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(Obmep) Roberta tem duas cartelas, uma com os números de 1 a 15 e outra com os números de 16 a 30. Ela escolhe um número de cada cartela e calcula a soma deles.
a. Quais são as escolhas possíveis para Roberta obter a soma 18?
b. Se Roberta fizer todas as escolhas possíveis, quantos resultados diferentes ela poderá obter?
c. Se Roberta fizer todas as escolhas possíveis, qual é o resultado que aparecerá mais vezes? Por quê?
a. 1 e 17; 2 e 16.
b. 29 resultados possíveis. A menor soma possível é 1 + 16 = 17, e a maior, 15 + 30 = 45. Começando com 17 e terminando em 45 (incluindo-os), há 45 - 17 + 1 = 29 termos. Portanto, há 29 resultados possíveis para a soma. São eles: 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45.
c. O resultado mais frequente é 31. Esse resultado pode ser obtido de 15 maneiras diferentes: 1 + 30, 2 + 29, ..., 14 + 17, 15 + 16. Além disso:
• para obter soma 30 ou menor, podemos usar o número 1 da primeira tabela, mas já não podemos mais usar o número 30 da segunda tabela e, portanto, a quantidade de resultados menores do que 30 diminui;
• para obter soma 32 ou maior, podemos utilizar o número 30 da segunda tabela, mas já não podemos mais usar o número 1 da primeira tabela e, assim, a quantidade de resultados diminui, também nesse caso.
Em anos anteriores você também estudou a comparação de frações. Vamos retomar alguns procedimentos. Analise cada uma das estratégias utilizadas para a comparação de frações.
Foi proposto aos alunos que colocassem em ordem crescente as seguintes frações: , e .
Dê um tempo para que os alunos analisem os procedimentos apresentados; em seguida, promova a discussão com a turma.
• Alice aplicou cada fração a um mesmo todo-referência e comparou os resultados obtidos, ordenando-os.
• Manuel transformou todas as frações em números na representação decimal, comparou e ordenou as frações correspondentes.
• Rafael obteve frações equivalentes às frações dadas, com um mesmo denominador; ou seja, ele reduziu as frações a um denominador comum. Em seguida comparou as frações equivalentes e ordenou as frações dadas.
VOCÊ E SEUS COLEGAS FIZERAM UMA LISTA DOS OBJETOS QUE SÃO DE USO COMUM NA CLASSE.
COLE ESSA LISTA E FAÇA DESENHOS PARA INDICAR ALGUNS DOS OBJETOS.
COLE A FIGURA DE CADA ANIMAL JUNTO À ESCRITA DO SOM QUE ELE FAZ.
COLE A FOTOGRAFIA DA SUA TURMA. ONDE VOCÊS ESTÃO NESTA IMAGEM?
MARQUE ONDE VOCÊ ESTÁ NA FOTOGRAFIA.
VOCÊ SABE O NOME DOS COLEGAS QUE ESTÃO AO SEU LADO? FALE O NOME DELES.
DESENHE COMO VOCÊ É.
FALE O NOME DO QUE APARECE NAS IMAGENS DESTA PÁGINA.
DEPOIS COLE EMBAIXO DELAS OUTRAS FIGURAS CUJOS NOMES TERMINAM COM O MESMO SOM.
REGISTRE A QUANTIDADE DE CRIAN‚AS QUE FORMAM A SUA TURMA.
AO FIM DO PASSEIO, TODOS SE REUNIRAM NA PORTEIRA DO SÍTIO PARA SE DESPEDIR DO SEU LOBATO.
A TURMA AINDA TEVE TEMPO DE DESCOBRIR ALGO MAIS SOBRE ESSE LUGAR TÃO BONITO. O QUE SERÁ?
OBSERVE A CENA E DESCUBRA TAMBÉM.
O QUE APRENDEMOS
VOCÊ CONHECEU A CANÇÃO O BURRO E SEUS AMIGOS. VOCÊ LEMBRA COMO ELA É?
VAMOS CANTAR DE NOVO, AGORA OLHANDO A LETRA DA CANÇÃO.
O BURRO, O BURRO ESTÁ MUITO CANSADO. ELE NÃO QUER MAIS IR PARA O MERCADO.
IR PARA O MERCADO. O BURRO ESTÁ CANSADO. O BURRO ESTÁ CANSADO.
O BURRO, O BURRO FOI DAR TCHAU AO CÃO. E ELE RESPONDEU: — SOZINHO NÃO VAI, NÃO!
— SOZINHO NÃO VAI, NÃO! IR PARA O MERCADO. O BURRO ESTÁ CANSADO. O BURRO ESTÁ CANSADO.
O BURRO E O CÃO CHEGARAM À PORTEIRA. A GATA MILA DISSE: — GOSTEI DA BRINCADEIRA!
— GOSTEI DA BRINCADEIRA! — SOZINHO NÃO VAI, NÃO! IR PARA O MERCADO. O BURRO ESTÁ CANSADO. O BURRO ESTÁ CANSADO.
O BURRO, O CÃO E A GATA OUVIRAM UM BARULHÃO. ERA O GALO GARNISÉ CHAMANDO A ATENÇÃO.
CHAMANDO A ATENÇÃO. — GOSTEI DA BRINCADEIRA! — SOZINHO NÃO VAI, NÃO! IR PARA O MERCADO. O BURRO ESTÁ CANSADO. O BURRO ESTÁ CANSADO.
AGORA O BURRO, O CÃO, A GATA E O GALO ESTÃO A CAMINHAR. ANIMADOS NO EMBALO.
IÓ, IÓ! AU AU, AU AU! MIAU, MIAU! COCORICÓ! NÃO PARAM DE CANTAR!
VOCÊ E SEUS COLEGAS PARTICIPARAM DE UM PASSEIO PELA ESCOLA E BRINCARAM DE “BEM PERTO, BEM LONGE”.
REGISTRE O QUE VOCÊ ACHOU MAIS DIVERTIDO NESSE PASSEIO.
Reescreva as frases, incluindo, após o verbo em destaque, uma expressão adverbial compatível com o sentido do trecho.
a. “Thor Heyerdahl e seus cinco companheiros [...] estavam movidos por uma teoria e uma única certeza [...]”
b. “[...] a iminência das mudanças gera misturas e contradições [...]”
c. “A expedição Kon-Tiki transformou-se no maior clássico das ‘aventuras científicas’ deste século [...]”
a. Sugestão de resposta: Thor Heyerdahl e seus cinco companheiros estavam, desde o início da expedição, movidos por uma teoria e uma única certeza.
b. Sugestão de resposta: A iminência das mudanças gera, inevitavelmente, misturas e contradições.
c. Sugestão de resposta: A expedição Kon-Tiki transformou-se, em pouco tempo, no maior clássico das “aventuras científicas” deste século.
Leia os quadros.
a. No primeiro quadro, o verbo ter é empregado como transitivo. Esse verbo pode aparecer em outro enunciado desacompanhado de complemento? Justifique.
b. No segundo quadro, aparece o verbo intransitivo voar. Ele poderia ser empregado como transitivo? Por quê?
a. Não, porque ele necessita de um termo que complete seu sentido. Mas o objeto direto pode ficar subentendido (oculto) se ele já tiver aparecido na oração anterior.
b. Não, porque esse verbo não permite que a ação se estenda a um complemento (objeto direto).
A resenha a seguir foi escrita por uma jovem de sua idade e analisa uma obra que, embora publicada há vários anos, continua agradando aos jovens.
‘Extraordinário’ nos faz ver o mundo de forma diferente, diz Isabella, 12
“Sei que não sou um garoto normal”, começa um livro um tanto quanto diferente, sobre uma família nada convencional e com foco em um menino muito especial.
Poderia dizer que Extraordinário é realmente um livro extraordinário, cometendo um clichê, porém, não consigo resumi-lo em uma palavra, e, para ser sincera, não encontro adjetivo que defina essa leitura tão... ( finja que há aqui escrito o maior e melhor adjetivo de todos).
Imagine um garoto com sérias deficiências faciais. Orelhas extremamente pequenas, que dificultam sua audição. Olhos na altura das bochechas, o que lhe deixa com uma testa incrivelmente grande, e, para completar, problemas no maxilar, que o fazem comer de modo esquisito. Tudo isso após inúmeras plásticas. Este é o protagonista do livro, Auggie Pullman.
Mesmo sem querer, todos se assustavam com a aparência do menino, mas logo eram repreendidos com olhares raivosos de seus pais e de sua irmã. Assustado com a maneira que o fitavam, Auggie chegara até a usar capacete para cobrir o rosto. E ia assim, se escondendo de tudo e de todos, evitando julgamentos pelo simples fato de não ter uma aparência comum.
Por essas e outras razões, Auggie nunca fora a escola, mas seus pais decidem o colocar em um colégio, o que faz com que enfrente muitos problemas, como o bullying. O livro é divido em partes, cada uma narrada por um personagem diferente, o que nos mostra diversos pontos de vista, nos transmitindo uma perspectiva nova e muito legal.
Acompanhar a vida de um garoto com dificuldades nos deixa refletir, fazendo com que vejamos o mundo de um jeito diferente. Ótimo acompanhamento para uma tarde de frio e chocolate quente, o livro vale a pena. E não se esqueça: assim como não devemos julgar um livro pela capa, melhor não julgar um menino pela cara.
“EXTRAORDINÁRIO”
AUTOR R. J. Palacio (tradução Raquel Agavino).
EDITORA Intrínseca
PREÇO R$
COCCHIOLA, Isabella. ‘Extraordinário’ nos faz ver o mundo de forma diferente, diz Isabella, 12. Folha de S.Paulo. Disponível em: www1.folha.uol. com.br/folhinha/2014/10/1530456-extraordinario-nos-faz-ver-o-mundo-de-forma-diferente-diz-isabella-12.shtml. Acesso em: 5 abr. 2020.
clichê: ideia muito usada ou um modo muito repetido de falar ou de escrever. No que tange à linguagem, um clichê é um chavão
Grife com um traço (ou uma cor) os trechos em que a jovem descreve a obra e apresenta um resumo dela, e com dois traços (ou outra cor) os trechos em que ela faz juízos sobre o livro.
“Sei que não sou um garoto normal”, começa um livro um tanto quanto diferente, sobre uma família nada convencional e com foco em um menino muito especial.
Poderia dizer que “Extraordinário” é realmente um livro extraordinário, cometendo um clichê, porém, não consigo resumi-lo em uma palavra, e, para ser sincera, não encontro adjetivo que defina essa leitura tão... (finja que há aqui escrito o maior e melhor adjetivo de todos). (traço duplo)
Imagine um garoto com sérias deficiências faciais. Orelhas extremamente pequenas, que dificultam sua audição. Olhos na altura das bochechas, o que lhe deixa com uma testa incrivelmente grande, e, para completar, problemas no maxilar, que o fazem comer de modo esquisito. Tudo isso após inúmeras plásticas. Este é o protagonista do livro, Auggie Pullman
Mesmo sem querer, todos se assustavam com a aparência do menino, mas logo eram repreendidos com olhares raivosos de seus pais e de sua irmã. Assustado com a maneira que o fitavam, Auggie chegara até a usar capacete para cobrir o rosto. E ia assim, se escondendo de tudo e de todos, evitando julgamentos pelo simples fato de não ter uma aparência comum.
Por essas e outras razões, Auggie nunca fora a escola, mas seus pais decidem o colocar em um colégio, o que faz com que enfrente muitos problemas, como o bullying. O livro é divido em partes, cada uma narrada por um personagem diferente, o que nos mostra diversos pontos de vista, nos transmitindo uma perspectiva nova e muito legal. (última linha traço duplo)
Acompanhar a vida de um garoto com dificuldades nos deixa refletir, fazendo com que vejamos o mundo de um jeito diferente. Ótimo acompanhamento para uma tarde de frio e chocolate quente, o livro vale a pena. E não se esqueça: assim como não devemos julgar um livro pela capa, melhor não julgar um menino pela cara. (traço duplo)
Resolva as situações propostas.
a. Numa festa de aniversário havia 20 convidados, e desses convidados eram crianças. Quantas eram as crianças dessa festa?
b. Numa festa de aniversário, dos convidados eram crianças. Se na festa havia 20 crianças, quantos eram os convidados?
c. Pedro gasta de seu salário com as mensalidades da escola dos filhos. Se ele ganha R$ 10 800,00, quanto ele gasta com mensalidades da escola?
d. Na organização de uma festa, dos gastos foram para a decoração. Se a empresa organizadora gastou R$ 10 800,00 em decoração, qual foi o gasto total dessa festa?
a. de 20 = 8
8 crianças.
b. 20 : 2 = 10 e 5 ∙ 10 = 50
50 convidados.
c. de 10 800 = 2 400
2 400 reais.
d. 10 800 : 2 = 5 400 e 9 ∙ 5 400 = 48 600
R$ 48 600,00.
(IFPE) Rosângela levou seu filho, que estava doente, ao pronto-socorro. Ao examinar a criança, o médico receitou a medicação. Na receita médica constava o seguinte:
Tomar do comprimido, 3 vezes ao dia e durante 5 dias.
Com base na informação que constava na receita, qual é o número mínimo de comprimidos que Rosângela precisa comprar para que possa garantir o tratamento prescrito pelo médico?
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VOCÊ E SEUS COLEGAS PREPARARAM UM BANQUETE PARA OS QUATRO GUARDIÕES USANDO TERRA, FOLHAS, GRAVETOS, SEMENTES, ETC.
COLE A FOTOGRAFIA DE COMO FICOU O BANQUETE.
VOCÊ E SEUS COLEGAS BRINCARAM AO SOM DA MÚSICA OS NOMES CRIANDO SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS DIVERTIDOS.
REGISTRE COMO FOI A BRINCADEIRA. DEPOIS INDIQUE ONDE VOCÊ SE DESENHOU.
COLE A LISTA COM OS NOMES DE TODOS QUE FORMAM A SUA TURMA.
VOCÊ E ALGUM COLEGA DA TURMA TÊM O MESMO NOME?
MARQUE O SEU NOME NESTA LISTA.
CANTE A MÚSICA OS NOMES.
POR QUE É QUE ME CHAMO COELHO E NÃO ME CHAMO MELÃO?
POR QUE É QUE ME CHAMO LAGARTIXA E NÃO ME CHAMO CÃO?
POR QUE É QUE ME CHAMO UVA E NÃO ME CHAMO CHUVA?
POR QUE É QUE ME CHAMO MARIA DO CÉU E NÃO ME CHAMO CHAPÉU?
POR QUE É QUE ME CHAMO PEDRA E NÃO ME CHAMO PERNA?
POR QUE É QUE ME CHAMO CEBOLA E NÃO ME CHAMO PAPOULA?
POR QUE É QUE ME CHAMO CASA E NÃO ME CHAMO ASA?
POR QUE É QUE ME CHAMO SOL? E NÃO ME CHAMO LUA?
POR QUE É QUE ME CHAMO LUA E NÃO ME CHAMO CARACOL?
CADA COISA TEM SEU NOME PARA ASSIM SER CONHECIDA. MAS SE TIVESSE OUTRO NOME EM VEZ DAQUELE QUE TEM, LÁ VOLTARIA OUTRA VEZ… A PERGUNTA REPETIDA: POR QUE É QUE ME CHAMO ASSIM?
MARIA ALBERTA MENÉRES. CONVERSAS COM VERSOS. SÃO PAULO: LEYA, 2013.
QUANDO PASSARAM PERTO DO CURRAL, MARIA E THERESA VIRAM QUE AS VACAS PODEM TER VÁRIAS CORES DE PELO E ALGUMAS PODEM SER MALHADAS. ALÉM DISSO, PERCEBERAM QUE TODAS VIVEM JUNTAS NO MESMO LUGAR, CADA UMA DO SEU JEITO.
COLE AS FIGURAS DE VACAS, ORGANIZANDO-AS EM DOIS GRUPOS DE ACORDO COM O QUE ELAS TÊM DE PARECIDO.
MINHA HISTÓRIA PREFERIDA
VOCÊ GOSTA DE HISTÓRIAS? PEÇA A ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA QUE ESCREVA O NOME DA HISTÓRIA DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
FAÇA UM DESENHO DESSA HISTÓRIA.
COMO SERÁ O SEU LOBATO, O DONO DO SÍTIO ONDE A TURMA DO LUAN REALIZOU O PASSEIO?
RELEMBRE A HISTÓRIA E DESENHE COMO VOCÊ IMAGINA QUE SEJA O SEU LOBATO.
QUEM É O MAIOR DE TODOS NAS DUAS FIGURAS?
CONTORNE ESSE PERSONAGEM.
OBSERVE ALGUNS MODOS DE REGISTRAR QUANTIDADES.
REGISTRE A SUA IDADE, DO JEITO QUE PREFERIR.
Acrescente aos verbos de ligação os adjetivos derivados das palavras em destaque. Oriente-se pelo modelo:
O escuro me apavora. Ele é apavorante.
a. Jamais tive a felicidade de ganhar na loteria. Mas meu amigo é o ______________. que acabou de acertar o número da sorte.
b. Discursos vazios me entediam. Sim, eles são realmente _______________ !
c. Não creio nessa história de fantasmas. Para mim, ela não é ________________.
d. Esse poema me emocionou. Posso dizer que será ______________ para quem quer que o leia!
e. A voracidade das formigas assustava; estavam tão ________________ que acabaram com a folhagem em poucos minutos.
f. As areias que se movem são areias _______________.
g. Essa receita precisa de muito óleo. Os bolinhos ficarão excessivamente ________________.
h. Tempestades me impactam. Elas são realmente _______________.
i. Perto da escola foi construída uma granja de galos e galinhas. Durante uma visita, aprendemos que essas aves são ________________ e precisam de cuidados especiais.
a. felizardo
b. entediantes
c. crível.
d. emocionante.
e. vorazes.
f. movediças.
g. oleosos
h. impactantes
i. galináceas
Leia a tira Armandinho, de Alexandre Beck.
Sobre as falas de Armandinho na tira, é correto afirmar:
no primeiro quadro, não foi usado verbo.
no segundo quadro, o verbo é intransitivo.
no último quadro, não há verbo.
no segundo quadro, o verbo é transitivo.
Resposta Correta D.
Para realizar esta tarefa:
• Releia “A evolução do livro”. Observe que as descobertas e invenções técnicas foram modificando o suporte físico da escrita até surgir o livro, no final da Idade Média.
A evolução do livro
A história do livro é tão antiga quanto a história da escrita. No início, entre povos como os sumérios e os acádios, os textos eram gravados em plaquetas de barro.
Os egípcios inventaram as folhas de papiro, em que podiam escrever com tinta e varinhas de caniço. Essas folhas eram enroladas e chegavam a ter quarenta metros de comprimento.
• plaqueta de barro com escrita cuneiforme
• papiro (planta) e lâmina ou rolo de papiro
• códice medieval de pergaminho
Na Idade Média, os rolos de papiro foram substituídos pelos códices de pergaminho (folhas produzidas com pele de animais). Estes são os verdadeiros ancestrais dos livros modernos, pois suas folhas eram empilhadas, costuradas umas às outras e protegidas por uma capa. Só no final da Idade Média, com a invenção da prensa, generalizou-se o uso de um invento chinês chamado papel, fabricado com fibras vegetais. A partir de então, temos o livro impresso moderno, utilizado até hoje.
• livros
Em nossa época, o grande avanço tecnológico possibilitou a criação do livro digital e de aparelhos eletrônicos de leitura.
• livros eletrônicos
• Leia também alguns dos sentidos ou acepções da palavra livro, registrados pelo Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
livro
1. coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradas e reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura, etc., formando um volume que se recobre com capa resistente;
2. livro (acp. 1) considerado também do ponto de vista de seu conteúdo: obra de cunho literário, artístico, científico, técnico, documentativo, etc. que constitui um volume;
2.1- livro (acp. 2) em qualquer suporte (p. ex., papiro, disquete, etc.);
3. cada um dos volumes que compõem um livro (acp. 2); tomo;
4. cada uma das partes em que se divide uma obra extensa (p. ex., a Bíblia – o livro de Isaías).
acp.: abreviatura de acepção (cada um dos vários sentidos que palavras ou frases apresentam de acordo com cada contexto).
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Agora, responda:
a. As obras digitalizadas e publicadas em mídias eletrônicas, como o DVD (Digital Versatile Disc) e a internet, podem ser chamadas de “livro”? Justifique sua resposta com base nas acepções do Dicionário Houaiss.
b. Na segunda metade do século XX iniciou-se a grande revolução tecnológica da eletrônica e da informática. Com ela surgiram novos meios de veiculação de obras escritas, como o livro eletrônico (digitalizado). O leitor pode, hoje, baixar pela internet inúmeras obras completas de grandes autores e lê-las em seus aparelhos, até mesmo em seu telefone celular. Como tudo o que é novo, o livro eletrônico tem causado grandes polêmicas. Reflita e enumere as vantagens e as desvantagens que você vê nesse novo tipo de livro.
a. Podem. Segundo a acepção 2 do Dicionário Houaiss, a palavra livro pode se referir a um volume “considerado do ponto de vista de seu conteúdo”; já a acepção 2.1 define como livro uma obra em qualquer suporte físico, isto é, mesmo que não esteja impressa em papel (o dicionário dá um exemplo de mídia eletrônica: o antigo disquete de computador).
b. Resposta pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas