? SEM OLHAR, RESPONDA RÁPIDO: O QUE HÁ NA SUA FRENTE? E ATRÁS?

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DE UMA SALA DE AULA DO 1º ANO.

• APÓS A OBSERVAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO, FAÇA O QUE SE PEDE:

A) MARQUE UM X SOBRE A MESA COM MAIS ALUNOS.

B) CONTORNE A MENINA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO PROFESSOR.

C) ASSINALE A OPÇÃO QUE MAIS APARECE NA ILUSTRAÇÃO:

(  ) CRIANÇA (  ) MESA    (  ) PROFESSOR

D) O QUE HÁ NA FRENTE DO PROFESSOR? ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.

E) OS ALUNOS PARECEM ESTAR TRISTES OU FELIZES?

F) DESCREVA COMO É A MENINA QUE ESTÁ AO LADO DIREITO DO PROFESSOR.

G) DESENHE UM LÁPIS NA MÃO DA MENINA QUE ESTÁ AO LADO ESQUERDO DO PROFESSOR.

H) REGISTRE O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE APARECEM NA ILUSTRAÇÃO.

Resposta:

Esta atividade explora a habilidade dos alunos de ler imagens, identificando elementos e impressões.

Respostas

a) Os alunos deverão marcar a mesa com quatro crianças.

b) Eles deverão contornar a menina de óculos ao lado do professor.

c) Criança.

d) Lousa.

e) Os alunos parecem estar felizes.

f) Exemplo de resposta: Uma menina oriental, de óculos e de rabo de cavalo.

g) Os alunos deverão desenhar um lápis na mão da menina que está sozinha na mesa.

h) 12.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 79) - BY NC 3.0BR

IDENTIFIQUE NO TEXTO AS RIMAS DOS QUATRO ÚLTIMOS VERSOS.

Resposta:

Leia as perguntas e estimule a participação de todos. Se a turma for numerosa, você pode direcionar as perguntas às crianças, determinando quem irá responder, de modo que todas tenham a oportunidade de falar. É importante que elas aprendam a esperar a vez de falar, ouvir a opinião do outro e respeitá-la.

Nesse item chamamos a atenção dos alunos para a função da rima como apoio à memória, característica desse gênero nascido da tradição oral. Retome o significado de verso e peça aos alunos que indiquem quais os quatro últimos versos dessa parlenda. As rimas são: oito/biscoito; dez/pastéis.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 13 - BY NC 3.0BR

PINTE A ÚNICA SÍLABA QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS.

Resposta:

Os alunos deverão pintar a sílaba FE de cada palavra.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Produção de texto (pg. 87) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRAVA-LÍNGUA DECIFRANDO OS DESENHOS.

Resposta:

Leia a carta com os alunos e chame a atenção para a representação de algumas palavras. Enfatize que, para entender o texto, devemos ler as imagens e as palavras, compondo uma única ideia.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

 

QUE ACONTECIMENTOS APARECEM NAS FOTOGRAFIAS DE CAROLINA?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

QUE FOTOGRAFIAS RETRATAM A FAMÍLIA DE CAROLINA TODA REUNIDA?

Resposta:

A festa de 1 ano e a família na praia.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 182 - 183) - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DE UM OBJETO QUE ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA O DIVERTIMENTO DA FAMÍLIA NAS IMAGENS DA PÁGINA ANTERIOR.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 01 - Ciências - Módulo 7 - Os artrópodes e os equinodermos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Apesar de apresentarem características em comum, os artrópodes possuem algumas diferenças morfológicas (em sua forma) que caracterizam grupos distintos. Escreva quais são os grupos dos seguintes animais: barata, siri, carrapato, lagosta e ácaro.

Resposta:

Barata – inseto, siri – crustáceo, carrapato – aracnídeo, lagosta – crustáceo, ácaro – aracnídeo.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Vamos jogar (pg. 16) - BY NC 3.0BR

OS NOMES DA TURMA

PEGUE AS LETRAS MÓVEIS DO CONJUNTO DE LETRAS. EM DUPLA, USE AS LETRAS PARA FORMAR O MAIOR NÚMERO DE NOMES DE COLEGAS DA TURMA QUE CONSEGUIR.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 30) - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA DE NOMES DOS COLEGAS DA TURMA?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 189) - BY NC 3.0BR

NO LIXO COMUM, NÃO!

VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]

MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.

PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?

O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O ASSUNTO APRESENTADO NOS TEXTOS?

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 34 - BY NC 3.0BR

EM SALA DE AULA, VOCÊ BRINCOU COM AS RIMAS DE ALGUNS NÚMEROS. AGORA, CONTORNE A PALAVRA QUE CORRESPONDE AO NOME DO NÚMERO.

Resposta:

Sete, nove, vinte, cinco, dez, doze.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 32 - BY NC 3.0BR

EM CADA LINHA DO QUADRO, COMPONHA O NÚMERO 8 DE DIFERENTES MANEIRAS. USE SEMPRE DUAS CORES E REGISTRE SUA COMPOSIÇÃO. VEJA O EXEMPLO.

Resposta:

Os alunos poderão pintar as possibilidades na ordem que optarem: 2 + 6; 1 + 7; 5 + 3; 4 + 4; 6 + 2; 7 + 1.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Atividades (pg. 199 - 200) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

DOMÍNIO PÚBLICO.

PINTE NA PARLENDA AS PALAVRAS INDICADAS PELO PROFESSOR.

Resposta:

Os alunos deverão pintar as palavras cipó e café.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 11 - BY NC 3.0BR

ESCREVA SEU NOME.

Resposta:

Leia a proposta para os alunos e certifique-se de que eles a compreenderam. Dependendo do nível de produção da turma, é importante realizar um exemplo oral do que deve ser feito.

Resposta pessoal.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 70) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

A ESCOLA

O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.

TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.

JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.

QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POEMA?

Resposta:

Ajude os alunos a localizar as brincadeiras que aparecem no poema: futebol, queimada, pipa, boneca, pega-pega, esconde-esconde, figurinha, ciranda-cirandinha, roda e bola. Deixe-os falar livremente; se for necessário complete com as brincadeiras que faltarem.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Exercícios - Trocar ideias (pg. 84) - BY NC 3.0BR

OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

O RATO ROEU A RICA ROUPA DO REI DE ROMA. A RAINHA RAIVOSA RASGOU O RESTO E DEPOIS RESOLVEU REMENDAR.

DOMÍNIO PÚBLICO.

POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO É CHAMADO DE TRAVA-LÍNGUA?

Resposta:

Ouça as respostas dos alunos e verifique se eles compreenderam qual é a principal característica do gênero trava-língua. Explique que esse tipo de texto possui muitas letras com sons semelhantes, o que geralmente torna difícil a sua pronúncia.

Questão 01 - Módulo 2 - Nossas preferências - Tarefas - Em casa 14 - BY NC 3.0BR

CONSULTE O QUADRO DE PALAVRAS E ESCREVA O NOME DE CADA IMAGEM.

Resposta:

a) Fada.

b) Fita.

c) Rosa.

d) Arara.

e) Pera.

f) Régua.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 172) - BY NC 3.0BR

A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.

OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).

HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR.

OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.

DESCREVA COMO ERAM AS FAMÍLIAS DE ANTIGAMENTE.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Tarefas - Em casa 30 - BY NC 3.0BR

VEJA NO QUADRO A IDADE DAS PESSOAS DA FAMÍLIA DE MATEUS.

Questão 01 - Módulo 4 - Muitas famílias - Exercícios - Trocar ideias (pg. 182) - BY NC 3.0BR

O QUE VOCÊ VÊ EM CADA IMAGEM?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Produção de texto (pg. 164) - BY NC 3.0BR

PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA, PRECISAMOS COMPREENDER E RESPEITAR REGRAS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA DUAS REGRAS PARA O AMBIENTE ESCOLAR.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas