Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia o trecho da notícia a seguir.
Inverno é a melhor época para a prevenção contra o mosquito da dengue
O inverno traz baixas temperaturas e escassez de chuva. Apesar deste cenário não ser favorável ao ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue continua a depositar seus ovos, que podem aguentar até 450 dias em ambiente seco, até o início do verão, quando irão se desenvolver e dar origem a um novo mosquito.
As pessoas acabam relaxando no combate ao inseto nos meses mais frios, por causa das férias e das roupas mais longas, que diminuem a exposição à picada. No entanto, devido à capacidade dos ovos em resistir por todo esse período, o inverno acaba se tornando a melhor época de prevenção [Figura 43] contra o Aedes aegypti, através da eliminação de seus possíveis criadouros.
A importância da continuidade no combate é reforçada pelo primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, que apontou que 994 municípios brasileiros apresentaram alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya.
Alguns insetos são vetores de doenças contagiosas, dificultando o controle dessas doenças. O Aedes aegypti, por exemplo, é o mosquito responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela. Portanto, o controle da proliferação do mosquito é de extrema importância para que o número de casos dessas doenças diminua.
Nesse contexto, que tal fazermos uma busca na escola e nas vizinhanças por possíveis focos das larvas do Aedes aegypti? Monte um grupo com os colegas e o professor para caminhar pela escola e por suas redondezas procurando por locais de reprodução do mosquito.
OBSERVE O NOME:
VEJA COMO FICOU O NOME DEPOIS DE ENFEITADO:
ESCREVA SEU NOME NA FOLHA AVULSA QUE RECEBEU NA AULA.
ENFEITE AS LETRAS DE SEU NOME COM LÁPIS DE COR OU CANETAS COLORIDAS, BARBANTE, PAPEL, ENTRE OUTROS MATERIAIS.
DESENHE DOIS OBJETOS OU PESSOAS CUJOS NOMES COMECEM COM A PRIMEIRA LETRA DE SEU NOME.
Resposta pessoal.
POR QUE É PRECISO CONTAR O TEMPO?
Leve em conta a resposta de cada aluno; o objetivo é que reflitam sobre por que a contagem do tempo é importante. O desenvolvimento etário possibilitará respostas simples, como: para saber que dia é hoje, para poder comemorar o aniversário, se é dia de vir para a escola, etc. Essas respostas são importantes para que o aluno inicie o desenvolvimento de sua noção de temporalidade histórica.
COMPLETE AS RETAS NUMÉRICAS DE 0 A 10 COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
a)
b)
c)
RESOLVA OS PROBLEMAS E REPRESENTE SUA ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO.
A) UMA FAMÍLIA CRIA 3 CACHORROS E 2 GATOS. QUANTOS ANIMAIS ESSA FAMÍLIA CRIA?
B) CHEGARAM MAIS 2 CACHORRAS NA CASA. ENTÃO O NÚMERO DE ANIMAIS AUMENTOU. QUANTOS CACHORROS HÁ AGORA NA CASA?
C) UMA DAS CACHORRAS TEVE 8 FILHOTES. 3 DELES FORAM DOADOS. QUANTOS FILHOTES FICARAM?
D) NO DIA SEGUINTE, 5 FILHOTES FORAM LEVADOS PARA UMA CHÁCARA. QUANTOS FILHOTES FICARAM?
a) A família cria 5 animais.
b) Há 5 cachorros.
c) Ficaram 5 filhotes.
d) Não ficou nenhum filhote, ou 0 filhote.
BINGO DOS ANIMAIS
COM A AJUDA DO PROFESSOR, DESTAQUE AS CARTELAS DO ANEXO 7 E DO ANEXO 8. OUÇA COM ATENÇÃO AS LETRAS SORTEADAS E MARQUE-AS NA CARTELA PARA COMPLETAR O NOME DOS ANIMAIS.
LEMBRE-SE DA ATIVIDADE CAMINHANDO NA RETA NUMÉRICA E, COM O AUXÍLIO DA RETA, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR. A) SAIA DO NÚMERO 3 E CAMINHE 4 PASSOS PARA A DIREITA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
B) SAIA DO NÚMERO 2 E CAMINHE 10 PASSOS PARA A DIREITA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
C) SAIA DO NÚMERO 8 E CAMINHE 2 PASSOS PARA A ESQUERDA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
D) SAIA DO NÚMERO 10 E CAMINHE 9 PASSOS PARA A ESQUERDA.
VOCÊ CHEGARÁ AO NÚMERO ________________ .
a) 7
b) 12
c) 6
d) 1
VOCÊ É UM BOM OBSERVADOR? SEM OLHAR, RESPONDA RÁPIDO: O QUE HÁ NA SUA FRENTE? E ATRÁS?
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DE UMA SALA DE AULA DO 1º ANO.
• APÓS A OBSERVAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO, FAÇA O QUE SE PEDE:
A) MARQUE UM X SOBRE A MESA COM MAIS ALUNOS.
B) CONTORNE A MENINA QUE ESTÁ MAIS PERTO DO PROFESSOR.
C) ASSINALE A OPÇÃO QUE MAIS APARECE NA ILUSTRAÇÃO:
( ) CRIANÇA ( ) MESA ( ) PROFESSOR
D) O QUE HÁ NA FRENTE DO PROFESSOR? ESCREVA O NOME DESSE OBJETO.
E) OS ALUNOS PARECEM ESTAR TRISTES OU FELIZES?
F) DESCREVA COMO É A MENINA QUE ESTÁ AO LADO DIREITO DO PROFESSOR.
G) DESENHE UM LÁPIS NA MÃO DA MENINA QUE ESTÁ AO LADO ESQUERDO DO PROFESSOR.
H) REGISTRE O NÚMERO DE CRIANÇAS QUE APARECEM NA ILUSTRAÇÃO.
Esta atividade explora a habilidade dos alunos de ler imagens, identificando elementos e impressões.
Respostas
a) Os alunos deverão marcar a mesa com quatro crianças.
b) Eles deverão contornar a menina de óculos ao lado do professor.
c) Criança.
d) Lousa.
e) Os alunos parecem estar felizes.
f) Exemplo de resposta: Uma menina oriental, de óculos e de rabo de cavalo.
g) Os alunos deverão desenhar um lápis na mão da menina que está sozinha na mesa.
h) 12.
IDENTIFIQUE NO TEXTO AS RIMAS DOS QUATRO ÚLTIMOS VERSOS.
Leia as perguntas e estimule a participação de todos. Se a turma for numerosa, você pode direcionar as perguntas às crianças, determinando quem irá responder, de modo que todas tenham a oportunidade de falar. É importante que elas aprendam a esperar a vez de falar, ouvir a opinião do outro e respeitá-la.
Nesse item chamamos a atenção dos alunos para a função da rima como apoio à memória, característica desse gênero nascido da tradição oral. Retome o significado de verso e peça aos alunos que indiquem quais os quatro últimos versos dessa parlenda. As rimas são: oito/biscoito; dez/pastéis.
PINTE A ÚNICA SÍLABA QUE SE REPETE EM TODAS AS PALAVRAS.
Os alunos deverão pintar a sílaba FE de cada palavra.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TRAVA-LÍNGUA DECIFRANDO OS DESENHOS.
Leia a carta com os alunos e chame a atenção para a representação de algumas palavras. Enfatize que, para entender o texto, devemos ler as imagens e as palavras, compondo uma única ideia.
QUE ACONTECIMENTOS APARECEM NAS FOTOGRAFIAS DE CAROLINA?
Apesar de apresentarem características em comum, os artrópodes possuem algumas diferenças morfológicas (em sua forma) que caracterizam grupos distintos. Escreva quais são os grupos dos seguintes animais: barata, siri, carrapato, lagosta e ácaro.
Barata – inseto, siri – crustáceo, carrapato – aracnídeo, lagosta – crustáceo, ácaro – aracnídeo.
OS NOMES DA TURMA
PEGUE AS LETRAS MÓVEIS DO CONJUNTO DE LETRAS. EM DUPLA, USE AS LETRAS PARA FORMAR O MAIOR NÚMERO DE NOMES DE COLEGAS DA TURMA QUE CONSEGUIR.
VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA DE NOMES DOS COLEGAS DA TURMA?
NO LIXO COMUM, NÃO!
VOCÊ SABIA QUE A PILHA DO CONTROLE REMOTO, DA LANTERNA OU DO RÁDIO PODE SER PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E À SUA SAÚDE? ISSO ACONTECE PORQUE PILHAS E BATERIAS SÃO FEITAS DE MATERIAIS MUITO TÓXICOS, QUE PODEM CONTAMINAR SOLOS, RIOS, PLANTAS E ANIMAIS, SE ELAS FOREM JOGADAS NO LIXO COMUM. SABENDO DISSO, QUE TAL REUNIR OS AMIGOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE JOGAR FORA, DE MANEIRA APROPRIADA, PILHAS E BATERIAS? [...]
MARCELLA HUCHE. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM:. ACESSO EM: 18 JUL. 2018.
PARA ONDE VÃO AS PILHAS E BATERIAS QUE JOGAMOS NOS LIXOS APROPRIADOS?
O MATERIAL É RECOLHIDO PELOS FABRICANTES E PASSA POR UM SISTEMA DE RECICLAGEM. PRIMEIRO, PILHAS E BATERIAS SÃO SEPARADAS POR TIPO. ENTÃO, NUMA MÁQUINA ESPECIAL, OS METAIS QUE FICAM DENTRO DELAS SÃO MOÍDOS, NEUTRALIZADOS E AQUECIDOS – ASSIM, DEIXAM DE SER TÓXICOS PARA O MEIO AMBIENTE (A PARTE LÍQUIDA SEGUE PARA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO, PASSA POR UM PROCESSO QUÍMICO E VIRA PÓ). DEPOIS DO PROCESSO, O MATERIAL PODE SER REUTILIZADO, POR EXEMPLO, COMO CORANTE PARA A FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS, VIDROS, AZULEJOS E PISOS.
DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 22 AGO. 2018.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O ASSUNTO APRESENTADO NOS TEXTOS?
EM SALA DE AULA, VOCÊ BRINCOU COM AS RIMAS DE ALGUNS NÚMEROS. AGORA, CONTORNE A PALAVRA QUE CORRESPONDE AO NOME DO NÚMERO.
Sete, nove, vinte, cinco, dez, doze.
EM CADA LINHA DO QUADRO, COMPONHA O NÚMERO 8 DE DIFERENTES MANEIRAS. USE SEMPRE DUAS CORES E REGISTRE SUA COMPOSIÇÃO. VEJA O EXEMPLO.
Os alunos poderão pintar as possibilidades na ordem que optarem: 2 + 6; 1 + 7; 5 + 3; 4 + 4; 6 + 2; 7 + 1.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A CASINHA DA VOVÓ CERCADINHA DE CIPÓ O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
DOMÍNIO PÚBLICO.
PINTE NA PARLENDA AS PALAVRAS INDICADAS PELO PROFESSOR.
Os alunos deverão pintar as palavras cipó e café.
ESCREVA SEU NOME.
Leia a proposta para os alunos e certifique-se de que eles a compreenderam. Dependendo do nível de produção da turma, é importante realizar um exemplo oral do que deve ser feito.
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POEMA?
Ajude os alunos a localizar as brincadeiras que aparecem no poema: futebol, queimada, pipa, boneca, pega-pega, esconde-esconde, figurinha, ciranda-cirandinha, roda e bola. Deixe-os falar livremente; se for necessário complete com as brincadeiras que faltarem.
OUÇA A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
O RATO ROEU A RICA ROUPA DO REI DE ROMA. A RAINHA RAIVOSA RASGOU O RESTO E DEPOIS RESOLVEU REMENDAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO É CHAMADO DE TRAVA-LÍNGUA?
Ouça as respostas dos alunos e verifique se eles compreenderam qual é a principal característica do gênero trava-língua. Explique que esse tipo de texto possui muitas letras com sons semelhantes, o que geralmente torna difícil a sua pronúncia.
CONSULTE O QUADRO DE PALAVRAS E ESCREVA O NOME DE CADA IMAGEM.
a) Fada.
b) Fita.
c) Rosa.
d) Arara.
e) Pera.
f) Régua.
A ORGANIZAÇÃO FAMILIAR MUDOU MUITO AO LONGO DO TEMPO. POR EXEMPLO, ANTIGAMENTE A MAIORIA DAS FAMÍLIAS ERA NUMEROSA.
OBSERVE A FOTOGRAFIA DE UMA FAMÍLIA RETRATADA NO INÍCIO DO SÉCULO 20 (1901-2000).
HOJE EM DIA, ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR.
OBSERVE ALGUMAS FAMÍLIAS RETRATADAS ATUALMENTE.
DESCREVA COMO ERAM AS FAMÍLIAS DE ANTIGAMENTE.
VEJA NO QUADRO A IDADE DAS PESSOAS DA FAMÍLIA DE MATEUS.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas