Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 27 - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NO QUADRADINHO DAS FIGURAS QUE MOSTRAM ALUNOS RESPEITANDO AS REGRAS ESCOLARES.

Resposta:

Os alunos deverão assinalar as imagens 3, 4 e 6.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 164) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,

TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…

CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.

EM QUE LOCAL ESTÃO AS CRIANÇAS QUE APARECEM NO POEMA?

Resposta:

Na escola.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 160) - BY NC 3.0BR

CONTORNE AS PALAVRAS QUE INICIAM COM A LETRA P, COMO PETECA.

BICO                    PICO                    POTE                    BOTE

BULE                    PULE                    PIA                    BIA

Resposta:

Pico, pote, pule e pia.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Produção de texto (pg. 30) - BY NC 3.0BR

VAMOS AUMENTAR A LISTA ENGRAÇADA? DIGA O NOME DE UMA COMIDA ESQUISITA PARA QUE O PROFESSOR REGISTRE NA LOUSA.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 122) - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO

SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR, EU TIRAVA VOCÊ LÁ DO FUNDO DO MAR.

DOMÍNIO PÚBLICO.

JÁ VIMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS TÊM OS SONS PARECIDOS. ESSAS SEMELHANÇAS SÃO CHAMADAS DE RIMAS. QUE PALAVRAS RIMAM NOS VERSOS DA CANTIGA?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 49) - BY NC 3.0BR

INFÂNCIA

ANINHA PULA AMARELINHA HENRIQUE BRINCA DE PIQUE MARÍLIA BRINCA DE MÃE E FILHA MARCELO É O REI DO CASTELO MARIAZINHA SUA RAINHA CAROLA BRINCA DE BOLA JOÃO DE POLÍCIA E LADRÃO JOAQUIM ANDA DE PATINS TIETA DE BICICLETA E JANETE DE PATINETE. LUCINHA! EU ESTOU SOZINHA. VOCÊ QUER BRINCAR COMIGO?

SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2007.

QUAIS BRINCADEIRAS FORAM CITADAS NO POEMA?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 40) - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?

QUAL FOTOGRAFIA CHAMA MAIS A SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 6 - BY NC 3.0BR

MOSTRE AS IMAGENS A SEGUIR ÀS PESSOAS MAIS VELHAS DE SUA FAMÍLIA E PERGUNTE SE ELAS BRINCAVAM ASSIM QUANDO ERAM CRIANÇAS. EM SEGUIDA, FAÇA UM X NAS BRINCADEIRAS QUE ELAS REALIZAVAM.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Produção de texto (pg. 152) - BY NC 3.0BR

COM A AJUDA DO PROFESSOR, VOCÊ E OS COLEGAS DEVERÃO REGISTRAR TRÊS INFORMAÇÕES SOBRE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

Resposta:

Explore tudo o que os alunos aprenderam sobre os órgãos dos sentidos e selecione com eles três informações para registro no Caderno. Orientamos que primeiro você escreva na lousa com a ajuda da turma. Nesse momento, o foco é organizar as informações com o objetivo de evidenciar a estruturação da frase. Em seguida, eles deverão copiar as informações no Caderno. É importante acompanhar o registro, ajudando os alunos que apresentarem dificuldade. Você pode escrever uma frase de cada cor para facilitar a localização das palavras na lousa. Reforçamos que a orientação é para frases simples e curtas nesse momento.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 151) - BY NC 3.0BR

OS CINCO SENTIDOS

VER, OUVIR, TOCAR, SENTIR SABORES, CHEIROS…

TEMOS CINCO SENTIDOS PARA DESCOBRIR O MUNDO.

NOSSOS CINCO SENTIDOS FUNCIONAM GRAÇAS A CINCO PARTES DE NOSSO CORPO:

COMO FUNCIONA?

• NOSSOS OLHOS SÃO COMO CÂMERAS QUE TRANSMITEM IMAGENS PARA O NOSSO CÉREBRO. • OS SONS ENTRAM POR NOSSOS OUVIDOS E VÃO BATER EM UMA MEMBRANA, O TÍMPANO, QUE VIBRA COMO A PELE DE UM TAMBOR. • NOSSA PELE SENTE O QUE É QUENTE OU FRIO, DURO OU MOLE, ÁSPERO OU MACIO. • NOSSA LÍNGUA SABE RECONHECER OS SABORES: O SALGADO, O DOCE, O AMARGO E O AZEDO. • NOSSO NARIZ CAPTA OS ODORES GRAÇAS A PEQUENOS PELOS ESCONDIDOS EM SEU INTERIOR.

MICHÈLE LONGOUR. O CORPO. TRADUÇÃO DE MARIA LUIZA NEWLANDS DA SILVEIRA. SÃO PAULO: MODERNA, 2001. (CRIANÇA CURIOSA).

VOCÊ JÁ HAVIA PENSADO EM SEUS OLHOS COMO CÂMERAS QUE CAPTAM IMAGENS?

Resposta:

Leia a primeira pergunta e peça aos alunos que fechem os olhos por alguns instantes. Oriente-os para que sintam o ambiente (sons, cheiros, etc.) usando os demais sentidos. Estimule-os a relatar o que perceberam sem utilizar a visão.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividade (pg. 134) - BY NC 3.0BR

OBSERVE O QUE PODE ACONTECER QUANDO TROCAMOS A PRIMEIRA LETRA DE UMA PALAVRA POR OUTRA LETRA:

O QUE MUDOU DE UMA PALAVRA PARA OUTRA?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 144 - 145) - BY NC 3.0BR

PENSE NAS LETRAS E SÍLABAS QUE FORMAM SEU NOME E FAÇA O QUE SE PEDE.

A) ESCREVA SEU NOME NA PRIMEIRA LINHA DA TABELA.

B) COPIE A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME NA COLUNA CORRESPONDENTE. DEPOIS, ESCREVA PALAVRAS QUE COMECEM COM ESSA LETRA.

C) COPIE A ÚLTIMA LETRA DO SEU NOME NA COLUNA CORRESPONDENTE. DEPOIS, ESCREVA PALAVRAS QUE COMECEM COM ESSA LETRA.

Resposta:

Resposta de acordo com o nome do aluno.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 23 - BY NC 3.0BR

NAS IMAGENS ABAIXO, CONTORNE DE:

• AMARELO O BRINQUEDO FEITO DE METAL. • MARROM O BRINQUEDO FEITO DE MADEIRA. • VERDE O BRINQUEDO FEITO DE TECIDO. • VERMELHO O BRINQUEDO FEITO DE PLÁSTICO

Resposta:

Eles deverão pintar de amarelo o trenzinho de ferro; de marrom, o cavalinho de madeira; de verde, o cachorro de pelúcia; e de vermelho, o carrinho de supermercado.

Questão 01 - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Todos sabemos que sempre parece mais quente sentar-se ou deitar-se sobre um tapete do que diretamente sobre o piso. Será que essa “sensação” corresponde à realidade? Vamos analisar esse fenômeno à luz da ciência.

Atenção! Não devemos confundir a sensação térmica que temos ao entrar em contato com um objeto com a temperatura desse mesmo objeto.

a. Suponha que um tapete está há um bom tempo em contato com o piso. É possível afirmar que o tapete e o piso apresentam a mesma temperatura? Justifique com base em uma lei física.

b. Em relação ao piso, o tapete pode ser considerado um bom isolante ou um bom condutor térmico? Explique.

c. Nossa pele resfria mais rapidamente quando sentamos no tapete ou no piso? Por quê?

Resposta:

a. Sim. Dois corpos, quando se encontram no mesmo ambiente há muito tempo, tendem a entrar em equilíbrio térmico, apresentando a mesma temperatura (lei zero da Termodinâmica). No entanto, esse princípio não vale para corpos que são “máquinas térmicas”, como os seres vivos que geram calor por meio do metabolismo, nem para lâmpadas ligadas a uma fonte de energia.

b. O tapete é considerado um bom isolante térmico porque retém aprisionada na trama do tecido uma grande quantidade de ar, que é um ótimo isolante térmico.

c. Nossa pele resfria mais rapidamente quando nos sentamos no piso, que é melhor condutor de calor.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - A deriva continental e a tectônica de placas - Exercícios (pg. 305) - BY NC 3.0BR

Existem terremotos no Brasil?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 164) - BY NC 3.0BR

A ESCOLA

TODO DIA, NA ESCOLA, A PROFESSORA, O PROFESSOR. A GENTE APRENDE, E BRINCA MUITO COM DESENHO,

TINTA E COLA. MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS FAZEM FARRA, FAZEM FILA. O PAULINHO, O PEDRÃO, A PATRÍCIA E A PRISCILA.

QUANDO CHEGA O RECREIO TUDO VIRA BRINCADEIRA. COMO O BOLO, TOMO O SUCO QUE VÊM DENTRO DA LANCHEIRA.

QUANDO TOCA O SINAL, NOSSA AULA CHEGA AO FIM. ATÉ AMANHÃ, AMIGUINHOS, NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO, DE MIM…

CLÁUDIO THEBAS. AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8-9.

QUAIS ATIVIDADES CITADAS NO POEMA LEMBRAM AS QUE ACONTECEM NA SUA ESCOLA?

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercício - Brincadeiras de criança - BY NC 3.0BR

NA OBRA A SEGUIR, ADULTOS E CRIANÇAS DIVIDEM A CENA.

ALGUNS TRABALHAM, OUTROS BRINCAM. VOCÊ RECONHECE ALGUMA DESSAS BRINCADEIRAS?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Vamos jogar (pg. 38) - BY NC 3.0BR

ADIVINHE QUEM É...

DESTAQUE A CARTELA DO ANEXO 1 E FORME UMA DUPLA. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E FAÇA PERGUNTAS DETALHADAS PARA DESCOBRIR QUEM É A CRIANÇA OCULTA.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Tarefas - Em casa 4 - BY NC 3.0BR

ENCONTRE E CONTORNE NO DIAGRAMA OS NOMES ABAIXO.

Resposta:

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 20 - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS SEQUÊNCIAS COM REPETIÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS. DESENHE, NA MALHA ABAIXO, MAIS TRÊS ELEMENTOS EM CADA UMA DAS SEQUÊNCIAS.

Resposta:

Na primeira sequência, os alunos deverão desenhar 3 triângulos nas cores vermelho, verde, vermelho. Na segunda sequência, deverão desenhar 3 paralelogramos nas cores laranja “em pé”, azul “deitado”, laranja “em pé”. Na terceira sequência, deverão desenhar: paralelogramo azul, triângulo verde, triângulo vermelho.

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Exercícios - Trocar ideias (pg. 43) - BY NC 3.0BR

OBSERVE A FOTOGRAFIA.

O QUE O MENINO ESTÁ FAZENDO?

Questão 01 - Módulo 1 - Conhecer, conviver e respeitar - Vamos brincar (pg. 45) - BY NC 3.0BR

O MESTRE MANDOU

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E MOVIMENTE SEU CORPO PARA A DIREÇÃO CORRETA.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 152) - BY NC 3.0BR

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E DESCUBRA QUAIS SÃO OS OBJETOS OCULTOS. PARA ISSO, UTILIZE OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS INDICADOS.

• MARQUE O ÓRGÃO DO SENTIDO COM O QUAL VOCÊ RECONHECEU MAIS OBJETOS.

Resposta:

Para a realização dessa atividade, convide os alunos a explorar objetos ocultos usando alguns órgãos dos sentidos: tato, audição e olfato. Esclareça que a investigação utilizará um sentido por vez. Não se esqueça de providenciar o material previamente. Inicie pelo tato: coloque dentro de um saco (que não seja transparente) objetos como bolas de pingue-pongue, algodão, pedras, lápis, borrachas, dados, etc. Organize os alunos em um semicírculo e peça que passem o saco de mão em mão, orientando que toquem os objetos e sintam suas características: forma, textura, tamanho, espessura ou consistência (maciez ou dureza). Cada aluno deve ter a oportunidade de experimentar o uso do tato ao menos uma vez e dar sua opinião sobre qual objeto tocou – sem tirá-lo do saco.

Após essa etapa, explique que agora deverão descobrir os objetos por meio da audição. Para isso, selecione moedas, clipes, bolinhas de gude, etc., coloque-os em outro saco e agite para que percebam os sons produzidos, a fim de tentar identificar quais são os objetos ocultos.

Por último, eles deverão trabalhar com o sentido do olfato. Explique que, nesta exploração, os olhos ficarão vendados e apenas o sentido do olfato será utilizado. Coloque em copinhos descartáveis itens como: perfume, vinagre, pó de café, etc. Faça etiquetas identificando cada copinho com o nome de seu conteúdo. Passe pelos alunos e oriente que sintam o cheiro de cada amostra.

Por fim, revele quais são os objetos ocultos de cada etapa. Dessa forma, mesmo os alunos que possuam limitação em alguns dos órgãos dos sentidos terão a oportunidade de confirmar suas hipóteses. Verifique se todos descobriram os objetos ocultos e comente que, além de utilizar a visão, podemos também identificar os objetos por meio das sensações percebidas pelo tato, audição e olfato. Conclua a proposta orientando-os a marcar com qual órgão dos sentidos eles reconheceram mais objetos. A resposta é pessoal.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 154 - 155) - BY NC 3.0BR

O LABORATÓRIO SEM SENTIDO

OUÇAM, MINHAS CRIANÇAS, VAMOS TODOS OUVIR O ESTRONDO, O TROVÃO, O QUE FAZ A CABEÇA TINIR.

E VEJAM, MEUS JOVENS, LUZES FORTES A BRILHAR, MAS CUIDADO, POR FAVOR, PARA NÃO SE CEGAR.

E TOQUEM, MEUS ALUNOS, TOQUEM SEM TER MEDO. SÃO SÓ TRIPAS DE TOUPEIRA, PASSEM BEM O DEDO.

E MASTIGUEM, MEUS GAROTOS, SEM NENHUM DESPERDÍCIO. COZIDO DE OLHO DE SAPO FAZ PARTE DO EXERCÍCIO.

E CHEIREM, MEUS CIENTISTAS, CHEIREM ESTE QUEIJO. ELE É MAIS ANTIGO QUE O MEU PRIMEIRO BEIJO.

ESSES SÃO OS SENTIDOS, CHEGAMOS AO FIM DA LIÇÃO. SEMANA QUE VEM: DOENÇAS – PREPAREM-SE PARA A DIVERSÃO!

JON SCIESZKA. CIÊNCIA EM VERSOS. TRADUÇÃO DE ÉRICO ASSIS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2012.

RECITE NOVAMENTE O POEMA E PINTE NELE DOIS PARES DE RIMA. UTILIZE UMA COR DIFERENTE PARA CADA PAR.

Resposta:

Respostas possíveis: ouvir e tinir; brilhar e cegar; medo e dedo; desperdício e exercício; queijo e beijo; lição e diversão.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 24 - BY NC 3.0BR

TROQUE A LETRA DESTACADA E ESCREVA O NOME DA FIGURA.

a) BELA 

b) COLA 

c) LUP

d) GAT

Resposta:

a) Vela.

b) Bola.

c) Luva.

d) Galo.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Tarefas - Em casa 22 - BY NC 3.0BR

NA MALHA QUADRICULADA, PINTE O REGISTRO INDICADO USANDO DUAS CORES. DEPOIS, ESCREVA O TOTAL DE QUADRADINHOS PINTADOS.

Resposta:

Os alunos poderão usar duas cores quaisquer, não precisam ser as cores das barras.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Vamos brincar (pg. 143) - BY NC 3.0BR

QUEM COMEU PÃO?

PARTICIPE DA BRINCADEIRA QUE O PROFESSOR VAI ORGANIZAR COM OS NOMES DA TURMA. FIQUE ATENTO! NA SUA VEZ, VOCÊ TERÁ QUE NEGAR QUE COMEU PÃO NA CASA DO JOÃO E, AINDA, INDICAR O NOME DE UM COLEGA PARA CONTINUAR A BRINCADEIRA.

Resposta:

Retome a cantiga “Quem comeu pão na casa do João?” e pergunte aos alunos se já participaram dessa brincadeira. Aguarde a manifestação deles e proponha a realização dela. Certifique-se de que todos compreenderam que, ao dizer o nome de um aluno, haverá uma sequência de falas entre ele e a classe:

Aluno: “Quem? Eu?” Classe: “Você!” Aluno: “Eu não!” Classe: “Então quem foi?” Aluno: “Foi” (será preciso dizer o nome de outro colega)

Se tiver oportunidade, acesse vídeos de crianças realizando essa brincadeira.

Questão 01 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Exercícios - Trocar ideias (pg. 136) - BY NC 3.0BR

DURANTE A PRÁTICA DE ESPORTES, NAS CANTIGAS DE RODA E NO PARQUE DA ESCOLA, PODEMOS NOS DIVERTIR E APRENDER NA COMPANHIA DOS COLEGAS.

VOCÊ ACHA QUE AS CRIANÇAS RETRATADAS NAS IMAGENS ESTÃO SE DIVERTINDO JUNTAS? COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO?

Resposta:

Retome com os alunos a observação das imagens e conduza a conversa de modo que eles tenham consciência de que podemos reconhecer e nomear as emoções por meio de expressões faciais e corporais.

Leia as perguntas e, durante a explicação de cada aluno, verifique se todos percebem quanto é divertido brincar na companhia dos colegas. O objetivo dessa proposta é estimular os alunos na percepção de si mesmos e do outro por meio do reconhecimento de suas preferências. Identificar aquilo de que se gosta ou não gosta é um dos primeiros passos para trabalhar o autoconhecimento, mesmo em crianças mais novas. Outro ponto interessante é perceber que nem todos gostam dos mesmos brinquedos e brincadeiras; e isso não é um problema, pois cada um é de um jeito.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - A deriva continental e a tectônica de placas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Quais os motivos para a teoria da deriva continental não ter sido aceita na época em que foi lançada?

Resposta:

Apesar das evidências geológicas e biológicas que apoiavam sua teoria da deriva continental, Wegener não conseguiu explicar de forma satisfatória como se daria a movimentação dos continentes.

Pode-se comentar ainda que Wegener propunha que os continentes flutuavam como barcos sobre uma crosta sólida do assoalho oceânico e que seu movimento era provocado pelas forças das marés, do Sol e da Lua, o que logo foi refutado, já que essas forças seriam muito fracas para deslocar as massas continentais.

Questão 01 - Geografia - Módulo 5 - Diversidade étnico-cultural no Brasil - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

O mapa abaixo retrata a quantidade de processos abertos, por região, para a regularização das terras quilombolas.

a. Quais as duas regiões com maior número de processos abertos para a regularização das terras quilombolas?

b. Considerando a história do Brasil, o que pode justificar o maior número de processos por regularização das terras quilombolas nessas regiões?

Resposta:

a. A região Nordeste, com 998 casos, seguida da Sudeste, com 345. Para chegar a essa resposta, o aluno terá que interpretar a legenda, distinguindo os dados a respeito das terras quilombolas em processo daquelas que já foram tituladas.

b. Espera-se que os alunos retomem a escravização de africanos, utilizados como mão de obra em atividades econômicas desenvolvidas principalmente no Nordeste e no Sudeste, como a produção de cana-de-açúcar, a mineração e a cafeicultura, para justificar o maior número de quilombos e, consequentemente, de processos de regularização de terras quilombolas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas