Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
CONTORNE NA PARLENDA A PALAVRA MINDINHO.
Essa proposta parte da análise de uma única palavra (mindinho) com o objetivo de focar na relação grafema/fonema. Veja se todos localizaram a palavra na parlenda.
O MESTRE MANDOU
FIQUE ATENTO AOS COMANDOS DIREITA, ESQUERDA, FRENTE E ATRÁS. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E PARTICIPE DA BRINCADEIRA.
No Módulo 1, os alunos realizaram a brincadeira “O mestre mandou”. Nesta proposta, o professor deverá observar os alunos que ainda precisam de ajuda na identificação das direções direita e esquerda, e ainda inserimos os referenciais “frente” e “atrás”.
Sugerimos a realização da atividade em um lugar aberto, como pátio ou quadra, e com auxílio de um profissional da escola, como o professor de educação física. Organize os alunos em quatro ou cinco fileiras, em pé e olhando para a mesma direção. Peça que o auxiliar fique de costas para os alunos, de modo que seus movimentos sirvam de referência para eles.
Posicione-se à frente dos alunos e explique que eles terão de se movimentar dando um passo de cada vez, de acordo com os comandos. Inicie a brincadeira falando “À frente” e espere os alunos darem o respectivo passo. Siga com os comandos “Atrás”, “À esquerda” e “À direita” e aguarde os passos para essas direções.
Quando completar os quatro comandos, peça ao auxiliar que se posicione atrás dos alunos, que devem se virar 90 graus. Repita todos os comandos, um de cada vez, de forma alternada: atrás, à direita, à frente, à esquerda. Neste momento, o auxiliar não servirá de modelo; somente fará a observação dos movimentos, verificando se algum aluno apresentou dificuldade.
Oriente os alunos a se virarem 90 graus novamente e repita os comandos. Corrija aqueles que errarem, mas deixe-os permanecer na brincadeira. À medida que a atividade avançar e os alunos demonstrarem mais domínio nos movimentos, você pode diversificar e ampliar a série de comandos. Por exemplo: à esquerda, à esquerda, à direita, atrás, à frente, à frente, à esquerda.
É importante que os alunos mudem a posição do corpo antes de iniciar uma série de comandos para que possam construir a noção de que a lateralidade do corpo não se altera, mesmo quando estamos em diferentes posições. Nessa faixa etária, as crianças ainda estão se apropriando desse conceito; portanto, é necessário explorar atividades como essas várias vezes.
Após a exploração desses referenciais, proponha a continuidade da brincadeira, trabalhando agora com as emoções. Explique aos alunos que podemos vivenciar as emoções de diferentes formas; mas, quando usamos o corpo e o rosto para nos expressar, outras pessoas conseguem identificar como estamos nos sentindo: felizes, tristes, surpresos, com raiva ou medo, etc.
Para entender como isso acontece, ao ouvirem o comando “O mestre mandou” e a respectiva emoção, eles deverão fazer movimentos com o corpo e o rosto de modo a expressar tal sentimento. Permita que se expressem como desejarem. Por fim, ressalte que as expressões corporais usadas por eles deram indícios desses sentimentos. Exemplifique a partir da vivência: quando “O mestre mandou ficar feliz”, eles sorriram e deram risadas.
ESCREVA A PALAVRA QUE NA PARLENDA RIMA COM OITO.
Biscoito.
ESCREVA DUAS PALAVRAS QUE RIMEM COM NADAR E MAR.
Respostas possíveis: amar, sonhar, pular, saltar, pegar.
RESPONDA ÀS PERGUNTAS UTILIZANDO NÚMEROS.
a) QUANTOS MENINOS HÁ NA TURMA?
b) QUANTAS MENINAS HÁ NA TURMA?
c) SE A CANTIGA FOI CANTADA UMA VEZ PARA CADA NOME DE UM COLEGA DA CLASSE, QUANTAS VEZES ELA FOI CANTADA?
A resposta dependerá do número de alunos da sala e da composição de meninos e meninas.
AO MANUSEAR BRINQUEDOS, É POSSÍVEL PERCEBER QUE HÁ MUITA DIFERENÇA ENTRE ELES. OS BRINQUEDOS A SEGUIR FORAM AGRUPADOS DE ACORDO COM O MATERIAL USADO NA FABRICAÇÃO. VEJA.
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E AGRUPE OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ E OS COLEGAS TROUXERAM DE CASA.
Resposta de acordo com os brinquedos apresentados.
CADA PESSOA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS, SUAS PREFERÊNCIAS, SEU JEITO DE SER.
COMO VOCÊ É? USE O ESPAÇO DESTA PÁGINA PARA REGISTRAR ALGO SOBRE VOCÊ. DESENHE, PINTE, ESCREVA, ENFIM, ESCOLHA COMO QUER EXPRESSAR ALGO SOBRE VOCÊ.
QUANDO TERMINAR, ESCREVA O SEU NOME E COMPARTILHE SUA PRODUÇÃO COM OS COLEGAS.
Em aulas anteriores foi encontrado na sua sala de aula um objeto inesperado que causou diferentes sensações na turma.
Agora você e os colegas farão uma pesquisa para descobrir como cada colega reagiu ao ver o objeto inesperado. Com os dados coletados na pesquisa, vocês devem preencher uma tabela e depois produzir um gráfico de colunas a fim de apresentar visualmente o resultado da pesquisa.
Planejamento
1. O professor vai organizar a turma para iniciar a realização da pesquisa.
2. Fale e ouça adequadamente de acordo com as regras das conversas coletivas:
• adote postura de respeito ao ouvir;
• cuide do seu tom de voz para ser ouvido no grupo todo;
• exerça o respeito e a adequação aos assuntos tratados;
• use sempre tom de voz gentil e respeitoso.
Registro
Ao sinal do professor, anote na tabela o nome do colega e marque um X para indicar a resposta dele. Não se esqueça de registrar na tabela sua resposta também.
Você observou a imagem de três capas de livros. Esses livros são dirigidos para qual público leitor?
Espera-se que os alunos mencionem que o título de um deles – Pequenos contos para crescer –, assim como as imagens das capas, sinaliza que o público é o infantil, “aquele que cresce”
Por que, em algumas situações, é importante organizar palavras em ordem alfabética?
É importante organizar palavras em ordem alfabética para facilitar a busca das palavras que se deseja encontrar.
Observe as imagens e converse com os colegas e o professor:
O que há em comum em relação aos lugares mostrados nas imagens?
As imagens mostram lugares públicos.
Você conhe ce a cantiga “Se essa rua fosse minha”? Leia o poema “Se essa rua fosse minha”, de Eduardo Amos, e veja como ele reescreveu esses versos tão conhecidos.
Se essa rua fosse minha
Se essa rua fosse minha, Não mandava ladrilhar. Não deixava botar pedras, Não deixava asfaltar.
Deixaria o chão de terra, ou talvez plantasse grama. [...] Não teria poluição. Não teria barulho demais, nem lixo jogado no chão. Carro soltando fumaça não passaria por lá.
Ônibus, moto e caminhão barulhento, Nem pensar.
Papel de bala e palito de sorvete, A gente jogaria no lixo. Um cesto perto de cada poste. Seria uma rua limpinha, se essa rua fosse minha.
AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse minha. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015. p. 5 e 24.
Sobre a rua descrita no poema, responda:
a) Ela existe? Você conhece algum lugar assim?
b) Será que ruas assim já existiram um dia? Será que poderão existir no futuro?
a) No poema, a rua é idealizada, como indicam as características escolhidas pelo poeta: de chão de terra, talvez com grama, sem qualquer tipo de poluição (inclusive sonora). Os alunos podem dizer que se trata de uma “rua perfeita”, “que não existe”.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos aprofundem as noções de tempo histórico e reflitam sobre as mudanças entre passado e presente no que se relaciona ao uso dos espaços públicos e às transformações advindas da urbanização.
Siga as orientações do professor, destaque o Anexo 4 e cole nele o mapa que o professor lhe entregará. No mapa:
a) pinte de azul os principais rios que abastecem o município onde se situa a escola;
b) escreva o nome desses rios.
Nas aulas anteriores, você e os colegas ouviram e leram um conto ficcional, ou seja, ele não conta uma história real, foi inventado pelo autor que imaginou a história. Em literatura, esse tipo de texto é chamado ficção.
Ficção é o termo usado para designar uma narrativa, uma história imaginária, criada, inventada por alguém.
No conto ficcional de Mario Urbanet, temos um gato que fala, interage e participa da história com os demais personagens.
Sabemos que gatos não falam, mas nos contos ficcionais os animais podem falar, sentir, agir como se fossem seres humanos.
Com os colegas, criem um conto ficcional. Depois, conte-o coletivamente, ou seja, cada um contará uma parte dele, sempre partindo de onde o colega parou. Para isso, sigam o roteiro.
Planejamento
1. Escolham um animal (gato, cachorro, passarinho, peixe, etc.). Esse animal terá habilidades incomuns, como falar, cantar, ser forte, bem-humorado, alegre, rápido, lento ou outra característica que o diferencie dos demais personagens do conto que será produzido pela turma. O importante é ressaltar no conto que esse animal é diferente e especial de alguma maneira.
2. Pensem em outros personagens que farão parte dessa história.
3. Definam quem narrará a história. O narrador contará a história de fora ou ele também será um dos personagens?
4. Escolham o lugar onde a história acontecerá.
5. Elaborem o que acontecerá na história.
6. Imaginem os acontecimentos e as ações principais da história.
7. Criem um título do conto ficcional.
O conto ficcional permite que se criem diferentes vozes para cada personagem. A voz pode ser fina, grossa, meio chorosa, alegre. Ao representar a voz de um determinado personagem, é importante manter o tom até o final da apresentação, para que fique marcada sua característica no modo de falar.
Pode-se ainda emitir sons, por exemplo, para indicar uma porta abrindo, os barulhos dos passos de um personagem andando em diferentes tipos de piso: pedra, madeira (que pode ranger), terra, asfalto quente. Vejam que a escolha de detalhes permite enriquecer ainda mais a história.
Divirtam-se com a criação do conto ficcional, soltem a imaginação, insiram outras características aos personagens da história, mas não se esqueçam de seguir as orientações do roteiro, elas os ajudarão a organizar o trabalho da turma.
Criada a história, escolham quem participará da apresentação oral, quem ocupará o lugar de cada personagem, quem fará a narração e, se houver algum efeito sonoro, quem o produzirá.
Apresentação
1. Falem o título do conto ficcional.
2. Iniciem a apresentação da história. Cada participante escolhido deverá contar a sua parte. Para isso, o aluno escolhido para iniciar o conto começa e os outros colegas vão continuando de onde o último parou.
3. Ouçam com respeito, atenção e interesse a narração de cada colega.
O conto ficcional que foi narrado pela turma agora será transformado em um texto escrito. Neste momento, o registro será apenas do início da história. O texto deve ser registrado individualmente.
Planejamento
1. Faça um exercício de lembrar em detalhes a história do conto ficcional produzido coletivamente na seção anterior. Depois, siga o roteiro e faça o que se pede.
2. Conte a história sem participar dela. Lembre-se de que o(a) narrador(a) é aquele(a) que conta/narra a história, sem necessariamente ser um dos personagens. Em caso de dúvida, peça ajuda ao professor.
Registro
Em uma folha avulsa, registre o início do texto narrado oralmente pela sua turma. Lembre-se de que se trata de um conto ficcional, logo, é possível que você crie fatos que não existam na realidade, ou que raramente se ouve dizer. No seu registro, você será o autor, por isso, se quiser pode ampliar, alterar, reduzir, incluir novos fatos ou personagens à história.
Revisão
Releia o trecho inicial do seu texto. Ele será finalizado na próxima aula de produção de texto. Verifique no seu registro se as palavras estão escritas corretamente e, em caso de dúvida, consulte um dicionário.
Confira ainda se os personagens foram apresentados e suas características foram descritas.
Fique atento ao narrador, pois ele não pode participar da história como personagem.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
COPIE DO POEMA A PALAVRA QUE RIMA COM:
A) BONECA
B) QUEIMADA
C) ARMÁRIO
D) FIGURINHA
a) Sapeca.
b) Dourada.
c) Canário.
d) Cirandinha.
SIGA AS PISTAS INDICADAS PELO PROFESSOR E DESCUBRA O LOCAL DO TESOURO.
• DEPOIS, REGISTRE QUAL ERA O TESOURO.
Após a descoberta do local do tesouro, os alunos deverão compor o registro: caixa de Matemática.
OBSERVE OS PEIXES E CONTINUE AS SEQUÊNCIAS COM MAIS QUATRO ELEMENTOS.
COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONSTRUA UM ORIGAMI DE PEIXE. OBSERVE O PASSO A PASSO DAS DOBRAS NO PAPEL.
USE O MATERIAL CUISENAIRE E FAÇA COMPOSIÇÕES DA BARRA DO 6 USANDO OUTRAS DUAS BARRAS. DEPOIS, PINTE NA MALHA QUADRICULADA TODAS AS POSSIBILIDADES.
Composição da barra do 6:
Barras amarela e branca.
Barras lilás e vermelha.
Barras verde-clara e verde-clara.
Barras branca e amarela.
Barras vermelha e lilás.
A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como
anemia.
beribéri.
diabetes.
escorbuto.
fenilcetonúria.
Letra C
O diabetes, caracterizado por um quadro de hiperglicemia, pode ser desencadeado pela obesidade e sedentarismo.
Chegou a hora de produzir o gráfico com os dados obtidos na pesquisa. O gráfico pode ser feito em dupla. A mesma dupla que registrou a notícia no Módulo 3. Cada dupla deve fazer o seu gráfico para utilizá-lo posteriormente.
O gráfico produzido fará parte da notícia que você e seu colega registraram no Módulo 3. Siga as orientações do professor.
Planejamento
1. Releiam o texto da notícia produzida na semana anterior. Vejam se é necessário acrescentar outras informações ao texto.
2. Observem o exemplo abaixo de como deve ser o preenchimento de um gráfico de colunas. Pintem um quadrinho para indicar cada voto. Usem uma cor diferente para cada palavra. Por exemplo, se o resultado da pesquisa fosse 11 votos para surpresa, 6 votos para curiosidade e 9 votos para espanto, o gráfico ficaria assim:
Registro
1. Em uma folha de papel quadriculado avulsa, tracem uma reta e, abaixo dela, escrevam as palavras indicadas na tabela. Representem com desenhos cada sensação.
2. Registrem os dados da pesquisa no gráfico de colunas. Pintem um quadrinho para indicar cada voto. Usem uma cor diferente para cada sensação. Depois de colorir os quadrinhos, escrevam o título no gráfico e informem, abaixo do título, o nome dos alunos que realizaram a pesquisa.
3. Juntem o gráfico de colunas com a notícia do objeto inesperado.
4. O gráfico passa a ser parte da notícia, pois mostrará a veracidade da informação por meio da pesquisa das sensações da turma ao encontrar o objeto noticiado.
5. Se necessário, acrescentem outras informações ao texto, mas agora remetendo o leitor ao gráfico e às informações que ele revela.
Revisão
1. Façam a revisão para ter certeza de que não esqueceram nenhum detalhe.
2. Vejam se todas as informações listadas no registro foram escritas.
3. Observem se as palavras foram grafadas corretamente. Para isso, em caso de dúvida, utilizem o dicionário.
4. Confiram se texto e gráfico se completam, pois ambos tratam do mesmo assunto, ou seja, o objeto inesperado que apareceu na sala e as sensações que ele gerou nos colegas.
5. Troquem a notícia com os colegas da sala, leiam e descubram como eles trataram as informações presentes no gráfico. E ainda, em que pontos as notícias foram registradas de forma semelhante ou diferente.
6. Completem o texto ao receberem do colega, se acharem que faltou algo na notícia de vocês.
7. Vejam se o nome da dupla foi registrado na folha.
8. Entreguem o texto ao professor, que fará a correção.
9. Registrem em poucas linhas de uma folha avulsa o que acharam dessa experiência. No registro deve conter sua opinião sobre esse tipo de trabalho, se gostaram ou não e o porquê.
Resposta pessoal.
• Leia o texto e observe as imagens:
Agora responda ao que se pede.
a) Qual é a finalidade desse texto?
b) O texto “Como se brinca?” tem quantas partes?
c) Para que serve a parte “Você vai precisar de:”?
d) Releia a parte “Você vai precisar de:” e escreva os verbos no imperativo.
a) Esse texto tem a finalidade de ensinar a fazer as cinco-marias e de ensinar a brincar com elas.
b) O texto tem seis partes.
c) Essa parte serve para indicar os materiais necessários para fazer as cinco-marias.
d) Recorte, costure e coloque.
L eia o sumário do livro Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares, observando as informações abaixo dos títulos.
O sumário é a lista dos títulos dos textos contidos no livro.
SUMÁRIO
6 SABER LER OU SONHAR História da Áustria ilustrada por Clémentine Sourdais
10 A AVE E O FILHOTE DE HOMEM História da República Democrática do Congo ilustrada por Marion Puech
14 O GALO DO DESTINO História da Argélia ilustrada por Clémentine Sourdais
18 O TESOURO DISTANTE História da Espanha ilustrada por Clémentine Sourdais
24 A PRECE QUE TUDO PODE História da Índia ilustrada por Marion Puech
28 A VOVÓ ESTRELA História da Croácia ilustrada por Marion Puech
32 A TARTARUGA E A GAZELA História do Senegal ilustrada por Ilya Green
36 O PESADELO História da França ilustrada por Ilya Green
40 O GÊNIO DA FELICIDADE História da Costa do Marfim ilustrada por Ilya Green
45 SOBRE O AUTOR
47 SOBRE OS ILUSTRADORES
Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.
• Esses contos narram histórias de um país ou mais? Para quem eles foram escritos?
Esses contos narram histórias de diferentes países e foram escritos para crianças.
Utilize as palavras do boxe para preencher as lacunas do texto com as informações que faltam.
poloneses – cultural – preservadas
No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes ___________ são ___________. Por isso, esse local é um importante patrimônio ___________.
No Bosque do Papa, além das áreas verdes, a tradição e a história dos imigrantes poloneses são preservadas. Por isso, esse local é um importante patrimônio cultural.
Por que os diversos lugares do município têm um nome?
Os diversos lugares do município têm um nome para facilitar a identificação e a localização pelas pessoas.
Leia as frases a seguir e marque C para as corretas e I para as incorretas.
( ) A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.
( ) A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.
( ) Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.
( ) A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.
Reescreva a(s) frase(s) incorreta(s) para que fique(m) correta(s).
C - A maquete representa o espaço por meio de miniaturas.
C - A planta baixa representa o espaço em uma folha de papel, na forma de desenho.
C - Por meio da planta baixa, podemos representar espaços como a escola e o município.
I - A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão oblíqua.
A planta baixa é o desenho do espaço representado na visão vertical.
Quando você dorme, sonha. Você costuma lembrar-se de seus sonhos? Eles são em preto e branco ou coloridos? Quais sonhos se repetem? O que mais gostaria de contar sobre seus sonhos para os colegas?
Resposta pessoal.
Observe a imagem e responda oralmente à questão a seguir:
A vovó Estrela
Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato lhe perguntou por que, mas o menino não respondeu. O gato então lhe disse:
— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!
E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, menos uma, ninguém sabe por quê. Ela desceu até o sonho do neto que acabava de adormecer e murmurou em seu ouvido:
— Eu continuo amando você, meu netinho! Vou contar uma história enquanto você dorme.
A história da vovó Estrela é a seguinte.
“Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato perguntou-lhe por que, mas ele não respondeu. O gato então lhe disse:
— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!
E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, sem exceção. Bruscamente, fez-se uma escuridão tremenda. Tudo ficou tão escuro que ninguém enxergava mais nada. E por isso as pessoas decidiram parar de guerrear”.
O silêncio da paz que voltara acordou o menino. Radiante de felicidade ele voltou a falar como antes. O gato foi se esfregar nele, ronronando. A casa abriu as janelas para deixar entrar o vento, que trazia a paz. As flores do jardim abriram suas pétalas. O sol raiou novamente, e, quando a noite caiu, as estrelas, todas as estrelas, brilharam. Naquela noite, o menino contemplou com ternura o céu onde vivia sua maravilhosa avó.
Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens, se...
... se cada um lembrar que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;
se todos, ao olhar para o céu, constatarem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;
se o mundo se preocupar mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;
se simplesmente admitirmos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;
se sonharmos com outra realidade;
se...
[...]
Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012. p. 28-31.
Glossário Ronronar: fazer rom-rom (o gato). Murmurou: falou baixinho. Radiante: muito feliz. Constatarem: perceberem, verificarem.
Essa imagem lembra o conto “A vovó Estrela”, lido acima? Por quê?
Resposta pessoal.
Observe a capa deste livro:
• Esse livro é dirigido a qual público? Como você percebe isso?
Esse livro é dirigido ao público infantil. É possível perceber isso pelas imagens de crianças e animais e pelas cores.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas